prevenção em rede - edição 12

13
PRESP EM REDE Refletindo a liberdade FICA VIVO! EM REDE Encontros para repensar EDITORIAL Aniversário, prêmio e mais destaques MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM REDE Balanço considerável NA AGENDA O que vem por aí NA MEMÓRIA Outros destaques da Prevenção QUEM FAZ Equipe responsável por esta publicação ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS EM REDE Diagnóstico sobre o tráfico de pessoas CEAPA EM REDE Investimento tático no time REVISTA DIGITAL DA POLíTICA DE PREVENçãO SOCIAL à CRIMINALIDADE DE MINAS GERAIS ABRIL – JUNHO | 2014 | EDIçãO 12

Upload: instituto-elo

Post on 31-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista digital da Política de Prevenção

TRANSCRIPT

PrEsP Em rEdE

Refletindo a liberdade

fica vivo! Em rEdE

Encontros para repensar

Editorial

Aniversário, prêmio e mais destaques

mEdiação dE conflitos Em rEdE

Balanço considerável

na agEnda

O que vem por aí

na mEmória

Outros destaques da Prevenção

quEm faz

Equipe responsável por esta publicação

EnfrEntamEnto ao tráfico dE PEssoas Em rEdE

Diagnóstico sobre o tráfico de pessoas

cEaPa Em rEdE

Investimento tático no time

REVISTA DIGITAL DA poLíTIcA DE pREVEnção SocIAL à cRImInALIDADE DE mInAS GERAIS

AbRIL – junho | 2014 | EDIção 12

EditorialEditorialAniversário, prêmio e mais destaques

Prezado(a) leitor(a),

o meio do ano chega em clima de festa com o aniversário do Instituto Elo, que acaba de completar 9 anos no último dia 23 de junho – marca que também será alcançada, em setembro, pelo Termo de Parceria da Política de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais, que é executada conjuntamente pela Secretaria de Estado de Defesa Social e o Instituto Elo. A instituição, além disso, acaba de ganhar (no último dia 13 de junho) a classificação na categoria ouro do Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor. Um notável reconhecimento da qualidade de nosso trabalho, que, aliás, pode ser conferido em parte nas matérias desta edição da Prevenção em Rede.

Na matéria da Ceapa, veja como o programa espera qualificar sua gestão com o lançamento do inédito ‘Manual de Protocolos’, que será referência para toda a sua equipe; a matéria do Fica Vivo! traz o relato sobre um projeto que vem aproximando jovens do programa e estudantes da Fundação João Pinheiro no propósito de repensar...; quanto ao PETP, fique por dentro do diagnóstico, em andamento, que buscará fazer um retrato do fenômeno de tráfico de pessoas em Minas Gerais; o Mediação de Conflitos estreia uma nova gestão em seu grupo interno de estudos que vem orientando os rumos do programa,

como é possível ler na matéria do Mediação; por fim, confira como o audiovisual pode contribuir para o autoconhecimento de egressos do sistema prisional, na matéria referente ao PrEsp.

Agora que as chamadas das matérias e as boas notícias do início já foram compartilhadas, só nos resta desejar a você, leitor(a), um bom proveito com mais esse número da nossa revista.

Até a próxima edição!

Obs.: informamos que, em virtude do período eleitoral, a Prevenção em Rede “pulará” seu cronograma trimestral convencional (que teria a edição 13 em setembro), e voltará com seu próximo número em dezembro.

Investimento tático no timeCiente da importância de um esquema alinhado para o bom desempenho de sua equipe, a Ceapa está prestes a adquirir um reforço de peso

Inspirados pelo clima do mundial de futebol, se pensarmos no quadro de pessoal do programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) como um elenco, atualmente, são quase 100 “jogadores”, dentre técnicos sociais e estagiários, atuando em “campos” de Minas Gerais tão diferentes entre si como a diversidade que há entre as sedes da Copa – com a recente inauguração das novas Centrais de Alternativas Penais, em 2014, o programa chega à marca de 13 Centros de Prevenção como base de funcionamento ao longo do estado.

ceapa Em rede

De olho nesse cenário, para garantir bons resultados com sua equipe, a Ceapa marca esse meio de ano com o lançamento de seu Manual de Protocolos, que representa uma novidade gerencial na dinâmica do programa.

continue lendo

Na Ceapa, como no futebol, falar uma mesma linguagem “no campo” pode fazer toda a diferença

volte ao início

enfrentamento ao tráfico de pessoas Em rede

Diagnóstico sobre o tráfico de pessoas

Pesquisa realizada pelo PETP em parceria com universidade diagnosticará casos nos últimos 10 anos

Com o intuito de identificar a amplitude do fenômeno do tráfico de pessoas em Minas Gerais, o Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP) está realizando, em parceria com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, o primeiro diagnóstico específico sobre a modalidade criminosa no estado.

