programa meme quatro estações de cultura

20
Programa MEME Quatro Estações de Cultura Ministério da Cultura e FUNARTE apresentam:

Upload: meme-santo-de-casa-meme-santo-de-casa

Post on 18-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Programa MEME Quatro Estações de Cultura

TRANSCRIPT

Page 1: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

MEME Santo de Casa Estação CulturalRua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre

Fone: 51. 3019.2595 E-mail: [email protected]

Programa

MEMEQuatro Estações

de Cultura

Ministério da Cultura e FUNARTEapresentam:

Page 2: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

2

Page 3: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

“Tudo o que a energia do Universo realiza completa-se em um círculo. (...) O sol ascen-de e declina em círculo. O mesmo faz a lua e ambos são redondos. As estações do ano, em suas mudanças, formam um grande círculo e retornam sempre. A vida dos seres humanos descreve um círculo, de infância a infância, e assim é com tudo o que é movido por uma energia.”

(Wosien, Um caminho para atotalidade, 2002, p.16).

As palavras do Homem Santo dos Sioux ci-tadas por Wosien nos remetem ao pensamento de que os ciclos se sucedem em um eterno mo-vimento. Alvorada e ocaso. Primavera, verão, ou-tono e inverno. Nascimento e morte. Cada qual a seu tempo, construindo seus aprendizados e pro-movendo transformações. Movimentos presentes na Dança, na Arte, na Vida.

Inspirado nestes ciclos, o MEME, reconhe-cendo-se como um território da cultura e tendo por princípio que a realização de ações continua-das é a chave para a sustentabilidade das cadeias produtivas da cultura, promove de 2012 a 2013 o Programa MEME Quatro Estações de Cultura.

O MEME compreende a arte como uma das dimensões do ser humano e reafirma o reconhe-cimento no poder transformador dela como pro-motora do desenvolvimento e como um dos meios para a reconstrução da sociedade contemporâ-nea.

Grupo MEME

3

Page 4: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

4

Page 5: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

SOBRE O MEME SANTO DE CASAInaugurado em 2010, o MEME Santo de Casa Estação Cultural

é a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MEME - Centro Experimental do Movimento, há oito anos.

Durante a semana a Estação Cultural oferece aulas de dança contemporânea, arte circense, danças circulares, pilates, alonga-mento, condicionamento físico, cadeias musculares, hatha yoga e danças de salão. Aos sábados, além das aulas de salão e de percussão, o MEME oferece aulas para as crianças pela manhã: teatro, arte circense, música e movimento. Além da variada pro-gramação artística, o espaço abriga o Baru Bistrô, especializado em comidas brasileiras, que serve almoços de segunda a sábado e permanece aberto para cafés e happy hours.

SOBRE O GRUPO MEME O MEME - Grupo de Pesquisa do Movimento nasceu após uma oficina – montagem, ministrada por Paulo Guimarães, no projeto Mo-vimentos Incessantes – Porto Alegre Cidade Que Dança, realizado em 2004 pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre. Desde então, tem desenvolvido intensamente diversas e contínuas ativi-dades, incluindo a abertura de espaço próprio: o MEME Centro Experi-mental do Movimento, veio suprir a necessidade de um espaço em tem-po integral, onde fosse possível a experimentação e o desenvolvimento de processos de criação do grupo. Promovendo o intercâmbio e o diálo-go de processos híbridos de criação artística o Espaço se firmou como um Centro agregador de outras linguagens artísticas, além da dança.Em seu repertório o grupo produziu os espetáculos:

• Acessos (2004)• Encontros Casuais (2005)• Bu! Um olhar adulto sobre a criança que há em nós (2005)• Despidas por seus celibatários (2006)• Teresinhas (2008)• Nós que aqui estamos por vós esperamos (2012)

5

Page 6: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

APRESENTAÇÃODO PROGRAMA

O Programa MEME QUATRO ESTAÇÕES DE CULTURA foi agraciado pelo PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIR-CO, DANÇA E TEATRO 2010 , e vai apresentar diversificada agen-da cultural durante os próximos 12 meses em períodos denomina-dos QUATRO ESTAÇÕES DE CULTURA.

