procedimentos gerenciais nas empresas de...

17
PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS Sandra Figueiredo RESUMO Com o incremento da competição no campo profissional das empresas de contabilidade cada vez tornase mais difícil a sobrevivência e, somente aquelas que adotam procedimentos gerencias modernos e adequados terão lugar entre as que realmente alcançarão sucesso. O objetivo deste trabalho é contribuir para o formação de um modelo de gerenciamento das organizações de serviços contábeis. O estilo de gestão observado na maioria ainda é o estilo conservador e centralizado embora, poucas tentem agir de forma diferente. O exercício do poder é extremamente centralizado pois a pessoa que exerce a liderança administrativa é a mesma que exerce a liderança técnica. Orçamentos são importantes ferramentas para um efetivo planejamento e controle de curto prazo nas organizações. Considerando ser o lucro o objetivo da empresa e tendo em vista a estrutura dos gastos das empresas de serviços contábeis podese desenvolver ferramentas gerenciais adequadas a esse tipo de empresa. INTRODUÇÃO A percepção da importância das informações contábeis por parte dos executivos e empresários, dentre outros pontos, tem sido um fator de incentivo para que sejam repensados os processos de gerenciamento das empresas de serviços contábeis. Notase que a demanda pelos serviços contábeis, tornouse mais sofisticada e, clientes mais exigentes, passaram a esperar qualidade e eficácia dos serviços. Principalmente na última década, as mudanças ocorridas no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional de contabilidade, particularmente daquele que a exerce independentemente como proprietário, sócio ou titular de uma empresa de serviços contábeis. A contabilidade, core businessdo trabalho desses profissionais, vem evoluindo cada vez mais através de inovações advindas da dinâmica de negócios, da tecnologia da informação e da própria evolução da ciência e das práticas contábeis. Com o incremento da competição no campo profissional das empresas de contabilidade cada vez tornase mais difícil sua sobrevivência e, somente aquelas que adotam procedimentos gerencias modernos e adequados terão lugar entre as que realmente alcançarão sucesso.

Upload: trinhphuc

Post on 14-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Sandra Figueiredo RESUMO

Com o incremento da competição no campo profissional das empresas de contabilidade cada vez torna­se mais difícil a sobrevivência e, somente aquelas que adotam procedimentos gerencias modernos e adequados terão lugar entre as que realmente alcançarão sucesso. O objetivo deste trabalho é contribuir para o formação de um modelo de gerenciamento das organizações de serviços contábeis.

O estilo de gestão observado na maioria ainda é o estilo conservador e centralizado embora, poucas tentem agir de forma diferente. O exercício do poder é extremamente centralizado pois a pessoa que exerce a liderança administrativa é a mesma que exerce a liderança técnica.

Orçamentos são importantes ferramentas para um efetivo planejamento e controle de curto prazo nas organizações. Considerando ser o lucro o objetivo da empresa e tendo em vista a estrutura dos gastos das empresas de serviços contábeis pode­se desenvolver ferramentas gerenciais adequadas a esse tipo de empresa.

INTRODUÇÃO

A percepção da importância das informações contábeis por parte dos executivos e empresários, dentre outros pontos, tem sido um fator de incentivo para que sejam repensados os processos de gerenciamento das empresas de serviços contábeis.

Nota­se que a demanda pelos serviços contábeis, tornou­se mais sofisticada e, clientes mais exigentes, passaram a esperar qualidade e eficácia dos serviços.

Principalmente na última década, as mudanças ocorridas no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional de contabilidade, particularmente daquele que a exerce independentemente como proprietário, sócio ou titular de uma empresa de serviços contábeis.

A contabilidade, “core business” do trabalho desses profissionais, vem evoluindo cada vez mais através de inovações advindas da dinâmica de negócios, da tecnologia da informação e da própria evolução da ciência e das práticas contábeis.

Com o incremento da competição no campo profissional das empresas de contabilidade cada vez torna­se mais difícil sua sobrevivência e, somente aquelas que adotam procedimentos gerencias modernos e adequados terão lugar entre as que realmente alcançarão sucesso.

