produtividade a expectativa da usina são josé é que a ... · acontece atualmente com relação...

12
m m 1 Jerônimo e Fábio Ga- delha apoiam a candi- datura de Cadoca para federal. Fábio vem para estadual, com apoio de Jerônimo Gadelha. página A4 A VERDADE QUE SE LÊ Ano 15 n.º 191 Prefeito Marcos José intensifica caminhada política IGARASSU PASSE LIVRE PARA ALUNOS CARISMA Por onde passa, o prefeito Marcos José é recebido pelos eleitores abreulimenses POLÍTICA Itamaracá inicia formação de professores página B4 Abreu e Lima é destaque em reportagem do JC página B6 Cal Volia vai para o corpo-a- corpo junto aos eleitores página B5 Siqueira da Areia abre estrada em Igarassu página B3 JG e Fábio apoiam Cadoca CADERNO B página B6 CORPO-A-CORPO O prefeito Marcos José pedindo votos para os seus candidatos, no bairro de Caetés I Foto: Carlos da Hora 31 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO DE 2014 PRODUTIVIDADE A expectativa da Usina São José é que a safra deste ano supere a produção de 2013 Usina São José inicia moagem da cana da safra 2014/2015 PARQUE INDUSTRIAL Está pronto para o início da moagem da cana-de-açúcar, cuja a produção de açúcar e álcool será recorde D epois de alguns anos apresentando baixo índice de chuvas na região, comprometendo a colheita da cana-de-açúcar, a São José Agroindustrial nova denominação da Usi- na São José ―, antecipa o início da safra 2014-15, em virtude, especialmente, dos níveis pluviométricos dos últimos meses, que fo- ram bons, mas ainda não atendendo ao esperado. Por essa razão, segun- do Frederico Vilaça, Di- retor Executivo da em- presa, as expectativas de que o setor, que vem amargando uma de suas piores crises, esperando que esta safra comece a sinalizar a tão esperada recuperação. “Entretan- to, ainda será necessário que seja criada uma po- lítica governamental de incentivos ao setor”, res- salta Vilaça. página A5 Foto: Arquivo/FM As caminhadas polí- ticas do prefeito Marcos José (PT) têm chamado a atenção pelo grande engajamento de militan- tes, durante as visitas em busca dos votos, to- dos têm participado com empolgação, apoiando os candidatos do prefeito. O pastor apoia Nilton Mota para estadual e, para federal, Eduardo da Fonte. No último dia 03, a caminhada ocorreu no bairro mais populoso de Abreu e Lima, Caetés I, onde há mais de 25 mil habitantes, a recepção aos candidatos do prefei- to foi positiva. Na ocasião, Nilton Mota, sempre ao lado do pastor Marcos, foi para o corpo-a-corpo com os elei- tores, afim de conquistar o voto deles. página B4

Upload: others

Post on 16-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

Jerônimo e Fábio Ga-delha apoiam a candi-datura de Cadoca para federal. Fábio vem para estadual, com apoio de Jerônimo Gadelha.

página A4

A VERDADE QUE SE LÊAno 15 n.º 191

Prefeito Marcos José intensifica caminhada política

igarassu pAsse livre pArA Alunos

Carisma Por onde passa, o prefeito Marcos José é recebido pelos eleitores abreulimenses

poLítiCa

Itamaracá inicia formação de professores

página B4

Abreu e Lima é destaque em reportagem do JC página B6

Cal Volia vai para o corpo-a-corpo junto aos eleitores página B5

Siqueira da Areia abre estrada em Igarassu página B3

JG e Fábio apoiam Cadoca

CadErno B

página B6

Corpo-a-Corpo O prefeito Marcos José pedindo votos para os seus candidatos, no bairro de Caetés I

Foto: Carlos da Hora

31 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO DE 2014

produtividadE A expectativa da Usina São José é que a safra deste ano supere a produção de 2013

Usina São José inicia moagem da cana da safra 2014/2015

parquE industriaL Está pronto para o início da moagem da cana-de-açúcar, cuja a produção de açúcar e álcool será recorde

Depois de alguns anos apresentando baixo

índice de chuvas na região, comprometendo a colheita da cana-de-açúcar, a São José Agroindustrial ― nova denominação da Usi-na São José ―, antecipa o início da safra 2014-15, em virtude, especialmente, dos níveis pluviométricos dos últimos meses, que fo-ram bons, mas ainda não atendendo ao esperado.

Por essa razão, segun-do Frederico Vilaça, Di-retor Executivo da em-presa, as expectativas de que o setor, que vem amargando uma de suas piores crises, esperando que esta safra comece a sinalizar a tão esperada recuperação. “Entretan-to, ainda será necessário que seja criada uma po-lítica governamental de incentivos ao setor”, res-salta Vilaça.

página A5

Foto: Arquivo/FM

As caminhadas polí-ticas do prefeito Marcos José (PT) têm chamado a atenção pelo grande engajamento de militan-tes, durante as visitas em busca dos votos, to-dos têm participado com empolgação, apoiando os candidatos do prefeito. O pastor apoia Nilton Mota para estadual e, para federal, Eduardo da Fonte. No último dia 03, a caminhada ocorreu no bairro mais populoso de Abreu e Lima, Caetés I, onde há mais de 25 mil habitantes, a recepção aos candidatos do prefei-to foi positiva.

Na ocasião, Nilton Mota, sempre ao lado do pastor Marcos, foi para o corpo-a-corpo com os elei-tores, afim de conquistar o voto deles.

página B4

Page 2: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

a2

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501Política

Foto: Fernando Melo

saúdE

Opinião

Por Heitor Scalambrini Costa - Professor da UFPE

Contra fatos não há argumentos. O que

acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando ver-dade.

O governo paulista insiste em negar que se as obras necessárias ti-vessem sido realizadas, poderia ser menos dra-mática a atual situação. E insiste ainda em res-ponsabilizar São Pedro pelo caos evidente. A culpa não é da seca! A seca é parte do proble-ma, pois desde sempre se soube que ela pode-ria vir.

Os gestores públicos também negam que existe racionamento, afirmando que o abas-tecimento de água está garantido até março de 2015, apesar de, na prática, o racionamento existir oficialmente em dezenas de municípios.

Em visita ao interior de São Paulo, no inicio de agosto, pude constatar uma situação que ainda não tinha me dado con-ta. A gravidade da crise hídrica atinge não ape-nas a região metropoli-tana da capital, como a imprensa dá a entender ao enfatizar o colapso

A Crise hídriCA eM são PAulodo sistema Cantareira, mas atinge todo o Esta-do mais rico da União.

Dos 645 municípios paulistas, a Sabesp (Companhia de Sane-amento Básico de São Paulo) é responsável por fornecer água a 364, quem somam um total de 27,7 milhões de pes-soas. Nos outros 281

municípios (não abaste-cidos pela Companhia), o abastecimento de água a 16 milhões de pessoas fica a cargo das próprias prefeituras ou de empre-sas por elas contrata-das.

Se, por um lado, a companhia estadual de abastecimento nega ha-ver adotado rodízio de água em qualquer um dos municípios atendi-dos por ela, inclusive na capital, tal afirmação é logo desmentida pelos usuários que relatam

interrupções no abaste-cimento, principalmente à noite.

Nos municípios não atendidos pela Sabesp, medidas restritivas es-tão sendo tomadas por centenas de empresas e gestores locais devido à crise. Em Guarulhos, na grande São Paulo, o abastecimento de 1,3

milhões de moradores é atendido por um serviço municipal, o SAAE (Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto), e seus mora-dores passam sem água um em cada dois dias.

Em 18 municípios, cerca de 2,1 milhões de pessoas estão subme-tidas ao racionamento oficial no estado de São Paulo, correspondendo a 5% da população total, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo (11/Ago). Além do racionamento, medidas

de incentivo à economia de água têm sido adota-das, indo desde multas para reprimir o desper-dício a campanhas com rifas de carro e TV para quem poupar e reduzir o consumo voluntaria-mente.

O que chama a aten-ção de todos, além da di-mensão estadual da cri-se hídrica em São Paulo, é a insistência dos ges-tores em negar a exis-tência do racionamento na área de atuação da Sabesp – mesmo contes-tados pelos moradores, que sofrem na prática com o rodízio provoca-do pela companhia, com cortes crescentes no for-necimento de água.

