processos gerenciais - desafio - 2º semestre setembro 2010

Upload: bruno-cesar

Post on 10-Jul-2015

3.703 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Fundamentos da Administração e Contexto OrganizacionalProcesso Administrativo: PlanejamentoProcesso Administrativo: OrganizaçãoProcesso Administrativo: DireçãoProcesso Administrativo: ControleProcesso Administrativo: Administração da Ação Empresarial

TRANSCRIPT

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

TCNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

POLO ENP CUIAB-CPA

PROCESSOS GERNCIAIS RELATRIO

2 SEMESTRE

CUIAB MT

ANEXOS: a) Fundamentos da Administrao e Contexto Organizacional b) Processo Administrativo: Planejamento c) Processo Administrativo: Organizao d) Processo Administrativo: Direo e) Processo Administrativo: Controle f) Processo Administrativo: Administrao da Ao Empresarial

Relatrios de Desafio de Aprendizagem apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Processos Gerenciais do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educao a Distncia de Universidade AnhangueraUniderp, sob a orientao de professora presencial Mirian J. Pereira.

BRUNO CESAR SILVA DE AZEVEDO ROSA MARIA CORRA FERNANDS EUDZIO CASSIMIRO DA SILVA GEAN CARLOS BARROS AGUIAR JOSEANE CRUZ DA SILVA

- RA = 234279 - RA = 224831 - RA = 225075 - RA = 234056 - RA = 201664

Fundamentos da OrganizacionalEtapa n 1 Assunto Empresa

Administrao

e

Contexto

Definio 1 (PLT) uma organizao focada no lucro. No h duas empresas semelhantes, elas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais e enfrentam impactos e influncias.

Definio 2 (PLT) um conjunto organizado de meios com vista a exercer atividades particular ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou servios com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. So profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, tecnolgicos e humanos da empresa. Criam mtodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vrios setores da empresa.

Definio 3 um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar, e distribuir produtos ou prestar servios e que, atendendo a objetivos definidos por uma direo, faz intervir nos diversos escales hierrquicos. Responsvel por garantir o bom funcionamento das organizaes, ele pode atuar em reas distintas como finanas, recursos humanos, logstica, qualidade de processos e gesto de produo. O administrador tem que saber lidar com a inovao sabendo identificar oportunidades.

Administrador

muito mais do que um mero supervisor de atividades fo negcio ou de pessoas. Na verdade ele o condutor do negcio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaas que constituem o entorno do negcio.

Ambiente Empresarial

Representa todo o universo que envolve externamente a empresa. O ambiente a prpria sociedade que, por sua vez e constituda de outras empresas organizaes, clientes, fornecedores, concorrentes etc.

Estratgia empresarial

o movimento integrado de manobra, mudana, ao, reao e pro ao tudo isso junto e direcionado para alvos e serem atingidos ao longo do tempo.

As caractersticas estruturais das empresas dependem das caractersticas ambientais que esto os clientes, consumidores e usurios fornecedores e concorrentes. O ambiente sempre passa por mudanas e transformaes. o processo de gesto visando a tomada de deciso a mdio e longo prazos envolvendo decises relativas definio de negcios (produtos, servios, clientes alvos, etc.)

o processo de identificao de Oportunidades, Ameaas, Foras e fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua misso.

composta de diversas estratgias que acontecem ao mesmo tempo. Pode-se exemplificar, citando, dentre outras, a estratgia de produtos, de servios, de produo, de logstica, de vendas, de preos, de recursos humanos, de marketing, financeira e promoo.

