proclamação da república (15/11/1889) república da espada: deodoro da fonseca e floriano peixoto...

24

Upload: francisco-barros-graca

Post on 07-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 2: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Proclamação da República Proclamação da República (15/11/1889)(15/11/1889)

República da Espada: Deodoro da Fonseca e República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República.República.

1ª Constituição Republicana (1891): voto 1ª Constituição Republicana (1891): voto aberto / 3 poderes / excluiu do aberto / 3 poderes / excluiu do voto: mulheres, mendigos, analfabetos / voto: mulheres, mendigos, analfabetos / presidencialismo.presidencialismo.

Floriano Peixoto assume o poder com a saída Floriano Peixoto assume o poder com a saída de Deodoro, em 1891 e precisa enfrentar a de Deodoro, em 1891 e precisa enfrentar a Revolta da Armada (RJ) e a Revolução Revolta da Armada (RJ) e a Revolução Federalista (RS e SC).Federalista (RS e SC).

Nesse contexto ocorre a mudança do nome de Desterro, Nesse contexto ocorre a mudança do nome de Desterro, para Florianópolis.para Florianópolis.

Page 3: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

O Coronelismo: poder dos O Coronelismo: poder dos coronéis = fazendeiros com coronéis = fazendeiros com

poder políticopoder político   a política do café-com-leite (SP e a política do café-com-leite (SP e

MG)MG) voto de cabresto, fraudes eleitoraisvoto de cabresto, fraudes eleitorais Coronel: poder local, base da política Coronel: poder local, base da política

do café-com-leite.do café-com-leite.

Page 4: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 5: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 6: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Movimentos ruraisMovimentos rurais A Guerra de CanudosA Guerra de Canudos (1893-1897)  (1893-1897)  

- NE : pobreza, miséria e exploração- NE : pobreza, miséria e exploração- Antônio Conselheiro: líder messiânico- Antônio Conselheiro: líder messiânico- Exército destruiu Canudos- Exército destruiu Canudos

O Contestado (1912-1916)O Contestado (1912-1916) - terras disputadas por PR e SC;- terras disputadas por PR e SC; - construção de ferrovia SP-RS- construção de ferrovia SP-RS - contexto social: miséria, descaso, exploração- contexto social: miséria, descaso, exploração - liderança de José Maria- liderança de José Maria O Cangaço  O Cangaço  

- bandos armados no NE, saqueavam fazendas: - bandos armados no NE, saqueavam fazendas: “justiça com as próprias mãos”“justiça com as próprias mãos”- Lampião: mais famoso  - Lampião: mais famoso 

Page 7: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Sem terra e sem leiSem terra e sem lei““Em sua maior ofensiva, o MST invade Em sua maior ofensiva, o MST invade prédios públicos em quinze capitais e um prédios públicos em quinze capitais e um militante é morto pela polícia.”militante é morto pela polícia.”Até a década de 1960, distribuir terras Até a década de 1960, distribuir terras garantia um aumento na produção agrícola garantia um aumento na produção agrícola dos países. Depois, com o aumento da dos países. Depois, com o aumento da produtividade, garantiu-se o abastecimento produtividade, garantiu-se o abastecimento não pela repartição da terra, e sim pelo uso não pela repartição da terra, e sim pelo uso da tecnologia. (...) De um ponto de vista da tecnologia. (...) De um ponto de vista agrícola, portanto, a reforma agrária não agrícola, portanto, a reforma agrária não tinha mais nenhuma razão de ser.tinha mais nenhuma razão de ser.Numa palavra, o MST não quer mais terra. O Numa palavra, o MST não quer mais terra. O movimento quer toda a terra, quer tomar o movimento quer toda a terra, quer tomar o poder no país por meio da revolução, e feito poder no país por meio da revolução, e feito isso, implantar aqui um socialismo tardio, isso, implantar aqui um socialismo tardio, onze anos depois da queda do Muro de onze anos depois da queda do Muro de Berlim (...)Berlim (...)

Page 8: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

No Paraná, o governo mandou 800 No Paraná, o governo mandou 800 policiais conter o avanço de quarenta policiais conter o avanço de quarenta ônibus que levavam sem-terra para um ônibus que levavam sem-terra para um protesto em Curitiba. Houve muita protesto em Curitiba. Houve muita confusão, mais de 50 feridos de lado a confusão, mais de 50 feridos de lado a lado e uma tragédia, a morte do sem-lado e uma tragédia, a morte do sem-terra Antonio Tavares Pereira, 38 anos, terra Antonio Tavares Pereira, 38 anos, casado, 5 filhos, que foi atingido casado, 5 filhos, que foi atingido durante confronto com a polícia numa durante confronto com a polícia numa estrada de acesso a capital. Diante do estrada de acesso a capital. Diante do episódio, o presidente FHC fez uma de episódio, o presidente FHC fez uma de suas manifestações mais ríspidas ao suas manifestações mais ríspidas ao MST:MST:

Page 9: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

““A morte do lavrador deve servir de alerta A morte do lavrador deve servir de alerta para os que optam pelo desrespeito à para os que optam pelo desrespeito à democracia”, disse.democracia”, disse.O problema do MST é que seus militantes O problema do MST é que seus militantes cruzaram a linha da pregação ideológica para cruzaram a linha da pregação ideológica para prática da desordem pública. E isso não é prática da desordem pública. E isso não é tolerado passivamente em nenhuma tolerado passivamente em nenhuma democracia digna desse nome.democracia digna desse nome.Os pobres que seguem a bandeira vermelha do Os pobres que seguem a bandeira vermelha do MST querem de fato um pedaço de chão, mas MST querem de fato um pedaço de chão, mas as lideranças do movimento tem pela terra as lideranças do movimento tem pela terra apenas um instrumento político. Como apenas um instrumento político. Como acontece coma terra, o brasileiro humilde que acontece coma terra, o brasileiro humilde que se filia ao MST acaba, de certa forma, sendo se filia ao MST acaba, de certa forma, sendo usado também como instrumento para a usado também como instrumento para a realização da utopia dos dirigentes. (veja realização da utopia dos dirigentes. (veja 10/05/2000)10/05/2000)

Page 10: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Os fanáticos em TaquarussúOs fanáticos em TaquarussúA ser exata a notícia do insucesso dela, A ser exata a notícia do insucesso dela, daí se poderá inferir o grau de daí se poderá inferir o grau de fascinação que os celebérrimos fascinação que os celebérrimos “monges” exercem sobre o espírito da “monges” exercem sobre o espírito da pobre gente ignorante daquelas pobre gente ignorante daquelas remotas paragens, que, segundo dizem, remotas paragens, que, segundo dizem, acha-se reunida para aguardar a acha-se reunida para aguardar a “volta” do monge José Maria, morto há “volta” do monge José Maria, morto há um ano em Irani, conforme se sabe.um ano em Irani, conforme se sabe.

(jornal O Dia – 11/12/1913)(jornal O Dia – 11/12/1913)

Page 11: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

O fanatismo nos sertõesO fanatismo nos sertõesNotícias de Curitibanos informam que ali se Notícias de Curitibanos informam que ali se

organizou um novo bando de fanáticos e que organizou um novo bando de fanáticos e que o governo, prevenindo com os precedentes de o governo, prevenindo com os precedentes de semelhantes ajuntamentos, fez seguir para o semelhantes ajuntamentos, fez seguir para o local uma força da polícia a fim de dispersa-local uma força da polícia a fim de dispersa-los. Como se vê, é uma estigma da incultura los. Como se vê, é uma estigma da incultura nos sertões brasileiros que faz irromper a nos sertões brasileiros que faz irromper a quando e quando esse fenômeno perigoso.quando e quando esse fenômeno perigoso.

O caso não é novo no interior do nosso país O caso não é novo no interior do nosso país e já teve a prova amarga de Canudos (...) e já teve a prova amarga de Canudos (...) Basta que o primeiro charlatão se proponha a Basta que o primeiro charlatão se proponha a curas rápidas e milagrosas, para que em curas rápidas e milagrosas, para que em torno dele se organize um forte bando de torno dele se organize um forte bando de fanáticos.fanáticos.

Page 12: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Isso é um mal que não se pode Isso é um mal que não se pode extirpar com duas razões. Defeito da extirpar com duas razões. Defeito da cultura, ou melhor, da absoluta cultura, ou melhor, da absoluta ausência de cultura dos povos ausência de cultura dos povos sertanejo (...). É fundamental que se sertanejo (...). É fundamental que se estabeleça uma cruzada de profilaxia estabeleça uma cruzada de profilaxia moral desses heróicos sertanejos.moral desses heróicos sertanejos.(jornal O Dia – 19/12/1913 “Tribuna (jornal O Dia – 19/12/1913 “Tribuna do Rio”)do Rio”)

Page 13: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Mas a hidra tinha muitas cabeças e Mas a hidra tinha muitas cabeças e nem todas foram esmagadas. Dois nem todas foram esmagadas. Dois redutos ainda existem. Daí o redutos ainda existem. Daí o movimento poderá irradiar-se movimento poderá irradiar-se novamente, não mais sob o pretexto de novamente, não mais sob o pretexto de fanatismo, mas pelas seduções da vida fanatismo, mas pelas seduções da vida errante com as aventuras do roubo e errante com as aventuras do roubo e do assassinato.do assassinato.