O programa consiste em seis projetos de atividades artístico--culturais, alguns realizados de forma contínua ao longo dos 12 meses e outros que ocorrerão pontualmente, em estações especí-ficas, como o Rua da Criança, na Primavera de 2012 e o V Encon-tro MEME de Arte Experimental, no Outono de 2013.

1. PROJETO NÚCLEOSDE PESQUISAS CÊNICAS

O Grupo MEME desenvolve laboratórios de criação em dança e abre seu espaço para que grupos independentes possam dialogar e desenvolver suas pesquisas e experimentações na dança, tea-tro, circo, música ou artes visuais.

Projeto composto por cinco núcleos: Dança, Circo, Teatro, Mú-sica e Diversidade Cultural.

Núcleo de Dança

O MEME - Grupo de Pesquisa do Movimento desenvolve espetáculos, laboratórios, espaços--improviso, performances, debates, palestras, sempre valorizando processos de criação artís-tica e buscando uma linguagem própria e po-ética para a dança, em diálogo constante com o circo, a música, o teatro, as artes visuais, a literatura, entre outras expressões artísticas.

Fundado em janeiro de 2004, por Paulo Guimarães, bailarino da Quasar Cia. de Dança (1998 a 2003), um artista plástico, um músico, dois atores e seis bailarinos, o grupo atualmente é formado pelos artistas Fernanda Stein, Ânge-la Coelho, Pascal Berten, Julia Trevisan, Sônia Guasque, Thais Freitas, Nury Salazar, Gabriela Rutkoski, Tiago Rinaldi e Paulo Guimarães e, como convidada, Margareth Leyser.

Núcleo de Circo

O Núcleo de circo do MEME é composto pelas artistas Ana Clau-dia Bernarecki e Ludmila Piva que desenvolvem pesquisas artísticas de criação cênica, ministram aulas, par-ticipam do Espaço Improviso, dos encontros, workshops e demais ati-vidades da casa. Perna de pau, teci-do acrobático, trapézio, malabares, pirofagia, entre outras modalidades circenses fazem parte de seu reper-tório.

6

Page 7: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

Núcleo de Música

Composto pelos músicos Tiago Ri-naldi (compositor, violonista e cantor), Mimmo Ferreira (percussionista) e Car-los Badia (violonista, arranjador e pro-dutor musical), desenvolvem pesquisas próprias na produção musical, trilhas para espetáculos, CDs e shows. Par-ticipam de performances e do Espaço Improviso, além de ministrar oficinas para público diversificado.

Núcleo de Teatro Coordenado pela atriz-bailarina e DJ

Adriana Banana (Adriana Souza), este segmento tem dois focos principais: teatro infantil e teatro de música. O pri-meiro, voltado para uma ação pedagó-gica junto ao público infanto-juvenil, e o segundo, realiza pesquisas e produções cênicas unindo música e movimento à ação dramática.

Núcleo DiversidadeCultural

Este núcleo é composto por dois ei-xos: A-paralelos e Danças Circulares.

A-paralelos (videodança) é consti-tuído por Eny Schuch e Niúra Borges (artes visuais), Fernanda Stein e Paulo Guimarães (artes cênicas). Propõe ofi-cinas, palestras e apresentações, fruto de suas pesquisas realizadas, com de-monstração de processos de criação e performances, bem como a realização de mostra de vídeo-performance. Danças Circulares, coordenado por Nury Salazar, promove a celebração de solstícios e equinócios por meio da realização de danças sagradas, aulas regulares e workshops temá-ticos.

As atividades terão início em 21 de junho de 2012 e completa-rão suas quatro estações até 2013 com os seguintes projetos:

1-Projeto Núcleos de Pesquisas Cênicas;2-Projeto Residências Artísticas;3-Projeto Espaço Improviso;4-Projeto Encontro MEME de Arte Experimental;5-Projeto Rua da Criança;6-Projeto Social Educar Dançando.