Page 2: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

O objetivo deste trabalho é contribuir para o formação de um modelo de gerenciamento das organizações contábeis.

1 ­ A MISSÃO DA EMPRESA CONTÁBIL Todas as organizações possuem uma missão, muitas vezes esta não é de

conhecimento das pessoas envolvidas com o desempenho e com a realização das funções empresariais mas, independente desse conhecimento, a missão das empresas é atender as necessidades da sociedade através de seus produtos ou serviços. Pois as organizações existem para realizar algo do que a sociedade necessita e por isso está disposta a pagar para obtê­lo.

A missão da empresa contábil é atender a sociedade suprindo as necessidades das empresas clientes de informações econômico financeiras que otimizem os controles contábeis de seus patrimônios.

2 ­ A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CONTÁBIL O modo de vida de cada sociedade empresarial se diferencia entre si

dependendo de diversos fatores. Em sentido amplo o conceito de cultura organizacional corresponde às

crenças e valores, aos tabus, ritos, mitos, normas e forma de comunicação formal e informal de um grupo específico de indivíduos, que são passadas às gerações seguintes.

As manifestações da cultura organizacional de cada entidade se patenteiam através de uma série de fatores como: resistência ou aderência às mudanças, padrões de comportamento, estilo de gestão e exercício do poder, que corresponde à capacidade dos indivíduos de influenciar os grupos e condicionar o desempenho das pessoas.

A cultura da organização é uma força poderosa que pode direcionar a atuação da organização na determinação do modelo de gestão a ser adotado, que pode ser entendido também como um modelo de controle. A cultura organizacional é fortalecida com o exercício da liderança e a estabilidade dos membros do grupo.

As empresas surgem a partir de idéias de pessoas ou de grupos de pessoas, sendo assim, as crenças e valores do fundador da empresa moldam a organização à sua própria imagem e semelhança, a mensagem do fundador é transmitida através de todos os procedimentos e o poder exercido pelo mesmo modela os processos administrativos e serve para manter a cultura organizacional.

As empresas contábeis, diferentemente de alguns outros tipos de empresas de serviços, são em quase sua totalidade, fundadas e geridas por contadores ou técnicos em contabilidade.

Neste sentido, existem certos procedimentos comuns característicos desse grupo de pessoas que são encontrados na maioria dessas empresas.

Ainda não se tem notícia de pesquisa formal para determinar as características da cultura organizacional das empresas de serviços contábeis mas, o grupo social

Page 3: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

desse profissionais, por ser formada de um tipo de pessoa que, em sua maioria, emerge de classes sociais menos privilegiadas, possui hábitos simples e conservadores.

O estilo de gestão observado na maioria ainda é o estilo conservador e centralizado embora, poucas tentem agir de forma diferente. O exercício do poder é extremamente centralizado pois a pessoa que exerce a liderança administrativa é a mesma que exerce a liderança técnica. 3 ­ ORÇAMENTO NAS EMPRESAS CONTÁBEIS

O Orçamento pode ser considerado uma parte anual do plano estratégico. É preparado com maiores detalhes do que o plano, pois, sua preparação envolve todos os níveis da organização.

O processo se inicia com a disseminação das linhas mestras aprovadas pelo executivo principal. Baseado nestas linhas mestras cada setor prepara sua proposta orçamentária. que é revisada com seu superior e aperfeiçoados os pontos necessários. Quando estas peças individuais chegam ao topo da organização é feita a consistência para um resultado satisfatório.

O processo em si é primordialmente comportamental. Os gestores da organização devem participar do processo mas o fazem com o consentimento do executivo principal.

