primeira edição jornal alto taquari

8
SÃO GABRIEL DO OESTE, 1 A 15 DE FEVEREIRO Ano I - Nº 1 R$ 1,00 SAÚDE Dengue avança na Região Norte e preocupa população e autoridades municipais Medidas para o contro- le da dengue em Mato Grosso do Sul serão inten- sificadas a partir desta sema- na. O último levantamento indica que, este ano, foram notificados 1.959 casos de dengue em 55 municípios do Estado, com 76 confirma- ções. Técnicos das secretarias de Saúde de todos os muni- cípios participam de uma capacitação para a utilização do novo sistema de moni- toramento da doença, que será abastecido diariamente. A agilidade na notificação dos casos vai proporcionar um atendimento mais rápi- do e eficaz aos doentes. Atu- almente, a ocorrência da dengue é feita semanalmen- te. Página 4 EDITORIAL Viemos para somar! Página 2 Seminário sobre reflorestamento será promovido pelo Cnta e Famasul MEIO AMBIENTE O Consórcio Inter- municipal para o Desen- volvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) em parceria com a Federação da Agricultu- ra e Pecuária de MS (Fa- masul) realiza no dia 24 de fevereiro o 3º seminário Eucalipto e Seringueira – “Plantar florestas é um bom negócio”, que deve apresentar informações para quem deseja iniciar o plantio de destas duas es- pécies. As palestras serão ministradas por profissi- onais da área, de manei- ra objetiva. Página 6 Prefeitura investe na Saúde para melhorar qualidade de vida da população SAÚDE Uma das áreas com maior volume de reclamações em todo o País tem tido, em São Gabriel do Oeste, sensível melhora na estrutura ofertada. Aos poucos e em caminho inverso aos problemas enfrentados em diversos municípios brasileiros, a comunidade são- gabrielense vem sentindo as repercussões positivas de investimentos feitos na saúde pública do municí- pio. Página 8 Confira os últimos agitos da cidade no Social Página 5 Vereadores destacam preocupação com saúde pública durante sessão CÂMARA DE VEREADORES O constante crescimen- to dos índices de dengue re- gistrados em Mato Grosso do Sul, nos quais São Gabri- el do Oeste aparece entre os quatro municípios do Esta- do com alto risco de regis- trar uma epidemia da doen- ça, fez com que os vereado- res destacassem na tribuna, durante a sessão de terça-fei- ra (08/02), a importância da conscientização da comunida- de quanto ao problema. Página 8 André Puccinelli assina medida que beneficia micro e pequenas empresas de MS COMÉRCIO Página 3 AGRONEGÓCIOS Sindicato Rural de São Gabriel busca melhorias para agricultores Página 6 Em Camapuã, trabalho intenso para combater o mosquito São Gabriel investe cada vez mais na Saúde Pública para conter avanço da dengue

Upload: tiago-braga

Post on 10-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Primeira edição do jornal Alto Taquari - Cobertura em São Gabriel do Oeste e Camapuã, tiragem, 4 mil.

TRANSCRIPT

Page 1: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

SÃO GABRIEL DO OESTE, 1 A 15 DE FEVEREIROAno I - Nº 1 R$ 1,00

SAÚDE

Dengue avança na Região Norte e preocupapopulação e autoridades municipais

Medidas para o contro-le da dengue em MatoGrosso do Sul serão inten-sificadas a partir desta sema-na. O último levantamentoindica que, este ano, foramnotificados 1.959 casos de

dengue em 55 municípios doEstado, com 76 confirma-ções.

Técnicos das secretariasde Saúde de todos os muni-cípios participam de umacapacitação para a utilização

do novo sistema de moni-toramento da doença, queserá abastecido diariamente.A agilidade na notificaçãodos casos vai proporcionarum atendimento mais rápi-do e eficaz aos doentes. Atu-almente, a ocorrência dadengue é feita semanalmen-te.

Página 4

EDITORIAL

Viemospara

somar!Página 2

Seminário sobre reflorestamentoserá promovido pelo Cnta e Famasul

MEIO AMBIENTE

O Consórcio Inter-municipal para o Desen-volvimento Sustentávelda Bacia do Rio Taquari(Cointa) em parceria coma Federação da Agricultu-ra e Pecuária de MS (Fa-masul) realiza no dia 24 defevereiro o 3º seminárioEucalipto e Seringueira –“Plantar florestas é umbom negócio”, que deveapresentar informaçõespara quem deseja iniciar oplantio de destas duas es-pécies. As palestras serãoministradas por profissi-onais da área, de manei-ra objetiva.

Página 6

Prefeitura investe naSaúde para melhorar

qualidade de vidada população

SAÚDE

Uma das áreas com maior volume de reclamaçõesem todo o País tem tido, em São Gabriel do Oeste,sensível melhora na estrutura ofertada. Aos poucos eem caminho inverso aos problemas enfrentados emdiversos municípios brasileiros, a comunidade são-gabrielense vem sentindo as repercussões positivasde investimentos feitos na saúde pública do municí-pio.

Página 8

Confira os últimosagitos da cidadeno Social

Página 5

Vereadores destacam preocupaçãocom saúde pública durante sessão

CÂMARA DE VEREADORES

O constante crescimen-to dos índices de dengue re-gistrados em Mato Grossodo Sul, nos quais São Gabri-el do Oeste aparece entre osquatro municípios do Esta-do com alto risco de regis-trar uma epidemia da doen-ça, fez com que os vereado-res destacassem na tribuna,durante a sessão de terça-fei-ra (08/02), a importância daconscientização da comunida-de quanto ao problema.

Página 8

André Puccinelli assina medida quebeneficia micro e pequenas empresas de MS

COMÉRCIO

Página 3

AGRONEGÓCIOS

SindicatoRural de

SãoGabrielbusca

melhoriaspara

agricultoresPágina 6

Em Camapuã, trabalho intenso para combater o mosquito

São Gabriel investe cada vez mais na Saúde Pública para conter avanço da dengue

Page 2: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 2 01 A 15 de Fevereiro de 2011

Viemospara somar!

Quando criamos o Jornal Eletrônico IDEST,há mais de cinco anos, com a idéia principal demostrar os acontecimentos sociais, as festas e osgrandes eventos promovidos na cidade de SãoGabriel do Oeste, para assim levar entretenimen-to e diversão aos nossos leitores e internautas, nãopensávamos, na época, que nosso trabalho seriatão reconhecido a ponto de ocupar hoje um lugarde destaque na mídia estadual e nacional.

Sabemos que, atualmente, vivemos nummundo globalizado e num tempo em que é essen-cial e decisivo saber comunicar quem somos, a queviemos, o que fazemos e o que queremos. È umaquestão de sobrevivência perceber os fatores queinterferem e influenciam na comunicação, às ve-zes a mensagem que queremos passar não fica tãoclara quanto desejamos.

Por esta razão, passamos também a priorizar abusca pela informação com o objetivo de ofereceraos nossos leitores e anunciantes a oportunidadede ter acesso além do entretenimento já tradicio-nal e muito forte à notícia apurada e elaborada comseriedade e credibilidade, investindo em profissio-nais cada vez mais comprometidos com a empre-sa e mais experientes.