7

Page 8: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

4. V ENCONTRO MEMEDE ARTE EXPERIMENTALTema “Arte de acessar cidade... Um caminho contínuo...”

O V Encontro MEME de Arte Experimental, a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2013, será um espaço de celebração e compartilhamento de um ano de experiências artísticas na cidade de Porto Alegre. As transformações que as estações do ano operam na cidade irão inspirar momentos de cria-ção, interlocução e vivências voltadas para a relação do corpo com o espaço urbano, proporcionando um processo de ações e reflexões sobre as diferentes formas artísticas de acessar e atuar na cidade. A novidade nesta edição é a participação do coletivo CASA COMUM, reforçando o conceito de troca entre territórios de cultura. A curadoria é de Gabriela Cana-le, Letícia Coelho, Luciano Montanha, Paulo Guima-rães e Fernanda Stein. (Saiba mais nas páginas 16/17)

2. PROJETORESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Por considerar fundamental a troca de experiências com artis-tas de outras regiões do Estado, do país e do mundo, o MEME realiza residências artísticas com convidados visando a constan-te alimentação do fazer, pensar e pesquisar arte. São oferecidos workshops para incremento da formação, apresentação de espe-táculos, e oficinas-montagens como espaço de criação conjunta entre convidado e artistas locais.

Residência em Dançacom Peter Lavratti, ex-bailarino

Grupo Corpo. (MG)Tema: “A improvisação como uma forma de composição em dança”.

3. PROJETOESPAÇO IMPROVISO

Há oito anos, o MEME promove, sempre às sextas-feiras, o encontro mensal, batizado de Espaço Improvi-so. Seu objetivo principal é promover o encontro de artistas num território em que a troca de experiências, as redes de comunicação e o fluxo de informa-ções entre grupos locais, pesquisado-res, artistas convidados e público em geral sejam vivenciadas, podendo-se fazer surgir novos talentos. Por meio das performances, das intervenções e das cenas, os di-versos espaços do MEME Santo de Casa Estação Cultural são ocupados, proporcionando um grande happening.

O Espaço Improviso termina com uma grande celebração da arte, na forma de Jam Dance Session, em que músicos da casa e convidados improvisam com seus instrumentos e vozes enquanto a roda fica aberta para quem quiser improvisar/dançar. Não é neces-sário ter vivência artística prévia e qualquer manifestação é bem--vinda, seja por meio do corpo-voz, de um instrumento musical, da escultura, da pintura, da fotografia, do vídeo e/ou da escrita.

8

Page 9: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

5. PROJETORUA DA CRIANÇA

Ao invés de retirar as crianças da rua, como é a premissa de várias ações sócio--educativas, o projeto Rua da Criança surgiu do desejo de devolver a rua para a criança brincar. O MEME, como território de arte-educação, se preocupa em ofere-cer atividades que proporcionem à crian-ça uma ampliação de espaço do brincar e do lazer, tão fundamentais à sua constitui-ção e desenvolvimento psicoemocional.

(Saiba mais nas páginas 12/13)

6. PROJETO SOCIALEDUCAR DANÇANDO

O MEME, por compreender o artis-ta como importante agente social e de transformação e a arte como elemento fundamental na construção da cidada-nia, desenvolve voluntariamente o pro-jeto social EDUCAR DANÇANDO, que há 6 anos, ensina dança contempo-rânea, dança-teatro e outras técnicas cênicas a crianças de bairros de Porto Alegre, com alta vulnerabilidade social, como as da Escola Júlio Brunelli (bairro Rubem Berta), do Lar da Criança e do Adolescente Menino Jesus (Bairro San-ta Tereza), da DAPSE - Departamento de Assistência Social Espírita (Bairro Glória) e convidados.

Com intento de gerar inclusão sociocultural como contrapar-tida social do projeto, o MEME recebe estas crianças para au-las em sua sede, formando o elenco infantil do espaço cênico, fornecendo transporte, alimentação, figurinos e cenários para o espetáculo desenvolvido ao longo do projeto e apresentado, jun-tamente com as demais atividades artísticas do Programa MEME QUATRO ESTAÇÕES DE CULTURA. Pretende-se, também, rea-lizar apresentações do espetáculo nos bairros de origem destas crianças para propiciar um maior envolvimento da comunidade no desenvolvimento da cidadania por meio da arte.