3.1 A Natureza dos Orçamentos Orçamentos são importantes ferramentas para um efetivo planejamento e

controle de curto prazo nas organizações. Um orçamento é um plano financeiro, cobrindo usualmente o período de um

ano. Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para aquele ano, e tem as seguintes características:

• Faz uma aproximação das potencialidades disponíveis para a organização

• Estabelece essas potencialidades em termos monetários, embora que respaldados em outras medidas não monetárias ( serviços contratados ou em fase de contratação);

• Geralmente cobre o período de um ano (para aquelas atividades que são fortemente influenciadas por fatores sazonais podem ser feitos dois orçamentos. Nas empresas de contabilidade quando os serviços caracterizados como receitas extraordinária são de grande relevância vale ressaltar este impacto no orçamento;

• Expressa crenças e valores dos executivo da empresa, neles os gestores se comprometem a aceitar a responsabilidade pelo atingimento dos objetivos da empresa;

• A proposta orçamentária é revista e aprovada por um gestor que possua mais autoridade do que a comissão orçamentaria;

Page 4: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

• Uma vez aprovado, o orçamento só pode ser modificado em condições muito especiais.

• Periodicamente, o desempenho financeiro real é comparado com o orçado e as variações são analisadas e explicadas;

• O processo de preparação do orçamento deve ser distinto da programação e da previsão.

3.2 Usos do Orçamento Preparar um orçamento operacional serve para quatro propósito principais:

• Operacionalizar o plano estratégico;

• ajudar na coordenação das atividades;

• estabelecer as responsabilidade dos gestores pelos recursos que serão gastos;

• informá­los da performance que deles é esperada;

• obter dos gestores o comprometimento que é a base para avaliação do desempenho .

O planejamento estratégico é preparado no início do período que se quer planejar, é desenvolvido com base na melhor informação disponível, sua preparação envolve relativamente poucos gestores, e é feito mais em termos gerais, o orçamento que o complementa logo no início do ano, tem ocasião de usar informações mais atualizadas e é baseado no julgamento de gestores de todos os níveis da organização .

4 ­ MODELO DE ORÇAMENTO PARA EMPRESA CONTÁBIL 1

A seguir é proposto um modelo simplificado de orçamento para uma empresa de serviços contábeis.

A “F&F Contadores Associados uma empresa prestadora de serviços contábeis, pertence a dois sócios, contadores devidamente registrados nos CRC de seu Estado, dedica­se ao ramo de execução contábil preferencialmente, embora, esteja preparada para executar serviços de consultoria na área contábil, tributária e gerencial.

Atende clientes dos vários seguimentos empresariais. Está em seu segundo ano de funcionamento, não tem nível alto de endividamento, assim está preocupada em ampliar sua carteira de cliente e investir na melhoria de seu imobilizado técnico.

Para o ano que segue estabeleceu­se a premissa de que os níveis inflacionários estarão sob controle assim não foram contemplados nos cálculos de elaboração do orçamento modelo.

1 Este modelo tem por base aquele apresentado no Lvro Gestão de Empresas Contábeis.

Page 5: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

A meta a ser alcançada no próximo período é melhorar o desempenho da empresa dobrando o retorno sobre o Patrimônio Líquido e sobre o Ativo .

PROJEÇÃO DOS NÍVEIS DE DESEMPENHO PARA A “ F&F Contadores Associados” "F&F Contadores Associados."

Projeção de Resultados Para 31.12.X0 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO

EXERCÍCIO

Receita de Vendas de Serviços 45.250 Tributos s/vendas e serviços 1.358 Receitas Líquidas 43.893 Custos dos Serviços Prestados 31.675 Margem Bruta 13.575 Despesas de Administração e Vendas e Financeiras

4.525

Lucro operacional 9.050 Outras receitas /despesas não operacionais 905 Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social

8.145

Imposto de Renda e Contribuição Social (23) 1.873 Lucro Líquido 6.272

“ F. & F. Contadores Associados” BALANÇO PATRIMONIAL

Em 31.12.X0

ATIVO PASSIVO Circulante 30.173 Circulante 14.873 Disponível 16.416 Fornecedores 11.000 Caixa Geral 6.016 Encargos Sociais a Recolher 2.000 Bancos C/Movimento 10.400 IRPJ e Contribuição Social a

Recolher 1.873

Direitos Realizáveis a Curto Prazo

13.757

Permanente 178.200 Patrimônio Líquido 193.500 Investimentos 35.100 Capital Social 87.000 Imobilizado Técnico 159.000 Reservas 30.928 Depreciação Acumulada (15.900) Lucros 75.572

Total ..................................