Consideraes Finais

As constantes mudanas no mundo corporativo exige uma viso estratgica para enfrentar os desafios, buscando competncias e habilidades para Gesto em diferentes reas. Uma boa Gesto empresarial esta ligada a estratgias competitivas cuja finalidade e agregar valor ao negcio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrncia. Todos os aspectos levantados neste trabalho que o administrador de hoje o de um eterno aprendiz, levando em conta as mudanas to rpidas que vem ocorrendo no ambiente empresarial. ADILSON KOCH processos gerenciais VAILL, P.B aprendendo sempre, estratgias para sobreviver num mundo em eterna mutao. ELIANE ZANONI, JANAINA VANZO BERTO administrao estratgica. CHIAVENATO, IDALBERT. Administrao

PLANEJAMENTOEtapa n 2 O presente trabalho tentar demonstrar a importncia de haver um planejamento dentro de uma empresarial, independente do seu porte ou ramo em que for atuar propiciando ao administrador formas mais seguras para se investir. Tentar-se relatar os diferentes nveis de planejamento, assim tambm como suas caractersticas e as vrias maneiras de serem adotadas dentro de uma empresa para seu melhor desenvolvimento na atualidade, tendo em vista as vantagens que um bom planejamento pode fazer para a construo de uma empresa em todos os seus aspectos.

TIPOS DE PLANEJAMENTO- Planejamento estratgico e considerado o mais amplo, pois abrange toda uma organizao como um sistema nico e aberto. Neste tipo de planejamento encontramos vrias caractersticas, planejados a empresa como uma totalidade, atingindo objetivos globais da sua organizao; corresponde ao plano maior ao qual todos os demais planos, apresentar resultados, ou seja, o sentido da excelncia organizacional. - Planejamento ttico aquele elaborado em cada departamento em seu nvel intermedirio da organizao, este planejamento subordinado ao planejamento estratgico. Tambm encontramos caractersticas. projetado a mdio prazo, correspondendo ao exerccio anual ou fiscal da empresa; cada departamento ou unidade preocupa-se em atingir objetivos departamentais; o nvel intermedirio para cada departamento e

voltado para a coordenao e para a coordenao e integrao, ou seja, diz respeito s atividades internas da organizao. - Planejamento operacional se refere a cada tarefa ou atividade em particular e suas caractersticas so a curto prazo, normalmente lida com o cotidiano; as suas atividades preocupa-se em alcanar metas especfica; votado para a eficincia na execuo de suas tarefas ou atividades, a prioridade fazer bem feito e de forma correta, esta dentro da experincia operacional.

A IMPORTNCIA DA PLANEJAMENTOQuando falamos a palavra planejar estamos tentando definir algo, como realizar, de que forma fazer para alcanar e colocar na pratica o que realmente se deseja. Imperioso destacar antes de tudo o significado da palavra planejar na formao de uma empresa, ou seja, o comeo de tudo, com o planejamento que teremos uma base para todas as funes subseqentes a sua criao. Usamos o planejamento para determinar, antecipar os objetivos a serem alcanados, assim tambm como as futuras dificuldades, detalhar o melhor plano a ser posto em ao, para desta forma saber o que e como ser feito pelo administrador para alcanar o sucesso no seu empreendimento. Imprescindvel destacar que o planejamento pode evitar erros j cometidos no passado, haja vista estarmos em um mundo em constante evoluo, que trs para aquele administrador muitas formas de mudanas e incertezas e neste ponto que o planejamento alcana o seu pice, pois poder evitar decises inadequadas, avaliar custos e benefcios, pois ao fazer uso do planejamento estar somente atento a todas as modificaes do mercado a sua volta como mudanas sociais, econmicas, ambientais ou seja, o mundo globalizado fazendo sempre com que procure o melhor caminho para planejar sua empresa e gerir aqueles que faro parte dela. Veja o futuro antes dos outros Por Roberto Shinyashiki Quando as pessoas no enxergam adiante pagam pela falta de viso. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisa que s valorizam depois que perdem Roberto, o que viso? Viso a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas s v problemas. A viso transforma voc numa pessoa especial, Quando v o que quase todos vem, deixa de ser algum especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, muito limitada.

