professor de questÃo 31 gabarito preliminar: d … · professor de propagaÇÃo de plantas, ... a...

47
1 CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, PAISAGISMO E SILVICULTURA PROVA VERDE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D O conhecimento apropriado do comportamento de cada variável dendrométrica é importante para definir as estratégias de manejo. A partir dessa afirmação, analisar os itens abaixo: I - Em espaçamentos menores, há um maior crescimento em altura, já que a procura por luz pode induzir a um maior desenvolvimento das árvores. II - Espaçamentos maiores propiciam uma maior média aritmética dos diâmetros do que espaçamentos mais reduzidos. III - Em um menor espaçamento, tem-se mais volume e área basal por unidade de área, mas plantas com menor média aritmética em diâmetro do que nos maiores espaçamentos. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, a alternativa correta é a c, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “c”. É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Upload: vodung

Post on 24-Jan-2019

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

1

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS,

PAISAGISMO E SILVICULTURA PROVA

VERDE

QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D

O conhecimento apropriado do comportamento de cada variável dendrométrica é importante para definir as estratégias de manejo. A partir dessa afirmação, analisar os itens abaixo: I - Em espaçamentos menores, há um maior crescimento em altura, já que a procura por luz pode induzir a um maior desenvolvimento das árvores. II - Espaçamentos maiores propiciam uma maior média aritmética dos diâmetros do que espaçamentos mais reduzidos. III - Em um menor espaçamento, tem-se mais volume e área basal por unidade de área, mas plantas com menor média aritmética em diâmetro do que nos maiores espaçamentos. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, a alternativa correta é a “c”, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “c”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 2: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

2

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO DE AVES E SUÍNOS PROVA AZUL

QUESTÃO 35 GABARITO PRELIMINAR: B

Cada fabricante de ração estabelece e recomenda o seu programa de alimentação. Teoricamente, se maior o número de fases ou períodos, melhores teriam que ser as respostas no desempenho, isto é, melhor balanceada em nutrientes para o correspondente período. Mas essa condição nem sempre é observada. Em relação aos programas de alimentação mais frequentemente empregados, assinalar a alternativa CORRETA: a) Uma de dois períodos, utilizando uma ração pré-inicial de 0 a 28 dias ou de 0 a 35 dias, e outra inicial de 29 a 49 ou de 36 a 56 dias. b) Uma de três períodos, com uso de uma inicial de 0 a 21 dias, uma intermediária de 22 a 42 dias e uma final de 43 a 56 dias. c) Uma de dois períodos, utilizando uma ração pré-inicial de 0 a 28 dias ou de 0 a 35 dias, e outra final de 29 a 49 ou de 36 a 56 dias. d) Uma de três períodos, com uso de uma pré-inicial de 0 a 7 dias, uma inicial de 22 a 42 dias e uma intermediária de 43 a 56 dias.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Na argumentação do candidato ele considera que não está especificada a espécie animal, e que há duas alternativas idênticas. Com relação a não especificar qual a espécie animal em que se refere a questão, o mesmo pode ser obtido a partir de um raciocínio simples. Se os conteúdos da prova são sobre Aves e Suínos, e todos os itens desta questão falam num sistema de alimentação que envolve um período de 0 a 56 dias, logo a questão é sobre nutrição de aves e não de suínos, pois os mesmo leva um período de 0 até 154 dias ou mais. Saliente-se que nesta questão não existem duas alternativas idênticas.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 3: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

3

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO DE AVES E SUÍNOS PROVA VERMELHA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: A

Toda tecnologia que melhora a eficiência alimentar dos animais deve ser encarada como um fator para a redução da quantidade de dejetos produzidos. Da mesma forma, qualquer procedimento nutricional ou tecnologia que aumente a produtividade por matriz acarreta menor quantidade de reprodutores para obter-se um determinado volume de produção e, consequentemente, uma menor quantidade de dejetos produzidos. Com base nessas informações, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Um dos objetivos é a redução da produção de dejetos animais por meio do aumento da eficiência de utilização dos nutrientes da dieta. Por exemplo, um suíno na fase de crescimento e terminação perde 2/3 do valor consumido de nitrogênio, o que pode ser diminuído consideravelmente quando se estabelece uma relação de aminoácidos nas proporções exatas em que eles são exigidos pelos suínos para a manutenção e produção. (---) O conhecimento da disponibilidade dos elementos minerais é importante tanto para atingir as necessidades do animal quanto para evitar que o excesso seja eliminado através dos dejetos. Um exemplo é o fósforo vegetal; apesar de estar praticamente em quantidade suficiente para atender às funções essenciais dos suínos, na maioria das dietas, sua disponibilidade varia de 15 a 50%. Isso ocorre porque o ferro encontra-se na forma de fitato, que, por ser indigerível, acaba sendo eliminado nas fezes. (---) O uso de enzimas que atuam eficientemente sobre os diferentes substratos das rações pode constituir-se em ferramenta útil para controlar o problema de dejetos. Contudo, as enzimas não agem sobre os nitrogênios produzidos pelos suínos. a) C - C - E. b) E - E - C. c) C - E - C. d) E - C - C.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, pois não há alternativa que responda corretamente a questão. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 4: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

4

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA VERDE

QUESTÃO 21 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE QUÍMICA - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA AZUL

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: C

Quanto às fórmulas químicas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) A fórmula molecular informa qual é a molécula da substância. (---) A fórmula mínima informa a proporção de átomos da molécula. (---) A fórmula porcentual informa a porcentagem de massa em cada elemento. a) C - E - C. b) E - C - C. c) C - C - C. d) C - E - E.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

A questão refere-se a três fórmulas: molecular, mínima e porcentual. A questão não questiona sobre qual molécula está sendo tratada, apenas pede a definição dos três tipos de fórmulas apresentadas. Conforme LEMBO em Química Realidade e Conteúdo – Volume Único, Editora Ática, SP, 2002, p.300, Módulo 7: A determinação de fórmulas químicas: Fórmula molecular ↔ Fórmula mínima ↔ Fórmula porcentual Indica a molécula indica a proporção fornece a porcentagem De átomos. em massa de cada Elemento. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 5: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

5

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA VERDE

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE QUÍMICA - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: A

Quando uma alteração é exercida sobre um equilíbrio, ocorre um deslocamento no sentido que tende a absorver essa alteração. Assinalar a alternativa CORRETA quanto ao fator que faz o equilíbrio deslocar-se no sentido da reação em que a substância acionada é consumida: a) Aumento da concentração. b) Diminuição da concentração. c) Aumento da temperatura. d) Aumento da pressão.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

De acordo com LEMBO em Química Realidade e Conteúdo – Volume Único, Editora Ática, SP, 2002, p.423, item 8, Resumindo as alterações dos equilíbrios: O quadro abaixo resume as previsões feitas pelo Princípio de Le Chatelier: Quando uma alteração é exercida sobre um equilíbrio, ocorre um deslocamento no sentido que tende a absorver essa alteração.

