processo seletivo nº 2/2016 · no decorrer do teste, vários professores manifestaram incômodo...

32
TIPO 02 - VERDE MEDICINA FACULDADE SÃO LUCAS – FSL O novo conceito em ensino PROCESSO SELETIVO Nº 2/2016

Upload: hakiet

Post on 21-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TIPO 02 - VERDE

MEDICINA

FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

O novo conceito em ensino

PROCESSO SELETIVO Nº 2/2016

   

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 3 -

CCUURRSSOO:: MMEEDDIICCIINNAA ((BBAACCHHAARREELLAADDOO))

PORTUGUÊS

Texto para responder às questões de 01 a 10.

A lição de Stanley Milgram

O filme Experimenter, de 2015, escrito e dirigido por Michael Almereyda, retrata a vida do psicólogo social norte-americano Stanley Milgram, famoso pelo experimento que leva seu nome. Peter Sarsgaard interpreta o pesquisador.

O experimento Milgram sobre obediência à autoridade foi originalmente realizado na Universidade Yale, nos Estados Unidos, em 1961. Focava a disposição dos indivíduos em responder às ordens de um instrutor que os levava a realizar uma tarefa conflitante com a sua consciência e os seus valores.

No experimento, dois voluntários recebiam instruções, um deles na função de professor e o outro, na de aprendiz. Colocados em salas separadas, comunicavam-se apenas por um sistema interno de áudio. O professor acompanhava o responsável pela realização do procedimento. O aprendiz ficava sozinho e recebia do professor pequenas tarefas. Caso o primeiro não conseguisse completar uma tarefa, recebia um choque elétrico. Os choques tinham sua intensidade aumentada conforme crescia o número de erros. Ocorre que o aprendiz não era de fato um voluntário, mas um cientista no papel de voluntário que errava deliberadamente os testes, fingia receber choques cada vez mais fortes e simulava sofrimento, inclusive desmaios.

No decorrer do teste, vários professores manifestaram incômodo com o processo, mostraram nervosismo e alguns indicaram a intenção de interromper a experiência. No entanto, quando informados de que não seriam responsabilizados pelas consequências, prosseguiam.

O experimento foi repetido em diferentes condições e países por muitos anos, sempre com resultados similares. Tais resultados contrastavam com os achados de painéis conduzidos pelo próprio Milgram. Segundo os levantamentos, a maioria dos entrevistados duvidava que os voluntários seguiriam o experimento e seriam capazes de causar choques severos em seus aprendizes.

Milgram, de origem judaica, recebeu seu Ph.D. em Psicologia Social em Harvard e concebeu o experimento de obediência à autoridade em resposta à questão relacionada à postura do notório criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann, que durante seu julgamento afirmou apenas seguir ordens.

Segundo o próprio cientista, “pessoas comuns, simplesmente fazendo seu trabalho, e sem qualquer animosidade pessoal, podem tornar-se agentes de processos terrivelmente destrutivos. Além disso, mesmo quando os efeitos nocivos de seu trabalho se tornam claros e eles são orientados a continuar ações incompatíveis com seus padrões fundamentais de moralidade, relativamente poucas pessoas têm os recursos necessários para resistir à autoridade”.

O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados. Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade. Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmos apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sobre o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel.

O filme de Almereyda é esteticamente inventivo e intelectualmente atraente. Não detalha, por causa dos limites impostos pela natureza do meio, nuances e desdobramentos do trabalho de Milgram, mas funciona como uma ótima introdução às suas ideias. Experimenter merece ser visto em conjunto com o belo retrato de Hannah Arendt, levado às telas por Margarethe von Trotta em 2012, com Barbara Sukowa no papel da notável pensadora.

Manohla Dargis, crítica do jornal The New York Times, observou que Experimenter trata da história de um homem cujo trabalho foi assombrado pelos campos de concentração nazistas, marcado pela escalada americana no Vietnã e destinado à posteridade, por expressar uma verdade ainda válida nos dias de hoje.

(Por Thomaz Wood Jr. — Publicado 13/04/2016. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/895/a-licao-de-stanley-milgram.)

01 No 7º§, o autor utiliza um dos recursos próprios do tipo textual apresentado, através do emprego de tal recurso pode-se afirmar que (A) é possível identificar o encerramento do raciocínio argumentativo desenvolvido ao longo do texto. (B) sua credibilidade é demonstrada a partir de uma linguagem de uso técnico e restrito que define seu público. (C) o trecho apresenta coerência e consistência, utilizando para tal um discurso valorizado como apoio argumentativo. (D) demonstra-se a exemplificação de que os argumentos devem se apoiar em dados convincentes e experiências

generalizáveis. (E) a referência ao universo científico realça como principal finalidade textual a intenção de análise da experiência citada

desde o início do texto.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 4 -

02 No trecho “Manohla Dargis, crítica do jornal The New York Times, observou que Experimenter trata da história de um

homem cujo trabalho foi assombrado pelos campos de concentração nazistas, marcado pela escalada americana no Vietnã

e destinado à posteridade, por expressar uma verdade ainda válida nos dias de hoje.” (10º§), o segmento destacado

estabelece, em referência à informação imediatamente anterior, uma relação de

(A) finalidade.

(B) conclusão.

(C) causalidade.

(D) substituição.

(E) temporalidade.

03 Relacionando-se com a tese e o assunto desenvolvidos pelo autor, pode-se afirmar que a escolha do título “A lição de

Stanley Milgram”

(A) apresenta-se propositadamente ambíguo.

(B) qualifica a personalidade citada de forma peculiar.

(C) indica aspectos inferiores presentes na obra em análise.

(D) demonstra realçar positivamente o assunto abordado na obra em análise.

(E) prenuncia acerca das estratégias argumentativas que serão utilizadas no desenvolvimento do texto.

04 As orações a seguir foram construídas em torno dos verbos destacados, nocionais. A identificação do sujeito, de acordo

com o verbo referente, está correta em:

(A) “[...] famoso pelo experimento que leva seu nome.” (1º§) / que

(B) “Caso o primeiro não conseguisse completar uma tarefa, recebia um choque elétrico.” (3º§) / o aprendiz

(C) “Colocados em salas separadas, comunicavam-se apenas por um sistema interno de áudio.” (3º§) / um sistema interno

(D) “Segundo os levantamentos, a maioria dos entrevistados duvidava que os voluntários seguiriam o experimento [...]” (5º§) /

os levantamentos

(E) “O filme Experimenter, de 2015, escrito e dirigido por Michael Almereyda, retrata a vida do psicólogo social norte-americano

Stanley Milgram [...]” (1º§) / Michael Almereyda

05 Ao encadeamento das ideias dentro de um texto e às referências que fazemos, relaciona-se a coesão textual. Acerca do

emprego de referências feitas a um termo anteriormente expresso, só NÃO é possível citar como exemplo o destacado em:

(A) “Peter Sarsgaard interpreta o pesquisador.” (1º§)

(B) “Ocorre que o aprendiz não era de fato um voluntário, [...]” (3º§)

(C) “[...] que durante seu julgamento afirmou apenas seguir ordens.” (6º§)

(D) “O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados.” (8º§)

(E) “Focava a disposição dos indivíduos em responder às ordens de um instrutor que os levava a realizar uma tarefa

conflitante com a sua consciência e os seus valores.” (2º§)

06 Dentre os vários recursos que foram utilizados para compor o texto apresentado, é possível constatar que, de modo

predominante, no 2º parágrafo

(A) há trechos que demonstram uma sequência de ações cuja temporalidade cronológica pode ser observada.

(B) o predomínio da linguagem conotativa demonstra a realidade vista através do olhar do autor, de forma subjetiva.

(C) ocorrem cenas verossímeis em relação ao contexto apresentado, embora sejam inverossímeis em relação à realidade do

leitor.

(D) as sequências apresentadas valorizam o acúmulo de pormenores veiculando as impressões do autor acerca dos fatos

apresentados.

