princÍpios ambientais

32
PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CRONOLOGIA 1850 – D. Pedro II proíbe a exploração florestal em terras descobertas. 1861- Decreto autoriza plantio e conservação da Floresta da Tijuca. ( Lei de Proteção ambiental). 1948 – Criada a União Internacional para a Proteção da Natureza (IUPN). 1949 – Realizada a 1ª Conferência Científica das Nações unidas sobre Conservação e Utilização de Recursos.

Upload: faith-johnson

Post on 05-Jul-2015

106 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

PRINCÍPIOS AMBIENTAISCRONOLOGIA

• 1850 – D. Pedro II proíbe a exploração florestal em terras descobertas.

• 1861- Decreto autoriza plantio e conservação da Floresta da Tijuca.( Lei de Proteção ambiental).

• 1948 – Criada a União Internacional para a Proteção da Natureza (IUPN).

• 1949 – Realizada a 1ª Conferência Científica das Nações unidas sobre Conservação e Utilização de Recursos.

Page 2: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1953 – O homem chega ao ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

• 1961 – Surge a primeira ONG ambiental “Fundo para a Vida Selvagem”, nos Estados Unidos.

• Primeiro vôo orbital tripulado por um homem.

• 1962 – Lançado o livro de Raquel Carson “Primavera Silenciosa”.

Page 3: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1968 – Fundado o Clube de Roma

• 1968 - Criação do Clube de Roma, reunindo pessoas em cargos de relativa importância em seus respectivos países e visa promover um crescimento econômico estável e sustentável da humanidade. O Clube de Roma tem, entre seus membros principais cientistas, inclusive alguns prêmios Nobel, economistas, políticos, chefes de estado e até mesmo associações internacionais.

Page 4: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

1970 – Utilizado pela 1ª vez o termo Environmental Education ( Educação Ambiental) nos Estados Unidos.

1971 – Realizada a primeira Ação do Greenpeace, em protesto contra testes nucleares na ilha Amchitka, no Alaska.

1972 - O Clube de Roma publicou o relatório “Os limites do Crescimento”, preparada a seu pedido por uma equipe de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology. Este relatório apresenta os resultados da simulação em computador, da evolução da população humana com base na exploração dos recursos naturais, com projeções para 2100. Mostra que, devido à persecução do crescimento econômico durante o século XXI é de prever uma redução drástica da população devido à poluição, a perda de terras aráveis e da escassez de recursos energéticos.

Page 5: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

16 de Junho de 1972 - Conferência sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas (Estocolmo). É a primeira Cimeira da Terra. Ocorre pela primeira vez a nível mundial preocupação com as questões ambientais globais.

1979: o filósofo Hans Jonas exprime a sua preocupação no livro Princípio responsabilidade.

1980: A União Internacional para a Conservação da Natureza publicou um relatório intitulado "A Estratégia Global para a conservação, onde surge pela primeira vez o conceito de" desenvolvimento sustentável "

Page 6: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

1982 – Descoberto o Buraco na Camada de Ozônio sobre a Antártica.

1987 - Relatório Brundtland Nosso Futuro Comum, preparado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, onde foi pela primeira vez formalizado o conceito de desenvolvimento sustentável.

•Cápsula de césio-137 é achada em ferro velho de Goiânia.

Page 7: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1988 – Promulgada a Constituição Brasileira.

• Criado o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

• 1990 – A ITTO – Organização Internacional de Madeira Tropical estabelece “que por volta do ano 2000” as madeiras de exportação devem ser extraídas de florestas exploradas de forma sustentadas.

Page 8: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1991 – Guerra do Golfo, considerado o primeiro conflito mundial por causa de uma fonte de energia.

• De 3 a 14 de Junho de 1992 - Realiza-se a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (segunda "Cimeira da Terra"), onde nasce a Agenda 21, e são aprovadas a Convenção sobre Alterações Climáticas, Convenção sobre Diversidade Biológica (Declaração do Rio), bem como a Declaração de Princípios sobre Florestas

Page 9: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

•1993 - V Programa Ação Ambiente da União Européia: Rumo a um desenvolvimento sustentável. Apresentação da nova estratégia da UE em matéria de ambiente e as ações a serem tomadas para alcançar um desenvolvimento sustentável para o período 1992-2000.

•1993 – Conferência de Cidades para a Século XXI- Começa a vigorar a Convenção sobre a Diversidade Biológica.

•1994- Fechado acordo para despoluir a Baía de Guanabara.•Início do programa Nacional de Gerenciamento Hídrico do Ibama.

Page 10: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• Ratificada a participação do Brasil na Convenção da Biodiversidade com a aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado brasileiros.

• 27 de maio de 1994 - Primeira Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis. Aalborg (Dinamarca), de onde surgiu a Carta de Aalborg.

• 8 de Outubro de 1996 - Segunda Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis. Plano de Ação de Lisboa.

Page 11: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

1997 - 3 ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em Quioto, onde estabelece o Protocolo de Quioto.

8 de Setembro de 2000 - Após os três dia da Cimeira do Milênio de líderes mundiais na sede das Nações Unidas, a Assembléia Geral aprovou a Declaração do Milênio.

2000 - Terceira Conferência Européia sobre Cidades Sustentáveis.

Page 12: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

Fevereiro de 2004 - A sétima reunião ministerial da Conferência sobre Diversidade Biológica foi celebrado com a Declaração Kuala Lumpur, o que gerou descontentamento entre os pobres e as nações que não satisfaz plenamente os ricos. Kuala Lumpur

2004- Conferência Aalborg +10 - Inspiração para o futuro. Apelo a todos os governos locais e regionais da Europa para participar na assinatura do compromisso de Aalborg e fazerem parte da Campanha Européia das Cidades Sustentáveis e Cidades.

Page 13: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

11 de Janeiro de 2006 - Comunicação da Comissão Européia ao Parlamento Europeu sobre a Estratégia temática sobre o ambiente urbano. É uma das sete estratégias do Sexto Programa de Ação Ambiental para o Ambiente da União Européia, desenvolvido com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida através de uma abordagem integrada e centrada nas zonas urbanas e para tornar possível um elevado nível de qualidade de vida e bem-estar social para os cidadãos, proporcionando um ambiente em que níveis da poluição não têm efeitos adversos sobre a saúde humana e o ambiente assim como promover o desenvolvimento urbano sustentável

Page 14: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 2007 - Carta de Leipzig sobre as cidades européias sustentáveis.

• 2007 - Cimeira de Bali, com o intuito de criar um sucessor do Protocolo de Quioto, com metas mais ambiciosas e mais exigente no que diz respeito às alterações climáticas.

• Julho de 2009 - Declaração de Gaia, que implanta o Condomínio da Terra no I Fórum Internacional do Condomínio da Terra

Page 15: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

A história da luta pelo planeta sustentável

As pessoas, os eventos, os acordos e as tragédias que construíram a trajetória global em nome da responsabilidade social e dos

cuidados com a terra.

Page 16: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1962

• O livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), da cientista americana Rachel Carson, desafia o governo americano e os agrônomos ao mostrar os perigos do uso indevido de pesticidas, tanto para os homens quanto para os animais e a natureza. Carson é considerada a fundadora do movimento ecológico.

Page 17: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1968 Na Conferência Intergovernamental para o Uso Racional e a Conservação da Biosfera, promovida pela UNESCO, surgem as primeiras discussões sobre o desenvolvimento ecologicamente sustentável.

• 1969 A ONG Amigos da Terra é criada num antigo escritório do corpo de bombeiros de São Francisco,nos EUA. Dedicada à preservação da natureza, ela desencadeia campanhas bem-sucedidas, como a da salvação das baleias.

Page 18: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

O Congresso americano aprova a lei Política Nacional do Meio Ambiente, que incumbe ao governo federal garantir a preservação da natureza e determina como deverá fazê-lo. A lei, uma das primeiras no mundo, torna-se referência.

• 1970 É comemorado o primeiro Dia da Terra nos Estados Unidos. Reúne 20 milhões de pessoas em manifestações pacíficas pela defesa do meio ambiente.

Page 19: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1971 O pesquisador francês René Dubos e a economista inglesa Barbara Ward lançam o livro

Uma Terra Somente, sobre o impacto da atividade humana na biosfera. O Greenpeace nasce no Canadá e monitora com afinco as ações de governos e de empresas. Suas manifestações espetaculares, sempre na presença de jornalistas, contribuem para pôr o tema ambiental na agenda mundial. O Conselho da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) estabelece o princípio de que os poluidores devem arcar com os custos para reduzir os danos ambientais.

Page 20: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1972

A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, leva à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O Clube de Roma, organização internacional que discute problemas mundiais, lança o livro Limites do Crescimento, que prevê conseqüências desastrosas para a humanidade caso o crescimento não seja controlado. Tornou-se um best-seller, com 13 milhões de cópias vendidas e traduções em mais de 30 línguas. É, até hoje, documento consultado por especialistas.

Page 21: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1973

Nos EUA, é decretada uma das primeiras leis no mundo de proteção às espécies em perigo.

Nasce na Índia o movimento Chipko (que significa “abrace”), no qual mulheres de pequenas comunidades começaram a abraçar árvores para evitar que fossem derrubadas. O movimento influenciou as políticas florestais e incitou a participação feminina nas questões ecológicas.

A crise do petróleo alimenta o debate sobre os limites do crescimento econômico.

Page 22: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1974

Os pesquisadores Franklin Rowland e Mario Molina publicam um estudo na revista Nature mostrando que o gás CFC é responsável pela redução da camada de ozônio na atmosfera.

1975

É criado o Worldwatch Institute, organização que visa a aumentar a atenção pública para as ameaças ambientais no mundo e provocar a criação de políticas governamentais consistentes. Seu relatório anual State of

the World começaria a ser publicado em 1984.

Page 23: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1976É realizado o primeiro encontro Habitat em Vancouver, no Canadá, que relaciona as questões do meio ambiente às aglomerações urbanas.

1977 O Movimento Cinturão Verde começa no Quênia. Comunidades plantam árvores para evitar a desertificação.

1978 O super petroleiro Amoco Cadiz parte-se ao meio e despeja 227 mil toneladas de óleo no mar da costa francesa. É o maior derramamento de petróleo da história.

Page 24: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1979 O acidente nuclear na usina de Three Mile Island, no estado de Pensilvânia, Estados Unidos, não causa mortes, mas representa um golpe para a popularidade da tecnologia nuclear.

• 1980 O relatório Global 2000, encomendado pelo presidente Jimmy Carter, afirma pela primeira vez que a biodiversidade é fundamental para o funcionamento do ecossistema planetário.

Page 25: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1982 É criado o World Resources Institute (WRI) nos EUA. Em 1986, a organização começaria a publicar suas avaliações bienais sobre os recursos disponíveis no mundo. A crise internacional da dívida ameaça o sistema financeiro mundial. Para a América Latina e outros países do Terceiro Mundo, a década de 80 seria a chamada década perdida.

A Carta Mundial para a Natureza, das Nações Unidas, adota o princípio de que ecossistemas e organismos, além de recursos da terra, do mar e da atmosfera utilizados pelo homem, devem ser geridos de modo a manter uma produtividade sustentável.

Page 26: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1984

• Vazamento químico da empresa Union Carbide, em Bhopal, na Índia, provoca 10 mil mortes e problemas graves de saúde em 300 mil pessoas.

• Seca na Etiópia mata de fome de 250 mil a 1 milhão de pessoas.

Page 27: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1985

Num encontro realizado na Áustria, a Sociedade Meteorológica Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) e o Conselho Internacional das Uniões Científicas (Icsu) alertam para o aumento na atmosfera das quantidades de CO2 e de outros gases que provocam o efeito estufa. Eles também prevêem o aquecimento global.

Cientistas americanos e europeus, depois de anos de pesquisa, descobrem o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica.

Page 28: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1986 A Fundação SOS Mata Atlântica é criada no Brasil para defender o que resta da mata atlântica. A ONG, que reúne cientistas, políticos e empresários, representa um amadurecimento do movimento ambientalista no país.

Acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, URSS. A cidade é evacuada e uma poeira radiativa cobre a Europa.

Page 29: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1987

• Nosso Futuro Comum, ou o Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, populariza o termo “desenvolvimento sustentável”, definindo-o como o modelo que “atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”.

Page 30: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1988

• O seringueiro e sindicalista Chico Mendes, que lutava contra a destruição da floresta amazônica, é assassinado em Xapuri, no Acre. Vira mártir global da causa verde.

• O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) é estabelecido para avaliar as informações científicas, técnicas e socioeconômicas mais atualizadas sobre o assunto.

Page 31: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1989 O petroleiro Exxon Valdez despeja 42 milhões de litros de petróleo na costa do Alasca, em um dos maiores desastres ambientais da história.

1990 O agrônomo José Lutzenberger é nomeado Secretário Especial do Meio Ambiente da Presidência da República. Lutzenberger foi um dos precursores, em todo o mundo, do movimento ecológico.

Page 32: PRINCÍPIOS AMBIENTAIS

• 1991

Durante a Guerra do Golfo, centenas de poços de petróleo no Kuwait são incendiados pelas tropas iraquianas em retirada. A queima continua por até oito meses após o conflito.

1992

O Rio de Janeiro sedia a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Unced), a Eco-92. Dela resulta a Agenda 21, que estabelece um novo padrão de desenvolvimento ambiental. Também são assinadas a Convenção da Biodiversidade e a Convenção de Mudanças Climáticas.