208.373 Total ...........................................

208.373

Page 6: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

O desempenho para o ano em curso pode ser assim calculado:

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido 6.272 = 3,24 193.500

Retorno Sobre o Investimento = 6.272 = 3,01 208.373

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE 19X1

1. PROJEÇÃO DAS VENDAS DE SERVIÇO POR TRIMESTRE

HONORÁRIOS PROFISSIONAIS A Receita contratada terá por base valor médio de documentos informado pelo cliente Empresas Clientes Base de cálculo NF

Saída NF

Entrada Chequ es

Funcionári os

Faturam ento

Base de cálculo $ 1,40 1,20 0,77 1,55 0,08 Qtd. Qtd. Qtd. Qtd. Qtd.

1. Transportadora Chaves Ltda

306 309 284 98 433252

229 250 148 98 303276 245 247 227 99 346602 367 371 341 99 519902

2. Amex Comércio de Joias Ltda.

138 139 128 20 194963

141 216 199 20 303276 143 201 185 20 281614 153 155 142 20 216626

3. Malu Doces Ltda. 61 62 57 15 86650 54 93 85 15 129976 48 63 72 16 86650 77 77 71 18 108313

4. Construtora Ribeiro S. A 100 318 293 150 546250 90 286 263 155 556610 98 312 287 149 635325 94 299 275 155 785230

5. Escolas Reunidas Ltda 60 63 55 50 158000 50 95 88 49 200380 30 78 70 52 340000

Page 7: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

70 80 71 52 350000 HONORÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS 13o Salário. Valor médio do honorário recebido Serviços Extras Valor

médio $ Qat. Trim.1

Qat. Trim.2

Qat. Trim.3

Qat. Trim.4

Alterações Contratuais 200 1 2 2 1 Encerramento de Filiais 300 2 3 4 1 Parcelamentos 100 2 4 3 6 Certidões 50 20 10 15 30 Declaração IRPF dos Sócios

150 30 1 1 0

2 . PROJEÇÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS

Considera­se que do total dos custos com pessoal 30% é consumido com o departamento, fiscal 30 %com o departamento de pessoal e 40 com o departamento contábil

Departamentos Fiscal Pessoal Contábil Projeção dos custos com pessoal

100% 30% 30% 40%

Ordenados 4.896 1.469 1.469 1.958 Décimo terceiro salário 1.078 323 323 431 Férias 1.540 462 462 616 Indenizações trabalhistas 308 92 92 123 Participação nos resultados da empresa

770 231 231 308

Salário Educação 308 92 92 123 Estagiários 770 231 231 308 PIS Rend/Abono 154 46 46 62 Convênio CIEE 616 185 185 246 Benefício p/ funcionários 462 139 139 185 Total 15.400 4.620 4.620 6.160 Encargos Sociais 6.160 1.848 1.848 2.464 Contribuição ao INSS 3.080 924 924 1.232 Contribuição ao FGTS 1.232 370 370 493 Total 25.872 7.762 7.762 10.349

GASTOS GERAIS DO SERVIÇO Depreciação 1.000 Assistência médica e farmacêutica 500 manutenção de bens 1.000

Page 8: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

Serviços Prestados p/ pessoa Jurídica

900

Telefone e Telex 2.000 Vale transporte 900 Aluguel 3.600 Lanches e Refeições 5.000 Água e Luz 1.200 Condomínio 1.200 Material de Escritório 2.400 TOTAL 19.700

3. PROJEÇÃO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS, DE VENDAS E FINANCEIRAS

1.Despesas Administrativas 17.500 Pro­Labore 12.000 Encargos Sociais 3.000 Impostos e Taxas 2.000 Outros Gastos administrativos 500 2. Despesas de Vendas dos Serviços

3.000

Viagens e estadias 2.000 Propaganda e Publicidade 1.000 3. Despesas Financeiras 2.600 Juros passivos 1.000 Despesas bancárias 500 IOF 500 Acréscimos Legais S/Deb. Fiscais 300 CPMF 300 Total 23.100

6. PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 6.1 Receitas de Vendas São recebidas a vista estima­se um nível de inadimplência de 5 % por trimestre, valor que é recebido no trimestre seguinte