Alteração Deslocamento do equilíbrio no sentido da

Aumento de Concentração Reação em que a substância adicionada é consumida

Diminuição de concentração Reação em que a substância retirada é produzida

Aumento de temperatura Reação em que o calor é absorvido (endotérmico)

Redução de temperatura Reação em que o calor é reposto (exotérmico)

Aumento de pressão Contração (somente para gases)

Diminuição de pressão Expansão (somente para gases)

Conforme o exposto acima, o aumento de concentração desloca o equilíbrio no sentido da reação em que a substância adicionada é consumida. É essa a alternativa correta. A diminuição da concentração não entrou no escopo da questão, não foi apresentada como alternativa e, portanto, não é considerada para sua resolução. A Banca lembra que as alternativas referem-se sempre somente ao apresentado na questão, sendo essas que devem ser analisadas a fim de se encontrar a resposta correta que, nesse caso, está de acordo com o gabarito divulgado.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 6: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

6

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA VERDE

QUESTÃO 25 GABARITO PRELIMINAR: C

Quanto às características de alguns compostos orgânicos, analisar os itens abaixo: I - Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono e oxigênio. II - Álcoois são compostos que apresentam o grupo oxidrila ligado a um carbono saturado. III - O etanal pertence ao conjunto de substâncias conhecidas como aldeídos, que se caracterizam pela presença do grupo aldoxila. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item I. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens II e III. d) Nenhum dos itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: A questão em referência foi feita com base no livro de Tito & Canto – Química na abordagem do cotidiano – volume único, Editora Moderna, SP, 1997 que utiliza a nomenclatura IUPAC, citada várias vezes no texto. Segundo Tito & Canto, na p.415 lê-se: “Como dissemos, o etanol é chamado apenas de álcool. No entanto, para os químicos o termo álcool engloba uma grande família de compostos, todos com uma semelhança estrutural: apresentar o grupo OH ligado a um carbono saturado, isto é, aquele que só faz ligações simples.” “O grupo OH é chamado de hidroxila ou oxidrila.” O item II da questão diz: Álcoois são compostos que apresentam o grupo oxidrila ligado a um carbono saturado. Está, portanto, correta. Ainda utilizando Tito & Canto, na p.416 lê-se: “O etanal pertence ao conjunto de substâncias conhecidas como aldeídos, que se caracterizam pela presença do grupo: C O Aldeído H O grupo C O é chamado de formila ou aldoxila. Pode ser abreviado para CHO.” H O item III da questão diz: O etanal pertence ao conjunto de substâncias conhecidas como aldeídos, que se caracterizam pela presença do grupo aldoxila. Está, portanto, correta.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 7: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

7

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 21 GABARITO PRELIMINAR: D

Assinalar a alternativa que apresenta somente substâncias puras, simples ou compostas: a) Água destilada, ar, água cristalina, barra de ouro. b) Ouro 18 quilates, latão, ar, bronze. c) Água destilada, vinagre, água cristalina, bronze. d) Água destilada, barra de ouro, ozônio, ferro.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: O recurso do candidato alega que a alternativa “d” não pode ser considerada correta, tendo em vista que a “água destilada” não pode ser considerada pura, posto que pode se transformar. Saliente-se que o entendimento do candidato em nenhum momento contraria o gabarito apresentado, o que leva a banca a indeferir o recurso. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 8: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

8

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: B

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA VERDE

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: B

Analisar os itens abaixo: I - Cadeia carbônica é a estrutura formada por todos os átomos de carbono e heteroátomos de uma molécula orgânica. II - Todas as substâncias que contêm carbono são consideradas orgânicas. a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

No caso da presente questão, o livro referência utilizado foi Tito & Canto – Química na abordagem do cotidiano – volume único, Editora Moderna, SP, 1997. Tito & Canto utiliza-se da seguinte definição (p.400):

Cadeia carbônica é a estrutura formada por todos os átomos de carbono e heteroátomos de uma molécula orgânica.

É uma definição genérica, mas correta. Logicamente, se átomos de um mesmo elemento não forem heteroátomos, tais átomos não serão considerados na cadeia orgânica, não invalidando a afirmação acima. Cabe a quem estiver analisando a cadeia determinar quais são ou não os heteroátomos e, então determinar ou estudar a cadeia carbônica em questão. Portanto, tal fato não invalida a afirmação da alternativa da questão. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 9: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

9

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 28 GABARITO PRELIMINAR: D

Assinalar a alternativa CORRETA quanto às principais características das moléculas no estado gasoso: a) Apresentam-se sob pressão, daí possuírem a característica de constante movimento. b) Apresentam-se fortemente unidas, além de estarem em constante movimento. c) Apresentam-se sempre aquecidas e agitadas, portanto em estado estacionário. d) Apresentam-se isoladas e muito afastadas umas das outras, além de estarem em constante movimento.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

De acordo com LEMBO em Química Realidade e Conteúdo – Volume Único, Editora Ática, SP, 2002, p.245, item 2: O estado gasoso, um modelo simples:

Tendo observado as propriedades macroscópicas de uma gás, os cientistas propuseram um modelo para representar o comportamento individual das moléculas. Moléculas isoladas – as moléculas não estão ligadas umas às outras. Moléculas muito afastadas – a distância média entre as moléculas é muito grande, comparando-se com um líquido ou com um sólido. Movimento constante – as moléculas possuem movimento contínuo de translação. Nesse modelo as moléculas estão isoladas, muito afastadas umas das outras e em constante movimento. Observe agora como este modelo explica o comportamento geral dos gases.

Logo, em termos gerais, são essas as características adotadas para o comportamento dos gases. Não cabe aqui questionar se o gás é real ou ideal, cabe confirmar suas características gerais, o que está claramente citado e explicado na literatura utilizada e citada acima. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 10: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

10

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA – PROVA VERMELHA

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: A

Quanto às proteínas, analisar a sentença abaixo: Proteínas são polímeros formados a partir da condensação de α-aminoácidos e estão presentes em todas as células vivas. Algumas proteínas fazem parte da estrutura dos organismos, como fibras musculares, cabelo e pele; outras funcionam como catalisadores nas reações que ocorrem nos organismos e, nesses casos, são chamadas de enzimas (1ª parte). Cada proteína apresenta uma característica de α-aminoácidos (α-aa), denominada estrutura primária, que indica quais são os α-aa presentes e qual é a sequência em que estão unidos, originando uma cadeia principal, em que os grupos R constituem cadeias laterais (2ª parte). A sentença está: a) Totalmente correta. b) Correta somente em sua 1

a parte.

c) Correta somente em sua 2a parte.

d) Totalmente incorreta.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

A questão foi elaborada com base no livro de Usberco e Salvador, Química – volume único, Editora Saraiva, SP, 2002. O livro afirma na p.627 exatamente o que consta na questão:

Cada proteína apresenta uma característica de α-aminoácidos (α-aa), denominada estrutura primária, que indica quais são os α-aa presentes e qual é a sequência em que estão unidos, originando uma cadeia principal, em que os grupos R constituem cadeias laterais.

Logo, a sentença, de acordo com o livro utilizado, está correta.

Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 11: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

11

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA VERDE

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA ROXA

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA AZUL

QUESTÃO 23 GABARITO PRELIMINAR: A

Quanto à massa de fórmulas iônicas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) O padrão para massas atômicas e moleculares é o carbono 12. (---) Por convenção, o carbono 12 possui massa 24u. (---) A massa atômica de um isótopo é numericamente igual ao seu número de massa. a) C - E - C. b) E - C - C. c) C - C - C. d) C - E - E.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

De acordo com LEMBO em Química Realidade e Conteúdo – Volume Único, Editora Ática, SP, 2002, p.233, item 6: A massa de fórmulas iônicas, subitem “Resumindo”:

O padrão para massas atômicas e moleculares é o carbono-12

Por convenção, o carbono-12 possui massa 12µ.

A unidade de massa atômica (µ) será 1/12 da massa do carbono-12.