Residência em Teatro de Anima-ção com Cia. Mutua (SC)Tema: “Sensibilização para as for-mas animadas”.

Residência em Teatro de Rua com a Cia. Nú Escuro(GO)Tema: “O ator, o riso e o risível”.

9

Page 10: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

inve

rno

pro

gram

ação

LANÇAMENTO DO PROGRAMA MEME QUATRO ESTAÇÕES DE CULTURA ESTAÇÃO INVERNO 21 de junho de 2012Quinta-feira, às 19hRoda de Danças Circulares “Solstício de Inverno”, com Nury Salazar e Margareth Leyser

ESPAÇO IMPROVISO22 de junho de 2012Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

EXPOSIÇÃO“Sedução”, de Cristina RosaLopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa25 de junho a 25 de julho de 2012Horário de visitaçãodas 11h30 às 23hEntrada Franca

Na exposição “Sedução”, a artista plástica Cristina Rosa mistura de várias técnicas como o desenho, a colagem (papel, rendas, objetos, con-tas) , a modelagem e a pintura

acrílica e a aquarela. O trabalho busca retratar, de forma humorada e barroca, mulheres que são a própria representação da provocação, da sen-sualidade, da sedução. Elas estão a mostrar-se como se estivessem em um palco para serem admiradas pelo espectador.

ESPETÁCULO DE DANÇA “TERESINHAS”Grupo MEMEDe 21 de julho a 12 de agosto de 2012Sábados e domingos, às 20hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

Buscando inspiração no texto de Viní-cius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos a essência fe-minina, o espetáculo Teresinhas oferece ao espectador a reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Por meio do testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da com-panheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo--se aos poucos para o espectador. Parte da trilha sonora é executada por Tiago Rinaldi, em tempo real com a coreografia, criando uma atmosfera de intimidade e delicadeza. A montagem estreou em junho 2008 no Te-atro SESC de Porto Alegre e tem assinatura de Paulo Guimarães na coreografia, além de iluminação de Fabrício Simões, cenogra-fia de Rudinei Morales e figurino de Francis-co Pimentel.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA com Peter Lavratti (MG)Cia. de Dança de Minas Gerais e Grupo Corpo16 a 19 de agosto

10

Page 11: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

inve

rno

pro

gram

ação

OficinaA IMPROVISAÇÃO COMO UMA FORMADE COMPOSIÇÃO EM DANÇA17 a 19 de agosto de 2012 Número máximo de participantes: 20Público Alvo: artistas da dança, do teatro, do circo, alunos de universi-dades de dança, pessoas interessadas no tema da residência.

Esta Oficina propõe questionar a ação da improvisação em dança por meio da seguinte questão: “Seria a improvisação um ato completo de liberdade? Um improvisador não estaria utilizando em suas improvisações nenhum padrão pré-estabelecido?” Neste sentido, a residência promove pensar e investigar a improvisação não apenas como uma experimentação “espontânea”, mas como uma composição organizada, com regras ou acordos pré-estabelecidos, porém aberta a modificações, fruto de decisões que acontecem em tempo real, o que faz com que a improvisação seja constituída por um alto grau de imprevisibi-lidade. No período de residência de quatro dias de trabalho, o artista proposi-tor irá trabalhar os conceitos que vinculam a improvisação ao movimento pós--moderno ocorrido em Nova York, onde - entre seus precursores - constam os trabalhos e pesquisas de Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Lisa Nelson, Danny Lepkoff, entre outros. Todo o processo desenvolvido com os participantes será documentado e divulgado em blog. No final da residência, propõe-se a apre-sentação pública dos resultados com uma performance, com a participação do coreógrafo e dos participantes da residência.Informações para inscrições: [email protected]

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO“CHÁ COM CAT STEVENS” 19 de agosto de 2012Domingo, às 20hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

Neste projeto colaborativo entre o iluminador Otaviano Mendes e o coreógrafo e bailarino Peter Lavratti, procurou-se inverter a ordem usu-al de uma montagem cênica como ponto de partida: a luz foi criada primeiro para, em seguida, o corpo ocupar estes espaços luminosos. A partir desta proposição chegou-se ao disco de Cat Stevens “Tea for the Tillerman”, um verdadeiro ícone dos anos 70. Dentre as propostas do espetáculo, além de promover um momento interativo com a plateia, há um estudo de espaços de luz, bem como a tenta-tiva de reproduzir o momento do primeiro contato do artista do Corpo com o disco de vinil de Cat Stevens: uma vitrola antiga na sala de um sítio no interior de Minas.

ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAR DANÇANDO 6 de agosto a 17 de setembro de 2012Segundas – no turno da manhã

ESPAÇO IMPROVISO17 de agosto de 2012Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

CONFRARIA HERESIA12 de setembro de 2012 - quartas-feiraBaru Bistrô - Lopo Gonçalves, 176Para aqueles que querem degustar, conversar e conhecer o universo das cer-vejas artesanais.Vagas limitadasInscrições: [email protected] Fone: 51 - 3019.2595

11

Page 12: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

prim

aver

ap

rogr

amaç

ãoLANÇAMENTO DA ESTAÇÃO PRIMAVERA Programa MEME QuatroEstações de Cultura 21 de setembro de 2012Sexta-feira, às 21hRoda de Danças Circulares“Equinócio de Primavera”, com Nury Salazar e Margareth LeyserEntrada Franca

ESPAÇO IMPROVISO 5 de outubro de 2012Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

RESIDÊNCIA NÚ ESCURO (GO) Teatro de rua e de animação 5 a 12 de outubro de 2012

OFICINA O ATOR, O RISO E O RISÍVEL Ministrante: Hélio Fróes

Investigar a história e os componentes do riso e do risível; construir personagens cômicas a partir dos elementos constituintes do realismo grotesco, por meio de desconstruções/ deforma-ções corporais e emocionais; Pesquisar as possi-bilidades do ator no espaço aberto com técnicas de teatro de rua.Informações para inscrições: [email protected]

CARRO CAÍDOEspetáculo de teatro de rua infantilDia 12 de outubro, na Rua da Criança

Espetáculo para todas as idades, contado de forma alegre e interativa, com direito a músicas ao vivo e adivinhas recolhidas da cultura popular. A peça trabalha com a memória emotiva da plateia. Uma estória rural, relembrando os “causos” que nossos avós contavam. O bem e o mal, o sagrado e o profano, são seus temas recorrentes.

12

Page 13: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

AULAS ABERTAS DE ARTECIRCENSE PARA CRIANÇAS 6, 20 e 27 de outubro de 2012Sábados, das 11h às 12h30Entrada Franca

RUA DA CRIANÇA12 de outubro de 2012, Sexta-feira, das 14h às 19hEntrada franca

O MEME se preocupa em oferecer atividades que proporcionem à criança uma ampliação do espaço do brincar e do lazer, tão fundamentais à sua cons-tituição como cidadão. Assim, ao invés de retirar as crianças da rua, como defendem várias organizações sócio educativas, o projeto Rua da Criança se propõe a devolver a rua para a criança brincar.

No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Rua Lopo Gonçalves é fechada ao trânsito e aberta para a promoção de atividades como picadeiro, apresen-tações, palhaços, com distribuição de pipoca, suco e brinquedos. O Rua da Criança pretende inserir a criança e sua família num espaço de resgate de brin-cadeiras de rua como Ciranda, Cinco Marias, Amarelinha, Perna de Pau, dentre outras - revisitando a rua da cidade e explorando sua ludicidade.

Na primeira edição foram mil crianças e familiares atendidos. No ano seguin-te, o número dobrou, com a acessibilidade para cadeirantes e participação de crianças oriundas de bairros de vulnerabilidade social. Para a terceira edição, em 2012, almejamos dar continuidade e incrementar essas ações com a reali-zação de oficinas preparatórias de reciclagem e manufatura de brinquedos para serem distribuídos no dia da Rua da Criança.

Programação:Mini feira do Livro e Contação de históriasBanca do desenhoBrincadeiras de ruaBanca de figurinosBanca de maquiagensRoda de dança circularesApresentações de circo, teatro e dançaApresentação do espetáculo do grupoNú Escuro “Carro Caído”Apresentação do projeto social Educar DançandoShow de Encerramento

ESPAÇO IMPROVISO9 de novembro de 2012Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00(50% de desconto para idosos e estudantes)

CANÇÃO PARA VOARTiago Rinaldi e convidados

Temporada de música 10 a 25 de novembro de 2012

Sábados, às 21h. Domingos às 20h.Ingressos: R$16,00

(50% de desconto para idosos e estudantes)

O cantor apresenta ao público o trabalho inédito “Canção para Voar”, que reúne produção autoral aliada ao trabalho de Carlos Badia (Delicatessen), Inácio Zatz, Karnak e Magno Mello.

ESPAÇO IMPROVISO14 de dezembro de 2012Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAR DANÇANDO De 24 de setembro a 10 de dezembro de 2012Segundas-feiras – no turno da manhã

13

Page 14: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

verã

op

rogr

amaç

ãoLANÇAMENTO DA ESTAÇÃO VERÃOPrograma MEME QuatroEstações de Cultura 21 de dezembro de 2012Sexta-feira, às 21hRoda de Danças Circulares“Solstício de Verão”com Nury Salazar e Margareth LeyserEntrada Franca

COLÔNIA DE FÉRIAS DO MEME7 a 11 de janeiro de 2013

Informações e inscrições: [email protected]

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA CIA MÚTUA (SC)14 a 18 de janeiro de 2013Oficina de Sensibilização para as Formas AnimadasInformações e inscrições: [email protected]

Ministrante: Guilherme PeixotoNúmero de vagas: 20

Objetivos:Sensibilizar os participantes para a animação de formas comuns como uten-

sílios domésticos, sacolas de supermercado e papel jornal, fazendo-os vislum-brar um mundo de objetos – reciclados ou não – que podem ganhar vida atra-vés do movimento. A oficina está voltada para atores que querem iniciar na manipulação de bonecos, bem como para profissionais da área da educação que desejem ampliar suas metodologias pedagógicas. Serão trabalhados con-ceitos básicos da manipulação de bonecos como monstruosidade, foco, eixo e triangulação, segundo a visão da CIA. MÚTUA.

14

Page 15: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

verã

op

rogr

amaç

ão

ESPAÇO IMPROVISOEspetáculo “A Caixa”Cia. Mútua (SC)18 de janeiro de 2013Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

Tudo se inicia quando brinquedos destruídos e desprezados são jogados no lixo dentro de uma caixa. O espetáculo poderia terminar assim… No entanto, os manipuladores inconformados, resolvem interferir na história, dando vida a um dos brinquedos: o palhaço. A frágil figura se depara numa grande cidade, onde a esperança de encontrar alguém que salve seus companheiros de infortúnio e abandono vai sendo minada pela dureza da metrópole.

A CAIXA é um espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, do autor inglês Quentin Blake. Sem texto falado, utiliza como técnicas o blablado – linguagem vocal derivada do grommelots – e a manipu-lação direta sobre balcão. Recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto pela simplicidade com que desenvolve a trama.

CURSOS DE FÉRIASDANÇA, TEATRO, CIRCO,

MÚSICA E ARTES VISUAISJaneiro e fevereiro de 2013

Informações e inscrições: [email protected]

www.centromeme.com.brgrupomeme.blogspot.com

O MEME Santo de Casa Estação Cultural oferece uma diversificada programação para o Verão 2013, através de uma série de cursos e

oficinas com um elenco de profissionais espe-cialistas em suas áreas.

CONFRARIA HERESIA16 de janeiro de 2013 - quartas-feiraBaru Bistrô - Lopo Gonçalves, 176Para aqueles que querem degustar, conversar e conhecer o universo das cer-vejas artesanais.Vagas limitadasInscrições: [email protected] Fone: 51 - 3019.2595

ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAR DANÇANDO 4 de março a 18 de março de 2013Segundas-feiras – no turno da manhã

15

Page 16: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

outo

nop

rogr

amaç

ãoLANÇAMENTO DA ESTAÇÃO OUTONOPrograma MEME Quatro Estações de Cultura 21 de março de 2013Sexta-feira, às 21hRoda de Danças Circulares“Equinócio de Outono”com Nury Salazar e Margareth LeyserEntrada Franca

