programa de gestÃo e inovaÇÃo (inovajusp) gestÃo … · 2017-12-07 · considerando a rede de...

27
1 PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO 2016/2018

Upload: lykien

Post on 15-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

1

PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp)

GESTÃO 2016/2018

Page 2: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo
Page 3: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

2

PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp)

Apresentação

ADiretoriadoForodaJustiçaFederal-SeçãoJudiciáriadeSãoPaulo–iniciaumam-biciosoprogramadegestãobaseadonaconstruçãocoletivaeinovadoradeaçõesquepro-movammudançasnaoperacionalidadedasatividadesadministrativas,propiciandomelhoresresultadosaoserviçopúblicoprestado.

OserviçopúblicocomvisãoestratégicahojeéumarealidadeemtodossegmentosdeJustiça.NoâmbitodaJustiçaFederal,osTribunaisRegionaisFederaisimplementaramdepar-tamentosdeGestãoEstratégicaeEscritóriosdeProjetoscapazesdeconduzirostrabalhosdaestruturanecessáriaàgovernançadaestratégia.

Nosúltimosanos,temsidorealizadoumamplotrabalhodelevantamentodedadoses-tatísticosquepossibilitamomapeamentoquantitativodasatividadesdaJustiçaFederalde1oe2oGraus.EssesnúmerostêmsubsidiadoaconstruçãoanualdoPlanejamentoEstratégicodoJudiciário.Contudo,issonemsemprerefleteosreaisproblemasaseremenfrentados,nãoproduzindo,então,osefeitosalmejadosemtermosdemelhoranoserviçopúblico.

Afimdediminuiressadistânciaentreosatoresresponsáveispelocumprimentodasmetaseseusformuladores,oConselhoNacionaldeJustiça(CNJ),pormeiodaPolíticaNa-cionaldePriorizaçãodoPrimeiroGrau,temimplementadoaçõesparaqueodiagnósticodagovernançadaJustiçaFederalconsidereavozdeimportantesatoresdaimplementaçãodoserviçojudiciário–juízeseservidores.

OTribunalRegionalFederaldesenhouummodelodeGovernançaColaborativadaJus-tiçaFederalda3aRegião,comestabelecimentodosprincípiosdaredecolaborativa,estraté-giaesistemasgestores,destacandoquea“redecolaborativacorresponderáàestruturavivadagovernançadaJFda3aRegião,pormeiodaqualocorremasarticulaçõespararealizaçãodoplanejamentoeavaliaçãodaestratégia,bemcomoacomunicaçãoinstitucionalnosváriosníveisinternos(pessoas,unidades,gruposformalmenteconstituídos,entreoutros)eexter-nosafimdepromovercondiçõesegerarsubsídiosparaaexecuçãoemonitoramentodosplanosdeação”(GovJF3R,2016,p.9).

Page 4: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

3

Alinhadaàorientaçãosuperior,mascomvistasaatenderanecessidadelocal,aDireto-riadoForodaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulo-gestão2016/2018-,elegeucomoprioridadeodesenvolvimentodeumamploprogramadegestãoestratégica,construídoapartirdemeto-dologiaquecontempleainteligênciacoletiva,afimdequeasaçõespriorizadasconstituammedidasqueefetivamentecontribuamparaaexcelênciadoserviçoprestado.

Essencialmente,oprogramaébaseadonotripé:gestãodainovação,gestãoestratégicaegovernançaemrede.

Identificou-sequeaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulonãopossuiaindaplanejamentoes-tratégicopróprio,oquepodelevaraoimproviso,àdecisãopossíveldentrodocurtoespaçodetempopararesoluçãodasdemandaseaocumprimentodeformalidadesnormativassempesquisaqualitativa.Esseagirpoderesultarnapersistênciadeproblemascomplexosquesearrastamnosanossemresolução.

Ademais,aatualcriseeconômicavividanoBrasil,queprovocouprofundasreduçõesemnossoorçamentopúblico,tornouimperiosaaadoçãodemedidasinovadorasnabuscademaioreficiêncianagestão.

Paratantoeconsiderandoessesdesafios,procurar-se-áimplementaroprogramaden-trodaperspectivadagestãodeconhecimentoeinovação,assegurando-seaplenaparticipa-çãodosatoresenvolvidosnapolítica(juízeseservidores),assimcomousuáriosdoserviço(advogados, partes, procuradoresdaRepública e defensorespúblicos), commétodosquepermitamainteração,colaboraçãoeatrocadeconhecimento,afimdequeolevantamentodedados,odiagnósticodeproblemas,ofeedbackdasestratégias,bemcomoaproposiçãodenovasiniciativasestratégiaseprojetospossibilitemoalcancedeumamaiorefetividadenosresultadosdaestratégiaouforneçamelementosparacorreçãoderumo.

Adecisãodaspolíticaspúblicasadotadaspelaadministração,resultantesdeproces-sosconsensuaisefrutodaamplaparticipação,traráconsigooengajamentodetodosparao resultadocoletivo.Esseambientedemocrático,que consideraos talentosexistentes, asexperiênciasvividaseo saber individualnaconstruçãodaestratégia, seráum importanteinstrumentoparaquesejamatingidososobjetivosalmejadospelanossainstituição.

