prÊmio abap de sustentabilidade ediÇÃo tocantins...

6
PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo 1.1 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, coordenada pelo Capítulo Regional (com atuação em Goiás e Tocantins). Seu objetivo é estimular ações, iniciativas e projetos em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, reconhecendo as empresas e instituições brasileiras que melhor comunicam seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental por meio de projetos de comunicação e campanhas publicitárias. 1.2 - Por sustentabilidade, a ABAP entende ser a qualidade daquilo que se sustenta. A mobilização global em torno desse conceito nasce da percepção de que o futuro só será sustentável se buscarmos o desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais para as próximas gerações e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social. Uma empresa que atua num padrão sustentável considera o impacto potencial de seus processos e produtos, tanto no meio ambiente como em toda a sociedade. Para isso, considerando sua importância como agente social, deve incorporar rotinas que estimulem novos caminhos para o desenvolvimento socioambiental. 1.3 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE conta como Mídia Partner exclusivo e apoiador o Grupo Jaime Câmara e seus veículos de mídia no Estado do Tocantins. 1.4 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE conta com o apoio de realização da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO. O evento de premiação acontecerá no dia 04 de dezembro de 2018, Dia da Propaganda, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI – Ed. Robson Braga de Andrade, em Palmas.

Upload: buithuan

Post on 18-Jan-2019

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADEEDIÇÃO TOCANTINS - 2018

REGULAMENTO

1 - Objetivo

1.1 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, coordenada pelo Capítulo Regional (com atuação em Goiás e Tocantins). Seu objetivo é estimular ações, iniciativas e projetos em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, reconhecendo as empresas e instituições brasileiras que melhor comunicam seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental por meio de projetos de comunicação e campanhas publicitárias.

1.2 - Por sustentabilidade, a ABAP entende ser a qualidade daquilo que se sustenta. A mobilização global em torno desse conceito nasce da percepção de que o futuro só será sustentável se buscarmos o desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais para as próximas gerações e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social. Uma empresa que atua num padrão sustentável considera o impacto potencial de seus processos e produtos, tanto no meio ambiente como em toda a sociedade. Para isso, considerando sua importância como agente social, deve incorporar rotinas que estimulem novos caminhos para o desenvolvimento socioambiental.

1.3 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE conta como Mídia Partner exclusivo e apoiador o Grupo Jaime Câmara e seus veículos de mídia no Estado do Tocantins.

1.4 - O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE conta com o apoio de realização da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO. O evento de premiação acontecerá no dia 04 de dezembro de 2018, Dia da Propaganda, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI – Ed. Robson Braga de Andrade, em Palmas.

Page 2: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

2 - Participação

2.1 - Podem concorrer cases de empresas públicas e privadas, instituições, ONGs e agências de todo o país, compostos por campanhas publicitárias, projetos de comunicação e peças ou ações isoladas (definição no item 2.2) já concluídos ou em exibição, até a data final de inscrição (31 de outubro de 2018).

2.2 - Cada uma das categorias descritas no item 5 terá duas subdivisões, conformeorientações abaixo:• Campanha publicitária: para ser considerada uma campanha elegível ao PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE, é pré-requisito a presença em dois ou mais meios dos seguintes meios de comunicação: Jornal, Revista, TV, Rádio, Out of Home, Internet.• Projeto de comunicação: deve utilizar uma ou mais das seguintes plataformas de comunicação: comunicação interna, eventos, ações promocionais e ações de relações públicas.

2.3 - Cada subdivisão será avaliada e premiada separadamente. Sendo assim, com exceção da categoria Melhor Anunciante, cada categoria terá seis vencedores, premiando simultaneamente agência e cliente.2.4 - Serão analisadas separadamente campanhas publicitárias; peças e ações isoladas; projetos de comunicação.

2.5 - Os projetos e cases não poderão concorrer em mais de uma categoria.

2.6 - Os candidatos e vencedores autorizam o Comitê Executivo do Prêmio a divulgar, por qualquer meio e pelo período de um ano, informações sobre os cases inscritos, de maneira parcial ou integral.

2.7 - A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), deterá em seus acervos todos os projetos recebidos.

3. Inscrições e Indicações

3.1 - Para concorrer, deve-se fazer inscrição, gratuitamente, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.premioabapfieto.com.br e acatar os termos deste Regulamento.Informações adicionais:E-mail: [email protected], telefone: (63) 99989 7213 / 99244 0431Sede Regiona: ABAP: 62 3941 7900.