(E) é possível reconhecer a exposição da opinião do autor após mostrar o processo de reflexão pelo qual passou para chegar a

determinadas conclusões.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 5 -

07 Diante dos aspectos estruturais apresentados, pode-se afirmar que o texto tem como principal finalidade: (A) Declarar a posição assumida pelo veículo midiático através do qual é apresentado. (B) Transmitir informações acerca do assunto tratado, de forma clara, precisa e objetiva. (C) Apurar fatos de relevância social, relatando detalhes particulares acerca do assunto tratado. (D) Apresentar a realidade através da fusão de elementos como lirismo, reflexão e ambiguidade. (E) Orientar o leitor a partir de fundamentação em conhecimento especializado e argumentação.

08 No texto apresentado, a tese desenvolvida pelo autor acerca do assunto abordado pode ser identificada no trecho em destaque: (A) “O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados.” (8º§) (B) “O filme de Almereyda é esteticamente inventivo e intelectualmente atraente. […] funciona como uma ótima introdução às

suas ideias.” (9º§) (C) “O experimento Milgram sobre obediência à autoridade foi originalmente realizado na Universidade Yale, nos Estados

Unidos, em 1961.” (2º§) (D) “O filme Experimenter, de 2015, escrito e dirigido por Michael Almereyda, retrata a vida do psicólogo social

norte-americano Stanley Milgram […]” (1º§) (E) “Manohla Dargis, crítica do jornal The New York Times, observou que Experimenter trata da história de um homem cujo

trabalho foi assombrado pelos campos de concentração nazistas, […]” (10º§)

09 Considerando o trecho a seguir: “Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade.” (8º§), assinale a reescrita que apresenta correção quanto à coerência e adequação linguística de acordo com a norma padrão da língua. (A) “Gerou incômodo por provar que a maioria não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em

resposta à uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes à figuras de autoridade.”

(B) “Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar quando estão agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade.”

(C) “A maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta a determinação de uma autoridade – o que gerou incômodo –, e, especialmente em situações de crise, poder delegar decisões importantes a figuras de autoridade.”

(D) “O incômodo foi gerado por provar que grande parte das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinações de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade.”

(E) “Gerou incômodo porque provou que a maioria das pessoas não sabem diferenciar se estão agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, podem delegar decisões importantes a figuras de autoridade.”

10 Em relação às ideias expressas em: “Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmos apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sobre o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel.” (8º§), está correto afirmar que: I. Cada indivíduo é responsável pelas escolhas que faz, tornando-se um agente transformador na sociedade. II. Apenas a percepção do indivíduo sobre o indivíduo não é condição para torná-lo um agente de transformação no sistema

em que está inserido. III. O papel exercido por cada indivíduo na engrenagem social torna-se relevante e transformador de acordo com as condições

por ele vividas, mesmo sendo apenas parte de um contexto maior. Completa(m) corretamente o enunciado apenas: (A) II. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 6 -

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) 11 Once when my children were toddlers, the phone rang and my oldest picked it up. She said, “Hi, Daddy,” and began telling

him about her day. She then passed the phone to her brother and sister as was the custom whenever my husband called from

work. When it was my turn to talk I said, “Hi, hon.” “Thank God, lady,” the voice on the other end replied. “I just called to tell

you the wallpaper you ordered is here!”

The man who phoned the woman was

(A) about to have a nervous fit.

(B) trying to hang up the phone.

(C) afraid nobody’d believe him.

(D) unable to speak in clear way.

(E) eager to speak to a grown up.

12 A man goes into a pet shop to buy a parrot. “We have three,” says the clerk. “This blue one speaks four languages and costs

$1,000, and the red one knows six languages and costs $2,000. The Orange one over there costs $3,000, but does not talk at

all.” “Three thousand!” exclaims the man. “How come so much?” “Well,” the clerk goes on, “we don’t know what he does,

but the other two call him ‘boss’ ”.

The patron of the pet shop wants to know

(A) how those animals could be so much distinct.

(B) how the third parrot could not speak anything.

(C) if the third parrot could be in charge of others.

(D) why the two parrots called the third one “boss”.

(E) why a parrot that didn’t talk was worth so much.

Read the text to answer 13 and 14.

“On a freezing night, Willy, a ten-year-old-boy, saw on television news on New York homeless. He begged his parents to take

him downtown so he would cover a street person with a blanket from his bed. His parents, Frank and Jean, comfortable in

their suburban house, didn’t want to go out into the cold night, much less search for bums in dangerous parts of the city. But

Willy kept at it. ‘There, there!’ the boy yelled as Frank drove down a dark alley. Willy, who had spotted some beggars, leaping

out of the car, walked up to a man and gave him the blanket. Frank and Jean were relieved. They could go back home, it was

over. But it was only the beginning. After that Willy returned to the streets, carrying whatever food and clothing he could

gather from asking his neighbors for donations. News of the boy’s astonishing campaign spread and, within months, he had

received thousands of dollars in donations to convert into a shelter. Today, many years later, his father runs a foundation

which helps thousands of homeless.”

13 How did Willy’s parents feel after he had talked to the beggar?

(A) They were distressed because the real problem was over.

(B) They became afraid the man could have harmed their son.

(C) They were reassured because they could go to their home.

(D) They were ashamed that their son had talked to a beggar.

(E) They were very proud that their son had changed his mind.

14 The item that follows the same pattern of use as in FREEZING (L 01) is

(A) Leaping (L 04).

(B) Asking (L 07).

(C) Clothing (L 06).

(D) Beginning (L 06).

(E) Astonishing (L 07).

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 7 -

15 Ants are one of the most widely distributed groups of insects and can be found in practically all parts of the world.

______________ a greater number of ant species is spotted in the tropics and _____________ temperate zones, ants also

____________ desert regions. The truth is that they make their home __________ some kind of plant life __________.”

Choose the correct sequence to fill in the blanks.

(A) Nevertheless / by / live / if / existed

(B) However / on / stay / whenever / exist (C) Though / in / inhabit / wherever / exists (D) Thus / close / flood / underneath / existence

(E) Therefore / near / swampy / anywhere / had existed

16 Match columns to mark the corresponding sequence.

1. Stun. 2. Music genre. 3. Sway. 4. Pebble. 5. Huge stone.

( ) There has been loud rock rendering. ( ) She was putting rocks into her pocket.

( ) Belgium was rocked by violence outburst.

( ) From the cliff Rachel overlooked rocks.

( ) The kid was gently rocked.

(A) 5, 3, 2, 1, 4. (B) 2, 4, 1, 5, 3.

(C) 3, 1, 5, 2, 4.

(D) 4, 2, 3, 5, 1.

(E) 1, 5, 4, 3, 2.

17 I wonder if dad will ever let me to drive his BMW; he always lends me his car, but this time I don’t think he will.

A B C D E

Mark the item containing an inconsistency and its corresponding correction.

(A) Doubt. (B) Never.

(C) Drive. (D) Lend.

(E) Won’t think.

18 Matt: Is it true what they say about Hubert’s fast-food business? Ket: Yeah, he sank it into the ground.

What does Ket mean?

(A) It went broke.

(B) It is firm enough.

(C) It was destroyed. (D) It was torn down.

(E) It is accomplished.

19 Rose: So, what do you think of Harry, Marsha?

Marsha: Are you trying to set me up with him?

What does Marsha mean?

(A) Rose wants Marsha to pick up her gear.

(B) Rose wants her friends to become close.

(C) Rose wants Harry and Marsha to be foes. (D) Rose wants Marsha to be away from him. (E) Rose wants to catch him cheating on her.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 8 -

20 1. He left the room without ____________ a word. 2. Detective Samuels had to show his _________ to prove he was a cop. 3. The ad says the candy bar _________ in your mouth, not in your hands. 4. Phil walked with such long __________ his son couldn’t keep up with him. 5. Hilbert Hillbily chews _________ because that’s a good way to keep his mouth busy. Complete each sentence with one word from the box. Not all words will be used.

strides – boast – peers – ask – uttering – frozen – freak – badge – crippling – melts

(A) ask / peers / strides / freak / boast (B) crippling / ask / freak / badge / peers (C) peers / boast / frozen / crippling / freak (D) uttering / badge / melts / straw / strides (E) boast / crippling / peers / strides / melts

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

Lee el texto y contesta las cuestiones 11 hasta 16.

¿Es cierto que el estrés engorda?

Cómo funciona el mecanismo de recompensa y el autocontrol en situaciones de tensión. Consejos.

Hay muchas situaciones en nuestra vida cotidiana que son inevitables y que, por varios motivos, dificultan nuestra rutina y afectan nuestra salud. Cuando uno quiere bajar de peso, la lógica social dice que debemos hacer dieta restringiendo alimentos y bebidas que nos producen placer. De a poco comenzamos a quitar grupos enteros de alimentos: demonizamos el azúcar, las harinas, los hidratos de carbono, las grasas y creemos que está bien tener hambre y malhumor. Esta restricción deriva en estrés, y éste no sólo nos lleva a comer de más: también nos perjudica en nuestros vínculos sociales.

Estas fueron las conclusiones de un trabajo publicado recientemente en la revista Neuron, en el que un grupo de científicos suizos utilizó imágenes de resonancia magnética funcional (fMRI) para identificar qué sucedía en ciertas regiones del cerebro de personas que fueron sometidas a una situación de estrés. Las personas debían introducir sus manos en un recipiente con agua helada por más de 3 minutos para que al retirarlas se enfrentaran con una situación que pusiera en juego el mecanismo de recompensa y el autocontrol en relación con la comida. De esta forma, los investigadores pudieron observar y comparar las distintas reacciones de los participantes en relación con la comida y el estrés.

Los escáneres cerebrales determinaron que los participantes que se encontraban estresados dejaron de lado el autocontrol para amplificar su mecanismo de recompensa. Por lo tanto, esto respondería a la pregunta del título, que indaga si el estrés engorda, y da una explicación certera de por qué muchas veces las personas experimentan grandes atracones en situaciones tensas como, por ejemplo, un examen, una pelea de pareja, etc.

Generalmente, no se eligen ingestas saludables sino más bien alimentos de alto valor calórico que nos aporten placer inmediato dejando totalmente de lado nuestra salud porque lo que prima en ese instante es la satisfacción. Recomendaciones

– Para evitar este tipo de situaciones, lo mejor es armar un ambiente seguro teniendo en la alacena cosas ricas, pero pocas (lo que se va a comer y no de más), y no a la vista. También tené en cuenta que lo mejor para no comer de más es planificar lo que vas a comer día a día, comprar en el súper sólo lo necesario. La clave está en comer como los franceses: de todo, pero poquito. Busca el equilibrio en todo lo que hagas y vas a notar cómo tu cuerpo va cambiando a medida que se modifican tus hábitos. Por ejemplo, en vez de comprar el paquete grande compra el chico.

– Otra sugerencia es comer lo más tentador, eso con lo que te cuesta controlarte, en compañía de alguien. La soledad dispara descontrol. En cambio, al comer con alguien más, la mirada del otro es una especie de anclaje que nos ayuda a controlar lo que comemos. Mirá también Reducir el tamaño de las porciones, la clave para perder peso

– Frente al estrés, y la solución más fácil, que es comer algo que nos haga sentir bien, la No Dieta propone también los puntos de pausa. Es decir, buscar actividades que nos relajen, nos brinden placer y nos hagan olvidarnos de la comida. Quitar el foco de atención de la ingesta. Puede ser desde ordenar un cajón hasta hablar por teléfono con una amiga. Los buches bucales son una buena opción y también las manualidades o los juegos de ingenio o de memoria. * Médica Especialista en Nutrición. Fundadora del Equipo de Trastornos Alimentarios del Hospital Municipal Dr. Carlos G. Durand y directora de los Cursos de Posgrado de Nutrición de la Universidad Favaloro.

(Disponible en: http://www.clarin.com/buena-vida/nutricion/cierto-estres-engorda_0_1549045221.html.)

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 9 -

11 En el fragmento destacado: “… lo que hagas y vas a notar cómo tu…” (quinto párrafo) tenemos una perífrasis de infinitivo. Señale la opción que explica lo uso de esa perífrasis de infinitivo correctamente. (A) Expresa algo de forma aproximada. (B) Expresa un logro o una consecución. (C) Expresa una capacidad o una posibilidad. (D) Expresa la intención de hacer algo en el futuro. (E) Expresa la intención de hacer algo de inmediato.

12 Lea el fragmento: “… un cajón hasta hablar por teléfono con una amiga.” (último párrafo). La preposición hasta puede sustituirse (sin sufrir alteración de sentido) por: (A) A. (B) Tras. (C) Para. (D) Hacia. (E) Incluso.

13 Lo verbo destacado en el fragmento: “Cuando uno quiere bajar de peso,...” (primer párrafo) posee diptongación en la vocal E de su raíz. Marque la alternativa cuyo verbo tiene la misma irregularidad del verbo “querer” en el presente de indicativo: (A) Decir. (B) Sentir. (C) Tener. (D) Hacer. (E) Introducir.

14 Lea el según párrafo del texto. El pronombre las del fragmento “... 3 minutos para que al retirarlas se enfrentaran...” (según párrafo) se refieren a (A) manos. (B) minutos. (C) personas. (D) conclusiones. (E) se enfrentaran.

15 Lea atentamente las declaraciones. Señala la única alternativa correcta de acuerdo con el texto. I. Todas las situaciones inevitables de nuestra vida, nos llevan a afectar nuestra salud y rutina. II. Creímos que cuando hacemos dieta es normal quedarnos de malhumor y hambre. III. La restricción de grupos enteros de alimento deriva en estrés. IV. Los juegos de ingenio o de memoria non son una boa idea para los que hacen dieta. (A) Las alternativas II y IV son falsas. (B) Las alternativas I, II y IV son falsas. (C) Las alternativas II y III son verdaderas. (D) Las alternativas I, II y III son verdaderas. (E) Las alternativas II, III y IV son verdaderas.

16 Lea atentamente las palabras y sus equivalencias. Según el texto, las siguientes equivalencias están correctas, EXCEPTO: (A) Grasas – que tienen gordura. (B) Ingestas – sustancias que se ingieren. (C) Escáneres – proporcionan una imagen de órganos. (D) Buches – Burbujas que forman ampollas en los codos. (E) Pelea – El acto de combatir entre sí u oponerse unas a otras.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 10 -

17 Lea atentamente las palabras abajo. Todas las palabras abajo son heterosemánticas, EXCEPTO: (A) Rodilla. (B) Aceitar. (C) Bombilla. (D) Cubiertos. (E) Aposentar.

Lee el texto y contesta las cuestiones 18 hasta 20.

Nobel de Medicina 2015 premia los avances frente a enfermedades parasitarias

El irlandés William C. Campbell y el japonés Satoshi Omura han ganado el Nobel de Medicina 2015 por su trabajo ante infecciones causadas por parásitos, premio compartido con la china TuYou you por su descubrimiento de una nueva terapia contra la malaria, anunció este lunes el Instituto Karolinska.

Según informó el comité al dar a conocer el nombre de los galardonados, los tres premiados este año “han desarrollado terapias que han revolucionado el tratamiento de algunas de las más devastadoras enfermedades parasitarias”.

Campbell y Omura son los descubridores de un nuevo fármaco, Avermectin, cuyos derivados han reducido de forma drástica la incidencia de oncocercosis o ceguera de los ríos y de filariasis linfática, que han demostrado además ser efectivos ante otras muchas enfermedades parasitarias.

Tu, a su vez, es la descubridora de la artemisinina, un fármaco que ha reducido también de forma significativa las tasas de mortalidad en pacientes enfermos de malaria.

Estos dos descubrimientos, destacó el comité en su fallo, han proporcionado a la Humanidad nuevos y potentes medios para combatir graves enfermedades que afectan a cientos de millones de personas cada año.

“Su impacto en la mejora de la salud humana y en la reducción del sufrimiento es inconmensurable”, subrayó el jurado tras recordar que las enfermedades causadas por parásitos, que han azotado a la humanidad durante miles de años, constituyen uno de los principales problemas sanitarios del mundo y afectan especialmente a los más pobres. Sus carreras

Campbell, nacido en 1930 en Ramelton (Irlanda), es investigador emérito en la Universidad Drew de Madison, en el estado norteamericano de Nueva Jersey.

Omura, nacido en 1935 en la prefectura de Yamanashi (Japón), es desde 2007 catedrático emérito de la Universidad Kitasato de Japón.

Tu, nacida en Ningbo (China) en 1930, es científica médica y química farmacéutica, y en la actualidad es directora científica de la Academia de Medicina China.

