processo civil (do juiz)

36
1 - Q240603 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-CE - Juiz / Direito Processual Civil / Do Juiz; ) A respeito da atuação do juiz no processo civil, assinale a opção correta. a) Por força de lei, o juiz deve decidir com equidade sempre que o fim social da lei e o bem comum norteiem as atividades julgadoras. b) Quando a aplicação rigorosa da lei possibilitar a ocorrência de injustiças, o juiz deve procurar interpretar a lei buscando a solução mais justa para o litígio. c) A convocação das partes para a tentativa de conciliação quando os autos estão conclusos para sentença configura prejulgamento da causa. d) A possibilidade de conhecimento de ofício de questões de ordem pública torna lícita a prolação de sentença extra petita pelo juiz. e) O poder de o juiz determinar a realização de ofício de provas que entenda necessárias é exceção ao princípio do dispositivo. 2 - Q236877 ( Prova: TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região (RN) - Juiz - 2ª Parte / Direito Processual Civil / Do Juiz; ) Em relação aos poderes, deveres e responsabilidade do Juiz, assinale a alternativa correta : a) o Juiz responde por perdas e danos quando proceder com negligência, dolo ou fraude, bem como recusar, omitir ou retardar, sem motivo justo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte; b) o Juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, desde que alegados pelas partes, devendo indicar, na sentença, os motivos que Ihe formaram o convencimento;

Upload: concurseirodaunig

Post on 25-Jul-2015

384 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processo Civil (Do Juiz)

1 - Q240603 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-CE - Juiz / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

A respeito da atuação do juiz no processo civil, assinale a opção correta.

a) Por força de lei, o juiz deve decidir com equidade sempre que o fim social da lei e o bem comum norteiem as atividades julgadoras.

b) Quando a aplicação rigorosa da lei possibilitar a ocorrência de injustiças, o juiz deve procurar interpretar a lei buscando a solução mais justa para o litígio.

c) A convocação das partes para a tentativa de conciliação quando os autos estão conclusos para sentença configura prejulgamento da causa.

d) A possibilidade de conhecimento de ofício de questões de ordem pública torna lícita a prolação de sentença extra petita pelo juiz.

e) O poder de o juiz determinar a realização de ofício de provas que entenda necessárias é exceção ao princípio do dispositivo.

2 - Q236877 ( Prova: TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região (RN) - Juiz - 2ª Parte / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Em relação aos poderes, deveres e responsabilidade do Juiz, assinale a alternativa correta:

a) o Juiz responde por perdas e danos quando proceder com negligência, dolo ou fraude, bem como recusar, omitir ou retardar, sem motivo justo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte;

b) o Juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, desde que alegados pelas partes, devendo indicar, na sentença, os motivos que Ihe formaram o convencimento;

c) Juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, equidade, aos costumes e aos princípios gerais de direito;

d) quando dois ou mais Juízes forem parentes, consangüíneos ou afins, em linha reta e no segundo grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se escusará, remetendo o processo ao seu substituto legal;

e) o Juiz dirigirá o processo competindo-lhe assegurar às partes igualdade de tratamento, velar pela rápida solução do litígio, previnir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça, tentar, na primeira audiência, conciliar as partes.

Page 2: Processo Civil (Do Juiz)

3 - Q236617 ( Prova: FMP-RS - 2012 - PGE-AC - Procurador / Direito Processual Civil / Do Juiz;  Revelia;  )

Assinale a resposta correta considerando as assertivas:

I - A dispensa de intimação do demandado para os atos ulteriores do processo é efeito material da revelia.

II – O impedimento do juiz, conforme jurisprudência dominante, pode ser alegado na contestação ou em momento posterior, mediante exceção, não se submetendo à preclusão.

III - A sentença que acolhe alegação de prescrição extingue o processo sem resolução do mérito.

a) Apenas a III está correta.

b) Apenas a I e a III estão corretas.

c) Apenas a I e a II estão corretas.

d) Apenas a II está correta.

4 - Q236371 ( Prova: FCC - 2012 - MPE-PE - Técnico Ministerial - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Melissa é juíza de direito da X Vara Cível da Comarca Y do Estado de Pernambuco. Melissa faz parte de uma família de operadores do Direito. Seu avô, irmão, cunhada e sobrinha são advogados militantes. De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, é defeso à Melissa exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário, quando nele estiver postulando como advogado da parte apenas seu

a) avô e irmão, tratando-se de hipótese de impedimento.

b) avô, irmão e cunhada, tratando-se de hipótese de suspeição.

c) avô, irmão e cunhada, tratando-se de hipótese de impedimento.

d) avô e irmão, tratando-se de hipótese de suspeição.

e) avô, tratando-se de hipótese de suspeição.

5 - Q232127 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-RJ - Comissário da Infância e da Juventude / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Page 3: Processo Civil (Do Juiz)

O juiz, no processo civil,

a) aprecia a prova de acordo com uma determinada hierarquia legal, sendo a confissão a mais importante, e a prova testemunhal a menos importante.

b) decidirá o processo nos limites do pedido formulado, sendo-lhe proibido conhecer de questões não suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

c) não pode determinar ele próprio as provas que entender necessárias, pois depende sempre do pedido expresso da parte nesse sentido.

d) se tiver sua sentença reformada, poderá responder por perdas e danos, independente de dolo ou fraude.

e) não é obrigado a julgar o processo se não existirem normas legais para o caso concreto que está sendo examinado.

6 - Q232323 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-RJ - Analista Judiciário - Execução de Mandados / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz responderá por perdas e danos quando

a) recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte.

b) sua sentença for alterada pelos tribunais.

c) exceder o prazo de noventa dias para término de qualquer processo.

d) determinar provas que os tribunais entendam desnecessárias.

e) retardar, em qualquer situação, providência inerente ao exercício de suas funções.

7 - Q232626 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Os juízes Antonio, Paulo, Pedro e José fazem parte da composição do TRE-SP. O juiz Paulo é sobrinho do juiz Pedro; o juiz Antonio é irmão do juiz Pedro, mas não é pai do juiz Paulo, e o juiz José não é parente de nenhum dos juízes, mas é amigo de infância do juiz Pedro. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil brasileiro,

a) apenas Pedro e Paulo não poderão participar juntos do julgamento do mesmo processo.

Page 4: Processo Civil (Do Juiz)

b) os quatro juízes não poderão participar juntos do julgamento do mesmo processo.

c) apenas Pedro e Antonio não poderão participar do julgamento do mesmo processo.

d) todos os juízes poderão participar juntos do julgamento do mesmo processo, não havendo impedimento legal.

e) apenas Pedro e José não poderão participar juntos do julgamento do mesmo processo.

8 - Q232843 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz

a) apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes.

b) só poderá tentar conciliar as partes na audiência de conciliação especialmente designada para esse fim.

c) poderá decidir a lide fora dos limites em que foi proposta, conhecendo de questões não suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

d) não poderá ordenar a produção de provas necessárias à instrução do processo sem expresso requerimento das partes.

e) poderá deixar de sentenciar alegando lacuna ou obscuridade da lei.

9 - Q223692 ( Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Analise as seguintes proposições:

I. Aplicam-se os motivos de impedimento e de suspeição ao intérprete.

II. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando for herdeiro presuntivo de alguma das partes.

III. O juiz não pode se declarar suspeito por motivo íntimo.

IV. É defeso ao juiz exercer as suas funções apenas em processos contenciosos de que for parte.

Assinale

Page 5: Processo Civil (Do Juiz)

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas a afirmativa IV estiver correta.

c) se apenas a afirmativa II estiver correta.

d) se todas as afirmativas estiverem corretas.

10 - Q224812 ( Prova: FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 3 - Primeira Fase / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

No curso de um processo, todos os participantes, a qualquer título, devem agir de forma leal, litigando de boa-fé e tendo por paradigma uma atuação ética. A relação entre advogados, partes e o magistrado deve obedecer, de forma bastante acentuada, essas premissas, sob pena de se estabelecer, conforme o caso, uma série de responsabilidades de ordem processual e/ou pessoal em face daquele que faltou com os deveres que lhe cabiam. Especificamente acerca da atuação dos magistrados nos processos judiciais, é correto afirmar que

a) é dever do magistrado declarar-se impedido ou suspeito de ofício. Em caso de abstenção por parte do juiz, poderá a parte que desejar fazê-lo arguir o impedimento ou a suspeição do magistrado por meio de exceção.

b) o magistrado tem, entre outros deveres, a obrigação de sentenciar e de garantir o contraditório. Conforme previsto pelo sistema processual, só pode o magistrado se abster de julgar se alegar e comprovar a existência de lacuna na lei.

c) o juiz é dotado de independência funcional, podendo, como regra geral, decidir conforme seu convencimento, sem que de sua atuação surja o dever de indenizar qualquer das partes. Tal dever só surgirá quando o juiz agir com culpa, dolo ou fraude, gerando prejuízo a uma das partes.

d) a atuação do magistrado encontra claros limites no sistema processual, a fim de permitir que a própria sociedade exerça o devido controle sobre sua atuação. Um desses limites está refletido na regra que veda a produção de provas de ofício pelo juiz.

GABARITOS:

1 - B     2 - D     3 - D     4 - C     5 - B     6 - A     7 - C     8 - A     9 - A     10 - A    

Page 6: Processo Civil (Do Juiz)

11 - Q207786 ( Prova: VUNESP - 2007 - OAB-SP - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

São matérias que o juiz pode conhecer de ofício e a qualquer tempo e grau de jurisdição:

a) legitimidade das partes.

b) prescrição.

c) incompetência absoluta.

d) todas estão corretas.

