prof gislaine capitalismo e socialismo

16
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO, QUANTA EVOLUÇÃO!

Upload: gislainegeografiahumanas

Post on 25-Jun-2015

2.505 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

GISLAINEGEOGRAFIAHUMANAS

TRANSCRIPT

Page 1: Prof gislaine capitalismo e socialismo

DO FEUDALISMO AO

CAPITALISMO, QUANTA EVOLUÇÃO!

Page 2: Prof gislaine capitalismo e socialismo

Segundo Le Goff, o termo feudalismo,“no sentido exato do termo: vínculos feudo-vassálicos.Conjunto de instituições que criaram obrigaçõesde obediência e de serviço por parte de um homemlivre dito vassalo. Em troca de sua fidelidade o vassalorecebia do seu senhor a posse hereditária de umfeudo.”

Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros

O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa

Page 3: Prof gislaine capitalismo e socialismo

Só pra relembrar...O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Page 4: Prof gislaine capitalismo e socialismo

Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.

Page 5: Prof gislaine capitalismo e socialismo

.A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial.

O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado.

Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.Na maquinofatura, o trabalhador estava sub metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.

Page 6: Prof gislaine capitalismo e socialismo

• O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos;

Page 7: Prof gislaine capitalismo e socialismo

PROPRIEDADE PRIVADA

• Ela compreende, na sua formulação clássica, os poderes de usar, gozar e dispor de uma coisa, a princípio de modo absoluto, exclusivo e perpétuo.

Page 8: Prof gislaine capitalismo e socialismo

• O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx no final do século XIX e no início do século XX,

• para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas.

Page 9: Prof gislaine capitalismo e socialismo

Olá, somos a classe trabalhadora!

Agora vamos contar as fases do capitalismo.

Page 10: Prof gislaine capitalismo e socialismo

O Capitalismo Comercial teve início no século XVI, com a intensificação do comércio na Europa e as grandes navegações, que se tornou possível graças ao desenvolvimento do transporte marítimo com a invenção das caravelas e da bússola que possibilitou a navegação para lugares distantes culminando no descobrimento da América. Os pioneiros nesta empreitada foram Portugal e Espanha ao descobrirem novas rotas comerciais para a Ásia, principal entreposto para fornecimento de matérias-primas e que mantinham forte relacionamento comercial com a Europa.

Page 11: Prof gislaine capitalismo e socialismo

A Revolução Industrial e a InglaterraA Revolução Industrial teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Durante o século XIX, estendeu-se para outros países da Europa, para os Estados Unidos e o Japão.

Bases para o surgimento da Revolução Industrial

A. O crescimento demográfico,devido as melhorias das condições de higiene e alimentação; e avanço científico e progressos da medicina. Como consequências teve o aumento da necessidade de produtos e serviços.

A acumulação de capital: a burguesia ao longo do período de "transição", na chamada acumulação primitiva, graças principalmente a exploração colonial.

A invenção de máquinas,substituindo as ferramentas pessoais dos artesões.

Existência de Matérias-Primas: Algodão, carvão.

Mão-de-obra disponível:

Mercados Consumidores:

Page 12: Prof gislaine capitalismo e socialismo

Newcomen inventou uma máquina a vapor, mais tarde aperfeiçoada por James Watt

Page 13: Prof gislaine capitalismo e socialismo

INVENTOS: Máquina à vapor: criada no século XVIII e utilizada para fabricar tecidos e retirar água acumulada nas minas de Ferro e de Carvão. Ferrovias e locomotivas: Criadas em 1829, alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros

Page 14: Prof gislaine capitalismo e socialismo

As cidades tornaram-se feias e negras, envoltas numa atmosfera fumarenta, estendendo por todos os lados seus subúrbios mal construídos. (...) nelas desenvolveu-se uma vida urbana que a velha Inglaterra não havia conhecido. Era a massa enorme e confusa do proletariado que ocupava o formigueiro industrial com seu movimento disciplinado; a cima dela, dirigindo para seu lucro todo o mecanismo da grande indústria, a aristocracia manufatureira, a classe poderosa dos capitalistas fundadores e proprietários das fábricas.

Page 15: Prof gislaine capitalismo e socialismo

O capitalismo financeiro 

tem seu início no século XX, e os fatos históricos e características da etapa remetem-se à Segunda Revolução Industrial, o descobrimento do petróleo como fonte de energia, invento do motor à combustão, a indústria automobilística e a evolução nos transportes, economia monopolizada de indústria e finanças, a criação da União Soviética, Crash da Bolsa em 1929 (crise de 29), intervenção do estado na economia, terminando com o liberalismo puro, a expansão e surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.

Page 16: Prof gislaine capitalismo e socialismo