6.2 Saídas de Caixa Mão­de­obra direta, material de expediente, e custos variáveis indiretos são desembolsados no mês da ocorrência. GASTOS GERAIS DO SERVIÇO São pagos trimestralmente em

Page 9: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

parcelas iguais. Outros Custos : Taxas, serão pagas trimestralmente em parcelas iguais, durante o ano

As despesas de investimento foram assim planejadas

1 o . trimestre 5.000 2 o . trimestre 2.500 3 o . trimestre 1.000 4 o . trimestre 3.000

As Contas a pagar serão pagas no primeiro trimestre

1. ORÇAMENTO DE VENDAS DE SERVIÇOS

TRIMESTRES Base de cálculo

1 2 3 4 TOTAL

Receita Contratada 1. Transportadora Chaves Ltda $ $ $ $ $ $ Notas Fiscais de Saída 1,40 428 321 343 514 1606 Notas Fiscais de Entrada 1,20 371 300 297 445 1412 Cheques Emitidos 0,77 219 114 175 262 770 Número de Funcionários 1,55 152 152 153 153 611 Faturamento 0,01 4333 3033 3466 5199 16030 TOTAL 5502 3919 4434 6574 20429 Participação Percentual na receita contratada

32 22 22 28 26

Honorário médio mensal 1702 2. Amex Comércio de Joias Ltda. $ $ $ $ $ $ Notas Fiscais de Saída 1,40 193 197 200 214 805 Notas Fiscais de Entrada 1,20 167 260 241 185 853 Cheques Emitidos 0,77 98 153 142 109 503 Número de Funcionários 1,55 31 31 31 31 124 Faturamento 0,01 1950 3033 2816 2166 9965 TOTAL 2439 3674 3431 2706 12249 Participação Percentual na receita contratada

14 21 17 12 16

Honorário médio mensal 1021

Page 10: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

3. Malu Doces Ltda. $ $ $ $ $ $ Notas Fiscais de Saída 1,40 86 76 67 107 336 Notas Fiscais de Entrada 1,20 74 111 76 93 354 Cheques Emitidos 0,77 44 66 55 55 219 Número de Funcionários 1,55 23 23 25 28 99 Faturamento 0,01 867 1300 867 1083 4116 TOTAL 1093 1575 1090 1366 5124 Participação Percentual na receita contratada

6 9 5 6 7

Honorário médio mensal 427 4. Construtora Ribeiro S. A $ $ $ $ $ $ Notas Fiscais de Saída 1,40 100 126 137 132 495 Notas Fiscais de Entrada 1,20 382 344 374 359 1459 Cheques Emitidos 0,77 116 119 115 119 469 Número de Funcionários 1,55 233 240 231 240 944 Faturamento 0,01 5463 5566 6353 7852 25234 TOTAL 6292 6395 7210 8703 28601 Participação Percentual na receita contratada

37 36 36 38 37

Honorário médio mensal 2383 5. Escolas Reunidas Ltda $ $ $ $ $ $ Notas Fiscais de Saída 1,40 84 70 42 98 294 Notas Fiscais de Entrada 1,20 76 114 94 96 379 Cheques Emitidos 0,77 42 68 54 55 219 Número de Funcionários 1,55 78 76 81 81 315 Faturamento 0,01 1580 2004 3400 3500 10484 TOTAL 1859 2332 3670 3829 11690 Participação Percentual na receita contratada

11 13 19 17 15

Honorário médio mensal 974 Total das receitas contratadas 17186 17895 19834 23177 78093 Receitas Extraordinárias $ $ $ $ $ $ 13o Salário. 0 0 0 5534 5534 Serviços Extras Alterações Contratuais 200 400 400 200 1200 Encerramento de Filiais 600 900 1200 300 3000 Parcelamentos 200 400 300 600 1500 Certidões 1000 500 750 3750 Declaração do IRPF dos Sócios 4500 150 150 4800 Total das receitas extraordinárias

