primeira guerra mundial

27
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico mundial ocorrido entre 1914 e 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos) que derrotou a coligação formada pela Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco- Otomano).

Upload: marcia-benaduce

Post on 05-Jul-2015

1.304 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Apresentação curta com os principais fatos relacionados à Primeira Guerra Mundial, com objetivo didático.

TRANSCRIPT

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

• A Primeira Guerra Mundial (também conhecida comoGrande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflitobélico mundial ocorrido entre 1914 e 1918.

• A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (lideradapelo Império Britânico, França, Império Russoe Estados Unidos) que derrotou a coligação formadapela Tríplice Aliança (liderada pelo ImpérioAlemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano).

CAUSAS DA GUERRA As causas foram divergências entre potências imperialistas, o

nacionalismo e o fortalecimento da Alemanha como principal nação daEuropa interferindo nos interesses de grandes potências como aRússia, França e Inglaterra.

A sucessiva frustração dos objetivos nações europeias contribuiupara a formação de dois grupos antagônicos: tríplice aliança de umlado e tríplice entente de outro (Alemanha, Áustria - Hungria e Itália XInglaterra, França e Rússia, respectivamente).

A questão dos Bálcãs (expansionismo do Império austro-húngaro naregião - com apoio alemão - provocando as guerras balcânicas de1912-1913) acabaram com a estabilidade nas relações dos paíseseuropeus.

Propagandas para recrutamento

CAUSA IMEDIATA DA GUERRA

Foi o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro FranciscoFerdinando.

Em resposta ao assassinato de Francisco houve a invasão da Sérviapelos austro-húngaros provocando uma declaração de Guerra.

A Rússia se envolveu no conflito e logo em seguida a Alemanhatambém declarou guerra contra a Rússia ficando ao lado da Áustria -Hungria.

A Alemanha declarou guerra também contra a França e invadiu aBélgica.

Em resposta a esta invasão a Inglaterra declarou guerra contra aAlemanha.

As alianças destes países fora do continente europeu foramarrastadas para dentro do conflito.

Contou com a participação direta de 65 milhõesde pessoas, causou a perda de mais de 8 milhões desoldados deixando mais de 25 milhões de feridos.

A GUERRA

Soldado na trincheira

Soldados na trincheira

trincheiras

A fome era parte do cotidiano nas trincheiras

Soldados russos

Soldados franceses com metralhadora e máscaras contra gases

Soldado de cavalaria protegido contra as armas químicas

Trincheira britânica após sofrer ataque químico - provavelmente de fosgênio

Tropas francesas durante batalha

Tanque de guerra

Barcos de guerra e um balão dirigível (zepelim)

Casa em Londres, destruída por um bombardeio de zepelim

Avião utilizado nas batalhas aéreas

Batalha aérea

A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

Inicialmente a posição políticaadotada pelo país era simpática àAlemanha e ao Império Austro-Húngaro, mas teve que serreavaliada em 1917.

Nesse ano, alguns naviosmercantes brasileiros foramafundados por submarinospertencentes às forças alemãs.

O primeiro ataque aconteceuem abril, com o afundamento donavio Paraná. No mês seguinte, foia vez do navio Tijuca.

Em resultado desses primeiros episódios, o Brasil resolveu rompersuas relações diplomáticas com a Alemanha e realizou o confiscoimediato de quarenta e duas embarcações de origem germânica. Nodia 23 de outubro, o cargueiro brasileiro Macau foi atingido por umsubmarino alemão e teve seu capitão feito como prisioneiro. Sobforte pressão popular, as autoridades brasileiras declararam guerracontra a “aliança germânica”.

Apesar de tomar uma ação mais contundente, a declaração deguerra dos brasileiros não significou a organização de poderosoexército. A participação brasileira se manifestou no envio de médicose aviadores auxiliados pela patrulha das forças inglesas. Na verdade,o maior inimigo responsável pela maioria das baixas dodestacamento nacional atacou durante a viagem. Enquantoatravessavam o Atlântico, cerca de 180 tripulantes das embarcaçõesbrasileiras morreram por conta da gripe espanhola.

O presidente da República Venceslau Brás declara guerra contra o Império Alemão e seusaliados. Ao seu lado, o ex-presidente da República e ministro interino das RelaçõesExteriores, Nilo Peçanha, e o presidente de Minas Gerais e futuro presidente daRepública, Delfim Moreira.

Cruzador Bahia, parte daesquadra brasileira em 1918

O FIM DA GUERRA

As primeiras vitórias alemãs foram revertidas a partir de 1917. Neste ano,o Czar Nicolau II renuncia e o socialismo termina por dominar o cenáriopolítico na Rússia.

O enfraquecimento da Entente é compensado pela entrada dos EUA noconflito. A Entente passa a ter vitórias consecutivas. Em 1918, a Alemanha jásentia a necessidade imediata de terminar a Guerra diante do isolamento emque se encontrava.

Em 1919 é assinado o Tratado de Versalhes no qual a Alemanha perdetodas as colônias, pressionada por um embargo total. Os tratados de pazsubsequentes dão origem a vários países (Polônia, Iugoslávia,..).

A Alemanha foi responsabilizada pela guerra ficando dividida em doiscom a criação do chamado corredor polonês. A humilhação alemã gerará umsentimento revanchista que será uma das causas da 2ª guerra mundial.

Londres, 1918 – comemoração do fim da guerra

Autoridades reunidas: Lloyd George (Inglaterra), Vittorio Emanuele Orlando (Itália), Georges Clemenceau (França) e Woodrow Wilson (Estados Unidos) para a assinatura do Tratado de

Versalhes