Los galardonados compartirán un premio económico de 8 millones de coronas suecas (954.000 dólares). El año pasado fueron premiados con el Nobel de Medicina el estadounidense John O’Keefe y los noruegos May-Britt

Moser y Edvard I. Moser por su descubrimiento de “las células que constituyen el sistema de posicionamiento del cerebro”, el “GPS interno” que posibilita la orientación en el espacio.

(Disponible en: http://www.lanacion.cl/noticias/tecnologia/ciencia/nobel-de-medicina-2015-premia-los-avances-frente-a-enfermedades/2015-10-05/073356.html.)

18 Las palabras “descubrimiento; descubridora y sufrimiento” (en el primer, cuarto y sexto párrafos) son, respectivamente: (A) verbo, adjetivo, verbo. (B) sustantivo, verbo, verbo. (C) verbo, sustantivo, adjetivo. (D) sustantivo, adjetivo, sustantivo. (E) sustantivo, sustantivo, sustantivo.

19 Lea el fragmento: “Los galardonados compartirán un…” (décimo párrafo). Marca la opción que presenta un sinónimo para “galardonados”: (A) Golpeados. (B) Ganadores. (C) Advertidos. (D) Palmoteados. (E) Negociadores.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 11 -

20 Analiza las declaraciones. I. Todo el equipo es “emerito” en alguna universidad. II. Cada pesquisidor ganó un premio de 8 millones de coronas suecas. III. El fármaco descubierto por Campbell y Omura ha reducido demasiadamente la incidencia de oncocercosis o ceguera de los

ríos. Según el texto, podemos inferir que (A) II está correcta. (B) III está correcta. (C) I y II están correctas. (D) II y III están correctas. (E) todas están incorrectas.

MATEMÁTICA

21 Um vendedor ambulante vende canetas e joias de uma marca específica. Ao analisar as vendas no final de um dia, do total de 46 clientes que compraram pelo menos um desses produtos, 26 compraram canetas e 10 compraram ambos os produtos. Sabendo-se que cada cliente comprou, no máximo, um produto de cada tipo, caneta ou joia, então o número total de canetas e joias vendidas nesse dia é: (A) 23. (B) 28. (C) 30. (D) 56. (E) 72.

22 Fábio é proprietário de uma joalheria onde vende canetas, relógios e joias. Todavia, dispõe de apenas um modelo de cada tipo de produto. Certo dia, Fábio vendeu o total de 70 unidades aos preços unitários de venda de R$ 100,00 para as canetas; R$ 200,00 para os relógios; e R$ 400,00, para as joias. Sabendo-se que o valor total das vendas para cada tipo de produto foi o mesmo, então o valor total das vendas dos três produtos nesse dia foi, em R$ mil: (A) 16. (B) 18. (C) 21. (D) 22. (E) 24.

23 Um petshop vende uma ração especial para cães por pesagem e obtém lucros de 30%, 25% e 10% quando vende pacotes de 800 g, 1 Kg e 200 g, respectivamente. Sabendo-se que adquiriu a ração por R$ 1.200,00 e que, em um mês, foram vendidos exatamente 100 pacotes de cada uma das medidas citadas, e nenhuma outra, então percentual de lucro obtido na venda de toda a ração foi: (A) 21,6. (B) 22,5. (C) 25,5. (D) 27,0. (E) 27,5.

24 Em um conjunto de carros, motos e barcos, o número total de rodas é 62. Sabendo-se que o número de carros é o triplo do número de barcos e que esse conjunto é formado por 25 veículos, o número de barcos é: (A) 3. (B) 5. (C) 7. (D) 9. (E) 13.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 12 -

25 Considere as matrizes A e B representadas a seguir:

A = [2 2 14 2 11 3 1

] B = [1 0 32 2 𝑥1 1 2

]

Sabe-se que a razão entre os determinantes de A e B é 2. Logo, o valor de 𝒙, com 𝒙 ∈ ℝ, é: (A) 0. (B) 1. (C) 2. (D) 3. (E) 4.

26 Sete alunos, dentre eles Lucas, foram escolhidos para representar sua escola em uma competição de matemática. A equipe deve possuir um presidente, um vice-presidente e um secretário. Assim, o número de maneiras para se definir os ocupantes dessas funções, de forma que Lucas não seja o presidente, é: (A) 120. (B) 180. (C) 360. (D) 540. (E) 720.

27 Um brinquedo possui o formato de um cilindro circular reto de 6 m de altura e raio da base igual a 4 cm. Dessa forma, sua área total, em cm2, é: (A) 24 π. (B) 36 π. (C) 60 π. (D) 80 π. (E) 92 π.

28 O coeficiente angular de uma reta é igual a √3. Sabendo-se que essa reta passa pelos pontos A(5, 0) e B(8, y), o valor de y,

com y ∈ ℝ, é: (A) 1/3. (B) 2/3. (C) 3.

(D) 2√3.

(E) 3√3.

29 Um conjunto de peças geométricas é formado por cubos e esferas. Sabe-se que ao se retirar ao acaso uma peça desse conjunto a probabilidade de sair uma esfera é de 0,4. Dessa forma, considerando-se que o conjunto contém sete cubos a mais que esferas, o número de cubos é: (A) 7. (B) 14. (C) 21. (D) 28. (E) 35.

30 Considere uma progressão geométrica oscilante de nove termos em que o quinto e o sétimo termos são, respectivamente, 16 e 64. A soma dos termos dessa progressão é: (A) 85. (B) 171. (C) 240. (D) 255. (E) 513.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 13 -

CONHECIMENTOS GERAIS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA) 31 “Na noite de 5 de abril de 1781, ocorreu a batalha final, em Checacupe, em que milhares de indígenas foram massacrados. Túpac Amaru foi feito prisioneiro e, durante dias, foi torturado para revelar os nomes de outros chefes rebeldes. Manteve-se calado até o fim. Em 17 de maio de 1781, Túpac Amaru foi condenado à morte sofrendo uma das execuções mais cruéis da História. Primeiro, obrigaram-no a presenciar a tortura e morte de sua mulher, filhos e amigos. Depois, teve suas pernas e braços amarrados em quatro cavalos para ser esquartejado vivo. Não chegaram, contudo a concluir a execução e decidiram decapitá-lo, cravar a cabeça em uma lança e enviar seus quatro membros às cidades onde ele havia lutado.”

(Disponível em: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/tupac-amaru-lider-da-maior-revolta-indigena-da-america.)

O Peru foi palco de repetidas revoltas indígenas durante todo o século XVIII, culminando em 1780, na maior de todas, liderada por Túpac Amaru, um descendente real inca. É correto dizer sobre esse líder inca, seus seguidores e sobre a situação da América espanhola que: (A) Implantaram na colônia reformas institucionais, entre as quais, a extinção da encomienda – que propiciou o fortalecimento

do domínio e o bem-estar dos indígenas. (B) As ligações com o comércio e o transporte regional – condições que garantiram a sobrevivência de milhares de indígenas –

impediram que os rebeldes tivessem apoio da grande maioria de nativos. (C) Túpac Amaru buscou apoio dos criollos, tentando convencê-los a se unirem ao movimento e lutar contra os espanhóis. Os

proprietários nascidos na América, interessados, aliaram-se incondicionalmente aos revoltosos. (D) Embora não alcançassem seus objetivos, os revoltosos acabaram com a exploração desumana de mulheres, crianças e

anciãos forçados a trabalhar sem descanso e gravemente doentes pelo mercúrio usado nas minas. (E) Havia uma minoria que controlava a vida econômica e política do país. Os indígenas, principal mão de obra, eram

empregados nas plantações, nas minas e nas tecelagens, atuando num regime de trabalho compulsório.

32 Trecho I “As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...]. vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem e moral, mas equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?”

(Julis Ferry, discursando no parlamento francês, em 28 de julho de 1885. Disponível em: http://telecastdehistoria.blogspot.com.br/2013/02/jules-ferry-colonialista-frances.html.)

Trecho II

“Aguentem o fardo do Homem Branco – – Enviem para a frente o melhor que tenham gerado – (Take up the White Man’s burden – – Send forth the best ye breed –)”

(Fragmento do poema de Rudyard Kipling. Disponível em: http://resistir.info/mreview/editorial_mr_nov03.html.)

Trecho III “A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros reinos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente além dos mares e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada [...]”

