pregÃo eletrÔnico nº 014/2017 senai – serviÇo ......2017/09/01  · processos adm....

64
Processos Adm. PRC201700132 Pregão Eletrônico nº 014/2017 Página 1 de 42 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 014/2017 O SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Sistema FIEMS e do seu Pregoeiro, torna pública a realização de licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL que se regerá pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente publicado no DOU de 16/09/1998, com as posteriores alterações publicadas em 26/10/2001, 11/11/2002, 24/02/2006, 11/05/2011 e 23/12/2011, bem como, pelas disposições deste edital e de seus anexos. As propostas comerciais serão recebidas até às 09hs (no horário de Brasília) do dia 09 de junho de 2017 por meio do endereço http://compras.sfiems.com.br. 1 – DO OBJETO 1.1 A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa prestadora de Serviços de Telecomunicações, destinados a atender as necessidades do SENAI, com fornecimento sob demanda e conformidade com as especificações técnicas do presente Termo de Referência, em especial Outorgada para a prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP para comunicação de voz e dados via rede móvel, nos padrões EDGE/GPRS, 3G e 4G, sendo estes dois últimos de forma preferencial, em Plano pós- pago nas modalidades VC1, VC2, VC3 e Internacional, bem como de Serviços de Valor Adicionado, dentre eles Serviços de Gestão para a execução e controle dos Serviços de Voz, sendo exigida, nos prazos especificados, a disponibilização e pleno funcionamento dos Serviços, com Rede própria da Prestadora e de suas Coligadas ou Controladas e a possibilidade de roaming Internacional seletivo, conforme especificações indicadas no Anexo I. 2 – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 2.1 Somente poderão participar deste Pregão Eletrônico as empresas legalmente estabelecidas no território nacional, que satisfaçam as condições e as exigências do presente edital, inclusive quanto à regularidade da documentação e estejam devidamente cadastradas no Portal de Compras do Sistema FIEMS, através do portal http://compras.sfiems.com.br. 2.1.1 As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas. 2.2 Não poderão participar do presente Pregão: a) Empresas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição; b) Pessoa jurídica impedida de licitar ou de contratar com qualquer um dos órgãos ou entidades que integrem o Sistema FIEMS (FIEMS, SESI/MS, SENAI/MS e IEL/MS); c) Pessoa jurídica em processo de recuperação judicial não homologado pela Justiça ou em processo falimentar; d) Pessoa jurídica cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócio, sejam dirigentes ou empregados da Entidade Licitadora;

Upload: others

Post on 16-Feb-2021

15 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão Eletrônico nº

    014/2017 Página 1 de 42

    PREGÃO ELETRÔNICO Nº 014/2017 O SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Sistema FIEMS e do seu Pregoeiro, torna pública a realização de licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL que se regerá pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente publicado no DOU de 16/09/1998, com as posteriores alterações publicadas em 26/10/2001, 11/11/2002, 24/02/2006, 11/05/2011 e 23/12/2011, bem como, pelas disposições deste edital e de seus anexos. As propostas comerciais serão recebidas até às 09hs (no horário de Brasília) do dia 09 de junho de 2017 por meio do endereço http://compras.sfiems.com.br. 1 – DO OBJETO 1.1 A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa prestadora de Serviços de Telecomunicações, destinados a atender as necessidades do SENAI, com fornecimento sob demanda e conformidade com as especificações técnicas do presente Termo de Referência, em especial Outorgada para a prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP para comunicação de voz e dados via rede móvel, nos padrões EDGE/GPRS, 3G e 4G, sendo estes dois últimos de forma preferencial, em Plano pós-pago nas modalidades VC1, VC2, VC3 e Internacional, bem como de Serviços de Valor Adicionado, dentre eles Serviços de Gestão para a execução e controle dos Serviços de Voz, sendo exigida, nos prazos especificados, a disponibilização e pleno funcionamento dos Serviços, com Rede própria da Prestadora e de suas Coligadas ou Controladas e a possibilidade de roaming Internacional seletivo, conforme especificações indicadas no Anexo I. 2 – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 2.1 Somente poderão participar deste Pregão Eletrônico as empresas legalmente estabelecidas no território nacional, que satisfaçam as condições e as exigências do presente edital, inclusive quanto à regularidade da documentação e estejam devidamente cadastradas no Portal de Compras do Sistema FIEMS, através do portal http://compras.sfiems.com.br.