A contrapartida do po-der é a ação responsável. E o governo paulista tem se mostrado irresponsá-vel com o seu povo, além de incompetente e medí-ocre para resolver ques-tões básicas para a sua população. É hora de assumir a gravidade da situação e dos erros co-metidos, e, naturalmen-te, fazer as obras urgen-tes e necessárias para garantir o fornecimento seguro deste bem funda-mental à vida. Chega de hipocrisia, chega de cul-par São Pedro que não pode se defender.

“o que chama a atenção de todos, além da dimensão estadual da crise hídrica em são paulo, é a insistência dos gestores em negar a existência do racionamento na área de atuação da sabesp – mesmo contestados pelos moradores, que sofrem na prática com o rodízio provocado pela companhia”.

poLítiCa: uma Caixa dE surprEsa

Quem poderia imaginar que o rumo da polí-tica eleitoral brasileira chegasse aonde chegou. Uma possível vitória da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno, ou ain-da um segundo turno, com Aécio Neves (PSDB), com a ampla chance da candidata do PT der-rotar o tucano. Esse cenário era apontado por todos os institutos de pesquisa e analisado por especialistas políticos.

Mas, infelizmente, um fato trágico marcou pro-fundamente o cenário político eleitoral, a morte inesperada do presidenciável, ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em um acidente aéreo, na cidade de Santos (SP), que contribuiu com uma mudança radical na corrida eleitoral para presidente da República.

Menos de um mês após a morte de Eduardo, a sua companheira de chapa, Marina Silva (PSB), escolhida para ser a candidata do Partido Socia-lista, já conseguiu empatar em 34% de intenção de votos com a presidente Dilma. Num segundo turno, os institutos apontam uma vitória da so-cialista sobre a candidata do PT, por 50% a 40%. Aécio Neves despencou para 15%, segundo núme-ros do Ibope, e suas chances de ir para o segundo turno diminuem a cada rodada de pesquisa.

Resta saber o que falta mais acontecer nesta eleição. O que pode ainda surgir até o dia da elei-ção? Será que algum fato pode mudar o cenário da eleição presidencial? De fato, a política é uma caixa de surpresa.

reDAÇÃo

EditoriaL

Cartas do LEitor

esGoTo esTourADo

ABriGo De AniMAis peDe AJuDA

O esgoto doméstico do Conjunto Residencial Iga-rassu, localizado na comunidade do Sitio dos Marcos, está há vários meses escorrendo a céu aberto. Quem trafega pela PE - 35 depara-se com o mau cheiro no local.

A Sociedade de Defesa da Vida Animal possui um abrigo em Igarassu, com cerca de 200 animais, entre cachorros e gatos retirados das ruas, vitimas de aban-donos e maus tratos. A entidade vem passando por varias dificuldades financeiras e precisa da ajuda de pessoas solidarias. As pessoas podem contribuir com remédios ou alimentos para os animais e até mesmo fazendo a doação na conta bancaria. Contatos: (81) 85081786 / 94962774.

Fernando Melo - Igarassu / PE - Professor e Ambientalista

artigo

Diabetes: como se prevenir?É uma disfunção do

metabolismo, ou seja, do jeito com que o organis-mo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Depois da digestão, a glicose passa para a cor-rente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa aden-trar as células, ela preci-sa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas,

uma grande glândula lo-calizada atrás do estôma-go. Quando nos alimenta-mos, o pâncreas produz automaticamente a quan-tidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, po-rém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à in-sulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aprovei-tada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua

principal fonte de com-bustível, pois há glicose no sangue, mas ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada.

Quais os tipos existen-tes de diabetes?

Diabetes do tipo 1 Diabetes do tipo 2 Diabetes gestacional

Diabetes tipo 1Este tipo de diabetes

é uma doença autoimu-ne. O que significa isto? Significa que o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imu-nológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do pró-prio organismo. No diabe-tes, por exemplo, o siste-ma imunológico ataca as células do pâncreas res-ponsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhu-ma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insu-lina todos os dias.

Diabetes do tipo 2Esta é a forma mais co-

mum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à velhice, obe-sidade, histórico da mo-léstia na família e de dia-betes gestacional, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal.

Por causa do aumento da obesidade entre crian-ças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença tem aumen-tando nestas faixas etá-rias. Nesta doença, quase sempre o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por ra-zões desconhecidas, o cor-po não consegue utilizar esta substância de forma efetiva.

Fonte: Minha Vida

Page 3: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

a3Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

dEstaquE Paulo é um dos mais conceituados vereadores

Cotado Yves tem chances reais de ser eleito deputado

editor geral: Jailton lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501www.folhametropolitana.com

Política

Considerado um dos vereadores mais

atuantes da Câmara Municipal, além de ser o líder da oposição, Paulo Uchôa (PDT) não tem somente fis-calizado e denuncia-do a administração do

MultimídiaJailton lima

[email protected]

ProJetos de PAulo UChôA São AProVADoS

prefeito Mário Ricardo (PTB. O vereador teve aprovado projetos de leis importantes e de cunho social.

A Mesa Diretora da Câmara aprovou o Projeto de Lei de n. 2.810\2013, que ins-

titui o Conselho Mu-nicipal de Direitos da Pessoa com Deficiência Física de Igarassu. Esse conselho irá represen-tar e reivindicar melho-ria para a qualidade de vida das pessoas porta-doras de deficiência fí-sica. Paulo Uchôa falou da aprovação do Projeto de Lei de nº 2.814\2013, que normatiza critérios para o cadastramento e inscrição de pessoas com deficiência física e idosa no Programa Mi-nha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Segundo ele, o Art.1º dispõe que fica institu-ído o percentual de 5% das unidades habita-cionais a serem cons-truídas no município de Igarassu, com recursos do Governo Federal, mediante o Programa

Foto: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

Conquistas Os projetos de lei foram aprovados pela Câmara Municipal

igarassu

ExprEssas

O prefeito Marcos José precisa tomar pro-vidências com alguns in-tegrantes de seu gover-no, pois são orientados a travarem à máquina administrativa da Pre-feitura de Abreu e Lima. Funcionários da saúde, principalmente alguns diretores de postos de saúde, estão travando o atendimento e a própria

A gestão do prefeito Mário Ricardo (PTB) está passando por um período de turbulência política e administrati-va. Vereadores da Câma-ra Municipal cobram da

Com a morte do ex-go-vernador Eduardo Cam-pos, o prefeito de Paulista (PSB), Júnior Matuto, fi-cou órfão político. Agora, terá que andar com as

Quem pensa que o ex-prefeito Gesimário Ba-racho (PT) está morto politicamente, está com-pletamente enganado. Ele tem visitado várias comunidades de Igaras-su, e por onde chega é saudado pelos morado-res. Em recente encon-tro político, em Cruz de Rebouças, ele confiden-ciou a um amigo que vai

O prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batis-ta (PTB), está fazendo uma boa administração, apesar da crise finan-

Os vereadores de oposição da Câmara de Igarassu, encabeçado pelo presidente Ade-mar de Barros, suge-riram ao líder do Go-verno, Maguila, uma reunião com o prefei-to Mário Ricardo, com objetivo de ajudá-lo a enfrentar a instagna-

Yves ribeiro faz campanha

O clima político, em Abreu e Lima, está che-gando ao degrau mais bai-xo e vil, ataques pessoais e morais estão sendo usados como armas para atacar a imagem das pessoas. O prefeito Marcos José (PT) tem sido vítima de discur-so político agressivo por

parte de adversário. O pas-tor Marcos está acionando a Justiça para coibir as in-júrias a sua pessoa. É uma vergonha que ainda ocorra esse tipo de discurso. E as eleições ainda nem come-çaram. Mas cabe à Justiça Eleitoral punir rigorosa-mente essas pessoas.

sujeira na política

querem travar o governo

sos em igarassu

matuto está órfão

gesimário vem

paulo Batista

apoio a mário

gestão da Secretaria de Saúde. As reclamações vêm de todos os lados. E isto é muito ruim para o prefeito da cidade. A quem esses servidores, que não foram indica-dos pelo prefeito Marcos José, querem agradar? Uma coisa podemos afir-mar com certeza: esse grupo quer sujar a ima-gem do prefeito.

gestão mais ações, para que tirem o município da estagnação. Para Paulo Uchôa (PDT), a cidade “perdeu o rumo”, e está andando para uma crise generalizada.

próprias pernas. Ainda não está conseguindo ad-ministrar a cidade, o qual vem recebendo duras crí-ticas da população. Ele di-ficilmente será reeleito.

disputar a eleição para prefeito de Igarassu, em 2016.

ceira, com realização de obras na infraestrutura da cidade. A educação tem recebido atenção especial do gestor.