12 - Q205009 ( Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O dever de imparcialidade do magistrado é inerente ao exercício da jurisdição. A legislação processual civil prevê dois institutos por meio dos quais é possível afastar o juiz da demanda: o impedimento e a suspeição. Não se enquadra nas hipóteses de suspeição previstas no CPC o fato de

a) o juiz conhecer o processo contencioso ou voluntário em primeiro grau de jurisdição e ter-lhe proferido sentença ou decisão.

b) o juiz ser herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes.

c) alguma das partes ser credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes deste, em linha reta ou na colateral até terceiro grau.

d) o juiz ser interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

13 - Q214962 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Oficial de Justiça - Judiciária e Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O Código de Processo Civil brasileiro autoriza o juiz a exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário

a) quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

b) em que funcionou como órgão do Ministério Público.

c) que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão.

d) quando parente afim de alguma das partes, em linha reta de terceiro grau.

Page 7: Processo Civil (Do Juiz)

e) quando nele estiver postulando, como advogado da parte, qualquer parente seu consanguíneo em linha reta de terceiro grau.

ATENÇÃO: Esta questão foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

14 - Q197621 ( Prova: MPE-SP - 2011 - MPE-SP - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O poder instrutório do Juiz no processo civil

a) depende de requerimento e iniciativa da parte, exclusivamente.

b) é restrito à prova de fatos afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária.

c) é limitado à prova de fatos a cujo favor milita presunção legal de existência e de veracidade.

d) está adstrito à prova de fatos admitidos, no processo, como incontroversos.

e) é amplo, cabendo-lhe determinar de ofício as provas necessárias à instrução do processo.

15 - Q190365 ( Prova: FUNDEP - 2011 - MPE-MG - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Procedimentos;  Do Juiz;  )

É lícito ao julgador, diante de cada caso concreto, aferir qual é o modo mais adequado para tornar efetiva a tutela, tendo em vista o fim da norma e a impossibilidade de previsão legal de todas as hipóteses fáticas. Tratando-se da possibilidade de retorno da desídia do ente estatal frente a uma decisão judicial emitida, podendo resultar em grave lesão à sociedade por falta de assistência médica, a fixação de multa cominatória é medida que se impõe.

I. É facultado ao juiz determinar as medidas necessárias, tais como a imposição de multa por tempo de atraso para a efetivação da tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente.

II. É defeso ao juiz modificar o valor ou a periodicidade da multa, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva.

III. É lícito ao juiz conceder a tutela liminarmente com imposição de multa diária ao réu, independentemente de pedido do autor, sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficácia do provimento final.

IV. É defeso ao juiz, ao impor multa diária ao réu, fixar prazo razoável para o cumprimento do preceito.

Estão INCORRETAS as alternativas:

Page 8: Processo Civil (Do Juiz)

a) I e II.

b) I, II e IV.

c) III e IV.

d) II e IV.

16 - Q179529 ( Prova: TRT 8R - 2009 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Juiz - 1ª fase - 2ª etapa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Com relação aos poderes, deveres e responsabilidades do juiz, assinale a alternativa correta:

a) O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, desde que alegados pelas partes, devendo indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audiência julgará a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passará os autos ao seu sucessor. Em qualquer hipótese, o juiz que proferir a sentença, se entender necessário, poderá mandar repetir as provas já produzidas.

b) O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, à jurisprudência, aos costumes e aos princípios gerais de direito, só decidindo por eqüidade nos casos previstos em lei.

c) Quando dois ou mais juízes forem parentes, consangüíneos ou afins, em linha reta ou no terceiro grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se escusará, remetendo o processo ao seu substituto legal. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juízes de todos os tribunais.

d) É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário de que for parte; em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha; em que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido decisão; quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou parente seu, consangüíneo ou afim; quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

e) Responderá por perdas e danos o juiz, quando: no exercício de suas funções, proceder com negligência, dolo ou fraude; e recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte. O juiz é responsável por: assegurar às partes igualdade de tratamento; velar pela rápida solução do litígio; e buscar a todo tempo a conciliação das partes.

Page 9: Processo Civil (Do Juiz)

17 - Q133828 ( Prova: PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz / Direito Processual Civil / Do Juiz;  Do Ministério Público;  )

Avalie as assertivas abaixo. Em seguida, assinale a única CORRETA.

a) Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos antes das partes sendo intimado de todos os atos do processo.

b) O Ministério Público só terá legitimidade para recorrer no processo em que oficiou como fiscal da lei, quando existirem recursos das partes.

c) Caberá ao juiz, somente a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo.

d) Responderá por perdas e danos o juiz, quando no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude.

e) É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário quando cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou na linha colateral, até o quarto grau.

18 - Q125610 ( Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Fábio é juiz de direito na comarca de Barra de Ouro onde tramitam os processos Prata, Bronze e Cobre. No processo Prata ele é herdeiro presuntivo do autor, no processo Bronze ele é amigo intimo do réu e no processo Cobre ele é cunhado do advogado do autor. Nestes casos, é defeso a Fábio exercer as suas funções

a) nos processos Bronze e Cobre, somente.

b) no processo Prata, somente.

c) nos processos Prata, Bronze e Cobre.

d) nos processos Prata e Bronze, somente.

e) no processo Cobre, somente.

