profetas menores lição 12 - zacarias

25
ESCOLA BÍBLICA 13/08/13 Os Profetas Menores Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo

Upload: escola-biblica-sem-fronteiras

Post on 05-Jul-2015

1.686 views

Category:

Spiritual


8 download

DESCRIPTION

Aula ministrada na Igreja Evangélica Sem Fronteiras - Escola Bíblica (Série Profetas Menores)

TRANSCRIPT

Page 1: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

ESCOLA BÍBLICA13/08/13

Os Profetas Menores Advertências e consolações para a

santificação da Igreja de Cristo

Page 2: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12

Page 3: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 4: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 5: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LEITURA DIÁRIA

• Is 2.2-4 - A guerra não mais existirá

• Is 11.6-9 - A plenitude da paz universal

• Jr 23.5,6 - Haverá completa segurança na terra

• Zc 14.11 - Jerusalém habitará segura

• At 3.20,21 - A restauração de todas as coisas

• 2 Pe 3.13 - Esperamos novos céus e nova terra

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 6: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 7: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

INTRODUÇÃO

O livro de Zacarias apresenta os eventosdo porvir como o epílogo da história. Ooráculo do profeta não fala a respeito deacontecimentos enigmáticos, mas defatos reais e compreensíveis. Qualquerobservador atento à época atualverificará que as demandas do nossotempo apontam para um desfechodivinamente escatológico.

.OBJETIVOS DA AULA:

• Compreender a estrutura e a mensagem do livro de Zacarias.• Explicar a promessa de restauração da nação.• Saber que o reino messiânico é real.

Palavra Chave : Messias: Pessoa na qual se concretizavam as aspirações de salvação ou redenção.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 8: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

O LIVRO

1. Contexto histórico: Zacarias ministrava para oshabitantes de Jerusalém após o retorno do exílio naBabilônia (por volta de 518 a.C). Josué era o sumosacerdote recém-nomeado, e Zorobabel ogovernador. A reconstrução do templo tinharecomeçado uma vez mais como resultado doministério profético de Ageu. O povo estavacomeçando a experimentar novamente as bênçãosda obediência. Assim, a exortação aoarrependimento iniciou a profecia de Zacarias (1:2-4).

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOUROLIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 9: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOUROLIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

O uso de “vossos pais” lembrava o povo de que o exílio havia sido um juízo pelo pecado e os ligava

ao passado. O verbo “ tornar” é repetido diversas vezes nesses versículos, enfatizando o

chamado ao arrependimento. A mesma mensagem dada aos pais pelos primeiros profetas

não foi atendida. A comunidade que havia retornado experimentaria um juízo semelhante se

falhasse em atender essa mensagem.

Page 10: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 11: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

2. Vida pessoal. Zacarias quer dizer: “Javé Lembra”ligando assim seu nome ao propósito real do livro.Ele era de uma família sacerdotal, assim comoJeremias (Jr 1.1) e Ezequiel (Ez 1.3). Seu avô, Ido(1.1), era sacerdote e veio do exílio à Jerusalém nogrupo liderado por Zorobabel, filho de Sealtiel, eJosué, filho de Jozadaque (Ne 12.1-4) sumosacerdote. O ministério profético de Zacarias foi maisextenso que o de Ageu, pois ele menciona osoráculos entregues dois anos após o seu chamado(7.1).

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 12: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

• 3. Estrutura e mensagem: O propósito de Zacarias era

confortar e incentivar o povo de Deus a permanecer fiel emtempos de angústia e perplexidade. Ele incentivou o povo acontinuar construindo o templo. Zacarias focou a tenção do povonas promessas do Senhor para o futuro.