Page 5: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

4

Essefimaserperseguidotambémdependedeapuraçãoinlocodosproblemasenfren-tadospelosdiversosatoresdonossoserviçopúblico.Aexistênciadecanaisinformatizadoshojeéumarealidadequeaproximaosatoressemdeslocamento.Aexistênciadeplanejamen-todistantedarealidadeengessaaadministraçãocomcanalizaçãodosrecursosparapolíticasnãoidentificadaspelosexecutorescomoprioritárias,sendopedradetoquedoprogramaqueseapresentaoestabelecimentodeumaforteconexãoentredestinatários,planejadoreseexecutoresdosserviçosjudiciários. Dentrodestaperspectiva,todooprogramaestásendodesenvolvidoapartirdeumavi-sãodegestãoinovadora,naqualtodososatoresenvolvidoscomaspolíticaspúblicaspartici-parãoativamentedoprocessodesuaformulação,numambientequepropiciaráacocriação,redundandonummaiorengajamentoemsuaexecução.Alémdisso,procurou-seestabelecerumarededegovernançaque fosse integradaàadministração,permitindoqueo trabalhodesenvolvidopelaredecontribuaefetivamentenoprocessodecisóriodapolíticapública.

Aseguir,apresentamosoprogramacomoiníciodeumamploprocessoquedeveráseraprimoradopelosseusprópriosparticipantesapartirdaperspectivadocidadão,usuáriodosnossosserviços,bemcomocomacontribuiçãodetodososoperadoresdodireitoafimdequepossamosatenderàssuasexpectativas.

Programa de Gestão e Inovação (iNovaJusp)

1. Órgão Administrativo com atribuição para gestão do Programa

ONúcleodeOrganizaçãoeMétodos(NUOM),vinculadoàSecretariaAdministrativa,éosetorcomatribuiçãoinstitucionalparadesenvolveroprogramadegestãoeinovação.ONUOMédivididoemSeçãodeAnáliseeEstudosOrganizacionaiseSeçãodeGestãoEstratégi-ca.EsteúltimotemaatribuiçãoespecíficadeatuarcomoEscritóriodeProjetosEstratégicos;assessorarnaelaboração,implantaçãoeatualizaçãoperiódicadoplanejamentoestratégicodaSJSP;representaroSJSPnosComitêsRegionaleInstitucionaldeplanejamentoestratégi-co;contribuirparaacapacitação,padronizaçãodametodologiaedeferramentasnoPlane-jamentoEstratégico,nagestãodeprojetosenagestãodeprocessosdetrabalho;emanterportfóliosdeprojetosestratégicosdaJFSP.

Page 6: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

5

2. Perspectiva temporal

Aformulaçãoeimplantaçãodeumprogramadestamagnitudedeveolharparaofu-turo,pelomenosdentrodeumhorizontedospróximoscincoanos.Assim,pensamosquealcançaremosospropósitosaquiregistradosdentrodeumprazonãoinferioracincoanos.Esseolhar compreendeperiódicasavaliaçõesdapolíticaadotadaeeventuais correçãoderumo.Registramos,entretanto,queapresentegestãoestende-seapenasaté fevereirode2018,períodonoqualoprogramaserádeobservânciaobrigatóriaportodaaadministraçãodaDiretoriadoForo.Paraoperíodoqueseseguirá,ficaasugestãoparaacontinuidadedoprogramacomosajusteseaprimoramentosdanovaAdministração.

3. A dinâmica do Programa de Gestão e Inovação (iNovaJusp): Ciclo de Política Pública

Page 7: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

6

OciclodapolíticapúblicadaDiretoriadoForo,pormeiodarededegovernançacola-borativaeintegrativa,iniciarácomolevantamentodosproblemasenecessidadesdetodasasSubseçõesJudiciárias,ouvindoosatoresdaJustiçaFederal,mastambémasociedadecivilpormeiodeaudiênciapública.OConselhodeGovernançaIntegrada,ParticipativaeInova-dora–CONGIP-apresentarápropostademetas,programas,projetoseações.ONúcleodePlanejamento,assessoradopeloNúcleodeOrganizaçãoeMétodos,desenharáaárvoredeproblemasbuscandoassuascausas,sistematizaráoplanejamentoestratégicosituacionaleoorçamentoprograma,submetendo-oaoGabinetedeInovaçãoeGestãoIntegrada–GABIN,queoaprovaráeencaminharáaocontroleinterno,paraverificaçãodaconformidadeàsnor-masepreceitoséticos.

Considerandoarededegovernançaparticipativa,desenhou-seocicloparaoPlaneja-mentoEstratégicoSituacionaleOrçamentoProgramaParticipativo,comosegue. Assim,serãoadotadososseguintespressupostos:

Page 8: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

7

4 - Macro-objetivos abrangidos pelo iNovaJusp

ParaoalcancedaadoçãodeumProgramadeGestãoeInovação,identificaram-sema-cro-objetivos,queconstituemdesafiosprimeiros,balizasqueirãonortearasatividadesdaAdministração.

Apresentamos,aseguir,osmacro-objetivos:

4.1. Gestão do Conhecimento e Inovação

Aconstruçãocoletivasuplantaoindividualismo,ameracriaçãounilateraleasperspec-tivassolitárias,abrindoespaçoparaqueariquezadassoluçõespensadasconjuntamente,apartirdeexperiênciasindividuaisvividaspelosseusatores,seustalentosecabedalintelec-tual,projetemsoluçõesinovadoras,considerandoaperspectivadodestinatáriodapolítica,afimdeimprimirmaioreficiênciaaoserviçopúblico.