(O Estado – Florianópolis 20/08/1915)(O Estado – Florianópolis 20/08/1915)

Page 14: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

MESSIANISMOMESSIANISMOO O messianismomessianismo é, a é, a

crença na vinda - ou crença na vinda - ou no retorno - de um no retorno - de um enviado divino enviado divino libertador, [libertador, [mashiahmashiah em hebraico, em hebraico, christóschristós em grego], com em grego], com poderes e atribuições poderes e atribuições que aplicará ao que aplicará ao cumprimento da causa cumprimento da causa de um povo ou um de um povo ou um grupo oprimido. grupo oprimido.

Page 15: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 16: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Canudos (1894)Canudos (1894)➔ Nordeste: pobreza, seca, exploração;Nordeste: pobreza, seca, exploração;➔ O poder local dos coronéis fazia da O poder local dos coronéis fazia da

transgressão a única forma de uma vida transgressão a única forma de uma vida melhor;melhor;

➔ Líder regional (Conselheiro): contra as Líder regional (Conselheiro): contra as ações da república, cria uma forte ações da república, cria uma forte comunidade no arraial de Canudos, com comunidade no arraial de Canudos, com 25.000 habitantes;25.000 habitantes;

➔ Os jornais da capital noticiam que Os jornais da capital noticiam que fanáticos resistiam à implantação da fanáticos resistiam à implantação da república por pura manipulação e república por pura manipulação e ignorância do povo;ignorância do povo;

➔ Canudos foi combatida com muita Canudos foi combatida com muita violência;violência;

➔ Os sertanejos resistiram até o fim;Os sertanejos resistiram até o fim;➔ A guerra foi narrada em “Os Sertões” de A guerra foi narrada em “Os Sertões” de

Euclides da Cunha;Euclides da Cunha;

Page 17: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 18: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Os movimentos rurais na República VelhaOs movimentos rurais na República Velha

CABOCLOS ARMADOS

x

SOLDADOS FEDERAIS

MOVIMENTO RURAL MESSIÂNICO – CONTESTADO (1912 - 1916) PARANÁ E SANTA CATARINA

www.historianet.com.br

Page 19: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Contestado (1912-1916)Contestado (1912-1916)✔ No interior de SC a miséria era tão grande No interior de SC a miséria era tão grande

quanto em outros recantos do país;quanto em outros recantos do país;✔ Estava em questão a construção de uma estrada Estava em questão a construção de uma estrada

de ferro para ligar SP e RS, além da implantação de ferro para ligar SP e RS, além da implantação de uma madeireira;de uma madeireira;

✔ As obras criam um universo ainda maior de As obras criam um universo ainda maior de miseráveis;miseráveis;

✔ Ainda há a disputa de terras contestadas por SC Ainda há a disputa de terras contestadas por SC e PR;e PR;

✔ Mais uma vez, os jornais procuram desacreditar Mais uma vez, os jornais procuram desacreditar os sertanejos, fazendo uma imagem negativa;os sertanejos, fazendo uma imagem negativa;

✔ O líder José Maria morre e são organizados O líder José Maria morre e são organizados vários redutos para resistir aos ataques;vários redutos para resistir aos ataques;

✔ O governo usa 80% do exército para combater os O governo usa 80% do exército para combater os “fanáticos”.“fanáticos”.

Page 20: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 21: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Os movimentos rurais e urbanos na República VelhaOs movimentos rurais e urbanos na República Velha

A região denomina-

da “Contesta-

do” abrangia cerca de 40.000

Km2 entre os atuais estado de

Santa Catarina e Paraná, disputada por ambos, uma vez que até o início do século XX, a fronteira não havia sido demarcada.

http://br.geocities.com/joatan74/sc/contestado.html

Page 22: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:

Movimentos urbanosMovimentos urbanos Reforma Urbana no Rio de JaneiroReforma Urbana no Rio de Janeiro

- Estilo de vida e arquitetura da Europa - Estilo de vida e arquitetura da Europa- O período da Belle Époque  - O período da Belle Époque 

A Revolta da Vacina (1904)  A Revolta da Vacina (1904)  - Rio de Janeiro: crise, desemprego e - Rio de Janeiro: crise, desemprego e descontentamento populardescontentamento popular- Vacinação obrigatória contra a Varíola- Vacinação obrigatória contra a Varíola- Violência de rua: confrontos, prisões - Violência de rua: confrontos, prisões 

Revolta da chibata (1910)Revolta da chibata (1910) - revolta de marinheiros contra as - revolta de marinheiros contra as

condições de trabalho e o autoritarismo.condições de trabalho e o autoritarismo.

Page 23: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada:
Page 24: Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada: