produÇÃo textual i - fecea.br 2011.pdfsequenciados, em que são apresentados os seguintes...

22
PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 1 PRODUÇÃO TEXTUAL I – Dos cuidados a serem tomados: 1. Leia atentamente a proposta a seguir. 2. Escreva o texto usando caneta azul ou preta. 3. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma) em padrão estético conveniente (margens, paragrafação etc.). 4. Distinga bem as maiúsculas das minúsculas. 5. No caso de rasura, não use corretivo. Anule o erro com um traço apenas. 6. Use a folha em que se lê RASCUNHO para o esboço textual; para o texto definitivo utilize a folha pautada. II – Da proposta: Redija um relato pessoal de no máximo 15 linhas, contando uma experiência vivida por você, em sua escola, como candidata (o) a representante de turma. ARTE Características do gênero relato pessoal: Trata-se de uma exposição escrita de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos sequenciados, em que são apresentados os seguintes elementos: quem, onde, quando, como, por que e para quê?

Upload: ngohanh

Post on 14-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 1

PRODUÇÃO TEXTUAL

I – Dos cuidados a serem tomados:

1. Leia atentamente a proposta a seguir.

2. Escreva o texto usando caneta azul ou preta.

3. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma) em padrão

estético conveniente (margens, paragrafação etc.).

4. Distinga bem as maiúsculas das minúsculas.

5. No caso de rasura, não use corretivo. Anule o erro com um traço apenas.

6. Use a folha em que se lê RASCUNHO para o esboço textual; para o texto

definitivo utilize a folha pautada.

II – Da proposta:

Redija um relato pessoal de no máximo 15 linhas, contando uma experiência vivida por você, em sua escola, como candidata (o) a representante de turma.

ARTE

Características do gênero relato pessoal: Trata-se de uma exposição escrita de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos sequenciados, em que são apresentados os seguintes elementos: quem, onde, quando, como, por que e para quê?

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 2

ARTE

01) Analise o trecho a seguir. A(O) _______________ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais, no Brasil do século XX. Representou uma verdadeira renovação de(o) __________, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado, pois a arte passou então da(o) ___________ para o ____________. Assinale a alternativa que apresente a forma correta do preenchimento das lacunas:

a) Impressionismo / cores / realismo / idealismo. b) Missão Artística Francesa / academicismo / renascimento / neoclassicismo. c) Semana de Arte Moderna / linguagem / vanguarda / modernismo d) Barroco / religiosidade / renascimento / rococó. e) Academicismo / realidade / imaginário / real.

02) Leia as considerações abaixo. Em 1950, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz grava a comédia Sai da frente, sucesso nos cinemas, tinha como papel principal um personagem simplório, o representante do clássico provincialismo paulista, imortalizado nos filmes de gênero caipira. Batendo recordes de bilheteria, o filme tirou a produtora das dificuldades financeiras. Analise os itens a respeito da história do personagem caipira e suas repercussões nas diversas artes brasileiras: I- Na literatura, com o personagem Jeca Tatu criado por Machado de Assis em sua obra Urupês (1914). Baseado no trabalhador rural, simboliza a situação do caboclo brasileiro, abandonado pelos poderes públicos, às doenças, a seu atraso e à indigência. II- No cinema, Mazzaropi imortaliza o personagem “Jeca Tatu” (1959) no filme do mesmo nome. Desprezado pela crítica, foi sucesso de bilheteria com comédias do ingênuo caipira. III- Na propaganda, caracterizado no “Almanaque do Jeca Tatu”, idealizado por Monteiro Lobato e editado pelo Laboratório Fontoura, tinha exclusivo caráter político. IV- Nas artes plásticas, Almeida Junior retratou este personagem estereótipo do caipira brasileiro interiorano, no quadro “Caipira picando fumo” (1893). V- Na música, a composição “Tristeza do Jeca” (1918), de Angelino de Oliveira, é uma toada que reflete a tristeza e a poesia do povo do campo, cantada por Almir Sater e Sérgio Reis.

Estão corretos apenas os itens da alternativa:

a) I e II b) II e III c) I, II e IV d) I, IV e V e) II, IV e V

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 3

03) Leia a consideração seguinte e analise cuidadosamente as imagens. Em Curitiba, um movimento cultural regionalista cria o Centro Paranista, que define o termo Paranismo como uma afeição sincera, uma demonstração com atividade digna e útil à coletividade paranaense. Nas artes, a adesão ao paranismo tem como representantes pioneiros os artistas demonstrados a seguir:

I. II.

Frederico Lange de Morretes Zaco Paraná – 1923

Calçadas de petit pavé em Curitiba Estátua na Praça Eufrásio Correia - Curitiba

Com relação a estas obras, seus significados respectivamente são: a) Estilização geometrizada da pinha e dos pinhões, um dos símbolos paranaense;

camponês, obra de aspiração modernista, feita para representar a colônia polonesa do Paraná.

b) Abstração das folhas de erva mate, extração econômica paranaense; operário símbolo do modernismo paranaense.

c) Geometrização da copa da araucária, pinheiro do Paraná; índio tupi-guarani, origem do linguajar a exemplo das palavras, Paraná e Curitiba.

d) Preservação dos frisos geométricos indígenas, povos guarani; ilustração literária do escritor Romário Martins “Terra e Gente do Paraná”.

e) Rosácea paranista de simbologia religiosa; Forte e valoroso homem, símbolo do tropeirismo paranaense.