Depois de anos de experiência e muito traba-lho à frente do site de notícias, lançamos agora onosso jornal impresso, que chega até os leitores,anunciantes, órgãos públicos e a sociedade são-ga-brielense com um espírito de renovação e novostempos para a cidade e toda a Região Norte, nossaprincipal base e motivo de investimento.

Nossa maior preocupação e principal motivode existência sempre foram levar o nome de SãoGabriel do Oeste e de toda a região Norte a todosos cantos deste Estado e por que não do País, afi-nal vivemos num mundo globalizado, bastando umclique para se conectar ao mundo.

È com este espírito de renovação e acima detudo com a intenção de somar com os outros ór-gãos de imprensa já estabelecidos em nome do de-senvolvimento e crescimento da nossa região e docomprometimento com a busca pela qualidade naapuração do que vamos publicar, a informação comverdade e credibilidade, que vamos colocar nossoproduto nas ruas, a partir de hoje.

Com uma comunicação simples e direita, que-remos contar com a ajuda e a participação de todaa população são-gabrielense, dos órgãos públicos,entidades e instituições constituídas para que jun-tos possamos fazer um trabalho de qualidade, sé-rio e comprometido com a sociedade, multiplican-do as ações através da confiança, na defesa dospontos de vista e sempre colocando a verdade emprimeiro lugar.

EDITORIAL

CNPJ:08401698/0001-69Av. Getúlio Vargas, 757 – sala 210CEP: 79.490-000 – CentroSão Gabriel do Oeste-MS

Editoração Gráfica e Impressão:Editora VisãoRua Donizete, 139Fones: (67) 3342-7682/3342-1639E-mail:[email protected]

Lula lá...Os passageiros do voo da Gol que decolou às 14h53 (dia 10)

para Brasília tiveram uma surpresa: o ex-presidente Lula estava abordo, com a ex-primeira-dama Marisa Letícia e também com Cla-ra Ant, sua assessora.

Na época de sua campanha à Presidência, ele só voava emjatos alugados pela coordenação de sua campanha.

Depois de eleito, passou oito anos voando em aeronaves daFAB (Força Aérea Brasileira) e no AeroLula. Há alguns dias, foi àÁfrica num avião particular emprestado pelo ex-vice-presidente JoséAlencar.

Para não causar tumulto no aeroporto de Congonhas, a com-panhia preparou um embarque especial para o ex-presidente, quepôde se acomodar na aeronave antes dos outros passageiros.

Toda quartaJá imaginou um local onde os são-gabrielenses poderão reu-

nir-se semanalmente para saborear a gastronomia étnica, conhe-cer os trabalhos manuais desenvolvidos por artesãos e grupos detrabalho e ainda apreciar a tradição local com apresentações artís-ticas? Essa é a proposta do Espaço da Família, que será realizadotoda quarta-feira à noite, no Centro de Eventos Felipe EduardoGrimm.

Realizada pela Prefeitura de São Gabriel, em parceria com osgrupos culturais do município, a atividade incrementará a tradicio-nal Feira do Produtor realizada no local. De acordo com a organiza-ção, no Espaço da Família o são-gabrielense encontrará comidastípicas, lanches, doces e salgados, verduras, alimentos produzidosno município e trabalhos manuais e artesanato.

Participarão da atividade semanal integrantes da AssociaçãoUnidos da Feliz Idade (Aufi) com o Bazar da Vovó, Grupos de Traba-lhadores Autônomos de bucha e bolsas, grupos étnicos organiza-dos em São Gabriel.

VisitaO governador André Puccinelli vai estar em Coxim no dia 15

deste mês para entrega de uniformes, kits escolares para alunos darede estadual dos municípios da região norte, notebooks para osmelhores das escolas estaduais, além de entregar computadorespara o Procon.

A informação é do deputado estadual Junior Mochi, que vaiacompanhar a comitiva do governador durante o dia, onde tambémestá marcada uma visita à sede do Cointa, para conhecer o traba-lho e se inteirar das ações do consórcio. Pedro Freitas, coordena-dor geral do Cointa falou da importância desta visita, lembrandoainda que das 250 vagas para o Seminário, que ocorre no dia 24deste mês, 180 já foram preenchidas.

CURTAS

Afinal, quando devemos suplementar?Deixemos bem claro que a suplementação alimentar

depende exclusivamente da alimentação do indivíduo, nãoé possível realizar a prescrição de um suplemento sem an-tes ter sido realizada uma análise minuciosa sobre a dieta,necessidades nutricionais, treinamento, dados antropomé-tricos etc.

Infelizmente, observamos que a maior parte dos su-plementos é indicada ao “pé do ouvido”, sem o devido con-trole sobre esses fatores. E mais: normalmente quem faz aprescrição é o próprio dono da loja de suplementos ou al-gum amigo de academia.

É impossível fazermos um ranking dos melhores su-plementos alimentares, pois o que pode ser fundamentalpara alguém, pode ser totalmente desnecessário para ou-tro, por exemplo, uma pessoa que não possui a menor pos-sibilidade de realizar as refeições intermediárias devido aomontante de trabalho se beneficiaria muito com uma refei-ção líquida.

Já para outra pessoa que possui uma rotina diária tran-qüila, o uso de refeições líquidas é desnecessário. No en-tanto, dois momentos peculiares em que à suplementaçãorealmente é muito interessante para todos aqueles que vi-sam uma hipertrofia muscular (exceto iniciantes), seria an-tes e após o treinamento.

O uso de maltodextrina acompanhado de uma pequenaquantidade de whey protein proporcionaria um melhor rendi-mento associado a um aumento na síntese protéica. Para aque-les indivíduos com um nível mais avançado, devido à altaintensidade do treinamento, além de maltodextrina e wheyprotein , o uso de BCAAs e glutamina parece ser interessante.Ainda para os indivíduos em nível avançado, a inclusão de

outros suplementos, tais comoo HMB em determinados pe-ríodos também pode ser útil.Já imediatamente após o trei-namento, recomendo o uso deum shake contendo proteínas derápida absorção (whey protein),além de uma mistura de carboi-dratos com alto índice glicêmi-co (dextrose e maltodextrina).

Esses valores são variáveisde acordo com cada indivíduo,mas como parâmetro, em tor-no de 1 grama de carboidratospor kg de peso corporal (50%maltodextrina e 50% dextrose) e 0,5 gramas de proteínas hi-drolisadas por kg de peso corporal parece ser o suficientepara garantir uma ótima ressíntese de glicogênio, uma exce-lente liberação do hormônio anabólico insulina, otimizar asíntese protéica e interromper a proteólise, em nível avança-do, pode-se ainda enriquecer essa solução com BCAAs, glu-tamina e HMB, dependendo de sua disponibilidade finan-ceira.

A pergunta mais comum entre os praticantes de mus-culação é: qual o segredo para aumentar a massa muscular?A resposta é uma só: conhecimento! Este artigo teve porobjetivo colocá-lo no caminho, pois o processo do conhe-cimento é uma jornada sem fim. Por isso, que a cada diaaqueles que se engajam em um processo sério de treina-mento adquirem corpos cada vez mais perfeitos, procureestar sempre atento e cuidado para não absorver informa-ções sem fundamento. Sempre procure a orientação de umprofissional especializado.