Ver alm do horizonte cria a competncia necessria para aproveitar as oportunidades no meio das ameaas. O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que est escondido na entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro conseqncia do presente. Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas no esquece que h outra batalha no horizonte: a do imaginrio, para conquistar o futuro. O sucesso tende a levar a acomodao. Pior ainda: leva a idia de que as razes que nos fizeram vencer no passado vo continuar nos conduzindo ao pdio. Bobagem... A viso faz com que o indivduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver alm do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser. H uma historinha que ilustra bem a capacidade do empreendedor de ir alm da perspectiva normal das pessoas: Um rapaz caminhava triste, curtindo a dor de sua inesperada demisso, num dia de vero em que fazia um calor brutal. Um barulho gostoso de crianas chamou sua ateno e ele olhou para dentro da casa de onde vinham aquelas vozes. As crianas estavam na piscina fazendo uma algazarra, mergulhando, rindo. Ele reparou, ento, num escorregador abandonado ali perto. Por alguns momentos, ficou pensando por que os pais no integravam i escorregador s brincadeiras na piscina. Nesse momento, ele viu o futuro! O prximo passo foi a inaugurao do primeiro parque aqutico, e toneladas de dinheiro para seu criador! O que para uma pessoa comum a simples cena de um escorregador perto da piscina, para o empreendedor se transforma num parque aqutico! Quando as pessoas descobrirem que adorariam escorregadores nas piscinas, vo perceber que um empreendedor j o construiu. Aqui vai uma sugesto para desenvolver seu esprito empreendedor: caminhe alguns minutos no horrio de almoo olhando as pessoas e os estabelecimentos comerciais que for encontrando e d asas criatividade. Imagine servios e produtos que poderiam melhorar a vida dessas pessoas e empresas. Foi assim que se criaram pizzarias para viajem, vdeo locadoras, lojas de convenincia, vendas pela Internet e milhes de outras iniciativas que promoveram o sucesso de empreendedores.Em todos os lugares do mundo, as pessoas reclamam das altas taxas de impostos, Mas o imposto mais caro o da falta de viso. Quando as pessoas no enxergam adiante tm de pagar por sua falta de viso.

Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que s valorizam depois que perdem. Roberto Shinyashiki

Consideraes FinaisComo j se pode verificar ao longo do trabalho a importncia do planejamento como base nas atividades do administrador que deseja alcanar sucesso na formao da sua empresa, quer tambm, o sucesso empresarial daqueles que exercem suas funes dentro deste novo conceito de administrar. Os horizontes foram totalmente ampliados, preciso ter viso como um todo, isso engloba o planejamento como j foi dito e vai alm enxerga-se, coloca-se no lugar daquele que ir trabalhar dentro de sua empresa, motivando-o ao trabalho, mostrando que aquela empresa formada de parceiros, isso se torna combustvel para o trabalhador dedicar-se mais a empresa, pois assim ele passa, a saber, que um elo de toda uma corrente. Eis o confronto de um bom administrador do sculo XXI, pois o mundo mudou, vive-se voltado para o nascimento de novas idias, ou melhor, enxergando-as antes mesmo de nos depararmos com o problema, temos a soluo. O estudo no PLT nos direciona em como podemos planejar o nascimento de uma empresa para que seja bem sucedida e possibilita ao verdadeiro empreendedor, nos artigos pesquisados ousar, criar, acreditar que estar atento para as mudanas, planejando sempre, ou saber que o presente ser o futuro da sua empresa. De todo o exposto, conclui-se que existem duas palavras interligadas para o sucesso de uma empresa e de seu empreendedor: planejamento e viso.

Implicaes ticasA globalizao um fenmeno do mundo dos negcios, imprevisvel e irresistvel, gostemos dela ou no, o profissional do futuro tem ficar conectado 24 horas, ou seja, o profissional deste sculo que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshop, etc. para empreender neste mercado global. As grande complexidades das empresas, das organizaes e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistmico permanente e a disposio para o aprendizado de novas habilidades. Esse novo e intrpido mundo coorporativo ser virtualmente irreconhecvel e exigir habilidades de sobrevivncia totalmente diferentes. A raiz do problema que, enquanto o mundo dos negcios virou completamente de cabea para baixo, a maioria das pessoas que o conduz

