programa de pÓs-graduaÇÃo em psicologia do … · projetos de mediação e de comunicação não...

3
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM unesp PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Mediação de Disputas e Educação para a Paz em Diferentes Contextos Natureza: Optativa N o de Créditos: 06 N o de Semanas: 15 Docentes Responsáveis: Marianne Ramos Feijó EMENTA A disciplina apresenta a Mediação de Disputas e a Educação para a paz, como meios de prevenção da violência e de enfrentamento de conflitos interpessoais e intergrupais, em diferentes contextos: escola, família e organizações de trabalho. O enfoque sistêmico e complexo na compreensão da demanda atual de ensino e de promoção do uso da comunicação não violenta, embasa teoricamente a disciplina. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA 1. Introdução à Mediação de Disputas e à Educação para a Paz. 1.1 Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos interpessoais e intergrupais 1.2 Comunicação não violenta 2. Bases teóricas da Mediação 2.1 Pensamento sistêmico e complexo aplicado às relações humanas 2.1 Visão sistêmica da família 2.2 Visão complexa das escolas de demais organizações de ensino e de trabalho 2.3 Resolução de conflitos e saúde mental 2.4 Princípios da mediação e prevenção de violência 3. Práticas sistêmicas novo-paradigmáticas, mediação de conflitos e projetos de educação para a Paz. 3.1 Tipos de mediação: Mediação Circular Narrativa 3.2 Contextos de mediação: escola, trabalho e família. 4. Projetos de mediação escolar e de cultura de paz. 5. Projetos de mediação e de comunicação não violenta nas organizações: inclusão e diversidade. 6. Mediação familiar 7. Práticas Colaborativas comunitárias e solução pacífica de conflitos.

Upload: duonghuong

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

unesp

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E

APRENDIZAGEM

CURSO: MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

DISCIPLINA: Mediação de Disputas e Educação para a Paz em Diferentes Contextos Natureza: Optativa No de Créditos: 06 No de Semanas: 15 Docentes Responsáveis: Marianne Ramos Feijó

EMENTA A disciplina apresenta a Mediação de Disputas e a Educação para a paz, como meios de prevenção da violência e de enfrentamento de conflitos interpessoais e intergrupais, em diferentes contextos: escola, família e organizações de trabalho. O enfoque sistêmico e complexo na compreensão da demanda atual de ensino e de promoção do uso da comunicação não violenta, embasa teoricamente a disciplina.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA

1. Introdução à Mediação de Disputas e à Educação para a Paz.

1.1 Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos interpessoais e intergrupais

1.2 Comunicação não violenta

2. Bases teóricas da Mediação

2.1 Pensamento sistêmico e complexo aplicado às relações humanas

2.1 Visão sistêmica da família

2.2 Visão complexa das escolas de demais organizações de ensino e de trabalho

2.3 Resolução de conflitos e saúde mental

2.4 Princípios da mediação e prevenção de violência

3. Práticas sistêmicas novo-paradigmáticas, mediação de conflitos e projetos de educação para a Paz.

3.1 Tipos de mediação: Mediação Circular Narrativa

3.2 Contextos de mediação: escola, trabalho e família.

4. Projetos de mediação escolar e de cultura de paz.

5. Projetos de mediação e de comunicação não violenta nas organizações: inclusão e diversidade.

6. Mediação familiar

7. Práticas Colaborativas comunitárias e solução pacífica de conflitos.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

unesp

8. Mediação Processual e Restaurativa.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo, sucedidas de discussões e de trabalho em grupo a respeito de diferentes práticas e contextos de aplicação da mediação de disputas e da educação para a paz.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Participação e Apresentação do trabalho em grupo (seminário/T2) realizado em sala de aula, pautado em pesquisa bibliográfica sobre determinada prática ou projeto de mediação de disputas ou de educação para a paz.

Avaliação individual – verificação da compreensão dos principais conceitos abordados nas aulas, por meio da elaboração de uma reflexão individual escrita, sobre a prática de mediação ou sobre o projeto de educação para a paz, pesquisado pelo grupo de seminário.