• Os oráculos de Zacarias são apocalípticos. Eles foram entreguespor visão (capítulos 1-6) e palavra (7-14). O assunto do livro é oMessias de Israel. Mas Jerusalém também ocupa espaçosignificativo na profecia. Há diversas referências diretas e indiretasa Zacarias em o Novo Testamento (Zc 9.9 cf. Mt 21.5; Zc 11.13 cf.Mt 27.9,10; Zc 12.10; Ap 1.7). A vinda do Messias e os demaiseventos escatológicos predominam os capítulos 9-14.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 13: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

PROMESSA DE RESTAURAÇÃO

1. Restauração de Jerusalém. A palavra profética anuncia:“Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (8.3b).Após a lição dos 70 anos de cativeiro, o Senhor se volta com zeloao seu povo. Mas a promessa é para o futuro, quando Jerusalémtornar-se uma “cidade de verdade [...] monte de santidade”(8.3b). Diante disso, podemos perguntar: “É possível viver nummundo de justiça, paz e segurança?”. A Bíblia assevera que sim!O profeta Zacarias, mostrando a trajetória da humanidade,descreve a história espiritual de Israel e o futuro glorioso deJerusalém no Milênio (14.11,16,17).

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 14: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

2. A paz universal. As Escrituras Sagradas falam de umperíodo conhecido como Reino Messiânico (ou Milênio),em que o próprio Senhor Jesus Cristo reinará por milanos. Tribos, cidades, povos e nações achegar-se-ão aDeus pelo anúncio do evangelho. O contexto bíblicopermite-nos dizer que essa profecia (8.20-22) éescatológica e aponta para a restauração de Jerusalém noMilênio (2.11; 3.10; Is 2.2-4; Mq 4.1-4). Nessa época,Israel estará plenamente restaurado tanto nacionalquanto espiritualmente.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 15: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

3. O zelo do Senhor (8.2). Jeová declara a si mesmocomo Deus “zeloso” (Êx 20.5), e este é um dos seusnomes (Êx 34.14). Tal zelo diz respeito à suasantidade, cuja violação não pode ficar impune (Js24.19). O zelo do Senhor ainda é manifestado comoindignação quando o seu povo é oprimido porestrangeiros. Aos opressores, Deus há de punir(1.14,15).

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 16: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

O Reino Messiânico é o período onde todo o mundo desfrutará da

verdadeira paz do Messias de Israel.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 17: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

AS VISÕES DE ZACARIAS

Todas as visões, exceto a quarta (Zc 3:1-5) seguem omesmo padrão literário: o profeta descreve o quevê, pede uma interpretação para o anjo e recebeuma explicação. Cinco das oito visões foramacompanhadas por um oráculo profético queampliava a mensagem sobre pureza e liderança.Uma era baseada na outra e as oito juntas tinhamde ser vistas como um todo.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 18: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

AS VISÕES DE ZACARIAS

1ª VISÃO – Um homem montado num cavalo vermelho (1.8) Eraprovavelmente o “Anjo do Senhor”, uma manifestação especial dapresença de Javé no AT considerada por alguns como uma pré-encarnação de Cristo (Gn 16:7-13; Êx 3:1-6; Jz 13:3-22) Ele clama pelozelo e compaixão de Deus trazendo palavras de conforto (1.12-14)

2ª VISÃO – Os quatro cifres (1.18-21) – o animal usa seus cifres paraatacar seus inimigos. Por esta razão o cifre era símbolo de força epoder. Os 4 cifres poderiam ser quatro potencias mundiaismencionadas por outros profetas: Assíria, Egito, Babilônia e Medo-Persa. Representavam o poder mundial que havia tentado, sem êxitofrustrar os propósitos do Senhor.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 19: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

AS VISÕES DE ZACARIAS

3ª VISÃO – Jerusalém é medida (2.1-5) – porque estaria repleta detão grande multidão que nenhum muro poderia contê-la, mas semmuros Jerusalém estaria indefesa, então o Senhor mesmo seria um“muro de fogo” para protegê-la.