ainda opera com base em concepes e formulas que foram elaboradas para lidar com uma era completamente diferente. Dessas informaes, estudos, anlises e opinies surge um perfil cuja principal caracterstica o paradoxo, em diversos nveis, da ligeira contradio at a total impossibilidade de conciliao. Nada de muito estranho nisso, j que essa gerao esta se formando no tempo da instabilidade, na era do Tao tudo que , ao mesmo tempo no . Eis algumas concluses: Ele quer segurana, e sabe a segurana vem da criatividade e do arrojo: numa palavra a segurana vem do risco. Ele endossa os rumos que pas esta tornando, mas desconfia o ritmo e da competncia do governo. Ele consumista, mas planeja antes de comprar. Tem preocupaes sociais, mas no se apto a atuar fora do seu mundo privado. O mundo passou transformaes excepcionais, e o Brasil se abriu a elas. Computadores e Internet, fortalecimento de blocos, internacionalizao do trabalho, livre migrao de capitais, fim da Guerra Fria e da lgica bipolar que dividia o mundo em duas reas de influncia, downsizing e reengenharia, nfase na produtividade. A tudo isso essa gerao ter que reagir. Entendemos que o administrador do sculo XXI profissional de hoje que pensa e utiliza as idias do futuro. Nos sabemos que pode entregar com um esforo extra. Antecipe-se aos pedidos. A idia bsica : se algum pede a secretria que compre uma passagem de avio, ela deveria reservar o hotel tambm. Oferea ajuda espontaneamente. No espera que te peam, aja. No se restrinja postura de fazer apenas o seu trabalho. Faa aquilo de que voc gosta e no apenas o que voc sabe. Quem faz aquilo de que gosta dedica-se mais. Se voc tiver sorte, as duas coisas sero uma s, mas nem sempre o caso.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender Charles Dickens (1812-1870), escritor ingls que retratou a misria dos primeiros tempos da Revoluo Industrial Existe na vida algo pior que o fracasso: no haver tentado nada. Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945, responsvel pelo programa de recuperao econmica com New Deal. Autor: Bacharel em Administrao de Empresas, MBA em Gesto Estratgica de Negcios, professor, palestrante e consultor motivacional.

OrganizaoEtapa n. 3 o ato de definir e dividir as atividades e os recursos necessrios disponveis para que os objetivos propostos sejam alcanados. Implica tambm na atribuio de responsabilidade e autoridade a pessoas e grupos.

1.2 CONCEITO DE PLANEJAM ENTO:O planejamento define objetivos; verifica o estado atual das coisas, desenvolve premissas sobre condies futuras, identificar meios para alcanar os objetivos, implementa os planos de ao necessrios. Evolvendo ao seu redor, uma base como ORGANIZAO, DIREO, CONTROLE. Exemplos

Presente

Futuro

Onde estamos agora

Planejament o

Onde pretendemos chegar

Situao Atual

Planos

Objetivos Pretendidos

O planejamento elaborado de meios diferentes nos vrios nveis organizacionais. H trs nveis distintos que aborda planejamento, so eles: o Estratgico; Ttico, Operacional. So os Planejamentos importantes de trs nveis dentro de uma empresa!

Plano Estratgico (Tomada de Deciso)

PERFIL DE UMA ANLISE ORGANIZACIONALO planejamento envolve a tomada de decises corretivas, adicionais e estratgicas para alcanar os objetivos e expectativas esperadas no negcio. A base para a tomada de deciso, em todos os nveis da organizao, a anlise de fatos e dados gerados em cada um de seus processos, bem como os obtidos externamente e que possibilitam a comparao dos resultados da empresa com outras que so referncias de mercado. Estes dados transformam-se em informaes relacionadas a todos os aspectos fundamentais para a organizao: clientes, mercados, finanas, pessoas, fornecedores, produtos, processos, sociedade e comunidade. Essas informaes representam a inteligncia da organizao, viabilizando a anlise crtica e a tomada das aes necessrias, em todos os nveis. Para o processo de tomada de decises ser eficaz e a introduo de melhorias e inovaes ser mais rpida, a organizao deve dispor de sistemas estruturados de informao adequados ao seu negcio e deve tambm, desenvolver formas de obteno e uso sistemtico de informaes comparativas. As decises podem ser tomadas dentro de trs condies: Incerteza, Riscos, Certeza. Baseando entre os fatos e detalhes, apresenta: Incerteza: nas situaes de deciso sob incerteza, o tomador de deciso tem pouco ou nenhum conhecimento ou informao para utilizar nas possveis ocasies; Risco: nas situaes de deciso sob risco, o tomador de deciso tem informao suficiente para predizer os diferentes estados da natureza; Certeza: nas situaes sob certeza, o administrador tem completo conhecimento das conseqncias ou dos resultados das varias alternativas de cursos de ao para resolver o problema. O plano estratgico consiste na tomada de deciso antecipada de deciso sobre o que fazer antes de a ao se tornar necessria e por isso, constitui um sistema aberto e dinmico de decises. O planejamento ao nvel intermedirio da empresa denominado planejamento ttico e representa a ligao entre o planejamento estratgico e os planos operacionais voltados para a execuo das tarefas e operaes.

Os planos tticos representam um tentativa da empresa de integrar o processo decisrio e alinh-lo estratgia adotada para orientar o nvel operacional em suas tarefas e atividades, a fim de atingir os objetivos empresariais propostos. PLANOS: Estratgicos>>Marketing>>Produo>>Pessoal>>Financeiro Planos Estratgicos>> investir nos negcios da essncia e focalizar nos crescimento nos negcios essncias Planos de Marketing>> desafia os mercados regionais com produtos da empresa Planos de Produo>> centralizar as operaes nas fbricas mais eficientes Planos Financeiros>>reduzir custos e aumentar lucros marginais nos produtos.

O projeto de uma extenso universitria, aborda um seguimento de planejamento estratgico, que exige plano Financeiro; plano de produo; plano de marketing; e um planejamento de recursos humanos. Diante de tal realidade, penso que seja oportuno a populao se conscientizem para que uma mo-amiga seja sempre bem vinda acerca das implicaes ticas que envolvem a utilizao dos servios da associao!Investidor estrangeiroNome:

ASSOCIAO GOVERNAMENTAL (AVG)

VETERANOS

Setor econmico e localizao;

Somos uma associao de Veteranos e que a nossa misso e arrecadar doaes para pessoas carentes e para o benefcio em prol da comunidadeI

Atualmente localizada no Bairro da Tijuca, no Barraco do Tio, zona leste da cidade de Niteri, prximo a Distribuidora LigeirinhoDescrio da atividade da empresa ou do servio a ser prestado; e

II

Nosso objetivo como Universitrios da rea Social arrecadar Doaes da comunidade e em bairros vizinhos como alimentos no perecveis, roupas, ou dinheiro, para ajudar as pessoas carentes que no tem condies de sobreviver!Concretizao do investimento e prazo para incio das atividades. Investimos diante de necessidade na associao (AVG), com uma viso objetiva de ajudar as populao carente. Permitindo uma ajuda do governo objetivando as tarefas e campanhas polticas!

III

Importncia do investimento para a localidade e para o setor econmico;

IV

muito importante que temos uma ajuda governamental na arrecadao de benefcios para a (AVG)

Tecnologia e servios envolvidos;

V

Tivemos que adotar um pouco da tecnologia, para facilitar as nossas tarefas

Programas governamentais e locais; O (AVG) tem adotado um projeto governamental que ajuda a comunidade e que j esta em prtica para auxlio da populao. Esses projetos muito til para a comunidade e funcionam de modo como Cursos Profissionalizantes de graa adotado pelo projeto governamental, e esses projeto tem por finalidade que a comunidade tenha um acordo com a (AVG) depositando todo final do ms uma doao como (brinquedos; alimentos no perecveis, roupas usadas ou semi-novas...)

VI

Existncia de parcerias;

VII

No momento a (AVG) s conta com a ajuda do projeto governamental

Mercado pretendido; e

VIII para pedir patrocnios

A (AVG) pretende focalizar os mercados mercador o mais breve possvel

Estratgia de desenvolvimento do negcio.

Temos um planejamento com um mtodo de atingir a generosidade e humildade da (AVG), em prol da comunidade IX e das pessoas carentes.