PROF. EDERGraduado em Educação Física Licenciatura e Bacharel UCDB

2004; Especialista em Treinamento Desportivo Sistema Internaci-onal de Ensino, UNIGRAN RIO-RJ 2007; Instrutor OH2

ACADEMIA; Treinamento Individualizado e Assessoria Esportiva.Contatos: e-mail:[email protected]

tel: 3295 - 1212 – OH2 ACADEMIA

Jornalista Responsável: Eliane MichelsDRT/MS 156 - 9260-0932E-mail: [email protected]: Ederson J. Wagner;Tiragem: 3 mil exemplaresPeriodicidade: Quinzenal

Redação: Rua Chaad Scaff, 332Bairro ItanhangáCampo Grande - MSTelefone: (67) 3295-5584Diretor: Tiago Braga E-mails: [email protected] [email protected]

“A pergunta maiscomum entre ospraticantes de

musculação é: qualo segredo para

aumentar a massamuscular? A

resposta é uma só:conhecimento!”

CHARGE

Page 3: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 301 A 15 de Fevereiro de 2011

COMÉRCIO

André Puccinelli assina medida quebeneficia micro e pequenas empresas de MS

Faems marca eleições denova diretoria para abril

No dia 31 de janeiro, ogovernador André Pucci-nelli assinou a medida queamplia benefícios para asmicro e pequenas empre-sas, do setor comercial noEstado, com a presença derepresentantes do setor.

A medida assinada pelogovernador suspende aobrigatoriedade de emissãode Nota Fiscal Eletrônica(NFE) para as empresas depequeno porte cujo fatura-mento anual não ultrapas-se R$ 120 mil, atualmen-te, são beneficiadas apenasempresas com receita anu-al inferior a R$ 60 mil.

Para Leocir Montagna,presidente da Faems, estamedida do governo vai re-sultar em grande economiapara as empresas benefici-

adas, uma vez que não pre-cisarão adquirir e instalaras máquinas de emissãoeletrônica, além de inves-timento em computado-res, softwares e treinamen-

to de pessoal, resultandoem economia que poderáser investida em melhori-as para os seus clientes.

Puccinelli ampliou onúmero de empresas que

não são obrigadas a emitira Nota Fiscal Eletrônica,incentivando a regulariza-ção das microempresas,beneficiando 2.154 micro-empresas e 4,6 mil micro-empreendedores individu-ais que não precisarão mais

ter o equipamento de emis-são da nota fiscal eletrôni-ca, que custa em torno deR$ 8 mil a R$ 10 mil.

Também foi assinadopelo governador benefíciopara os microempreende-dores individuais optantespelo Simples Nacional, fi-cando dispensados da co-brança do diferencial de alí-quota, nas hipóteses pre-vistas nos incisos VI e VIIdo Art. 5º da Lei nº 1.810de dezembro de 1997 e doICMS Garantido (Decre-to 11.930) de 16 de setem-bro de 2005.

Para o diretor-superin-tendente do Sebrae, Clau-dio George Mendonça,30% dos empreendedoresindividuais serão benefici-ados. Os outros 70% são dosetor de serviços e já esta-vam dispensados da emis-

são da nota fiscal. MS temmais de 15 mil microem-preendedores individuaisregistrados. “Temos a metade mais 6 mil neste ano”,completou.

Montagna afirmou ain-da que muitas empresasdevem ser incluídas entreas beneficiadas, numa de-monstração de sensibilida-de da administração esta-dual para com aqueles quecontribuem não só com aarrecadação de impostos,mas também na geração deemprego e renda.

Representantes dos co-merciantes participaram daassinatura da medida e co-memoraram esta atitudedo governo como o presi-dente da Fecomércio, Edi-son Araújo, Roberto Oshi-ro, diretor da ACICG, di-retores do CDL.

Sessão Legislativa será abertano dia 15 de fevereiro

ELEIÇÃO

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Diretoria discutereajuste de

mensalidades,Congresso e

eleições 2011

A diretoria da Faems -Federação das AssociaçõesEmpresariais do MatoGrosso do Sul - reuniu-sepela primeira vez no dia28 de janeiro, na sede daAssociação Comercial deCampo Grande - ACI-CG, para discutir assun-tos relativos à entidadecomo reajuste de mensa-lidades, 2º Congresso Fa-ems e realização das elei-ções para nova diretoriada entidade triênio 2011/2014.

O presidente da Fae-ms, Leocir Paulo Montag-na, falou sobre a realiza-ção do 2º Congresso daentidade, que deve acon-tecer no mês de maio, nacidade de Ponta Porã,contando com parceiroscomo Sebrae Nacional eMS, prefeitura municipal

FOTO TIÃO GUIMARÃES

A 1ª Sessão Legislativada 9ª Legislatura será ins-talada na próxima terça-fei-ra, dia 15 de fevereiro, noPalácio Guaicurus. Pelaprogramação, o governa-dor André Puccinelli pas-sará em revista a Tropa deHonra da Polícia Militar às8h45, na rampa de acessoà Assembleia Legislativa deMato Grosso do Sul.

Em seguida, ainda nopavilhão externo, será rea-lizado o hasteamento dasbandeiras. O presidente daAssembleia Legislativa, Jer-son Domingos, hasteará a

bandeira nacional; o gover-nador, o estandarte deMato Grosso do Sul e opresidente do Tribunal deJustiça, desembergadorLuiz Carlos Santini, fará ohasteamento da bandeirade Campo Grande.

A sessão solene come-ça às 9h, no Plenário JúlioMaia, com a instalação daSessão Legislativa por Jer-son Domingos e a leiturada mensagem do governa-dor André Puccinelli aosdeputados estaduais.

Após as falas protocola-res, o presidente da Assem-

bleia Legislativa recolheráas indicações para os líde-res de bancadas e solicitaráa estas lideranças a indica-ção dos nomes para inte-grar as Comissões Técni-cas Permanentes.

Comissões - As 14comissões permanentesserão compostas de cincomembros. A representaçãonumérica das bancadasestá prevista no artigo 44 doRegimento Interno. Os lí-deres terão cinco sessõespara indicar os nomes dosmembros titulares e su-plentes que irão integrarcada uma das comissões.

MESA O deputado Londres

Machado (PR), que condu-ziu a eleição, declarou em-possado para o biênio 2011/2012, como presidente, odeputado Jerson Domingos(PMDB), com 24 votos.

Para primeiro vice-pre-sidente foi eleito o deputa-do Maurício Picarelli(PMDB) com 24 votos; se-gunda vice-presidente, de-putada Dione Hashioka(PSDB), com 24 votos; eterceira vice-presidente, de-putada Mara Caseiro(PTdoB), também com 24votos.

Já para a primeira se-cretaria foi eleito o deputa-do Paulo Corrêa (PR),com 23 votos; segunda se-cretaria, deputado PauloDuarte (PT), com 23 vo-tos; para a terceira secreta-ria, deputado Felipe Orro(PDT), com 24 votos.