Page 9: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

8

Aparticipaçãodetodososenvolvidosnaidentificaçãodosproblemascomplexos,as-simcomonoprocessodecisóriodasaçõesparaenfrentá-las,construindosoluçõescriativas,constituiopressupostoprimeiroparaqueaestratégiaestabelecidaatinjaresultadospositi-vos.

Osmagistradoseservidoresvivenciamdiariamenteasdificuldadesquedevemsersu-peradasparaaprimoraro serviçoprestado.Dispõemde cabedal intelectual,muitas vezesmultidisciplinar,edevivênciacomoserviçocapazesdeidentificarcommaiorclarezaquaisosobstáculosaseremenfrentados,comvisãodosaspectosespecíficosdenecessidadesepossi-bilidades,oquepermiteencontrar,emumambientepropicioàcocriação,soluçõescriativas.

Poroutrolado,dentrodeumambientedemocrático,éimperiosoqueoserviçopúbli-coatendaaousuário,suasexpectativasemrelaçãoaoserviço,deformaquesejaprestadonotempoecomaqualidadeesperados.Essavisãopodeestaralémdocampoacessívelaostécnicosemgestão,osquaisdevemfuncionarcomoverdadeirosfacilitadoresdoprocessodeformulaçãodapolíticapública.Osmagistradoseservidoresatendemdiariamenteaopú-blicoqueutilizaosserviçosdoJudiciário,autoresdasdemandasouoperadoresdodireito,assimilandoosseusanseiosnoqueconcerneaoserviçoprestado.Assimsendo,aexclusãodosmagistradoseservidoresdesseprocessoexcluiavisãodosusuáriosdoserviçodociclodapolíticapública,impedindoqueavozdocidadãosejacontemplada.É,então,ummodeloqueatendeosanseiosdemocráticos.

Indispensável, ainda, a participação direta dos próprios usuários do serviço, partesprocessuaiseoperadoresdodireito.Avisãoexternado serviçopropiciaumaanálisenãocorporativa,semoviésoucomviésoutro,quepermiteumaabordagemmaisabrangentee,certamente,maiseficiente.Agestãodainovaçãocontemplametodologiacapazdeproduzirresultadosmaiseficazesemaiseficientes.

Assim,adotam-seasseguintespremissasparaaimplantaçãodagestãodainovação:

Page 10: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

9

Fundamentalparaadoçãodessanovaperspectivaéaqualificaçãodosjuízeseservido-resparaaGestãodoConhecimentoeInovação,queimplica,segundoRobertoAgune,con-siderar temas como visão sistêmica, empreendedorismo, colaboração, criatividade, novosformatosorganizacionais,novosmétodosdetrabalhoeinovaçãoemgestão,osquaisdevemcomporapautadeeventosdainstituiçãocomopalestras,seminários,oficinas,prototipagemdesoluções,realizaçãodetalk-shows,exibiçãodevídeos,criaçãodesitesetc.comvistasasensibilizartomadoresdedecisãoparaessenovoolhar(AGUNE,Roberto,2014,pág.26).

ParatantoaEscoladeServidoresadotaráessenovopensarcomautilizaçãodoPro-grama360o,noqualainovaçãoéopontocentral.Nessepasso,utilizarámétodosetécnicasvoltadosparaestimularainovação,acriatividade,otrabalhoemequipeeacriação,aproto-tipagemeaimplementaçãodenovosmodelos,tudodesenvolvidodentrodeumlaboratóriodegestãoestimulador.

Page 11: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

10

Assim, aDiretoriadoForoestáfirmenopropósitode implantar seu laboratóriodeinovação,comambienteapropriadoparaestudosepesquisas,abrangendometodologiasetécnicascolaborativasparaaresoluçãodeproblemascomplexos,taiscomodesignthinking,modelagemdenegócioseusodeplataformasdeinovaçãoaberta;oficinasparaaresoluçãodeproblemasconcretosdoâmbitodaatuaçãogovernamentalestadualemunicipal;apoioàgestão,lançamentoematuraçãodeprojetos,envolvendoaçõesdecoaching,realizaçãodepilotosedemodelagemdeestruturadegestão.Modeloparadigma:LaboratóriodeInovaçãoemGoverno–iGovLab,disponívelemhttp://igovsp.net/sp/igovlab-2/.

PormeiodaPortariaDEFOR/SPnº10,de31demaiode2016, foidadooprimeiropassoparaacriaçãodoiJUSPlabnaDiretoriadoForo.Afaseatualédebuscadeparceirosqueauxiliemnesseprojeto,sobretudoemmomentosdecontençãodedespesas,comfortesrestriçõesorçamentáriascomoasatualmentevividas.Contudo,emboraconstituadesafio,émedidaquejáestáentreasprioridadesdestagestão.

4.2. Rede de Governança Participativa – Seção Judiciária de São Paulo

Oenvolvimentodosatoresdapolíticapúblicaévistonosmodelosatuaisdegestãocomoimprescindívelparaêxitonabuscademelhoresresultadosda instituição,dadoque,comoensinaMartaArretche“qualquerpolíticapúblicaédefatofeitapelosagentesencar-regadosdaimplementação”.Aautoradestacaque“ograudesucessodeumprogramade-pendediretamentedograudesucessonaobtençãodaaçãocooperativadeoutrosatores”(2002).