ção da sua gestão. O vereador Helmilton foi quem deu a sugestão de uma aproximação. “Nossa intenção não é ver a cidade parada, queremos ajudar o pre-feito, dando sugestões e mostrando o caminho para sair do atoleiro”, comentou Helmilton.

de Aceleração do Cres-cimento (PAC), no Pro-grama Minha Casa, Minha Vida, “para atender às pessoas com deficiência física e ido-sos residentes no mu-nicípio de Igarassu, em harmonia e obediência à Lei de inclusão dos deficientes físicos em programas sociais go-vernamentais”, comen-tou o vereador.

Ele teve, também, aprovada a indicação de nº 145\2013, onde solicitou do prefeito do município, Mário Ri-cardo, a implantação de vídeo monitoramen-to, com instalação de câmaras no centro da cidade, Sítio Histórico, nas principais entradas do município, corredo-res, com uma central de acompanhamento.

O candidato a deputa-do estadual Yves Ribeiro (PSB) tem intensificado o ritmo de suas caminha-das políticas pelo Litoral Norte. No último dia 30 de agosto, Yves Ribeiro fez uma grande e empol-gante caminhada pelo Sítio Histórico de Iga-rassu, acompanhado de sua militância. No dia anterior, Yves visitou a comunidade de Cruz de Rebouças. A caminha-da saiu da Praça Nossa Senhora do Rosário por volta das 15h e foi per-correr várias ruas do lu-gar. Essa é segunda vez

artigo

que a campanha de Yves visita o município. Na sexta-feira da semana passada, a caminhada aconteceu no Loteamen-to Agamenon.

O ex-prefeito de Pau-lista e Igarassu está cotado para ser um dos deputados eleitos do partido, nas cidades do Litoral Norte. Yves quer ser o representante des-sa região na Assembleia Legislativa.

O prefeito Marcos José (PT) não tem nada de bobo. Ele exonerou mais servidores, que estavam ligados ao ex-prefeito Flávio Gadelha. Fontes seguras afirmam que, após as eleições de outu-bro, haverá outra faxina na Prefeitura. Marcos José tem o direito de co-locar pessoas de sua real confiança política.

Limpeza em Abreu e Lima

CNPJ: 10.212.097/0001-50 VALOR: R$ 600,00

Page 4: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

a4 Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

editor geral: Jailton lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

Política

O candidato a estadu-al pelo PSB, Fábio

Gadelha, de n° 40200, está em plena campanha eleitoral, visitando dia e noite os bairros de Abreu e Lima, anunciando a sua candidatura como o legíti-mo representante do mu-nicípio. Para este embate

eleitoral, o jovem Fábio conta com o apoio e a ex-periência do ex-prefeito Jerônimo Gadelha (PSB), que está participando ati-vamente das caminhadas do seu filho nos bairros, pedindo voto para o seu herdeiro político. “Fábio tem condições de ser o

rEnovação Fábio Gadelha é um dos jovens políticos da nova geraçãoFoto: Arquivo/FM

apoio poLítiCo O ex-prefeito Jerônimo Gadelha garantirá muitos votos para Fábio

representante da popula-ção de Abreu e Lima na Assembleia Legislativa”, comentou Gadelha.

Para deputado federal, Fábio Gadelha e seu pai Jerônimo estão apoiando o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, n°6540, experiente parlamentar

aBrEu E Lima igarassu

JerôniMo e Fábio GAdelhA APoiAM CAdoCA PArA FederAl

Promotor do caso Serrambi apoia Ninho

O ex-promotor de Jus-tiça de Ipojuca, Miguel Sales, que ficou famoso por conta do “Caso Ser-rambi”, anunciou apoio a Severino Ninho - ex-pre-feito de Igarassu, para deputado federal. Miguel Sales foi candidato a de-putado federal em 2010, obtendo 22 mil votos.

“Entre os 513 congres-sistas, Ninho foi um dos 38 deputados federais mais atuantes do País, segundo pesquisa da Re-

vista Veja, em parceria com a Universidade Es-tadual do Rio de Janeiro, afirmou Sales.

Segundo o promotor, o apoio a Ninho deve-se, além da amizade, mas pelo fato de Severino Ninho ter renunciado os 14º e 15º salários, e tra-balhou em favor da edu-cação, saúde, segurança, infância, direito do con-sumidor, aposentados e combate ao tráfico de se-res humanos.

que tem trazido muitas emendas parlamentares para Pernambuco. “Ca-doca será a voz do povo de Abreu e Lima no Con-gresso Nacional, em Bra-sília, para trazer recursos federais para o município. É o parceiro que meu filho terá para lutarem juntos por nossa região”, afir-mou Jerônimo Gadelha. “Apoio Cadoca porque foi quem se dispôs a ter com-promisso com nossa cida-de”, completou Fábio.

Para Cadoca, a eleição de Fábio Gadelha é impor-tante para Abreu e Lima, “pois ele é competente, ama sua terra e experien-te. Além disso, é filho do ex-prefeito Jerônimo Ga-delha, o prefeito que mais trabalhou pelo povo da cidade. Tenho certeza que Fábio será um muito atu-ante como deputado no cenário pernambucano”, assegurou Cadoca.

Page 5: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014 a5

www.folhametropolitana.com

parquE industriaL Está pronto para o início da moagem da cana-de-açúcar

Foto: Arquivo/FM

CelebrAção reliGiosA MArCA iníCio dA sAFrA nA usinA são José

Câmara muniCipaL dE igarassu

produtividadE A expectativa é que a safra deste ano supere a produção de 2013

Depois de alguns anos apresentando baixo

índice de chuvas na re-gião, comprometendo a colheita da cana-de-açú-car, a São José Agroin-dustrial ― nova denomi-nação da Usina São José ―, antecipa o início da safra 2014-15, em virtu-de, especialmente, dos níveis pluviométricos dos últimos meses, que foram bons, mas ainda não atendendo ao espe-rado.

Por essa razão, segun-do Frederico Vilaça, Di-retor Executivo da em-presa, as expectativas de que o setor, que vem amargando uma de suas piores crises, esperando que esta safra comece a sinalizar a tão esperada recuperação. “Entretan-to, ainda será necessá-rio que seja criada uma política governamental de incentivos ao setor”, ressalta Vilaça.

Como já é tradição, o início do período de sa-fra na Usina São José é marcado por uma cele-bração religiosa, quando se reafirma uma cultu-ra forte de fé e devoção. “Acreditamos na força do trabalho como ferramen-ta da dignidade humana e não há melhor manei-ra de começar um novo ciclo de trabalho do que em oração”, afirmou o diretor e acrescentou: “O momento é delicado para o setor. Temos que nos manter unidos, fortale-cendo o compromisso de nossa equipe, para que possamos superar esse desafio que afeta, direta ou indiretamente, toda a nossa região. E estarmos juntos, em oração, é um meio de fortalecer esse nosso compromisso e a nossa esperança”.

Cidadesigarassu

A celebração ecumêni-ca aconteceu em um dos armazéns de açúcar da empresa, no último dia 19 de agosto, ministrada pelo pastor João Mar-tins, da Assembleia de Deus, Convenção Abreu e Lima, e pelo Pe. Sér-gio Santana, da paró-quia de Chá de Alegria, da Diocese de Nazaré da Mata. Na abertura da celebração, a orquestra dos meninos da Escola

Santa Maria, Talentos a Serviço da Paz, fez uma linda apresentação. Um grupo de músicos, for-mado por colaboradores evangélicos e católicos da São José, encantaram os ritos, além de terem dado um caráter mais ecumênico à celebração. Ao final da cerimônia, estudantes da escola He-lena Cavalcanti Petribu, de Araçoiaba, cantaram o hino de São José.