Gerao de Empreendimento

Plano de contrataes nos trs primeiros anos (quantidade de empregados e cargos);

X

A (AVG) possui equipes de bom censo, que so generosos

Salrios a serem pagos; e A (AVG) possui equipes de bom censo, que so generosos e que tem uma viso ampla do que acontece na sociedade, ento a XI (AVG) no possui funcionrios assalariados e sim grupos voluntrios ajuda com o que pode

Investimento na capacitao e qualificao dos funcionrios.

III

Temos uma rede de voluntrios qualificados, pronto para a comunidade e implantar planejamentos tticos nas tarefas de doaes.

O valor total do investimento so de R$ ___1000,00________ utilizado para abrir a (AVG) FLUXO DE CAIXA DOAES ARRECADAO EM R$ ALIMENTOS ROUPAS DESPEZAS IMPOSTOS/TAXAS FINANCIAMENTO / EMPRESTIMO 2 - 3 - 4 5 - 6 FEIRA FEIRA FEIRA FEIRA FEIRA

300,00 50 321 50,00 40,00 1000,00

350,00 71 10 150,00 0 0

200,75 84 85 25,00 0 0

570,25 200 155 100,00 150,00 0

850,55 400 140 250,00 200,00 0

O Planejamento e Controle da Produo o departamento que permite a continuidade dos processos de doaes na comunidade. Controla a atividade de decidir sobre a prestao de servio dos recursos de doao, assegurando, assim, a execuo do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, a (AVG) trata dados de diversas reas, transforma-os em informaes, suporta uma eficincia para que as doaes seja entregue na data e quantidade doada A AVG uma associao que presta servios para a comunidade e p/ as pessoas carentes

Quantos mais doaes de pessoas estrangeiras, melhor vai ser para ajudar a comunidade Temos uma localidade bem visvel e que serve como ponto de referncia; A (AVG) tem um compromisso enorme com a comunidade, pois possui planos estratgicos e como objetivo de ajudar a comunidade e as pessoas carentes; A AGV, j esta com as atividades em prtica, funcionando 100%; O andamento da Associao controlada por meio de voluntrios, ajudas das pessoas generosas que tem intuito de fazer o bem (e um patamar de vida social bem elevada), e aes de projeto governamentais.

Planejamento de MarketingO plano de propaganda da Associao Veteranos Governamental (AVG) um documento preparado no decorrer do planejamento de campanha, ele serve para prever e sistematizar todas as atividades publicitrias, como utilizao de veculos e espaos, target, mdia, custos de mdia, produo e custos de produo nas geradoras de propaganda. O documento (AVG) deve tratar de forma explicativa como atingir os objetivos, dentro tambm de um prazo determinado.

O plano serve para:1-avaliar o 2-propor 3-apontar as alternativas mais favorveis problema soluo

Muitas pessoas deixam de lado o sonho de incrementar seus negcios ou nem comeam um negcio prprio pois no acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. As caractersticas do empreendedor precisam ser reconhecidas e desenvolvidas para que as ferramentas certas sejam usadas e as idias sejam germinadas.O Brasil uma terra frtil para o empreendedorismo.

O projeto de uma extenso universitria, aborda um seguimento de planejamento estratgico, que exige plano Financeiro; plano de produo; plano de marketing; e um planejamento de recursos humanos. Diante de tal realidade, penso que seja oportuno a populao se conscientizem para que uma mo-amiga seja sempre bem vinda acerca das implicaes ticas que envolvem a utilizao dos servios da associao!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. D. J. Hickson. A Covergence in Organization Theory. Administrative Science Quarterly, v. 67, p 224-237 2. Henry Mintzberg. The Structuring of Organanizations: A Synthesis of the Research. Englewood Cliffs, N. J.: Pretince-Hall, 1980, p 81-82. 3. Henri Fayol. Administrao Industrial e Geral. So Paulo: Atlas, 1972 4. Idalberto Chiavenato. Introduo a Teoria Geral da Administrao, op. Cit. 5. Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004, v.1, p 320.321. 6. Michael J. Jucius e Willian E. Schlender. Introduo Administrao: Elementosda Ao Administrativa. So Paulo: Atlas, 1972, p. 223. 7. Ernest Dale e Lyndal F. Urwick. Organizao e Assessoria. So Paulo: Atlas, 1971, p. 77 8. James D. Mooney. The Principles of Organization Nova York: Harper & Bros., 1947. p.102.