(file:///C:/Users/UserPC/Downloads/LEO_HUBERMAN__HIST%C3%93RIA_DA_RIQUEZA_DO_HOMEM.pdf)

Analise os trechos e assinale a alternativa correta, tendo em vista o contexto a que cada um se refere: (A) Os três trechos referem-se ao processo Imperialista do século XVI, no contexto do pré-capitalismo ou metalismo.

(B) Todos os trechos se referem ao Neocolonialismo do século XIX, no contexto do capitalismo comercial e concorrencial.

(C) O trecho I refere-se ao Neocolonialismo do século XIX e os trechos II e III referem-se, respectivamente, ao colonialismo do século XVI.

(D) Os trechos I, II e III referem-se ao Colonialismo do século XVI, no contexto das grandes navegações e do liberalismo econômico.

(E) Os trechos I e II referem-se ao Imperialismo do século XIX no contexto do capitalismo monopolista e financeiro e o trecho III, ao Colonialismo do século XVI.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 14 -

33 Imagem I

(Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-Nc-eeCf0QJs/U7TqFvL5pyI/AAAAAAAArlk/gfAn5tEWhmc/s1600/ate+aonde+a+

vista+alcan%C3%A7a+nada+%C3%A9+seu.jpg.)

Imagem II

(Disponível em: https://www.archives.gov/education/lessons.)

“As imagens I e II referem-se a dois momentos distintos, um no Brasil (no contexto da imigração do século XIX) e outro nos

EUA, (no contexto da Conquista do Oeste), ambos relacionados especificamente a questões de distribuição de terras nos

dois países.” Trata-se respectivamente

(A) da Lei de Terras e da Homestead Act.

(B) da política das Sesmarias e do Macartismo.

(C) da “Terra Arrasada” e do Destino Manifesto.

(D) da Lei dos sexagenários e da política do Big Stick.

(E) da Doutrina Monroe e da Política do Encilhamento.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 15 -

34 “Talvez seja mais importante ainda constatar que a Europa feudal não foi totalmente feudalizada no mesmo grau nem segundo o mesmo ritmo e, especialmente, que em parte alguma o foi completamente. Em nenhum país, a população rural caiu totalmente nas malhas duma dependência pessoal e hereditária. Quase por toda parte – ainda que em número extremamente variável, conforme as regiões – subsistiram terras alodiais, grandes ou pequenas. A noção de Estado nunca desapareceu absolutamente (…). Na Normandia [norte da França], na Inglaterra dinamarquesa, em Espanha, mantiveram-se grupos de guerreiros camponeses.” (Bloch, p. 484-5.)

(Disponível em: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/a-idade-media-contada-nas-salas-de-aula/. Blog: Ensinar História – Joelza Ester Domingues.)

Tendo em vista o trecho anteriormente citado e o contexto do mundo europeu à época medieval, é correto afirmar que: (A) A expressão Idade Média era desconhecida na época medieval. Ela surgiu no século XVI, com os humanistas italianos e só

se tornou de uso corrente no XVII. Significava a “idade do meio”. (B) É fundamental perceber que a Europa foi totalmente submetida ao sistema feudal, de uma forma bastante homogênea e

concomitante, a ponto de delimitar toda uma cultura e economia por muitas gerações. (C) A periodização é importante referência nos estudos históricos e determina a tomada de Constantinopla em 1453,

marcando o fim do Império Romano do Ocidente e consequentemente o fim do Feudalismo. (D) O conceito de Idade Média, nos meios científicos e acadêmicos, é sinônimo de “Feudalismo”, pois este, na forma como foi

conceituado, permeou todo aquele período, sobrepujando as outras formas de organização econômica. (E) A servidão foi o tipo de relação social dominante no feudalismo, abrangendo a diversidade de estruturas sociais existente

no período. Comerciantes e artesãos deixaram de existir e a escravidão foi totalmente extinta da Europa medieval.

35

“Jacques Le Goff, no texto “Documento/Monumento”, lembra que a palavra latina monumentum remete à meminí (memória) e monere (fazer recordar). Assim, monumentum é um sinal do passado. É tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação: uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura, um monumento funerário ou um documento escrito. Trata-se de um legado à memória coletiva que detém o poder de perpetuar a recordação do passado. Já a palavra latina documentum, derivada de docere (ensinar, daí o termo docente), evoluiu para o significado de ‘prova’. Mas ele está longe de ser imparcial, objetivo, inócuo. O documento resulta de uma produção/montagem, consciente ou inconsciente da história por uma determinada época e sociedade que o produziu; é um esforço das sociedades para impor, ao futuro, determinada imagem de si mesma. Documento é uma coisa que fica. É monumento. [...]”

(Disponível em: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/11-lugares-de-memoria-da-escravidao-na-africa-enocaribe/33907542_364544793a_b1.)

Sobre o uso dos documentos, monumentos e patrimônios históricos como fonte material e imaterial de história é correto afirmar que (A) todos os objetos ou fatos do passado são considerados monumentos, porém quando estudados ou pesquisados pelos

historiadores passam a ser vistos como fontes materiais. (B) os monumentos são representações materiais que fortalecem a identidade social. São portadores de ambiguidades:

podem celebrar e glorificar o passado, ou contestar e denunciar esse mesmo passado. (C) há diferenças significativas entre eles quanto à visibilidade e acessibilidade. O documento está guardado nos arquivos e

bibliotecas para uso apenas de especialistas e monumento é especificamente para turistas. (D) as construções historiográficas do Brasil são fontes de informação irrefutáveis, ou seja, são retiradas em suas fontes

originais: os documentos de arquivo. Os documentos são a essência da história e a memória da sociedade. (E) o registro da história e da memória humana se dá, atualmente e em grande parte, por meio de atividades desenvolvidas

por determinada organização, pessoa ou família. Esses registros constituem por si só, uma pesquisa histórica.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 16 -

36 Os mapas e cartas são o resultado visível do espaço geográfico pela cartografia.

O mapa anterior é denominado: (A) Topográfico. (B) Climatológico. (C) Biogeográfico. (D) Meteorológico. (E) Geomorfológico.

37 O crescimento populacional, o desenvolvimento de novas tecnologias e a elevação do padrão de consumo criaram a necessidade do aumento da produção de energia e da descoberta de novos recursos para abastecer a indústria. Sobre a produção energética e os recursos minerais encontrados no país, analise as afirmativas a seguir. I. Embora mais cara que a extração no continente, no Brasil predomina a exploração de petróleo na plataforma continental

sob as águas do Oceano Atlântico, especialmente no estado do Rio de Janeiro. II. O nióbio, mineral utilizado principalmente em ligas metálicas, possui quase todas as suas reservas mundiais localizadas em

território nacional. III. A região do Triângulo Mineiro, localizada em Minas Gerais, é responsável pela maior parte da produção do minério de

ferro no Brasil. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

38 “A industrialização tardia ocorreu na Ásia, na América Latina e na África, sendo o Japão o país que mais se destacou no continente asiático no último século. Um dos segredos do sucesso japonês foi a adoção de um novo sistema de produção baseado na aquisição de matérias-primas de acordo com a capacidade da produção, criando sistemas de estoques mínimos e diminuindo os custos produtivos.” Esse sistema ficou conhecido como: (A) Fordismo. (B) Socialismo. (C) Toyotismo. (D) Taylorismo. (E) Keynesianismo.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 17 -

39 Os meios de transporte e de comunicação evoluíram muito e toda essa evolução favoreceu a atuação dos blocos econômicos regionais, dos organismos internacionais de financiamento e das empresas transnacionais. Sobre a matriz de transporte nos diferentes continentes, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) O Canal da Mancha, inaugurado em 1969 no Egito, liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo e é considerado a principal

rota para navios petroleiros que se dirigem à Europa provenientes do Golfo Pérsico. (B) Os países asiáticos que contam com redes de transportes mais estruturadas são Japão, Coreia do Sul e China. Nesse

continente estão localizados os principais portos do mundo em movimentação de cargas. (C) Na África o sistema de transporte é bastante precário, as ferrovias que ainda ligam o interior aos portos do continente são

uma herança colonial, sendo a África do Sul o país com melhor estrutura no setor de transporte. (D) O continente europeu conta com uma complexa e estruturada rede de transportes. Seu litoral extremamente recortado

com mares, penínsulas, ilhas, golfos e cabos sempre possibilitaram uma intensa e importante navegação ao longo da costa europeia.

