programa de atenÇÃo domiciliar (pad)

9
PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR (PAD) ___

Upload: others

Post on 21-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA DE ATENÇÃODOMICILIAR (PAD)___

O Programa de Atenção Domiciliar (PAD) é um serviço de assistência à saúde oferecido pela AMS Petrobras aos seus beneficiários. Com ele, o paciente hospitalizado pode retornar à sua casa e continuar o tratamento com todo o suporte necessário. Embora o serviço do tipo Home Care não esteja no rol de procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a AMS Petrobras oferece cobertura para essa modalidade de cuidado domiciliar por meio do PAD, sempre que houver indicação clínica e atendimento dos critérios socioambientais e de elegibilidade do programa (consultar página 8).

Nossa equipe

A equipe operacional do PAD é formada por um médico, um enfermeiro e um assistente social. O trio acompanha os beneficiários que participam do programa e realiza auditorias técnicas periódicas para avaliar o serviço prestado. Os profissionais também são os responsáveis pela análise e avaliação da concessão dos benefícios financeiros e a autorização da modalidade assistencial oferecida em cada caso. A frequência de visitas da equipe operacional do PAD, a quantidade de atendimentos complementares por mês e a definição de horas do plantão de enfermagem dependem do tipo de modalidade do PAD e do respectivo grau de complexidade no cuidado ao paciente.

O QUE É O PAD?___

Atenção domiciliar temporária para paciente estável, que após a alta hospitalar ainda precisa de cuidados continuados complexos (como o uso de antibiótico venoso ou ventilação mecânica) até a alta definitiva.

Cobertura: adaptação do domicílio com equipamentos e materiais hospitalares necessários à recuperação do paciente e acompanhamento por profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem.

Classificação: grande risco.

Atendimento ao paciente portador de doença que o impossibilite clinicamente de se deslocar de casa para a realização de tratamentos.

Cobertura: fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e consultas médicas.

Classificação: pequeno risco.

Assistência financeira oferecida para ajudar no custeio de uma pessoa contratada pelo beneficiário para atender as necessidades de alimentação, mobilidade, higiene, entre outras tarefas do dia a dia do paciente.

Cobertura: reembolso de até um salário mínimo, nacional, por mês, em folha de pagamento do titular do benefício. O mesmo ficará responsável pelas demais despesas financeiras. O treinamento do cuidador é ofertado pela AMS Petrobras apenas uma vez e sem ônuspara o beneficiário.

Critério fundamental: ausência de familiares disponíveis para assumir os cuidados necessários. O cuidador deve ter ao menos 18 anos e não ser um membro da família do paciente.

Assistência financeira oferecida para ajudar no custeio do aluguel ou compra de equipamentos médico-hospitalares.

Cobertura: reembolso pelo aluguel ou compra do equipamento, segundo os critérios da AMS Petrobras. Independentemente da forma de aquisição, o zelo pelos equipamentos é de responsabilidade do beneficiário.

MODALIDADES___

Assistência Domiciliar

Auxílios financeiros

Internação domiciliar

Auxílio Cuidador

Auxílio Equipamentos

O PAD é um programa de extrema importância, não apenas pelo atendimento prestado, mas também pela forma carinhosa que os profissionais nos tratam.”

Paciente: Carmen Magalhães

Idade: 91 anos

Quadro clínico: derrame hemorrágico

Utiliza o PAD desde: 2008

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)Thereza de Oliveira, filha

POR QUE DESOSPITALIZAR ?___

Longos períodos de internação hospitalar podem ser necessários para a restauração da saúde, mas impõem riscos e desgastes fisiológicos, emocionais e financeiros para pacientes e seus familiares. Seguindo o compromisso de promover a melhor atenção à saúde possível para seus beneficiários, a AMS Petrobras incentiva a desospitalização, quando as condições clínicas são adequadas à continuidade do cuidado em casa.

Vantagens da atenção domiciliar à saúde:

Atendimento individualizado e humanizado

Otimização de custos com despesas médicas

Maior proximidade com os familiares

Estabilização da saúde mental do paciente

Redução do risco de infecção hospitalar

Mais chances de adesão e efetividade do plano terapêutico

5

SOLICITAÇÃO

Encaminhar pedido médico com as informações detalhadas nesta cartilha para a AMS Petrobras: dados pessoais do paciente (nome completo, matrícula no plano de saúde e idade), a indicação ao PAD com a devida justificativa, bem como histórico clínico, prescrições, exames complementares, intercorrências e equipamentos requeridos. A entrega pode ser realizada pelo médico assistente do beneficiário, pelo hospital onde o paciente está internado, pelo titular do benefício ou por seu representante via e-mail.

1ANÁLISE DO PEDIDO

Se a documentação estiver incompleta, a equipe operacional do PAD entrará em contato para solicitar a complementação dos dados ou comunicar que o pedido foi negado. Se o relatório estiver completo, o paciente passará por uma avaliação de elegibilidade.

2

CONTATO DA EQUIPE OPERACIONAL

A equipe do PAD entra em contato com o beneficiário, ou seu responsável, para informar sobre o programa, tirar dúvidas sobre sua cobertura e demais detalhes.

3

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO

Quando o beneficiário é considerado elegível ao PAD, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) - formado pelas empresas de Home Care credenciadas à AMS Petrobras - é convocado para realizar a primeira avaliação e apresentar uma proposta de plano terapêutico. Com a aprovação da família ao assinar os termos de adesão e a autorização da equipe operacional do PAD, o atendimento é implantado e passa a ser coordenado pelo SAD.