DireoEtapa n 4 Definio Direo um dos quatro eixos principais da administrao de empresas, pois vital par qualquer processo administrativo, pelo fato de ser o princpio de escolher valores e princpios, comunicao e liderana. Cada um destes conceitos so de suma importncia, mas a liderana o principio bsico pelo fato de tomar a iniciativa (direo ou rumo).

A liderana uma caracterstica indispensvel para um administrador, pois a capacidade de tomar decises e as legitim-las, forma a no ser questionada. O ato de escolher uma ferramenta do processo administrativo pois a administrao baseada na capacidade de fazer as melhores escolhas para uma determinada empresa. A definio de Processo Administrativo disciplinar na feliz conceituao do Mestre Hely Lopes Meirelles o meio de apurao e punio de faltas graves dos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da Administrao. Por falta grave podemos determinar como um ilcito administrativo que nada mais que a quebra a um dos interesses pblicos da Administrao. So as denominadas infraes funcionais. Face ao acima exposto, necessrio a motivao da punio disciplinar para a validade do ato em foco, se assim no proceder a autoridade administrativa, o superior sempre pode anul-lo por evidenciar leso a direito. Compete Direo a Coordenao e a integrao das aes de desenvolvimento dos Programas e Projetos financiados com recursos advindos de organizaes internacionais, no mbito do ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Fases do Processo Administrativo Disciplinar O processo Administrativo Disciplinar compreende trs fases, a instauraes, o inqurito administrativo dividido em instrues, defesa a relatrio, e o julgamento. Se a Autoridade Administrativa no tiver elementos suficientes para instaurar o Processo Administrativo Disciplinar, que por dvidas quanto a autoria do fato ou por quanto a irregularidade ou no no servio pblico proceder sindicncia, que de toda forma estar inclusa nos autos do processo administrativo disciplinar, a sindicncia tambm utilizada para a aplicao de punio quando o ato no exigir, expressamente, o Processo Administrativo. Vejamos agora sucintamente, fases que compem o Processo Administrativo Disciplinar:

Instaurao ocorre com a publicao do ato que constitui a comisso que vai julgar o indigitado servidor. de suma importncia que a pea de incio determine de forma clara e precisa o objeto da lide de forma a possibilitar a justificao plena do apontado; Inqurito Administrativo dividido em trs sub-fases: Instrues, Defesa e Relatrio. Instruo na instruo so apurados de forma precisa os fatos que deram origem ao Processo Administrativo Disciplinar. A Autoridade Administrativa tem nesta sub-fase do processo a oportunidade de produzir as provas de acusao;

Defesa garantida de forma expressa na nossa Constituio como princpio que deve reger todos os processos, quer em rea federal, quer em rea administrativa Relatrio a apreciao clere e sucinta do que ocorreu no processo, no carrega efeito vinculativo para a Administrao Pblica, que pode no seguir as concluses da comisso processante, desde que informe os motivos que levaram a tomar deciso divergente. PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS QUE NORTEIAM PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR O