04) Analise o contexto abaixo. As vanguardas europeias são movimentos culturais que surgem a partir de manifestos advindos do contraste social, marcado pelas rupturas estéticas, sobre o contexto artístico-cultural do final do século XIX e início do século XX. Considere as vanguardas:

I- O cubismo utiliza as formas geométricas para representar as figuras, abandona a aparência real das coisas, decompõe e renuncia a perspectiva.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 4

II- Após a Primeira Guerra, o clima era de paz, a pintura metafísica surrealista era expressão estética imaginária e do inconsciente, em que elementos irreais ajudam a compor cenas oníricas. III- Primeira vanguarda a registrar a natureza por meio de sensações visuais foi o expressionismo, constantes mudanças das cores dependendo da incidência da luz do sol. IV- No realismo, as temáticas são de ordem social e política, pintam em geral trabalhadores, cenas do cotidiano e da modernidade vanguardista. V- Com a eclosão da Primeira Guerra, o dadaísmo reage decepcionado com a sociedade maligna, utilizando o Ready-made como objetos de arte.

Assinale a alternativa cujos itens caracterizam corretamente as vanguardas europeias: a) Apenas I e II b) Apenas I, II e V c) Apenas I, III e IV d) Apenas II, III e V e) Apenas II, IV e V

BIOLOGIA 05) A diversidade biológica é uma fonte quase inesgotável de estudos, uma vez que com grande frequência se descobrem novas espécies. O sistema de classificação atual permite classificar os organismos em cinco grandes reinos, além dos vírus que permanecem excluídos dessa classificação. Sobre as características dos reinos e seus representantes, faça a associação correta:

( 1 ) Reino Monera

( ) seres acelulares, parasitas intracelulares obrigatórios.

( 2 ) Reino Protista

( ) nesse reino estão organismos multicelulares, heterotróficos e eucarióticos.

( 3 ) Reino Fungi

( ) reúne os seres procarióticos, que não possuem o material genético separado do citoplasma por uma carioteca.

( 4 ) Reino Plantae

( ) reúne organismos eucarióticos, unicelulares em sua grande maioria, heterotróficos ou autotróficos fotossintetizantes.

( 5 ) Reino Animalia ( ) nesse reino estão organismos multicelulares, autotróficos fotossintetizantes e eucarióticos.

( 6 ) Vírus ( ) composto por organismos uni ou multicelulares, eucarióticos mas heterotróficos.

A sequência que completa corretamente a segunda coluna é: a) 6, 5, 1, 2, 4, 3 b) 1, 4, 6, 2, 5, 3 c) 4, 3, 1, 5, 6, 2 d) 5, 1, 2, 6, 4, 3 e) 2, 5, 1, 6, 3, 4

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 5

06) Diversas doenças humanas têm sua condição de transmissão agravada pela falta de saneamento básico. Dentre essas doenças, podemos citar amebíase e ascaridíase. As afirmativas abaixo referem-se a comparações entre essas duas doenças, todas estão corretas, EXCETO: a) Saneamento básico, higiene pessoal, cuidados na higiene dos alimentos são medidas profiláticas para ambas as doenças citadas. b) Ambas são causadas por verminoses, porém amebíase é causada por platelmintos, enquanto ascaridíase é causada por nematelmintos. c) Ambos os parasitas causadores se alojam no intestino humano. d) O tratamento da água também é eficaz como medida profilática para ambas as doenças. e) Nenhuma delas é transmitida por picada de insetos, como o Aedes aegypti.

07) Os vertebrados constituem um grande grupo de animais, apresentando desde peixes até mamíferos. Na sua classificação, enquadram-se no subfilo Vertebrata (Craniata) do filo Chordata. Observando as características evolutivas que permitiram a conquista do ambiente terrestre gradativamente pelos representantes desse grupo, podemos citar: a) Surgimento da notocorda que perdura na fase adulta desses animais. b) Surgimento de sistema circulatório fechado que não existia em nenhum outro filo anterior ao Chordata. c) Fecundação interna, respiração pulmonar e ovos revestidos por casca calcária ou com desenvolvimento interno, garantiram a alguns grupos de animais Vertebrados, condições de se estabelecerem na terra. d) Desenvolvimento de um sistema digestório completo, com boca e ânus, característica também exclusiva dos Chordados. e) Surgimento de um sistema nervoso de controle central do organismo, uma vez que até os equinordemos o sistema nervoso era difuso.

08) Considere o esquema abaixo que representa as aquisições evolutivas entre os principais grupos de plantas atuais:

As características correspondentes a cada número estão indicadas corretamente na afirmativa:

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 6

a – (1) Produção de frutos; (2) Produção de sementes; (3) vasos condutores de seiva. b – (1) Vasos condutores de seiva; (2) alternância de gerações; (3) produção de flores. c –(1) Alternância de gerações; (2) vasos condutores de seiva; (3) produção de sementes. d – (1) Vasos condutores; (2) fase de vida haplóide e fase diplóide; (3) produção de frutos. e – (1) Vasos condutores de seiva; (2) formação de sementes; (3) produção de frutos. 09) Em uma residência havia um vaso com uma determinada planta que não crescia e estava com folhas amareladas. Esse vaso ficava na sala, próximo à janela, mas atrás da cortina. Um dia, ele foi retirado da sala e levado para o quintal, onde a incidência de luz era maior. Após algumas semanas, a planta estava bem maior, com mais folhas e folhas bem verdes. Das explicações possíveis para a mudança no aspecto da planta, podemos considerar correta:

a) No quintal ventava muito, o que permitia a abertura total dos estômatos, fazendo-a transpirar mais e, portanto, crescer mais. b) Do lado de fora da casa, a incidência dos raios ultravioletas, essenciais para o crescimento das plantas, não era filtrada pela cortina e, portanto, permitiu o desenvolvimento do vegetal. c) No quintal, a produção de giberelina, um hormônio de crescimento, era maior, pois havia maior interação dessa planta com o ambiente. d) A incidência de luz na planta colocada no quintal era maior, acima do ponto de compensação fótico e, como consequência, a taxa de fotossíntese realizada aumentou, permitindo o crescimento dela. e) A água da chuva que a planta recebia do lado de fora da casa era de melhor qualidade que a água colocada no vaso na sala, assim, a maior produção de oxigênio pela fotossíntese permitiu o aumento da taxa de respiração da planta, promovendo seu crescimento.

