programa da festa da casa da cerca 2015

6
FESTA DA CASA DA CERCA 2015 20 DE JUNHO | DAS 10H ÀS 02H TODOS A BORDO! EXPOSIÇÕES VISITAS ORIENTADAS YOGA E TAI-CHI MÚSICA | TEATRO | DANÇA PETISCOS DO MUNDO PIQUENIQUE OFICINAS DE ARTE BOA VIAGEM! MERCADO CRAFTS & DESIGN

Upload: camara-municipal-de-almada

Post on 22-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

No dia 20 de junho, realiza-se mais uma edição da Festa da Casa da Cerca, este ano dedicada ao tema «Viagem». O programa de atividades inclui exposições, visitas orientadas, oficinas de arte, música, teatro, dança, yoga, tai-chi, massagens, e os Mercados Crafts & Design e Petiscos do Mundo.

TRANSCRIPT

Page 1: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

FESTA DA CASA DA CERCA 2015

20 DE JUNHO | DAS 10H ÀS 02HTODOS A BORDO!

EXPOSIÇÕES VISITAS ORIENTADAS

YOGA E TAI-CHI

MÚSICA | TEATRO | DANÇA

PETISCOS DO MUNDOPIQUENIQUE

OFICINAS DE ARTE

BOA VIAGEM!

MERCADO CRAFTS & DESIGN

Page 2: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

EXPOSIÇÕES

VIAGEMCarlos No. Ema M. Miguel Palma. Fabrizio Matos. Martinho Costa. Pascal Ferreira. Pedro Valdez Cardoso. Rosário Rebello de Andrade . Companhia de Dança de AlmadaOito artistas plásticos e uma companhia de dança dão corpo a esta exposição coletiva que mostra obras de pintura, desenho, escultura, instalação, projeção vídeo e dança, evocadoras de vários aspetos da viagem, desde a viagem marítima e os territórios encontrados, à viagem interestelar e às emigrações, passando pela viagem da memória, incluindo a da própria história da pintura portuguesa.

Horário: das 10h às 24hLocal: Galeria Principal, Salão Nobre, Cisterna e PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

REFLEXOS. DE RUI SANCHESEXPOSIÇÃO DO FESTIVAL DE ALMADAExposição do escultor Rui Sanches integrada na 32.ª edição do Festival de Teatro de Almada, para o qual o artista foi convidado a criar a imagem gráfica do cartaz. Com 12 dípticos de desenho e fotografia, e uma escultura, esta exposição reúne um conjunto de obras que, pelo seu contexto, nos remetem para o mundo teatral, com a sua construção de realidades paralelas, habitadas por personagens misteriosas, cujas vidas se tecem num sábio equilíbrio de luz e sombra.

Horário: das 10h às 24h Local: Galeria do PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

A VIAGEM DO DRAGOEIROOBRAS DO ACERVO DE ARTE DA CASA DA CERCAConjunto de fotografias da autoria de Rosa Reis, que testemunham a viagem de um antigo dragoeiro (Dracaena draco) proveniente de uma zona antiga de Almada para o Jardim Botânico O Chão das Artes, para onde foi transplantado em Setembro de 1997, assinalando o início da sua construção.

Horário: das 10h às 24hLocal: CapelaPúblico: famílias, jovens e adultos

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

VIAGEM IMPOSSÍVELNavegue pelo jardim durante o dia e à noite siga a rota de luz...

Criação: A.C.A.S.OHorário: das 10h às 02hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

MÚSICA

VOLTA AO MUNDO EM 20 MINUTOS E 20 FLAUTASSYRINX: XXIIAntónio Carrilho (flautas de bisel) e Katharine Rawdon (flautas transversais)

Uma viagem pela rota marítima de Magalhães, com visitas musicais partindo de Portugal e Europa, passando pela África, Índia, Ásia, América e com regresso a Portugal. Uma exploração inédita e divertida de músicas do mundo e músicas inspiradas nelas. Concerto para famílias que apresenta flautas de todo o género e músicas desde J.S. Bach., à Pinxinguinha e Zeca Afonso, além de músicas tradicionais de vários países.

Horário: 12h (duração: 20 minutos)Local: AuditórioPúblico: famílias, jovens e adultos[Limitado à lotação da sala]

TERRAKOTA

Os Terrakota estão de volta! Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multiétnico continua a fervilhar!O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta.Em novembro passado lançaram o EP digital independente e gratuito WONTANARA, que apresentam neste concerto imperdível.

Horário: 19h30Local: Jardim Botânico – AnfiteatroPúblico: todos

VIAJANDO COM AS PLANTAS DO CHÃO DAS ARTES Exposição documental que apresenta uma seleção de várias plantas do Chão das Artes – Jardim Botânico, para dar a conhecer a sua origem, a sua relação com as artes plásticas, e também os seus diferentes usos na alimentação ou medicina e curiosidades com elas relacionadas.

Horário: das 10h às 24hSala: Estufa do Jardim BotânicoPúblico: famílias, jovens e adultos

VISITAS ORIENTADAS

O CHÃO DAS ARTES – JARDIM BOTÂNICO

Orientação: Sónia FranciscoHorário: às 10h e às 16h (a visita da tarde será seguida de uma Oficina de Tintas)(duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

EXPOSIÇÃOVIAGEM

Orientação: Emília Ferreira Horário: às 11h e às 15h (duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

OFICINAS DE ARTE

ROSA DOS VENTOSTendo como ponto de partida a Viagem, e o rio como elemento de inspiração, esta atividade convida os participantes da Festa a explorarem graficamente os múltiplos alfabetos e ideogramas do Mundo, através da escrita de oito palavras: Cooperação, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Paz, Justiça, Solidariedade, Tolerância. Fragmentos de um puzzle constituirão o suporte deste trabalho que, depois de composto, com a ajuda dos participantes, formará uma portentosa Rosa dos Ventos.

Orientação: Sílvia MoreiraAssistência: Mariana Fernandes e Sofia CampaniçoHorário: das 10h às 17h30Local: Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: famílias, jovens e adultos

SERIGRAFAR POSTAISNesta oficina para principiantes, vamos conhecer os princípios fundamentais do método direto na impressão serigráfica, através da criação de um postal com dois planos de impressão, passando por todas as fases do processo, desde a preparação dos quadros até ao sorriso final.

Orientação: Marc Parchow/ Qual Albatroz LivrosHorário: das 15h às 16h30Local: Jardim dos LeitoresPúblico: jovens e adultosMáximo de participantes: 15

OFICINA DE TINTAS

Carmim, castanho e amarelo são as tintas que faremos a partir das plantas existentes no Chão das Artes - Jardim Botânico.

Orientação: Marta OliveiraHorário: das 17h às 18hLocal: Jardim Botânico - MataPúblico: famílias, jovens e adultos

OFICINA DE DESENHO LIVRE NO JARDIMParticipe nesta oficina de desenho à vista dinamizada pela ilustradora científica Sara Simões.

Orientação: Sara SimõesHorário: das 16h às 18hLocal: Jardim Botânico – Orla da MataPúblico: famílias, jovens e adultos

ESPAÇO LIVRO

MALA DE LIVROSLer é, também, viajar. Pegue num livro e leia em família à sombra de uma árvore.

Organização: Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro/ Casa da CercaColaboração: Divisão de Bibliotecas da CMAHorário: das 10h às 18hLocal: Parque de EsculturaPúblico: famílias, jovens e adultos

MERCADOS

CRAFTS & DESIGNMostra de artesanato contemporâneo e de design.

Organização: ArquitexturasHorário: das 10h às 20hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

PETISCOS DO MUNDOA gastronomia é um dos mais eficazes meios para se descobrir a cultura de um país. Neste mercado encontra deliciosas propostas variadas e multiculturais.

Organização: Arquitexturas e Casa da CercaHorário: das 10h às 02hLocal: Parque de estacionamento, Jardim Botânico – Latada e Parque de EsculturaPúblico: todos

RELAX

YOGAOrientação: Raquel Osório (Yogashala)Horário: das 10h às 11hPúblico: todos

TAI-CHIOrientação: Ricardo Carvalhosa (Academia Almadense)Horário: das 17h às 18hPúblico: todos

MASSAGENSMassagista: Teresa CruzHorário: das 11h30 às 13h, das 15h às 17h, das 19h às 20hDuração: 15 minutosLocal: Jardim Botânico – MataPúblico: todos

DANÇA

VIAGEM"Não Lugar" de Daniela Andana e “Nautilus” de Bruno DuarteA partir da ideia de Viagem, dois jovens coreógrafos da Companhia de Dança de Almada criaram esta peça, de duas partes, para os espaços expositivos interiores da Casa da Cerca e também para os espaços exteriores. "Não Lugar", de Daniela Andana, fala de não-lugares, lugares de passagem, ausentes de identidades. Por sua vez, em "Nautilus", de Bruno Duarte, é da viagem dos que ficam que se fala. Uma viagem interior de saudade, de lamento, mas também de esperança, de retorno.

Horário: 18h30Local: Pátio (início), Galeria Principal, Salão Nobre e Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: todos[Entrada gratuita, com levantamento de bilhete durante o próprio dia, das 10h às 18h, na Receção da Casa da Cerca]

DJ LIZARDOHorário: das 23h às 02hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

TEATRO

VIAJANDO COM VIOLETA DESTINO CHINATeatro de MarionetasCriação e Interpretação: Ângela Ribeiro

Violeta é uma viajante. E o Gato também!Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na margem de um rio para beber água... É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.Desta vez,  Violeta  leva-nos até à  China para conhecer a história do aprendiz caçador de dragões!

Horário: 16hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

A BALADA DO VELHO MARINHEIRO

Pelo Teatro do Mar - Encenação e Dramaturgia de Steve JohnstonInspirado na obra “�e Rime of the Ancient Mariner” do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) e nas ilustrações de Paul Gustave Doré (1832-1883).

Um marinheiro mata um albatroz que ajudou o seu barco a sair de uma intempérie. Devido à insensatez do seu ato, é vítima de uma maldição. Um a um, toda a tripulação morre, restando apenas o marinheiro que, apesar de todas as contrariedades, acaba por chegar a terra. Como pena por ter morto o pássaro, é forçado a andar pelo mundo para contar a sua história, consumido por uma angústia que o impele a relatar o seu crime e a ensinar o amor por todas as criaturas.

Horário: 22hLocal: Jardim NascentePúblico: todos

Page 3: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

EXPOSIÇÕES

VIAGEMCarlos No. Ema M. Miguel Palma. Fabrizio Matos. Martinho Costa. Pascal Ferreira. Pedro Valdez Cardoso. Rosário Rebello de Andrade . Companhia de Dança de AlmadaOito artistas plásticos e uma companhia de dança dão corpo a esta exposição coletiva que mostra obras de pintura, desenho, escultura, instalação, projeção vídeo e dança, evocadoras de vários aspetos da viagem, desde a viagem marítima e os territórios encontrados, à viagem interestelar e às emigrações, passando pela viagem da memória, incluindo a da própria história da pintura portuguesa.

Horário: das 10h às 24hLocal: Galeria Principal, Salão Nobre, Cisterna e PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

REFLEXOS. DE RUI SANCHESEXPOSIÇÃO DO FESTIVAL DE ALMADAExposição do escultor Rui Sanches integrada na 32.ª edição do Festival de Teatro de Almada, para o qual o artista foi convidado a criar a imagem gráfica do cartaz. Com 12 dípticos de desenho e fotografia, e uma escultura, esta exposição reúne um conjunto de obras que, pelo seu contexto, nos remetem para o mundo teatral, com a sua construção de realidades paralelas, habitadas por personagens misteriosas, cujas vidas se tecem num sábio equilíbrio de luz e sombra.

Horário: das 10h às 24h Local: Galeria do PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

A VIAGEM DO DRAGOEIROOBRAS DO ACERVO DE ARTE DA CASA DA CERCAConjunto de fotografias da autoria de Rosa Reis, que testemunham a viagem de um antigo dragoeiro (Dracaena draco) proveniente de uma zona antiga de Almada para o Jardim Botânico O Chão das Artes, para onde foi transplantado em Setembro de 1997, assinalando o início da sua construção.

Horário: das 10h às 24hLocal: CapelaPúblico: famílias, jovens e adultos

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

VIAGEM IMPOSSÍVELNavegue pelo jardim durante o dia e à noite siga a rota de luz...

Criação: A.C.A.S.OHorário: das 10h às 02hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

MÚSICA

VOLTA AO MUNDO EM 20 MINUTOS E 20 FLAUTASSYRINX: XXIIAntónio Carrilho (flautas de bisel) e Katharine Rawdon (flautas transversais)

Uma viagem pela rota marítima de Magalhães, com visitas musicais partindo de Portugal e Europa, passando pela África, Índia, Ásia, América e com regresso a Portugal. Uma exploração inédita e divertida de músicas do mundo e músicas inspiradas nelas. Concerto para famílias que apresenta flautas de todo o género e músicas desde J.S. Bach., à Pinxinguinha e Zeca Afonso, além de músicas tradicionais de vários países.

Horário: 12h (duração: 20 minutos)Local: AuditórioPúblico: famílias, jovens e adultos[Limitado à lotação da sala]

TERRAKOTA

Os Terrakota estão de volta! Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multiétnico continua a fervilhar!O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta.Em novembro passado lançaram o EP digital independente e gratuito WONTANARA, que apresentam neste concerto imperdível.

Horário: 19h30Local: Jardim Botânico – AnfiteatroPúblico: todos

VIAJANDO COM AS PLANTAS DO CHÃO DAS ARTES Exposição documental que apresenta uma seleção de várias plantas do Chão das Artes – Jardim Botânico, para dar a conhecer a sua origem, a sua relação com as artes plásticas, e também os seus diferentes usos na alimentação ou medicina e curiosidades com elas relacionadas.

Horário: das 10h às 24hSala: Estufa do Jardim BotânicoPúblico: famílias, jovens e adultos

VISITAS ORIENTADAS

O CHÃO DAS ARTES – JARDIM BOTÂNICO

Orientação: Sónia FranciscoHorário: às 10h e às 16h (a visita da tarde será seguida de uma Oficina de Tintas)(duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

EXPOSIÇÃOVIAGEM

Orientação: Emília Ferreira Horário: às 11h e às 15h (duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

OFICINAS DE ARTE

ROSA DOS VENTOSTendo como ponto de partida a Viagem, e o rio como elemento de inspiração, esta atividade convida os participantes da Festa a explorarem graficamente os múltiplos alfabetos e ideogramas do Mundo, através da escrita de oito palavras: Cooperação, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Paz, Justiça, Solidariedade, Tolerância. Fragmentos de um puzzle constituirão o suporte deste trabalho que, depois de composto, com a ajuda dos participantes, formará uma portentosa Rosa dos Ventos.

Orientação: Sílvia MoreiraAssistência: Mariana Fernandes e Sofia CampaniçoHorário: das 10h às 17h30Local: Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: famílias, jovens e adultos

SERIGRAFAR POSTAISNesta oficina para principiantes, vamos conhecer os princípios fundamentais do método direto na impressão serigráfica, através da criação de um postal com dois planos de impressão, passando por todas as fases do processo, desde a preparação dos quadros até ao sorriso final.

Orientação: Marc Parchow/ Qual Albatroz LivrosHorário: das 15h às 16h30Local: Jardim dos LeitoresPúblico: jovens e adultosMáximo de participantes: 15

OFICINA DE TINTAS

Carmim, castanho e amarelo são as tintas que faremos a partir das plantas existentes no Chão das Artes - Jardim Botânico.

Orientação: Marta OliveiraHorário: das 17h às 18hLocal: Jardim Botânico - MataPúblico: famílias, jovens e adultos

OFICINA DE DESENHO LIVRE NO JARDIMParticipe nesta oficina de desenho à vista dinamizada pela ilustradora científica Sara Simões.

Orientação: Sara SimõesHorário: das 16h às 18hLocal: Jardim Botânico – Orla da MataPúblico: famílias, jovens e adultos

ESPAÇO LIVRO

MALA DE LIVROSLer é, também, viajar. Pegue num livro e leia em família à sombra de uma árvore.

Organização: Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro/ Casa da CercaColaboração: Divisão de Bibliotecas da CMAHorário: das 10h às 18hLocal: Parque de EsculturaPúblico: famílias, jovens e adultos

MERCADOS

CRAFTS & DESIGNMostra de artesanato contemporâneo e de design.

Organização: ArquitexturasHorário: das 10h às 20hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

PETISCOS DO MUNDOA gastronomia é um dos mais eficazes meios para se descobrir a cultura de um país. Neste mercado encontra deliciosas propostas variadas e multiculturais.

Organização: Arquitexturas e Casa da CercaHorário: das 10h às 02hLocal: Parque de estacionamento, Jardim Botânico – Latada e Parque de EsculturaPúblico: todos

RELAX

YOGAOrientação: Raquel Osório (Yogashala)Horário: das 10h às 11hPúblico: todos

TAI-CHIOrientação: Ricardo Carvalhosa (Academia Almadense)Horário: das 17h às 18hPúblico: todos

MASSAGENSMassagista: Teresa CruzHorário: das 11h30 às 13h, das 15h às 17h, das 19h às 20hDuração: 15 minutosLocal: Jardim Botânico – MataPúblico: todos

DANÇA

VIAGEM"Não Lugar" de Daniela Andana e “Nautilus” de Bruno DuarteA partir da ideia de Viagem, dois jovens coreógrafos da Companhia de Dança de Almada criaram esta peça, de duas partes, para os espaços expositivos interiores da Casa da Cerca e também para os espaços exteriores. "Não Lugar", de Daniela Andana, fala de não-lugares, lugares de passagem, ausentes de identidades. Por sua vez, em "Nautilus", de Bruno Duarte, é da viagem dos que ficam que se fala. Uma viagem interior de saudade, de lamento, mas também de esperança, de retorno.

Horário: 18h30Local: Pátio (início), Galeria Principal, Salão Nobre e Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: todos[Entrada gratuita, com levantamento de bilhete durante o próprio dia, das 10h às 18h, na Receção da Casa da Cerca]

DJ LIZARDOHorário: das 23h às 02hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

TEATRO

VIAJANDO COM VIOLETA DESTINO CHINATeatro de MarionetasCriação e Interpretação: Ângela Ribeiro

Violeta é uma viajante. E o Gato também!Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na margem de um rio para beber água... É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.Desta vez,  Violeta  leva-nos até à  China para conhecer a história do aprendiz caçador de dragões!

Horário: 16hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

A BALADA DO VELHO MARINHEIRO

Pelo Teatro do Mar - Encenação e Dramaturgia de Steve JohnstonInspirado na obra “�e Rime of the Ancient Mariner” do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) e nas ilustrações de Paul Gustave Doré (1832-1883).

Um marinheiro mata um albatroz que ajudou o seu barco a sair de uma intempérie. Devido à insensatez do seu ato, é vítima de uma maldição. Um a um, toda a tripulação morre, restando apenas o marinheiro que, apesar de todas as contrariedades, acaba por chegar a terra. Como pena por ter morto o pássaro, é forçado a andar pelo mundo para contar a sua história, consumido por uma angústia que o impele a relatar o seu crime e a ensinar o amor por todas as criaturas.

Horário: 22hLocal: Jardim NascentePúblico: todos

Page 4: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

EXPOSIÇÕES

VIAGEMCarlos No. Ema M. Miguel Palma. Fabrizio Matos. Martinho Costa. Pascal Ferreira. Pedro Valdez Cardoso. Rosário Rebello de Andrade . Companhia de Dança de AlmadaOito artistas plásticos e uma companhia de dança dão corpo a esta exposição coletiva que mostra obras de pintura, desenho, escultura, instalação, projeção vídeo e dança, evocadoras de vários aspetos da viagem, desde a viagem marítima e os territórios encontrados, à viagem interestelar e às emigrações, passando pela viagem da memória, incluindo a da própria história da pintura portuguesa.

Horário: das 10h às 24hLocal: Galeria Principal, Salão Nobre, Cisterna e PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

REFLEXOS. DE RUI SANCHESEXPOSIÇÃO DO FESTIVAL DE ALMADAExposição do escultor Rui Sanches integrada na 32.ª edição do Festival de Teatro de Almada, para o qual o artista foi convidado a criar a imagem gráfica do cartaz. Com 12 dípticos de desenho e fotografia, e uma escultura, esta exposição reúne um conjunto de obras que, pelo seu contexto, nos remetem para o mundo teatral, com a sua construção de realidades paralelas, habitadas por personagens misteriosas, cujas vidas se tecem num sábio equilíbrio de luz e sombra.

Horário: das 10h às 24h Local: Galeria do PátioPúblico: famílias, jovens e adultos

A VIAGEM DO DRAGOEIROOBRAS DO ACERVO DE ARTE DA CASA DA CERCAConjunto de fotografias da autoria de Rosa Reis, que testemunham a viagem de um antigo dragoeiro (Dracaena draco) proveniente de uma zona antiga de Almada para o Jardim Botânico O Chão das Artes, para onde foi transplantado em Setembro de 1997, assinalando o início da sua construção.

Horário: das 10h às 24hLocal: CapelaPúblico: famílias, jovens e adultos

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

VIAGEM IMPOSSÍVELNavegue pelo jardim durante o dia e à noite siga a rota de luz...

Criação: A.C.A.S.OHorário: das 10h às 02hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

MÚSICA

VOLTA AO MUNDO EM 20 MINUTOS E 20 FLAUTASSYRINX: XXIIAntónio Carrilho (flautas de bisel) e Katharine Rawdon (flautas transversais)

Uma viagem pela rota marítima de Magalhães, com visitas musicais partindo de Portugal e Europa, passando pela África, Índia, Ásia, América e com regresso a Portugal. Uma exploração inédita e divertida de músicas do mundo e músicas inspiradas nelas. Concerto para famílias que apresenta flautas de todo o género e músicas desde J.S. Bach., à Pinxinguinha e Zeca Afonso, além de músicas tradicionais de vários países.

Horário: 12h (duração: 20 minutos)Local: AuditórioPúblico: famílias, jovens e adultos[Limitado à lotação da sala]

TERRAKOTA

Os Terrakota estão de volta! Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multiétnico continua a fervilhar!O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta.Em novembro passado lançaram o EP digital independente e gratuito WONTANARA, que apresentam neste concerto imperdível.

Horário: 19h30Local: Jardim Botânico – AnfiteatroPúblico: todos

VIAJANDO COM AS PLANTAS DO CHÃO DAS ARTES Exposição documental que apresenta uma seleção de várias plantas do Chão das Artes – Jardim Botânico, para dar a conhecer a sua origem, a sua relação com as artes plásticas, e também os seus diferentes usos na alimentação ou medicina e curiosidades com elas relacionadas.

Horário: das 10h às 24hSala: Estufa do Jardim BotânicoPúblico: famílias, jovens e adultos

VISITAS ORIENTADAS

O CHÃO DAS ARTES – JARDIM BOTÂNICO

Orientação: Sónia FranciscoHorário: às 10h e às 16h (a visita da tarde será seguida de uma Oficina de Tintas)(duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

EXPOSIÇÃOVIAGEM

Orientação: Emília Ferreira Horário: às 11h e às 15h (duração aprox.: 1 hora)Local de início: Átrio da ReceçãoPúblico: jovens e adultos

OFICINAS DE ARTE

ROSA DOS VENTOSTendo como ponto de partida a Viagem, e o rio como elemento de inspiração, esta atividade convida os participantes da Festa a explorarem graficamente os múltiplos alfabetos e ideogramas do Mundo, através da escrita de oito palavras: Cooperação, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Paz, Justiça, Solidariedade, Tolerância. Fragmentos de um puzzle constituirão o suporte deste trabalho que, depois de composto, com a ajuda dos participantes, formará uma portentosa Rosa dos Ventos.

Orientação: Sílvia MoreiraAssistência: Mariana Fernandes e Sofia CampaniçoHorário: das 10h às 17h30Local: Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: famílias, jovens e adultos

SERIGRAFAR POSTAISNesta oficina para principiantes, vamos conhecer os princípios fundamentais do método direto na impressão serigráfica, através da criação de um postal com dois planos de impressão, passando por todas as fases do processo, desde a preparação dos quadros até ao sorriso final.

Orientação: Marc Parchow/ Qual Albatroz LivrosHorário: das 15h às 16h30Local: Jardim dos LeitoresPúblico: jovens e adultosMáximo de participantes: 15

OFICINA DE TINTAS

Carmim, castanho e amarelo são as tintas que faremos a partir das plantas existentes no Chão das Artes - Jardim Botânico.

Orientação: Marta OliveiraHorário: das 17h às 18hLocal: Jardim Botânico - MataPúblico: famílias, jovens e adultos

OFICINA DE DESENHO LIVRE NO JARDIMParticipe nesta oficina de desenho à vista dinamizada pela ilustradora científica Sara Simões.

Orientação: Sara SimõesHorário: das 16h às 18hLocal: Jardim Botânico – Orla da MataPúblico: famílias, jovens e adultos

ESPAÇO LIVRO

MALA DE LIVROSLer é, também, viajar. Pegue num livro e leia em família à sombra de uma árvore.

Organização: Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro/ Casa da CercaColaboração: Divisão de Bibliotecas da CMAHorário: das 10h às 18hLocal: Parque de EsculturaPúblico: famílias, jovens e adultos

MERCADOS

CRAFTS & DESIGNMostra de artesanato contemporâneo e de design.

Organização: ArquitexturasHorário: das 10h às 20hLocal: Jardim BotânicoPúblico: todos

PETISCOS DO MUNDOA gastronomia é um dos mais eficazes meios para se descobrir a cultura de um país. Neste mercado encontra deliciosas propostas variadas e multiculturais.

Organização: Arquitexturas e Casa da CercaHorário: das 10h às 02hLocal: Parque de estacionamento, Jardim Botânico – Latada e Parque de EsculturaPúblico: todos

RELAX

YOGAOrientação: Raquel Osório (Yogashala)Horário: das 10h às 11hPúblico: todos

TAI-CHIOrientação: Ricardo Carvalhosa (Academia Almadense)Horário: das 17h às 18hPúblico: todos

MASSAGENSMassagista: Teresa CruzHorário: das 11h30 às 13h, das 15h às 17h, das 19h às 20hDuração: 15 minutosLocal: Jardim Botânico – MataPúblico: todos

DANÇA

VIAGEM"Não Lugar" de Daniela Andana e “Nautilus” de Bruno DuarteA partir da ideia de Viagem, dois jovens coreógrafos da Companhia de Dança de Almada criaram esta peça, de duas partes, para os espaços expositivos interiores da Casa da Cerca e também para os espaços exteriores. "Não Lugar", de Daniela Andana, fala de não-lugares, lugares de passagem, ausentes de identidades. Por sua vez, em "Nautilus", de Bruno Duarte, é da viagem dos que ficam que se fala. Uma viagem interior de saudade, de lamento, mas também de esperança, de retorno.

Horário: 18h30Local: Pátio (início), Galeria Principal, Salão Nobre e Parque de Escultura (junto ao Neptuno)Público: todos[Entrada gratuita, com levantamento de bilhete durante o próprio dia, das 10h às 18h, na Receção da Casa da Cerca]

DJ LIZARDOHorário: das 23h às 02hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

TEATRO

VIAJANDO COM VIOLETA DESTINO CHINATeatro de MarionetasCriação e Interpretação: Ângela Ribeiro

Violeta é uma viajante. E o Gato também!Por vezes Violeta senta-se para comer uma maçã, ou curva-se na margem de um rio para beber água... É nestes momentos, nos entretantos, que podemos ouvir as histórias das suas viagens, de países tão distantes e de outros, aqui tão perto.Desta vez,  Violeta  leva-nos até à  China para conhecer a história do aprendiz caçador de dragões!

Horário: 16hLocal: Parque de EsculturaPúblico: todos

A BALADA DO VELHO MARINHEIRO

Pelo Teatro do Mar - Encenação e Dramaturgia de Steve JohnstonInspirado na obra “�e Rime of the Ancient Mariner” do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) e nas ilustrações de Paul Gustave Doré (1832-1883).

Um marinheiro mata um albatroz que ajudou o seu barco a sair de uma intempérie. Devido à insensatez do seu ato, é vítima de uma maldição. Um a um, toda a tripulação morre, restando apenas o marinheiro que, apesar de todas as contrariedades, acaba por chegar a terra. Como pena por ter morto o pássaro, é forçado a andar pelo mundo para contar a sua história, consumido por uma angústia que o impele a relatar o seu crime e a ensinar o amor por todas as criaturas.

Horário: 22hLocal: Jardim NascentePúblico: todos

Page 5: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

Longitude: W 9º 09.554'Coordenadas GPSLatitude: N 38º 41.014'Longitude: W 9º 09.554'

TRANSPORTES PÚBLICOS

Barcos Transtejo com destino a Cacilhas (com caminhada pelo Ginjal e subida no elevador panorâmico)

Autocarros TST (paragem Praça S. João Baptista) e Metro Sul do Tejo (paragem Praça S. João Baptista)

Comboio Fertagus (estação do Pragal) + autocarro TST ou Metro Sul do Tejo (paragens Praça S. João Baptista)

ESTACIONAMENTO

Parques de estacionamento mais próximos: Rua Conde Ferreira e Rua Capitão Leitão

Multibancos mais próximos:

Rua D. José de Mascarenhas (perto dos Paços do Concelho)Rua Capitão Leitão

INFORMAÇÕES ÚTEIS

COMO CHEGAR À CASA DA CERCA

M

M

Av. Dom Nuno Álvares Pereira

Cemiterio

de Almada

Parque Urbano

Comandante

Júlio Ferraz

CRISTO REI

M

Parque Municipal

da Juventude

Rua Fernão Lourenço

Gil Vicente

S. João Baptista

ALMAD

A

Av. Cristo Rei

Av. Dom Afonso HenriquesRua Dom Sancho I

Câmara M

unicipalde Alm

ada

PONTE 25 D

E ABRIL

CASA DA

CERCA

Rua Dom João de Castro

Rua Serpa Pinto

Rua do Ginjal

Junta de Freguesiade Alm

ada

Rua da Judiaria

Rua Dom José de M

ascarenhas

Rua Capitão leitãoAv. Dom João I

A NÃO PERDERA melhor vista para Lisboa!O pôr-do-sol!A noite na Casa da Cerca!

Page 6: Programa da Festa da Casa da Cerca 2015

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CISTERNA

PARQUE DE ESCULTURA

ESTUFA

FICHA TÉCNICA

CASA DA CERCA

DireçãoAna Isabel Ribeiro

CoordenaçãoVanda Piteira

ProgramaçãoAna Isabel Ribeiro | Alexandra Canelas | Ana Margarida Martins| Emília Ferreira | Mário Rainha Campos | Sílvia Moreira | Sónia Francisco | Vanda Piteira

Apoio à organizaçãoAna Paula Fortes | Ana Rosa Ruano | Carla Novais | Elisa Teodoro | Emília Ferreira | Fátima Tavares | Isabel FerreiraIsabel Fonseca | Lurdes Calado | Teresa Simões | Victor BorgesDivisão de Manutenção e Logística da CMA | Estagiários do Curso de Edu. e Form. em Sivicultura da Esc. Sec. António Gedeão | Estagiários do Curso de Edu. e Form. de Operadores de Jardinagem da EB Costa da Caparica | Estagiários do Curso Profissional de Técnicos de Turismo Ambiental e Rural da Esc. Sec. Cacilhas-Tejo | Estagiários do Curso Profissional de Multimédia da Esc. Secundária Francisco Simões

ComunicaçãoVanda Piteira

DesignLeonardo Guichon

COLABORAÇÕES

Oficinas de Arte Marc Parchow | Mariana Fernandes | Marta Oliveira | Sara Simões | Sílvia Moreira | Sofia Campaniço

Espaço LivroDivisão de Bibliotecas da CMA

Mercados Crafts & Design e Petiscos do Mundo Arquitexturas

RelaxRaquel Osório (Yogashala) | Ricardo Carvalhosa (Academia Almadense) | Teresa Cruz (Massagens)

DançaCompanhia de Dança de Almada

Instalação Artística A.C.A.S.O. – Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original

MúsicaTerrakota | DJ Lizardo | SYRINX: XXII (António Carrilho (flautas de bisel) e Katharine Rawdon (flautas transversais)

Apoio TécnicoPontoZurca | Etroslight – Iluminação para Espetáculos

TeatroÂngela Ribeiro (Teatro de Marionetas) | Teatro do Mar

CONTACTOSRua da Cerca, 2800-050 AlmadaT. 21 272 49 50F. 21 272 49 79E: [email protected]: www.m-almada.pt/casadacerca

Organização:

Parceiros:

Apoios:

Apoio à divulgação:

JARDIM NASCENTE