Existem sete princpios bsicos que norteiam o Processo Administrativo: O da publicidade, da ampla defesa e do contraditrio, e da obedincia s formas e procedimentos legais (sendo estes inerentes a processo como um todo), oficialidade, gratuidades atipicidade (princpios estes particulares ao Processo Administrativo). Princpio da Publicidade o principio que inerente aos regimes polticos democrticos, o Princpio da Publicidade abrange toda a atuao estatal, estando os atos concludos ou em formao. de se olvidar, ainda, que a publicidade, no um requisito de forma do ato administrativo, requisito de eficcia e moralidade. Sendo assim, os atos irregulares no se convalidam com a publicao, nem os regulares a dispensam para sua exeqibilidade quando a Lei ou regulamento e exigem. Principio da Verdade Material ou da Liberdade da Prova deve ser a busca incessante do administrador pblico que siga a moralidade como conduta. O Administrador deve conhecer de novas provas que caracterizem a licitude, ilicitude ou inexistncia do ato gravoso em foco em qualquer tempo do processo, a busca da verdade material. CONSIDERAES FINAIS A mais conceituada doutrina e recentemente a jurisprudncia ptria vem, com base no direito comparado, estendendo dois processos previsto na nossa Constituio a lides no aplicadas no processo civil ordinrio, incluindo ai logicamente, o processo administrativo disciplinar. Isto e, conjunto com o surgimento de leis administrativas que retiram o puro arbtrio do administrador pblico, s levam a valorizao das decises emitidas pela Administrao Publica levando a uma nova viso do Direito Administrativo consentneas com a realidade.

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS CAMPOS, Francisco. Direito Administrativo. Vol. I e II. Ed. Freitas Bastos. 1960.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Processual Penal. Saraiva, 1999. CRETELLA JUNIOR, Jos. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 1987. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 1999. GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo. So Paulo: Saraiva, 1995. JUNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. Vol. I. Forense, 1998. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 1998.

CONTROLEEtapa n 5Controle avaliar o desempenho real frente ao previsto no planejamento possibilitando a ao corretiva, realinhamento, alterando, atualizando o plano em tempo real til e oportuno e seguido de imediato pelas aes necessrias constatadas. O controle pode assumir vrios significados, como funo restrita e coercitiva, coibir ou limitar desvios indesejveis, manipulao, controle social, como sistema automtico de regulao, como funo administrativa, tendo fases do controle, estabelecimento de padres ou critrios, observao do desempenho, comparando com o padro estabelecido e ao corretiva.

Consideraes FinaisTer controle, mas tambm das liberdade de trabalho, essa a melhor forma de estabelecer o feedback, fazendo reunies de trabalho com objetivos de pautas pr definidas, tendo em vista que o controle serve tanto para atividades internas da organizao quanto para atividades externas.

Referncias BibliogrficasIDALBERTO CHIAVENATO Administrao PLT AILSON KOCH Processos Gerenciais HTTP://www.webartigos.com

Administrao da Ao Empresarial

Etapa n 6Quando falamos em gerente executivo logo se pensa que, uma pessoa que sabe de um tudo, sim um gerente executivo tem que ser capaz de ao mesmo tempo de administrar tambm treinar, h de ter uma viso sistmica e sempre estar preocupado com o que esta se criando na organizao, vejamos em qualquer empresa publica ou privada, tem que haver administradores capacitados para que se obtenha sucesso em qualquer organizao. O bom administrador para conseguir desempenho satisfatrio em um organizao, tem de haver uma eficincia operacional em relao aos concorrentes onde possibilita oferecer produtos ou servios diferenciados mo mercado, e quando h essa competitividade se tem muita aprendizagem nessas transformaes globais. Cabe ao gerente executivo criar um ambiente saudvel para criao de sistemas de reflexo, onde estimule sua equipe de trabalho a discutir vrios modelos mentais sempre pesando na coletividade da organizao. Sendo a polcia federal a investigao, mostra que h indcios de um esquema de desvio de recursos do FUNDEB (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao) e do FUMDEF (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio) para a secretaria de educao. Pois bem todos esses exemplos so o que os administradores no devem seguir, porque em se tratando de organizao publica, ele ta tirando o direito a educao Janis ningum ter oportunidade de ser um gerente executivo, ainda que a justia tirou esse administrador do cargo e levou para onde no devia sair mais.

Referncias BibliogrficasRevista de Cincias Gerenciais VOL. XXIII, N 17 ano 2009 Marcos Luis Carreira Faculdade Anhanguera Santa Brbara Alex Fernando Mariano Faculdade Anhanguera Santa Brbara Ana Carolina Sartori Faculdade Anhanguera Santa Brbara Rodrigo Setra de Oliveira Faculdade Anhanguera Santa Brbara

Jornal Pequeno rgo das Multides Online Blog do Raimundo Garrone