FILOSOFIA 10) O bem supremo é a felicidade. Todo homem aspira ao bem supremo porque todo homem quer ser feliz. Mas em que consiste a felicidade e como atingi-la? A Ética se constituiu como disciplina filosófica quando estas questões foram sistematicamente tematizadas, isto é, quando passaram a ser examinadas em si e por si, quando, portanto, a resposta às perguntas: o que é a felicidade? o que é o bem supremo; como atingi-los?, tornou-se tema filosófico.( MORAES, João Quartim de. O pensamento

antigo clássico na sua permanência e posteridade: realismo, materialismo e dialética. in Boletim do CPA, Campinas, nº 5/6, jan./dez. 1998).

- E por incorporar tais conceitos em sua concepção, a ética do Liceu tem por centro a virtude; e a do Jardim, o prazer, respectivamente em:

a) Platão e Epicuro. b) Sócrates e Platão. c) Aristóteles e Epicuro. d) Platão e Aristóteles. e) Plotino e Epicuro.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 7

11) O termo "Bioética" foi criado pelo pastor evangélico alemão Fritz Lahr (1895-1953) num escrito de 1927. Inicialmente esquecido ressurge no início dos anos 70, aplicado por Van Rensselaer Potter,(1911-2001) nas obras (Bioethics: the science of survival e

Bioethics: bridge to the future.) Atualmente a problemática bioética é numerosa e complexa, envolvendo fortes reflexos impressos na opinião pública, sobretudo pelos meios de comunicação de massa. - Os exemplos relacionados ao tema são, EXCETO:

a) a evolução biológica, a biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos b) o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia e Direito. c) a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia e os transgênicos. d) as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações. e) estudos sobre suicídio, terror, guerras, sequestros e proteção aos inocentes e testemunhas. 12) Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho (354-430), é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Nas suas múltiplas faces do pensar foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e Doutor da Igreja Católica. Em sua juventude, foi fortemente influenciado pelo(s):

a) maniqueísmo. d) albigenses ou cátaros. b) gnosticismo. e) valdenses. c) alquimistas. 13) Jeremy Bentham (1748-1832) foi um filósofo e jurista inglês. Estudou e difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade. Conhecido também pela idealização do “Pan-optismo”, ou “panopticon” que corresponde: Todas estão corretas, EXCETO:

a) à observação total, à tomada integral por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo. b) a críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e à sexualidade. c) a uma construção circular, com celas nas laterais, que podem ser observadas do centro. d) a uma espécie de prisão em que todos os prisioneiros podem se observados, mas não podem ver quem os observa. e) a um modelo de prisão em que as celas estão dispostas circularmente, de maneira que os sentinelas em uma torre central têm visão perfeita de todas elas ao mesmo tempo.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 8

FÍSICA 14) Um raio de luz incide verticalmente sobre um espelho plano horizontal. Se o espelho girar 20º em torno de um eixo horizontal, o raio refletido se desviará de sua direção original: a) 0º b) 10º c) 20º d) 40º e) 60º 15) Um fabricante de termômetros lançou no mercado um termômetro de mercúrio graduado nas escalas Celsius e Fahrenheit. Na parte referente à escala Celsius, a distância entre duas marcas consecutivas era de 1,08 mm. Qual a distância, entre duas marcas consecutivas, na escala Fahrenheit? a) 0,03 mm b) 0,04 mm c) 0,05 mm d) 0,06 mm e) 0,07 mm

16) Que volume devem ocupar 6 mols de um gás perfeito, a 227 ºC, para exercer nas paredes do recipiente uma pressão de 12 atm? Dado: R = 0,082 atm . L/mol . K a) 20 L b) 20,5 L c) 21 L d) 21,5 L e) 22 L 17) A formação de sombra evidencia que: a) a luz se propaga em linha reta. b) a velocidade da luz não depende do referencial. c) a luz sofre refração. d) a luz é necessariamente um fenômeno de natureza corpuscular. e) a temperatura do obstáculo influi na luz que o atravessa. 18) Um objeto e sua imagem por um espelho esférico estão a 30 cm de distância, sendo ambos reais. Sabendo-se que o objeto tem o quádruplo da altura da imagem, o raio da curvatura do espelho é de: a) 10 cm b) 12 cm c) 14 cm d) 15 cm e) 16 cm

GEOGRAFIA

19. Indicadores sociais são dados numéricos que mostram a qualidade de vida de uma população, ou seja, indicam as condições em que ela vive: se na pobreza, se tem suas necessidades básicas atendidas ou se goza de um bom padrão de vida. Com base na informação, considere os itens a seguir;

I. Os principais indicadores sociais são o nível de saúde, o nível de instrução e a renda média, que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 9

II. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um critério internacional adotado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) para a avaliação da população mundial. III. O nível de saúde pode ser mensurado pela mortalidade infantil. O nível de instrução reflete as taxas de analfabetismo. A renda média é o Produto Nacional Bruto dividido pelo número de habitantes de cada país que indica o poder de compra da população. IV. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0 (zero) a 1,00. Os países com IDH superior a 0,800 são classificados pela ONU como de alto desenvolvimento humano. Os que têm índices entre 0,500 e 0,800 são considerados de desenvolvimento médio e os que apresentam IDH inferior a 0,500 compõem o conjunto de países com baixo desenvolvimento. - Estão corretos: a) apenas I, II e III b) apenas II, III e IV c) apenas I, II e IV d) apenas I, III e IV e) I, II, III e IV 20. O Brasil é dividido oficialmente em cinco regiões político-administrativas elaboradas pela Fundação Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) com base na homogeneidade física, humana e econômica das regiões. Observe o mapa da região sul e assinale a alternativa incorreta relacionada a esta região.

a) Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O meio ambiente subtropical não favoreceu o povoamento especulativo nessa região, como ocorreu na faixa atlântica. b) A ocupação iniciou-se com a criação de gado para a produção do charque e do couro, mas só se efetivou com a imigração europeia no século XIX, principalmente italianos, alemães e eslavos, que introduziram formas novas de aproveitamento econômico do espaço: a pequena propriedade, o policultivo, associação agricultura pecuária e a exploração direta da terra. c) As minas de carvão de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul articularam as indústrias siderúrgicas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. d) No Paraná, o principal parque industrial localiza-se em torno da capital Curitiba, com indústrias alimentícias e madeira (tradicionais), indústrias químicas, de material elétrico, transporte e automobilística.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 10

e) Nos últimos anos, tem ocorrido um maior desenvolvimento das atividades secundárias e terciárias em virtude da proximidade da região com o Mercosul. A integração obriga todos os estados a investirem na qualidade e na redução dos custos em função da semelhança existente entre os produtos agrícolas e industriais produzidos pelo Sul e pela Argentina e o Uruguai. 21. Até algumas décadas atrás, o espaço brasileiro era formado por diversas áreas que não mantinham ligações estreitas entre si. A maior parte da produção econômica era voltada para a exportação. A partir da década de 1950 e 1960, a articulação comercial e produtiva brasileira tomou novos rumos. Ocorreu que a) houve, na industrialização brasileira, investimento na indústria pesada e instalação de multinacionais; ampliação dos circuitos comerciais e estímulo ao processo de urbanização; políticas regionais de desenvolvimento da Amazônia, do Nordeste e a construção de Brasília.

b) a cana-de-açúcar do litoral nordestino alcançou grande destaque no mercado internacional; bem como a borracha da Amazônia; o café do vale do Paraíba. c) o crescente mercado interno e o capital gerado pelo café incentivaram a diversificação da produção local, e as atividades fabris em expansão serviram para estimular o intercâmbio comercial. d) cada vez mais a região sudeste apresentava as condições necessárias para sustentar um processo de industrialização, pois começou a estruturar-se na formação de um mercado interno nacional. e) houve investimentos, recursos públicos e políticas de imigração, que incentivaram a formação de um grande mercado de mão - de - obra, além da criação de condições para os setores produtivos que venceram a concorrência interna e externa. 22. Desbravadores idolatravam a natureza brasileira e simultaneamente lançavam sobre os recursos naturais um olhar mercantilista, interessado em explorar novas riquezas. A primeira ação predatória foi dirigida ao pau-brasil, logo após vieram muitas outras, mas atualmente os recursos naturais brasileiros ainda são cobiçados, devido à necessidade de matérias-primas e busca de novos materiais. O mundo volta o olhar para o Brasil com suas reservas minerais e florestais. São características dos recursos naturais brasileiros: I. Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil, juntamente com a Federação Russa, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália, são os países que detêm o maior potencial mineral do mundo. II. Os principais minérios são: bauxita, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, potássio, níquel, ouro, rocha fosfática e zinco. Incluindo petróleo e gás natural. III. As reservas brasileiras de carvão são insuficientes, e grande parte das que existem são inadequadas para a siderurgia, pois o carvão apresenta impurezas como cinzas e pirita. Tem baixo teor calorífero. IV. Sal: mineral não metálico, usado na química, na pecuária, na alimentação humana e para vários fins industriais. No Rio Grande do Norte, Mossoró participa com mais de 80% da produção nacional. A concentração de sal nessa região do país deve-se às condições favoráveis, como o domínio de um clima quente e seco durante a maior parte de ano, favorecendo a evaporação e a ação dos ventos, que sopram para o oeste e reduzem a quantidade de chuvas. Estão corretas

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 11

a) apenas I e II b) apenas II, III e IV c) apenas I, III e IV d) apenas I, II e IV e) I, II, III e IV

23. A maior parte do Brasil localiza-se na zona de clima intertropical, provocando uma diversidade climática. Associe os climas existentes no Brasil às suas características: ( A ) Equatorial Úmido ( B ) Tropical ( C ) Tropical Semi-Árido ( D ) Litorâneo Úmido ( E ) Subtropical Úmido ( ) Típico dos estados do sul do país, além do sudeste do estado de São Paulo, apresenta as menores médias térmicas anuais em virtude da forte atuação da massa polar atlântica, particularmente no inverno. ( ) Domina a maior parte do território brasileiro, pois apresenta duas estações bem definidas: verão úmido e inverno seco. Pode ocorrer a influência da frente polar. ( ) Regiões desérticas e semi-áridas correspondem a zonas de divergências, e não de convergência de ar. Sendo uma zona de alta pressão dispersora de ar, não permite a ocorrência do ciclo ascensão-condensação-preciptação do vapor de água. ( ) Abrange a região da Amazônia, partes do Maranhão e Tocantins. Embora as massas de ar sejam em geral secas, é úmida por sua localização por estar sobre uma área com rios caudalosos e com cobertura da Floresta Amazônica, que possui grande umidade pela transpiração dos vegetais. ( ) A massa de ar que exerce maior influência nesse clima é a tropical atlântica. Pode ser notado no verão (chuvoso). A existência de planalto em quase toda a região próxima ao litoral leva as massas de ar a se elevarem, originando as chuvas orográficas. - Está correta a sequência da alternativa: a) A, B, C, D e E b) A, E, B, D e C c) E, A, B, C e D d) E, B, C, A e D e) C, B, E, A e D

HISTÓRIA

24) No século XVI, mais precisamente em 1517 na Alemanha, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação dos ideais do monge Martinho Lutero. Ele lança e publica, à porta da Catedral de Wittenberg, suas 95 teses contra os abusos praticados pela Igreja católica. Martin Luther, como era conhecido em alemão, pertencia à ordem religiosa dos: a) jesuítas. b) maristas. c) dominicanos. d) franciscanos. e) agostinianos.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 12