A massa atômica de um isótopo é numericamente igual ao seu número de massa (A). A questão não aborda o número de massa, conforme citado pelo candidato. Resume-se a apenas três alternativas entre tantas outras possíveis no que se refere ao estudo de fórmulas iônicas. Além disso, afirma que a massa atômica é “pequena e por isso mesmo desprezada”, o que corrobora a afirmação encontrada no livro usado como base para a questão. Não é discutido aqui qualquer outra afirmativa que não seja aquelas citadas nas três opções da questão. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 12: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

12

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA AZUL

QUESTÃO 26 GABARITO PRELIMINAR: D

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A _____________ é a energia mínima para que uma colisão entre as moléculas seja favorável. Sabe-se que a ______________ da reação é proporcional ao número de colisões favoráveis. Portanto quanto menor a _____________________________ será a reação.

a) catálise - concentração - energia mais lenta b) energia de ativação - temperatura - velocidade mais lenta c) catálise - velocidade - quantidade de colisões mais rápida d) energia de ativação - velocidade - energia de ativação mais rápida

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O recurso do candidato argumenta que a alternativa “b” também estaria correta. No entanto, esse entendimento deixaria a sentença conforme segue:

A energia de ativação é a energia mínima para que uma colisão entre as moléculas seja favorável. Sabe-se que a temperatura da reação é proporcional ao número de colisões favoráveis. Portanto quanto menor a velocidade mais lenta será a reação.

Percebe-se que o preenchimento das lacunas com a alternativa “b” tornaria a sentença sem sentido. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 13: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

13

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE QUÍMICA PROVA AZUL

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: B

Supondo-se que fosse necessário armazenar uma solução de HCl, o recipiente escolhido seria de: a) Estanho, pois é um metal menos reativo que o cobre. b) Cobre, pois é um metal menos reativo que o hidrogênio. c) Estanho, pois é um metal mais reativo que o HCl. d) Cobre, pois é um metal mais reativo que o HCl.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O recurso do candidato argumenta apenas que, para responder corretamente a questão, haveria necessidade de uso de material vedado. Não há discordância de gabarito. Saliente-se que, para a resolução da questão, não se faz necessária a utilização de Tabela Periódica, o que leva a banca a indeferir o recurso apresentado.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 14: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

14

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO - PROVA ROXA

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO-PROVA AZUL

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: C

Os filos Coelenterata e Ctenophora estão muito relacionados, e ambos apresentam características exclusivas. Com relação a essas características, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Simetria radial ao redor de um eixo oral-aboral. (---) Apresentam polimorfismo; são celomados. (---) Digestão intracelular. (---) Apresentam uma cavidade gastrovascular central e uma rede difusa de células nervosas, sem um sistema nervoso central. a) E - C - E - C. b) C - E - C - E. c) C - E - E - C. d) C - E - C - C.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, pois não há alternativa que responda corretamente a questão. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 15: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

15

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO - PROVA ROXA

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA AZUL

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: C

Em relação às principais características dos moluscos, assinalar a alternativa CORRETA: a) Gastrópodes (mexilhões e ostras: com duas conchas articuladas), bivalves (lulas, polvos e chocos: mais ativos e inteligentes) e cefalópodes (caracóis: com conchas geralmente em única peça) são classes representantes desse filo. b) Apresentam duas partes distintas do corpo: a cabeça, a qual possui uma boca, e o manto, que se localiza externamente à concha. c) Um órgão exclusivo dos moluscos, e encontrado em todos eles, é a rádula (tira denteada de peças móveis de tecido cartilaginoso que cobre a língua). d) Em todos os moluscos, o trato digestivo é incompleto, ou seja, sem ânus. As partículas alimentares são absorvidas pelas células que revestem o estômago e o intestino posterior; nelas passa o alimento para o manto.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, pois não há alternativa que responda corretamente a questão. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 16: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

16

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA –

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA

ROXA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: A

O filo Arthropoda é o maior filo do reino animal, e seus representantes estão distribuídos por todas as regiões da Terra. Sobre as características desse filo, analisar os itens abaixo: I - Exoesqueleto quitinoso e mudado periodicamente. II - Respiração pelas brânquias, pelas traqueias (ductos de ar) ou pela superfície do corpo. III - Apresentam um sistema circulatório aberto (lacunar) com coração ventral. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens II e III. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O recurso do candidato enfatiza que, no seu entendimento, “sugere difusão em qualquer ou toda a superfície do corpo”, o que não está explicito no item, pois o item é baseado no autor STORER, T.I. et AL. Zoologia Geral.p. 464.4ª Ed.1995, que discorre sobre as características gerais do filo Arthropoda e cita este tipo de respiração, não sugerindo nenhum outro entendimento. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 17: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

17

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO - PROVA VERDE

QUESTÃO 10 GABARITO PRELIMINAR: B

PROFESSOR DE FITOTECNIA, PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE PROVA AZUL

QUESTÃO 09 GABARITO PRELIMINAR: B

Ao pluralizar-se o fragmento “... o silêncio que vem da nossa própria voz...”, a forma verbal: a) Fica inalterada. b) Recebe acento circunflexo. c) Recebe acento agudo. d) Recebe acento grave.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: A referida questão trata da concordância do verbo e de sua respectiva acentuação. Pede-se que se pluralize o fragmento entre aspas: “... o silêncio que vem da nossa própria voz...” Assim, tem-se: “... os silêncios que vêm da nossa própria voz...” A forma verbal (vir), ao ser pluralizada na 3ª pessoa do plural, adquire acento circunflexo. Isto posto, na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é “b”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 18: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

18

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO - PROVA VERDE

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: C

Ao longo do tempo, vários são os conceitos de espécie. Destaca-se atualmente o chamado “conceito filogenético de espécie”. Em relação a esse conceito, assinalar a alternativa CORRETA: a) É uma população intercruzante de indivíduos que têm descendência comum e que compartilham características que se sobrepõem. b) É um conjunto reprodutivo de populações (isoladas reprodutivamente de outras) que ocupam um nicho específico na natureza. c) É o menor grupo de organismos diagnosticáveis e distintos de outros agrupamentos em que existe um padrão parenteral de ancestralidade e descendência. d) É uma linhagem única de populações ancestrais de outras linhagens e possui tendências evolutivas e destinos próprios.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que houve erro de grafia na alternativa “c”, na palavra “parenteral”, o que torna a alternativa incorreta. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 19: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

19

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA ROXA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: B

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA AZUL

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: B

Sobre as esponjas, assinalar a alternativa CORRETA: a) Apresentam digestão extracelular. b) São monoicas. c) Apresentam simetria bilateral. d) A reprodução sexuada ocorre através de gêmulas.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O recurso da candidata, baseado em obra de RUPPERT afirma que a maioria das esponjas são monóicas (hermafroditas), cita a existência de esponjas dioicas, mas não explícita e nem dá exemplos. No entanto, sabe-se que elas reproduzem tanto assexuadamente com sexuadamente, baseado em: HICKMANN,C.P.Jr.;ROBERTS,L.S.;LARSON,A.Princípios Integrados de Zoologia,p. 230 e 234. 2001. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 20: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

20

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA AZUL

QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: A

Não existe diferenciação morfológica entre cílios e flagelos dos protozoários. Em relação a essa afirmação, analisar os itens abaixo: I - O flagelo impulsiona a água paralelamente ao seu eixo principal. II - Axonema é um tubo de microtúbulos, organizado no padrão “9 + 2”. a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, a alternativa correta é a “b”, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “b”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 21: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

21

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOLOGIA – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ENSINO EM BIOLOGIA DE CAMPO – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROVA AZUL

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: B

Sobre os aspectos gerais do filo Mollusca, segundo maior filo animal e importante grupo da linha evolutiva dos invertebrados, analisar os itens abaixo: I - Corpo mole, que consiste em uma massa visceral ventral. II - Manto, que é uma bainha de epiderme que se estende a partir da massa visceral. III - Um pé adaptado para locomover-se, cavar, nadar e fixar-se. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens II e III. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