6500 2350 2800 14250

Total Contratadas + Extraordinárias

23686 20245 22634 92343

Page 11: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

2. ORÇAMENTO DE CUSTOS DE SERVIÇOS PRESTADOS

TRIMESTRES 1 2 3 4 Ano Custos dos Serviços Contratados

Departamento Fiscal $ $ $ $ $ 1. Transportadora Chaves Ltda 621 425 434 550 2.030 2. Amex Comércio de Joias Ltda. 275 398 336 227 1.236 3. Malu Doces Ltda. 123 171 107 114 515 4. Construtora Ribeiro S. A 710 693 705 729 2.838 5. Escolas Reunidas Ltda 210 253 359 321 1.142 Total do custo do departamento 1.940 1.940 1.940 1.940 7.762 Departamento Pessoal $ $ $ $ $ 1. Transportadora Chaves Ltda 621 425 434 550 2.030 2. Amex Comércio de Joias Ltda. 275 398 336 227 1.217 3. Malu Doces Ltda. 123 171 107 114 509 4. Construtora Ribeiro S. A 710 693 705 729 2.843 5. Escolas Reunidas Ltda 210 253 359 321 1.162 Total do custo do departamento 1.940 1.940 1.940 1.940 7.762 Departamento Contábil $ $ $ $ $ 1. Transportadora Chaves Ltda 828 567 578 734 2.707 2. Amex Comércio de Joias Ltda. 367 531 447 302 1.623 3. Malu Doces Ltda. 165 228 142 152 679 4. Construtora Ribeiro S. A 947 925 941 971 3.790 5. Escolas Reunidas Ltda 280 337 479 427 1.549 Total do custo do departamento 2.587 2.587 2.587 2.587 10.349 Total do custo direto 6.468 6.468 6.468 6.468 25.872 Gastos Gerais dos Serviços Depreciação 250 250 250 250 1.000 Assistência médica e farmacêutica 125 125 125 125 500 Manutenção de bens 250 250 250 250 1.000 Serviços Prestados p/ pessoa Jurídica 225 225 225 225 900 Telefone e Telex 500 500 500 500 2.000 Vale transporte 225 225 225 225 900 Aluguel 900 900 900 900 3.600 Lanches e Refeições 1250 1250 1250 1250 5.000 Água e Luz 300 300 300 300 1.200 Condomínio 300 300 300 300 1.200 Material de Escritório 600 600 600 600 2.400 TOTAL 4925 4925 4925 4925 19700 TOTAL DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS

11.393 11.393 11.393 11.393 45.572

Page 12: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

3 ­ ORÇAMENTO DE INVESTIMENTOS DE CAPITAL

1º Trimestre 5.000 2º Trimestre 2.500 3º Trimestre 1.000 4º Trimestre 3.000 Total Anual 11.500

4. ORÇAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DE VENDAS E FINANCEIRAS

TRIMESTRES 1 2 3 4 ANO 1.Despesas Administrativas Pro­Labore 3000 3000 3000 3000 12.00

0 Encargos Sociais 750 750 750 750 3.000 Impostos e Taxas 500 500 500 500 2.000 Outros Gastos administrativos 125 125 125 125 500 Total 4375 4375 4375 4375 17500 2. Despesas de Vendas dos Serviços Viagens e estadias 500 500 500 500 2.000 Propaganda e Publicidade 250 250 250 250 1.000 Total 750 750 750 750 3000 3. Despesas Financeiras Juros passivos 250 250 250 250 1.000 Despesas bancárias 125 125 125 125 500 IOF 125 125 125 125 500 Acréscimos Legais sobre Débitos Fiscais

75 75 75 75 300

CPMF 75 75 75 75 300 Total 650 650 650 650 2600 TOTAL GERAL 5775 5775 5775 5775 23100

5 – ORÇAMENTO DE CAIXA TRIMESTRES 1 2 3 4 Ano Saldo Inical 16.416 19.757 20.756 25.353 16.416 Entradas Contas a Receber de Cliente 13.757 1.184 1.012 1.132 17.085 Vendas de Serviços 22.502 19.233 21.503 24.489 87.726 Total das Entradas 36.259 20.417 22.515 25.620 104.811 Caixa disponível 52.675 40.174 43.271 50.973 121.227

Page 13: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

Saídas Contas a Pagar 11.000 11.000 Custos diretos dos serviços prestados 6.468 6.468 6.468 6.468 25.872 Gastos gerais do serviço 4.675 4.675 4.675 4.675 18.700 Desp. Administração, vendas e financeiras

5.775 5.775 5.775 5.775 23.100

Gastos de Investimento 5.000 2.500 1.000 3.000 11.500 Total das Saídas 32.918 19.418 17.918 19.918 90.172 Saldo Final 19.757 20.756 25.353 31.055 31.055

6.­ PROJEÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS "F&F Contadores Associados."