Porissoentendemosserimprescindívelaformaçãodeumarededegovernançademo-cráticaemnossaestrutura,afimdequeavozdetodososjuízeseservidoressejaconsidera-danaanálisedaestratégia,utilizando-separatantoumconjuntodeferramentasdegestãoquepossibilitemainterlocuçãocomtodasassubseçõesjudiciárias.Agestãodacomunicaçãoprecisacontemplarcomomecanismoa trocade informações,atuandoemmãodupla,deassimilaçãodasdiversasrealidades,mastambémderetornodetodootrabalhorealizado.

Noentanto,pensamosqueaexistênciadeumarededegovernançaparalelaoudisso-ciadadaadministração,influenciapoucoounadainterferenatomadadedecisão.Aexistên-ciadeumaredeforadaadministraçãofazcomqueoplanejamentoestratégicosejaapenasformal,nãocumprindoexigênciadaNovaGestãoPública.Aintegraçãoéodiferencialdomo-

Page 12: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

11

modeloquesepropõe.Integraraadministraçãocomosespaçosdeparticipação,estabele-cendoumciclodeelaboração,acompanhamentoereanálisedepolíticasquecontempleaconsideraçãodetodosessesatores.

Adespeitodepensarmosqueomodelodegovernançapossaseraprimoradoposte-riormente,justamenteapartirdoconhecimentodarealidadedassubseções,apresentamosomodelopensado,jádisciplinadopelaaPortarian.23,de13/10/2016,queinstituiuaRededeGovernançaIntegradaeParticipativadaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulo,representadonosquadrosabaixo:

Page 13: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

12

Comosevê,buscou-seprimeiramentetrazerparadentrodaadministraçãoumGabi-netedeInovaçãoeGestãoIntegrada–GABIN-,integrando-seasprincipaissecretarias,quepermitiráaosdiretores,massobretudoaoDiretordoForo,umavisãosistêmicadaestruturaadministrativa,comdisponibilidadedeinformaçõesdetodasasáreas,considerandoqueasaçõesquasesempreinterferemoudependemdepossibilidadesdeoutras.ÉumaarenaparaodiálogoentreassecretariasedestasparacomooDiretordoForo,fazendo-secomquehajaumamelhorcompreensãoeconstruçãodesoluçõesconjuntaseengajadas.

Ademais,afimdepossibilitaraparticipaçãodosmagistradoseservidoresnagestão,foicriadooConselhodeGovernançaIntegrada,ParticipativaeInovadora–CONGIP-,compostaporrepresentantes,juízeseservidores,decincoregiõesadministrativascriadascomvistasaaproximaraadministraçãocentralcomointeriorecomolitoraldoestado.OsrepresentantesquecompõemoCONGIP,alémdeparticipardatomadadedecisãoadministrativa,poderãoaprimoraracomunicaçãodasSubseçõescomaDiretoriadoForo,mastambémlevantarjuntoaosjuízeseservidoresdados,diagnósticos,necessidadesdasuaregião,destacandoasboaspráticasepromovendoaculturadagestãoinovadora.

Page 14: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

13

ASeçãoJudiciáriadeSãoPaulo(SJSP)possui44(quarentaequatro)subseçõesjudiciárias,todaselascomaadministraçãocentralnaDiretoriadoForoemSãoPaulo,ecadaumacomseurespectivodiretordesubseção,nostermosdoatoCJF3Nº22,de18demarçode2016.ASubseçãoJudiciáriadeSãoPaulopossuicoordenadoresdosfórunsespecializados.AResolu-çãoCJF3n.275,de22/02/2006,comasalteraçõesdaResoluçãoCJF3n.555,de19/12/2014,divideaSeção JudiciáriadeSãoPauloemunidadesadministrativas.TambémaSJSP já foidivididaemregiõesparafimdeplantãojudicial(Portarian.054/2012–DiretoriadoForo).

Considerandoadivisãoterritorial,distânciaentresubseções,divisãoemunidadesadminis-trativas,divisãoparaplantãoregional,enecessidadedecomposiçãoemnúmeroadequadodoGabinetedeGestãoEstratégica,aPortariaDEFOR/SPnº23,de13/10/2016, realizouaseguintedivisãoparafinsdecomposiçãodoCONGIP(quepoderáseralteradaconformesevislumbreanecessidade):

Art.7ºOspolosdegestãodescritosnoartigo5º,II,destaPortaria,serãoformados por gruposdeSubseçõesdispostasdaseguinteforma: I-Barueri;Guarulhos;Jundiaí;Osasco;SantoAndré;SãoBernardodoCampo;SãoPau loeSorocaba; II-Caraguatatuba;Guaratinguetá;Itapeva;Mauá;MogidasCruzes;Registro;San tos;SãoJosédosCampos;SãoVicenteeTaubaté; III-Americana;Araraquara;Barretos;BragançaPaulista;Campinas;Catanduva; Franca;Limeira;Piracicaba;RibeirãoPreto;SãoCarloseSãoJoãodaBoaVista; IV-Andradina;Araçatuba;Jales;PresidentePrudente;SãoJosédoRioPretoeTupã; V-Assis;Avaré;Bauru;Botucatu;Jaú;Lins;MaríliaeOurinhos;

Porfim,contemplou-senoCONGIPaparticipaçãoderepresentantesdaassociaçãore-gionaldosjuízesedosindicatodosservidorescomdireitoavoto.Essasentidadesrevelam-seimportantescentrosdeintegraçãodeinteressesdascarreiras,desempenhando,atualmente,significativaatuaçãoemprojetosdeaprimoramentodaJustiça.

