problemas ambientais

14
Poluição Atmosférica: -chuvas ácidas -aquecimento global -depleção da camada de ozono

Upload: 24261josecastro

Post on 23-Jun-2015

51 views

Category:

Environment


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Problemas Ambientais

Poluição Atmosférica: -chuvas ácidas

-aquecimento global -depleção da camada de ozono

Page 2: Problemas Ambientais

Chuvas Ácidas

A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre (SOx) e azoto (NOx) reativos cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.

Page 3: Problemas Ambientais

Consequências das chuvas ácidas

Para a Saúde

A chuva ácida provoca a lixiviação dos solos (libertação metais tóxicos que estavam no solo). Esses metais podem contaminar os rios utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

Nas Casas, Prédios e demais edifícios

A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções (metais, cálcário,...), danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.

Page 4: Problemas Ambientais

Consequências das chuvas ácidasPara o meio ambienteLagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois a alteração do pH pode mesmo levar ao desaparecimento das éspecies vivas que neles se desenvolvem.

Desflorestação

A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.

Agricultura

A chuva ácida afeta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.

Page 5: Problemas Ambientais

Aquecimento Global:

Aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar. O aquecimento global esta relacionado com o aumento da concentração dos gases de efeitos estufa na troposfera, como o dióxido de carbono.

Page 6: Problemas Ambientais

Em 2005, a Amazônia sofreu uma estiagem que deixou os habitantes da região e de todo ecossistema sem água. Após a seca de 2005, a floresta que antes absorvia carbono ( através da fotossíntese), passou a emitir carbono ( respiração) para a atmosfera e ambiente.

Efeitos do aquecimento global:

Page 7: Problemas Ambientais

Este efeito durará por décadas, com a baixa em quantidade de água, a vegetação local fenecerá, e com vegetação enfraquecida, a floresta colaborará para o avanço do aquecimento global. Segundo a pesquisa da Universidade de Oxford, antes de 2005, a Amazónia absorvia cerca de 400 milhões de toneladas de carbono, depois da seca, passou a emitir cerca de 900 milhões de toneladas de carbono.

Efeitos do aquecimento global:

Page 8: Problemas Ambientais

Efeitos do aquecimento global:

No Ártico, a quantidade de calor proveniente do Sol aumentou quatro vezes nos anos 1979-2009. A causa seria a perda de superfície branca de gelo, pois a sua perda também acelera o processo de degelo. Enquanto as placas brancas congeladas refletem a luz solar, á gua no estado líquido, no mar, absorve calor e contribui para a fusão do gelo da calota.

Page 9: Problemas Ambientais

Efeitos do aquecimento global:

Entre 1998 e 2008, por exemplo a perda de gelo na superfície durante o verão fora 26 % acima do normal, nas décadas anteriores fora de 4 %.O estágio de colapso seria a perda total de gelo na época do verão, cuja perda de gelo está prevista em 40 %, o gelo do oceano Ártico deixaria de existir nas épocas de verão. Até 2030, as calotas poderão deixar de existir, mas tem-se esperança no processo de recuperação do sistema da região.

Page 10: Problemas Ambientais

Formação da camada de ozono:

A camada de ozono, situa-se na estratosfera, é uma zona da atmosfera terrestre onde a percentagem de ozono é elevada. O ozono é uma molécula formada por três átomos de oxigénio e tem origem na incidência de radiação ultravioleta sobre moléculas de oxigénio.

Page 11: Problemas Ambientais

Formação da camada de Ozono:

A camada do Ozono protege-nos dos raios ultravioletas vindos do Sol, pois serve de filtro à radiação solar ultravioleta (UV) ao decompor a molécula de oxigénio. Desempenha uma função essencial para a vida na Terra, uma vez que as radiações UV podem provocar cancro de pele e também podem danificar o sistema imunológico humano, tornando as pessoas mais vulneráveis a doenças infecciosas. Qualquer alteração na camada de ozono pode modificar drasticamente o clima.

Page 12: Problemas Ambientais

Depleção da camada de ozono:

A diminuição da camada do ozono deve-se à poluição e o principal responsável são os CFC’s, denominados por "clorofluorcarbonetos“.Estes compostos químicos encontram-se nos gases utilizados para a refrigeração e nos sprays. Estes CFC, têm cloro na sua composição, são estáveis na troposfera mas quando atingem a camada de ozono, por ação dos raios ultravioletas, o cloro dissocia-se e vai ligar-se ao oxigénio (atómico) impedindo a formação das moléculas de Ozono. Um átomo de cloro pode atuar durante dezenas de anos , impedindo a formação de milhares de milhões de moléculas de O3, destruindo assim esta camada.

Page 13: Problemas Ambientais

Trabalho realizado por:

Adriana Monteiro, nº1 Catarina Costa, nº7 Zé Pedro nº21