ESPAÇO IMPROVISO22 de março de 2013Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

V ENCONTRO MEMEDE ARTE EXPERIMENTALTema “Arte de acessar cidade... Um cami-nho contínuo...”12 a 14 de abril de 2013

O V Encontro MEME de Arte Experimental será um espaço de celebração e compartilha-mento de um ano de experiências artísticas na cidade de Porto Alegre. As estações do ano e as transformações que operam na cidade irão inspirar momentos de criação, interlocução e vi-vências voltadas para a relação do corpo com o espaço urbano, proporcionando um processo de ações e reflexões sobre as diferentes formas ar-tísticas de acessar e atuar na cidade.

O evento será antecedido por uma série de oficinas, laboratórios, intervenções urbanas e ex-periências criadas para e a partir da cidade de Porto Alegre, que pretendem articular o V En-contro MEME de Arte Experimental às demais atividades do Programa MEME Quatro Estações de Cultura. A proposta pretende desenvolver um

processo multidisciplinar em que as ações aconteçam na interface entre artes visuais, arquitetura, urbanismo, dança, performance e outros meios de expres-são, incluindo, também, distintas redes, núcleos e espaços de produção artísti-ca e cultural atuantes em Porto Alegre.

O objetivo é desenvolver um trabalho de experimentação e vivência com vistas à montagem de cartografias poéticas que embasarão o processo cria-tivo para novas ações na cidade. Nesta perspectiva, as atividades permea-rão modos distintos, articulados e contínuos para o seu acontecimento: ações sensíveis na (e para a) relação entre corpos e cidade; criação e montagem das cartografias poéticas como documentação e processamento das experiências vivenciadas; constituição das experiências como uma prática constante de ate-lier e laboratório artístico.

A novidade nesta edição é a participação do coletivo CASA COMUM, refor-çando o conceito de troca entre territórios de cultura. A curadoria é de Gabriela Canale, Letícia Coelho, Luciano Montanha, Paulo Guimarães e Fernanda Stein.

A Casa Comum é um espaço localizado na Cidade Baixa, em Porto Alegre,

16

Page 17: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

outo

nop

rogr

amaç

ão

que concentra artistas, pesquisadores, arquitetos, urbanistas, jornalistas, entre outros profissionais que atuam em Porto Alegre e região. É um núcleo voltado para a pesquisa, produção, compartilhamento e fruição de arte e conhecimen-to, tendo como tema e interesse comum as múltiplas expressões e reflexões sobre a cidade e a contemporaneidade. Rua Sofia Veloso, 68 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS.

WORKSHOP DE DANÇAS CIRCULARESTEMA “Danças Ciganas e o Mito da Serpente”Com Cristina Bonetti (GO)5 a 7 de abril de 2013

Paulista radicada em Goiás há 40 anos. Mãe e Avó, docente Adjunto da Universidade Estadual de Goiás, onde atua na área de Dança e Cultura Popular. Mestre e doutoranda em Ciências da Religião. Terapeuta transpessoal, forma-da pela Dinâmica Energética do Psiquismo-Dep-UNIPAZ-DF. Focalizadora de DCS, desde 1994. Formação com Friedel Kloke(2007); e formação continuada com Drª Maria Gabriele Wosien, desde 1998. Escreve sobre Danças Circulares Sagradas, Folclore, Cultura Popular, Multiculturalismo, Patrimônio Imaterial e Memórias.Informações e inscrições: [email protected]

ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAR DANÇANDO 25 de março a 1º de abril de 2013Segundas-feiras– no turno da manhã

CONFRARIA HERESIA17 de abril de 2013 - quartas-feiraBaru Bistrô - Lopo Gonçalves, 176Para aqueles que querem degustar, conversar e conhecer o universo das cer-vejas artesanais.Vagas limitadasInscrições: [email protected] Fone: 51 - 3019.2595

ESPAÇO IMPROVISOEncerramento do Programa MEME Quatro Estações de Cultura26 de abril de 2013Sexta-feira, às 21hIngressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos e estudantes)

TEMPORADA DANÇA - Grupo MEME27 de abril a 26 de maio de 2013Sábados, 21h e Domingos, às 20hIngressos: R$16,00(50% de desconto para idosos e estudantes)No dia 27 de abril de 2013, dentro da programação de encerramento do Programa MEME Quatro Esta-ções de Cultura, o Grupo Meme fará a estréia de seu novo trabalho – ainda sem título definido - o qual seguirá em temporada durante o mês seguinte.Este trabalho será montado durante a realização des-te Programa envolvendo a dança, o teatro, a música e as artes visuais.