IntegramostambémnarededegovernançaparticipativaasComissões,ComitêseGru-posdeTrabalho.Hojeexisteumnúmerograndedessesespaçosdeatuação,comjuízesouservidoresrepresentantesdaadministração,mascomumaatuaçãomaisatomizadaquenemsempreestádeacordocomaspossibilidadeseprioridadesdaDiretoriadoForo,compro-metendo-a,noentanto,comocumprimentodosresultadosdosseustrabalhos.Afaltadecoordenaçãoacabaporsubaproveitaroprodutodaconstruçãocoletiva.Comumprocesso

Page 15: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

14

pré-estabelecidodeintegraçãocomaadministração,teremosummaioraprimoramentodonossoserviçoeummelhorresultadodostrabalhosdessesgrupos.

OGABINeasComissõesterãoasseguintesatribuições:

OCONGIPteráasseguintesatribuições:

• Alinharasatividadesdegestãodasáreasadministrativasdetodasassubseções judiciárias. • PropiciarcanaldecomunicaçãodosjuízeseservidorescomaDiretoriadoForo. • Levantarproblemaseboaspráticasdegestãodasáreasfimeadministrativa juntoaosjuízeseservidoresdalocalidade. • Levantardadosdasáreasfimeadministrativaparaarededegovernançacola- borativa.

Page 16: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

15

• Promoveracomunicaçãocomatoreseedemaisusuáriosdoserviço,pormeio deprocessosparticipativosdiscriminadosnoart.4odaresn.221/2016cnj. • SugerirpropostasàDiretoriadoForodepolíticas,diretrizeserecomendações paraoaperfeiçoamentodaJFeatualizaçãodoPEJFePETI. • PropormetaseiniciativasestratégicasparaaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulo. • AcompanharaimplantaçãodoPES,aimplantaçãodeprojetosestratégicos, bemcomocontribuirparasuaavaliação. • Proporprioridadesnaalocaçãoderecurso. • Consolidareencaminharinformaçõeseelaborarrelatóriosderesultadosde suasatividades.

4.3. Planejamento Estratégico Situacional da Justiça Federal

Propõem-seaadoçãodoPlanejamentoEstratégicocomasseguintespecularidades:

Page 17: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

16

OConselhoNacionaldeJustiçaadotouométodoBalancedScorecard(BSC)paradefi-niromapaestratégico,objetivosestratégicos,indicadores,metaseiniciativas.OBSC,desen-volvidoporDavidNortoneRobertKaplan(1997),foipensadoinicialmentecomosistemadegestãodeempresasprivadas,comoobjetivodeassegurarresultadofinanceiro,apartirdemedidasdedesempenhoquepossamtraduziramissãoeaestratégia.Apropostademediçãoenglobaasperspectivasfinanceira,docliente,dosprocessosinternosdaempresaedoapren-dizadoecrescimento.Essemétododesenvolve,ainda,valoresnaconstruçãodecapacidadeseapoderamentosdeativosintangíveiscomfoconocrescimento.

PretendemosagregaraoBalancedScorecardoPlanejamentoEstratégicoSituacional-PES,desenvolvidoporCarlosMattus,autorchileno,quedesenvolveusistemadescentra-lizadodeplanejamentoapartirdaidentificaçãodosproblemaseoportunidades,deformacomunicativaeparticipativa,portanto,democrática.

OPlanejamentoEstratégicoSitucional–PES-nãoconstituimétodoquevisaapenasmediremonitorarasaçõesdeumainstituição,masgovernaroprópriofuturo;deimporàscircunstânciasaforçadarazãohumana.OmétodoPESéexclusivodosetorpúblico.Éumpla-nejamentodiferenciado,poisinfluenciaoambientesocialeéporeleinfluenciado;consideraasincertezasdofuturoeaspossibilidadesinfinitasdecombinaçõesentreosdiversosatoressociais.OPESpermitesituarosujeitoqueplanejadentrodarealidadequevaireceberosefeitosdoplanejamento.Oatorqueplanejapossuiumavisãoparticulardarealidadeenãotemcontrolesobreelaporqueoutrosatorestambémaveemaseumodo,planejameestãocompetindoentresi,porissoésituacional.Aanálisedasituaçãopressupõeaexplicaçãodeváriosatores,permitindodistinguirdiferentessituaçõesparadiferentespropósitosdames-marealidade.VerANEXOIcomdetalhamentodométodoPES.

AadoçãodoPlanejamentoEstratégicoSituacionalnaDiretoriadoForodeSãoPauloédesafionecessárioparaseinverteralógicadaconstruçãodoOrçamento,quedevesedarapartirdasnecessidadeseproblemasaseremenfrentadosconsiderandoasprioridadesesta-belecidas.

1- OCNJtambémadotoudesde2009agestãodeprojetosemapeamentodosprocessosdetrabalho.DentrodocampodegestãodepessoasrestoudefinidooobjetivodeMotivarecomprometerconselheiros,juízeseservidorescomaexecuçãodaestratégia,comdefiniçãodeprojetosdeInstrutoriaInterna,atividadedesenvolvidaporservidorespúblicosparadisseminaçãoecompartilha-mentodeconhecimentos;PlanodeComunicaçãodaEstratégia;eBancodeTalentos.DadosdoRelatóriodoCNJde2009,disponí-velemhttp://www.cnj.jus.br/images/relatorios-anuais/cnj/relatorio_anual_cnj_2009.pdf.Acessoem19/12/2015.