Além de colaborado-res, diretores e acionis-tas, estiveram presentes ao evento algumas au-toridades locais, como o prefeito Mário Ricardo e a vice-prefeita de Igaras-su, professora Elcione, e secretariado; e o prefei-to de Araçoiaba, Joamy Oliveira; Virleide Bar-ros, Gerente Executiva da Semas (Secretaria Estadual de Meio Am-biente e Sustentabilida-de) e Genilse Gonçalves, da Agenda 21, também se fizeram presentes. No discurso da direto-ria, Frederico Vilaça prestou homenagem ao ex-governador, Eduardo Campos, lembrando que na data se celebrava o sétimo-dia da tragédia que ceifou a vida de um dos mais notáveis políti-cos brasileiros. Para ele, um dos grandes batalha-dores pelas transforma-ções mais vigentes de que necessitava o setor sucroenergético de Per-nambuco.

adEmar dE BarrosO presidente da Câmara de Igarassu, vereador Ademar

de Barros teve aprovado o requerimento de nº 063\2014, que requer da Mesa Diretora da Câmara, atendendo re-comendação do Tribunal de Contas do Estado de Per-nambuco, quanto à necessidade de pessoal efetivo no Poder Legislativo de Igarassu e realização de concurso público, observados os limites da Lei de Responsabilida-de Fiscal, que seja feito estudo técnico no prazo de 60 (sessenta) dias sobre: 1 – A necessidade do concurso; 2 – Dos cargos a serem criados, com perfis e seus quan-titativos; 3 – Atribuições e distribuições dos respectivos cargos, por órgãos da Câmara Municipal; 4 – Viabilizar a contratação de consultoria de RH com histórico de co-nhecimento em estruturação organizacional e realização de concursos públicos.

irapuan ramosA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por

unanimidade, em agosto, a indicação de nº 111\2014, de autoria do vereador Irapuan Ramos, que solicita, através da secretária competente, o asfaltamento da Avenida Santina Gomes de Andrade, localizada no bair-ro de Beira Mar I.

siquEira da arEiaO vereador Siqueira da Areia apresentou à Mesa Di-

retora da Câmara a indicação de nº 122\2014, na qual solicita do chefe do Executivo Municipal a pavimentação e drenagem da Rua Tentando te Esquecer, localizada no Loteamento Encanto Igarassu, em Cruz de Rebouças.

ÉriCa uCHÔaAtravés da indicação de nº 113\2014, a vereado-

ra Érica Uchôa apresentou um pedido ao prefeito do município, através do Consócio Grande Recife, a ins-talação de uma parada de ônibus que possa ser mais acessível aos moradores do Loteamento Caminho das Águas, próximo ao Clube Paraíso, em Igarassu. Ela também pediu (114\2014) melhoraria na iluminação para a comunidade.

EdinHo martinsA Mesa Diretora da Casa de Duarte Coelho apro-

vou, em agosto, por unanimidade, a indicação de nº 115\2014, de autoria do vereador Edinho Martins, que solicitou do prefeito de Igarassu, através da Secretaria competente, que seja construída uma calçada em fren-te ao Centro de Fisioterapia do nosso município, pois o local está sendo utilizado por moradores e populares como depósito de lixo.

pauLo uCHÔaO vereador Paulo Uchôa teve aprovadas as indicações

de nº 117, 118\2014, onde reivindicou do prefeito Mário Ricardo, através da secretaria competente, a terraplana-gem da Avenida Severino Tavares Uchôa, Loteamento Jabacó, Chã do Ambrósio, como também a terraplana-gem do trecho onde está situado o Centro de Coleta Se-letiva de Igarassu, localizado no Conjunto Residencial Flores de Igarassu.

romÁrio xaviErA Mesa Diretora da Câmara Municipal de Igarassu

aprovou, por unanimidade, no mês de agosto, as indica-ções de nº 123, 124\2014, de autoria do vereador Romá-rio Xavier, que solicitou do prefeito do município, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (COM-PESA), o concerto de um buraco existente na Rua Aldo de Sena Acioli, localizada próximo ao Colégio Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto; como tam-bém o recapeamento da Avenida Agro Industrial, na Vila Saramandaia.

HELmiLton BEsErraO vereador Helmilton Beserra teve aprovados os re-

querimentos de nº 058, 059, 060\2014, pela Mesa Di-retora, em agosto, onde reivindica do chefe do Executi-vo Municipal a retirada do lixo do bairro Rosa da Itália, como também a pavimentação da Rua Canal, no bairro Nossa Senhora do Rosário e a melhoria da iluminação e capinação da Academia da Cidade, localizada no Lotea-mento Agamenon Magalhães.

iZaquE LEitEA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por

unanimidade, no mês de agosto, os requerimentos de nº 064,065, 066\2014, de autoria do vereador Izaque Leite, que fez um apelo ao Exmo. Senhor prefeito de Igarassu, através da Secretaria competente, para que seja feita a construção de uma nova fossa no Centro Comercial de Igarassu, a melhoria da iluminação na 2ª Travessa da Assembleia de Deus em Cruz I; e também a instalação de um novo sistema de iluminação na área de Lazer de Cruz de Rebouças.

Page 6: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014a6

Genteque é notícia

Foto: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

saudadEs

O prefeito Mário Ricardo, de Igarassu, ao lado do amigo Eduardo Campos, ex-governador falecido, no último dia 13 de agosto. Mário tinha um bom relacionamento como o governador. Fora do âmbito político, eles desfrutavam de uma boa amizade pessoal.

amBiEntaLista

Frederico Vilaça, da Usina São José, tem dado o exemplo a muitos empresários, no que se refere ao cuidado do meio ambiente. Ele é o criador do projeto Reflorestart, que visa o reflorestamento da Mata Atlântica do Estado de Pernambuco.

FinaLmEntEO piloto Felipe Massa conseguiu o 3º lugar no Grande Prêmio da Itália, no domingo.

ConFiantE na vitória

O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, com o candidato ao Senado, Fernando Bezerra, durante caminhada no município. A força política do prefeito será a plataforma para Fernando ser o senador mais votado em Abreu e Lima.

apoio a uCHÔa E a rosEndo

O vereador Ademar de Barros (PDT), declarou apoiou aos candidatos Guilherme Uchôa, para estadual (nº 12345), e Marinaldo Rosendo, para federal (nº 4012). O presidente da Câmara de Igarassu afirmou que eles são preparados e com grande força política no cenário pernambucano. “Eles são os melhores representantes para a cidade”, assegurou.

anivErsÁrio

O presbítero Ronaldo, da Assembleia de Deus de Abreu e Lima, ao lado da sua esposa Josiane. Ele completou mais um ano de vida no dia 04 de setembro. Muitos anos de vida e sucesso.

www.folhametropolitana.com.br

Social Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

Page 7: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

CadernoFolha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501BMArCos José reinAuGurA esColA eM CAetés iii

invEstimEntos Prefeitura de Abreu e Lima vai reformar grande parte das escolas municipais

O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José

(PT), e a secretária Mu-nicipal de Educação,

A partir do dia 08 de setembro, a Prefei-tura de Abreu e Lima, em parceria com o Pro-grama Novos Talen-tos, oferece 25 vagas para quem quer fazer o curso de recepção em serviços de saúde. As inscrições serão feitas,

Adna Amorim, partici-param da reinaugura-ram, no último dia 21 de agosto, às 14h, da Escola

no horário das 09h às 21hs, na Unidade do Pronatec (antiga Esco-la João Paulo II), loca-lizada na Rua Seis, Ca-etés II - Abreu e Lima, mesmo local que será ministrada as aulas.

O curso será ofereci-do no turno da tarde,

Foto: Carlos da Hora

Foto: Divulgação

Compromisso Na reinauguração, Marcos José prometeu mais investimentos

Curso Pretende formar recepcionistas de hospital

Antonio Correia de Melo, localizada em Caetés III. A escola tem 370 alunos que estudam em três

no horário das 13h às 17h. As aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de setembro e é oferecido a ambos os sexos.

Requisitos para as inscrições

Ter idade a partir de

turnos: Pré-Escolar, En-sino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os estudantes rece-beram a escola de cara nova, com pinturas in-ternas e externas no pré-dio, iluminação nova nos corredores e nas salas de aula, além de uma refor-ma na parte hidráulica e elétrica, que se encon-trava em estado pre-cário. Portas e Janelas também foram trocadas e dois banheiros foram construídos para melhor atender ao alunado. A reforma durou 40 dias.

Durante a solenidade de reinauguração, o pre-feito Marcos José elogiou o trabalho feito pela ges-tora Fabiane Rodrigues na escola e pela secreta-ria de Educação do mu-nicípio e se comprome-teu em reformar todas as escolas municipais da cidade.

Num tom mais calo-roso, o prefeito criticou

quem governa pensan-do em benefício próprio. “Como prefeito, tenho a obrigação de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Abreu e Lima, mas faço isso com transparência. O dinhei-ro público deve ser hon-rado”, comentou. Marcos José também prometeu aos alunos da escola a construção de um peque-no parque de brinquedos e uma quadra coberta. Já para a comunidade, a reforma de uma praça localizada próxima à es-cola.

A secretária de Educa-ção usou da palavra para lembrar dos compromis-sos da atual gestão. “Tra-balhávamos em situação precária, sem condições. O prefeito Marcos José rompeu estas barreiras e vamos trabalhar ainda mais”, citou Adna Amo-rim. O corte simbólico da fita de reinauguração da escola foi prestigiada por centenas de moradores

Óticas Diniz inaugura

unidade em Abreu e Lima

Siqueira abre estrada em encanto de Igarassu

página B2 página B3

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

da comunidade, lideran-ças comunitárias, secre-tários e vereadores mu-nicipais.

Ao usar da palavra, o secretário de Obras, Carlos Cardoso disse que a cidade vivia em situa-ção de esquecimento, “O município está tomando outro rumo”, comentou. Já o vereador Fábio da Farmácia em seu discur-so, destacou o caráter do prefeito. “É um homem sério, religioso e vou fa-zer o possível para aju-dar em sua administra-ção”, concluiu.

A solenidade de rei-nauguração contou a participação da banda marcial Vânia Araújo da escola estadual Poliva-lente de Abreu e Lima, do Grupo de Gestos da Igreja Casa da Benção de Caetés III, de uma solista evangélica e das irmãs Dulce e Severina Baracho que finaliza-ram o evento com uma ciranda.

18 anos, possuir Ensino Médio Completo

Documentos necessá-rios: (RG – CPF - Com-provante de Residência - Ficha 19).

Outras informações: Ligar para: (81) 3542-3369 no horário das 8h às 21h (segunda a sexta).

a auto Escola Cepa itapissuma dispõe de carros adaptados para pessoas com necessidades especiais

Prefeitura e Programa Novos Talentos abrem vagas para curso de serviços de saúde

Page 8: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

tarifa social de energia elétrica atende famí-lias com descontos que variam entre 10 e 65%, dependendo da faixa de consumo de cada contri-buinte.

A tarifa social de ener-gia elétrica contempla também as famílias ins-critas no Cadastro Único do Governo Federal com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doen-ça que necessite de apa-relhos ligados à energia elétrica de forma conti-nuada, além das famí-lias cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assis-tência Social).

aBrEu E Lima

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

B2

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

variEdadEs Óticas Diniz têm um grande leque de produtos no setor ótico, além de atendimento qualificado

prEço aCEssívEL Clientes compareceram à loja, para verem de perto as promoções

tariFa soCiaL A Celpe abre cadastramento para o benefício

Prefeitura faz mutirão para recadastramento da tarifa social de energia elétrica

ÓTICAS DINIz, A MAIor rEDE DE ÓTICA Do BrASIL, EM ABrEU E LIMA

Cidades

Com atuação no mer-cado brasileiro des-

de 1992, as Óticas Diniz representam a maior rede de varejo óptico na-cional. As Óticas Diniz podem ser encontradas em todos os estados bra-sileiros e o crescimento contínuo fazem desta rede o melhor exemplo de estrutura de sucesso, além de uma marca ge-nuinamente brasileira e de expressão nacional.

A primeira loja das Óticas Diniz foi fundada em 26 de janeiro de 1992, na Rua de Santaninha, no centro da cidade de São Luis do Maranhão, a partir da realização do sonho de seu fundador, Arione Diniz. Atender

bem. Entender o que o cliente precisa. Oferecer boas condições de paga-

mento, bons produtos – sempre foram os princí-pios da empresa.

As Óticas Diniz conse-guiram inovar na forma de atendimento: saúde

visual, conforto e estéti-ca, na aquisição de óculos de grau e solar. Oferecer aos clientes produtos de qualidade, com garantia de origem e as marcas mais conceituadas é outro importante compromisso das Óticas Diniz.

Além de oferecer um mix de produtos de primei-ra linha, as Óticas Diniz consideram fundamental que o vendedor deve estar preparado para atender e prestar um serviço único a cada cliente. Desta forma, são treinados e prepara-dos continuamente todos integrantes da equipe de loja para poder oferecer o produto adequado a cada cliente. Oferecer sempre as melhores condições de

A Prefeitura de Abreu e Lima convoca, entre os meses de setembro e ou-tubro, todas as famílias que participam do pro-grama Tarifa Social de Energia Elétrica para o

recadastramento. O pra-zo termina no dia 24 de outubro e contemplará todos os bairros da cida-de. As famílias, que não atualizarem os dados para manterem os des-

pagamento e promoções originais é outro princípio das Óticas Diniz.

Integridade, Ética, Dis-ciplina, Inovação e Exce-lência Empresarial são os valores que compõem a Óticas Diniz. Com a mis-são de fornecer produtos e serviços que atendam ou superem as necessida-des de nossos clientes.

E disponibilizar um amplo mix de produtos para que, somados aos esforços de nossa equipe, garantam a completa sa-tisfação de nossos clien-tes. Continuar sendo o maior e mais eficiente grupo óptico do Brasil, admirado por seus clien-tes, colaboradores e par-ceiros é a nossa visão.

contos na conta de luz, correm o risco de perder o benefício.

Segundo Edjane San-tana, secretária de Ação Social do Município, a atualização será feita em locais públicos da cidade, no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A atualização do ca-dastro é obrigatória, sob o risco do benefí-cio ser suspenso, infor-mando que as famílias com renda de até meio salário-mínimo por pes-soa podem ser contem-pladas pelos descontos previstos na lei federal 12.212/2010, que esta-belece a Tarifa Social de Energia Elétrica. A

Veja os locais onde acontecerão os mutirões:bairro: Alto da Bela Vis-ta, dias: 02 e 03/09 Local: Escola Est. Maria Vieira Muliterno.bairro: Alto São Miguel, dias 04 e 05/09 Local: Escola Municipal Santa Rosa.bairro:Planalto, dias 09 e 10/09 Local: Associação Evang.Novas de PazBairro: Caetés III, dias 11 e 12/09 Local: Escola Municipal Antonio Cor-reia de Melo.bairro: Caetés Velho, dias 16 e 17/09 Local: As-sociação Betânia.bairro: Desterro, dias 18 e 19/09 Local: Conjun-to Residencial Fábio Cor-

reia (salão de festas).bairro: Matinha, dias 23 e 24/09 Local: Serviço de Convivência e Fortaleci-mento de Vínculos (Onde funcionava a Academia Delma Santana).

Horário: Das 8h às 14 horas.

os documentos ne-cessários para o reca-dastramento são:

Para maiores de 18 anos: Carteira de Traba-lho; Carteira de Identida-de; CPF; Título de Elei-tor; Conta de luz, número do NIS (Cartão do Bolsa-Família), maiores de 10 anos, é exigida a Cartei-ra de Identidade e CPF, para menores de 10 anos, Certidão de Nascimento. Obs: Todos os documen-tos devem ser originais.

Page 9: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

PolíticaB3

igarassu

moBiLidadE A estrada une Jardim Boa Sorte à Estrada de Nova Cruz

traBaLHo Siqueira da Areia observa aterro da estrada

Fotos: Divulgação

Considerado um dos vereadores mais

atuantes da Câmara

siqueirA Abre estrAdA no enCAnto iGArAssu

Municipal de Igarassu, Siqueira de Areia (PSL) vem realizando, além

das atividades legisla-tivas, importantes tra-balhos sociais junto às comunidades mais ca-rentes do município. Um exemplo disso é a aten-ção que o vereador tem dado ao bairro de En-canto Igarassu, atenden-do à reivindicação dos moradores, ele realizou uma obra de abertura de uma estrada, no mês de julho, que começa no Lo-teamento Igarassu (no final da rua do Posto de Saúde), passa pelo Lote-amento Jardim Boa Sor-te até a estrada de Nova Cruz. E é bom lembrar que o vereador execu-tou a obra com recursos

próprios. “A população reclamava da precarie-dade da estrada, prin-cipalmente no tempo de chuva. Assumi o compro-misso com a comunidade de melhorar o acesso. E está aí a estrada em bom estado, facilitando o acesso de veículos e das pessoas, que podem an-dar com mais seguran-ça”, comentou Siqueira.

“Parabenizo a ação do vereador Siqueira da Areia, por haver, com re-cursos próprios, amplia-da e planeada a estrada que dá acesso a Cruz de Rebouças”, comentou a moradora do bairro Jo-seane Fernandes.

GLOBALIZAÇÃODO LITORAL NORTE

Jurandir [email protected]

Paulo Câmara em Abreu e Lima

ExprEssa

No próximo dia 09, o candidato ao Governo do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), es-tará em Caetés I, ao lado do prefeito Marcos José, para participar de uma caminhada pelas princi-pais ruas do bairro. Pau-lo faz questão de estrei-tar o seu relacionamento político com o prefeito Marcos José.

Essa será a segunda visita a Abreu e Lima, que, para Paulo Câma-ra, é de fundamental importância ser majori-tário nas eleições de ou-tubro. Para isso, o socia-lista conta com o apoio e o carisma do pastor Marcos José, que todos os dias está visitando os bairros do município, pedindo aos eleitores vo-tos para Paulo Câmara, para o candidato ao Se-nado Fernando Bezerra, e para os seus deputados Nilton Mota e Eduardo da Fonte, para deputado federal.

O prefeito apoia a can-didatura de Marina Sil-va para presidente.

EMPrEENDEr é NECESSárIo, MANTEr E rENoVAr é o diFerenCiAl PArA o Mundo dos neGóCios.

As oportunidades são tantas que transformam o mundo dos negócios em uma verdadeira arma-dilha empresarial. Empreender em um país onde você inicia seu negócio com as portas fechadas ao tentar agilizar qualquer documentação necessá-ria do poder público, naquele momento você passa a ser refém das dificuldades ou meramente mais um participante da corrupção brasileira, o “velho jeitinho” é traduzido com alguns benefícios que um futuro empreendedor já inicia usando o mau hábito brasileiro.

Os demais que tentarão as vias tradicionais ar-carão com o prejuízo do tempo perdido. Inicia-se uma batalha dura e longa pela falta de crédito e novos investimentos, planejar ao longo prazo com margens de ganhos pequenos e sustentáveis são situações totalmente fora dos padrões brasi-leiros, os negócios em nosso país são tratados no imediatismo financeiro, a mantença é defendida aos olhos de uma grande lucratividade com a ra-pidez da tirada do investimento. Levar a pauta de reuniões dessas novas organizações, um pla-nejamento de longa duração e sustentabilidade aplicado a modelos tradicionalistas mundialmen-te é pensar fora do contrato nacional.

A luta de manter e consolidar um novo negócio é traduzir todo o seu conhecimento e pesquisar a renovação diária e ser aberto para eventuais mu-danças ou ajustes necessários. Uma verdade, ver-dadeira, o dinheiro não leva desaforo para casa, a perda não retornará a ser um ganho, é neces-sário nesse novo mundo dos negócios sabedoria, habilidade, esforço e também altas doses de sor-te. Alguns empreendedores, principalmente os marinheiros de primeira viagem confunde a ideia da sua empresa com o garimpo de uma pedra pre-ciosa, esse engano pode ser fatal, é como se fosse buscar essa pedra preciosa todos os dias, mesmo sendo de valores menos significativos, mas como sendo um achado determinante para o sucesso da empresa.

Empreender torna-se uma tarefa extremamen-te sutil, onde é colocado diante de uma prateleira sofisticada e exigente. Fica claro a necessidade de um bom serviço e de boas mercadorias para traduzir em uma boa harmonia, arrancando aqui e ali aplausos e traduzindo na repetição de novas compras e demonstrando novos acertos diários. Suficiente para validar cada dia que voltamos para casa felizes por poder desfrutar o sono de quem voltará no próximo dia para reabrir a em-presa.

O garimpo diário começa novamente, com a busca de diferenças incrementais, na insistência de achar novos produtos, serviço ou atenção que vinculará aqueles clientes à empresa. São as cha-mas de encontrar a melhor maneira de atender, de vender, de entregar um produto ou serviço de qualidade todos os dias. Se você aceitar essa condição do garimpo diário do bom atendimento com possibilidades de agregar valores, o sucesso do seu empreendimento se manterá sempre em aberta. Lembrando que não podemos perder o foco da sensibilidade de empreendedor que bus-ca satisfazer as necessidades mais sutis de sua clientela que usam os produtos e serviços que procuram na sua empresa, apenas para se confir-marem humanos.

As necessidades basilares são meramente in-dispensáveis no comportamento humano, fica a cada dia evidenciado que as organizações preci-sam acreditar, investir e requalificar seus cola-boradores. Com o olhar focalizado na integração participativa das pessoas na busca do sucesso planejado.

Page 10: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

PolíticaB4

Corpo-a-Corpo O prefeito Marcos pedindo votos para os seus candidatos, em Caetés I

oBras iniCiadas A desobstrução já está sendo feita

prioridadE Paulo Batista é um prefeito que escolheu a educação como prioridade na sua administração

PreFeito MArCos José FAZ CAMinhAdA PolítiCA

aBrEu E Lima

itamaraCÁ

Carisma Por onde passa, o pastor Marcos José é recebido pelos eleitores

Carisma Prefeito Marcos José autorizou a Secretaria de Obras a realização dos serviços de desobstrução das canaletas, em caráter de urgência

As caminhadas políti-cas do prefeito Mar-

cos José (PT) têm chama-do a atenção pelo grande engajamento de militan-tes, durante as visitas em busca dos votos, to-

dos têm participado com empolgação, apoiando os candidatos do prefeito. O pastor apoia Nilton Mota para estadual e, para fe-deral, Eduardo da Fonte. No último dia 03, a cami-

nhada ocorreu no bairro mais populoso de Abreu e Lima, Caetés I, onde há mais de 25 mil habi-tantes, a recepção aos candidatos do prefeito foi positiva.

Na ocasião, Nilton Mota, sempre ao lado do pastor Marcos, foi para o corpo-a-corpo com os elei-tores, afim de conquistar o voto deles. O carisma do prefeito foi surpreen-dente, pois a população o estima muito, e isso contribui com uma boa aceitação dos seus candi-datos.

Em Caetés I, a Prefei-tura Municipal realizou o asfaltamento de toda extensão da Avenida D, além da construção da ci-clovia, cumprindo, assim, uma promessa de campa-nha. “Isso é só o começo para esta população, a nossa gestão fará grandes obras aqui. Por isso, peço o seu voto para os nossos candidatos Nilton Mota e Eduardo da Fonte”, co-mentou Marcos José.

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo/FM

Foto: Divulgação

Buracos do centro da cidade serão todos desobstruídos

Formação de professores

Argentina e Alemanha reeditaram a final da Copa do Mundo do Brasil, numa partida memorável, digna de duas grandes potências do futebol mundial. Desta vez, os Her-manos se deram melhor vencendo, na casa dos adversários, por 4 a 2.

Embora a imprensa alemã tenha procurado diminuir a importância do resultado da partida, a verdade é que o placar expressivo em favor dos argentinos confirma que o confronto, apesar do clima “amistoso”, pôs em jogo, além da tradicional rivalidade, outros componentes implícitos. É que eles estavam engasgados com as gozações feitas pelos jogadores da seleção alemã após a conquista da copa. Che-garam, inclusive, a chamar os jogadores alemães de racis-tas. Por isso, para eles, vencer a partida significou lavar a alma! Fazer os adversários engolir suas provocações! Pois é: os hermanos gostam de tirar onda com todo mundo, mas quando são caçoados perdem a compostura. Logo eles, que costumam nos rotular de “macacos”!

Na última sexta-feira, dia 5 de setembro, o Brasil venceu a Colômbia, nos Estados Unidos por 1 a 0. Foi a reedição do confronto entre as duas equipes pela Copa do Mundo. O jogo foi marcado por grande rivalidade, como já era de esperar. Apesar de não ter sido uma partida de muita téc-nica, os dois times apresentaram muita disposição, raça e vontade de vencer.