A presente questão foi baseada em STORER, T.I. et AL. Zoologia Geral.p. 416 e 417.4ª Ed.1995. O recurso do candidato argumenta sobre a existência de uma Ordem (Nudibranchia) que apresentaria uma massa visceral ventral. No entanto, não há qualquer referência à fonte bibliográfica utilizada para tal afirmação. Desta forma, indefere-se o recurso.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 22: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

22

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOTECNIA PROVA ROXA

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: C

Considerando-se o sistema de criação de gado leiteiro na forma de confinamento, total ou semiconfinamento, que é difundido em países com clima frio, inverno rigoroso, bem como naquelas regiões de pequenas propriedades, com pouca área de terra, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Os cochos (comedouros) paralelos ao corredor central destacam a posição dos animais no sentido frente a frente, situação contraindicada na construção do estábulo convencional. A posição frente a frente no barracão prende-se ao fato de ser facilitado o carregamento do cocho com grande volume de alimentos, bem como devido a ser o centro da construção mais protegido do sol e da chuva, evitando assim a danificação da ração. (---) A função do corredor central entre os dois cochos é facilitar o arraçoamanto, razão pela qual é bem estreito, dando mais condições ao tráfego de veículos carregados com alimentos. (---) O estábulo de confinamento é construído sem paredes e com uma significativa altura, para facilitar a ventilação e a aeração interna nos períodos mais quentes do ano. a) C - C - E. b) E - E - C. c) C - E - C. d) E - C - C.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O candidato argumenta que o item I está incorreto, citando somente uma parte do texto. No entanto, é bem explicito que a posição dos animais frente a frente é uma situação contraindicada na construção de um estábulo convencional e não no sistema de confinamento ou semi confinamento, no qual o item está se referindo sobre a questão.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 23: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

23

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOTECNIA PROVA ROXA

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: B

O sistema de produção pode ser organizado de diferentes maneiras; normalmente, é definido pelo escalonamento da produção, ou seja, pelo tamanho do sistema de produção e pelo volume de produção. Essa organização pode ser mensal, quinzenal ou semanal. Quanto a essa organização, analisar os itens abaixo: I - A organização quinzenal pode ser sugerida em um sistema de produção médio com desmame dos leitões com 28 ou 35 dias. Assim, pode-se dividir o conjunto de matrizes por 12 e providenciar a cobertura de cada grupo no menor intervalo possível dentro de uma quinzena, consequentemente o desmame do grupo em um dia da quinzena, e a comercialização poderá ser feita uma vez por quinzena ou lentamente ao longo da quinzena. II - Em sistema de produção de grande porte, deve-se adotar uma organização semanal. Devido à alta tecnologia de produção, o melhor controle de cobertura, recolhimento e transferência é semanal. Não é importante o tempo de desmame, pois o desmame médio de 28 a 35 dias não influencia na produção e no controle semanal dos outros itens. a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O recurso do candidato considera o item I incorreto, argumentando que os animais devem ser divididos por 24, uma vez que o ano tem 24 semanas e não por 12 como está no item. No entanto, não cita nenhuma fonte sobre o sistema quinzenal de organização, no qual o item se refere. Por outro lado, o item da questão é baseado em SOBESTIANSKY,J.;WENTS, I.; SILVEIRA, P.R.S.;SESTI, L.A.C. Suinocultura intensiva.Produção manejo e saúde do rebanho. Embrapa-CNPSA. Concórdia. p.21 e 23. 1998., e está bem claro que o número 12, em que os animais devem ser divididos é para formar 12 grupos, não tendo relação com as semanas.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 24: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

24

Page 25: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

25

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ZOOTECNIA PROVA ROXA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: D

A alimentação de matrizes é baseada em diferentes dietas e quantidades, dependendo da fase reprodutiva. Durante a gestação, a fêmea é submetida a um consumo limitado de alimento. O desafio é fornecer a quantidade correta de alimento para que a fêmea atinja a necessidade nutricional de mantença, para a recuperação de eventuais perdas de condições corporais durante a lactação anterior e para que possa também desenvolver e nutrir seus conceptos. Sobre os principais objetivos da nutrição durante a gestação, analisar os itens abaixo: I - Permitir uma alta sobrevivência embrionária e fetal. II - Permitir uma alta taxa de ovulação no ciclo subsequente. III - Recomposição de reservas corporais após o desmame. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O candidato entende que o item II está incorreto, argumentando que este item é sobre a fase de cobertura e não de gestação em que se refere a questão. No entanto, em suas referências não encontramos nada que contrarie o item em questão. Saliente-se que a bibliografia utilizada para a obra foi BORTOLOZZO, F.P.; Wentz, I. A fêmea suína gestante. p 87.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 26: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

26

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROGRAMADOR VISUAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 15 GABARITO PRELIMINAR: C

Uma pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas com o intuito de verificar a preferência em relação aos modelos de automóveis fabricados por determinadas empresas. Os seguintes resultados foram obtidos:

485 pessoas preferem os modelos fabricados pela empresa A.

450 pessoas preferem os modelos fabricados pela empresa B.

431 pessoas preferem os modelos fabricados pela empresa C.

190 pessoas preferem os modelos fabricados pelas empresas A e B.

150 pessoas preferem os modelos fabricados pelas empresas A e C.

128 pessoas preferem os modelos fabricados pelas empresas B e C.

90 pessoas preferem os modelos fabricados pelas três empresas. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que o número de pessoas que não preferem nenhuma das três empresas é igual a: a) 16 b) 14 c) 12 d) 10

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que a questão não apresenta gabarito.

Para resolver a questão, deve-se aplicar as propriedades relativas aos Conjuntos, onde:

A: conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pela empresa A → n(A) = 485. B: conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pela empresa B → n(B) = 450. C: conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pela empresa C → n(C) = 431. A ∩ B ∩ C: conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pelas três empresas → n(A ∩ B ∩ C) = 90. (A ∩ B) - (A ∩ B ∩ C): conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pelas empresas A e B → 190 – 90 = 100. (B ∩ C) - (A ∩ B ∩ C): conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pelas empresas B e C → 128 - 90 = 38. (A ∩ C) - (A ∩ B ∩ C): conjunto de pessoas que preferem os modelos fabricados pelas empresas A e C → 150 – 90 = 60. A - (A ∩ B) - (A ∩ B ∩ C) - (A ∩ C): conjunto de pessoas que preferem somente os modelos fabricados pela empresa A → 485 - 60 - 90 - 100 = 235. B - (A ∩ B) - (A ∩ B ∩ C) - (B ∩ C): conjunto de pessoas que preferem somente os modelos fabricados pela empresa B → 450 - 100 - 90 - 38 = 222. C - (A ∩ C) - (A ∩ B ∩ C) - (B ∩ C): conjunto pessoas que preferem somente os modelos fabricados pela empresa C → 431 - 60 - 90 - 38 = 243. Como podemos ver no diagrama de Venn abaixo:

Page 27: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

27

Após aplicar as propriedades dos conjuntos, podemos obter o número de pessoas que não preferem nenhuma das três empresas:

1000 = 235 + 100 + 222 + 38 + 243 + 60 + 90 + x

1000 = 988 + x

x = 12

Desta forma, a única alternativa que apresenta a resposta que satisfaz a questão é a alternativa “c”.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 28: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