    2.1.1 As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas.

    2.2 Não poderão participar do presente Pregão:

    a) Empresas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição; b) Pessoa jurídica impedida de licitar ou de contratar com qualquer um dos órgãos ou entidades que integrem o Sistema FIEMS (FIEMS, SESI/MS, SENAI/MS e IEL/MS); c) Pessoa jurídica em processo de recuperação judicial não homologado pela Justiça ou em processo falimentar; d) Pessoa jurídica cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócio, sejam dirigentes ou empregados da Entidade Licitadora;

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 2 de 42

    e) Pessoa jurídica cujos empregados, consultores, técnicos ou dirigentes tenham colaborado, de qualquer forma, na elaboração deste Instrumento Convocatório e de seus Anexos; e f) Empresas declaradas inidôneas com fundamento na Lei Orgânica do TCU. Para verificar esse enquadramento, a Comissão de Licitação acessará o portal http://www.portaltransparencia.gov.br/ceis/Consulta.seam e realizará a consulta. A empresa que, estando no rol das inidôneas, apresentar proposta na presente licitação será excluída do certame, a qualquer momento, não importando em que fase esteja o procedimento.

    3 - DAS INSTRUÇÕES ÀS PROPONENTES 3.1 As Propostas Comerciais serão recebidas por meio da Internet, no endereço eletrônico http://compras.sfiems.com.br, onde se encontra o link para o sistema de Pregão Eletrônico, sendo que a abertura das propostas e início da sessão pública de disputa de preços ocorrerá no dia e horário previsto no preâmbulo deste edital. 3.2 Para todas as referências de tempo contidas neste Edital, será observado o horário de Brasília/DF. 3.3 O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da internet, sendo conduzido pelo (a) pregoeiro (a) juntamente com a equipe de apoio, que cuidará do seu processamento e julgamento. 3.4 O prazo de validade da proposta de preços não poderá ser inferior a 120 (cento e vinte) dias corridos, a contar da data da abertura da sessão de lances, ficando estabelecido que, na sua omissão, será considerado esse prazo. Decorrido o prazo de validade das propostas, sem convocação para contratação, ficam as licitantes liberadas dos compromissos assumidos.

    3.4.1 Caso haja o vencimento da validade das propostas sem que a licitação tenha sido homologada, adjudicada e o contrato assinado, esta fica automaticamente prorrogada por mais 60 (sessenta) dias, exceto se houver manifestação contrária formal do licitante, através de correspondência dirigida à Comissão Permanente de Licitação, caracterizando seu declínio em continuar na licitação.

    3.5 O objeto cotado deve corresponder às especificações constantes da planilha, sob pena de desclassificação, a critério exclusivo do Pregoeiro. 3.6 Os preços cotados e os valores faturados, em moeda corrente nacional, serão fixos e irreajustáveis, não sofrendo qualquer atualização monetária até o seu efetivo pagamento 3.7 O valor proposto deverá obedecer ao critério de duas casas decimais após a vírgula (exemplo: R$ 9,99).

    3.8 Nos preços propostos deverão estar inclusos todos os impostos e taxas, tais como o IPI, ICMS, ISS e outros, quando for o caso.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 3 de 42

    3.9 Não serão aceitas opções para pagamento antecipado, sendo que as condições previstas estão definidas no item 16 deste Edital. 3.10 Pela elaboração da proposta o proponente não terá direito a auferir qualquer vantagem, remuneração ou indenização. 3.11 É facultado ao SENAI/MS, em qualquer fase da licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo. 3.12 As normas que disciplinam este Pregão Eletrônico serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro pedido. 3.13 Se for comprovado o não atendimento aos requisitos desta licitação a proponente será desclassificada e/ou inabilitada, conforme o caso. 3.14 Na hipótese de inabilitação e/ou desclassificação de todos os licitantes, o SENAI/MS poderá fixar data oportuna para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas que implicaram na inabilitação ou desclassificação. 3.15 As condições estabelecidas neste Edital, no que se aplicar, farão parte do pedido correspondente, independentemente de transcrição em seu texto. 3.16 O SENAI/MS poderá por interesse próprio, devidamente justificado, cancelar a presente licitação, no seu todo ou em parte, inclusive por vício ou ilegalidade, de ofício ou mediante provocação, bem como adiá-la ou prorrogar o prazo para recebimento das propostas, sem que caiba aos licitantes qualquer direito a reclamação ou indenização. 4 - DO CREDENCIAMENTO 4.1 O Credenciamento é o enquadramento do fornecedor como simples usuário do Portal de Compras, consistindo na concessão de uma senha, para que o mesmo possa participar dos Pregões Eletrônicos. 4.2 Na página http://compras.sfiems.com.br por intermédio do "link" Cadastre no Sistema, o fornecedor deverá previamente informar os dados solicitados pelo Portal de Compras. Tais informações deverão ser preenchidas, obrigatoriamente, com anuência do representante legal da empresa, com posterior apresentação para o SISTEMA FIEMS dos documentos que comprovem a veracidade das informações. 4.3 O interessado, ao se cadastrar no Portal, terá o seu credenciamento efetivado pela atribuição de chave de identificação e de senha pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