De acordo com a gerente do PETP, Letícia Cardoso Barreto, o objetivo principal da pesquisa é levantar dados que irão contribuir para subsidiar a implementação de políticas públicas de enfretamento ao tráfico de pessoas em Minas Gerais.

continue lendo

Capacitação realizada em BH reuniu equipe da Prevenção e pesquisadores da UFU

fica vivo! Em rede

continue lendo

Encontros para repensar

Iniciativa conjunta entre Fica Vivo! e Escola de Governo foca no empoderamento de jovens

De um lado estudantes da tradicional Fundação João Pinheiro e do outro adolescentes moradores de comunidades da periferia da capital mineira. Para se investir contra as barreiras entre esses dois universos e favorecer a formação de novas ideias a partir do cruzamento das diferenças foi desenvolvido o projeto ‘Fica Ativo: Repensar’. A iniciativa vem ocorrendo sob a forma de encontros na região norte de Belo Horizonte, desde o mês de abril. Agora, próximo do encerramento de sua edição piloto, o projeto já deixa aprendizados, lembranças e sementes.

É o que você confere na matéria do Fica Vivo! nesta edição da ‘Prevenção em Rede’.

Vendo as fotos, fica difícil saber quem são os proponentes e quem é o público alvo: esse é um dos objetivos da ação

mediação dE conflitos Em rede

continue lendo

Balanço positivo

Sinalizando uma promissora relação com o PMC, NEFOPI completa dois anos de existência e de contribuições com o programa

Fortalecer a troca de experiências e saberes entre as equipes técnicas, supervisão metodológica, gerência, coordenação, diretoria, gestores sociais, representantes da CPEC e de instituições parceiras do Programa Mediação de Conflitos (PMC). Mirando esse objetivo o Núcleo de Estudos, Formação, Pesquisa e Intervenção (NEFOPI) foi criado também para reunir em um mesmo espaço a diversidade de comissões que integram o corpo técnico do programa desde a sua criação (saiba mais).

Desde então cerca de 30 profissionais já passaram pelo núcleo e contribuíram com a reflexão sobre temáticas relacionadas à teoria e à prática da mediação de conflitos.

Desde então, dezenas de técnicos e estagiários do programa já passaram pelo núcleo e contribuíram com a reflexão sobre temáticas relacionadas à teoria e à prática da mediação de conflitos.

Iniciada recentemente, a terceira gestão pretende fazer avançar os trabalho anteriores

NEFOPI reúne no mesmo espaço profissionais de diversas formações que atuam no PMC

presp Em rede‘Refletindo a liberdade’

Projeto do PrEsp aborda as dificuldades na volta ao convívio em sociedade

De acordo com estimativas feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2009, o sistema prisional brasileiro possui uma taxa de reincidência de 70%. Mas o que fazer para quebrar este paradigma e reintegrar os ex-detentos à sociedade?

Por meio de ações reflexivas, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Penal (PrEsp) procura responder a questões como essa e atenuar as condições negativas relacionadas à vivência do cárcere. Mais recentemente, o audiovisual demonstrou ser um importante recurso para este propósito.

continue lendo

Documentário ‘Janelas da alma’ motivou debate sobre a experiência no cárcere

na agEndaPolítica de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais

Oportunidades de atuação social

Se você tem interesse em atuar profissionalmente ou como estagiário em algum dos programas que compõem a Política de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais (Ceapa, Fica Vivo!, PETP, Mediação de Conflitos ou PrEsp), fique de olho na seção ‘Editais’ > ‘Processos seletivos’ do site do Instituto Elo. Frequentemente publicamos neste espaço novas oportunidades para Belo Horizonte, região metropolitana e interior de Minas Gerais.

Então, já inclua em sua agenda, como atividade semanal, dar uma conferida no site – são vagas que podem ser diretamente de seu interesse ou que você pode divulgar aos seus conhecidos.

Petrobras seleciona projetos esportivos

Até 14 de julho, projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social poderão concorrer aos recursos do programa de financiamento, que totaliza R$ 45 milhões. As iniciativas devem estar alinhadas aos princípios do esporte educacional: inclusão, construção coletiva, educação integral, diversidade e autonomia. Podem se inscrever projetos sob responsabilidade de pessoas jurídicas, de direito público ou de direito privado, sem fins lucrativos e com pelo menos um ano de funcionamento.

Para mais informações, acesse o site.

Segurança pública, terceiro setor e atuação social

Edital ‘Jovens de Responsa’

Financiado pela Ambev, esse edital seleciona até 15 de julho projetos que contribuam para a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. O apoio às organizações será entre 30 mil a 100 mil reais para a implementação dos projetos.

Inscrições e mais informações por meio da página da iniciativa no Facebook.

Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Até 18 de julho, Conselhos de todo o Brasil podem inscrever propostas de ação que contribuam para a garantia dos direitos de tais públicos. A Fundação Itaú Social vai apoiar as iniciativas selecionadas com recursos destinados aos Fundos. O valor destinado dependerá do volume de imposto de renda devido das empresas do grupo. Durante os meses de agosto e setembro as propostas serão analisadas, e a divulgação dos resultados sairá em 30 de setembro.

Para mais informações, acesse o site.

Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Estão abertas, até 19 de julho, as inscrições para o ‘Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana’. O edital premiará ações de patrimônio desenvolvidas em terreiros – tombados ou não – a nível nacional.

Confira o edital e todos os anexos, bem como mais informações, acessando o site.