4

COMO SOLICITAR ADESÃO AO PAD ___

Estados de SE/AL: [email protected]

Campos dos Goytacazes, Macaé e Espírito Santo e demais municípios do norte e noroeste fluminense: [email protected]

Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste (exceto Campos dos Goytacazes, Macaé e Espírito Santo):[email protected]

Estados de PE/PB/CE/RN/PA/AM/MA: [email protected]

7

Estado da BA:[email protected]

CRITÉRIOS ___

Elegibilidade Ser beneficiário ativo da AMS.

Ser portador de doença que resulte em comprovada impossibilidade de deslocamento do beneficiário de sua residência até uma instituição de saúde para dar continuidade ao seu tratamento.

Acompanhamento de um médico assistente.

Presença de um familiar responsável.

Presença de um cuidador familiar ou contratado para prestar os cuidados básicos de vida diária ao paciente.

Residir em regiões do País onde existe Equipe Operacional do PAD e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) credenciado para atendimento domiciliar, para acompanhar e efetuar a prestação dos serviços, excluindo-se as áreas que exponham os profissionais a situações de risco à sua integridade, ou que representem grande dificuldade de acesso até o local de atendimento.

Possuir, em sua residência, infraestrutura que permita o adequado atendimento ao beneficiário.

Residir em domicílio que seja entendido como local onde está estabelecida a residência do beneficiário, incluindo asilos e outras habitações coletivas, desde que devidamente documentadas.

9

O programa é muito bom, pois o paciente pode contar com a presença da família e ser amado e cuidado”

Paciente: Valdecy Valença

Idade: 96 anos

Quadro clínico: Alzheimer

Utiliza o PAD desde: 2019

Cidade: São Paulo (SP)Ana Lúcia B.Valença, filha

Desligamento Perda do direito à AMS.

Agravamento do quadro clínico que resulte na necessidade de internação do paciente em uma instituição hospitalar.

Melhora do quadro clínico com alta médica e recuperação da autonomia, possibilitando o acompanhamento ambulatorial, respaldada em relatório médico.

Não aceitação ou não participação efetiva do paciente, família ou cuidador no plano terapêutico proposto ou não cumprimento das orientações do médico assistente e demais profissionais, podendo o responsável pelo paciente ser acionado na forma da Lei Civil ou Penal, e responsabilizado pelas consequências do não cumprimento das orientações dos profissionais do PAD.

Mudança nas condições de infraestrutura domiciliar que inviabilizem a adequada assistência ao beneficiário.

Mudança de endereço para locais fora da área de abrangência do PAD ou áreas que exponham os profissionais a situações de risco à sua integridade ou que representem grande dificuldade de acesso até o local de atendimento.

Não cumprimento de qualquer dos itens listados, comprometendo a qualidade do atendimento ao beneficiário, ou contrariando as disposições normativas da AMS ou do PAD.

CRITÉRIOS ___

11

PLANO DE ATENÇÃO DOMICILIAR___

Quando exames necessários não puderem ser feitos em casa, remoções em ambulância podem ser autorizadas mediante solicitação e análise.

O Plano de Atenção Domiciliar é um documento que reúne as ações terapêuticas que serão aplicadas durante o período de atenção domiciliar. É elaborado de acordo com as necessidades do paciente e serve como um guia para orientar a atuação dos membros da equipe vinculada ao SAD. Atendimentos complementares, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicoterapia e odontologia, devem ser solicitados pelo médico do SAD e avaliados pela equipe operacional do PAD. Outros pedidos, como a realização de exames extras, também podem ser considerados.

Importante: a cobertura total dos itens acima está sujeita ao tipo de modalidade (internação ou assistência) e sua respectiva classificação de risco (grande ou pequeno).

13

Desejo que o programa continue prestando um excelente serviço. Minha filha e eu somos muito bem trata-das. A equipe é nota 1000!"

Paciente: Marli Santana da Silva

Idade: 43 anos

Quadro clínico: Paralisia cerebral

Cidade: Salvador (BA)

Neide Santana, mãe

INCLUSÃO PONTUAL NO PAD___

15

A inclusão pontual é indicada para beneficiários que não atendem aos critérios de elegibilidade das modalidades do programa, mas que necessitam de administração de antibióticos e antifúngicos por via intravenosa realizada por profissional de saúde. Nesses casos, é possível que eles sejam iniciados em domicílio ou, no caso de uma internação hospitalar, aderir à desospitalização e concluir o tratamento em casa.

Importante: A definição do melhor formato de tratamento é responsabilidade da equipe operacional do PAD. A tomada de decisão leva em conta o plano terapêutico, a posologia recomendada e as condições clínicas do paciente:

Visitas pontuais de enfermeiros: adequadas para a posologia de até 2 vezes ao dia.Enfermagem domiciliar em regime de plantão: adequadas para posologias com intervalos menores.

Critérios para a inclusão pontual no PAD

Prescrição médica com comprovação da necessidade de

administração intravenosa de medicamentos e previsão de

conclusão do tratamento.

As indicações de antibióticos e antifúngicos devem ser

justificadas pelo resultado de exames de sensibilidade

(antibiograma) e cultura de espécimens biológicos (urina,

sangue ou líquidos corporais). Os usos recomendados para

o sítio de infecção também precisam estar de acordo com a

literatura médica especializada.

SAIBA MAIS Acesse o portal AMS:ams.petrobras.com.brOu ligue:Call Center 0800 2872 267

Escaneie o código com o celular