O encontro entre as duas equipes marcou a reestreia de Dunga à Seleção Brasileira. Se para muita gente o resul-tado não significo grande coisa, para ele, pelo menos, a vi-tória tem um sabor especial. Isto é, representa o reinício de um trabalho, a tentativa de dar a volta por cima. Até aí, tudo bem. Começar uma campanha vencendo é sempre bom. Mas, cabeça-dura, como é, o risco é que ele comece a encarar o resultado como superstição e ache que o time não precise de uma renovação maior. É bom lembrar que dos jogadores convocados por ele, a maioria vêm da seleção de Felipão, que fracassou na Copa do Mundo. Aliás, a própria seleção de Felipão já havia sido formada, na sua maioria, por jogadores remanescentes da desastrosa era Mano Me-nezes. Não houve renovação. E os resultados forram trági-cos. Portanto, renovar a Seleção não deve ser apenas uma decisão do treinador, mas uma necessidade para melhorar a imagem do Brasil no cenário futebolístico e, enfim, recolo-car o país de volta no mapa das grandes seleções.

O desempenho do goleiro Jefferson, do Botafogo, na par-tida da última sexta-feira, dia 5, contra a Colômbia, no Ma-racanã, reacendeu a esperança de que a Seleção Brasileira volte a ter um arqueiro confiante e verdadeiramente convin-cente. O jogo, em si, não foi lá uma maravilha. Muita corre-ria, muita pancadaria e truculência. Parecia até um videotei-pe da partida disputada entre as duas seleções na Copa do Mundo. Houve até uma expulsão do lado colombiano, como havia ocorrido no jogo anterior. E, por pouco, Neymar não se contundiu novamente. Mas a atuação de Jefferson animou o torcedor, que sentiu firmeza nas ações do goleiro. E já era tempo, pois nas duas últimas Copas Júlio César deixou mui-to a desejar.

Desde a Copa do México, em 1986, até hoje, Taffarel é considerado o melhor guarda-metas que o Brasil já teve. Ele defendeu a Amarelinha em três Copas do Mundo: 1990, 1994 e 1998, sofrendo 15 gols, ao todo. Júlio César, que jogou duas copas, portanto, uma a menos que Taffarel, foi vazado 18 ve-zes, 14 delas na Copa do Mundo do Brasil. É o pior desempe-nho de um goleiro brasileiro na história das copas.

Confira o desempenho de outros goleiros da Seleção nesse período: Carlos (Copa do México - 1986) levou apenas 1 gol em toda a competição e foi eliminado nas quartas de final pela França; Marcos (Coreia e Japão - 2002 ) levou 4 gols e foi campeão; Dida ( Alemanha – 2006) levou 2 gols e foi elimina-do pela França nas quartas de final.

No início da temporada, o técnico Eduardo Baptista, do Sport, declarou à imprensa que sua prioridade seria a Copa Sul-americana. Ele chegou, inclusive, a colocar o Leão como favorito para vencer a competição internacional. Moral da história: Foi surpreendido pelo Vitória-BA, na quarta-feira, na casa do adversário. Como também já havia sido eliminado da Copa do Brasil, agora só resta o Campeonato Brasileiro. E por falar em Brasileirão, embora a equipe esteja relativa-mente bem classificada, a verdade é que seu desempenho ainda é bastante claudicante. O time ainda não engatou uma sequência convincente de bons resultados. Agora, porém, sem compromissos com outras competições, a torcida espera um rendimento melhor da equipe. E, por cautela, é bom que o treinador ponha os pés no chão e entenda que favoritismo não se conquista com palavras, mas na prática, através de um bom desempenho em campo.

A eliminação do Sport da Copa Sul-Americana para o Vitória-BA, por 2 a 1, em jogo disputado em Salvador, na quarta-feira, 5 de setembro, reeditou um fantasma que vem assustando o clube pernambucano na atual temporada: Ser derrotado por lanternas. O problema tem incomodado a tor-cida rubro-negra, que tem sido obrigada a ouvir piadas mal-dosas de torcedores adversários. Alguns deles, por exemplo, rotularam o Leão da Ilha de “ressuscitador de mortos”.

Brincadeiras à parte, o fato é que o Sport, que já havia sido derrotado pelo então-lanterna Figueirense por 3 a 0, no dia 4 de agosto, em Santa Catarina, e para o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, no dia 10 de agosto, acabou sendo surpreendido por outro clube na mesma situação. Detalhe: O Vitória, até a partida em que despachou o Sport, estava na última colocação do Brasileirão.

Os buracos abertos na Avenida Duque de Ca-xias, no centro da cidade de Abreu e Lima, estão com dias contados, para serem todos desobstru-ídos e fechados. O risco de cair dentro deles e o mau cheiro têm trazido transtornos para a po-pulação do centro. O pre-feito Marcos José (PT) autorizou o secretário de Obras, Carlão, a iniciar os serviços de desobs-trução dos buracos, das galerias e dos esgotos, em caráter de urgência. “Terminamos todo o le-vantamento dos pontos obstruídos e vamos co-meçar a obra”, assegu-rou Marcos José.

Procurado pela Folha

A Secretaria de Edu-cação de Itamaracá rea-

TIRO LIVREJosué Batista

[email protected]

RIVALIDADE

A VOLTA DE DUNGA

GOLEIROS

SPORT 1

SPORT 2

Metropolitana, o secre-tário Carlão informou o início das obras será en-

frente à Padaria Nossa Senhora da Conceição e da Loja Mirelle, no cen-

tro, e que será estendido por toda a extensão da Avenida Duque de Ca-xias. “Em breve, todos os serviços serão conclui-dos”, garantiu o secretá-rio, acrescentando que a Rua Nossa Senhora da Aparecida será também contemplada com a de-sobstrução das caixas co-letoras, que estão todas entupidas.

O secretário ainda disse que a obra de de-sobstrução não havia co-meçado, visto que estava concluindo o levanta-mento de todos os pontos entupidos. “A Prefeitu-ra fará outros levan-tamentos, para reali-zação de obras”, disse Carlão.

lizou, no último dia 21 de julho, mais uma forma-

ção dos professores da rede municipal de ensi-no, com o tema: Cultura Afro e Indígena. Foram capacitados cerca de 90 professores das 15 esco-las municipais de Itama-racá. Na ocasião, os edu-cadores receberam um kit com mochila, caneta, bloco e camisa.

O encontro aconte-ceu na Escola Elizabeth Regina, no bairro dos Quatro Cantos, e foram divididas em cinco tur-mas: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º

ciclo - 1º ao 3º ano), Ensi-no Fundamental (2º ciclo - 4º e 5º anos), Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, o município possui cerca de 2000 mil alunos matriculados.

O prefeito Paulo Ba-tista (PTB) tem feito im-portantes investimentos na educação do municí-pio, não somente na in-fraestrutura, como tam-bém na qualificação do professores, valorizando o trabalho dos docentes”, explicou Batista.

Page 11: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014

www.folhametropolitana.com.br

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014 B5

PavimentaçãoO presidente da Câmara Municipal de Itamaracá,

vereador George Augusto Martins, requereu da Mesa Diretora, por meio do requerimento de nº. 153/2013, onde solicitou do prefeito Paulo Batista, que autorize à secretaria competente o serviço de pavimentação e dre-nagem da ladeira da Biquinha, em caráter de urgência, a fim de melhorar o acesso à comunidade.

Terra planagemCumprindo as formalidades regimentais, e ouvido o

plenário, o vereador Celso José das Neves solicitou à Mesa Diretora, por meio requerimento de nº. 87/2013, que seja encaminhe prefeito Paulo Batista (PTB), que o mesmo autorize o aterro e terraplanagem da Rua Oiti-zeiro e Travessa do Oitizeiro, transversais da Ladeira do Por do Sol, no Forte Orange. Ele disse que a rua sofre os efeitos das chuvas que descem do alto, causando o surgimento de buracos. E os moradores não podem ficar prejudicados de inverno a verão.

DetranO vereador Paulo Fernando Galvão solicitou do chefe

do Executivo Municipal, em agosto, através do requeri-mento de nº. 89/2013, que o mesmo solicite do Depar-tamento de Transito de Pernambuco – DETRAN, com a finalidade de instalação de uma unidade do CIRETRAN na Ilha de Itamaracá, a fim de atender à demanda dos proprietários de veículos que precisam se deslocar a ou-tras cidades.