(E) Na América do Norte há uma grande integração entre os diferentes modais de transportes. Nos EUA estão os aeroportos mais movimentados do planeta em número de passageiros transportados. Já na América do Sul ressente-se a falta de integração entre seus sistemas de transportes.

40 A atmosfera, camada de gases que envolve a superfície terrestre, não se apresenta homogênea em toda sua extensão. Ela é mantida ao redor do nosso planeta por meio da força da gravidade que é exercida pela Terra. Entre os gases que a compõem, o predominante é: (A) Ozônio. (B) Oxigênio. (C) Nitrogênio. (D) Dióxido de enxofre. (E) Dióxido de carbono.

BIOLOGIA

41 Um homem, que não possui aglutinogênio nas hemácias, casa-se com uma mulher, sem aglutininas no plasma, e dessa relação tiveram uma criança. Essa criança poderá ter qual tipo sanguíneo? (A) A. (B) B. (C) O. (D) A ou B. (E) AB ou O.

42 O heredograma a seguir mostra os indivíduos, em preto, que manifestam uma doença conhecida por hemofilia.

Com base na análise do heredograma, assinale a alternativa correta. (A) O indivíduo I-2 é portador da doença. (B) O indivíduo II-4 é mulher e portadora do gene para hemofilia. (C) O indivíduo II-7 recebeu o gene do pai que é portador de hemofilia. (D) O indivíduo III-8 adquiriu o gene para hemofilia do pai que é portador da doença. (E) Os indivíduos I-1 e I-2 têm 75% de chance de terem os descendentes portadores da doença.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 18 -

43 Analise as alternativas a seguir, sobre as características do reino Plantae. I. Os musgos são representantes das briófitas, exemplos de plantas vasculares sem sementes. II. As hepáticas são plantas avasculares com sementes e frutos ausentes. III. As samambaias, representantes das pteridófitas, são plantas vasculares que não apresentam nem sementes e nem frutos. IV. As gimnospermas são plantas vasculares que têm como o critério a presença de semente e frutos. V. As traqueófitas ou plantas avasculares apresentam como característica a presença de semente e frutos. Estão INCORRETAS apenas as alternativas (A) I, II e III. (B) I, IV e V. (C) II, III e IV. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

44 Observe a figura a seguir.

São exemplos de estruturas análogas: (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) III e IV. (E) IV e V.

45 A dormideira, de nome científico Mimosa pudica, é um pequeno arbusto perene originado da américa tropical, conhecida também por sensitiva. Ela apresenta essa denominação devido à forma como seus folículos se dobram rapidamente quando estimulados por um toque. Esse movimento que ocorre nesta espécie, em resposta a um estímulo de toque, é conhecido por: (A) Tropismo. (B) Nastismo. (C) Geotropismo. (D) Fototropismo. (E) Tigmotropismo.

46 Durante o desenvolvimento embrionário, a blastocele diminui seu volume e forma o arquêntero que, por sua vez, mantém um orifício de comunicação para o exterior conhecido por blastóporo. Esse orifício pode dar origem tanto ao ânus quanto à boca. Aqueles animais em que o blastóporo dá origem à boca ou à boca e ao ânus são conhecidos por: (A) Isolécitos. (B) Diblásticos. (C) Centrolécitos. (D) Protostômios. (E) Deuterostômios.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 19 -

47 Os moluscos são animais de corpo mole; no entanto, alguns possuem conchas protegendo seu corpo. Essas conchas

apresentam uma camada mais externa, o perióstraco, que é composto de material orgânico e três camadas calcárias, sendo

a mais interna conhecida por nácar que, em certas espécies, é bem desenvolvida e responsável pela produção das pérolas.

A espécie de molusco que apresenta o mecanismo de produção da pérola é representante dos:

(A) Bivalves.

(B) Cefalópodes.

(C) Poliplacóforas.

(D) Gastrópodes.

(E) Monoplacóforas.

48 “Os quilópodes e os diplópodes, também conhecidos por ‘miriápodes’, apresentam uma característica muito comum, a

presença de numerosas pernas. Outras características, entre as quais, possuem um par de antenas, a respiração

__________________ e a excreção por ____________________________ confirmam a ideia que essas duas classes

possuem parentesco próximo com a classe dos insetos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a

afirmativa anterior.

(A) traqueal / glândulas coxais

(B) branquial / glândulas antenais

(C) braquial / túbulos de Malpighi

(D) traqueal / túbulos de Malpighi

(E) filotraqueal / túbulos de Malpighi

49 Sobre a síntese de proteínas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São dois tipos básicos de ácido ribonucleico que participam diretamente da síntese de polipeptídios das células de todos

seres vivos.

( ) O RNA ribossômico, junto com certas proteínas, constitui os ribossomos, sobre os quais ocorre a interação entre RNA

mensageiro e RNA transportador.

( ) Os RNA mensageiros têm por função capturar aminoácidos livres na célula e levá-los ao ribossomo, onde são unidos

entre si e formam a cadeia polipeptídica.

( ) O RNA transportador se une ao ribossomo e comanda os acoplamentos dos RNA mensageiros.

( ) A sequência de bases do RNAm determina a ordem em que os diferentes RNAt são acoplados nos ribossomos.

A sequência está correta em

(A) F, V, F, F, V.

(B) V, F, V, V, F.

(C) F, F, V, V, F.

(D) V, V, F, F, V.

(E) F, V, V, F, F.

50 A maré vermelha, um fenômeno em que a água do mar fica com tons marrom-avermelhados, pode ocorrer em vários

mares do planeta. Ela acontece devido à multiplicação exagerada de algas perto do litoral, que liberam substâncias tóxicas

causando a morte de peixes e outros animais marinhos. Das espécies de algas descritas a seguir, qual é responsável pela

ocorrência desse fenômeno?

(A) Feofíceas.

(B) Rodofíceas.

(C) Clorofíceas.

(D) Diatomáceas.

(E) Dinoflagelados.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 20 -

FÍSICA 51 Um bloco cúbico de isopor cuja densidade é 150 kg/m3 ao ser colocado na água flutua apresentando 1,2 cm de sua altura

abaixo do nível do líquido, conforme indicado na figura a seguir.

Sendo a densidade da água igual a 1 g/cm3, então o volume total do bloco é igual a:

(A) 125 cm3.

(B) 216 cm3. (C) 343 cm3.

(D) 512 cm3.

(E) 729 cm3.

52 A figura ao lado representa o termômetro de um forno graduado na escala Fahrenheit. A diferença entre a máxima e a mínima temperatura que esse termômetro pode registrar corresponde na escala Celsius a:

(A) 232°C.

(B) 250°C. (C) 264°C.

(D) 273°C. (E) 286°C.

53 Uma carga elétrica ao se aproximar com velocidade constante de 1,2 . 105 m/s de uma região em que atua um campo

magnético de intensidade 2,0 T fica sujeita a uma força magnética de 9,6 . 10–12 N. Se o ângulo entre os vetores velocidade

e campo magnético é igual a 30°, então o módulo da carga é equivalente a quantos elétrons? (Dado: Carga do elétron = 1,6 . 10–19 C.)

(A) 2 . 102.

(B) 4 . 102.

(C) 5 . 102.

(D) 7 . 102. (E) 9 . 102.

54

Uma nave espacial hipotética ao realizar uma viagem da Terra até um planeta muito distante manteve sua velocidade

constante e equivalente a 80% da velocidade da luz. Se durante essa viagem o intervalo de tempo decorrido na Terra foi de

25 anos, então a distância total percorrida pela nave nessa viagem corresponde a:

(A) 12 anos-luz.

(B) 15 anos-luz. (C) 18 anos-luz.

(D) 20 anos-luz. (E) 22 anos-luz.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 21 -

55 Um móvel ao se deslocar em uma trajetória retilínea apresentou variações em sua

velocidade conforme indicado no gráfico ao lado.

O deslocamento efetuado pelo móvel nos 13 s indicados no gráfico foi de:

(A) 125 m.

(B) 132 m.

(C) 138 m.

(D) 145 m.

(E) 150 m.