Page 18: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

17

Faz-seumcomentárioespecíficonoqueconcerneàsmetas.ApromoçãodaNovaGes-tãoPúblicanoPoderJudiciáriodeu-sedecimaparabaixo,numavisãotopdowndeformula-çãoeimplementaçãodaspolíticaspúblicas.Talvezasuaconstruçãodebaixoparacima(bot-tonup)nãoteriaseviabilizadopelasfortesresistênciaspelamudançadesejadaenecessária.Dessaforma,paraosmagistradoseservidoresareformafoitraduzidaemcumprimentodemetas,quenãovinhamacompanhadas,quasesempre,deaçõesparaalcançá-lasmasdeco-brançaspormeiodosórgãosdefiscalização.Issotrouxeumarejeiçãoàsuainstituição.

Contudo,asmetasconstituemdesafiosidentificadospelaadministração,cujoatingi-mentoimpulsionaráoserviçoprestado.Éumnortedoquerestouestabelecidocomopriori-dadeparatodososatoresqueexecutamoserviço.Quandoasmetasdecorremdeumpro-cessoconsensual,trazengajamento,poistraduzasefetivasnecessidadesdosexecutoresdoserviço.Aatuaçãoconjuntadosatoresfazcomqueametasejaalgodesafiadorparatodos.

Asmetasnãopodemserfrouxas,masfactíveis.Onãocumprimentodemetasrevelaquealgoprecisasermudado.Éprecisoreavaliarasaçõesdaadministração,buscarassuascausas.Daíagrandeimportânciadesuaexistência,poispermitemedir,encontrargargalos, identificarresistênciasinternasouexternas,assimcomomedidaparapautarofuturo.

OPlanejamentoEstratégicodaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulodeveestaralinhadoaoPlane-jamentoEstratégicodoPoderJudiciário(PEPJePETI).Assim,aadministraçãodevecumprirasmetasdestacadaspelaAltaAdministração.Masalémdisso,éprecisoqueidentifiqueseusprópriosdesafiosparaquetenhamosconquistasnoaperfeiçoamentodonossoserviço.

4.4. Orçamento-Programa Participativo

Comogastardeformaplanejada?SedesenharumPlanejamentoEstratégicodentrodeummodelodemocráticoeconsensualétarefadesafiadora,formularoOrçamentoPúblicoalinhadoaosobjetivosdestacados comoprioritários constituimedidaqueexigirá grandesesforços.Aracionalizaçãodosgastospassapeladefiniçãoespecíficadasnecessidades–prin-cípiodadiscriminaçãoouespecialização.

2- RespostadeCarlosMattusàFrancoHuertas,naobraEntrevistacomCarlosMatus–OMétodoPES,p.15.

Page 19: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

18

AincidênciadoprincípiodaprogramaçãonoOrçamentoéfundamentalnoEstadoDe-mocráticodeDireito,sobretudoapósaNovaGestãoPública,queexigeumaatuaçãoeficientedoservidorpúblico.

PormeiodoOrçamento-programaParticipativoépossívelidentificargastosquepo-demsersubstituídosporopções inovadorasqueresultememeconomia;auxiliarogestornadefiniçãodapolítica,nabuscadomelhorresultadopelomenorcusto;permitiroesta-belecimentodearenasdeparticipaçãoda sociedade civil nadefiniçãodasprioridadesdaAdministração,porexemplo,pelarealizaçãodeaudiênciaspúblicas;propiciaraavaliaçãodedesempenhopelogestor,controleinternoeexternodaeficiência,eficáciaeefetividadead-ministrativas.

Emsíntese,temosaseguinteorganizaçãodoOrçamento-programaeParticipativo:

Page 20: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

19

4.5. Fortalecimento dos mecanismos de controles internos e social

Atransparênciadosdadospúblicosé imprescindívelparaumagestãoresponsáveledemocráticadoPoderJudiciário.AJustiçaemNúmerostempropiciadoummapeamentodoJudiciárioesuasdespesasglobais.Podemos iralém,estabelecendoumcanalparaouvirasociedadecivilnoprocessodeplanejamentoestratégicoeorçamento-programa,amboscomparticipaçãotambémdosatoresinternos.

Nociclodapolíticapúblicaparadesenhodoorçamento-programaserárealizadaaudi-ênciapúblicaparaqueaAdministraçãopossaouvirdiretamenteasociedadecivileosopera-doresdodireitoacercadasdemandasnecessáriasparamelhoradonossoserviço.

Osoperadoresdodireito(OAB,IASP,AASP,MDA,DefensoriaPúblicaFederal,AdvocaciaPúblicadaUnião,ProcuradoriasFederaiseMinistérioPúblicodaUnião)participamativamen-tedasatividadesdoJudiciárioFederale,assim,certamentemuitotemacontribuirapontan-doosnossosmaioresproblemas.Tambémasociedadecivilpodeenriquecernossotrabalhoapontandoquestõeseprioridadesqueprecisamserenfrentadasparaoaprimoramentodosserviçosjudiciários.

Page 21: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

20

Alémdisso,pensamosquenossoscontrolesinternosdevamserconstantementeapri-moradosefortalecidosafimdequedesempenhemnãoapenasanálisedaconformaçãodosatosadministrativoscomalegislaçãoderegência,mastambémcontribuamparaumamelhoreficiênciadosnossosserviços.Assim,ocontroleinternoteráasseguintesatribuições:

• Diagnosticareavaliarogerenciamentoderiscos. • Asseguraratuaçãoemconformidadeàsnormas. • Realizarauditoriadecontrolesinternosadministrativos. • Promoverambientedecontroledeformaquetodososservidoressaibamsuas responsabilidades. • Integrarefornecersegurançaàgestãoestratégica.