19 - Q98726 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-AL - Juiz / Direito Processual Civil / Do Juiz;  Das Partes e Procuradores ;  )

Ricardo mantém relação extraconjugal com Paula. Pretendendo doar a ela uma obra de arte valiosa e sabendo ser este negócio vedado por lei, Ricardo simulou, junto com Paula, uma ação na qual era demandado por Paula, que se apresentava como proprietária do bem. Citado, Ricardo não apresentou defesa.

Page 10: Processo Civil (Do Juiz)

Considerando essa situação hipotética e a posição do juiz condutor do processo diante dela, assinale a opção correta.

a) O juiz não se exime de sentenciar identificando complexidade da causa e obscuridade da lei, razão pela qual deverá aplicar os efeitos da revelia e julgar procedente o pedido conforme os elementos disponíveis.

b) Deverá ser determinada a intervenção do MP no caso, o que se faz em razão do risco de haver simulação entre as partes, fim incompatível com o processo judicial.

c) Caso o juiz esteja convencido de que as partes estão se servindo do processo para alcançar fim proibido pela lei ou para praticar ato simulado, deverá proferir sentença que obste ao objetivo ilícito pretendido.

d) O juiz deverá determinar a citação da esposa do autor como assistente litisconsorcial, já que isto será suficiente para prevenir qualquer simulação, cabendo a ela se contrapor à intenção das partes mediante pedido contrário ao objetivo velado destas.

e) Cabe, no caso, a suspensão do processo por tempo indeterminado e até que os herdeiros necessários ou a esposa possam requerer intervenção no processo, sob qualquer das formas permitidas pela lei processual.

20 - Q100840 ( Prova: MPE-SP - 2006 - MPE-SP - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Responde por perdas e danos o juiz quando:

a) Retardar, com justo motivo, providência que deva ordenar de ofício.

b) Em nenhuma hipótese, na medida em que o conteúdo do art. 133 do Código de Processo Civil é inconstitucional.

c) Independentemente de estar no exercício de suas funções proceder com fraude.

d) Retardar sem justo motivo providência a requerimento da parte observando-se o que estabelece o parágrafo único do art. 133 do Código de Processo Civil.

e) Retardar sem justo motivo providência a requerimento da parte independentemente da prévia intimação apontada no parágrafo único do art. 133 do Código de Processo Civil em face do que estabelece o art. 5.º, LXXVIII da Constituição Federal.

GABARITOS:

11 - D  12 - A    13 - E    14 - E    15 - D     16 - D     17 - D    18 - E     19 - C    20 - D    

Page 11: Processo Civil (Do Juiz)

21 - Q90160 ( Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judiciário - Área Judiciária - Específicos / Direito Processual Civil / Do Juiz;  Ação Rescisória;  )

Com relação a intimação do Ministério Público, suspeição do juize prazo para contestar, julgue os itens subsecutivos.

A posterior verificação de suspeição do juiz não autoriza o ajuizamento de ação rescisória.

( ) Certo      ( ) Errado

23 - Q84713 ( Prova: FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Mara é juíza de direito. Neste mês recebeu através da distribuição três processos: A, B e C. No processo A o advogado do autor é o marido de Mara. No processo B uma das partes é inimiga capital de Mara e no processo C a autora é empregada de Mara. Nestes casos, Mara está impedida de exercer as suas funções

a) no processo A.

b) no processo B

c) no processo C.

d) nos processos A e B.

e) nos processos A e C.

24 - Q83561 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polícia - Específicos / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Acerca das regras atinentes à atuação do juiz e do MP no processocivil, julgue os itens seguintes.

Se o indivíduo A ajuizar ação contra o indivíduo B e essa ação for distribuída a juiz que seja tio de um dos dois indivíduos, deverá o magistrado declarar-se impedido.

( ) Certo      ( ) Errado

25 - Q82034 ( Prova: TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz - Prova 1 / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Impedimento e suspeição:

Page 12: Processo Civil (Do Juiz)

a) Somente se aplicam ao Juiz.

b) Podem implicar mudança de Juiz, mas não de Juízo.

c) Podem implicar mudança de Juízo, mas não de Juiz.

d) Podem implicar mudança de Juiz e de Juízo.

e) Aplicam-se ao Juiz e ao Juízo.

26 - Q78855 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Em uma ação de cobrança o juiz que presidiu a audiência de instrução e julgamento se aposentou. Nesse caso,

a) deverá julgar a lide, mesmo aposentado, em razão do princípio da identidade física do juiz.

b) poderá, julgar a lide, em razão do princípio da identidade física do juiz.

c) a ação será julgada pelo seu sucessor, pois, nesse caso, não prevalece o princípio da identidade física do juiz.

d) o seu sucessor anulará a ação desde a citação, devolvendo ao réu o prazo para contestação.

e) deverá julgar a lide, mesmo aposentado, mas a sua sentença deverá ser ratificada pelo juiz que vier a sucedê-lo.