28

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: C

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – PROVA ROXA

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: C

O grupo de seis países conhecido como G5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha) finalizou em 2013 um acordo provisório, de seis meses, em que um país asiático deverá reduzir seu programa nuclear em troca de alívios nas sanções econômicas. O país que se comprometeu a desacelerar seu programa nuclear foi: a) Paquistão. b) Iraque. c) Irã. d) Coreia do Sul.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito preliminar, pedindo a anulação da questão devido ao fato de que “a questão envolve mais que um acordo entre os seis países e o Irã. Apesar dos(sic) negociadores serem os mesmos que os países do chamado G5+1, o documento envolve compromissos da comunidade internacional como um todo(...), com foco para o comprometimento da União Europeia. Além disso, a forma como a questão está redigida deixa a entender que o G5+1 concluiu um acordo internacional, o que não é possível em razão do(sic) grupo não possuir personalidade jurídica internacional. Foi acordado um entendimento inicial para negociações posteriores e um possível acordo no âmbito da Agência Internacional de Energia Atômica”. Faz-se necessário salientar que, conforme noticiado pelos maiores órgãos de informação, foi acordado entre Irã, Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha um acordo provisório no qual o Irã reduziria seu programa nuclear em troca do alívio nas sanções econômicas ao seu país. Indiferentemente de quais países fizeram o acordo, não modifica o fato de ser o Irã (reitera-se que, em um primeiro momento, através de um acordo provisório) o país que deverá desacelerar o programa nuclear enquanto as nações negociam um pacto mais amplo. O acordo foi feito em Genebra entre representantes do Irã e a responsável adjunta do Serviço Exterior da União Europeia para Assuntos Políticos, Helga Schmidt, a qual negocia em nome dos países do G5+1, que, como mencionado anteriormente, em 2013 selaram um acordo histórico para frear o programa nuclear iraniano.

Portanto, na presente questão, consubstanciado pelo exposto acima, a alternativa “c” está correta. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 29: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

29

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: B

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: No início da história humana, levavam-se horas para marcar em uma pedra alguns rabiscos; eram os primórdios da _____________. Com o avanço dos séculos e da demanda por um sistema tipográfico que possibilitasse uma padronização alfabética e a comunicação escrita das línguas, foram surgindo diversos tipos de letras. Hoje, podemos perceber quase que uma unificação no sistema aplicado à comunicação e à publicidade, através dos tipos _______________, por sua clareza de formas e pela facilidade na leitura, afinal uma letra eficaz é lida por milhões de pessoas, atingindo um público com maior acerto e rapidez, garantindo uma _______________________. a) escrita romana - da escola alemã Bauhaus - mensagem publicitária bem redigida b) escrita - latinos - comunicação efetiva c) escrita - arábicos - comunicação dirigida d) arte publicitária - latinos - mensagem publicitária efetiva

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Os tipos latinos, assim chamados, derivam-se do latim, da língua latina, por sua origem histórica, sendo extensamente utilizados, difundidos e mundialmente adotados através de famílias de letras que todos conhecemos. Muitas das quais constantes no anexo do próprio candidato. São esses tipos os originários das principais fontes tipográficas que fazem parte da sinalização, comunicação e utilização maciça nas línguas mais comuns de nossos tempos atuais tais como o francês, o espanhol e a atual “língua universal” o inglês. Para citar algumas apenas: Arial e Verdana, recomendadas, por exemplo, no Manual de Sinalização de Trânsito Brasileiro, por sua clareza de formas, facilidade de leitura e de uso devido à presença na maioria dos computadores, para quem produz as placas. Não é correto afirmar, portanto, que não existem tipos latinos, tanto é que o documento anexado pelo candidato não prova em nenhum momento de forma tácita e clara que alguém, autor ou publicação, afirme a inexistência dos mesmos. Negar a existência das fontes originadas pelo latim, língua maciçamente divulgada e amplamente utilizada devido ao histórico período de expansão e domínio romano pelos mais diversos recantos do mundo, é quase como negar a história da própria escrita moderna. A base estética dos alfabetos, hoje praticamente unificados através da computação, prova que as letras originadas naquele período histórico deram a base para as famílias de fontes que hoje temos em nossos computadores, utilizados até mesmo por culturas e países que sequer tem no alfabeto latino seu uso mais comum. Para complementar, baseio o argumento na afirmação de Adrian Frutiger, de sua obra Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado (São Paulo. Martins Fontes. 1999. Página 167) na qual a questão foi inspirada: “Há algumas décadas, em todos os países ocidentais usavam-se inúmeros tipos de letras, característicos de cada região(...). Hoje testemunhamos a cristalização da forma latina como um tipo de letra internacional.” Seria possível ainda dizer que, as questões são elaboradas de modo a serem contempladas em sua plenitude e que, a análise total da mesma é que dá base sustentatória e argumentativa para a existência de uma alternativa que satisfaça marcar corretamente todas as lacunas de modo a dar coerência textual ao que se visa afirmar. Assim, é fácil deduzir que as demais sequer apresentam alternativas que visem a confundir o candidato, o que neste caso seria plausível, mas não, notando-se facilmente pela afirmativa que traz a opção de tipos arábicos e os da escola Bauhaus, esta última sim, que sequer era uma família de tipos e sim uma escola alemã que desenvolveu espécies de fontes que tinham por base a facilidade da leitura e clareza

Page 30: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

30

das formas, mas não uma espécie de tipos. Assim sendo, a alternativa, dentro do contexto apresentado é plenamente satisfeita com a afirmativa de que os tipos latinos, no tocante aos tipos de letras originados pelo latim, língua antiga que foi a base do alfabeto latino, por sua vez, forma a maioria das famílias de tipos de letras e símbolos de escrita que compõem a mensagem publicitária e a comunicação utilizada pela maioria dos povos na atualidade.

CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 31: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

31

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA QUESTÃO 35 GABARITO PRELIMINAR: D

Considerando-se os processos e as características abaixo, em relação ao programa de editoração Adobe InDesign CS2 (computador com Acrobat Distiller devidamente instalado), numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Processo de geração de arquivo PDF. (2) Processo de impressão de documento. (3) Processo de salvamento de um arquivo PDF para Web. (---) Abrir o arquivo a ser exportado para PDF. Escolher uma das predefinições - Ebook. Colocar um nome para o arquivo. Surge a caixa “Exporta PDF” com as configurações determinadas pela predefinição. Clicar no botão “Exportar” - PDF gerado. (---) Clicar em “Arquivo” - “Imprimir”; selecionar “Acrobat”; definir tamanho do papel. Em marcas e sangria, ativar a caixa “Todas”; em “Saída” configurar a caixa “Virar” como “Horizontal” (esse recurso é usado para impressão de filmes). Em “Elementos Gráficos”, configurar o campo “Enviar” como “Tudo”. Clicar no botão “Imprimir”. (---) Clicar em “Arquivo” - “Imprimir”. a) 1 - 3 - 2. b) 3 - 2 - 1. c) 1 - 2 - 3. d) 3 - 1 - 2.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: O recurso impetrado pelo candidato não sustenta qualquer tentativa de anulação ou retificação da questão uma vez que não está em discussão a validade da geração de arquivos para web através deste programa como mais ou menos adequado ao propósito. As finalidades do mesmo nos pareceram e parecem bastante claras não sendo necessário nenhum apontamento ou justificativa para anulação de questão a partir deste ponto. A questão visa depreender do candidato o conhecimento da ferramenta e aborda pontos do programa com seu processo de geração de PDF e impressão - conteúdos abordados clara e corretamente pelo edital do concurso, não estando em questão a validade de testar ou não o conhecimento do postulante ao cargo através de questionar a utilização para o meio web ou não deste programa. Ademais, a geração de PDF’s não é afirmada em nenhum momento como exclusividade do programa assim como não é excetuada ao mesmo, o que seria um equívoco. O candidato tenta ainda, argumentar que tanto na primeira como na segunda opção a geração de PDF dar-se-á, contudo a análise plena das afirmações contempla uma melhor adequação de uma afirmação ao propósito que se destina em somente uma afirmativa, não tendo, portando, nenhum erro nessa etapa. O uso prático da ferramenta corrobora estas afirmativas. Na primeira, por exemplo, a afirmativa é bastante clara que a problemática central é a geração de um arquivo para fins de publicação em um e-book, logo, sua relação é com o universo web, o que encontra esteio na afirmativa 3, onde fala-se no ambiente web, uma relação bastante simples, tanto é que o objetivo era de tornar essa relação facilmente consoante uma vez que as palavras web e e-book compõem-se de um mesmo universo voltado ao ambiente de internet, tornando até mesmo o diferencial para o que o candidato pudesse justamente observar que um processo de geração do arquivo esteja mais voltado a um propósito do que a outro, sendo fator de diferenciação na correta interpretação das

Page 32: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

32

questões em sua plenitude, possibilitando a marcação em uma única alternativa, contudo eliminando aqueles que não o bem fizerem.

CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 33: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

33

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA VERDE

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: A

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: A

Em relação ao programa de editoração Corel Draw X6, instalado na plataforma Windows, utilizando configurações de instalação padrão, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Dentre as opções de cores no Corel Draw X6, podem-se encontrar diversas formas de preenchimento, sendo possível acessá-las através do menu “Cor”, geralmente posicionado à esquerda da tela, no botão que contém o desenho de um “baldinho” derramando tinta e que, por sua vez, abrirá, dentre outras opções, as seguintes formas de preenchimento de cor: “Preenchimento uniforme”, “Preenchimento de textura”, “Preenchimento Postscript” e “Sem preenchimento”. (---) Na opção “Preenchimento uniforme”, se escolhida, tem-se uma tela que se abre com três abas, nas quais estão, por sua vez, as opções Modelos, Misturadores e Paletas. A aba “Modelos” exibe o padrão de cor CMYK, RGB, HSB etc. Para utilizar as demais abas, deverá ser escolhido antes, na aba “Modelos”, o padrão de cor desejado. (---) Linear e Radial são espécies de preenchimento do tipo “gradiente” e podem ser acessadas através do menu “Preenchimento de textura”. a) C - C - E. b) C - E - C. c) E - E - C. d) C - E - E.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, a alternativa correta é a “d”, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “d”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 34: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

34

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: A

Em relação à teoria, à técnica e à prática da publicidade e propaganda, aos seus conceitos e aplicações, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Publicidade. (2) Propaganda. (---) Deriva do termo do latim que significa o “ato de vulgarizar”, de tornar público um fato, uma ideia. (---) Em latim, deriva de termo primitivo que significa “enterrar”, “mergulhar”, “plantar”. (---) Técnica de comunicação de massa. (---) Deve-se a ela (também) o que determinou a fabricação em série, o que trouxe, por sua vez, redução de custos e maior lucro. (---) Contribui para levar o consumidor através de um ou mais níveis de comunicação, conduzindo-o ao conhecimento do produto, à compreensão das suas características e à ação que conduz a uma venda. a) 1 - 2 - 2 - 2 - 1. b) 1 - 2 - 1 - 1 - 1. c) 2 - 1 - 2 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 1 - 2 - 2.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

O relativismo dos conceitos de publicidade e propaganda, especialmente no Brasil, é algo conhecido devido a uma interpretação generalista dos termos e à confusão feita acerca destes mesmos conceitos com os seus papeis na prática. Contudo, há uma clara distinção entre essa explicação abordada pelo autor, a qual não se argumenta nesta defesa contra. Todavia, na teoria, o mesmo autor citado pela defesa do candidato, Armando Santana, o qual coincidentemente serviu de base para elaboração da questão deixa claro que existe também uma abordagem teórica e que, inclusive, através da própria problemática proposta pode notar-se isso, e que compõe aquilo que antecede o uso comum e generalista de que o próprio autor afirma. Ou seja, a questão 31 aborda os fatores históricos (etimológicos) dos conceitos, a origem dos termos em latim, o que inclusive visa dar um norte para as afirmativas seguintes, tornando a questão mais complexa, mas não de afirmações inverídicas, sendo uma sequência de ideias que precisam estar conectadas para dar resposta correta à questão. Ademais, ela visa extrair do candidato o conhecimento acerca dos componentes diferenciadores, em teoria escrita e extrapolando aquilo que temos erroneamente no cotidiano, testando o candidato quanto ao conhecimento abrangente e fora do senso comum e popular do que se tem por publicidade e por propaganda. É mister que se busca a diferenciação e dificuldade de uma questão, valendo-se justamente do desconhecimento da maioria, até mesmo de profissionais capazes de diferenciar os termos e aplicá-los corretamente e na sua plenitude. A não-generalização dos termos, ou seja, mostrar que há de fato diferença entre os termos publicidade e propaganda não tem relação alguma com o fato de que se passou a utilizar coloquial ou comumente no Brasil os termos de forma indistinta, o que porém não se nega a veracidade. O mesmo autor Armando Santana, em sua obra Propaganda: teoria, técnica e prática. (São Paulo. Pioneira. 1977) Página 59 cita: “A palavra publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público, e propaganda compreende a ideia de implantar, incutir uma ideia, uma crença na mente alheia.” Percebe-se que o autor expõe essa realidade acerca dos termos, apesar de reconhecer o uso indistinto na sequência, em sua mesma obra, mas não afirma que isso seja o correto ou que justifique uma impossibilidade de classificar e postular anteriores definições acerca dos conceitos de publicidade e de propaganda, conforme bem dizem as alternativas. Ao contrário, na página 60 ele afirma: “A propaganda é uma técnica de comunicação de massa (...)”

Page 35: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

35

Como é possível notar, as afirmativas foram claramente extraídas do autor e não objetivam nada além de contextualizar uma polêmica questão que trata de dois termos pouco conhecidos em sua plenitude por seus significados sendo facilmente confundidos - o que não justifica qualquer afirmação de indução a erra contra a sequência proposta pela questão.

CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 36: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

36

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PUBLICITÁRIO PROVA ROXA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: C

PUBLICITÁRIO - PROVA AZUL

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: C

Em relação às características que as cores assumem na influência das formas e sinais que se busca utilizar na composição da programação visual/identidade visual, analisar os itens abaixo: I - Não existe norma para determinar a utilização da cor. Todavia, os conceitos sensitivos transmitidos em relação aos sentidos e sentimentos das pessoas, tais como alegrias, tristezas, agitação, calma etc., podem ser buscados através da utilização maciça de determinados tons de cores, uma vez que existe certa universalização de conceitos que falam sobre reações mais comuns aos humanos diante de certos tons. II - Fatores como meio ambiente, faixa etária, condições sociais e culturais de determinada região estão dentre as influências que determinam o uso correto da cor nas suas aplicações. Por exemplo, em uma região onde sabidamente tenha uma maioria de torcedores atleticanos e cruzeirenses, utilizar a cor azul como a predominante ou única para promover um evento social ligado ao governo, que contenha competições de futebol, pode ser antipático e excludente aos atleticanos, que veem no azul a cor do time adversário, gerando uma distância desse público, podendo soar até mesmo antidemocrático para quem promove tal evento. III - É possível afirmar que o vermelho libera sensações de alegria e força. Contudo, sua cor não é intensa o suficiente, nem recomendada para personalização de frotas de ambulâncias, até pela conotação negativa que um veículo desses possui, uma vez que “leva/carrega a doença, a dor e a morte”. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item II. b) Somente o item III. c) Somente os itens I e II. d) Somente os itens II e III.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Os argumentos apresentados pelos candidato que desejam obter nulidade da questão 33, prova azul, e 37, prova roxa, são inconsistentes na medida em que o próprio item I deixa claro na sequência da afirmação quanto a “não haver norma” no sentido de que não existe uma regra fixa, uma normatização, uma determinação e sim uma indicação, um direcionamento para o uso da cor e que pode ser como também não ser, pois não afirma nem que sim nem que não, determinando que se use cor para certos tipos de propósitos, como no citado caso da ambulância, mencionada na afirmativa III. Logo, vê-se que o principal ponto da afirmativa é colocar que não existe regra, uma determinação imposta, escrita ou mesmo do uso maciço de determinada cor para tal fim, que fixe regra, que seja possível mencionar em bibliografia ou publicação de qualquer natureza afirmando ser mandatário o uso de x ou y cor para determinado fim. Faz-se importante, ainda, lembrar que o conceito de norma é, nesse sentido, além do citado pelos candidatos, uma forma de fixar uma pré-determinação, que pode encontrar esteio na bibliografia de um ou outro autor e até mesmo de vários, contudo a fixação de uma verdade absoluta dessas afirmações como normas não é correta. A questão baseada na obra de Antonio Celso Collaro Projeto Gráfico: teoria e prática da diagramação. (São Paulo. Summus. 1996.) afirma que embora não exista norma para determinar a utilização da cor, as sensações de alegria, tristeza, seriedade, etc, produzem reação que deve ser perseguida quando da elaboração de um projeto gráfico. O objetivo do autor é mostrar a influencia da cor, de seu uso, mediante essas sensações e que, por serem relativas e variarem, não existe uma normatização, uma fixação de preceitos que ditem que deve ser usada de forma A ou B e sim que sempre deve ser levado em conta os fatores que envolvem a quem desejamos levar determinada mensagem.