25) Na história da colonização hispânica na América, Criollos e Chapetones eram respectivamente:

a) descendentes de espanhóis, nascidos na América e homens brancos, nascidos na Espanha e que viviam na colônia. b) eram homens livres, trabalhadores braçais desqualificados e indígenas que foram submetidos ao trabalho forçado através da mita ou da encomienda. c) escravos negros que trabalhavam principalmente na agricultura e descendentes de espanhóis, porém nascidos na América. d) os principais vice-reinados da administração colonial espanhola na América. e) escravos africanos descendentes do islã e membros da elite católica. 26) Sobre a expansão da Revolução Industrial pelo Mundo, é correto afirmar que:

a) a Revolução Industrial ocorre da mesma forma em todos os países, por se tratar de um processo rápido e impetuoso.

b) a Revolução Industrial não tem berço, ela ocorre simultaneamente em vários países da Europa. c) na Inglaterra a industrialização foi um longo processo de amadurecimento. d) a princípio a Revolução Industrial ocorre no continente europeu e só depois atinge a Inglaterra. e) os Estados Unidos da América (EUA) foram o berço da industrialização. 27) Metalismo, protecionismo alfandegário, pacto colonial e balança comercial favorável são características do sistema econômico chamado: a) Capitalismo. d) Socialismo. b) Liberalismo. e) Mercantilismo. c) Feudalismo. 28) Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, amotinaram-se e ameaçavam tomar a capital da província. - O texto faz menção à história do Brasil, especificamente ao Primeiro Reinado no ano

de 1835, ao episódio conhecido como:

a) Balaiada, ocorrida no Maranhão. b) Revolta dos Quilombos, em Alagoas. c) Farroupilha, no Rio Grande do Sul. d) Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia. e) Revolta de Canudos, em Pernambuco.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 13

LÍNGUA INGLESA

Instrução: Para responder as questões de números 29 a 32, leia o texto abaixo:

Fonte: p. 130. Revista Tam nas Nuvens. Ano 03, no. 35. Nov. 2010

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 14

29) O objetivo principal deste texto é: a) Fazer um relato de viagem turística de um brasileiro a alguns países da América do Sul. b) Fornecer informações detalhadas sobre preços e pontos turísticos que devem ser visitados em Montevidéu. c) Vender um pacote de viagem para a Argentina, Chile e Peru. d) Advertir as pessoas de que determinados locais não devem ser visitados por turistas sem que previamente haja um roteiro estabelecido. e) Fazer um levantamento dos pontos positivos e negativos da experiência de uma viagem turística de um brasileiro.

30) Os verbos neste texto estão predominantemente no: a) presente simples b) passado simples c) futuro d) presente contínuo e) passado perfeito

31) São marcadores de tempo no texto os seguintes vocábulos, EXCETO: a) Last August b) At the start c) On our first day d) At night e) As it’s located

32) O texto inicia-se na primeira pessoa do singular. No entanto, o foco narrativo é alterado no decorrer do texto. Isto pode ser percebido pela inserção dos seguintes vocábulos: a) We (linha 10) / our (linha 13) b) friends (linha 09) / first (linha 13) c) I (linha 03)/ my (linha 03) d) it (linha 12) / its ( linha 23) e) friends (linha 09) / this (linha 9)

LÍNGUA ESPANHOLA _____________________________________________________________________ ATENÇÃO: As questões de 33 a 36 correspondem ao texto abaixo:

Marchas anticorrupción emergen en Brasil apoyadas en las redes sociales

Nuevas marchas contra la corrupción han surgido en Brasil con fuerza y …(2)… organizadores, desvinculados de cualquier tipo de militancia política, se apoyan por primera vez en las redes sociales para convocar a decenas de miles de "indignados" en todo el país.

La primera convocatoria coincidió con la celebración de la independencia el 7 de septiembre, cuando se congregaron cerca de 30.000 personas para protestar en Brasilia. El movimiento Contra la Corrupción fue creado por Cristiane Maza, una comerciante de 37 años, y otros cuatro amigos que estaban "hasta la coronilla de esta historia" de corrupción en el país. Todo comenzó por un 'post' en la red social Facebook. "Yo vi que varias personas estaban 'posteando' sobre la corrupción. Yo lo vi, lo copié y lo pegué en mi muro. Ahí un amigo hizo lo mismo y otro igual. Un día nos

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 15

reunimos, nos dimos cuenta que teníamos que hacer algo, hacer algún tipo de evento y ahí nació ese movimiento”, dijo Maza.

La manifestación está convocada para el 20 de septiembre en la popular plaza de Cinelandia de Rio de Janeiro y …(2)… confirmación se hace también por Facebook. Hasta ahora, han confirmado su asistencia -a través de la misma red social- más de 30.000 personas, con lo que "tomó dimensiones que asustan", confesó Maza.

Los movimientos surgen en medio de continuos escándalos de corrupción en la administración de la presidenta Dilma Rousseff, que costaron el cargo a cuatro de …(2)… ministros en 100 días. El último de ellos, el de Turismo, Pedro Novais, fue acusado de pagar a empleados domésticos con dinero del Congreso.

Además de la concentración del 20 de septiembre en Rio, ya fue convocada en Brasilia otra para el 12 de octubre, y el 15 de noviembre habrá una nueva marcha en todo el país.

Los organizadores insisten en que no cuentan con apoyo de ningún partido político y financian los movimientos con su propio dinero. "Nuestro objetivo es presionar al gobierno, no estamos dirigiendo aquí ningún partido", zanjó Magalhães, un empresario de 28 años.