O deputado Onevande Matos (PSDB) absteve-se de votar para os cargosde primeiro e segundo se-cretários.

de Ponta Porã, Banco doBrasil, Caixa, Fecomércioe Governo do Estado eque está orçado, a princí-pio, em aproximadamen-te R$ 600 mil.

Montagna explicouque já foi feita uma reu-nião com o prefeito dePonta Porã, Flávio Kayatt,diretoria da AssociaçãoEmpresarial da cidade,empresários e possíveisparceiros, no mês de de-zembro do ano passado,na qual foi entregue ofí-cio e portfólio completodo projeto, bem comouma visita técnica ao Cen-tro de Convenções Inter-nacional, onde deve acon-tecer o evento.

Ele apresentou aindaaos diretores o contratoassinado com a Certisign,para que a Faems se torneum AR - Agente de Re-gistro (certificação digi-tal), dentro de 90 dias, ar-cando com os custos defuncionários e demaisdespesas, mantendo osrepasses de 5% para asACEs e pólos.

Ainda durante a reu-nião, ficou definido que oreajuste das mensalidadesdas ACEs será baseadonos índices do IGP-M -Índice Geral de Preços doMercado do ano passado,que girou em torno de11,32%.

Com relação às elei-ções deste ano, que vai es-colher a nova diretoria parao triênio 2011/2014, ficoudecidido que vai acontecerno dia 16 de abril, (sába-do), na sede da ACICG –Associação Comercial eIndustrial de CampoGrande, situada na RuaXV de Novembro, núme-ro 390, centro, das 9h às13h. Não há inscrição dechapa até o momento, ape-nas foi criada uma comis-são prévia para acompa-nhar o andamento dos tra-balhos, formada por trêspessoas, que se apresenta-ram espontaneamente:Leocir Montagna (Fae-ms), Romualdo Diniz Sal-gado (ACED - Dourados)e Roberto Oshiro (ACI-CG – Campo Grande).

Representantes do comércio participaram da assinatura de medida,na Governadoria

EDITAL DE CONVOCAÇÃOO PREFEITO MUNICIPAL e o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE

ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso de suas atribuições legais, CONVOCAMos familiares, ou representantes, de pessoas sepultadas no CemitérioMunicipal de São Gabriel do Oeste, para, no prazo de 60 (sessenta) diasa contar da publicação deste Edital, adotarem as seguintes providências:

I - Cadastramento ou Recadastramento do familiar responsávelpelo sepultura;

II – Regularização da sepultura mediante a identificação do falecidoe construção da respectiva carneira, conforme especificações técnicasconstantes no Decreto Municipal nº 161/87.

O atendimento será realizado na Coordenação do Cemitério Local,localizada na Rua Marechal Floriano (no cemitério), no Bairro Milani, das07h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O não comparecimento representará a aceitação tácita e aanuência para o Poder Executivo adotar as medidas legais cabíveis paraa regularização do cemitério municipal.

São Gabriel do Oeste, 11 de fevereiro de 2011.

SÉRGIO LUIZ MARCONPREFEITO MUNICIPAL

SÉRGIO WANDERLY SILVASECRETÁRIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Page 4: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 4 01 A 15 de Fevereiro de 2011

EPIDEMIA

Região Norte de MS é a que maisapresenta casos de dengue

Bandeirantes pode ter tido oprimeiro caso de morte por dengue

População e prefeitura de Camapuã se unem para nãoagravar o quadro da doença no município

Aedes aegypti agora sedesenvolve em água suja

Os brasileiros enfrentam mais um desafio na erra-dicação do mosquito da dengue. Uma pesquisa da Su-perintendência de Controle de Endemias de São Paulo(Sucen), divulgada no último sábado (05), mostra queo mosquito transmissor da doença não se reproduzapenas em água limpa.

Durante trabalho de campo no litoral norte de SãoPaulo, a pesquisadora responsável, Marylene de Brito,encontrou 300 focos com larvas do Aedes aegypti emágua parada misturada a resíduos de produtos quími-cos, como óleo, tinta e até pequenas concentrações desal, produto que, contraditoriamente, também pode serusado no combate ao mosquito transmissor.

– O que sabíamos é que o Aedes era um mosquitode água limpa e se criava, principalmente, em água dechuva – explica Marylene, doutora em epidemiologia esaúde pública pela USP. – Agora ele está se adaptandoa água contaminada ou suja, o que lhe confere vanta-gem em relação às outras espécies.

Casos do mosquito se reproduzindo em água sujaate com óleo lubrificantes ja foram notificados pelosagentes de saúde de São Gabriel este ano.

Medidas para ocontrole da dengue

em Mato Grossodo Sul serão

intensificadas apartir desta semana.

O último levantamen-to indica que, este ano, fo-ram notificados 1.959 ca-sos de dengue em 55 mu-nicípios do Estado, com 76confirmações.

Técnicos das secretari-as de Saúde de todos osmunicípios participam deuma capacitação para autilização do novo sistemade monitoramento da do-ença, que será abastecidodiariamente. A agilidadena notificação dos casosvai proporcionar um aten-dimento mais rápido e efi-caz aos doentes. Atual-mente, a ocorrência dadengue é feita semanal-mente.

O governo do Estadocomprou o medicamentoparacetamol em compri-midos e gotas, de soro fisi-ológico e de materiais ne-cessários para o tratamen-

to e monitoramento de pa-cientes, como o cartão deacompanhamento de pes-soas com suspeita de den-gue.

REGIÃO NORTEBandeirantes é o mu-

nicípio com o maior índi-ce de focos de dengue doEstado. Segundo dados daSecretaria de Estado deSaúde de MS (SES), a ci-dade, que possui popula-ção de 6.582 habitantes,apresentou 118 casos no-tificados da doença, comíndice de 1.792,8 incidên-cias. Os municípios de SãoGabriel do Oeste (52 ca-sos / 21.307 habitantes),

Rio Verde (112 casos /18.808 habitantes), Coxim(100 casos / 31.795 habi-tantes) e Rio Negro (10casos / 5.040 habitantes)também estão com índi-ces elevados. Com isso, aRegião Norte é a que maisapresenta casos de dengue,pois de oito municípios,cinco estão localizadosnela.

Segundo o secretáriomunicipal de Bandeiran-tes, Fábio Ozório, os doisPostos de Saúde Familiar(PSF) locais, atendem jun-tos, uma média de 80 a 90pessoas por dia. Dessas, 15são com sintomas da den-gue.

Ozório afirma que “to-das as pessoas que são en-caminhadas para fazer esseexame precisam ser regis-tradas”, explicando assim,o número alto de suspeitasda doença.

O resultado de confir-mação ou não da doençaleva sete dias para ser apre-sentado, e, segundo o se-cretário, a prefeitura pormeio da secretaria de saú-

A morte de um mo-rador de Bandeirantesestá sendo investigadacom a suspeita de ter sidocausada por dengue. Avítima se trata do verea-dor Gedeão Nogueira daRocha (PT), de 56 anos,que morreu na manhã daultima segunda-feira(07). Ele apresentava sin-tomas da dengue homor-rágica.

Mato Grosso do Sulacumula, em 2011, 2.533casos de dengue, segun-

do o boletim divulgadopela Secretaria de Saúde. Jáexistem duas mortes peladoença em investigação,conforme um relatório.Uma foi em Aquidauana.A outra foi em CampoGrande e segundo o bole-tim, refere-se ao vereadorde Bandeirantes.

Os dados divulgadosindicam que, em relação àsemana anterior, houveum aumento de 574 casos,ou 29%, em todo o Estado.Do total registrado, 1.224

são em Campo Grande,48%. A segunda cidadecom maior número deregistros é justamenteBandeirantes, onde foramnotificados 118 casos dedengue até o dia 5 de fe-vereiro.

Na cidade, que tem6,5 mil habitantes, a do-ença tem um índice deincidência de 1.792, con-siderando uma escala deum caso a cada cem milpessoas, estabelecida pelosórgãos de saúde.

de, já entra em ação antesmesmo desse período. Talobjetivo visa otimizar a pre-venção e evitar que maispessoas sejam contamina-das.

O maior problema en-frentado pelos agentes desaúde ainda é a falta deconscientização da popula-ção, muitas residências vi-sitadas por esses profissio-nais apresentam vários fo-

cos do mosquitoA população também

pode fazer a sua parte. Paradenunciar focos de dengueou locais que apresentamcondições para proliferaçãodo mosquito, basta ligar naSecretaria de Saúde dosmunicípios de Bandeiran-tes (67) 3262-1203; Cama-puã, (67) 3286-1088; SãoGabriel do Oeste, (67)3295-2456.

DENGUE

FOTOS: DIVULGAÇÃO, PMC

Limpeza nos bairros no final de 2010 ajuda diminuir focos da dengue

Em 2011, foram notificados 11 casos e não houve confirmação

A população dos mu-nicípios localizados na re-gião norte do estado estãopreocupadas com os altosíndices de casos de denguenotificados na região, emCamapuã as notificaçõesse encontra em um nívelrazoável quando compara-do às cidades vizinhas, as-sim como em relação aomesmo período de 2010.

Em 2011, o numerode notificação é de 11 ca-sos suspeitos no municí-pio, dos quais não foramconfirmados nem um atéa tarde de sexta feira (11),segundo a enfermeiraMarta Elizete P. Bortho-

lazzi. Na primeira sema-na de fevereiro, a Secre-taria de Saúde publicouatravés da normativa 001/2011, a orientação aosprofissionais da saúdepara intensificarem asmedidas de prevenção dadengue, onde entre ou-tras ações se torna obriga-tório o exame de prova dolaço que é maneira de di-agnosticar se o pacientepossui sintomas da den-gue hemorrágica.

O secretario de Saúde,Frederico MarcondesNeto, ressalta que a situa-ção que a cidade se encon-tra é relativamente boa

quanto ao numero de no-tificações, porém alerta apopulação de que o traba-lho de prevenção e limpe-za tem de ser permanen-te. Frederico explica que osnúmeros que deixam omunicípio em situação di-ferente que a maioria daregião norte se deve empartes ao trabalho intensoque foi realizado no se-gundo semestre do anopassado, onde o secretariodestaca o projeto “Cata-Treco”.

“CATA-TRECO”Assim foi batizada a

ação conjunta das secreta-

rias de obra, saúde e edu-cação, em que é feito ummutirão de limpeza nosbairros por parte da secre-taria de obras e um traba-lho de orientações e algunsexames pela secretaria desaúde, os alunos da redemunicipal de ensino tam-bém fazem sua parte rea-lizando apresentações paraa população.

Trabalho intensificadoCientes de que muito

trabalho de limpeza aindatem para ser realizado, aPrefeitura de Camapuãcontratou nove trabalha-dores temporários, que sededicarão a limpeza da ci-dade nos próximos trêsmeses eles iniciarão napróxima quarta feira (16).“Devido ao excelente re-sultado do Cata – Trecoestaremos realizando oprojeto novamente emmuito breve, assim queconcluirmos os serviços derevisões de nossos maqui-nários, pedimos a popula-ção que não fiquem ape-nas esperando o projetochegar em seu bairro masque cada um faça sua par-te no seu quintal para nãodeixarmos a dengue e ou-tras doenças cresceremem Camapuã, diz o pre-feito Marcelo PimentelDuailibi

Page 5: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 501 A 15 de Fevereiro de 2011

Social

Confira os principais agitos da cidade deSão Gabriel do Oeste na página Social doIDEST. Tudo que aconteceu nas festas,eventos e nas baladas mais movimentadas dacidade você vai ver aqui, a partir desta edição.

Page 6: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 6 01 A 15 de Fevereiro de 2011

Sindicato Rural de São Gabrielbusca melhorias para agricultores

AGRONEGÓCIOS

O Sindicato Rural deSão Gabriel do Oeste or-ganizou uma comissãoque percorreu diversasregiões produtoras domunicípio nos últimosdias. A comissão pré-avaliou a realidade daslavouras e das estradaspara o escoamento da sa-fra de soja, milho e o iní-cio do plantio da safra dealgodão, em plena ex-pansão e uma promisso-ra atividade agrícola.

A iniciativa visa estu-dar e propiciar melhori-as na infra-estruturaoferecida pelo estado aosagricultores, já que omunicípio é altamenteprodutor e gerador de di-visas, no que diz respei-

Implantação doserviço de hemodiálisepode ser instalada na

Região NorteAtualmente, são 40 pessoas que fazem o

tratamento de hemodiálise em Campo GrandeO município de Coxim pode receber a implanta-

ção do serviço de hemodiálise, beneficiando toda aRegião Norte do Estado. No dia 31 de janeiro, o de-putado estadual Junior Mochi (PMDB) esteve emCoxim, juntamente com médico nefrologista da Hi-per Rim de Campo Grande, Fernando Batoni, paraavaliar as condições dessa instalação.

Segundo Mochi, as ações estão sendo movidas des-de outubro de 2010, frente à Assembléia Legislativa.Ele também realizou uma indicação para que a Secre-taria Estadual de Saúde solicitasse a implantação doserviço em Coxim. O deputado também intermediouuma reunião entre a prefeita de Coxim, Dinalva Mou-rão, e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.

Mochi defende a iniciativa afirmando que o proje-to trará benefícios e comodidade aos que necessitamdeste tipo de atendimento. “É de extrema necessidadeque este serviço seja disponibilizado para a região nor-te, tendo em vista a quantidade de pacientes que pre-cisam se dirigir para Campo Grande, pelo menos trêsvezes por semana, para receber este tipo de atendi-mento”, conclui.

Segundo o diretor geral do Hospital Regional Ál-varo Fontoura Silva, Rogério Souto, uma equipe daCapital verificou as instalações e outras clinicas. Apósa vistoria, foi constatado que o Hospital Regional temo suporte para a hemodiálise.

Hoje, são 40 pessoas que fazem hemodiálise emCampo Grande. Segundo Souto, com a instalaçãodesta especialidade em Coxim, a vida das pessoasdeve melhorar, pois não terão a necessidade de fa-zer longas viagens e arcar com altos custos para otratamento.

Se a instalação for sucedida, o município de Co-xim e a Região Norte serão beneficiados. Com os equi-pamentos, será possível atender cerca de 50 pessoas,diminuindo assim o número de pacientes que buscamsuporte na Capital.

SAÚDEFOTO: DIVULGAÇÃO

Cointa e Famasul realizamseminário sobre reflorestamento

MEIO AMBIENTE

Prefeito de Jaraguari é afastadopor problemas de saúde

Um dosobjetivos é trazer

uma nova fonte deeconomia para aRegião Norte do

Estado

O Consórcio Inter-municipal para o Desen-volvimento Sustentávelda Bacia do Rio Taquari(Cointa) em parceria coma Federação da Agricultu-ra e Pecuária de MS (Fa-masul) realiza no dia 24 defevereiro o 3º seminárioEucalipto e Seringueira –“Plantar florestas é umbom negócio”, que deveapresentar informaçõespara quem deseja iniciar oplantio de destas duas es-pécies.

As palestras serão mi-nistradas por profissio-nais da área, de maneiraobjetiva. Segundo o Co-ordenador Geral do Co-inta, Pedro Freitas, essaproposta de plantio podegerar benefícios econô-micos na região norte.“O objetivo e desenvol-ver essa atividade na re-gião norte para ser maisuma fonte de economia,porque a pecuária já estásaturada”, diz.

Segundo Freitas, oobjetivo é realizar o plan-tio de 400 mil árvores emtoda a região Norte doEstado. Ele também ex-plica o porquê da prefe-rência destas duas espé-cies. “Optamos pelo eu-calipto e pela seringueirapor causa das empresasde celulose, que precisamdestas matérias-primas”,afirma.

Consequentemente,a atividade agropastoril

FOTO: DIVULGAÇÃO

deve ganhar forças, e, se-gundo Freitas, não deveinterferir no rendimentoda economia pecuária daregião, já que ambas po-dem ser administradasem conjunto.

O deputado estadualJunior Mochi (PMDB)intermediou as conversascom as entidades organi-

zadoras em prol da reali-zação do seminário. Tam-bém afirmou que a inici-ativa trará “benefícios asatividades indústrias emtoda a região”.

O evento será organi-zado pelo Painel Flores-tal Eventos, e conta como apoio da PrefeituraMunicipal de Coxim,

to a escoamento da safra.A safra já se iniciou

e as estradas estaduaispraticamente são ine-

xistentes, o que dificul-ta o transporte, além de

encarecer o frete. Se-gundo o presidente dosindicato, Julio Bortoli-ni, as conversas já ti-nham s ido in ic iadas ,mas sem nenhum êxito.“O sindicato luta desdenovembro do ano passa-do, quando o órgão ha-via oficiado alguns De-putados e o secretárioda pasta solicitando tra-ba lhos emergencia i s ,mas nenhuma respostafoi obtida”, diz.

Por conta disso, al-guns agricultores, mes-mo com equipamentos

inadequados, iniciaramos reparos nos pontosmais críticos. Bortolinitambém ressalta que éimportante o compro-metimento com as ativi-dades do município.“Fica o alerta desse Sin-dicato Rural aos respon-sáveis pela infra-estrutu-ra rodoviária estadual,vamos criar responsabi-lidade e começar a traba-lhar. Nosso municípioestá fazendo sua parte enão pode arcar com todoesse ônus, temos umamalha extensa”, conclui.

Sindicatos Rurais (SãoGabriel do Oeste, RioVerde, Rio Negro, Sono-ra, Camapuã, Figueirão,Pedro Gomes e Alcinópo-lis), Embrapa Florestas eAssembléia Legislativa deMato Grosso do Sul.

As inscrições podemser feitas no sitewww.seminarioflorestal.com.br.

INTERVENÇÃO

Em uma sessão extra-ordinária, realizada no dia10 de fevereiro, os novevereadores de Jaraguaridecidiram, por unanimida-de, pelo afastamento doprefeito Albertino NunesFerreira (PDT), o Japino.O vice Valdenir Nogueirade Souza (PP) tomou pos-se em virtude da decisão.

Japino já estava há maisde uma semana impedidopela Justiça de tomar deci-sões. O prefeito foi vítimade um derrame em marçode 2009, e desde então so-

fre com perda de memória.O MPE (Ministério

Público Estadual) enten-deu que Japino não temcondições de administrar acidade e acionou a Justiça.

Para o MPE, quem toma-va as decisões em Jaragua-ri, desde o AVC (AcidenteVascular Cerebral) eraCesar Augusto de Nova-es, o filho do prefeito.

Trecho da MS-430, antes de ser recuperado por iniciativa de produtores rurais para escoamento da safra.

FOTO: STÚDIO PRISMA

Page 7: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 701 A 15 de Fevereiro de 2011

Para evitar mais cortes no Orçamento,Giroto fará reuniões em ministérios

Fundesg firma parceria com Obra Kolping e CRAS

ESPORTE

CÂMARA FEDERAL

Ao constatar, no dia 10de fevereiro, que o con-tingenciamento de R$ 50bilhões feito pelo Gover-no Federal no Orçamen-to Geral da União de2011 vai reduzir em R$101,1 milhões os investi-mentos na manutençãode rodovias federais e naconstrução de espaços emMato Grosso do Sul, odeputado federal Giroto(PR-MS) vai agendarreuniões nos ministériosem Brasília para evitarque o Estado perca maisrecursos. Ao todo, a ban-cada sul-mato-grossense

pleiteou R$ 354 milhõespor meio de 16 emendas

de bancada.De acordo com o veto

publicado no Diário Ofi-cial da União, o contin-genciamento compreen-de três emendas que des-tinam recursos ao Depar-tamento Nacional de In-fraestrutura de Transpor-tes (DNIT), órgão vincu-lado ao Ministério dosTransportes. Foram corta-dos R$ 25 milhões paramanutenção de trechosrodoviários: entronca-mento BR-163 (saída deDourados) a Nova An-dradina, da BR-376; R$35 milhões para BR-262;e R$ 21,1 milhões paraBR-163, divisas Paraná/

Mato Grosso do Sul eMato Grosso/Mato Gros-so do Sul, totalizando R$81,1 milhões.

Também foram corta-dos R$ 20 milhões deemenda de bancada des-tinada ao Fundo Nacionalde Cultura para constru-ção e instalação de espa-ços culturais no Estado.

Giroto, que estáacompanhando a trami-tação das emendas debancada apresentadas aoOrçamento de 2011 porter exercido a função deSecretário de Estado deObras até o ano passado,

afirmou que os projetosvetados pela presidenteDilma Rousseff não po-dem ser recuperados, masvai se empenhar para ga-rantir que os demais re-cursos sejam assegura-dos. “Vou conversar nosministérios para que se-jam mantidos no Orça-mento as emendas apre-sentadas à Comissão Mis-ta de orçamento do Con-gresso Nacional, garan-tindo a execução dasobras”, declarou. Ao todo,a bancada solicitou R$354,3 milhões em inves-timentos.

CALENDÁRIO PREVISTO PARA 2011

Fundesg lança o Projeto“Voluntários do Esporte”

Fundação de Desporto deSão Gabriel do Oeste – FUNDESG

JANEIRO· Reunião Conselho Curador para aprovação Calendário2011 e Prestação de Contas 2010;· Organização Horários escolinhas;· Copa Primor;

FEVEREIRO· Inicio das Escolinhas e projetos sociais;

MARÇO· VII Copa Ouro Vida AABB/FUNDESG de Futebol Su-íço e Vôlei de areia;

ABRIL· Campeonato Municipal Futsal Jardim Gramado;· Copa Intergranjas COOASGO;

MAIO· JEISGO “Jogos Escolares de São Gabriel do Oeste;· Campeonato Municipal de Futebol de Maio á Agosto

2011;· Inicio Jogos Empresariais;

JUNHO· Jasguinho (Escolar);· III Copa Máster Country Club/ FUNDESG de FutebolSuíço.;· Copa Regional de Bocha;· PFC Power Fighters Combat de Muaythai Tradicional –realização Federação de Muaythai Tradicional do MS;

JULHO· Campeonato Municipal Bocha;· Copa São Gabriel de Handebol Masculino/Feminino;· II Copa Grupo Capital Mercantil Futsal;

AGOSTO· Copa São Gabriel do Voleibol Masculino/Feminino;· Inicio JASGO “Jogos Abertos de São Gabriel do OesteMS” Agosto a Setembro;

SETEMBRO· Copa São Gabriel de Basquetebol;

· Copa Primor de futebol;· Circuito FEDAMS Natação;

OUTUBRO· Jogos do Servidor Público dia 28 dia do Servidor públi-co;· Copa são Gabriel de Natação;

NOVEMBRO· I Copa São Gabriel de Futebol;· Copa São Gabriel de Basquetebol;

DEZEMBRO· Premio Mérito Desportivo Melhores do ano.

OBS: Este calendário está sujeito a modificações e passa-rá por algumas apreciações devendo sofrer alterações,motivo pelo qual não recebemos ainda o calendário daFUNDESPORTE, federações e de entidades e parceirosda FUNDESG.;

Para o ano de 2011 serão realizados circuitos deBocha, Solta de Bocha, Vôlei de Areia, fut-vôlei e Corri-das de Rua com datas e local serem definidos.

COLÔNIA DE FÉRIAS

Nos dias 1, 2 e 3 de fe-vereiro, a Obra Kolpingem parceria com a Fun-desg e CRAS realizou noGinásio Pol iesport ivoRoberto Carlos da Silva eCentro de Referências daAssis tência Socia l(CRAS), no Bairro JardimGramado, o Projeto Co-lônia de Férias, com ati-vidades culturais comofilmes, brincadeiras emque os jovens do projetoPROJOVEM tiveram aoportunidade de expres-sar suas opiniões, além deat iv idades esport ivas

como futsal , handebol ,corrida e queimada, como objetivo de um resgatea prática do convívio so-cia l entre os jovens dabairro.

Além das atividades fo-ram oferecidos lanches,rodas de tereré e muitobate-papo com o tema ba-seado no filme Escola daVida, para os adolescentes,atendendo assim com ati-vidades alternativas no pe-ríodo de férias escolares.

Para Ederson JoacirWagner, pres idente daFUNDESG, as parcerias

Durante reunião ocor-rida no dia 4 de fevereiro,na sede da Fundação deDesportos de São Gabrieldo Oeste - Fundesg, acon-teceu o lançamento do Pro-jeto “Voluntários do Espor-te”, que visa proporcionaratendimento esportivo aosbairros carentes, com po-pulares que fazem traba-lhos voluntários com crian-ças e adultos no município.

Participaram da reu-nião Arley Balzan, que re-aliza trabalho voluntáriocom crianças no BairroMilani, Elson Freire Sales(Perkão) e Edivaldo Man-tovani, que atendem crian-ças aos sábados no BairroJardim Gramado, além de

Marcos Roberto Vieira,que atende adulto femini-no na modalidade de volei-bol também no Bairro Jar-dim Gramado.

Segundo Ederson JoacirWagner, presidente da Fun-desg, o projeto terá um pro-fissional de Educação Físicacomo coordenador e a fun-dação estará disponibilizan-do materiais esportivoscomo bolas, cones e cole-tes para o projeto, observa-mos que há muito tempoestas pessoas vem fazendoeste tipo de trabalho, e cabeao poder público fomentare buscar mais voluntáriospara o esporte municipal in-clusive empresas privadas,ao longo do ano.

“Vamos ainda providen-ciar cursos e palestras paradar formação aos voluntá-rios, com este projeto pre-tendemos atender direta-mente mais de 150 criançase adultos no município,com certeza sem pessoasque fazem este tipo de tra-balho, sem cobrar nada, oesporte local não acontece-ria, estamos estudando parao ano de 2011 mais algunsprojetos, em breve estare-mos lançando um projetovoltado para lutas nas es-colas”, afirmou Ederson.

como esta entre CRAS,KOLPING E FUNDESGmelhoram o atendimentoaos jovens e crianças domunicípio, em 2011 aFUNDESG estará reali-zando uma parceria com aKOLPING em que a Fun-

dação estará disponibili-zando durante o ano de2011 profissionais de Edu-cação Física, materiais es-portivos além de espaçospara as atividades no Gi-násio de Esportes e qua-dra de futebol de areia e

vôlei de areia a parceriacontará também com es-paço da pisc ina semi-olímpica no Bairro JardimGramado, oferecendooportunidades esportivase lazer para os adolescen-tes do bairro.

Page 8: Primeira Edição Jornal Alto Taquari

Página 8 01 A 15 de Fevereiro de 2011

SAÚDE

São Gabriel trilha caminho inversodos outros municípios do País

Junior Mochi, daRegião Norte, é o novolíder do governo na AL

A região Norte deMato Grosso do Sul temseu representante esco-lhido para ser o líder dogoverno na AssembléiaLegislativa, uma regiãoque por muito tempo fi-cou esquecida, conquistaseu espaço. O deputadoJunior Mochi (PMDB),recebeu o convite na úl-tima sexta-feira, dia 4 defevereiro, mas será ofici-alizado com o início dostrabalhos legislativos, nodia 15.

“Recebi o convite como uma missão e como parceirode sempre, entendo que esta é mais uma demonstraçãode confiança do governador no nosso trabalho”, frisouMochi.

No dia 14, aconteceu uma reunião em que o governa-dor André Puccinelli (PMDB) onde será apresentadocomo líder para os secretários estaduais e diretores dasautarquias. “Neste encontro, o governador deve conver-sar com os secretários e diretores para que haja uma afina-ção entre as pastas e a liderança para que o exercício destetrabalho seja realmente satisfatório”, concluiu Mochi.

Vereadores destacam preocupação com saúde pública durante Sessão

Projeto que prevê retirada de Lixãono bairro Fênix é discutido na Câmara

Uma das áreas commaior volume de reclama-ções em todo o País temtido, em São Gabriel doOeste, sensível melhora naestrutura ofertada. Aospoucos e em caminho in-verso aos problemas en-frentados em diversosmunicípios brasileiros, acomunidade são-gabrie-lense vem sentindo as re-percussões positivas de in-vestimentos feitos na saú-de pública do município.

A última notícia di-vulgada pelo poder públi-co municipal neste viés foio início da construção demais um posto de saúdepara atender ao público dobairro Amábile Maffisso-ni e Jardim Primavera. Oprédio vem reforçar o es-paço de atendimento jáutilizado por oito equipesde saúde da família, umarede de atendimentos es-pecíficos como fisiotera-pia, nutrição, psicologia eatendimento geriátrico,um centro de especialida-des e um hospital munici-pal, que recebeu reformase tem arrancado elogios dequem passa por lá. “Estábom, com ar-condiciona-do, fresquinho, um espa-

ço melhor”, disse Dalva-neide Souza. A estruturaainda foi reforçada com aaquisição de duas ambu-lâncias maiores que asexistentes.

De acordo com oprefeito Sérgio Marcon, areestruturação da saúdepública municipal era umadas reivindicações levanta-das pela comunidade du-rante a campanha eleito-ral de 2008. “Dentre ospedidos, estava a constru-ção de mais um posto desaúde e a reforma dosexistentes”, aponta o ges-tor. “Mesmo com todosos problemas enfrenta-

dos, conseguimos atenderos pedidos na medida dopossível”, comemora, que

destaca parcerias federaise estaduais nos investi-mentos.

As reformas - quedevem at ingir este anotambém os postos de saú-de do bairro Jardim Gra-mado e do dis tr i to doAreado - têm soado posi-tivamente aos pacientes.“Fiquei contente, a gentevem aí e vê o posto maisbonito, com mais espaço”,aponta a dona de casa Lu-zia Bispo de Jesus sobre aampliação da unidade lo-

PRESTÍGIO

cal izada no bairro quemais busca atendimentona rede pública - o Fênix.

Membros daCasa de Leis

pediramconscientizaçãoda comunidade

para evitar epide-mia no Município

O constante crescimentodos índices de dengue regis-trados em Mato Grosso doSul, nos quais São Gabriel doOeste aparece entre os quatromunicípios do Estado com

Vereadores vão indicar em conjunto,valor do repasse do duodécimo

O repasse vai garantir melhorias à comunidade do Município

Participaram dareunião, vereadores,

prefeito e representantesda comunidade

Dar um destino adequado àtoda produção de resíduos sóli-dos, de modo a proporcionarmais qualidade de vida e seguri-dade à saúde da população. Comeste objetivo, a Câmara de Verea-dores, em conjunto com o Exe-cutivo de São Gabriel do Oeste,se reuniu para apreciação de es-tudo final sobre o pré-projeto deuma usina de reciclagem e com-postagem para o Município.

Participaram da reunião, oprefeito Sérgio Marcon, a presi-dente da Câmara, Ana Rohr(PMDB), e os vereadores Ânge-lo Mendes – Baiano (PSB), Ra-mão Gomes (PP), e Rosmar Al-ves (PP), além de representantesde vários segmentos da socieda-de e o engenheiro agrônomo,

Vilson Brusamarello, que estácoordenando o projeto.

O estudo, que visa além daimplantação da usina, um aterrosanitário e Estação de Tratamen-to e Efluentes, pretende colocarum fim aos constrangimentos eriscos aos quais os moradores dasproximidades do lixão Munici-pal, estão constantemente expos-tos.

Segundo a presidente daCasa, Ana Rohr, o projeto vai afe-tar diretamente a saúde e quali-dade de vida da população. “Osimpactos serão positivos, nãoapenas para os moradores do bair-ro Fênix, mas para todo o Muni-cípio”, evidenciou.

Anteriormente o projeto jáhavia sido avaliado tanto peloExecutivo, quanto pelo Legisla-tivo, entretanto, esteve parado,devido à situação financeira dacomunidade do Bairro Fênix,principal afetada pelos impactosdos resíduos sólidos que são des-

cartados no local.De acordo com o verea-

dor, Ramão Gomes, a aprecia-ção do pré-projeto deu emba-samento para colocar em prá-tica um estudo eficaz para adestinação correta do lixo. “As-sim, além de o Municípiocumprir a legislação, retira olixo descartado na comunida-de, que constantemente é pre-judicada pelas conseqüênciascausadas pelos descartes”, fina-lizou.

Em um país com produ-ção diária de 250 mil toneladasdiárias de lixo, segundo dadosdo IBGE, os municípios têmse manifestado para dar a des-tinação correta para o que édescartado, e cumprir a Lei12.305 ou Política Nacional deResíduos Sólidos (PNRS),que determina que os gover-nantes sejam obrigados a darum fim adequado a todo tipode lixo.

alto risco de registrar uma epi-demia da doença, fez com queos vereadores destacassem natribuna, durante a sessão de ter-

ça-feira (08/02), a importância daconscientização da comunidadequanto ao problema.

Os Edis lembraram que aobrigação quanto à limpeza dasáreas particulares é dos propri-etários, entretanto, diante da atu-al situação, é necessária a mobi-lização também do Executivo,para impedir que o Municípioregistre uma epidemia da doen-ça.

Diante do surto de dengue,a presidente da Casa Ana Rohr,lembrou ainda que a leishmani-ose também tem causado preo-cupação à saúde pública. “Antesa doença era registrada com fre-

qüência no meio rural, mas temse desenvolvido em ambientesurbanos. É preocupante, já que aleishmaniose, assim como adengue, também é resultante dodescuido em relação à limpeza”,finalizou a vereadora.

Usaram a tribuna no GrandeExpediente, os vereadores CézarAndrade (PDT), Ana Rohr(PMDB), Rosmar Alves (PP),Marcos Paz (PT), Ramão Gomes(PP) e Ângelo Mendes - Baiano(PSB).

Valorizar a execução dasobras consideradas emergenci-ais e dar atenção às principaisnecessidades da comunidade deSão Gabriel do Oeste.

Com este objetivo, osmembros da Casa de Leis doMunicípio, juntamente com oPrefeito, Sérgio Marcon, sereuniram, no início deste mês,para definir o destino do repas-se do Duodécimo dos verea-dores.

Na ocasião, o Executivoelencou as necessidades prio-ritárias que devem ser benefi-ciadas com o repasse dos vere-adores. Dentre as ações que se-rão executadas, estão reformase construções no Jardim Gra-mado, Bairros Milani e Fênix,

no Centro e no Distrito do Are-ado.

Diante das obras destacadaspela Prefeitura, os vereadoresdecidiram indicar em conjunto,todo o valor do repasse do Duo-

décimo de 2010, às obras quedevem proporcionar mais qua-lidade de vida e desenvolvimen-to ao Município e que são con-sideradas prioritárias pelo Exe-cutivo.

Recepção do hospital foi otimizada com reforma

FOTOS: THAYARA BARBOZA

FOTO: TINEKE BRONKHORST EFFGEN

Segundo a prefeitura, próximo posto a ser reformadoserá o do Jardim Gramado