primeira guerra mundial

12
SEMINÁRIO DE HISTÓRIA EQUIPE: FABIELE, JOICIANE E LIZ SERIE: 3° ANO B PROFESSORA: GEÍSA KRISTHINA

Upload: escola-estadual-chico-mendes

Post on 29-Jun-2015

59 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Apresentação sobre a Primeira Guerra Mundial.

TRANSCRIPT

Page 1: Primeira Guerra Mundial

SEMINÁRIO DE HISTÓRIAEQUIPE: FABIELE, JOICIANE E LIZ SERIE: 3° ANO B

PROFESSORA: GEÍSA KRISTHINA

Page 3: Primeira Guerra Mundial

O mundo pós-guerra

            Calcula-se em 9 milhões o número de mortos e em 30 milhões o número de feridos ao final da Primeira Guerra Mundial.            As nações envolvidas estavam devastadas. Ao término da luta, o nacionalismo agressivo e o imperialismo, que provocavam a guerra, continuavam latentes. Para piorar a situação, uma grave crise econômica ameaçava a estabilidade de diversos países.

 

Page 7: Primeira Guerra Mundial

Consequências da guerra Com o fim da Guerra, ocorreu uma reorganização do mapa político europeu.Os Impérios Alemão, Austro-Húngaro, Otomano e Russo deixam de existir; Polônia, Estônia, Letônia, Lituânia, Finlândia, Hungria e Tcheco-Eslováquia tornam-se independentes; a Iugoslávia surge da união da Sérvia com Montenegro. As condições extorsivas impostas pelo Tratado de Versalhes à Alemanha (perda de todas as colônias e partes de seu território, pagamento de indenizações gigantescas, proibição de formação do Exército regular, etc. ) foram o germe do regime totalitário nazista e uma das causas da Segunda Guerra Mundial.

Page 10: Primeira Guerra Mundial

Liga das naçõesA criação de um organismo internacional de manutenção da paz já vinha sendo pensada por trabalhos jurídicos e filosóficos precedentes, mas a primeira fonte da Liga das Nações foi mesmo a proposta na Conferência de Paz em Paris, em 1919, no Pós-Primeira Guerra. Criada em 1920, a Liga das Nações "tinha como finalidade promover a cooperação, paz e segurança internacional, condenando agressões externas contra a integridade territorial e a independência política de seus membros.”A Convenção da Liga das Nações ainda estabelecia sanções econômicas e militares a serem impostas pela comunidade internacional contra os Estados que violassem suas obrigações, o que representou uma redefinição do conceito de soberania estatal absoluta. É bem verdade, como afirma Thomas Buergenthal que a noção de proteção internacional dos direitos humanos não tinha ainda ganho efetiva aceitação pela comunidade das nações, nem seriamente sido tratada pela Convenção que instituiu a Liga das Nações, mas podem ser destacadas certas previsões genéricas a respeito do Direito Internacional dos Direitos Humanos, como o sistema de mandatos, o padrão internacional do trabalho e o sistema de minorias.