(Disponible: http://noticias.terra.com/america-latina/brasil/marchas-anticorrupcion-emergen-en-brasil-

apoyadas-en-las-redes-sociales,f50f80730f272310VgnVCM3000009af154d0RCRD.html – 18/10/2011)

33. De acordo com o texto, é Correto afirmar que:

a) Pessoas estão marchando contra a expansão das redes sociais no Brasil. b) 30.000 pessoas se reuniram para protestar em Brasília contra o dia da independência. c) O movimiento citado no texto foi criado por Cristiane Maza, uma comerciante de 37 anos, que não aguentava mais tanta corrupção no país. d) Os organizadores são financiados por partidos políticos preocupados com a corrupção. e) 30.000 pessoas irão protestar, apenas na internet, contra a corrupção no Brasil por meio de mensagens no Facebook. 34. Assinale a alternativa em que há o uso correto do Pronome Possessivo, em Língua Espanhola, para completar as lacunas referentes ao número 2 do texto acima:

a) Suyos – su – sus b) Sus – su – sus c) Tú – sus – su d) Su – suyos – sus e) Sus – tus - sus

35. Nas seguintes alternativas há verbos retirados do texto. Assinale a alternativa em que, de acordo com a gramática da língua espanhola, os verbos estão no presente, no pretérito indefinido e no futuro, todos do modo indicativo, respectivamente.

a) está – coincidió – habrá b) han surgido – se apoyan – comenzó c) está – dijo – teníamos d) asustan - han confirmado –- zanjó e) estaban – copié – habrá

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 16

36. Assinale a alternativa que traduz corretamente a palavra pegué, retirada do texto:

a) peguei b) paguei c) rasguei d) colei e) pulei

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto I para as questões de 37 a 41

Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia

num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu Cantou Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. (Manuel Bandeira)

37. Considerando as proposições sobre o texto, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): ( ) Quanto à construção frasal, existe uma simplicidade visível na coordenação sintática, na ordem dos termos dentro da frase, na dispensa de elaborações complexas. ( ) O predomínio da coordenação sintática realça a autonomia das ações praticadas por João Gostoso. A arquitetura sintática do poema se monta por parataxe, o que dá às orações e às ações, que nelas são descritas, maior autonomia. ( ) O texto apresenta a oposição: vida (vitalidade), representada por verbos no pretérito imperfeito X o ritual da morte, constituído por verbos no pretérito mais-que-perfeito. ( ) João Gostoso é o herói obscuro que sucumbe diante da insociabilidade do grande centro urbano. ( ) O poema aborda o tema da imutabilidade da vida, trazendo melancolia ao “eu” lírico. A sequência correta é: a) V, V, V, F, V b) V, V, V, F, F c) F, F, F, V, V d) F, F, F, V, F e) V, V, F, V, F

38. Em Poema tirado de uma notícia de jornal, o poeta transita da dança ao suicídio, da alegria à morte, usando verbos para obter maior expressividade. A essa estratégia dá-se o nome de: a) gradação. b) antítese. c) ironia. d) metáfora. e) hipérbole.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 17

39. Mantém-se o sentido da frase Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado nesta outra redação, igualmente correta: a) Outrossim, se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e perdeu a vida asfixiado. b) Em seguida se jogou na lagoa Rodrigo de Freitas e faleceu por afogamento. c) Posteriormente lançou-se à lagoa Rodrigo de Freitas e expirou banhado. d) Ademais arremessou-se à lagoa Rodrigo de Freitas e finou-se mergulhado. e) Além disso, pulou para a lagoa Rodrigo de Freitas e fez a passagem por sufocação.

40. Apoiado no Poema tirado de uma notícia de jornal, assinale a opção correta a respeito da sintaxe. I. A expressão no morro (linha 1) é termo regido, sendo o regente o verbo morava. II. O verbo chegar (linha 3) rege, além da preposição em, as preposições a, de, para, sobre e por. III. No poema há uma próclise, resultante da atração do pronome pelo advérbio. IV. O verbo ser (linha 1) concorda em gênero, número e pessoa com o sujeito, João Gostoso. V. Uma (linha 3), termo subordinado, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. - A afirmação é verdadeira a) apenas nos itens I e IV. b) apenas nos itens II e III. c) apenas nos itens II, III e IV. d) apenas nos itens II e V. e) apenas nos itens I, III e V.

41. Observe, analise e conclua. I. Uma noite ele chegou (linha 3) O vocábulo sublinhado é um termo determinado, tanto que é núcleo de um sintagma nominal. II. morava no morro da Babilônia / num barracão sem número (linha 1-2) O vocábulo sublinhado é formado por derivação sufixal. III. Nos itens I e II, os vocábulos sublinhados (noite e barracão) se enquadram na categoria dos substantivos, segundo o critério semântico. IV. De acordo com o critério mórfico, os vocábulos noite e barracão devem ser classificados como substantivos primitivos. Estão corretos: a) apenas os itens I e IV. b) apenas os itens II e III. c) apenas os itens I, II e III. d) apenas os itens II e IV. e) apenas os itens II, III e IV.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 18

LITERATURA BRASILEIRA _____________________________________________________________________ Textos II e III para as questões de 42 a 45

Texto II Texto III

42. Observe, analise.

42.. Observe, analise. I. A temática dos dois poemas é a mesma: crítica ao poder público. II. O texto II critica, de forma impiedosa, a incompetência, a promiscuidade e a desonestidade, sem perder a noção do jogo com a palavra, característica do estilo de época a que se filia. III. No texto III, sente-se um poeta capaz de escrever no tom familiar que caracteriza o realismo dos desta tendência de estilo, com certa inclinação para a pintura da vida doméstica. Dadas as afirmações, conclui-se que: a) Todas as afirmações estão corretas. b) Apenas a afirmação III está correta. c) Apenas as afirmações II e III estão corretas. d)) Apenas as afirmações I e II estão corretas. e) Apenas as afirmações I e III estão corretas. 43 Sobre o estilo de época ao qual o Texto II vincula-se, NÃO é correto afirmar que:

a) uma de suas características fundamentais é a tensão, consequência de uma visão de mundo que procura conciliar tendências contraditórias, uma visão de mundo que busca a fusão do velho com o novo.

b) era pelos sentidos e pela imaginação, e pela razão, que conquistava o homem. c) segundo Afrânio Peixoto, é o meio de expressão do homem da época, saudoso “da religiosidade medieval e, ao mesmo tempo, seduzido pelas solicitações terrenas e pelos valores do mundo – amor, dinheiro, luxo, aventura, posição social”.