56 Uma bola de massa 200 g é abandonada do ponto A localizado no alto de um escorregador de 1,8 m de altura. Enquanto se

mantém sobre o escorregador, o atrito é desprezível porém ao sair da base do mesmo a bola continua seu movimento

sobre um tapete de 3 m de comprimento vindo a parar no ponto B na extremidade do mesmo devido ao atrito com o

tapete conforme indicado na figura a seguir: (Considere: g = 10 m/s2.)

O coeficiente de atrito cinético entre a bola e o tapete é igual a:

(A) 0,2.

(B) 0,3.

(C) 0,4.

(D) 0,5.

(E) 0,6.

57 Um objeto é aproximado de um espelho côncavo passando pelo seu centro de curvatura, seu foco até se posicionar no

ponto médio do segmento que liga o foco e o vértice. Durante esse deslocamento tem-se que a imagem produzida pelo

espelho:

(A) É virtual após o objeto passar pelo foco.

(B) É direita no instante em que o objeto passa centro de curvatura.

(C) É do mesmo tamanho do objeto no instante em que passa pelo foco.

(D) É direita apenas no trecho em que o objeto se encontra entre o centro de curvatura e o foco.

(E) É invertida apenas no trecho em que o objeto se encontra entre o centro de curvatura e o foco.

58 Um feixe de luz ao atingir o ponto central da superfície da água contida em uma

piscina sofre refração percorrendo uma distância de 3,6 m até atingir o seu fundo no

ponto A conforme indicado na figura ao lado. A distância x que separa o ponto A e o

ponto O no fundo da piscina mede: (Considere: nar = 1 e nágua = 4/3.)

(A) 1,25 m.

(B) 1,30 m.

(C) 1,35 m.

(D) 1,40 m.

(E) 1,45 m.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 22 -

59 “A recente detecção das ondas gravitacionais previstas há cerca de 100 anos por Einstein como parte de sua Teoria Geral da Relatividade é uma das maiores descobertas da ciência do nosso tempo porque abre as portas para maneiras totalmente novas de se investigar o Universo. A partir de agora, a astronomia e outras áreas da ciência entram em uma nova era. Os pesquisadores do projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory, ou Observatório de Interferometria de Ondas Gravitacionais), em Washington e na Lousiana, observaram o fenômeno e acompanharam distorções no espaço com a interação de dois buracos negros a 1,3 bilhão de anos-luz da Terra.”

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/02/11/quatro-pontos-para-entender-a-descoberta-que-confirma-teoria-de-einstein-e-muda-modo-como-vemos-universo.htm.)

Considerando que a luz percorre em um ano aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros, então a ordem de grandeza em quilômetros da distância do local da ocorrência da interação entre os dois buracos negros e a Terra é igual a: (A) 1016. (B) 1018. (C) 1020. (D) 1022. (E) 1024.

60 Dois corpos A e B cujas massas totalizam 540 g ao trocarem calor entre si tiveram suas temperaturas iniciais variadas em 30°C. Sabe-se ainda que o corpo A cedeu calor e que os calores específicos das substâncias que constituem os corpos A e B são respectivamente iguais a 0,4 cal/g°C e 0,5 cal/g°C. A diferença entre as massas desses dois corpos é igual a: (A) 50 g. (B) 60 g. (C) 80 g. (D) 90 g. (E) 100 g.

QUÍMICA

61 Sabe-se que o produto de solubilidade do Cr(IO3)3 a 25°C é 5 x 10–6. A solubilidade do sal nessa temperatura é: (A) 0,67 mol/L. (B) 0,31 mol/L. (C) 0,021 mol/L. (D) 0,067 mol/L. (E) 0,00032 mol/L.

62 Na retina – camada que fica na parte posterior do olho – existem células fotorreceptoras, que contêm uma substância chamada cis-retinal. A incidência de luz provoca a sua transformação em trans-retinal, reação que gera um impulso elétrico, que é enviado ao cérebro. Lá os impulsos são interpretados, compondo as imagens que vemos. O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans-retinal em cis-retinal, estando, dessa maneira, pronto para receber mais luz. Em cada segundo, esses eventos se repetem milhões de vezes em nossos olhos. Sobre isomeria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A dimetilamina é um isômero da etilamina. ( ) O ácido butanoico é isômero funcional do etanoato de etila.

( ) O cis 1,2 dicloroeteno é isômero óptico do trans 1,2-dicloroeteno. ( ) O 3-metil-1-propanol é isômero do 1-butanol. A sequência está correta em (A) F, F, V, V. (B) V, F, F, V. (C) F, V, F, V. (D) F, F, V, F. (E) V, V, F, F.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 23 -

63 Normalmente, a medida de pH de uma solução aquosa pode ser feita com o auxílio de um peagâmetro, que mede a diferença de potencial elétrico existente e possui uma escala já graduada em valores de pH ou de um indicador ácido-base, que são substâncias orgânicas de fórmulas complexas e possuidoras de um caráter de ácido fraco ou de base fraca. Você também pode calcular o pH de uma solução. O pH da solução NaC2H3O2 0,10 mol/L, Ka = 1,8 x 10–5 é: (Considere: log 7,5 = 0,88.)

(A) 0,88. (B) 0,98. (C) 5,12. (D) 8,88. (E) 10,07.

64 As relações entre as variáveis de estado – pressão, volume e temperatura – que caracterizam os gases foram deduzidas, historicamente, sempre mantendo-se uma dessas grandezas fixa e invariável. Assim, ao estudar a relação entre pressão e volume, a temperatura é mantida constante. Essas relações podem ser expressas em equações matemáticas, ou leis, que nos permitem fazer previsões sobre mudanças de estado dos gases e utilizá-las em situações experimentais e, também, na indústria. Sobre as transformações gasosas são feitas as seguintes afirmativas: I. Lei de Boyle – para uma massa fixa de gás, mantida à temperatura constante, o volume ocupado pelo gás é inversamente

proporcional à pressão exercida. II. Lei de Charles/Gay-Lussac – para uma massa fixa de gás, mantida à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é

diretamente proporcional à temperatura absoluta. III. Um balão selado, quando cheio de ar, tem volume de 50 m3 a 22°C e uma dada pressão. O balão é aquecido. Assumindo-se

que a pressão é constante, a temperatura que estará o balão quando o volume for 60 m3 é 254 K. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

65 A tabela periódica pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas, podendo ser de dois tipos: propriedades periódicas e aperiódicas. Sobre estas propriedades são feitas as seguintes afirmativas: I. O potássio tem maior raio atômico que o bromo. II. Os elementos que apresentam maiores energias de ionização são da família dos gases nobres. III. O nitrogênio é o elemento mais eletropositivo da 15ª coluna. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

66 As moléculas são formadas por átomos unidos por ligações covalentes e podem apresentar, na sua constituição, de dois a milhares de átomos. A disposição espacial dos núcleos desses átomos irá determinar diferentes formas geométricas para as moléculas. Sobre a geometria das moléculas são feitas as seguintes afirmativas: I. A geometria da molécula BF3 é trigonal. II. A geometria molecular do PCl5 é uma bipirâmide de base triangular. III. A geometria do íon ClO–

3 é trigonal. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL 

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE 

‐ 24 ‐ 

67 A primeira pilha foi descoberta em 1791, com o anatomista italiano Luigi Galvani que observou que os músculos da coxa de rãs  recentemente  dissecadas  sofriam  contrações  quando  em  contato  simultâneo  com  dois metais  diferentes.  Galvani concluiu  que  o  fenômeno  estava  associado  à  presença  de  eletricidade,  originária  dos músculos,  sendo  que  os metais serviam de condutores. Sobre a pilha de cobre e hidrogênio são feitas as seguintes afirmativas:  

2H+ + 2 e– → H2(g)   E° = 0 volts. 

Cu2+ + 2 e– → Cu(s)      E° = 0,34 volts.  

I. O potencial teórico da pilha (E°) é 0,34 volts. II. O eletrodo de cobre será o ânodo nesta célula. III. Ocorre passagem espontânea de elétrons do eletrodo de hidrogênio para o de cobre. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A)  I, II e III.                                                                               (B)  I, apenas. (C)  I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E)  II e III, apenas. 