3.2 - Os cases inscritos deverão ser enviados juntamente com o formulário de

Page 3: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

inscrição dentro do Hotsite.

3.3 - Dentro do formulário devem conter, para cada inscrição:• Arquivo do formulário de inscrição, devidamente preenchido, disponível no site www.premioabapfieto.com.br• Um (01) case de comunicação;• Anexos (imagens, fotos, áudios e vídeos) que façam parte da campanhapublicitária, projeto de comunicação ou peças/ações isoladas em questão.

3.4 - Os formatos:

3.4.1 - Os cases apresentados devem conter no mínimo 3 (três) laudas e no máximo 5 (cinco) laudas, seguindo as seguintes orientações: papel A4, fonte Calibri, Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples e margem normal. O não cumprimento do formato solicitado pode resultar na desclassificação do case.

3.4.2 - Caso haja a necessidade de análise de alguma peça física adicional, esta será solicitada em até 5 dias após a inscrição do material.

3.4.3 - As imagens contidas nos arquivos devem ter alta resolução para serem impressas e/ou exibidas em telão, caso necessário. Uma imagem em alta resolução deve ter, no mínimo, 200 dpi e aproximadamente 20 cm. Extensões indicadas: PDF (.pdf) e JPG (.jpg)

3.4.4 - As mídias eletrônicas deverão ser gravadas nos seguintes formatos:• Áudio – Extensão MP3 (.mp3) – 128kbps• Vídeo – Extensão AVI (.avi)

3.5 - Cada case deverá conter as informações:a - Título;b - Cliente/Empresa/Agência/ Contato c - Problema de comunicação (demanda);d - Público(s) alvo(s);e - Solução de comunicação (estratégia realizada);f - Período de realização da estratégia de comunicação;g - Plataformas em que a campanha publicitária, projeto de comunicação ou peça/ação isolada foram trabalhadas;h - Equipe envolvida na execução;i - Resultados de comunicação até o momento.

3.6 - Materiais complementares de livre escolha dos concorrentes e que possam ajudar na compreensão do case podem ser inclusas juntamente com o material solicitado na inscrição.

Page 4: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

3.7 - No caso das campanhas publicitárias, projetos de comunicação, peças e ações isoladas classificados para o shortlist em cada categoria, seus responsáveis serão comunicados e deverão enviar um texto de até 600 caracteres com um resumo do case, que será utilizado para divulgação do PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE e no roteiro do evento.

3.8 - A inscrição só será concluída quando for recebido o material. Será enviado um e-mail para o participante confirmando a sua inscrição.3.9 - Projetos enviados que não estejam dentro dos critérios de inscrição não serão avaliados.

3.10 - A categoria Melhor Anunciante será uma escolha da Comissão Julgadora, e portanto, não exige inscrição.

3.11 - As categorias listadas no item 5 poderão não ser totalmente preenchidas com a premiação, em face das notas do júri, ou ausência de inscritos.

4 - Metodologia

4.1 - A ABAP e a FIETO serão responsáveis por eleger uma Comissão Julgadora do PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE formada por profissionais com experiência reconhecida no mercado na área de comunicação. Não cabe a este júri analisar tecnicamente os projetos e ações divulgadas, e sim as campanhas, peças ou projetos utilizados para promover a comunicação. Mas, se considerar necessário, poderá exigir comprovações dos resultados práticos alcançados e das informações contidas no item 3.5. O PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE avalia as campanhas e projetos de comunicação segundo os princípios do ANEXO U do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, emitido pelo CONAR, que refletem a responsabilidade do anunciante e, por extensão, das suas agências, para com o meio ambien sustentabilidade:a) - CONCRETUDEAs alegações de benefícios socioambientais deverão corresponder a práticas concretas adotadas, evitando-se conceitos vagos que ensejem acepções equivocadas ou mais abrangentes do que as condutas apregoadas. A publicidade de condutas sustentáveis e ambientais deve ser antecedida pela efetiva adoção ou formalização de tal postura por parte da empresa ou instituição. Caso a publicidade apregoe ação futura, é indispensável revelar tal condição de expectativa de ato não concretizado no momento da veiculação do anúncio.b) - VERACIDADEAs informações e alegações veiculadas deverão ser verdadeiras, passíveis de verificação e de comprovação, estimulando-se a disponibilização de informações mais detalhadas sobre as práticas apregoadas por meio de outras fontes e materiais, tais como websites, SACs (Seviços de Atendimento ao Consumidor),

