primeira igreja batista de curitib a 25 • mai • 2014 | ano v - … - revista... ·...

32
Distribuição gratuita - venda proibida Primeira igreja Batista de CuritiBa 25 • mai • 2014 | ano V - edição 21 Os Remidos | p. 19 Agradecimentos da família Cardoso - Em memória a Ezequias Cardoso. Pedidos de Oração | p. 14 Faça parte! Ore pelos nossos propósitos como igreja. Jantar Beneficente Além da Visão | p. 12 Participe de um momento de comunhão e descontração.

Upload: lamque

Post on 03-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira igreja Batista de CuritiBa 25 • mai • 2014 | ano V - edição 21

Os Remidos | p. 19Agradecimentos da família Cardoso - Em memória a Ezequias Cardoso.

Pedidos de Oração | p. 14Faça parte! Ore pelos nossos propósitos como igreja.

Jantar Beneficente Além da Visão | p. 12Participe de um momento de comunhão e descontração.

EDITORIAL

Dia a Dia com Deus - Ano V - Nº 21 25 de maio de 2014pibcuritiba.org.br/revistapib

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria de ComunicaçãoTânia Regina Machado dos Santos

Direção de CriaçãoIsrael Lessak Projeto Gráfico, Capa, Diagramação Jessica Fonseca Vieira

RedaçãoCamila de França

Colaboradores Antonio Nasser, Camila França, Thais Re-gina Lima, Humberto Ribeiro de Queiroz, Daniel Torres, Daniel Cecil, Daniele Veloso, Eliane Marilze Cardoso e Hélio Nichele

RevisãoIsmael Carrenho Noé P. Campos

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.300 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Ministério de Comunicação 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.brRua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Linha da Vida (41) 3091-4300 - Plantão pastoral 24h.

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 3555-2773 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - Vila São LuísCampo Largo, PR | CEP 83608-230

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

“Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.”

(2 Co 6.6)

Vivemos dias nos quais o amor de muitos

tem se esfriado e a indiferença e “religiosidade”

tem tomado conta do coração da igreja. Preci-

samos estar atentos a voz do Espírito Santo e a

verdade da Palavra de Deus que é viva e eficaz,

para manter nosso coração alinhado ao dEle.

No Destaque desta edição você poderá ler mais

sobre “A verdadeira razão de ser Igreja”.

Aproveite e confira os Pedidos de Oração

para em intercessão exercer seu papel como parte

da Igreja de Cristo; e em Eficiente se informe

sobre o “Jantar beneficente Além da Visão”.

Nosso desejo é que você seja edificado atra-

vés da leitura dessa revista!

Faça uma boa leitura.

A Redação.

VIDA EM CÉLULAS - Deus responde a oração de Salomão - O privilégio de poder servir

07

09

10

12

16

14

INFANTIL - Celebrar é dedicar o que temos, até nossos brinquedos!- Que tal saber o que seu filho está aprendendo hoje na Turminha de Primeira?

DESTAQUE A verdadeira razão da igreja - Livre-se do preconceito

IDOSOS Não existe ateu

VOZ DO LEITOR Os remidos

EFICIENTE Jantar Beneficente Além da Visão

ACONTECE NA PIB Atividades e eventos

EDUCAÇÃO CRISTÃ Confira os temas da Escola Bíblica de junho

MISSÕES Em Missão

CONGREGAÇÕES Igrejas que geramos e cuidamos

JUVENTUDE Retiro Adolescentes e Jovens Adultos

VIDA CRISTÃ Pedidos de oração

ACONTECE NA PIB Atividades e eventos

NOSSA IGREJA Institucional

AÇÃO SOCIAL Doze maneiras de ser a “pior” mãe do mundo

ENGLISH Don’t waste the World Cup moment

19

20

21

22

23

24

28

13

18

EM FOCO Avivamento

04

05

nosso Propósito } Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine Júnior Pastor Presidente

4 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

EM FOCO

Mais do que milagres e prodígios, avivamento verdadeiro é vida nova no mais alto grau de compromisso com Jesus Cristo.

Iniciamos a nossa jornada de fé entrando na presença Santa do Senhor (Santo dos Santos) através da conver-são genuína que crê na cruz de Jesus como sendo o único caminho de vida possível.

Mantemos uma comunhão com o Senhor porque o mesmo Jesus que por nós morreu, também é o nosso “grande sacerdote” que está à direita de Deus Pai e por nós intercede.

Por isso, nesse caminho de fé se faz necessária uma entrega absoluta. Não há como vivermos com Deus e para Deus sem que a nossa vida seja dele totalmente. Simplesmente assim!

Por isso a vida do cristão deve ser de “purificação da má consciência, tendo o corpo lavado com água pura”. Creio que o texto vai além do batismo nas águas, tratando de uma vida pura, limpa, transparente aos olhos do Senhor e de testemunho ilibado, sem qualquer mancha.

Assim o avivamento é uma ação do Espírito de Deus que nos leva a esse grau de compromisso, de entrega e de renúncia, que o mundo não conhece.

Avivamento(Hebreus 10.19-23)

Avivamento está vinculado “à promessa de Deus”, como nos diz o texto aos Hebreus. Deus promete ser achado por quem O busca de todo o coração. Jesus disse que o Pai procura adora-dores que o adorem em espírito e em verdade. Tudo é muito intenso no relacionamento com o Senhor.

Avivamento é obra do Senhor no coração de quem crê. Quem não crê acabará por ser impactado pelo testemunho de vida, pela ação amorosa dos cristãos verdadeiros, avivados pelo Espí-rito Santo. Mas quem crê no Senhor e a Ele entregou o seu cora-ção, será levado a um caminho de resignação, de entrega total, de verdade absoluta.

Avivamento nos fala de restauração. Deus restaura a vida, a família, a sociedade.

Avivamento nos fala de reeducação. No Senhor reaprendemos a viver, a existir.

Avivamento nos fala de intervenção de Deus em nossas vidas, gerando vida nova que nos fará cada vez mais parecidos com Cristo.

Avivamento nos leva a pensar no céu e a viver na terra espa-lhando o reino de Deus.

Avivamento não pode ser controlado pelos seres humanos e nem definido por nossa vontade. Avivamento é do céu, com uma agenda de Cristo, com ações sobrenaturais do Rei Jesus, na terra.

Avivamento nos prepara para a volta de Jesus Cristo, nosso Salvador e Rei: “Sabemos que, quando ele se manifestar, sere-mos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”. 1João 3.2b,3

Portanto, aproximemo-nos do Senhor com um coração desejoso de ser reavivado, com uma mente pura, com atitudes coerentes com a fé e com uma vida de oração.

Só assim veremos o avivamento verdadeiro e real.

