processo civil de conhecimento - aula iii - 23/02/2017 ... · processo civil de conhecimento - aula...

5
Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. A pessoa que desenhou o processo civil (legislador), criou determinadas solenidades para a citação. Solenidade - protocolo a seguir. Passos que o judiciário deve observar ao realização uma citação. O processo não pode ter fim em si mesmo. Eu não faço o processo para ter no caderno atos perfeitos. O processo tem finalidade o ser humano, a justiça e a paz social. Eles veem no Estado aquela pessoa que vai resolver o litígio e que de forma imparcial. Nós abrimos mão da autotutela para termos uma sociedade. Não significa que não teríamos uma sociedade. Sim, haveria outra sociedade com outros valores. O modelo da cooperação é o vencedor. Não dá para ter progresso com as pessoas se matando. Processo - sua função é manter a sociedade. Os atos processuais eles tem um objetivo. Caso esse objetivo ocorra, apesar de não ser observado a solenidade. Ela atingiu sua finalidade mesmo de outra maneira. Qual é a finalidade da citação? Convocar o réu para o processo. Se por acaso o réu chega na vara e pede a informação sobre o processo. Se eu posso convocar o sujeito para fazer parte. Imagina ele se alistar. Convocação é uma forma, alistamento é uma outra. A questão da convocação é tão comum que o CPC previu essa situação. Exemplo: a pessoa pede para licenciar seu carro. Ele quer saber as informações para liberar o carro. Artigo 239, CPC - Comparecimento espontâneo do réu. Art. 239, CPC - Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido. § 1º O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução. § 2º Rejeitada a alegação de nulidade, tratando-se de processo de: I - conhecimento, o réu será considerado revel; II - execução, o feito terá seguimento.

Upload: dinhnguyet

Post on 06-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 ... · Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato

Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017

Citação - artigo 238, CPC.

Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o

interessado para integrar a relação processual.

A pessoa que desenhou o processo civil (legislador), criou determinadas solenidades

para a citação.

Solenidade - protocolo a seguir. Passos que o judiciário deve observar ao realização

uma citação. O processo não pode ter fim em si mesmo. Eu não faço o processo para ter

no caderno atos perfeitos. O processo tem finalidade o ser humano, a justiça e a paz

social. Eles veem no Estado aquela pessoa que vai resolver o litígio e que de forma

imparcial.

Nós abrimos mão da autotutela para termos uma sociedade. Não significa que não

teríamos uma sociedade. Sim, haveria outra sociedade com outros valores. O modelo da

cooperação é o vencedor. Não dá para ter progresso com as pessoas se matando.

Processo - sua função é manter a sociedade. Os atos processuais eles tem um objetivo.

Caso esse objetivo ocorra, apesar de não ser observado a solenidade. Ela atingiu sua

finalidade mesmo de outra maneira.

Qual é a finalidade da citação? Convocar o réu para o processo. Se por acaso o réu

chega na vara e pede a informação sobre o processo. Se eu posso convocar o sujeito

para fazer parte. Imagina ele se alistar. Convocação é uma forma, alistamento é uma

outra.

A questão da convocação é tão comum que o CPC previu essa situação. Exemplo: a

pessoa pede para licenciar seu carro. Ele quer saber as informações para liberar o carro.

Artigo 239, CPC - Comparecimento espontâneo do réu.

Art. 239, CPC - Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do

executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de

improcedência liminar do pedido.

§ 1º O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a

nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de

contestação ou de embargos à execução.

§ 2º Rejeitada a alegação de nulidade, tratando-se de processo de:

I - conhecimento, o réu será considerado revel; II - execução, o feito terá seguimento.

Page 2: Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 ... · Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato

Dois tipos de citação - espécies

O juiz ele é incompetente para a matéria. Ele vendo que o direito pode ser perecer. Ele defere a tutela (bloqueio de bens, busca e apreensão de pessoas) e remete ao oficial de justiça para citar a pessoa. O juiz pega o processo e mandar para o juiz com competência. O juiz sem competência pode fazer citação. Ela é válida. O que ele não pode? Tentar resolver o caso. Enquanto isso, a pessoa deve apresentar a defesa.

O processo não é uma formalidade em si mesma. A ideia da citação é convocar o réu. A falta da citação não invalida o caso (se o réu apresentar espontaneamente).

A procuração do mandatário tem que ter poderes expressos para receber citação.

O advogado deve ter poderes expressos (pela parte) para receber a citação.

Obs.: PARA PROVA - COLOCAR EM VERMELHO. O RELATIVAMENTE CAPAZ E SEU ASSISTENTE DEVERÃO SER CITADOS OBRIGATORIAMENTE PARA A AÇÃO EM QUE O PRIMEIRO (RELATIVAMENTE CAPAZ) É RÉU.

