primera guerra mundial

30
Professor Murilo Benevides

Upload: murilo-benevides

Post on 07-Apr-2017

11 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Primera Guerra Mundial

Professor Murilo Benevides

Page 2: Primera Guerra Mundial

IMPERIALISMO E A REPARTIÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

(1884-1885) Conferência de Berlim

Durante o início das Grandes Navegações a Ásia começou a ser dividida entre os europeus.Divisão da África

Professor Murilo Benevides

Page 3: Primera Guerra Mundial

A BELLE ÉPOQUE (período anterior a Guerra)

PAZ ARMADA (período de preparação armamentista para o início da Guerra)

Professor Murilo Benevides

Page 4: Primera Guerra Mundial

NACIONALISMO E REVANCHISMO

1. Anglo-germânico

2. Franco-germânico

5. Austro-servo

3. Austro-russo

4. Russo-alemão

CONFLITOS ANTES DA GUERRA

Pan-germanismo

Pan-eslavismo e Questões

Balcânicas

Revanchismo

A região dos Balcâs é onde moram os eslavos

Professor Murilo Benevides

Page 5: Primera Guerra Mundial

1. ANGLO-GERMÂNICO

O conflito entre ingleses e alemães foi decorrente do crescimento industrial dos alemães e sua insatisfação com a repartição das áreas de influência, além da concorrência dos produtos alemães que passaram a circular na Inglaterra.

O Pan-germanismo: A Alemanha ao empreender conquistas territoriais no continente europeu e fora dele, fazia-o obedecendo ao imperativo da superioridade de sua nação, além de desejar anexar terras habitadas por populações germânicas, que estavam sob domínio de Estados não germânicos

Professor Murilo Benevides

Page 6: Primera Guerra Mundial

2. FRANCO-GERMÂNICO

Após a Guerra Franco-Prussiana, os alemães (prussianos) anexaram as províncias da Alsácia e Lorena ao seu território, a partir de então os franceses desenvolveram o sentimento de revanchismo e pretendiam um dia recuperar os seus territórios.

Professor Murilo Benevides

Page 7: Primera Guerra Mundial

3. AUSTRO-RUSSO

Após serem derrotados pelos japoneses, na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), pelo domínio da Manchúria (na China), os russos passaram a buscar uma saída para o mar, voltando-se para Península Balcânica, que estava sob domínio austríaco.

Bósnia-Hezegovina

Professor Murilo Benevides

Page 8: Primera Guerra Mundial

4. RUSSO-ALEMÃONa obtenção de uma saída para o Mar Mediterrâneo, a Rússia precisava controlar o Estreito de Dardanelos, colocando em risco o avanço germânico em direção ao Oriente Médio, o que se fazia mediante a construção de uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá.

Professor Murilo Benevides

Page 9: Primera Guerra Mundial

5. AUSTRO-SERVO

A dominação austríaca sobre os Balcãs (na Bósnia-Hezegovina) provocou o surgimento de movimentos nacionalistas locais, como o dos sérvios, que comandavam com apoio da Rússia, que desejavam uma saída para o mar.

Bósnia-Hezegovina

Professor Murilo Benevides

Page 10: Primera Guerra Mundial

ALIANÇAS

TRIPLICE ENTENTE

RÚSSIA

INGLATERRA

FRANÇA

TRÍPLICE ALIANÇA

ALEMANHA

ÁUSTRIA-HUNGRIA

ITÁLIA

Professor Murilo Benevides

Page 11: Primera Guerra Mundial

Qual classe social teve maior interesse em realizar a Guerra?

Page 12: Primera Guerra Mundial

ESTOPIM DA GUERRA

No dia 28 de junho de 1914 , o príncipe herdeiro do trono austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, em visita a cidade de Sarajevo, na província da Bósnia-Herzegovina, foi assassinado pelo estudante Gravilo Princip, que eram membro do grupo terrorista denominado “mão negra”. Esta acontecimento serviu de argumentos para dar início a Primeira Guerra Mundial.

Professor Murilo Benevides

Page 13: Primera Guerra Mundial

O DESENROLAR DA GUERRA

Argumentado que a aliança com os alemães e os austro-húngaros era apenas defensiva os italianos se desligaram do acordo inicial. Entretanto, visando conquistar áreas de influência, em 1915, os italianos resolveram apoiar a Entente.

Apesar do avanço rápido das tropas aliadas a guerra fica travada e os soldados ficam presos numa batalha de trincheiras Professor Murilo Benevides

Page 14: Primera Guerra Mundial

Abalados por diversas crises e insatisfação do governo czarista, a população russa fez a revolução em 1918, e através do Tratado de Brest-Litovsk feita com os alemães, os rusos se retiraram da Guerra.

Saída da Rússia

Professor Murilo Benevides

Page 15: Primera Guerra Mundial

EUA ENTRAM NA GUERRA

Ameaçados pelo apoio dos alemães aos mexicanos, que reivindicavam suas terras apossadas pelos EUA, e temendo perder seus investimentos, caso a entente perdesses a Guerra, os norte-americanos resolveram entrar no conflito. Seu apoio foi de fundamental importância para a vitória dos países da entente na Guerra Professor Murilo Benevides

Page 16: Primera Guerra Mundial

BRASIL ENTRA NA GUERRAO Brasil só entrou na Guerra após dois navios mercantes brasileiros serem bombar-deados por submarinos alemães. Isso só veio a ocorrer em junho de 1917, ou seja, três anos após o início da Guerra.

Entretanto, a participação brasileira na Guerra foi a mínima possível, no qual apenas enviou medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente (Reino Unido, França, Rússia e Estados Unidos). Além de realizando missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embar-cações militares.

Nesta etapa se destaca a Batalha de Toninhas, no qual os brasileiros atacaram um cardume de toninhas pensando que eram submarinos alemães

Page 17: Primera Guerra Mundial

TRATADO DE VERSALHES Com o final da Primeira Guerra Mundial (1919), os países vencedores se reuniram na cidade de Versalhes (França), para definir novas fronteiras para os países da Europa (com o surgimento de novos países), uma nova divisão das áreas de influência entre os países vencedores e, acima de tudo, as indenizações que os países causadores da Guerra, principalmente a Alemanha deveriam pagar.

A Alemanha acabou sendo a principal culpada pelo início da Guerra e mesmo com sem a aprovação dos EUA, os países reunidos impuseram fortes obrigações aos alemães, no qual, num futuro próximo, surgirá novamente forte sentimento de nacionalismo e revanchismo que será responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Professor Murilo Benevides

Page 18: Primera Guerra Mundial

EUROPA ANTES E DEPOIS DO TRATADO DE VERSALHES

ANTES DEPOIS

Professor Murilo Benevides

Page 19: Primera Guerra Mundial

A conquista das mulheres

A Primeira Guerra alterou significativamente o cotidiano das pessoas. Aos substituírem os homens nas fábricas, durante o conflito, as mulheres começaram a ganhar espaço na sociedade depois de 1918. Na Inglaterra, na Inglaterra ganharam o direito de voto.

Professor Murilo Benevides

Page 20: Primera Guerra Mundial

Tecnologias desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial

Page 21: Primera Guerra Mundial
Page 22: Primera Guerra Mundial
Page 23: Primera Guerra Mundial
Page 24: Primera Guerra Mundial
Page 25: Primera Guerra Mundial
Page 26: Primera Guerra Mundial
Page 27: Primera Guerra Mundial
Page 28: Primera Guerra Mundial
Page 29: Primera Guerra Mundial

Absorventes Íntimos Lenços de Papel Banhos de Luz Artificial Relógio de Pulso Horário de Verão Salsichas Vegetarianas Zíper Chá em Saquinhos Aço Inoxidável Comunicações entre Pilotos

Page 30: Primera Guerra Mundial

fimProfessor Murilo Benevides