17

Page 18: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral/artística: Paulo GuimarãesCoordenação pedagógica/Socióloga: Fernanda SteinCoordenação visual/técnica: Tiago RinaldiCoordenação administrativa: Ângela CoelhoOrientação pedagógica/revisão: Márcia StrazzacappaProdução: Grupo MEME, Inês Hübner e Liége BiasottoCoordenação Solstícios e Equinócios: Nury Salazar e Margareth LeyserAssessoria de Imprensa: BD Divulgação Coordenação Bebê BaumgartenCuradoria do Encontro Meme: Paulo Guimarães, Fernanda Stein, Letícia Coelho, Luciano Montanha e Gabriela CanaleCoordenação pedagógica Projeto Educar Dançando: Margareth LeyserRegistro Audiovisual: Carol de Góes, Cláudio Etges, Fabio Zambom e Fora do EixoIluminação: Fabrício SimõesFigurinos, cenário e adereços: Juliano Rossi e Maira CoelhoNúcleos Artísticos:Coordenação Núcleo Dança: Paulo GuimarãesCoordenação Núcleo Circo: Ana Claudia BernareckiCoordenação Núcleo Teatro: Adriana Souza (Adriana Banana)Coordenação Núcleo Música: Tiago RinaldiCoordenação Núcleo Diversidades: Eny Schuch (A-paralelos) e Nury Salazar (Dança Circulares)Professores Projeto Educar Dançando:Adriana Banana (Adriana Souza) - Teatro, música e movimentoAna Claudia Bernarecki – Arte CircenseGabriela Rutkoski – Dança CriativaMargareth Leyser – Consciência CorporalMariana Konrad – Artes PlásticasPaulo Guimarães – Dança ContemporâneaVanice Loose – Teatro

Imagens créditos: Carol de Goes, Casa Fora do Eixo, Cláudio Etges, Fábio

Zambom, Giulia Hernández-Lima e Tiago Rinaldi

Realização:

18

Apoio Cultural:

MEME Santo de Casa Estação CulturalRua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade BaixaPorto Alegre - RSFone: 51 - 3019.2595 E-mail: centromeme@centromeme.com.brwww.centromeme.com.brgrupomeme.blogspot.com

Page 19: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

19

ÍNDICEAPRESENTAÇÃO ............................................................................ 3SOBRE O MEME SANTO DE CASA ............................................... 5SOBRE O GRUPO MEME ............................................................... 5APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ............................................... 61. PROJETO NÚCLEOS DE PESQUISAS CÊNICAS

Núcleo de Dança ........................................................................ 6Núcleo de Circo .......................................................................... 6Núcleo de Teatro ........................................................................ 7Núcleo Música ............................................................................ 7Núcleo Diversidade Cultural ....................................................... 7

2. PROJETO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS ..................................... 83. PROJETO ESPAÇO IMPROVISO ............................................... 84. V ENCONTRO MEME DE ARTE EXPERIMENTALTema “Arte de acessar cidade... Um caminho contínuo...” ........ 85. PROJETO RUA DA CRIANÇA .................................................... 96. PROJETO SOCIAL EDUCAR DANÇANDO................................ 9

PROGRAMAÇÃO INVERNO ......................................................... 10PROGRAMAÇÃO PRIMAVERA .................................................... 12PROGRAMAÇÃO VERÃO ............................................................. 14PROGRAMAÇÃO OUTONO ......................................................... 16

Patrocínio:

Page 20: Programa MEME Quatro Estações de Cultura

MEME Santo de Casa Estação CulturalRua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre

Fone: 51. 3019.2595 E-mail: [email protected]

Programa

MEMEQuatro Estações

de Cultura

Ministério da Cultura e FUNARTEapresentam: