progdiscip instalacoes eletricas ii 2015 2

4
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMA DE DISCIPLINA I- IDENTIFICAÇÃO 1. CURSO: Engenharia Elétrica 2. DISCIPLINA: Instalações Elétricas II 3. SEMESTRE DO CURSO: 8º 4. PROFESSOR: Edvan Carneiro Almeida CARGA HORÁRIA: 54 h ANO LETIVO: 2015.2 Missão da FSA A Faculdade Santo Agostinho tem como Missão promover a formação de profissionais competentes nas suas áreas de atuação a partir de uma qualificação com base humanística que os habilite como cidadãos conscientes e éticos a desempenharem o papel de críticos, construtores e transformadores da sociedade. Objetivo do Curso Propiciar a formação de um cidadão que atue profissionalmente, com uma visão humana e ética, na pesquisa e na concepção, projeto e implantação de métodos e técnicas aplicadas a gestão e otimização dos sistemas produtivos. II- EMENTA 1. Instalações e partida para motores elétricos; 2. Proteção e Coordenação em Instalações Elétricas Industriais; 3. Luminotécnica; 4. Correção do Fator de Potência; 5. Sistemas de aterramento; 6. Projeto de subestação de consumidor. III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA - Conhecer os elementos de projeto para instalações elétricas industriais. - Possibilitar aplicação da coordenação e proteção em instalações elétricas industriais. - Proporcionar análise de luminotécnica, correção de fator de potência e aterramentos. - Oportunizar conhecimentos no projeto de subestação de consumidores. 1

Upload: ernadias

Post on 11-Jan-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

progdiscip Instalações

TRANSCRIPT

Page 1: ProgDiscip Instalacoes Eletricas II 2015 2

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSADIRETORIA DE ENSINOCOORDENAÇÃO DO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA

PROGRAMA DE DISCIPLINA

I- IDENTIFICAÇÃO

1. CURSO: Engenharia Elétrica2. DISCIPLINA: Instalações Elétricas II3. SEMESTRE DO CURSO: 8º4. PROFESSOR: Edvan Carneiro Almeida

CARGA HORÁRIA: 54 hANO LETIVO: 2015.2

Missão da FSA A Faculdade Santo Agostinho tem como Missão promover a formação de profissionais competentes nas suas áreas de atuação a partir de uma qualificação com base humanística que os habilite como cidadãos conscientes e éticos a desempenharem o papel de críticos, construtores e transformadores da sociedade.

Objetivo do Curso Propiciar a formação de um cidadão que atue profissionalmente, com uma visão humana e ética, na pesquisa e na concepção, projeto e implantação de métodos e técnicas aplicadas a gestão e otimização dos sistemas produtivos.

II- EMENTA

1. Instalações e partida para motores elétricos;2. Proteção e Coordenação em Instalações Elétricas Industriais;3. Luminotécnica;4. Correção do Fator de Potência;5. Sistemas de aterramento;6. Projeto de subestação de consumidor.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA

- Conhecer os elementos de projeto para instalações elétricas industriais. - Possibilitar aplicação da coordenação e proteção em instalações elétricas industriais.- Proporcionar análise de luminotécnica, correção de fator de potência e aterramentos.- Oportunizar conhecimentos no projeto de subestação de consumidores.

IV- DESENVOLVIMENTO DO EMENTÁRIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO HABILIDADES C.HUNIDADE I

1. Instalações e partida para motores elétricos;

2. Proteção e Coordenação em Instalações Elétricas Industriais

- Conhecer as grandezas elétricas para o dimensionamento das instalações.

- Caracterizar os elementos das instalações de motores elétricos.

- Empregar as técnicas proteção e coordenação nas instalações elétricas.

18h

1

Page 2: ProgDiscip Instalacoes Eletricas II 2015 2

UNIDADE II3. Luminotécnica;

4. Correção do Fator de Potência;

- Determinar o uso eficiente da luminotécnica.

- Analisar e aplicar a correção do fator de potência em instalações industriais. 16 h

UNIDADE III5. Sistemas de aterramento;

6. Projeto de subestação de consumidor.

- Empregar ferramentas para a execução de projetos de instalações elétricas industriais.

14 h

- Provas 1ª prova – Prev. 10 a 16/09 – 2h2ª prova – Prev. 26 a 31/10 – 2h3ª prova – Prev. 01 a 07/12 – 2h

6h

V- METODOLOGIA

- Aulas expositivas e dialogadas com interação professor e o aluno e apoio de ferramentas multimídias (Computador, projetor e vídeos).- Apresentação de trabalhos escritos e orais, individuais e coletivos, atividades adequadas aos diversos conteúdos abordados.

Em atendimento à resolução CNE/CES Nº 3, de julho de 2007 e ao Parecer CNE/CES Nº 261/2006, que determina a hora aula de 60 minutos, será desenvolvido atividade extraclasse correspondente a 9 horas aulas, para complementação das 54 horas desta disciplina.

VI- METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

2

Page 3: ProgDiscip Instalacoes Eletricas II 2015 2

A sistemática de avaliação a ser adotada na disciplina pauta-se nas normas contidas no regimento da Instituição, e contará de três avaliações:

1ª - Escrita e individual, contemplando os conteúdos da unidade I, valendo 10,0 pontos.

2ª - Escrita e individual, contemplando os conteúdos da unidade II, valendo 5,0 pontos e um trabalho individual valendo 5,0 pontos.

3ª - Escrita e individual, contemplando os conteúdos da unidade III, valendo 5,0 pontos e um trabalho em grupo valendo 5,0 pontos.

As avaliações individuais constarão de questões subjetivas e objetivas. Será observada, ainda, a participação do (a) aluno (a) nas aulas e trabalhos, sua evolução ao longo do curso, sua freqüência e pontualidade nas aulas e no cumprimento das atividades.

VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MAMEDE FILHO, Joao. Instalações elétricas industriais. 8ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

TREGENZA, P.; LOE, D. Projeto de iluminação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

SOUZA, Andre Nunes de; RODRIGUES, Jose Eduardo. SPDA - Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas: teoria, prática e legislação. Sao Paulo: Erica, 2012.

VIII - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MAMEDE FILHO, Joao. Instalações elétricas industriais: exemplo de aplicação. 8ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 1v.

MAMEDE FILHO, Joao. Manual de equipamentos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 15ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

GUERRINI, Delio Pereira. Iluminação: teoria e projeto. 2ed. Sao Paulo: Erica, 2013.

NISKIER, Julio. Manual de instalações elétricas. 2ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

3