Saúde O parlamentar Santino José de Oliveira (Galego)

solicitou da Mesa Diretora da Casa, através do reque-rimento de nº. 109/2013 mesa, depois de ouvido o Ple-nário, cumprindo as formalidades regimentais, que seja formulado apelo ao prefeito Paulo Batista, para que en-vie a esta Câmara Municipal, cópia dos Empenhos re-lacionados ao pagamento das despesas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de janeiro a fevereiro de 2013.

DERA Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itama-

racá aprovou, por unanimidade, o requerimento de nº. 136/2013, de autoria do vereador Manoel Marinho Neto, onde reivindicou do prefeito Paulo Batista, que entre em entendimento com o Departamento de Estra-da e Rodagem (DER), para que seja feito o serviço de reconstrução da pavimentação da estrada (estrada Mi-guel Arraes de Alencar), que dá acesso à comunidade da Vila Velha.

Construção de salaO vereador Edielson Beserra Lins (Diel) apresentou,

no mês de agosto, o requerimento de nº. 146/2013, onde reivindicou do chefe do Executivo Municipal, Paulo Ba-tista, a realização de serviços de ampliação do telhado da Escola Municipal Dulce da Costa Lima, cobrindo a área existente na parte da frente da referida escola, bem como a construção de uma sala de informática para os alunos da rede municipal.

Pavimentação de ruaO parlamentar Edson Pedro da Silva requereu da

Mesa Diretora, em agosto, por meio do requerimento de nº. 166/2013, em que reivindicou do prefeito do muni-cípio, Paulo Batista, que o mesmo autorize a pavimen-tação e drenagem em toda a extensão da Rua Maria do Carmo Menezes, situada no bairro dos Quatro Cantos, que liga a estrada do Chié.

LazerA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por

unanimidade, o requerimento de nº. 175/2013, de au-toria do Luciano Rodrigues (Lukinha), que solicitou do prefeito Paulo Batista, que o mesmo autorize a constru-ção de quatro campos societ na Ilha de Itamaracá, nos bairros da Salinas, Jaguaribe, Sossego e Alto da Bela Vista. Os espaços servirão para os jovens praticarem esportes e outras atividades.

AcessibilidadeO vereador Luis Francisco de Assis Junior apresen-

tou, no mês de agosto, à Mesa Direta da Casa o reque-rimento de nº. 181/2013, solicitando do prefeito do mu-nicípio, Paulo Batista, para que a Prefeitura autorize a pavimentação da Rua Brumado, objetivando melhorar as condições de acessibilidade na localidade. Ele disse que o estado da rua é precário e precisa de uma inter-venção urgente.

Câmara muniCipaL dE itamaraCÁ

Força poLítiCa Cal junto do deputado Antônio Morais

saúdE Paulo Batista discursa sobre a importância da qualidade na vida das pessoas

CAL VoLIA rEALIzA CAMinhAdA PolítiCA

itapissuma

itamaraCÁ

O dia das eleições está às portas, e os candida-tos não perdem tempo em burca do voto. Por isso, o prefeito de Itapis-suma, Cal Volia (PSDB), considerado uma das principais lideranças do Litoral Norte, tem, dia-riamente, participado de caminhadas políticas nos bairros do municí-pio, para que consiga conquistar o voto do elei-tor para os seus candi-datos, que são Antônio Morais, para estadual, e André de Paula, para federal. O prefeito Cal sabe da importância de o município de ter repre-sentantes na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional.

“A cidade precisa das emendas parlamenta-res, a fim de que venham os recursos para a reali-

zação de investimentos para educação, saúde e infraestrutura”, res-saltou o prefeito reali-

zou na semana passada uma grande caminhada no centro do município para apresentar seus candidatos à população.

Na semana passada, no centro da cidade, houve uma grande ca-minhada política com os candidatos Antônio Morais e André de Pau-la. No seu discurso, Cal Volia enfatizou os re-cursos estaduais que o esputado estadual An-tônio Morais conseguiu para Itapissuma. “Pre-cisamos eleger esses candidatos”, afirmou o prefeito. Ele apoia a candidatura de Paulo Câmara para o gover-no e Fernando Bezerra, para o Senado.

Foto: Paulo Leandro

Foto: Arquivo/FM

Investe na formação do Programa Saúde nas escolas

Mais uma ação da Prefeitura de Itama-racá na área da saúde. No último dia de 29 de agosto, aconteceu, no Espaço Nordeste, o encerramento do ciclo 2013 da Formação do

Política

Caça ao voto O prefeito faz caminhada todos os dias pelos bairros

Programa Saúde nas Escolas (PSE), promo-vido pelas secretarias de Educação e Saúde de Itamaracá. O pro-grama é direcionado aos profissionais das duas áreas e voltado

principalmente para melhoria da qualidade de vida do educando.

O programa busca desenvolver atividades relacionadas à saúde dos alunos, atualiza-ção do cartão de vaci-

na, acompanhamento da saúde bucal, visual, entre outros. E, assim, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças, agravos à saúde e enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Na ocasião, foram re-alizadas palestras com a psicóloga, Pollyana, cujo tema foi o desen-volvimento infantil e com o soldado da Po-lícia Militar, Leonar-do Ramos, que falou sobre a prevenção da violência doméstica. O ciclo 2014 do PSE teve inicio em agosto deste ano.

Page 12: produtividadE A expectativa da Usina São José é que a ... · acontece atualmente com relação ao desabas-tecimento de água em São Paulo, enquadra-se na retórica de que uma

Folha metropolitana | 31 de Agosto a 10 de setembro de 2014B6

Geral

Abreu e liMA é destAque eM rePortAGeM do JC

pauLista mEio amBiEntE

Uma grande repor-tagem intitulada

“ABREU E LIMA DÁ O EXEMPLO” com direi-to a uma página inteira publicada no Jornal do Commercio, no último dia 14 de agosto, res-saltou que a população de Abreu e Lima quer apagar de vez com as

lembranças dos epi-sódios de vandalismo, ocorridos no mês de maio na cidade, justa-mente no dia em que o município comemorava mais um aniversário.

A matéria entrevis-tou alguns gerentes de lojas comerciais, que confirmaram aumen-

EsCoLas criam projeto para resgatar autoestima da população Foto: Carlos da Hora

Foto: Arquivo/FM

passEata Alunos caminham pelo centro da cidade

Conquista Mário implanta o Passe Livre em Igarassu

www.folhametropolitana.com.br

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

to de 30% nas vendas três meses depois do fato ocorrido. A equipe de reportagem também foi ouvir professores da rede municipal de ensi-no, para saber detalhes sobre o projeto “A nos-sa Cidade é do Bem”, da secretaria de Edu-cação.

O projeto que deve durar até o final do ano, foi criado na in-tenção de fazer com que estudantes desen-volvam atividades para resgatar a ética e a ci-dadania na cidade. No último dia 20 de julho, alunos de escolas muni-cipais realizaram uma caminhada pelo centro do município, distri-buindo “corações” e se-gurando cartazes com mensagens positivas e de autoestima.

igarassu

Passe livre para alunos da rede municipal ensino

Finalmente, uma boa conquista para os jovens que estudam na rede mu-nicipal de ensino: prefei-to Mário Ricardo (PTB) assinou, no mês agosto deste ano, o decreto para viabilizar o projeto Pas-se Livre em Igarassu. Os beneficiados serão aque-les estudantes que te-nham baia renda, e que estejam matriculados em cursos técnicos e de nível superior, residentes no município e que estejam inscritos no Cadastro Único de Programas So-ciais do Governo Federal (Cadúnico) terão acesso ao benefício.

O prefeito disse que, com o Passe Livre, os es-tudantes vão ganhar um cartão no valor de R$

74,00 ou R$ 148,00 men-sais, para circular em toda Região Metropoli-tana do Recife. As inscri-ções foram realizadas na Secretaria de Educação, e nas escolas municipais Cecília Maria, José Jor-ge. O vereador e autor do Projeto de Lei, Maguila (DEM), o coordenador da Juventude Kennedy e representantes dos mo-vimentos estudantis mu-nicipal e estadual.