Prevenção Envelhecer com Saúde - Unimed- ?· Prevenção de acidentes Envelhecer com Saúde ... saúde…

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<ul><li><p>AN</p><p>S -</p><p> n </p><p>39.3</p><p>32-1 Es</p><p>te fo</p><p>lhet</p><p>o </p><p>um in</p><p>fom</p><p>ativ</p><p>o. E</p><p>m c</p><p>aso </p><p>de d</p><p>vid</p><p>as c</p><p>onsu</p><p>lte u</p><p>m e</p><p>spec</p><p>ialis</p><p>ta o</p><p>u se</p><p>u m</p><p>dic</p><p>o. P</p><p>roib</p><p>ida </p><p>a re</p><p>prod</p><p>uo</p><p> inte</p><p>gral</p><p> ou </p><p>parc</p><p>ial d</p><p>este</p><p> mat</p><p>eria</p><p>l em</p><p> qua</p><p>lque</p><p>r mei</p><p>o, in</p><p>clus</p><p>ive </p><p>inte</p><p>rnet</p><p>, sem</p><p> aut</p><p>oriz</p><p>ao</p><p> exp</p><p>ress</p><p>a da</p><p> Uni</p><p>med</p><p>-Rio</p><p>.Q</p><p>ualq</p><p>uer r</p><p>epro</p><p>du</p><p>o n</p><p>o au</p><p>toriz</p><p>ada </p><p>est</p><p> suj</p><p>eita</p><p> s </p><p>pena</p><p>lidad</p><p>es d</p><p>a le</p><p>i. Jo</p><p>rnal</p><p>ista</p><p> Res</p><p>pons</p><p>vel</p><p>: And</p><p>ria</p><p> Man</p><p>ogra</p><p>sso </p><p>- M</p><p>TB 1</p><p>8.12</p><p>0. </p><p>2007</p><p> - E</p><p>LM M</p><p>arke</p><p>ting </p><p>Md</p><p>ico </p><p>Ltda</p><p> - T</p><p>odos</p><p> os </p><p>Dir</p><p>eito</p><p>s Re</p><p>serv</p><p>ados</p><p>Envelhecer com SadePreveno de acidentes</p><p> A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa dentro do domiclio, nas escadas ou no jardim. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a sade do idoso. Confira algumas medidas simples para prevenir:</p><p> Use sapatos de saltos largos com calcanhares reforados, para evitar que os ps se movimentem dentro dos sapatos.</p><p> Evite usar chinelos.</p><p> Os mveis da casa devem estar bem afastados para no se esbarrar neles.</p><p> Coloque forro antiderrapante nos tapetes.</p><p> Os sofs e cadeiras no devem ficar a uma altura muito baixa do cho.</p><p> Coloque barras de apoio na banheira ou chuveiro.</p><p> As escadas devem ter corrimo seguro e degraus antiderrapantes, e o local precisar estar bem iluminado.</p><p> Os interruptores de luz devem estar prximos da cama.</p><p>Para refletir:Se eu soubesse que viveria tanto tempo</p><p>teria cuidado melhor de mim.Eubie Blake</p><p>Exerccios fsicos: um momento s seu!</p><p> A atividade fsica, muito mais que um alvio para as </p><p>dores, uma tima oportunidade para fazer novas amizades e descontrair. </p><p> Os exerccios trazem inmeros benefcios </p><p>para a sade. Alm de aumentar a auto-estima e melhorar o </p><p>relacionamento social, ainda contribuem para </p><p>que o idoso no se sinta excludo.</p><p> A hidroginstica o exerccio ideal para as pessoas que </p><p>possuem problemas sseos, como a artrose. Na gua os </p><p>efeitos da gravidade sobre as estruturas sseas e articulares so reduzidos, diminuindo os </p><p>desgastes e o impacto que podem ocasionar fraturas.</p><p> Outros exerccios, como a musculao, alm de fortalecerem a musculatura, reduzem a perda de massa ssea. A caminhada, de 30 a 45 minutos dirios, ainda a forma mais econmica, prtica e eficiente de atividade fsica.</p><p>Pianista e compositor americano. 1883 1993</p></li><li><p>Dieta equilibrada: mais anos de vida!</p><p> A digesto na terceira idade mais lenta. Por isso, recomenda-se fazer pelo menos 5 refeies por dia e comer em menor quantidade.</p><p>Outras medidas importantes:</p><p>1. Tome de 4 a 8 copos de lquidos (gua, ch, leite ou suco de frutas). Evite beber durante o almoo ou jantar.</p><p>2. Procure comer diariamente alimentos ricos em fibras, que facilitem o funcionamento intestinal como: </p><p>Verduras cruas como alface, almeiro, agrio, rcula, escarola.</p><p>Frutas cruas como laranja (c/ bagao), mamo, banana, pra (c/casca).</p><p>Frutas secas (ameixa, uva passa).</p><p>Legumes: abobrinha, abbora, cenoura, vagem, quiabo, jil.</p><p>Cereais integrais: arroz, po integral, aveia.</p><p>Outros: farelo e germe de trigo (misturado frutas, leite, sucos, feijo).</p><p>3. Coma diariamente alimentos ricos em clcio e vitamina D: leite, ovos, queijos, coalhadas, carne, peixe e aves. Para o aproveitamento da vitamina D indispensvel tomar sol diariamente.</p><p>4. Evite o excesso de peso.5. Diminua o sal, acar e alimentos gordurosos.6. Evite bebidas alcolicas e excesso de cafena.</p><p>O importante no s conseguir adiar o envelhecimento e aumentar </p><p>o tempo de vida, mas tambm prolongar a durao da vida com qualidade.</p><p>Envelhecer com Sade Envelhecer um processo </p><p>que atinge o corpo todo. Com o tempo, cada rgo reduz aos poucos sua funo e o corpo se torna senil.</p><p>Atualmente no Brasil, a expectativa mdia de vida da populao ao nascer de 69 anos para os homens e 72 para as mulheres.</p><p>O pas pode chegar a 2015 com uma expectativa mdia de vida de 74 anos e oito meses.Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica 2006.</p><p>Estado de esprito Com o avanar da idade, o ser </p><p>humano pode desenvolver o sentimento de que se inicia a ltima etapa de sua vida. Isto pode desencadear uma condio depressiva, principalmente se estiverem presentes a sensao de insuficincia, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.</p><p>Das doenas mentais na terceira idade, a depresso uma das mais freqentes e atinge cerca de 15% dos idosos. O convvio com familiares, a participao em projetos sociais voluntrios e o lazer em grupo so excelentes para evitar o aparecimento da depresso nesta fase.</p><p>A preveno , sem dvida, a nossa melhor arma para atingir </p><p>o envelhecimento saudvel.</p><p>Vacinao As vacinas so muito importantes na preveno </p><p>das doenas infecciosas no adulto.</p><p>As mais recomendadas so: anti-tetnica, anti-gripal </p><p>e anti-pneumoccica.</p><p> O modo atual de entender Sade permite cuidar do nosso </p><p>envelhecimento desde as idades mais precoces. </p><p>Com o avanar da idade nos tornamos mais propensos </p><p>a desenvolver doenas crnicas. Em parte, por </p><p>alteraes orgnicas prprias do envelhecimento, mas, </p><p>principalmente, por hbitos inadequados.</p></li></ul>

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