Que falta nesta cidade?… Verdade. Que mais por sua desonra?… Honra. Falta mais que se lhe ponha?… Vergonha.

O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.

Quem a pôs neste socrócio?… Negócio. Quem causa tal perdição?… Ambição. E no meio desta loucura?… Usura.

A Câmara não acode?… Não pode. Pois não tem todo o poder?… Não quer. É que o Governo a convence?… Não vence.

Quem haverá que tal pense, Que uma câmara tão nobre, Por ver-se mísera e pobre, Não pode, não quer, não vence.

Pois se queres ouvir notícias velhas - Dispersas por imensos alfarrábios, Escuta a história de um moderno chefe. Que acaba de reger a nossa Chile, Ilustre imitador a Sancho Pança. E quem dissera, amigo, que podia - Gerar segundo Sancho a nossa Espanha!

......................................................................

.

Depois de se passarem alguns anos, - Depois que o bom meirinho já não tinha Vestido que vendesse, nem pessoa Que um chavo lhe fiasse, o bruto chefe Passa a fazer um novo despotismo: Ordena que os culpados sejam soltos, - E, dizem, lhes mandava vinte oitavas, Para os gastos fazerem da fugida. Até aqui pagou o seu desgosto O pobre condutor; agora o paga A triste, aflita pátria, pois lhe aumenta, Dos torpes malfeitores, a quadrilha.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 19

d) seus autores valem-se de recursos como: conhecimento da realidade por meio dos sentidos; emprego de símbolos que traduzem a efemeridade, a instabilidade das coisas. e) seus principais temas são: morte; erotismo; sobrenatural; cenas trágicas; fugacidade da vida e ilusão; apelo à religião, ao céu; castigo; arrependimento; heroísmo; sedução do mundo. 44 Assinale a alternativa que só apresente escritores ligados ao estilo de época ao qual o Texto III se filia. a) Gregório de Matos e Guerra, Padre Antônio Vieira, Basílio da Gama. b) Fanfarrão Minésio, Cunha Meneses, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa. c) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Vieira, Basílio da Gama. d) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Silva Alvarenga. e) Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Gonzaga, Vieira. 45 A alternativa que indica, respectivamente, autor do Texto II e estilo de época correspondente, autor do Texto III e sua periodização literária é: a) Gregório de Matos e Guerra – Barroco; Tomás Antônio Gonzaga – Arcadismo. b) Tomás Antônio Gonzaga – Arcadismo; Gregório de Matos e Guerra – Barroco. c) Cláudio Manuel da Costa – Barroco; Tomás Antônio Gonzaga – Arcadismo. d) Martins Pena – Romantismo; Marcus Rey – Arcadismo. e) Martins Pena – Barroco; Marcus Rey – Arcadismo.

MATEMÁTICA.

46) Octógono é um polígono de oito lados. Sabendo que a diagonal de um polígono convexo é qualquer segmento que une dois vértices, a qual não seja um lado do mesmo, quantas diagonais têm um octógono convexo? a) 9 b) 14 c) 20 d) 27 e) 35 47) Dizemos que uma função f é periódica com período p se f(x+p)=f(x) para todo x pertencente ao domínio de f. Qual das funções abaixo não é uma função periódica? a) f(x)=sen(x) b) f(x)=cos(2x) c) f(x)=cos(x) d) f(x)=sen(1/x) e) f(x)=tan(x)

48) Uma família para se alimentar durante uma semana com apenas arroz, feijão e carne necessita totalizar 5,0kg de alimento combinado de diferentes formas. A tabela a seguir mostra três diferentes situações, dispostas nas colunas as quantidades respectivas de arroz, feijão e carne, para situação 1, 2 e 3.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 20

A próxima tabela nos apresenta os preços, por quilograma, de cada alimento pesquisado respectivamente em três mercados A, B e C.

Qual a alternativa mais econômica para esta família: a) Situação 1 e Mercado A. b) Situação 2 e Mercado A. c) Situação 1 e Mercado B. d) Situação 2 e Mercado C. e) Situação 3 e Mercado A. 49) Uma companhia de energia elétrica anunciou recentemente que fará dois aumentos sucessivos na tarifa de energia cobrada dos consumidores, correspondente a 10% no primeiro semestre e 20% no segundo semestre. Estes aumentos equivalem a um único aumento de: a) 30% b) 31% c) 32% d) 33% e) 34% 50) A tabela a seguir mostra a distribuição dos alunos de uma turma, por sexo e por carreira pretendida.

Masculino Feminino Humanas 10 25

Exatas 20 5 Escolhe-se ao acaso um aluno, sabendo que é do sexo masculino, qual a probabilidade de ser um aluno com pretensões para carreira de humanas? a) 1/6 b) 1/3 c) 2/3 d) 3/5 e) 1

QUÍMICA

51) A acidez de um meio é medida por uma escala denominada escala de pH, que significa potencial hidrogeniônico, isto é, quanto maior a quantidade (concentração) de íons H+ presentes, maior a acidez. Têm-se cinco copos A, B, C, D e E, contendo soluções aquosas cujas concentrações hidrogeniônicas são, respectivamente: A[H+] = 10-3,B[H+] = 10-1,C[H+] = 10-5, D[H+] = 10-7,E = 10-9. Qual dos copos tem maior acidez? a) Copo A b) Copo B c) Copo C d) Copo D e) Copo E

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 21

52) Analise as afirmativas abaixo: I. Entalpia (H) pode ser conceituada como a energia global de um sistema. II. Uma reação exotérmica apresenta ∆H positivo. III. O calor de reação de um processo químico será dado por ∆H. a) somente I é correta. b) somente II é correta. c) somente III é correta. d) as afirmativas I e II são corretas. e) as afirmativas I e III são corretas.