Prêmio Direitos Humanos 2014

Estão abertas até 20 de julho as inscrições para a vigésima edição da premiação, que contempla pessoas físicas ou jurídicas com atuação de destaque em áreas como Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua; Enfrentamento à Tortura; Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa; Erradicação do Trabalho Escravo; Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa; Igualdade Racial; entre outras. Qualquer pessoa ou instituição que tiver interesse pode inscrever seu trabalho ou iniciativa no prêmio preenchendo o formulário disponibilizado no site da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Para mais informações, acesse o site.

Prêmio Vladmir Herzog

Recebendo inscrições até 5 de agosto, a premiação visa reconhecer e premiar os jornalistas que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais. Os trabalhos inscritos nesta 36ª edição devem ter sido publicados ou apresentados ao público no período compreendido entre 5 de agosto de 2013 e 5 de agosto de 2014.

Para mais informações, acesse o site.

I Fórum de Alternativas Penais

Nos dias 7 e 8 de agosto, juízes de todos os estados brasileiros estarão reunidos no evento, que será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e a Rede de Justiça Criminal. O objetivo do evento, que será destinado apenas a magistrados, é definir enunciados para nortear os rumos do Judiciário no tema, avançando na busca de um padrão nacional para a aplicação de alternativas penais.

Para mais informações, clique aqui.

Concurso para monografias sobre prevenção às drogas

Com inscrições até 8 de setembro, a ação busca ampliar a consciência para a importância da ação coletiva, tornando a prevenção do uso de drogas mais eficaz e descentralizando as ações de enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de drogas no país. Para participar do concurso, os concorrentes precisam ser estudantes universitários matriculados ou que tenham concluído graduação nos últimos 12 meses.

Para mais informações, acesse o site.

1ª edição Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas

Até meados de agosto (exatamente 45 dias corridos após o lançamento do pêmio), mulheres com mais de 75 anos e que atuam publicamente na educação, ciência, arte e outras áreas poderão concorrer ao reconhecimento da premiação, lançada no último dia 26/06. A finalidade é recuperar, registrar e reconhecer as brasileiras que influenciaram na construção da cidadania feminina e na ampliação dos direitos das mulheres.

Para mais informações, clique aqui.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Estão abertas até o dia 27 de agosto as inscrições para a premiação, que busca identificar e valorizar experiências educacionais que promovem e defendem os direitos fundamentais, o respeito às diversidades, além de práticas democráticas no ambiente educacional. A edição de 2014 oferecerá menção honrosa a experiências realizadas especificamente na área da educação indígena.

Para mais informações, clique aqui.

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Com inscrições até 28 de novembro, a iniciativa consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Para mais informações, acesse o site.

na mEmória

‘Torneio de Futsal de Rua e Concurso de Talentos’ do Fica Vivo!

PETP marca presença em ciclo da ALMG sobre tráfico de pessoas

Governo de Minas premia Instituto Elo por excelência em gestão

Novos mediadores em formação

PrEsp marca presença em simpósio internacional

Ceapa participa de Ação Global e articulação de rede em Montes Claros

Confira aqui recentes destaques da Prevenção no nosso site

O Instituto Elo é uma associação privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelos governos federal e estadual, que atua na gestão de projetos sociais e culturais em parceria com as iniciativas pública e privada. Na Política de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais, o o Instituto é parceiro da Secretaria de Estado de Defesa Social, compartilhando os esforços de implantação e desenvolvimento dos CPCs e das ações dos programas de prevenção.

Instituto Elo

Diretor-presidenteGleiber Gomes de Oliveira

Diretor InstitucionalAlexandre Compart

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento TécnicoFabiano Neves Alves Pereira

Diretora de Recursos HumanosRafaela Carvalho Naves Grazziotti

Expediente Prevenção em RedeEdiçãoLuiz Gonzaga Oliveira (14656 | MG)

Reportagem e redaçãoFrederico Müller (16621 | MG) e Luiz Gonzaga Oliveira

DesignMarcos Braga

Secretaria de Estado de Defesa SocialSecretário de Estado de Defesa SocialRômulo de Carvalho Ferraz

Secretária Adjunta de Estado de Defesa SocialCassia Virgínia Serra Teixeira Gontijo

Coordenador de Prevenção à Criminalidade (CPEC)Talles Andrade de Souza | tel.: (31) 3915-5448

Núcleo de Promoção Social da JuventudeFica Vivo! – Michele Duarte | tel.: (31) 3915-5425

Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos Mediação de Conflitos – Flávia Mendes | tel.: (31) 3915-5436PETP – Flávia Gotelip | tel.: (31) 3915-5423

Núcleo de Penas Alternativas e Inclusão Social de EgressosCeapa – Lucas Pereira de Miranda | tel.: (31) 3915-5411PrEsp – Daniela Prado | tel.: (31) 3915-541

Núcleo de Implantação e Gestão de CPCsRita de Cássia Salomão | tel.: (31) 3915-5409

Núcleo de Articulação ComunitáriaAndreza Rafaela Abreu Gomes Naves | tel.: (31) 3915-5421

Acesse nosso site: www.institutoelo.org.br