4ª VISÃO – As “vestes sujas” de Josué (3.4-5) – foram substituídaspor finos trajes, simbolizando a retirada da iniquidade. Josué era retodiante de Deus apesar das acusações de satanás. Ele era um “tiçãotirado do fogo”. Esse provérbio envolve a ideia de ser salvo dadestruição completa.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 20: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

5ª VISÃO – O candelabro no tabernáculo (4.2-3) – era para sercuidado pelo sacerdote desde a noite atéa manhã, servindo como luzcontpinua no tabernáculo escuro. Um candelabro normal tinha 7lampadas, o da visão de Zacarias tinha 7 lampadas e sete tubos, comum tortal de 49 pavios, produzndo muito mais luz. Ambos eramabastecidos com azeite de oliva, usado para consagração e unção,simbolo do Espírito Santo. No AT, pessoas especialmente escolhidaseram ungidas com óleo (Ex 40.9-15; 1 Sm 9.27)

“Os dois ungidos” (4.12-14) – eram os líderes civis e religiosos,Zorobabel e Josué. Ele são “duas oliveiras” por meio de quem oEspírito Santo (o azeite) forneceu ao povo fiel (a luz) e coragemnecessária para reconstrução do templo. Em relação ao mundo, opovo se tornou testemunha ou luz na presença de Deus entre eles.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 21: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

O candelabro no

tabernáculo (4.2-3)

“Os dois ungidos”(4.12-14)

Page 22: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

6ª VISÃO – O rolo voante (5.1-3)– consistia de material paraescrita, em forma de cilindro, noqual eram feitas cópias dos livrosda Bíblia no AT. Na visão deZacarias, um rolo de tamanhoconsiderável (8,80 metros decomprimento por 4,4 de largura)é posicionado para o juízo. Adesignação “a maldição” indicasua relação com a Lei da aliança.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Os dois pecados nomeados (furtar e jurar falsamente) representam aquebra de toda a Lei (Mt 22:36-40)

Page 23: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

7ª VISÃO – A mulher e o efa (5.5-11) A remoção do pecado é claramente ofoco dessa visão (vs 7-11) É uma metáfora de uma mulher como“impiedade” (palavra que parece substantivo feminino), mas é usada paracompreender tanto a homens como mulheres de modo geral. A “cegonha”é uma ave capaz de viajar longas distâncias, assim, a impiedade seria levadapara fora da Terra prometida, num lugar simbólico como a Babilônia (lugarde impiedade).

8ª VISÃO – “Cavalos e carros” (6.1-3) - Indicam exércitos e guerra, poder ejuízo. Deus, o Guerreiro divino é frequentemente descrito como vindo dessaforma (Sl68.17 ; Is 66.15-16; Hb 3:8) Os carros dessa visão vieram dosimbólicos montes de bronze. Uma vez que se descreve que Deus habitaseus montes (Sl 48:1-3) e que a entrada do templo, a morada terrena deDeus, foi feita de bronze (1 Rs 7:13-22) A imagem foi de carros vindo à terrada morada celestial.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO

Page 24: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

LIÇÃO 12: ZACARIAS

O REINADO MESSIÂNICO

Deus, o Guerreiro divino

Page 25: Profetas menores   lição 12 - Zacarias

CONCLUSÃOA mensagem de Deus sempre foi manifesta de várias formas, mas com o

mesmo propósito: Trazer os pecadores ao arrependimento, fazer conhecido o nome de Jesus Cristo (Messias) e dar a esperança de sua

vinda para um reino de glória e paz em Sua presença. Em Zacarias vemos Deus se revelando como aquele que Zela pelo seu povo, destrói seus inimigos, os multiplica, os purifica, afasta seus pecados para longe, faz deles luz para outras nações, guerreia por eles e lhes dá esperança

de um perfeito por vir.

Diante do exposto, podemos concluir: se todas as profecias sobre os impérios passados e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se

fielmente, as profecias escatológicas igualmente se cumprirão. Os

acontecimentos atuais por si só começam a confirmar essa realidade.

LIÇÃO 12: ZACARIAS - O REINADO MESSIÂNICO