Quando a pessoa tem 16 e 18 anos, quando for réu, ela deve ser citada, junto com o seu assistente. Ela é assistida e deve comparecer aos atos processuais, acompanhado do assistente.

Espécies de citação

Direta

Próprio réu

Representante legal

IndiretaMandatário (procurador)

Negócio Jurídico

Page 3: Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 ... · Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato

Regularizar a representação processual ou regularizar o mandato.

Exemplo mandatário - A aluna pede para o professor comprar um refrigerante, se ele for torna-se o mandatário.

Exemplo 2 - passar a ação para outro advogado.

Art. 246, CPC - A citação será feita:

I - pelo correio; II - por oficial de justiça; III - pelo escrivão ou chefe de secretaria, se o citando comparecer em cartório; IV - por edital; V - por meio eletrônico, conforme regulado em lei. § 1º Com exceção das microempresas e das empresas de pequeno porte, as empresas públicas e privadas são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações, as quais serão efetuadas preferencialmente por esse meio. § 2º O disposto no § 1º aplica-se à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades da administração indireta. § 3º Na ação de usucapião de imóvel, os confinantes serão citados pessoalmente, exceto quando tiver por objeto unidade autônoma de prédio em condomínio, caso em que tal citação é dispensada.

Quatro modalidade de cartas

1) Dentro de SP - remessa local. Não funciona assim em todos os estados.

ART. 246, CPCModalidades

de citação

Real

Correio

Escrivão

Oficial de Justiça

Eletrônica

Ficta

Edital

Hora certa

Page 4: Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 ... · Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato

2) Não precisa ser por precatória. O próprio juiz pode mandar para o réu em outras localidades do país. Senha para visualizar a petição.

Citação - escrivão - quando o réu aparece espontaneamente. O escrivão passa as informações e deixa o réu citado.

Oficial de Justiça - por oficial de justiça você pede que mande um funcionário da justiça, que tenha fé pública, para citar o réu. Ele vai na casa do réu e entrega a cópia da inicial e entrega a senha junto com a citação. Prazo: estipulado pelo corregedor.

Citação eletrônica - é feita a aquelas empresas que se cadastram para receber citação por meio eletrônico. O cadastro não é voluntário, obrigado por lei.

Exceção: EPP e IME.

Microempresário e empresário individual não são pessoas jurídicas. Só gera efeitos fiscais. Eles vão receber correios, oficial de justiça.

Citação por edital - é a convocação do réu por meio de publicações feitas em jornais de grande circulação e/ou no diário eletrônico da justiça (DJE). Existem alguns casos que são feitos na imprensa oficial do Estado (geralmente criança e adolescente). Quando são requeridos editais? Os editais são publicados quando o réu está em local incerto e não sabido.

Exemplo: cheque que você deu e não sabe para quem é. Você pode citar portador. Outro exemplo: alguém invade seu terreno e não sabe o nome do indivíduo.

Citação por hora certa - quando houver suspeita que o réu se esconde do oficial de justiça.

Comentário: o padrão para a citação de pessoa física, IME e EPP (Empresário individual é pessoa física). O padrão é a citação por carta.

Comentário 2: para requerer citação por oficial de justiça, o autor deve justificar o motivo.

Comentário 3: se o réu for pessoa jurídica, qualquer pessoa que receber a carta por estabelecimento torna a citação válida. O correto seria citar o dono. Você sabe que o dono não fica na portaria da empresa. Qualquer pessoa que receber a citação, considera-se citada.

Comentário 4: A carta sendo assinada pelo porteiro do condomínio é válida e torna o morador citado, mas o porteiro pode se recusar a assinar se declarar, por escrito, que o destinatário da carta está ausente. Art. 248, §4º - CPC.

De acordo com o código civil, o porteiro exerce a função de mandatário (procurador), com poderes de receber uma citação.

Page 5: Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 ... · Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato

Artigo 248, CPC- Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz e comunicará o prazo para resposta, o endereço do juízo e o respectivo cartório.

§ 1º A carta será registrada para entrega ao citando, exigindo-lhe o carteiro, ao fazer a entrega, que assine o recibo. § 2º Sendo o citando pessoa jurídica, será válida a entrega do mandado a pessoa com poderes de gerência geral ou de administração ou, ainda, a funcionário responsável pelo recebimento de correspondências. § 3º Da carta de citação no processo de conhecimento constarão os requisitos do art. 250. § 4º Nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a entrega do mandado a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência, que, entretanto, poderá recusar o recebimento, se declarar, por escrito, sob as penas da lei, que o destinatário da correspondência está ausente.