Page 37: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

37

Segundo Collaro: “A natureza humana adota preferências das mais diversas, mas o que individualiza as tendências são as sensações transmitidas pela cor, que despertam um condicionamento generalizado.” - Collaro, Antonio Celso. Projeto Gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo. Summus. 1996. Página 65. Assim, afirmar ao mesmo tempo que as sensações devem ser levadas em conta e dizer que existe norma seria até mesmo contraditório, pois a normatização de uso das cores fixaria regras que ignorariam esse senso da percepção pessoal vital à comunicação bem dirigida, inclusive no uso das cores. O caráter múltiplo e universal da comunicação, nas suas muitas variantes deve, antes, primar por essa percepção geral, que pode gerar um direcionamento no uso de ferramentas ou propósitos de certas nuances da comunicação, como a cor, mas jamais fixando normas pois o essencial da comunicação aí se perderia: seu caráter flexível, adaptável e constantemente inovativo. O que pode haver, sim, é um uso mais comum de determinadas técnicas ou a adoção de preferências com o intuito de se conquistar a atenção de quem se direciona a mensagem, mas em nenhum momento norma, na plena acepção e uso do termo, pois isso tornaria nulo o processo observatório da relatividade de cada situação e de público na percepção das cores.

CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 38: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

38

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - PROVA ROXA

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: A

Quanto ao papel dos Institutos Federais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Surgem como uma autarquia de regime especial de base educacional humanístico-técnico-científica. (---) Oferecem Educação Profissional e Tecnológica, exclusivamente em nível médio, qualificando cidadãos com vistas à formação de mão de obra operacional. (---) Assumem o papel de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constroem uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade. a) C - E - C. b) C - C - C. c) E - C - E. d) E - E - E.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito reclamando que não há alternativa, informando que a palavra “autarquia de regime especial”, torna um dos itens incorreto. Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base no caderno: Um Novo Modelo em educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Concepções e Diretrizes. 2010. (Página 18), abaixo elencado:

Da dimensão simbólica da nova institucionalidade: O modelo dos Institutos Federais surge como uma autarquia de regime especial de base educacional humanístico-técnico-científica. É uma instituição que articula a educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino. Mais que se definirem por instituições que ofertam a educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, essas instituições consolidam seu papel social visceralmente vinculado à oferta do ato educativo que elege como princípio a primazia do bem social. Os Institutos Federais trazem em seu DNA elementos singulares para sua definição identitária, assumindo um papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constroem uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade.

Sendo assim, os trechos comprovam que questão está correta. CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 39: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

39

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – PROVA ROXA

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: B

Em relação às diferentes perspectivas que concebem e orientam o ensino, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Transmissão cultural. (2) Treinamento de habilidades. (3) Fomento do desenvolvimento natural. (4) Produção de mudanças conceituais. (---) Valoriza a importância e a força das disposições naturais do indivíduo para a aprendizagem. (---) Percebe o aluno como um ativo processador da informação que assimila e o professor como um instigador desse processo dialético. (---) Tem o foco no desenvolvimento de capacidades firmais, desde as mais simples (leitura, escrita e cálculo), até as mais complexas e de ordem superior (solução de problemas e reflexão). (---) Apoia-se no fato de que o homem, ao longo da história, produziu conhecimento eficaz, e que esse conhecimento pode conservar-se e acumular-se para ser transferido às novas gerações. a) 3 - 2 - 4 - 1. b) 3 - 4 - 2 - 1. c) 4 - 3 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 3 - 4.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito reclamando que a alternativa “b” está incorreta. Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base no caderno: SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez - Compreender e transformar o ensino. Artmed, Porto Alegre – 2000. (Página 67 a 70). Conforme elencado abaixo:

O ensino como transmissão Cultural: Apóia-se no fato de que o homem, ao longo da história, produziu conhecimento eficaz, e que esse conhecimento pode se conservar e acumular para ser transferido às novas gerações. O ensino como treinamento de habilidades: Tem o foco no desenvolvimento de capacidades firmais desde as mais simples (leitura, escrita e cálculo), até as mais complexas e de ordem superior (solução de problemas e reflexão). O ensino como fomento do desenvolvimento natural: Valoriza a importância e força das disposições naturais do indivíduo para a aprendizagem. O ensino como produção de mudanças conceituais: Percebe o aluno como um ativo processador da informação que assimila, e o professor é um

instigador desse processo dialético.

Dessa maneira, percebe-se que as alternativas estão de acordo com o referido livro, afirmando que a questão está correta. CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 40: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

40

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS PROVA AZUL

QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: C

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - PROVA ROXA

QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: C

Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, as qualidades do educador progressista são construídas na prática pedagógica, coerentemente com a sua opção política, de natureza crítica. Em relação a essas qualidades, analisar os itens abaixo: I - Supremacia do conhecimento que exige competência técnica, pois o professor somente terá segurança de seu trabalho pedagógico se souber fundamentá-lo cientificamente. II - Tensão entre a paciência e a impaciência. A primeira, sozinha, faz o professor acomodar-se, imobilizar-se. A impaciência isolada, por sua vez, ameaça o êxito da prática docente com a arrogância do professor. A virtude está em viver a permanente tensão entre elas. III - A capacidade de decidir é imprescindível para o trabalho educativo. Se o professor não for capaz de tomar decisões, os alunos poderão entender essa deficiência como fraqueza moral ou incompetência profissional. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do conteúdo/bibliografia utilizado na questão, porém é importante lembrar que este concurso conforme edital nº 046 não teve bibliografia específica, apenas conteúdos.

Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base na seguinte obra: URBAN; Ana Claudia; MAIA, Christiane; SCHEIBEL, Maria. DIDÁTICA: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba. IESD-Brasil – S.A, 2009. (página 36). Conteúdo: Didática geral: conceitos e abrangência do conhecimento pedagógico. Conforme abaixo elencado: Paulo Freire (2003), decisão, segurança, tensão entre paciência e impaciência e alegria de viver, são qualidades que estão agrupadas, articuladas entre si.

Supremacia do conhecimento que exige competência técnica, pois o professor somente terá segurança de seu trabalho pedagógico se souber fundamentá-lo cientificamente.

