prof. franco augusto - hidrograficas... · a sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000...

42
Prof. Franco Augusto

Upload: leque

Post on 10-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prof. Franco Augusto

A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.

Legenda: Verde: Amazonas Amarelo: Tocantins – Araguaia Cinza: São Francisco Vermelho: Rio Paraíba Rosa: Paraíba do Sul Roxo: Paraguai Azul: Paraná Marrom: Uruguai

O Nilo é o rio mais extenso do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no Mar Mediterrâneo.

A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, o Nilo tem um comprimento de 7 088 km.

A poluição do Ganges tem afetado as 400 milhões de pessoas que vivem próximas de suas águas .

O despejo irregular de esgoto tem aumentado, inclusive a partir de um hospital que atende tuberculosos.

O Ganges foi classificado entre os cinco rios mais poluídos do mundo em 2007 , com níveis de coliformes fecais próximo a Varanasi mais de mil vezes superior ao limite oficial do governo indiano. A poluição ameaça não somente os seres humanos, mas também as mais de 140 espécies de peixes, 90 de anfíbios e o golfinho-do-ganges, todos ameaçados de extinção.

O Plano de Ação possui uma iniciativa ambiental para limpar o rio, tem sido um grande fracasso até agora, devido à corrupção e à falta de conhecimentos técnicos, falta de um bom planejamento ambiental, crenças e tradições indianas e falta de apoio das autoridades religiosas.

Outro problema é o ritual da cremação dos mortos em suas margens.

O Tigre e o Eufrates nascem nas montanhas do leste da Turquia e, depois de atravessarem esse país e o norte da Síria, penetram no Iraque, onde formam uma extensa planície fluvial antes de confluírem e desembocarem no golfo Pérsico. As bacias de ambos os rios somam 673.400km2 e em sua maior parte são áridas ou semi-áridas. Entretanto, as chuvas e neves invernais da cordilheira do Taurus, na Turquia, e de Zagros, no Irã, alimentam um fluxo de água considerável, que na foz alcança média de 1.400 m3/s. A irregularidade do fluxo de água é notável. As maiores cheias verificam-se em abril e maio, o que fertiliza a região. Os cultivos de regadio, com tradição de milhares de anos, alimentam uma densa população.

O Eufrates estende-se por cerca de 2.700km e origina-se de dois rios que nascem nas montanhas armênias, Esses rios, após um percurso acidentado na direção oeste, confluem em Keban, onde se construiu uma grande represa. Mais abaixo, o Eufrates segue para sul, atravessa a cordilheira do Taurus e penetra na Síria, onde se desvia para sudeste e recebe pela esquerda o rio al-Kabur. Entra depois no Iraque e seu curso converge com o do Tigre. O Tigre, com 1.900km, nasce também nas montanhas da Turquia e se dirige para sudeste até a fronteira turco-síria, a qual contorna num breve trecho antes de penetrar no Iraque. Recolhe as águas de boa parte da Taurus e recebe vários grandes afluentes que lhe dão um caudal maior que o do Eufrates.

É um rio com 1.233 km de comprimento que atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte no delta do Reno.

Seu nome significa "fluir“. Junto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. Os romanos chamavam o rio de Rhenus. Desde essa época o Reno é um curso de água muito usado para o transporte e o comércio.

O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça; Sendo o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior e o Reno posterior. Desagua no mar do Norte misturando suas águas com as do rio Mosa no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos. Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França.

O Rio Mississipi é o segundo mais longo rio dos Estados Unidos. Perdendo a primeira posição para o Rio Missouri, que é afluente do Mississippi. Considerados juntos, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte.

Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 270 km. A origem do nome Mississipi, significa 'grande rio'.

O rio Yangtzé é o maior rio da Ásia. Percorre 6 300 quilômetros desde sua nascente. Sua bacia hidrográfica (de 1 800 000 a 1 942 500 km²) irriga as regiões mais férteis da China. Os principais afluentes do Yangtzé são o Min, o Wu e o Han. A garganta Yarlung Zangboer se localiza no Yangtzé, e é a maior do mundo. É, tradicionalmente, considerado como a fronteira natural entre as regiões culturais do norte e sul da China.

Junto com o Rio Amarelo, o Yangtze é o rio mais importante da história, cultura e economia da China. O próspero Delta do Yangtze gera 20% do PIB chinês. O rio Yangtzé, é habitat de vários animais ameaçadas de extinção, incluindo o jacaré-chinês e o esturjão-de-yangtze.

Por milhares de anos, o homem tem utilizado a água do rio para a irrigação, o saneamento, o transporte, a indústria e para a guerra. A Barragem das Três Gargantas no rio Yangtze é a maior central hidroeléctrica do mundo.

Nos últimos anos, o rio tem sofrido com a poluição industrial, a agrícola, o assoreamento e a perda de zonas úmidas, o que agrava inundações sazonais. Algumas partes do rio estão, agora, protegidas como reservas naturais.

Países que compõem o Rio Amazonas:

Brasil

Peru

Bolívia

Países que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas:

Brasil, Equador,

Venezuela, Bolívia,

Peru , Guiana,

Colômbia

Pororoca, é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na Amazônia. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.

O fenômeno manifesta-se, no Brasil, na foz do Rio Amazonas e afluentes do litoral paraense e amapaense (rio Araguari, Rio Maiacaré, Rio Guamá, Rio Capim, Rio Moju). Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios.

Recentemente, o fenômeno tem atraído praticantes de surfe, transformando-se numa atração turística regional amazônica.