Com amor

Pr. antonio nasserPastor do Ministério de Homens

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 5

VIDA EM CÉLULAS

Deus responde a oração de Salomão

2 Crônicas 7 . • mai, 18. 2014 • – Pr. Paschoal Piragine Júnior

MensagemPregador:

Tema:

Salomão foi escolhido por Deus para construir o templo e reinar sobre Israel. Vejamos algumas respostas do que acontece depois da dedicação do templo:

1ª resposta: Fogo e glória (vv.1-3) – O sonho de construir o templo foi realizado, mas de nada adiantaria se ali não estivesse a presença do Senhor. Por isso, na hora da inauguração, a presença da glória de Deus encheu o templo de forma maravilhosa. Isso fez com que o povo se prostrasse e agradecesse a Deus, porque Ele é bom! Uma grande lição: Deus aceita o louvor do Seu povo, e Ele se alegra quando reconhecemos e agradecemos tudo que recebemos dEle.

2ª resposta: Não é o templo que faz com que o coração seja ouvido e sim o coração de quem ora (vv.12-14) – O Senhor fez questão de mostrar quais foram as condi-ções para a resposta da oração de Salomão. Muitas pessoas estão preocupadas com o lugar, mas não é o lugar que importa e sim a atitude do coração:

1ª condição: Arrependimento – Expressa a vontade de Deus para ouvir as orações de um povo arrependido.

2ª condição: Oração - A oração é a base de um relacio-namento com Deus e sem a oração o relacionamento nunca vai crescer.

3ª condição: Abandonar o pecado, deixando-se trans-formar pelo amor de Deus.

Que tempo você tem dedicado para orar? Comparti-lhem como tem sido a devocional diária de cada um.

3ª resposta: Aliança com Deus (vv.17,18) – Aliança signi-fica compromisso. Deus não queria que Salomão cons-truísse apenas um belo templo, Ele queria que Salomão dedicasse seu coração e queria ter um relacionamento com o povo. Assim é conosco: Deus quer ter um relacio-namento íntimo com cada um.

O que você entende por fazer uma aliança com Deus?

4ª resposta: O que acontece quando se quebra a

aliança com Deus? (vv.19-22) – Salomão não foi fiel em sua aliança com Deus: quebrou-a, ao adorar outros deuses. Faça com Deus uma aliança de oração, sabedo-ria e de compromisso com a Sua casa.

Você deseja fazer esta aliança com o Senhor?

6 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

VIDA EM CÉLULAS

Um dos privilégios de ser supervisor de célula ou líder de área é conhecer tantas histórias diferentes e perceber, de maneira simples ou não, o mover e o agir de Deus na vida de algumas pessoas. Seguem experiências que vi em visitas que tive o prazer de fazer em algumas células.

A reunião da célula estava transcorrendo normalmente quando um homem compartilhou que estava em processo de mudança de cidade por causa de seu trabalho e que aquilo estava angustiando bastante a família, pois não tinham planos de mudanças. A reunião continuou e outro membro, em outro momento, citou o texto de 1ª aos Coríntios, onde Deus diz para Paulo: “A minha graça te basta”. Foi o suficiente para aquele casal sentir-se tocado por Deus e confortado no desafio que poderia vir. Nesta mesma célula, tivemos uma boa oportuni-dade de ouvir como Deus fala claramente com cada um por meio de Sua palavra. Uma família compartilhou que até no processo de contratação de empregada Deus falou com eles por meio da Bíblia.

Em outra célula durante a campanha, entendi mais uma vez que é Deus quem mexe com nossa geografia. Certa famí-lia de uma célula, que normalmente se reúne no bairro Cajuru, mudou-se para o Umbará. Começaram a orar por seus vizi-nhos e descobriram outras pessoas da igreja morando no novo bairro. Resultado? Naquela noite de sexta-feira foi a segunda

reunião da campanha de 40 dias com o novo grupo. A célula “mãe” estava lá para visitar, dar apoio e dizer “estamos juntos com vocês”. Em outra célula, que se multiplicou há pouco tempo, tive-mos outra coisa agradável e marcante: a célula recebeu uma família do Sudão que está passando um tempo no Brasil. O filhinho da família sudanesa fez aniversário de 2 anos e a célula movi-mentou-se para fazer uma festinha. Foi muito gostoso estar com eles nessa ocasião. Cantamos parabéns em portu-guês, árabe e inglês.

Assim, vamos conhecendo as histórias e curtindo muito o privilégio de fazer parte, mesmo que só por um pouquinho de tempo, de algumas delas!

Hélio nicheleMinistério de Células

O privilégio de poder servir

daniel Cecil Pastor do Ministério em Inglês [email protected]

The World Cup is only a few weeks away. Soon our city and country will be full of foreigners ready and excited to experience soccer the Brazilian way. Many churches and ministries have been preparing to receive so many new visitors and to use this as a great evangelistic opportunity. Indeed this is a great opportunity to do global outreach right here at home, but don’t expect to reach the world in this one event.

People are not coming here to listen to sermons or to hear someone confront them about their own religion. People are coming here for the games and to experience the Brazilian culture (both the good and the bad).

It is not as though our visitors are imper-vious to the Gospel; however, let’s not be as strange as the Jehovah’s Witnesses who stand next to a bookshelf of pamphlets for hours in Japan Park, making little effort to speak to those passing by and seeking only to dispense information.

Let me encourage you that evangelism does not have to be awkward and forceful. It can be easy and natural. Put yourself in the visitor’s shoes for a moment. What would you like to experience if you went to another country where you had never been? Would you enjoy standing and listening to someone force religious information down your throat? Would you enjoy reading hours of religious pamphlets? Probably not. But you would enjoy going to one of the local restaurants where you had no idea the food was so good.

We should help our visitors to experi-ence Brazilian life. Don’t just give people a pamphlet and tell them to believe in Jesus. Invite someone to your favorite restaurant, so they can experience great Brazilian cuisine

Don’t waste the World Cup moment

and then a natural conversation will ensue about culture and even religion. Or perhaps you could invite them to your home, so they can experience family life and a home cooked meal in southern Brazil.

Most tourists would love to be invited to these venues. Most do not know of the best restaurants in our city, but would love for you to show them. It is around a meal that you will be able to ask questions and learn about their culture, family and beliefs. It is around a meal, that you will be able to share about your life and your faith.

Don’t make World Cup evangelism awkward or difficult. Just look for opportuni-ties to make some new friends and to serve our visitors by showing them around our city and having a meal with them. And you don’t have to only reach out to foreigners. Invite your neighbors over to have some food and watch the game together. What an easy way to get together and create relationships that could lead to gospel oriented conversations.

Certainly, Jesus spent a lot of time having meals with non-Christians. It breaks down social barriers and allows for natural conver-sation. Luke 7:34 – “The Son of Man has come eating and drinking, and you say, ‘Look at him! A glutton and a drunkard, a friend of tax collectors and sinners!’” We are indeed friends of sinners and we do more than just hand out pamphlets.