Está alternativa está incorreta, visto que Paulo Freire coloca a segurança, como qualidade do professor progressista, mas diz que o professor não terá segurança em seu trabalho se não souber fundamentá-lo cientificamente ou não entender o que faz ou o porquê faz. Ou seja, ele não coloca o conhecimento científico como o fator mais importante do trabalho do educador e sim a segurança. A tensão entre a paciência e a impaciência. A primeira, sozinha, faz o professor acomodar-se, imobilizar-se. A impaciência isolada, por sua vez, ameaça o êxito da prática docente com a arrogância do professor. A virtude está em viver a permanente tensão entre elas. A capacidade de decidir é imprescindível para seu trabalho educativo. Se ele não for capaz de tomar decisões, os alunos poderão entender essa deficiência como fraqueza moral ou incompetência profissional.

Page 41: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

41

CONCLUSÃO: Recurso improcedente. RATIFIQUE-SE o gabarito oficial.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 42: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

42

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: C

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - PROVA ROXA

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: C

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - PROVA VERDE

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: C

É importante para o bom desenvolvimento do processo de aprendizagem que o professor de uma disciplina entre em contato com os colegas que lecionam a mesma disciplina naquele semestre ou em outros semestres, para que juntos possam discernir melhor o que é necessário que os alunos de determinado curso aprendam com aquela disciplina para sua formação profissional. Juntos os professores podem identificar melhor o que é necessário que o aluno aprenda e como fazer para que a aprendizagem seja significativa. O paradigma apresentado acima está relacionado ao(à): a) Problematicidade. b) Sociointeracionismo. c) Interdisciplinaridade. d) Tecnologia.

Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito preliminar. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 43: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

43

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PROVA ROXA

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: D

Assinalar a alternativa CORRETA quanto aos navegadores de Internet: a) Histórico é um contêiner que armazena informações apenas de sites antigos. b) A página inicial é definida automaticamente pelo navegador de Internet. c) A URL é a barra do navegador menos usada durante a navegação. d) As extensões são pequenas aplicações ou recursos que alteram funcionalidades de navegadores.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Utilizando o HELP online das navegadores de Internet Explorer 8 e versões posteriores, Google Chrome 21 e versões posteriores e Mozilla Firefox 14 e versões posteriores Na primeira alternativa: " Histórico é um contêiner que armazena informações apenas de sites antigos ". Conforme o HELP Online acionado via Google Chrome, a página "Histórico" é usado para visualizar uma lista de websites visitados usando o Google Chrome no modo padrão. Não indica-se portanto que armazena apenas informações antigas. Portando a alternativa incorreta. Na segunda alternativa: " A página inicial é definida automaticamente pelo navegador de Internet.". Não encontrado em fontes das ferramentas nenhuma afirmação, visto que normalmente a pagina inicial nem sempre é definida pelo navegador, podendo o usuário alterar ela a qualquer momento. Conforme, O HELP do Firefox, deixa que se use um grupo de sites como sua página inicial. Fonte: support.mozilla.org. "Como definir a página inicial". Portanto Alternativa incorreta. Na terceira alternativa: " A URL é a barra do navegador menos usada durante a navegação.". Conforme referência das ferramentas, a URL é um conceito (Uniform Resource Locator) localizador de recursos padrão que identifica a localização de objetos na web. A barra de navegação é um recurso do navegador que contem a URL. Portanto Alternativa incorreta. Na quarta alternativa: " s extensões são pequenas aplicações ou recursos que alteram funcionalidades de navegadores." Conforme o suporte oficial do navegador Mozilla, em sua parte de complementos (http://addons.mozilla.org/pt-br/faq), extensões adicionam recursos ou modificam funcionalidades inexistentes. Portanto Alternativa correta. Portanto constata-se que a única alternativa correta se encontra na alternativa D. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 44: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

44

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

TÉCNICO EM CONTABILIDADE - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: B

Um balanço patrimonial apresentava, em 31 de dezembro de determinado exercício, os seguintes saldos: Ativo circulante............................. $ 450,00 Liquidez corrente........................... $ 1,20 Liquidez seca................................. $ 0,80 De acordo com esses dados, é INCORRETO afirmar que: a) O passivo circulante apresenta um total de $ 37,00. b) O saldo do estoque (final) é de $ 360,00. c) Os estoques representam menos da metade do ativo circulante. d) A liquidez corrente é superavitária.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Devido ao fato de existirem duas alternativas incorretas, quais sejam, “a” e “b”, a questão deve ser anulada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 45: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

45

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES, TECNOLOGIA E PÓS-COLHEITA DE GRÃOS E MELHORAMENTO VEGETAL PROVA AZUL

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: C

Observar a figura abaixo, que representa a semente de um feijão, e assinalar a alternativa que apresenta os nomes das estruturas I, II, III e IV, respectivamente:

I

II

III

IV

a) Hipocótilo - epicótilo - plúmula - embrião. b) Embrião - radícula - coleóptilo - endosperma. c) Epicótilo - hipocótilo - radícula - cotilédone. d) Cotilédone - embrião - radícula - endosperma.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Utilizando-se da mesma bibliografia apontada pela candidata, observa-se que nas figuras 307 e 308 na página 343, o epicótilo é apontado em sua porção distal para não ser confundido com o eixo do hipocótilo, conforme indicado de forma semelhante na figura apresentada na questão 37. Caso fosse necessário indicar as plúmulas, ter-se-ia que utilizar duas setas conforme demonstrado pelas mesmas figuras 307 e 308 da página 343. Dessa forma, ratifica-se que não há possibilidades de ser considerada como resposta correta a plúmula em substituição ao epicótilo. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 46: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

46

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES, TECNOLOGIA E PÓS-COLHEITA DE GRÃOS E MELHORAMENTE VEGETAL - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: D

As auxinas apresentam como função induzir a: a) Tuberização. b) Dormência de sementes. c) Abertura dos estômatos. d) Divisão celular.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: De acordo com Raven et al. (1996), é uma função das auxinas a promoção da atividade cambial, indução do crescimento de raízes adventícias em estacas, diferenciação e desenvolvimento do tecido vascular” mencionado especificadamente processos de divisão celular que culminam no crescimento e desenvolvimento dos vegetais, os quais são regulados pelas auxinas, conforme comentários que se seguem nas páginas 510 - 514. Sua relação com as citocininas não é relevante nesse caso, dados os vários locais que as auxinas atuam nas plantas, nem sempre interdependentes da ação das citocininas. Além disso, sua interdependência relativa às citocininas não exclui a divisão celular de ser uma de suas funções como comenta o candidato. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Page 47: PROFESSOR DE QUESTÃO 31 GABARITO PRELIMINAR: D … · PROFESSOR DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS, ... A determinação de fórmulas químicas: ... O quadro abaixo resume as previsões

47

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES,

TECNOLOGIA E PÓS-COLHEITA DE GRÃOS E MELHORAMENTE

VEGETAL - PROVA VERDE

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: A

Distintas espécies vegetais apresentam diferentes temperaturas ótimas para germinação, sobre as quais, analisar os itens abaixo: I - A temperatura ótima para a germinação é definida como a temperatura em que a maior percentagem de germinação ocorre em um menor tempo. II - Mesmo em condições de temperatura pouco abaixo da ótima, as sementes podem atingir 100% de germinação; contudo, nesse caso, o tempo necessário será maior. III - Temperaturas muito altas aceleram as reações metabólicas na semente e reduzem o tempo de germinação. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Aceita-se a justificativa proposta, passando serem consideradas corretas todas as afirmações. Assim, passa a ser considerada a alternativa correta à alternativa “d”. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “d”.

É o parecer, S. M. J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.