Projeção de Resultados Para 31.12.X1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO

EXERCÍCIO Receita de Vendas de Serviços 92.343 Tributos s/vendas e serviços 2.770 Receitas Líquidas 89.573 Custos dos Serviços Prestados 45.572 Margem Bruta 44.001 Despesas de Administração e Vendas e Financeiras

23.100

Lucro operacional 20.901 Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social

20.901

Imposto de Renda e Contribuição Social (23) 4.807 Lucro Líquido 16.094

Page 14: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

"F. & F. Contadores Associados" BALANÇO PATRIMONIAL

Em 31.12.X1

ATIVO PASSIVO Circulante 32.344 Circulante 11.451 Disponivel 31.055 Encargos Sociais a

Recolher 2.000

Direitos realizáveis a curto prazo 1.289

IRPJ e Contribuição Social a Recolher

6.680

Impostos a pagar 2.770 Permanente 188.700 Patrimônio Líquido 209.594 Investimentos 35.100 Capital Social 87.000 Imobilizado Técnico 170.500 Reservas 30.928 Depreciação Acumulada (16.900) Lucros 91.666 Total 221.044 Total . 221.044

Projeção do desempenho: Retorno sobre o PL = 16.094 = 7,68%

209.594

Retorno sobre o investimento total = 16.094 = 7,28% 221.044

5­ A DETERMINAÇÃO DO MARK­ UP SOBRE OS CUSTOS DOS SERVIÇOS

Considerando ser o lucro o objetivo da empresa e tendo em vista a estrutura dos gastos das empresas de serviços contábeis composta de custos dos serviços, despesas administrativas, impostos incidentes pode­se determinar um fator (Mark­ up) , que aplicado sobre os custos dos serviços determine o novo preço de venda. A escolha dos custos dos serviços como determinante do fator leva em conta que as despesas administrativas, nesse tipo de organização, mantém uma alta correlação com as receitas, os impostos são institucionais, determinados pela legislação em vigor, e o lucro como objetivo da empresa é definição estratégica da diretoria, constituindo portanto uma constante na composição do preço, a aplicação do Mark­ up sobre os custos dos serviços se justifica plenamente. Em uma organização de serviços contábeis a aplicação de um Mark­ up sobre os custos dos serviços permitirá a determinação dos preços a serem cobrados, tendo em vista as possíveis alterações nos mesmos permitindo assim maior agilidade no estabelecimento dos preços adequados a serem cobrados.

Desta forma, uma vez separados os custos dos serviços, as despesas administrativas e os impostos será determinado o fator (mark –up) que aplicado sobre os custos dos serviços revelará o novo preço dos serviços prestados. Para chegar ao Mark­ up serão seguidos os passos abaixo:

Page 15: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

• Custos dos serviços prestados + (despesas administrativas + Impostos + lucro admitido ) = Preço.

EXEMPLO: Do estudo de caso apresentado podemos chegar aos percentuais dos gastos incorridos na prestação dos serviços:

Percentual dos itens na formação dos preço de venda

Itens Valores % despesas administrativas 23.100 30% PV Impostos e Taxas 2.372* 3% PV Lucro desejado 7.078 9% PV Subtotal 32.550 42 %PV Custos dos Serviços Prestados

45.572 58% PV

Receita de venda contratada 78.093* 100% / PV

* foram consideradas apenas as receitas contratadas, bem como os impostos referentes às mesmas. Portanto, o Mark – up sobre os custos do serviços é igual a :

Mark – up = 1/ 0,58 = 1,71 que é o fator que aplicado sobre os custos dos serviços incorridos permitirá chegar ao novo preço de venda.