I look forward to hearing about the new friends you made and the meals you had together and the conversations you had.

services at 10:30am every sunday at the chapel at

PIB.

sunday school for children and adults

every sunday morning at 9:30am at PiB on the 2nd

floor.

english Conversation Practice - Coffee &

Conversation: Wednesday Nights at

7:30pm shopping Curitiba –

Havana Cafe [email protected]

Community groups:Sunday Nights at 6pm

david & sandy Holderbach

[email protected]

Friday Nights at 7:30pm mark and Caron johnson

Av Sete de Setembro, 5569

apt. 1001 [email protected]

Thursday Nights at 8pm davi & maya Kruklis

travessa Lange, 53 – Batel apt. 71

[email protected]

Friday Night at 8pm Phil and donya Kesler

rua martim afonso, 1918 apt. 144

(41) 3308-4048

ENGLISH

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 7

AÇÃO SOCIAL

pibcuritiba.org.br • mai 25 20148 (41) 3091-4356 • abasc.org.br • [email protected]

1. Faça seus filhos irem para a cama numa hora razoável. Será que existe alguém que não tenha ouvido o quão importante uma boa noite de sono é para o sucesso de uma criança? Faça seu papel de mãe e coloque seu filho na cama. Ninguém nunca disse que a criança tinha que querer ir para a cama. Eles podem brigar no início, mas com persistência eles aprenderão que você está falando sério. E depois é só aproveitar para ter um tempo só seu ou para o casal.

2. Não dê a seus filhos sobremesa todos os dias. Doces devem ser guardados para ocasiões especiais. Isso é o que os deixa mais gostosos. Se você ceder às exigências de seu filho de ter doces o tempo todo, ele não vai apreciar o gesto quando alguém lhe oferecer um doce como

recompensa ou presente. Além disso, imagine quanto isso pode custar caro quando o levar ao den-tista e ao médico.

3. Faça-os pagar por suas próprias coisas. Se você quer algo, você tem que pagar por aquilo. É assim que funciona a vida adulta. Para con-seguir tirar seus filhos do porão no futuro você precisa ensiná-los agora que eletrônicos, filmes, vide-ogames, esportes e acampamentos que eles gostam têm um preço. Se eles tiverem que pagar tudo ou pelo menos parte do preço eles irão apreciar mais. Você também pode evitar pagar por algo que seu filho queira somente até conseguir aquilo. Se ele não está disposto a ajudar a pagar pelo menos metade, ele provavelmente não queira aquilo tanto assim.

4. Não mexa os pauzinhos. Alguns jovens têm dificuldade quando começam a trabalhar e percebem que as regras também se aplicam a eles. Eles precisam chegar no horário e fazer o que o chefe mandar. E (ai, ai!) parte do trabalho eles nem gostam de fazer. Se você não gosta do professor do seu filho, do seu parceiro de ciências, de sua posição no campo de futebol ou no ponto de ônibus, evite a ten-tação de mexer os pauzinhos para que seu filho consiga as coisas do jeito que ele preferir. Você está roubando a chance do seu filho de tirar o melhor e aprender com a situação. Lidar com uma situação menos que ideal é algo que ele terá que fazer o tempo todo na vida adulta. Se a criança nunca aprender a lidar com isso, você a está levando ao fracasso.

Doze maneiras de ser a “pior” mãe do mundo

Uma vez, eu saí da loja sem dar a bolacha que meu filho fez birra para conseguir. Uma mulher me parou no estacionamento e me disse que eu era a melhor mãe naquele local. Já minha filha não tinha tanta certeza disso. Quando seus filhos lhe disserem que você é má, tome isso como um elogio. A nova geração tem sido chamada de a mais preguiçosa, mais rude, e a que tem mais títulos em toda a História. As histórias sobre crianças que são difíceis de lidar e assustam até a melhor das mães. Novidade: não são apenas as crianças, são os pais. É fácil querer jogar a toalha e desistir de brigar com seus filhos. Afinal, todas nós não queremos ser a mãe legal? Não desista! Eles podem pensar que você é malvada agora, mas eles vão agradecer-lhe mais tarde.

Aqui estão 12 maneiras de ser a “pior” mãe do mundo:

AÇÃO SOCIAL

9pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 (41) 3091-4356 • abasc.org.br • [email protected] 9

5. Faça-os fazer coisas difíceis. Não interfira automaticamente nem tome conta quando as coisas se tor-narem difíceis. Nada dá a seus filhos um melhor impulso de confiança do que não fugir do problema e rea-lizar algo difícil por eles mesmos.

6. Dê-lhes um relógio e um des-pertador. Seu filho estará melhor se aprender as responsabilidades de controlar seu próprio tempo. Você não estará sempre lá para pedir pra ele desligar a TV e ir para seus com-promissos.

7. Não compre sempre o melhor e o mais recente. Ensine seus filhos a terem gratidão e satisfação pelo que eles têm. Estar sempre preocu-pado com o próximo grande lança-mento e quem já o tem vai levá-los a uma vida de dívidas e infelicidade.

8. Deixe-os ter a experiência de sentir a perda. Se seu filho que-brar um brinquedo, não compre um novo para substituí-lo. Ele vai aprender uma valiosa lição sobre cuidar de suas coisas. Se seu filho esquecer de entregar uma tarefa na escola, deixe-o ficar com uma nota mais baixa ou faça-o ir conversar por si mesmo com a professora sobre conseguir crédito extra. Você estará ensinando responsabilidade – quem não quer filhos responsá-veis? Eles podem ajudá-la a se lem-brar de todas as coisas que você se esquece de fazer.

9. Controle a mídia. Se todos os outros pais deixassem seus filhos pularem de uma ponte você também deixaria? Não deixe seu filho assistir a um filme ou jogar um videogame que seja inapro-priado para crianças só porque as outras crianças o fizeram. Se você defender e lutar por manter a edu-

cação decente de seus filhos, outros podem seguir suas ações. Crie uma pressão positiva.

10. Faça-o desculpar-se. Se seu filho fizer algo errado, faça-o con-fessar e enfrentar as consequên-cias. Não varra a grosseria, bullying, ou desonestidade pra debaixo do tapete. Se você errar, dê o exemplo e encare as consequências de seu erro.

11. Importe-se com suas maneiras. Até mesmo crianças pequenas podem aprender as noções básicas de como tratar outro ser humano com respeito e dignidade. Ao fazer da boa educação um hábito, você estará fazendo a seus filhos um grande favor. Boas maneiras é o caminho certo para conseguir o que você quer. “Você pega mais moscas com mel do que com vinagre.”

12. Faça-os trabalhar – de graça. Seja ajudando a avó no jardim ou voluntariando-se para ser tutor de crianças mais novas, faça o serviço parte da vida de seus filhos. Isso os ensina a olhar além de si mesmos e ver que outras pessoas também têm necessidades e problemas – às vezes maiores do que os deles.

Durante todo o tempo que você passar sendo má, não se esqueça de elogiar e recompensar seu filho por comportamento excepcional. E sempre se certifique que eles saibam que você os ama. Com um pouco de sorte, seus filhos podem virar o jogo e fazer sua geração conhecida por sua esperança e promessa.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original “12 ways to be the meanest mom in the world”, de Megan Wallgren.

Amor Exigente

thais Lima Ministra do Ministério Infantil [email protected]

10 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

INFANTIL

vocês sentem falta de um material devocional que possa usar com seus filhos durante a semana? Que tal, se toda semana você tiver acesso àquilo que seu filho estudou na igreja no domingo e poder continuar estas con-versas de fé durante a semana em sua casa com ideias criativas e simples?

O Ministério Infantil deseja ser parceiro da família ajudando na preciosa tarefa que Deus lhe confiou: transmitir a fé a seus filhos. Para isso desen-volveremos semanalmente materiais devocionais, e ao usá-lo durante a semana, a família terá oportunidade de continuar semeando o que a criança está aprendendo na igreja e assim cultivar sua disciplina devocional, fundamental para a vida do cristão.

Semeando - é um material devocional da Turma da Descoberta (crianças de 0 a 05 anos), desenvolvido com base no currículo do Ministério Infantil.

Aplicando - é um material devocional da Turma da Aventura (crianças de 06 a 12 anos), desenvolvido com base no currículo do Ministério Infantil.

Olá queridos pais,

CoMo uTilizAr ESTE MATEriAl?Toda semana será postado no grupo das

famílias do Turma de Primeira no Facebook e enviado por e-mail aos pais cadastrados no Ministério Infantil. Sugerimos que a famí-lia imprima este material para despertar um maior interesse na criança. Ele é composto por 4 desafios devocionais por semana: Semear/ Aplicar o que aprendeu... na mente, ... no coração, ...em família e, ... ao seu redor.

A família deve marcar a tarefa que cum-priu tendo como objetivo tornar visual o comprometimento da criança e da família em ter seu tempo com Deus e realizar as ativida-des propostas.

Importante!!! Para criar uma disciplina devocional, estimule seu filho todos os dias a separar um tempo para oração e leitura da Bíblia (aproveite os textos bíblicos sugeridos no material). O maior modelo espiritual de seu filho é você, por isso, lembre-se de dar o exemplo e aproveite para deixar sempre sua vida devocional em dia!

Nosso desejo é que o lar seja um lugar de crescimento com Deus para criança e para a toda a família!

Deus abençoe a todos

Daniel Torres Pastor do Ministério Infantil

kids @pibcuritiba.org.br

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 11

INFANTIL

TURMA DA DESCOBERTA0-5 anos

06-12 anosTURMA DA AVENTURA

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

GÊNESIS40 DIAS GÊNESIS ÊXODO JESUS ATOS ESPECIAL DE VERÃOJOSUÉ E JUÍZES2014

VIDA DE JESUS

CLASSES IDADE LOCAL LÍDER

BERÇÁRIO

MATERNAL

ESTUDANTE DE TERAPIAOCUPACIONAL

PEDAGOGA DANIELLA

SEMINARISTA LIGIA

OBREIRO ERIK SAES

MINISTRA THAÍS

OBREIRO TÁRIK MAJZOUB

1 ANO E 6 MESES A 2 ANOS 1° ANDAR LADO DIREITO

1° ANDAR LADO ESQUERDO

2° ANDAR

4° ANDAR

GINÁSIO

3 À 5 ANOS

6 E 7 ANOS

8 E 9 ANOS

10 A 12 ANOS

TÉRREO

PRINCIPIANTES

CORAJOSOS

EXPLORADORES

RADICAIS

ESTAMOS AQUI

Semana 4 - Manhã (25/05/14) – tem água pra todo ladoTema: Criação 2º dia: gênesis 1.6-8Pergunta Chave: o que deus criou?ensino Principal: deus criou e separou as águas do céu e do mar.Aplicando em Família: expliquem a seu filho que todas as coisas têm lugar certo. deus criou a água e o céu azul, e depois os colocou em seus devidos lugares: o céu em cima e a água embaixo. utilizem gravuras de paisagens que contenham céu e água (mar, rio, lagoa) para que a criança possa visualizar a posição da água e do céu. depois, ajudem seu filho a fazer uma bonita colagem com essas gravuras.

Semana 4 - Manhã (25/05/14)Tema: Queda do Homem: Gênesis 3.Pergunta Chave: o que aconteceu com o adão e eva?Ensino Principal: adão e eva desobedeceram a deus e pecaram.Aplicando em Família: relembrem juntos o que aconte-ceu com adão e eva ao serem tentados pela serpente. Pensem em família sobre os efeitos da desobediência. o que acontece conosco quando desobedecemos? Falem uns para os outros qual é a situação ou área da sua vida na qual vocês têm mais dificuldade em não pecar (ex: contar mentira, omissão, egoísmo...). orem pelas dificul-dades uns dos outros e lembrem-se de perguntar durante a semana como estão se saindo naquela área de dificul-dade que foi compartilhada.

Semana 4 - Noite (25/05/14) – obrigado pela águaTema: Criação 2º dia: gênesis 1.6-8Pergunta Chave: Vamos agradecer a deus pela água?Ensino Principal: obrigado deus pela água!Aplicando em Família: no decorrer do dia, mostrem a seu filho como a água é importante para todos nós: na hora do banho, de escovar os dentinhos, lavar os alimentos, fazer sucos, etc. Lavem uma fruta e orem com seu filho agradecendo a deus pela fruta e pela água que vocês utilizam todos os dias.

Semana 4 - Noite (25/05/14)Tema: Queda do homem: gênesis 3.15; mateus 1.23-25; mateus 27.45-28.10; romanos 16.20 Pergunta Chave: Qual foi a resposta de deus ao pecado do homem?Ensino Principal: deus puniu o homem por sua deso-bediência e prometeu salvação e vida em jesus.Aplicando em Família: sempre que erramos, deus nos per-doa e nos ajuda a fazer o certo. algum membro da família precisa pedir perdão a deus por algum erro que cometeu nesta semana? Lembre que deus sempre está disposto a nos perdoar e nos salvar em jesus. agradeçam a deus jun-tos porque podemos ter perdão dos nossos erros em jesus.na página do Facebook “Famílias do ministério infantil da PiB” serão postadas ideias de como aprofundar o que foi conversado no culto em sua casa. entre e confira!

Que tal saber o que seu filho está aprendendo hoje na Turma de Primeira? na página do Facebook “Famílias do ministério

infantil da PiB” serão postadas ideias de como aprofundar o que foi conversado no culto em

sua casa, entre e confira!

12 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

EFICIENTE

Nele, temos diversas atividades esportivas, como xadrez, judô, goalball e futsal, todos voltados para pessoas com defici-ência visual.

O convite para esse jantar beneficente tem o intuito de au-xiliar na continuidade destas atividades paradesportivas e tam-bém para a promoção de novos voluntários ou patrocinadores para as equipes. Será no dia 30/5, sexta-feira, às 19h, no salão social da PIB Curitiba.

Os convites estão disponíveis para venda até o dia 28/05 (quarta-feira) e podem ser adquiridos com Everson (9648-9129), Irimar (9989-9460), Daniele (9848-7798), ou ainda por contato

Jantar Beneficente Além da Visãono período da tarde com o Minis-tério Eficiente, através do número 3091-4311 (com Marcelo ou Cle-berson). O valor de cada convite é R$ 25,00.

O evento contará com a pre-sença de atletas renomados, apre-sentação de grupos musicais e sor-teios de brindes.

Contamos com sua presença e apoio para este ministério.

O Ministério Eficiente, juntamente com ABASC, convida para participar do jantar Além da Visão, que

tem a proposta de evangelismo para pessoas com deficiência visual.

daniele VelosoMinistra Auxiliar do Ministério Eficiente

FALANDO NISSO

Acompanhe o Ministério Eficiente

no Facebook. Procure por: Eficiente

- um ministério para pessoas com

deficiência.

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 13

JOVENS

Grupos de oração

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 Quartas-feiras, das 9h30 às 11h no Jardim de Oração – Diná Domingos, das 18h às 18h45 no Jardim de Oração – Carmem Paupitz

Pedidos de oração por e-mail – RIVIDaura Stofella

[email protected]

Clamor JovemSábados às 18h e quartas-feiras às 22h30 no Jardim de Oração – Kahtleen Silva, 8813-2801 [email protected]

Valentes de OraçãoAdolescentes – 13 a 17 anos

Quartas e sextas-feiras às 18h no Jardim de Oração – Douglas Mendes

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos) Quartas-feiras às 14h no Jardim de Oração – Odete Haro

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras às 14h (Sala 201) – Mulheres Cristãs em Ação (MCA), Jucirene Rodrigues

Alvorecer com Deus Todos os dias das 6h às 7h na Capela - Pr. Alvo Waldow

Orando por Atletas Segundas-feiras às 19h no Ginásio - Anderson Varga [email protected]

Orando pelos funcionáriosMissionária Ludmila

Líderes: Cleusa Piragine | Diná Poletti

14 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

VIDA CRISTÃ

Pedidos de Oração25 } Igreja Interceda pela proteção e cuidado de Deus sobre o nosso Templo. Que cada pessoa que adentrar venha à procura do fortalecimento de seu relacionamento com Deus. Ore para que Nosso Senhor proteja o nosso Templo.

26 } JMNA Junta de Missões Nacionais precisa de nossas orações. Clame pelos projetos, pelo Pr. Fernando Brandão, para que o mover de Deus esteja sempre presente em sua vida e na direção da Junta.

27 } CiganosOre pela evangelização dos ciganos ainda não alcançados, para que as barreiras espirituais, sociais e étnicas sejam vencidas e possamos avançar nesta missão. Ore pelos ciga-nos convertidos espalhados pelo Brasil, pedindo que Deus os use para comunicar o Evangelho aos seus. Ore pela vida dos missionários e também pelo chamado de mais obreiros para esta seara.

28 } Projeto DéboraClame por cada mãe que ora por seus filhos, semanalmente. Que suas súplicas cheguem ao Senhor cada vez mais forta-lecidas, causando impacto espiritual em cada filho. Suplique pela participação dos pais também.

29 } África do SulNeste país os cristãos enfrentam provações por causa de sua fé, o que inclui suas vidas financeiras. Ore pelo mover do Espírito Santo no país, em todas as aldeias, cidades e grupos étnicos. Clame pelos missionários que trabalham lá, para que possam alcançar vidas, mudar costumes e glorificar nosso Deus.

30 } DepressãoOre pela restauração física, emocional e pela graça espiritual na vida de nossos irmãos e irmãs que sofrem com depressão; que a graça e a misericórdia do Senhor possam suprir toda ca-rência e dificuldades que enfrentam; que sejam libertados da depressão, tristeza e nervosismo e das atitudes imprevisíveis. Peça para que mantenham a fé em Deus.

31 } Agradecimento Por mais uma semana de vida que o Senhor nos concedeu. Agradeça por morar em um país livre para o culto ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Invoca-me e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes” (Jr 33.3).

thais Lima Intercessora RIVI

[email protected]

VIDA CRISTÃ

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 15

o jogador Daniel Alves estava pronto para bater um escanteio quando um torcedor do time adversário jogou uma banana ao campo do estádio. Esse episódio gerou uma grande repercussão nas redes sociais, artistas de todo o mundo começaram a postar fotos com bananas, usando a hashtag #somostodosmacacos. Alguns cris-tãos entraram no movimento contra o preconceito racial utilizando a hashtag #somostodoshumanos, defendendo nossa identidade – somos todos iguais diante do Criador. Refletir sobre essa situação em conjunto

“O templO é O lugar Onde pessOas

quebradas pelOs pecadOs pOdem

ser restauradas pela graça de

deus e serem reenviadas para que

OutrOs pOssam ter esperança.” –

pr. paschOal piragine JuniOr

No dia 27 de abril, duraNte uma partida de futebol,

“Quanto ao estrangeiro, que não pertence a teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço forte; quando ele vier e orar voltado para este templo, ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que construí traz o teu nome.” (2Cr 6.32-33) Este foi um dos versos bíbli-cos utilizado pelo Pr. Paschoal na noite de celebração do centenário. O sermão que falava sobre a oração de dedicação do templo, feita pelo rei Salomão, levou-nos a refletir sobre o papel da Igreja ante situações de “acepção” cotidianas, que acontecem constantemente ao nosso redor.

pibcuritiba.org.br • mai 18 201416

DESTAQUE

17

DESTAQUE

com o conteúdo do sermão do Pastor Paschoal Piragine Jr. na noite de 13/05 faz pensar quão frequentemente ficamos alheios a posicionamentos sobre detalhes que podem parecer banais e que muitas vezes não estão diretamente ligados a preconceitos por questões culturais, raciais ou outras muito evidentes na mídia, e sim a um racismo causado pela “religiosidade”.

Muitas vezes olhamos o outro com diferença, sem perceber, e inconscien-temente damos lugar à rejeição e ao julgamento – sim, isso acontece inclusive dentro da Igreja de Cristo. O próprio Jesus ensinou que é nosso dever, como discí-pulos, posicionarmo-nos contra determi-nadas práticas, hábitos e condutas, mas em momento algum mostrou atitudes de rejeição a quaisquer pessoas.

Algumas vezes rotulamos níveis de pecados e, desta forma, fazemos uma seleção de quem é digno de um abraço ou auxílio nosso. Mas, em sua oração 2° Crônicas 6, o rei Salomão pede a Deus que Seu templo seja uma casa de oração para TODOS os povos – um lugar de ACOLHI-MENTO, onde todos possam ser confron-tados (pelo Senhor) e possam encontrar-se com a Graça.

“Quanto ao estrangeiro, que não pertence a teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu grande nome...” (2 Cr 6.32-33). Por que Salomão deu ênfase ao estrangeiro? Porque o estrangeiro é o ícone do “dife-rente” – roupas, forma de falar, a maneira de comer, costumes e valores. Ele pode estar ao nosso lado, mas ainda assim traz em sua bagagem marcas de onde veio. Quantas vezes deixamos de cumprimentar alguém ou dar um sorriso porque está sem um calçado nos pés ou com uma aparên-cia suja? Quantas vezes deixamos de falar de Deus movidos pela diferença social ou

intelectual? As razões são tantas e tão pequenas diante do propósito para qual Deus nos chamou como Igreja – comuni-dade ou indivíduos!

Será que Jesus agiria com indiferença ao ver-se diante de alguém “diferente”? Não, o propósito de Deus é que TODOS possam ser acolhidos.

A Primeira Igreja Batista de Curitiba procura ser um lugar da oração que seja a casa do acolhimento e que cada um dos seus membros também seja esse lugar, para que as marcas do nosso acolhimento sejam motivação para que outros experimentem o acolhimento que o Senhor tem para cada um, e que eles possam levar adiante a Graça que os alcançou através de nós.

“Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi prati-cando-a que, sem o saber alguns acolhe-ram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estives-sem sofrendo no corpo” (Hb 13.1-3).

Camila França Jornalista

[email protected]

pibcuritiba.org.br • mai 18 2014

[email protected] pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

IDOSOS

“Oração ao Deus desconhecido.Antes de prosseguir em meu caminho e lançar o meu olhar para a frente, uma vez mais elevo, só, as minhas

mãos a Ti, na direção de quem eu fujo. A Ti, das profundezas do meu coração, tenho dedicado altares festivos para que, em cada momento Tua voz

me pudesse chamar.

Sobre esses altares estão gravadas em fogo estas palavras:

“AO DEUS DESCONHECIDO”.Teu sou eu, embora até o presente tenha me associado aos sacrílegos;

Teu sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo.Mesmo querendo fugir, sinto-me forçado a servir-Te. Eu quero Te conhecer, desconhecido.

Tu, que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida;Tu, o incompreensível, mas meu semelhante, quero Te conhecer, quero servir só a Ti.”

Friedrich Nietzsche

Ainda respirando o perfumado ar das flores que orna-ram o nosso templo concluído e consagrado a Deus, e impressionado com o templário jardim concebido para lembrar o Getsêmani, em pleno ocidente e século XXI, não me pude esquecer da mensagem pastoral do nosso Nassif, no momento em que citou a repugnância de Nietzsche pelos cristãos. De fato, o filósofo foi duro na repulsa ao que via e passou a entender como “religião cristã”. Seus “cristãos” eram os religiosos da sua época, que o ilustre, no pecado da generalização, estendia a todos quantos diziam viver como seguidores de Cristo, porque – segundo referiu o pastor – teria dito que se acreditasse na salvação viveria como um salvo.

Dá para entender que o filósofo ateu criticava o viver do cristianismo religioso, assim como Jesus admoestou a religiosidade farisaica, que trocava a verdadeira adoração a Jeová por encenações públicas, regras e proibições, que consistiam em impor adoração a um Deus verdadeiro com falsa postura individual e um coração impuro. O filósofo queria ver os salvos sendo o exemplo vivo do Mestre da Salvação; queria encontrar motivação para entender os

Não existe ateumistérios que cercam a vida; era um inconformado com o superficialismo, com o “faz de conta” com que os cristãos que vislumbrava mostravam um Deus à sua imagem e não se mostrando como a imagem da verdade de Deus.

A filosofia sabe que o ser humano é “majestosa-mente solitário” (Merton), no sentido de exclusivo, mas jamais negou a solidão intrapsíquica do ser humano (que a Psicologia hoje ressalta), que levou Deus a sentir que não era bom que o homem ficasse só. Os relacionamen-tos se sucederam para aliviar tal tensão interna, o chamado “vazio” que sacode a vida do pobre e do rico, do ignorante e do cientista. Entre estes, um há que pesquisou a fundo a inteligência de Nietzsche: “Sua ansiosa procura foi um dos exemplos mais espetaculares da inquietação de um ser humano imerso nos pântanos da solidão” (A. Cury). E nos trouxe, para ilustrar a pesquisa, a Oração Filosófica produ-zida pelo inquieto filho da Germânia. Mais realista do que os filhos da Grécia, no pressentimento existencial de “um Deus desconhecido”, não destruiu o Altar daqueles, mas redigiu sua.

Quando encontrei o relato da pesquisa e essa oração, me persignei e disse: Senhor, de fato, não existe ateu!

Humberto ribeiro de Queiroz Ministério de Idosos

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 19

VOZ DO LEITOR

Os remidos

“Agradecemos todo o carinho recebido nas diversas manifesta-ções de pesar, pela perda do nosso querido esposo, pai, avô e sogro Ezequias Cardoso.” – Neuza Colini Cardoso e família.

Ao contemplar nosso majestoso templo no culto dos 100 anos, vis-lumbro a contribuição do nosso pai, dentre centenas de outros membros

fiéis à PIB no empenho, no esforço, no carinho, para que hoje a nossa alegria fosse assim por estar na casa de DEUS.

Também relembro a sua dedica-ção nos Gideões Internacionais, por mais de 30 anos, ao lado de nossa mãe, distribuindo Bíblias em várias instituições.

Ezequias Cardoso nosso pai, que imenso consolo e ao mesmo tempo satisfação traz à sua família saber que sua trajetória preencheu de forma especial nossas vidas e as de outros irmãos dessa amada Igreja.

Agradecimentos da família:

(autor: diácono ezequias Cardoso)

eliane marilze Cardoso Filha de Ezequias Cardoso

São os santos, são os salvos por Cristo,são os que tiveram os seus pecados lavadospelo sangue do Cordeiro!Trajam vestes alvas mais que a neve!

E continuo a ver o grande espetáculo continuar,Dia após dia, com os remidos do Senhor,A descerem as escadarias das igrejas,Quando até final, com Cristo Nosso Senhor,O Cordeiro Imaculado, Nosso Deus e Pai,Nós, os salvos, na Jerusalém Eternal,Desceremos com Ele as escadarias daIgreja Triunfal,Trajados com vestes alvas mais que a neve!

Quando era menino via os que desciam asescadarias da igreja!Quem eram esses?Eram os santos, eram os salvos por Cristo,eram os que tiveram os seus pecados lavadospelo sangue do Cordeiro!Trajavam vestes alvas mais que a neve!

Quando já moço via os que desciam asescadarias da igrejaQuem eram esses?Eram os santos, eram os salvos por Cristo,eram os que tiveram os seus pecados lavadospelo sangue do Cordeiro!Trajavam vestes alvas mais que a neve!

Agora adulto vejo os que descem asescadarias da igreja!Quem são esses?São os santos, são os salvos por Cristo,são os que tiveram os seus pecados lavadospelo sangue do Cordeiro!Trajam vestes alvas mais que a neve!

E num relance vejo o Brasil do Rio Grandedo Sul ao Amazonas, e deste, o restante domundo, os que descem as escadarias das igrejas!Quem são esses?

20 pibcuritiba.org.br • mai 25 201420

ACONTECE NA PIB

EduCAÇÃO CRISTÃ

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 05 de janeiro de 2014 21pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 21pibcuritiba.org.br/edcrista • [email protected]

CONFIRA OS TEMAS DA ESCOLA BíBLICA DE JUNHO – TODOS OS DOMINGOS àS 9H30

Uma só igreja

MISSÕES

22 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014pibcuritiba.org.br/missoes

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 23

CONGREGAÇÕES

PlanaltoR. Curitiba, 311 – CentroPlanalto, PR 85.750-000 (46) 8407-1970 - Pr Robson Oláh

Circo Da VidaWenceslau Braz,PR(43) 9129-8044Pr José Carlos Fermino

Wenceslau BrazAv. Avelino Vieira, 52 - CentroWenceslau Braz, PR 84.950-000(43) 9129-8044Pr José Carlos Fermino

RealezaR. Padre Fernando Zanchet, 2410 – Realeza, PR - (46) 9901-7571Pr Pedro de Deus

Dionísio CerqueiraR. Henrique Brasil de Quadros, 320 Dionísio Cerqueira, SC(49) 8849-2028Pr Jefferson Mendes

Presídio Feminino/FaseAv. Bento Gonçalves, 1515 Ap 1105. Porto Alegre, RS 90650-000 - (51) 8137-7631Missionária Adriana Abrão

BotuveráR. André Wilson Colzani, 100 Centro - Botuverá, SC(41) 8493-1640Sem. Henrique Dias Pereira

CompartilharR. Antunes Ribas, 579 – CentroSanto Ângelo, RS(55) 8124-1021Pr Hélio Magaldi

AmpereR.XV de Novembro, 1675–Centro Ampere, PR 85.640-000(46) 9901-7571Pr Pedro de Deus

Pérola Do OesteAv. Brasília, s/n Pérola do Oeste, PR(46) 3563-3934Pr Valdir Tomé

PranchitaR. Parnabaí, s/n Caixa Postal 08 - Pranchita, PR(46) 8407-1970Pr Robson Olah

Da PazAv. João Franco, 1.233 Contenda, PR 83.730-000(41) 9626-0709Pr Fábio Vaz dos Santos

Jogo da VidaR. José Milek Filho, 1084 - Jardim Graziela - Alm. Tamandaré, PR 83.505-500 - (41) 9154-0159Ministro Rondinely Germano

Barra das OrdenançasInterior de Prudentópolis, PR(41) 9602-8888Evangelista Antônio Airton Neves

Vila SandraR. João Dembinski, 2069 – ao lado do Lar Ebenézer - CICCuritiba, PR 81.230-000(41) 3373-6770Pr Ricardo Lebedenco

Cristo ReinaR. Guaçuí, 5502 - Osternack - Sítio Cercado - Curitiba, PR 81.935-080 - (41) 3564-5048Pr Edson Vilas Boas

Campo LargoR. Manif Júlio, 445 – V. São Luis Campo Largo,PR 83.608-230(41) 3555-2773Pr. Roberto Uliani

Da BênçãoR. Arapongas, 1393Pinhais, PR 83.326-250(41) 3056-5603Pr Antônio Lopes

Vila da FéR. João Scuissiato, nº. 381 - Santa Quitéria - Curitiba, PR 80310-310 (41) 9804-4136Pr. Mateus Kalupnieks

Vila pompéiaR. Matheus Luiz Dallagassa, 80B Vila Pompéia – TatuquaraCuritiba, PR 81.480-330(41) 9850-0441Pr Neidivaldo Dias da Silva

Unidos na FéAvenida São Roque, 650 - Escola Municipal João Batista SalgueiroPiraquara, PR - (41) 9223-2082Pr. Franco Iacomini

PIB CURITIBA CONGREGAÇÕES:

LotiguaçuR.Eunice Betine Bartoszeck, 1625Uberaba - Curitiba, PR (41) 4141-0710Pr Renato Cordeiro

Sto. Antônio Do SudoesteAv. Brasil, s/n - Centro - Santo Antônio do Sudoeste, PRPr Valdir Tomé

Uma só igreja Nós acreditamos na Igreja. Sabemos que o Reino de Deus não se

resume a grupos divididos, buscando cada um agradar ao Senhor por si só, mas que todos somos um, vivendo só por Um.

É sob essa perspectiva que nós, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, buscamos expandir as fronteiras do Reino, alcançando e cuidando de pessoas que não estão próximas a nós. São os Campus e as Congregações – iniciativas em que a nossa igreja pode estar mais perto de diversos bairros e cidades, apoiando suas atividades e auxiliando em suas necessidades locais, com estrutura e ministérios de apoio, para que todo o Reino cresça.

muitos lugares de influência

24 pibcuritiba.org.br • mai 25 201424

ACONTECE NA PIB

2525pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 25

ACONTECE NA PIB

26 pibcuritiba.org.br • mai 25 201426

ACONTECE NA PIB

2727pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 27

ACONTECE NA PIB

ABASC - ASSOCIAÇÃO BATISTA DE AÇÃO SOCIAL CONTRATA

PIB CURITIBA - COMUNICAÇÃO CONTRATA

COORDENADOR(a) DE PROJETOS

ESTÁGIO PRODUTOR ÁUDIO VISUAL

Formação: Superior completo em Serviço SocialOferecemos salário compatível com o mercado e função. Refeição no local, VR, Assist. médica e odontológica, Conv. Farmácia e VT. Interessados, encaminhar Currículo com pretensão salarial para [email protected] | 3091-4382 - Rua Bento Viana, 1200 - Batel

Formação: Estar cursando Comunicação Institucional, Publicidade, Design ou Jornalismo. Ter mais que 17 anos, horário disponível pela tarde. Enviar CV e/ou portfolio para [email protected] | 3091-4416 - Rua Bento Viana, 1200 - Batel

2828 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

NOSSA IGREJA

Programação

CWBTV, canal 5 (NET), canal 72 (VIVO TV/TVA analógica) e Canal 186 (TVA digital). Terça/Quinta, 17h.

Gospel FM 89,3 terça a sexta – 22h

CWBTV. Canal 5 (NET), Canal 72 (VIVO TV/TVA analógica) e Canal 186 (TVA digital). Segunda, 23h30 | Quarta, 18h.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Júnior

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Júnior

Programa para JovensPr. Michel Ferreira Piragine

Alfa FM 104,9 (Catuporanga, PR) – 06h Aliança FM 98,3 (Paranaguá, PR) – 18h Araucária FM 98,7 (Pranchita, PR) – 12h Iguaçu FM 104,9 (Planalto, PR) – 13hÔmega FM 93,9 (Guarujá, SP) – 14h30 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis, PR) – 08h30

Outras regiões

Marumby. AM 730 Segunda a sexta – 7h30

REDE SUPER, canal 55 UHF

Plantão pastoral 24h “Linha da Vida” 3091-4300 06h | Alvorecer com Deus 09h | Plantão pastoral até 18h (presencial)

Domingo

09h30 | Ministério Infantil (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Bíblica 09h30 | Escola Bíblica em Inglês 09h30 | Embaixadores do Rei 09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto dos Juniores 17h | Culto em italiano (2° Domingo) 18h30 | Heróis de Oração 19h | Ministério Infantil (0 a 12 anos) 19h | Culto vespertino

Segunda-feira

8h | Atendimento social 14h | Assessoria jurídica gratuita 14h | Curso de tricô e crochê 19h30 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira

14h | Mulher Cristã em Ação 14h | Curso de patchwork

18h30 | Holy Hour (encontro de homens) 18h30 | Pink Hour (encontro mensal de mulheres) 19h | Centro de Formação Ministerial 20h | Encontro de Mulheres20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão20h | Grupo de apoio ao enlutado

Quarta-feira10h30 | Oficinas Maturidade (Ativ. física, recreação, informática e estudo bíblico) 10h30 | Estudos Bíblicos 13h | Oficinas Maturidade (Ativ. física, recreação, informática, estudo bíblico e dança sênior) 14h30 | Culto Maturidade 15h30 | Células Maturidade 18h | Oração Adolescentes19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira14h | Voluntariado - Hospital Evangélico15h | MOPS (Mães de Primeira) - célula 15h | Estudo Bíblico em inglês 19h | Centro de Formação Ministerial (CFM)19h30 | Escola Bíblica 19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h30| Amor Exigente - Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA 17h | Discipulado para adolescentes (batismo)18h | Valentes de Oração 18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes 19h30 | Culto dos Cegos 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) 20h | Culto da Vitória

Sábado9h | MOPS (3º sábado)14h | Embaixadores do Rei 14h | Mensageiras dos Rei (mensal) 16h | Assessoria jurídica gratuita17h | Ensaio do Coro Celebrai 17h | Ensaio do Coral A. B. Deter17h | Culto de Surdos 18h | Clamor Jovem19h30 | Culto de Jovens19h30 | Culto de Jovens Adultos19h30 | Culto de Jovens Casais (mensal)

todos os dias

tV Curitiba e Região Metropolitana

Dia a Dia com Deus Dia a Dia com Deus

Alta Tensão

Alta Tensão

rádio Curitiba e Região Metropolitana

Web

Sara Brasil. FM 107,5 Terça a sexta – 22h

HCJB (Curitiba-PR) Quarta – 20h30.

Gospel FM 89,3 Segunda - 22hSara Brasil FM 107,5 Segunda - 22h

facebook.com/pibcuritiba

twitter.com/pibcuritiba

flickr.com/pibcuritiba

youtube.com/pibcuritiba

/diaadiacomdeustv/diaadiacomdeuslibras/altatensaotv

pibcuritiba.org.br/app

ajornada.com.br

Acesse nossas mídias sociais Inscreva-se e receba por e-mail as novidades da PIB.

Mensagem Web Rádio - 15hLouvor Diário Web Rádio - 11hPoder Total Web Rádio - 09h30Portal Igrejas Web - 15h Paz e Luz Web Rádio - Seg a Sex - 10h | Dom - 12hSom do Céu (Curitiba, PR) – 12h Timburi FM 98,5 (Andirá, PR) – 07h30

Rádio web

3 0 9 1 - 4 3 0 0 ( 2 4 h )

2929pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 29

NOSSA IGREJA

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

Banco do Brasilag 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco Santanderag 2133 CC 130011302

Bradescoag 2369 CC 16-7 Caixa Econômica

PIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para depósito de dízimos e ofertas

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Escala do Conselho Diaconal

Semana

iwerson, Almir, Antero, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Arnaldo M. Jr.

isabel Muller, Natanael Avelino, Arnaldo Muller, Cláudio Petryk, Soeli Petryk, Torquato

01/06 a 07/06

25/05 a 31/05

Diáconos

30 pibcuritiba.org.br • mai 25 2014

ANÚNCIOS

[email protected]

H O M E SV I C TO R E L L I

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Dia a Dia com Deus serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, pelo e-mail [email protected]

• aP 85m² priv, 3qtos (1suite), sala jantar e estar, churr, coz planej. 2 vg liv. (41)8857-3886• apto novo de 01 qrto, 01 vaga, com garden. Área privati-va 60m2. Capão raso. r$ 168 mil. Beliza , 9911-0877.

• Quarto p/ moças, apartamento localizado no centro. Valor do aluguel 600,00, despesas inclusas. 9897-9450.

Vendo

Aluga-se

3528-0304

pibcuritiba.org.br • mai 25 2014 31

ANÚNCIOS

[email protected]@pibcuritiba.org.br

• Fotografe seus momentos! Casamentos a partir r$1.400. Cg Fotografias, 9235-3599 | 9970-9001. infantil a partir r$ 350. michelle martins, 9811-7615.• adesivos, banners, cartões de visita, faixas, folders, impressão digital, ímãs de geladeira, e muito mais. alx Comunicação Visual (41) 3016-4237.• Vendo e instalo sKY Livre, comodato e antenas em geral. resid. e Comerc. tenha sinal digital na sua tV. Faça seu orçamento. 3328-4698 / 9949-4303 / 8747-5550.• Projeto israel. operadora de viagens. 15 dias israel/turquia, de 04 a 18/05/15. projetoisrael.com.br |[email protected] | 3029-9877 | 8427-3718.• agente de viagens. operamos no Brasil e no mundo - aéreo, hotelaria, locação de carros, pacotes, roteiros cristãos, opcionais. marjorie, [email protected]• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780 | 9818-9776. • diarista ou mensalista tenho disponibilidade de horário e referências, Kika, 3378-0940.• Cuidadora de idosos. sueli, 9803-0200• manutenção domiciliar – elétrica, hidráulica, cortina, suportes, móveis, fixação de quadros, etc. anderson (membro PiB), 8404-3115 - tim [email protected]

Serviços

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

Vagas

•Vendedora p/ loja de calçados e acessórios femininos. idade entre 19 e 25 anos. r$ 980,00 + Vt + Vr + Comis-são. CV c/ foto para: [email protected] • doméstica para serviços gerais. Bairro Cajuru/terminal Centenario/ jornada Parcial. seg - sexta, 16h - 20h, e sab alternados das 7h30 às 14h. Bettina, 9507-8180 • diarista quinzenal, para trabalhar em apto no Centro Cívico, das 8h às 17h. Valor a combinar. Beliza , 9911-0877. • Luz e Vida contrata office boy para sede e vendedor para livraria de shopping, interessados encaminhar curriculum para: [email protected]