T1 = avaliação individual (zero a dez/peso e T2 = presença e, participação no trabalho em grupo, entrega do trabalho escrito e apresentação (zero a dez/peso 1)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAPRA, F.A vida e a liderança nas Organizações Humanas. Em As Conexões Ocultas (pp109-139). São Paulo: Cultrix,. 2002. DISKIN, L.; ROIZMAN, L.G. (2008). Semeando cultura de paz nas escolas. 4. ed. — Brasília: UNESCO, Associação Palas Athena, Fundação Vale. GARCÍA-RAGA, L., MARTÍNEZ-USARRALDE, M. J., & SAHUQUILLO, P. (2012). Hacia una cultura de convivencia. La mediación como herramienta socioeducativa. Cultura y educación, 24 (2), pp. 207-217. GRANDESSO, M. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermeneutica da prática clínica. São Paulo:Casa do Psicólogo, 2000. SCHNITMAN, D. e S. LITTLEJOHN. Novos Paradigmas em mediação. Porto Alegre, Artmed. LEITE, E . de O. (2008). Mediação, Arbitragem e Conciliação. Rio de Janeiro: Forense. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011. OVEJERO, P.K. SMITH y S. YUBERO (cords.). El acoso escolar y su prevención. Perspectivas internacionales, (pp. 75-110). Madrid: Biblioteca Nueva. PRANIS, K. (2010). Processos Circulares - Teoria e Prática - Série da Reflexão À Ação. São Paulo: Palas Athena. ROSENBERG, M. (2006) Comunicação não violenta- Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora. SUARES, M. (1996). Mediación: conducción de disputas, comunicación y tecnicas. Buenos Aires:Paidós. VASCONCELOS, C.E. (2008). Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo: Método. VASCONCELOS, C.E. (2008). Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo: Método.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

unesp

VASCONCELOS,M.J. O Pensamento Sistêmico. Campinas. Papirus,2003. VIANA-ORTA, M.I. (2013). Aims or purposes of school mediation in Spain. New approaches in educational research ,2 (1), January 2013,pp. 32–38. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABRAMOVAY, M., & RUA, M. G. (2003). Desafio e alternativas: Violência nas escolas . Brasília: Unesco. CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1982 CERVENY, C. (org) Família e Comunicação. São Paulo: Casa do psicólogo, 2004. CERVENY, C. (org) Família e Narrativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. DENBOROUGH. D. Práticas Narrativas Coletiva. Trabalhando com indivíduos, grupos e comunidades que vivenciaram traumas. Adelaide: Dulwich Centre Publications, 2008. www.dulwichcentre.com.au (traduzido para o português) FANTE (2005). Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. . Porto Alegre: Artmed. FEIJÓ, M.R. Pensamento sistêmico e complexo nas organizações, 2016. São Paulo: LTC. No prelo. FEIJÓ, M e MACEDO, R. Família e práticas para o desenvolvimento humano e social. In Cerveny, C.(org). Família e São Paulo:Casa do Psicólogo, 2012. GOULART JUNIOR, E.; FEIJÓ, M, et al . Exigências familiares e do trabalho: um equilíbrio necessário para a saúde de trabalhadores e organizações. Pensando fam., Porto Alegre. v. 17, n. 1. jul. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2013000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 nov. 2014. MARIOTTI, H. Pensamento Complexo. Suas implicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo:Atlas, 2010. MINUCHIN, S. Famílias. Funcionamento e Tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982. MORIN,E. A noção de sujeito. Em Schnitman,D.(org)”Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade”(pp45-6).Porto Alegre:Artes Médicas,1996. SLUZKI, C. Rede Social na Pratica Sistêmica, Casa do Psicólogo, 1997. Suares, M. (2008). Mediación. Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós. TONDOWSKI, C. S.; FEIJÓ, M.R.; SILVA, E. A.; GEBARA, C.; SANCHEZ, Z. ; NOTO, A.R. Padrões Intergeracionais de Violência Familiar Associada ao Abuso de Bebidas Alcoólicas: Um Estudo Baseado em Genogramas. Psychology /Psicologia Reflexão e Crítica, 27(4), 806-814. TOGNETTA, L. R. P. et al. (2010). Um panorama geral da violência na escola...e o que se faz para combatê-la ( Vol.1). Campinas, SP: Mercado das Letras. WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J. H. & JACKSON, D. D. Alguns axiomas conjeturais de comunicação.Em Pragmática da Comunicação Humana (pp44-65). São Paulo: Cultrix, 1967.