Page 5: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

etc.c) - EXATIDÃO E CLAREZAAs informações veiculadas deverão ser exatas e precisas, expressas de forma clara e em linguagem compreensível, não ensejando interpretações equivocadas ou falsas conclusões.d) - COMPROVAÇÃO E FONTESOs responsáveis pelo anúncio de que trata este Anexo deverão dispor de dados comprobatórios e de fontes externas que endossem, senão mesmo se responsabilizem pelas informações socioambientais comunicadas.e) - PERTINÊNCIAÉ aconselhável que as informações socioambientais tenham relação lógica com a área de atuação das empresas, e/ou com suas marcas, produtos e serviços, em seu setor de negócios e mercado. Não serão considerados pertinentes apelos que divulguem como benefício socioambiental o mero cumprimento de disposições legais e regulamentares a que o Anunciante se encontra obrigado.f) - RELEVÂNCIAOs benefícios socioambientais comunicados deverão ser significativos em termos o impacto global que as empresas, suas marcas, produtos e serviços exercem sobre a sociedade e o meio ambiente - em todo seu processo e ciclo, desde a produção e comercialização, até o uso e descarte.g) - ABSOLUTOTendo em vista que não existem compensações plenas, que anulem os impactos socioambientais produzidos pelas empresas, a publicidade não comunicará promessas ou vantagens absolutas ou de superioridade imbatível. As ações de responsabilidade socioambiental não serão comunicadas como evidência suficiente da sustentabilidade geral da empresa, suas marcas, produtos e serviços.PARÁGRAFO ÚNICO: a ABAP poderá exigir dos concorrentes comprovações práticas a respeito dos princípios listados acima, caso considere necessário.

4.2 - Os jurados atribuirão pontos de 0 a 10 para cada critério do item 4.1, por trabalho concorrente, seja campanha publicitária ou projeto de comunicação. A soma dos pontos atribuída a cada trabalho será multiplicada por 1 (hum), podendo alcançar, no máximo, 70 pontos.

4.3 - Os jurados atribuirão notas de 0 a 10 para a “Qualidade Criativa” de cada trabalho concorrente. “Qualidade Criativa” é definida como capacidade do conjunto de peças de comunicação em atrair atenção, educar e motivar para a sustentabilidade. A nota atribuída a este quesito será multiplicada por 3, podendo alcançar 30 pontos.

4.4 - Os premiados serão os que receberem as maiores notas, no somatório de 4.2 com 4.3.

4.5 Em casos omissos de empate, caberá à Diretoria Regional da ABAP exercer os

Page 6: PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS …premioabapfieto.com.br/extra/regulamento.pdf · PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO TOCANTINS - 2018 REGULAMENTO 1 - Objetivo

votos de minerva.

4.6. Os cases serão resolvidos pelo Comitê Executivo do Prêmio, e suas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

5 - Categorias

5.1 - Projeto Meio Ambiente (agronegócio, indústria, comércio, serviços, governo, terceiro setor);5.2 - Projeto Social (agronegócio, indústria, comércio, serviços, governo, terceiro setor);

5.3 - Projeto Cultural (agronegócio, indústria, comércio, serviços, governo, terceiro setor);

5.4 - Inovação (agronegócio, indústria, comércio, serviços, governo, terceiro setor);

5.5 Personalidade (agronegócio, indústria, comércio, serviços, governo, terceiro setor);

5.6 - Categoria Especial: Destaque Sustentável do Ano.

5.7 - Categoria Anunciante do Ano.

5.8 - O Júri Técnico poderá remanejar cases de uma categoria para outra, readequando- o ao regulamento ou em função da quantidade de inscrições.

6 - Tabela de Inscrição (categorias)Os Valores por inscrição serão gratuitos.

7 - Cronograma

7.1 O prazo para recebimento de inscrições será encerrado no dia 31 de outubro de 2018, às 23:59 horas. Os cases e empresas premiadas serão conhecidos durante solenidade pública no dia 04/12/2018, Dia da Propaganda, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI – Ed. Robson Braga de Andrade, em Palmas.

7.2 - Os projetos e cases finalistas serão informados individualmente até 10 dias antes do evento de premiação.

Palmas, agosto de 2018.