Ademais,hánecessidadedeimplantaçãodeumsistemadecompliancecomvistasatraduzircomclarezanormaslegaiseéticas,quedevemnortearosatosadministrativosecon-dutadosservidores.

Page 22: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

21

Porfim,épreciso,apósmapeadososprocessosde trabalho,promoveragestãoderiscos,afimdeminimizarasperdasnodesenvolvimentodasnossasatividades.Ogerencia-mentoderiscoscompreendeplanejar,organizarecontrolarosrecursoshumanos,materiaisefinanceirosdaorganizaçãodeformaaminimizarouaproveitarosriscosdessainstituição.

Nessecenário,édesumaimportânciaqueocontroleinternoidentifiqueeavaliedeformacontínuaospossíveisriscosaqueaInstituiçãoestásujeitanaconsecuçãodeseusob-jetivosestratégicos.

Teremos,então,aseguinteestruturanesteparticular:

Page 23: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

22

4.6. Gestão por Processos de Trabalho

Omacro-objetivogestãoporprocessosdetrabalhoconsistenomapeamentodessesprocessosdecadaSubsecretariaedemaisáreasdaAdministraçãoCentraldestaSeçãoJudici-ária,afimdepadroniza-loseinstitui-losformalmente.

Omapeamentoéopasso inicial na gestãoporprocessosde trabalho.Consisteemsintetizaçãodasinformaçõesfornecidaspelosdiversossetores,medianteaparticipaçãodetodososnúcleosenvolvidos,osquaisfornecemosfluxosdetrabalho.Osnúcleosdevempar-ticipamativamentenasoficiasdeferramentaBizagie,posteriormente,daaprovaçãofinaldonúcleoouseçãomapeada.

Omapeamentopermiteidentificargargalos,retrabalhocomsobreposiçãodefunções,ausênciadedefiniçãodosresponsáveisporatribuições,dificuldadesnaexecuçãodotrabalhoentrenúcleosouseções.ApartirdomapeamentodosprocessosdetrabalhodaSubsecre-tariadeGestãodePessoas,pretende-se,porexemplo,estabelecerprocedimentosobjetivosparaosprocessosderemoçãodeservidores,afimdequeasregrassejamdefinidasdeformaclara,semperderdevistaaanálisedocasoconcreto,bemcomoaprimorarmosdaáreamé-dica.

4.7. Aquisição de instalações próprias

AanálisedaexecuçãoorçamentárianaSeçãoJudiciáriadeSãoPaulodemonstrouqueháumaelevadadespesacompagamentodelocaçõesdeprédiosparaofuncionamentodosfóruns. Estabeleceu-se,assim,comomacro-objetivo,areduçãodetaisdespesaspormeiodeaquisiçãoouidentificaçãodeimóveisdaUniãonaslocalidades.

4.8. Plano de comunicação da estratégia

AcomunicaçãoéessencialparaofuncionamentoeosucessodoiNovaJusp.Pormeiodela,sãoidentificadas,executadaseanalisadasasaçõesnecessáriasparaoatin-gimentodos resultadospretendidos,promovendo,outrossim,oengajamentode todososatoresenvolvidos.

Page 24: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

23

Comesseconjuntodemedidas,buscaremoscontribuirefetivamenteparaoalcancedemelhoriasnosserviçosprestadospelaJustiçaFederaldeSãoPauloe,assim,estaremoscumprindonossosdeveresconstitucionaise legaiscomoatingimentodoobjetivofinaldeatenderadequadamenteàsdemandasdasociedadedeumaprestaçãojurisdicionalcélereedequalidade.

Referências Bibliográficas

AGUNE, Roberto [et ali], Gestão do conhecimento e Inovação no Setor Público, São Paulo: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, 2014, Disponível em http://igovsp.net/sp/daprafazer/, Acesso em 19/10/2016).

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Governança Colaborativa da Justiça Federal da 3ª Região: GovJF3R. São Paulo: Tribunal Regional Federal da 3ª Região, 2016. 14p.

HUERTAS, F. Entrevista com Matus, o Método PES. Edições Fundap, 1997, São Paulo.

MARTA, Arretche. Uma contribuição para fazermos avaliações menos Ingênuas. In Tendências e Perspectivas na Avaliação de Políticas e Programas Sociais. São Paulo: IEE/PUC, 2002.

MATUS, Carlos. Adeus, Senhor Presidente, Governantes e Governados. Edições Fundap, 1997, São Paulo.