27 - Q74982 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - EPE - Advogado / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Trácio propõe ação condenatória, pelo procedimento ordinário, em face de Ticio, apresentando rol de testemunhas e quesitos para perícia. Regularmente citado, o réu apresenta contestação e reconvenção. O processo segue seus trâmites normais, sendo designada audiência de instrução e julgamento, presidida pelo magistrado Nero da Silva, que substituiu o titular do órgão judiciário onde o processo tramitava. Em audiência, Tício apresenta exceção de suspeição do magistrado, por amizade íntima com o autor da ação, sendo a mesma rejeitada sumariamente, sendo proferida sentença, julgando procedente o pedido formulado. Aplicando-se o instituto de exceção no caso acima, pode-se afirmar que

I - no procedimento da exceção de suspeição, após sua arguição, o processo deveria ser suspenso;

II - a exceção de suspeição transforma o magistrado, exceto, em parte no incidente;

Page 13: Processo Civil (Do Juiz)

III - o magistrado pode rejeitar, liminarmente, a exceção de suspeição;

IV - a amizade íntima caracteriza suspeição e indica que o magistrado deve se afastar do processo;

V - no procedimento ordinário, não é permitida a exceção de suspeição.

São corretas APENAS as afirmações

a) I e II.

b) III e IV.

c) III e V.

d) I, II e IV.

e) II, III e V.

28 - Q74588 ( Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

A mais moderna doutrina vê o direito processual civilcomo o complexo de normas e princípios que regem o exercícioconjunto da jurisdição pelo Estado-juiz, da ação pelo demandantee da defesa do demandado.

Com relação ao texto acima, acerca do direito processual civil,julgue os itens a seguir.

Entre as condições de suspeição da parcialidade do juiz, inclui-se a de ele figurar, no processo, como herdeiro presuntivo.

( ) Certo      ( ) Errado

29 - Q67738 ( Prova: CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Acerca de prazos e dos poderes, dos deveres e da responsabilidadedo juiz, julgue os itens subsequentes.

Segundo o disposto na lei processual civil, o juiz deve decidir a lide nos termos em que foi proposta, sendo-lhe proibido conhecer das questões não suscitadas pelas partes. Isso significa que, mesmo nas obrigações específicas, o juiz ficará impedido de substituir, de ofício, a tutela desejada pelo autor por outra tutela que lhe garanta o resultado prático correspondente.

( ) Certo      ( ) Errado

Page 14: Processo Civil (Do Juiz)

30 - Q66969 ( Prova: FCC - 2010 - BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais - Direito / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

De acordo com o Código de Processo Civil, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente, denomina-se

a) despacho.

b) sentença.

c) ato ordinatório.

d) acórdão.

e) decisão interlocutória.

GABARITOS:

21 - C   22 - D    23 - A     24 - C     25 - B     26 - C    27 - D     28 - C     29 - E    30 - E

31 - Q60319 ( Prova: VUNESP - 2008 - TJ-SP - Juiz / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

A propósito dos poderes e deveres do juiz, no processo, assinale a alternativa correta.

a) Ao juiz incumbe decidir a lide nos limites em que foi proposta, devendo conhecer de questões suscitadas e não suscitadas, independentemente de iniciativa da parte.

b) No procedimento sumário, o juiz deve admitir pedido de assistência e recurso de terceiro interessado, mas não a intervenção fundada em contrato de seguro nem a ação declaratória incidental.

c) Indeferido no processo pedido de denunciação da lide formulado, na contestação, pela ré, e estando a causa, ultimada a instrução, em condições de ser julgada, ao juiz cabe mandar citar a denunciada, deixando para proferir a sentença posteriormente.

d) A citação ordenada por juiz incompetente produz determinados efeitos legais.

32 - Q60080 ( Prova: CESPE - 2009 - MPE-RN - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Dos Órgãos Judiciários e Auxiliares de Justiça;  Do Juiz;  )

Page 15: Processo Civil (Do Juiz)

Acerca do juiz, do MP, dos órgãos auxiliares da justiça, do processo de execução e cumprimento da sentença, assinale a opção correta.

a) É vedado ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário quando receber, antes ou depois de iniciado o processo, dádivas das partes.

b) No processo civil, o MP não pode renunciar ao poder de recorrer nem desistir de recurso por ele interposto.

c) No processo civil, compete ao oficial de justiça a prática dos atos processuais de documentação e guarda dos autos.

d) Cabe a execução forçada da sentença declaratória se, nesta, for reconhecida a existência de relação jurídica já violada pelo devedor.

e) Na execução por quantia em face do devedor solvente, emprega-se o meio executório denominado coerção patrimonial.

33 - Q56696 ( Prova: FCC - 2009 - DPE-MT - Defensor Público / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Quanto às funções exercidas pelo juiz:

a) as decisões aplicam sempre as normas legais, sendo-lhe defeso utilizar-se de outros meios para despachar ou sentenciar.

b) visando à justiça de cada caso, deve como regra julgar por equidade.

c) deve zelar pelo tratamento isonômico das partes, conciliá-las sempre que possível, procurar a rápida solução do litígio e prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça.

d) diante do princípio da iniciativa da parte, deve aguardar que esta requeira as provas a serem produzidas, não podendo fazê-lo de ofício.

e) pode decidir livremente a lide, desde que fundamentadamente, podendo examinar quaisquer questões do processo, levantadas ou não pelas partes, em busca de subsídios para o julgamento.