53) A Química Ambiental procura, entre outras coisas, adotar formas de atenuar a emissão de substâncias gasosas que depreciam a qualidade do ar. A reação entre os gases monóxido de carbono e oxigênio para produzir dióxido de carbono, de acordo com a equação abaixo, tem grande importância para o estudo ecológico: 2 CO(g) + O2(g) → 2 CO2(g) - Considerando a reação simples, assinale a alternativa correta:

a) a velocidade de formação do dióxido de carbono independe da concentração dos reagentes; b) a velocidade de formação do dióxido de carbono independe da temperatura do ambiente; c) a reação química, como mostrada acima, não está ajustada em sua estequiometria; d) a reação é de terceira ordem em relação ao monóxido de carbono; e) a reação é de terceira ordem em relação aos reagentes. 54) Foram dissolvidos 0,5kg de soluto para preparar 1000mL de solução. Qual a concentração em g/L dessa solução? a) 0,5. d) 500. b) 05. e) 5000. c) 50.

55) Pela teoria de Brönsted-Lowry, ácido é toda espécie química, molécula ou íon, capaz de ceder prótons (H+).Na reação abaixo, os ácidos são: NH3 + H2O←

→NH4+ + OH-

a) NH3 e NH4+

b) H2O e NH4+

c) NH3 e OH– d) H2O e OH– e) NH3 e H2O.

SOCIOLOGIA 56. Tylor define cultura como “um complexo que compreende conhecimentos, crenças, artes, moral, direito, costumes e outras aptidões adquiridas pelo homem como membro da sociedade”. Assim sendo, a respeito do tema Cultura, é INCORRETO afirmar que: a) Tudo o que o homem não encontra feito na natureza, mas que constrói para satisfazer suas necessidades, pode ser considerado cultura. b) Através do processo de transmissão de conhecimentos, de modos de pensar, agir e sentir é que os homens constroem áreas culturais. c) A cultura é invariável no tempo e no espaço, independente de novas invenções, experiências e criações. d) A cultura nem sempre desaparece totalmente com o grupo que a criou, podendo emigrar para outro grupo. e) Não há uma única cultura, mas várias, como por exemplo, a egípcia e a grega.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/2011 – PROVA II – 30/10/2011 22

57. Instituição educacional é o sistema de normas, padrões e órgãos destinados a instruir, modelar personalidades e transmitir cultura, permitindo assim a perpetuação da herança social e a continuidade social através das gerações. - A propósito do tema, é INCORRETO afirmar que: a) As instituições educacionais se destinam exclusivamente às novas gerações. b) Quanto mais industrializado e desenvolvido for o Estado, mais depende da educação e da pesquisa. c) As instituições educacionais visam não só a transmitir cultura e conhecimentos teóricos e práticos, mas também, a profissionalizar o homem. d) O custo da educação é alto, mas é o preço que o Estado tem que pagar para dar oportunidade aos seus cidadãos. e) As instituições sociais visam à socialização e à integração do homem a uma determinada sociedade.

58. Se houve transformações na própria forma de produzir mercadorias, houve também transformações na concepção de trabalho, ou seja, mudou-se a maneira de pensar a respeito do ato de trabalhar. Referindo-se a essas transformações ocorridas ao longo da história, é INCORRETO afirmar que: a) Para os gregos, o trabalho manual era algo penoso e vil, devendo ser executado por escravos. b) No período medieval, o trabalho manual era visto sempre como uma verdadeira tortura. c) Com a Reforma Protestante, o trabalho aparece como uma virtude e um dos caminhos da salvação. d) A concepção protestante, em relação ao trabalho, vai servir aos interesses da burguesia comercial e industrial. e) Para o cristão protestante calvinista, a riqueza gerada pelo trabalho pode ser utilizada para a ostentação ou mesmo para gastos sem necessidade.

59. O termo “indústria cultural” foi criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, membros de um grupo de filósofos conhecidos como Escola de Frankfurt. A seguir apresentamos algumas das visões dos pensadores citados. Assinale aquela que estiver INCORRETA, não correspondendo às ideias dos autores mencionados. a) A indústria cultural ou cultura de massa tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. b) Os meios de comunicação de massa funcionam como verdadeira indústria de produtos culturais, visando exclusivamente ao consumo. c) Os autores veem a indústria cultural como qualquer indústria, organizada em função de um público-massa e baseada nos princípios da lucratividade. d) A reprodução técnica das obras de arte retirou delas o seu caráter único e mágico, possibilitando que elas saíssem dos palácios e museus. e) A reprodução das obras de arte em escala industrial não democratizou a arte, simplesmente serviu para banalizá-la.

60. Pode-se dizer que a família é quase um fenômeno universal, presente no tempo e no espaço na maioria das sociedades. Todos os sistemas sociais incluem o que de maneira geral corresponde ao que denominamos família. Ao pensarmos em família e casamento, é INCORRETO afirmar que: a) O casamento de um homem com uma mulher denomina-se monogâmico. b) O casamento de várias mulheres com um homem denomina-se poliandria. c) A sociedade conjugal dissolve-se pela morte ou pela vontade dos cônjuges através do divórcio. d) Casamento poligâmico ocorre quando há pluralidade de cônjuges. e) Entende-se por bigamia o casamento de uma pessoa casada com outra, sem que o vínculo do casamento anterior tenha sido dissolvido.