 

68 Na  ciência,  a  noção  de  equilíbrio  é muito  importante.  Em  física  se  estuda  o  equilíbrio  dos  corpos,  entendido  como resultado da ação das forças que se opõem e se anulam. A nossa própria vida não é possível sem o equilíbrio entre o O2 e o CO2 em nosso sangue, ou entre o Na+ e o K+ em nossas células. Sobre equilíbrio químico das reações são feitas as seguintes afirmativas: I. O nitrogênio (N2) reage com o oxigênio (O2) produzindo o monóxido de nitrogênio (NO), um poluente atmosférico. Nessa 

reação a pressão não exerce nenhuma influência sobre o equilíbrio. II. Aumentando por igual as velocidades das reações direta e inversa, o catalisador diminui o tempo necessário para atingir o 

equilíbrio, mas não altera o próprio estado de equilíbrio. III. A reação representada pela equação H2(g) + Br2(g) ↔ 2 HBr(g) é exotérmica e se deslocará para a esquerda, no sentido da 

formação do HBr, com a diminuição da temperatura. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A)  I, II e III. (B)  I, apenas. (C)  I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E)  II e III, apenas. 

 

69 A  estrutura  refere‐se  ao  gingerol,  substância  encontrada  no  gengibre,  de  grande  poder  antioxidante  e            anti‐inflamatório que auxilia na proteção do nosso organismo de fungos e bactérias.  

 

 Estrutura química do principal composto ativo presente no extrato 

de gengibre (6‐gingerol)  

 

Sobre a estrutura química do gingerol são feitas as seguintes afirmativas: I. Não existe na molécula o grupo funcional da classe éster. II. A fórmula molecular é C16H15O4. III. As funções presentes na estrutura são fenol, cetona e álcool. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A)  I, II e III. (B)  I, apenas. (C)  I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E)  II e III, apenas.  

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 25 -

70 Vivemos em um mundo rodeado de reações químicas. Na cozinha, o preparo dos alimentos envolve reações químicas muito complexas. O próprio ato de comer dá início a uma série de reações químicas que ocorrem em nosso organismo e que sustentam a vida. O ônibus espacial, na partida, queima hidrogênio e gera nuvens de vapor d’água. Sobre as reações químicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na reação BaCl2 + Na2CrO4 → A + B↓ a fórmula e o nome do precipitado é Ba2CrO4 e dicromato de Bário. ( ) Na reação 6 NaN3(s) + Fe2O3(s) → xNa2O(s) + 2 Fe(s) + yN2(g) o ferro, no Fe2O3 sofre oxidação. ( ) Da equação 2NaBr + Cl2 → 2 NaCl + Br2 conclui-se que o cloro é mais reativo que o bromo, deslocando-o. ( ) O tipo de reação que ocorre entre uma solução de nitrato de prata e brometo de potássio é de dupla troca. A sequência está correta em (A) F, F, V, V. (B) V, F, F, V. (C) F, V, F, V. (D) F, F, V, F. (E) V, V, F, F.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 26 -

REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

A redação terá um valor de 100 (cem) pontos e consistirá na elaboração de texto de, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) linhas. O candidato que redigir texto que não se enquadre na quantidade mínima estabelecida anteriormente não terá sua redação corrigida e será ELIMINADO do concurso.

A redação tem o objetivo de avaliar o conteúdo e conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base em tema formulado pela banca examinadora, texto primando pela coerência e pela coesão.

A redação deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta indelével, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas.

A Folha de Redação não poderá ser assinada, rubricada, nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da redação.

A Folha de Redação, o único documento válido para avaliação da redação, não será substituída por erro de preenchimento do candidato.

A folha para rascunho no caderno de provas é de preenchimento facultativo e não valerá para avaliação.

O candidato deve realizar uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Será atribuída nota 0 (zero) à redação: que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-

-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”; que não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”; que apresente até 14 (quatorze) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”; que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos

humanos, que será considerada “Anulada”; e, que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, sendo considerada “Anulada”.

Serão considerados reprovados na redação aqueles que não somarem pelo menos 40 (quarenta) pontos na Prova de Redação.

Texto I

Chip no cérebro ajuda tetraplégico a recuperar movimento da mão

Chip transmite pensamentos a computador, que envia comando a músculos. Pesquisa que permitiu o feito foi publicada nesta quarta-feira na ‘Nature’.

Um americano com os quatro membros paralisados conseguiu usar os dedos e pulso graças a uma técnica inovadora. Trata-se do primeiro caso médico onde foi possível converter o pensamento de um paciente paralisado em movimentos sofisticados dos membros, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (13) na revista “Nature”.

Este sistema é capaz de restabelecer a comunicação entre o cérebro e os músculos contornando a medula espinhal danificada. Um chip implantado no cérebro do paciente transmite os pensamentos do tetraplégico a um computador que descodifica e envia comandos para os músculos do braço.

A paralisia é provocada pela interrupção do caminho dos sinais entre o cérebro e os músculos. Os pesquisadores desenvolveram uma estratégia para reconectar o cérebro aos músculos do paciente, permitindo que ele tenha controle dos movimentos dos membros paralisados por meio de seus pensamentos.

(Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/chip-no-cerebro-ajuda-tetraplegico-recuperar-movimento-da-mao.html. Abril de 2016.)

Texto II

Acesso à saúde

Das 30,7 milhões de pessoas que procuraram algum atendimento de saúde nas duas semanas anteriores à data da PNS, 97% afirmaram ter conseguido atendimento e 95,3% foram atendidas na primeira vez em que procuraram o serviço. Das pessoas que não conseguiram atendimento de saúde na primeira vez, 38,8% alegaram que não havia médico disponível e 32,7% não conseguiram vaga ou pegar senha.

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/06/02/ibge-revela-como-anda-a-saude-do-brasil.htm.)

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 27 -

Texto III

(Disponível em: fontedasnoticias.blogspot.com.)

Considerando os textos motivadores redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Superação: o confronto diante dos limites físicos, econômicos e sociais do homem”.

2º PROCESSO SELETIVO 2016 – FACULDADE SÃO LUCAS – FSL

CURSO: MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 2 – VERDE

- 28 -

REDAÇÃO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

   

   

INSTRUÇÕES

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite e borracha.

2. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização

de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de

consulta. O candidato deverá colocar seus pertences (boné, óculos de sol, relógio digital, calculadoras,

protetor auricular, aparelhos sonoros, fone de ouvido, pager, telefones celulares desligados, MP3 ou MP4

players, discman, transceptores de qualquer natureza ou alcance ou outro aparelho eletroeletrônico), na

embalagem de recolhimento. A referida embalagem de recolhimento deverá ser colocada embaixo da

carteira do candidato.

3. A duração da prova é de 05 (cinco) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas

e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento da Folha de Respostas

(Gabarito) e Folha de Redação.

4. O Caderno de Provas consta de Prova de Redação e Prova Objetiva constituída de 70 (setenta) questões

de múltipla escolha. Leia-o atentamente.

5. As questões da prova objetiva são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A a E) e uma única

resposta correta.

6. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de

Provas, bem como se os dados constantes na Folha de Respostas (Gabarito) e Folha de Redação que lhe

foram fornecidos, estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou

tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

7. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas.

Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

8. O candidato somente poderá ausentar-se do local de provas após decorridas 2 (duas) horas do início da

mesma, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no

decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

9. O resultado pertinente ao 2º Processo Seletivo 2016, para o preenchimento de vagas no curso de

Medicina da Faculdade São Lucas, com a relação nominal em ordem de classificação dos 40 (quarenta)

candidatos classificados será divulgado oficialmente pela Faculdade São Lucas no dia 20 de junho de 2016,

afixado na sede da Faculdade São Lucas, nos sites www.saolucas.edu.br e www.consulplan.net, ou pelos

telefones (69) 3211-8009, (69) 3211-8075 e (69) 3211-8020.

10. Os candidatos aprovados e classificados devem efetuar suas matrículas, nas dependências da Faculdade

São Lucas, no endereço Rua Alexandre Guimarães, 1.927 – Bairro Areal, Porto Velho/RO, CEP 76.804-373,

conforme calendário abaixo:

1ª chamada: de 20 a 24 de junho de 2016, das 8h às 18h.

2ª chamada: de 27 a 30 de junho e 1º de julho de 2016, das 8h às 18h.