34 - Q54133 ( Prova: FCC - 2006 - TRT - 6ª Região (PE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

É certo que o juiz

a) apreciará a prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias constantes dos autos, somente se forem alegadas pelas partes.

Page 16: Processo Civil (Do Juiz)

b) pode se eximir de sentenciar ou de despachar, alegando lacuna ou obscuridade da lei.

c) não precisa indicar na sentença os motivos que lhe formaram o convencimento.

d) responderá por perdas e danos quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo.

e) não poderá, de ofício, determinar as provas necessárias à instrução do processo.

35 - Q53811 ( Prova: FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz NÃO está impedido para exercer suas funções no processo contencioso ou voluntário

a) em que funcionou como órgão do Ministério Público.

b) que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendolhe proferido sentença ou decisão.

c) quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

d) quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes.

e) quando for parente consangüíneo, de alguma das partes, em linha colateral até o terceiro grau.

36 - Q53567 ( Prova: FCC - 2006 - TRE-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

É certo que o juiz

a) somente poderá tentar conciliar as partes em audiência para esse fim especialmente designada, não podendo fazê-lo em outra fase do processo.

b) deverá eximir-se de sentenciar ou despachar se houver lacuna ou obscuridade da lei.

c) decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questões não suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

Page 17: Processo Civil (Do Juiz)

d) não poderá determinar a produção de provas necessárias à instrução do processo se não houver requerimento das partes a respeito.

e) apreciará a prova se atende apenas aos fatos e circunstâncias alegados pelas partes.

37 - Q53282 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Francisco, juiz de direito, presenciou determinado fato que ocorreu na ante-sala de seu dentista. Pouco tempo depois, no exercício da sua profissão, recebeu ação em que aquele fato constava como importante para a solução da questão posta. Acontece que, no prazo legal que antecede à audiência de instrução e julgamento, uma das partes o arrolou como testemunha.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com normas processuais que regulam os casos de impedimento e suspeição.

a) Nessa situação, Francisco estaria impedido de atuar no feito.

b) Por ter presenciado fato relevante, é evidente o interesse de Francisco na solução da questão, tratando-se, assim, de caso de suspeição.

c) Nessa hipótese, não se pode falar em impedimento, porque Francisco foi arrolado como testemunha somente após o recebimento da inicial.

d) O fato de o juiz condutor do feito ser arrolado como testemunha acarreta apenas uma dificuldade técnica, que pode ser superada pela atuação de seu substituto legal durante a audiência de instrução e julgamento.

e) O impedimento, nessa situação, dependerá do tipo de processo, já que está condicionado à hipótese de o processo ser de jurisdição contenciosa.

38 - Q53132 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Carlos, juiz de direito, adquiriu um imóvel da Incorporadora Imobiliária X e parcelou, junto a essa empresa, em 36 meses, parte do preço do apartamento. Dez meses após, atuando profissionalmente, recebeu inicial em que a Incorporadora Imobiliária X figurava como parte no pólo passivo de uma ação voltada à cobrança de dívidas oriundas da aquisição de veículos.

Considerando essa situação hipotética e as normas processuais que regulam os casos de impedimento e suspeição, assinale a opção correta.

Page 18: Processo Civil (Do Juiz)

a) No caso descrito, não se vislumbra situação que gere impedimento de Carlos, até porque ele não é órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte da causa.

b) O impedimento, no caso descrito, dependerá do tipo de pedido e só ocorrerá se a ação envolver pedido voltado à cobrança de mutuários em contratos de financiamento imobiliário.

c) Não há suspeição, porque a causa submetida a Carlos diz respeito a relação negocial diversa daquela existente entre ele a empresa ré.

d) Carlos está impedido de atuar no feito porque é parte em um contrato de mútuo, ainda pendente, com a empresa ré.

e) Há suspeição, pois esta se vê configurada quando uma das partes for credora do juiz, de seu cônjuge ou de parente destes, em linha reta ou colateral até o terceiro grau.

ATENÇÃO: Esta questão foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

39 - Q52436 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Quanto à competência, ao juiz e aos atos processuais, julgue os itens a seguir.

O despacho de mero expediente é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.

( ) Certo      ( ) Errado

40 - Q52435 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Dos Atos Processuais;  Competência;  Do Juiz;  )

Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz quando, no processo, o seu cônjuge estiver postulando como advogado da parte.

( ) Certo      ( ) Errado

GABARITOS:

31 - D   32 - D   33 - C     34 - D     35 - D     36 - C     37 - A     38 - A    39 - E   40 - E  

41 - Q50173 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  Resposta do réu;  )

Page 19: Processo Civil (Do Juiz)

Deve ser arguida por meio de exceção, que será processada em apenso aos autos principais, a

a) conexão.

b) litispendência.

c) coisa julgada.

d) perempção.

e) suspeição.