No exemplo anterior os gastos dos serviços assumiu um valor de $45.572,00 que multiplicado por 1,71seria igual a $78.093 Supondo­se que esses custos cresçam para $ 55.000,00 qual seria a nova receita esperada ?

$55.000,00 X 1,71 = $94.050,00

Sendo, portanto, a nova receita $94.050,00 esperada de deverá ser a receita esperada para esse custo de $55.000,00

6. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO DAS VENDAS DE SERVIÇOS PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Para determinar o ponto de equilíbrio contábil em uma Organização de Serviços Contábeis deve­se em primeiro lugar separa os gastos variáveis dos gastos fixos. No caso proposto nesse estudo o total dos gastos variáveis corresponde a $22.100,00 para uma Receita dos Serviços Contratados de $78.093,00 que subtraindo os gastos variáveis oferecerá uma Margem de Contribuição Total de$55.992,00. Os gastos fixos correspondem a um total de $23.472,00

Page 16: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

A Demonstração do Resultados após a apuração dos gastos acima será a seguinte:

Receita de Serviços Contratados $78.093,00 100% (­) Gastos variáveis $22.100,00 28,30% Margem de Contribuição $55.993,00 71,70 % (­) Gastos Fixos $23.472,00 Lucro Operacional $ 32.521,00

Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas . = Margem de Contribuição/ Receita Total

23.472 . = 32.736,40 55.995 / 78.093,00

O Ponto de Equilíbrio Contábil para essa F&F Contadores Associados é $32.736,40

6.1 Cálculo da Margem de segurança:

Margem de Segurança = Receita Total – Receita no Ponto de Equilíbrio Receita Total

Margem de Segurança = $78.093,00 – $32.736,40 = 0,58 ou seja 58% $78.093,00

No Estudo de caso em apreço a empresa possui um Ponto de Equilíbrio de $32.736,40 bem aquém da Receita Total o que lhe proporciona uma boa Margem de Segurança de 58% .

CONCLUSÃO A missão da empresa contábil é atender a sociedade suprindo as

necessidades das empresas clientes de informações econômico financeiras que otimizem os controles contábeis de seus patrimônios.

Essa missão só será cumprida a contento se essas organizações forem bem gerenciadas possibilitando assim que alcancem a eficácia através de um gerenciamento eficiente.

Nota­se por pesquisas que têm sido desenvolvidas que existe uma carência muito grande de procedimentos gerenciais e de controles contábeis para essas empresas e, considerando ser o profissional de contabilidade aquele que possui as ferramentas adequadas para otimizar o gerenciamento das empresas clientes, porque não aplicá­las às suas empresas?

Conclui­se assim, pela necessidade de que sejam desenvolvidos estudos e modelos gerenciais direcionados as empresas contábeis e que estes sejam validados pela aplicação, só assim elas estarão aptas a melhor cumprir seu papel social.

Page 17: PROCEDIMENTOS GERENCIAIS NAS EMPRESAS DE …isesonline.com.br/downloads/sandra/artigos/PROCEDIMENTOS... · Um orçamento operacional estabelece as receitas e despesas planejadas para

BIBLIOGRAFIA ___________Sandra, CAGGIANO, Paulo. Controladoria, Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1997.

FOX Jack. Starting and Building your own Accounting Business. Handbook New York N.Y. USA: John Wilet & Sons, Inc. 1984.

RACHLIN, Norman, CERWINSKE, Laura. Eleven Steps to Building a Profitable Accounting Pratice. New York N. Y. USA: McGraw­Hill Book Company, 1983

ROSENBERG, Marc L. NADOLNY, Paul R. CPA Firm Administration Handbook New York N.Y. USA: John Wilet & Sons, Inc., 1995.

CASTRO, Carlos José de Lima et alii. Sistema de custos para administração de preços e planejamento de lucro de empresas de contabilidade. Revista brasileira de contabilidade, ano XXIII, No. 90, dez. 1994.

KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice­Hall Inc 1991 Traduzido, Rio de Janeiro, Prentice Hall do Brasil Ltda, 1993.