Preveno Envelhecer com Sade - Unimed- ? Preveno de acidentes Envelhecer com Sade ... sade

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ANS - n 39.332-1 Este folheto um infomativo. Em caso de dvidas consulte um especialista ou seu mdico. Proibida a reproduo integral ou parcial deste material em qualquer meio, inclusive internet, sem autorizao expressa da Unimed-Rio.Qualquer reproduo no autorizada est sujeita s penalidades da lei. Jornalista Responsvel: Andria Manograsso - MTB 18.120. 2007 - ELM Marketing Mdico Ltda - Todos os Direitos ReservadosEnvelhecer com SadePreveno de acidentes A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa dentro do domiclio, nas escadas ou no jardim. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a sade do idoso. Confira algumas medidas simples para prevenir: Use sapatos de saltos largos com calcanhares reforados, para evitar que os ps se movimentem dentro dos sapatos. Evite usar chinelos. Os mveis da casa devem estar bem afastados para no se esbarrar neles. Coloque forro antiderrapante nos tapetes. Os sofs e cadeiras no devem ficar a uma altura muito baixa do cho. Coloque barras de apoio na banheira ou chuveiro. As escadas devem ter corrimo seguro e degraus antiderrapantes, e o local precisar estar bem iluminado. Os interruptores de luz devem estar prximos da cama.Para refletir:Se eu soubesse que viveria tanto tempoteria cuidado melhor de mim.Eubie BlakeExerccios fsicos: um momento s seu! A atividade fsica, muito mais que um alvio para as dores, uma tima oportunidade para fazer novas amizades e descontrair. Os exerccios trazem inmeros benefcios para a sade. Alm de aumentar a auto-estima e melhorar o relacionamento social, ainda contribuem para que o idoso no se sinta excludo. A hidroginstica o exerccio ideal para as pessoas que possuem problemas sseos, como a artrose. Na gua os efeitos da gravidade sobre as estruturas sseas e articulares so reduzidos, diminuindo os desgastes e o impacto que podem ocasionar fraturas. Outros exerccios, como a musculao, alm de fortalecerem a musculatura, reduzem a perda de massa ssea. A caminhada, de 30 a 45 minutos dirios, ainda a forma mais econmica, prtica e eficiente de atividade fsica.Pianista e compositor americano. 1883 1993Dieta equilibrada: mais anos de vida! A digesto na terceira idade mais lenta. Por isso, recomenda-se fazer pelo menos 5 refeies por dia e comer em menor quantidade.Outras medidas importantes:1. Tome de 4 a 8 copos de lquidos (gua, ch, leite ou suco de frutas). Evite beber durante o almoo ou jantar.2. Procure comer diariamente alimentos ricos em fibras, que facilitem o funcionamento intestinal como: Verduras cruas como alface, almeiro, agrio, rcula, escarola.Frutas cruas como laranja (c/ bagao), mamo, banana, pra (c/casca).Frutas secas (ameixa, uva passa).Legumes: abobrinha, abbora, cenoura, vagem, quiabo, jil.Cereais integrais: arroz, po integral, aveia.Outros: farelo e germe de trigo (misturado frutas, leite, sucos, feijo).3. Coma diariamente alimentos ricos em clcio e vitamina D: leite, ovos, queijos, coalhadas, carne, peixe e aves. Para o aproveitamento da vitamina D indispensvel tomar sol diariamente.4. Evite o excesso de peso.5. Diminua o sal, acar e alimentos gordurosos.6. Evite bebidas alcolicas e excesso de cafena.O importante no s conseguir adiar o envelhecimento e aumentar o tempo de vida, mas tambm prolongar a durao da vida com qualidade.Envelhecer com Sade Envelhecer um processo que atinge o corpo todo. Com o tempo, cada rgo reduz aos poucos sua funo e o corpo se torna senil.Atualmente no Brasil, a expectativa mdia de vida da populao ao nascer de 69 anos para os homens e 72 para as mulheres.O pas pode chegar a 2015 com uma expectativa mdia de vida de 74 anos e oito meses.Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica 2006.Estado de esprito Com o avanar da idade, o ser humano pode desenvolver o sentimento de que se inicia a ltima etapa de sua vida. Isto pode desencadear uma condio depressiva, principalmente se estiverem presentes a sensao de insuficincia, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.Das doenas mentais na terceira idade, a depresso uma das mais freqentes e atinge cerca de 15% dos idosos. O convvio com familiares, a participao em projetos sociais voluntrios e o lazer em grupo so excelentes para evitar o aparecimento da depresso nesta fase.A preveno , sem dvida, a nossa melhor arma para atingir o envelhecimento saudvel.Vacinao As vacinas so muito importantes na preveno das doenas infecciosas no adulto.As mais recomendadas so: anti-tetnica, anti-gripal e anti-pneumoccica. O modo atual de entender Sade permite cuidar do nosso envelhecimento desde as idades mais precoces. Com o avanar da idade nos tornamos mais propensos a desenvolver doenas crnicas. Em parte, por alteraes orgnicas prprias do envelhecimento, mas, principalmente, por hbitos inadequados.

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