42 - Q47792 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-MA - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Competência;  Prova;  Do Juiz;  )

Acerca da suspeição e do impedimento do juiz, da competência e sua modificação e das provas, assinale a opção correta.

a) Aplica-se o princípio da instrumentalidade das formas e dos atos processuais às hipóteses de nulidades absolutas.

b) Tem-se como defeso de atuar no processo de jurisdição voluntária o juiz que for interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

c) A competência jurisdicional figura como pressuposto de existência do processo.

d) A modificação da competência alcança as hipóteses de competência absoluta, desde que seja esta determinada pelo critério territorial.

e) Quando o depoimento pessoal é determinado de ofício pelo juiz, sendo a parte intimada pessoalmente, constando do mandado que se presumem confessados os fatos contra ela alegados, caso injustificadamente não compareça ou, comparecendo, se recuse a depor, o juiz aplica a ela a pena de confissão.

43 - Q47562 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O Juiz, de conformidade com o Código de Processo Civil,

a) sempre poderá decidir um litígio por equidade.

b) está proibido de exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário quando nele estiver postulando, como advogado da parte, qualquer parente seu, consanguíneo ou afim na linha colateral até o segundo grau.

Page 20: Processo Civil (Do Juiz)

c) poderá se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei.

d) é considerado suspeito para exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

e) é considerado suspeito para exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário em que funcionou como órgão do Ministério Público.

44 - Q43560 ( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Técnico do Ministério Público – Área Administrativa / Direito Processual Civil / Dos Atos Processuais;  Do Juiz;  )

De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente denomina-se

a) ato ordinatório.

b) despacho.

c) sentença.

d) decisão interlocutória.

e) acórdão.

45 - Q39491 ( Prova: CESPE - 2004 - Polícia Federal - Delegado de Polícia - Regional / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Em relação a juiz, partes e procuradores, julgue os itens que seseguem.

Configura hipótese de impedimento, e não de suspeição, o fato de o advogado da parte ser cônjuge do juiz de direito a quem foi distribuído o processo.

( ) Certo      ( ) Errado

46 - Q31287 ( Prova: FGV - 2008 - TJ-MS - Juiz / Direito Processual Civil / Dos Atos Processuais;  Do Juiz;  )

O pronunciamento de ofício pelo juiz de prescrição se configura como hipótese de:

a) objeção material.

b) exceção material.

Page 21: Processo Civil (Do Juiz)

c) objeção processual.

d) exceção processual.

e) objeção-exceção.

47 - Q27666 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

À luz do Código de Processo Civil (CPC), julgue os próximos itens,a respeito da competência, das partes e dos procuradores, do juiz edos auxiliares da justiça e do tempo dos atos processuais.

O CPC proíbe o juiz de exercer suas funções no processo em que prestou depoimento como testemunha; todavia, esse caso de suspeição não se aplica ao serventuário da Justiça.

( ) Certo      ( ) Errado

48 - Q26947 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário quando

a) for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes.

b) for parente afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau.

c) alguma das partes for sua credora ou devedora ou de seu cônjuge.

d) for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes.

e) aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio.

49 - Q25282 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Princípios Gerais do Processo;  Prova;  Do Juiz;  )

Em matéria de valoração da prova pelo juiz, o Código de Processo Civil adota o princípio da

a) persuasão racional.

b) prova legal.

Page 22: Processo Civil (Do Juiz)

c) livre convicção.

d) proporcionalidade.

e) oralidade.

50 - Q25088 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz

a) não poderá ordenar a produção de provas de ofício, mas somente a requerimentos das partes.

b) não poderá fundamentar sua decisão em fatos e circunstâncias constantes dos autos mas não alegados pelas partes.

c) que tiver de proferir a sentença em razão de aposentadoria do que concluiu a audiência de instrução, se entender necessário, poderá mandar repetir as provas já produzidas.

d) não pode exercer suas funções em processo voluntário em que estiver postulando como advogado da parte parente seu, na linha colateral em terceiro grau.

e) deve declarar os motivos de sua suspeição, não podendo declarar-se suspeito por motivo íntimo.

GABARITOS:

41 - E 42 - A   43 - B     44 - D     45 - C     46 - A     47 - E     48 - B   49 - A   50 - C    

51 - Q25037 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz, na condução do processo,

a) pode recusar-se a proferir sentença sempre que não houver norma legal que discipline o assunto.

b) deve assegurar igualdade de tratamento às partes e velar pela rápida solução do litígio.

c) deve evitar acordo entre as partes, para assegurar o império da lei.

Page 23: Processo Civil (Do Juiz)

d) pode sempre decidir por equidade.

e) por iniciativa própria, não pode determinar a realização de provas.

52 - Q16198 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Considere as assertivas abaixo sobre o Juiz.

I. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais e, não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais de direito.

II. O juiz poderá indeferir deligências requeridas pelas partes, quando inúteis ou meramente protelatórias.

III. O juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questões, não suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

IV. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audiência, ainda que estiver promovido, julgará a lide.

É correto o que se afirma APENAS em

a) II e IV.

b) II, III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

53 - Q12809 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Oficial de Justiça / Direito Processual Civil / Recursos;  Do Juiz;  )

O juiz

a) pode conhecer de questões não suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

b) não poderá determinar de ofício a produção de provas necessárias à instrução do processo.

c) apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes.

Page 24: Processo Civil (Do Juiz)

d) não poderá indeferir diligências inúteis ou meramente protelatórias, se formuladas dentro do prazo legal.

e) pode deixar de sentenciar ou despachar, alegando lacuna ou obscuridade da lei.

54 - Q12495 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Dos Órgãos Judiciários e Auxiliares de Justiça;  Do Juiz;  )

Segundo o Código de Processo Civil, o Juiz

a) titular que estiver convocado deverá julgar a lide se concluiu a audiência.

b) poderá se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna da lei.

c) poderá decidir por equidade, mesmo nos casos não previstos em lei.

d) será considerado impedido para exercer suas funções em processo de jurisdição contenciosa se alguma das partes for credor de seu cônjuge.

e) poderá de ofício determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias.

55 - Q11957 ( Prova: FCC - 2008 - MPE-PE - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

O juiz está legalmente impedido de exercer as suas funções no processo contencioso em que

a) for cliente do advogado de uma das partes.

b) for amigo íntimo do advogado de uma das partes.

c) seu cunhado estiver postulando, como advogado de uma das partes.

d) tiver aconselhado o advogado de uma das partes.

e) tiver recebido dádivas do advogado de uma das partes.

56 - Q11183 ( Prova: PGT - 2007 - PGT - Procurador do Trabalho / Direito Processual Civil / Petição Inicial;  Sentença e Coisa Julgada;  Do Juiz;  Intervenção de terceiros;  Assistência;  )

Analise as seguintes assertivas:

I - O assistente atua como mero coadjuvante das partes e, independentemente da sua qualidade (simples ou litisconsorcial), não poderá agir de maneira contrária aos

Page 25: Processo Civil (Do Juiz)

interesses do assistido.II - É suspeito o juiz quando o órgão do Ministério Público for amigo íntimo; cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau.III - Quando a petição eletrônica for enviada para atender prazo processual, serão consideradas tempestivas as transmitidas até às 20 (vinte) horas do seu último dia.IV - Estão sujeitas ao reexame necessário, as sentenças proferidas contra a administração pública direta (União, Estado, Distrito Federal e Município), as respectivas autarquias, fundações de direito público, as empresas públicas e sociedades de economia mista.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas uma das assertivas está incorreta;

b) apenas duas das assertivas estão incorretas;

c) apenas três das assertivas estão incorretas;

d) todas as assertivas estão incorretas;

e) não respondida.

57 - Q8992 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Processual Civil / Dos Órgãos Judiciários e Auxiliares de Justiça;  Do Juiz;  )

Paulo, juiz de direito, funcionou como órgão do Ministério Público no processo M; é inimigo capital do réu do processo N e é parente afim de 2o grau do autor do processo P. Nestes casos, Paulo está impedido, sendo defeso exercer as suas funções em

a) P, apenas.

b) M, apenas.

c) M e N.

d) N e P.

e) M e P.

58 - Q4604 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-PB - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Sobre o Juiz, considere:

I. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

Page 26: Processo Civil (Do Juiz)

II. O juiz só decidirá por equidade nos casos previstos em lei.

III. Responderá por perdas e danos o juiz quando retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício ou a requerimento da parte.

IV. O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei.

De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma APENAS em:

a) I, II e III.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

59 - Q1440 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-20R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz quando

a) ele interveio como mandatário da parte.

b) alguma das partes for sua credora ou devedora.

c) ele for parente, consangüíneo ou afim de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau.

d) seu cônjuge estiver postulando no processo como advogado da parte.

e) ele funcionou no processo como órgão do Ministério Público.

60 - Q477 ( Prova: FCC - 2007 - TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando

a) interveio no processo como mandatário da parte, oficiou como perito ou funcionou como órgão do Ministério Público.

b) alguma das partes for credora ou devedora de seu cônjuge ou de parentes deste, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau.

Page 27: Processo Civil (Do Juiz)

c) conheceu do processo em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão.

d) no processo estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu consangüíneo.

e) for cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, colateral, até o terceiro grau.

GABARITOS:

51 - B 52 - D     53 - C     54 - E     55 - C     56 - D     57 - E     58 - E   59 - B    60 - B

61 - Q425 ( Prova: FCC - 2007 - TJ-PE - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Processual Civil / Do Juiz;  )

É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário

a) quando nele estiver postulando, como advogado da parte, qualquer parente seu, consangüíneo ou afim, na linha colateral até o segundo grau.

b) em que for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes ou de representante do Ministério Público.

c) quando alguma das partes for credora de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau.

d) quando alguma das partes for devedora de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o segundo grau.

e) quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes ou de perito judicial.

GABARITOS:

61 - A