produção textual ii aula 3

17
Produção Textual II Conceitos básicos Aula 2

Upload: livfernandes

Post on 20-Jul-2015

2.094 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Produção textual II   aula 3

Produção Textual I I Conceitos

básicosAula 2

Page 2: Produção textual II   aula 3
Page 3: Produção textual II   aula 3

CoesãoConceitos: “Os processos de coesão dão conta da

estruturação da sequência do texto (seja por recursos conectivos ou referenciais); não são simplesmente princípios sintáticos. Constituem os padrões formais para transmitir conhecimentos e sentidos”. (Marcuschi, 2008)

“ A coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro, no sentido de que não pode ser efetivamente decodificado a não ser por recurso ao outro.” (Halliday e Hasan, 1976).

Page 4: Produção textual II   aula 3

CoesãoMecanismos de coesão:2.Referência (pessoal, demonstrativa,

comparativa)3.Substituição (nominal, verbal, frasal)4.Elipse (nominal, verbal, frasal)5.Conjunção (adversativa, aditiva,etc.)6.Coesão lexical (repetição,

sinonímina, colocação, etc.)

Page 5: Produção textual II   aula 3
Page 6: Produção textual II   aula 3
Page 7: Produção textual II   aula 3
Page 8: Produção textual II   aula 3

ExemplosOs amigos que me restam são da data mais

recente; todos os amigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crêem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal freqüência é cansativa.

(Machado de Assis, Dom Casmurro)

Page 9: Produção textual II   aula 3

Os amigos que me restam são da data mais recente; todos os amigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crêem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal freqüência é cansativa. (Machado de Assis, Dom Casmurro)• No primeiro período, temos o pronome que remetendo a

amigos, que é o sujeito dos verbos restam e são, daí a concordância, em pessoa e número, entre eles. Do mesmo modo, amigos é o sujeito de foram, na oração seguinte; todos e os se relacionam a amigos.

• Já no segundo período, em que o autor discorre sobre as amigas, os pronomes algumas, outras, todas remetem a amigas; os numerais duas, três também remetem a amigas, que, por sua vez, é o sujeito de datam, crêem, fariam, falam; nela retoma a expressão na mocidade, evitando sua repetição; que representa a língua. E, para retomar muita vez, o autor usou a expressão sinônima tal freqüência.

Page 10: Produção textual II   aula 3

Exemplo de nâo-coesão

As janelas da casa foram pintadas de azul, mas os pedreiros estão almoçando. A água da piscina parece limpa, entretanto foi tratada com cloro. A vista que tenho da casa é muito agradável.

Page 11: Produção textual II   aula 3

Coerência Para Koch (1992) coerência “está diretamente

ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.”

“Para haver coerência é preciso que haja possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos”.

Page 12: Produção textual II   aula 3

Exemplos:

Page 13: Produção textual II   aula 3

Exemplos:

Page 14: Produção textual II   aula 3

Coesão x CoerênciaJoão vai à padaria. A padaria é feita de tijolos. Os tijolos são caríssimos. Também os mísseis são caríssimos. Os mísseis são lançados no espaço. Segundo a teoria da relatividade o espaço é curvo. A teoria rimaniana dá conta desse fenômeno. (Marcuschi - 1983:31)

Page 15: Produção textual II   aula 3

Juízo de valor

Certo? Feio? Grande?Importante? Ruim???

Page 16: Produção textual II   aula 3

FatoInformação baseada e embasada em ideias teóricas ou dados empíricos;

Oposto do “achismo” e do senso comum

argumentação;

Page 17: Produção textual II   aula 3

Bibliografia• http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/coesao-2.p

hp

• Marcuschi, L. A. Produção Textual, Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.