Page 25: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

24

ANEXO IObservações acerca do Planejamento Estratégico Situacional

ParaCarlosMattusgovernarimplicaaarticulaçãoconstantedetrêsvariantes,quecha-madetriângulodogoverno,quesecondicionammutuamenteedevemserequacionadosdeformasimultânea: • Programadegoverno–Propostasqueoplanejadortememmenteparaalcançarseusobjetivos; • Capacidadedegoverno–competêncianaconduçãodosprocessos;refere-seaoacervodetécnicas,métodos,destrezas,habilidadeseexperiênciasdeumatoresuaequipedegoverno,paraconduziroprocessosocialeobjetivosdeclarados,dadosagovernabilidadedosistemaeoconteúdopropositivodoprojetodegoverno;envolveconhecimento,recursosmateriaisefinanceiros; • Governabilidadedosistema-Variáveisquefarãopartedoprocessodeplane-jamento. Podem ser: variáveis controladas pelo ator do planejamento e não controladas.Quantomaisvariáveisdecisivasumatorcontrola,maiorsualiberdadedeaçãoe,porconse-guinte,agovernabilidadedosistema.Oatorpodetergovernabilidadealta,médiaoubaixa,emrelaçãoaproblemasdiferentes.OPES,nabuscadaeficáciadoplanejamentoestratégico,operaemquatromomentos: • Momentoexplicativo–Diagnósticoeanálisesituacional–planejadordeveex-plicararealidadeepartirdacompreensãodoprocessodeinter-relaçãoentreosproblemas.Ovalordosproblemasparacadaatorsocialqueparticipadoprocessoserágeralmentedife-renciados.Osatoressociaissãoatoresqueteminfluência.Cadaumtemumapercepçãodi-ferentedoproblemas.Todaexplicaçãoésituacionalporqueéfeitaapartirdavisãoparticulardeumdeterminadoator.Éprecisosaber,ademais,avisãodosdemais“jogadores”.

Énessemomentoquese“explica”arealidadepormeiodaseleçãodeproblemasrele-vantes,levantandoasdificuldadesimpeditivasparaseatingiroobjetivo.Comadescriçãodosproblemaseliminam-seasambiguidades.Nestemomento,faz-seoVDP–vetordedescriçãodoproblema–,noqualseestabeleceoconjuntodedescritoresqueexpressamossintomasdoproblema.Nasequência,éprecisoidentificarascausasdoproblema,ouseja,aquevari-áveisdeve-seaexistênciadoproblema,buscandorelacioná-lasentresi,afimdeverificarseumacausaéaorigemdaoutra.Tambémdeve-seidentificarasconsequênciasdoproblema,identificandoquaissãoosefeitosgeradospeloproblema.

Page 26: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

25

Aodescreverascausasépossívelclassificá-lasnasquesão:fluxos,poisrepresentamomovimentoeadinâmicademudançadetodasasoutrascausas;acumulaçõesquepossamserusadasouapropriadaspelosatoresparaproduzirosfluxossociais;regrasdojogo,nasquaissãodefinidasasregrasdoqueépermitido,proibido,estimuladooupenalizadonojogo.

Nestemomentodoprocesso,umavezdefinidososproblemasedescritasascausas,desenha-seaárvoredoproblemaouconjuntode“Nóscríticosdoproblema”,queconsistemempontoscruciaisparaaeficáciadoprocesso.Trêsrequisitosparaidentificarascausacons-tituem-seemnóscríticosdoproblema:altoimpactosobreoVDPdoproblema;éumcentropráticodeação,namedidaemqueépossívelatuardeformadiretaeefetiva(algumjogadordeveagirdemodoprático,efetivoediretosobreacausa);centrooportunodeaçãopolíticaduranteoperíododoplano.

Aodefinirascausasdeumproblema,deve-setambémclassificá-la:dentrodagover-nabilidade(sobcontroletotaldoator–governo–queexplicaeplaneja);foradagovernabili-dade(foradocontroledoato,mascomalgumaounenhumainfluênciasobreascausas);forodojogo(causasprovenientesdeoutrosproblemas).

Ofluxogramasituacional,compreendeaárvoredeproblemasmaisosfatoresdescrito-resdoproblemaquenãosãocríticos.

• Momento normativo–formulaçãodoplano–sãodiscutidososobjetivosque sequeralcançar,produzindo-seasrespostasdeaçãoemumcontextodeincer tezasesurpresas.Define-seasituaçãoobjetivo;oconjuntodeoperaçõespara alterarosnóscríticos,comvistasàsituaçãoobjetivo;e,umplanodeação (ações,prazos,responsáveiserecursosnecessários).

3-Mattus,Carlos,1996,p.51.4-Mattus,Carlos,1996,p.208/224.5-Mattus,Carlos,1996,p.218.

Page 27: PROGRAMA DE GESTÃO E INOVAÇÃO (iNovaJusp) GESTÃO … · 2017-12-07 · Considerando a rede de governança participativa,desenhou-se o ciclo para o Planeja- ... , empreendedorismo

26

Omomentonormativoapresentaumdirecionamentoquereúneasituaçãoinicialana-lisadaeasituaçãoàqualsequerchegar(situação-objetivo).Nessemomentodeve-severifi-carafactibilidadetécnicaeeconômicadasmetasdoplanodisponíveisparasecontrolarasoperações. Importantedestacarquenomomentonormativosãoconstruídosos cenários,nosquaissãoconsideradasasdiferentespossibilidadesdeações,alteraçõesesurpresasquevenhamaocorrer.

• Momento estratégico.Identificam-seosatoresinteressados,positivaounega tivamente,noproblema,queexploraaviabilidadepolíticadoplano.Submete- seoplanoàanáliseestratégica.Antecipa-se,nestemomento,aospossíveisobs táculosqueimpedemoalcancedasituaçãoobjetivo.Faz-seumaconstruçãode viabilidadeparasuperaçãodasrestriçõespolíticas.Aanáliseestratégicadeve ocorreremtodososmomentosdaformulaçãoeimplementaçãodoplano.

• Momento tático-operacional.Éaconcretizaçãodoplanopormeiodeações, transformando-oemrealidade.Promove-seogerenciamentoeavaliação.Nes- semomento,quenodiaadia,processaepressionaparaaexecuçãodoplano emumabatalhaconstantecontratodososcasosdeurgência,contraarotinae aimprovisão.