    4.3.1 O credenciamento do interessado, junto ao provedor do sistema, implica a responsabilidade legal da Licitante e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao sistema eletrônico.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 4 de 42

    4.3.2 O uso da senha de acesso ao sistema eletrônico é de inteira responsabilidade da Licitante, não cabendo ao provedor do sistema ou à promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

    5 - DA PARTICIPAÇÃO 5.1 A participação no certame se dará por meio da digitação da senha pessoal e intransferível e subsequente encaminhamento da proposta de preços, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observando as datas, prazos, horário limite e demais condições e especificações estabelecidas pelo instrumento convocatório. 5.2 O encaminhamento da proposta por meio eletrônico pressupõe o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação e classificação previstas neste Edital. O fornecedor será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances. 5.3 Caberá ao fornecedor acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão. 6 - DA PROPOSTA NO SISTEMA ELETRÔNICO 6.1 A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas. 6.2 A participação no Pregão Eletrônico dar-se-á por meio da digitação da senha privativa de acesso ao sistema, do cadastramento da licitante no Portal de Compras do Sistema FIEMS, através do portal http://compras.sfiems.com.br e subsequente cadastramento da Proposta de Preços com valor unitário de cada item, a partir do dia da publicação do edital no jornal e/ou Internet, exclusivamente por meio do sistema eletrônico. 6.3 Na Proposta devem estar previstos todos os custos diretos e indiretos pertinentes à formação dos preços do objeto, incluindo despesas com amostras, tributos, fretes e entregas, seguros, taxas e demais encargos, não sendo lícita a cobrança posterior de qualquer ônus, ficando a licitante obrigada a fornecer o objeto pelo valor resultante de sua Proposta. 6.4 Como requisito para a participação no certame a licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o Termo de Concordância e aceite das exigências de habilitação, bem como às especificações técnicas previstas no Edital. 6.5 A licitante vencedora fica obrigada a garantir a qualidade dos serviços ofertados, quando da entrega do objeto licitado, obrigando-se a substituir, imediatamente, todos aqueles que estiverem fora do padrão, sem quaisquer ônus para o SENAI/MS.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 5 de 42

    6.6 Na proposta, deve conter o nome do banco, o código da agência e o número da conta corrente da empresa, para efeito de pagamento. 6.7 O prazo de validade da proposta de preços não poderá ser inferior a 120 (cento e vinte) dias corridos, a contar da data da abertura da sessão de lances, ficando estabelecido que, na sua omissão, será considerado esse prazo. Decorrido o prazo de validade das propostas, sem convocação para contratação, ficam as licitantes liberadas dos compromissos assumidos. 6.8 A apresentação da proposta implicará plena aceitação, por parte da proponente, de todas as condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos. 7 – DA ACEITABILIDADE, DO CRITÉRIO DE JULGAMENTO E DA ADJUDICAÇÃO 7.1 Esta licitação submete-se ao tipo MENOR PREÇO GLOBAL, sendo processada e julgada em estrita observância ao disposto no Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI; 7.2 Serão desclassificadas as propostas de preços que não atenderem as exigências do presente Edital e seus anexos quer seja por omissão ou por apresentar irregularidades insanáveis, que não contiverem informações suficientes para a adequada realização da análise técnica; 7.3 A critério da Comissão de Licitação poderá ser relevado erros ou omissões formais, de que não resultem prejuízo para o entendimento das propostas. 7.4. Não se admitirá proposta que apresente preço simbólico, irrisório ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado, ainda que não se tenha estabelecido limite mínimo. 7.7. Não serão aceitos proponentes com pendências judiciais com o SENAI/MS. 8 - DA ABERTURA DAS PROPOSTAS 8.1 A partir do horário previsto, terá início a sessão pública do Pregão Eletrônico, com a abertura das propostas de preços recebidas, devendo a Comissão de Licitação avaliar a aceitabilidade dessas propostas. 8.2 A Comissão analisará as propostas de preços encaminhadas, desclassificando aquelas que não estiverem em consonância com o estabelecido pelo instrumento convocatório, cabendo ao pregoeiro registrar e disponibilizar a decisão no sistema eletrônico para acompanhamento em tempo real pelos licitantes.

    8.2.1 O Pregoeiro poderá analisar as propostas e os catálogos antes ou depois do início da sessão de lances, sendo que a decisão sobre o momento da análise será comunicada aos licitantes participantes no início a sessão pública do Pregão Eletrônico.

    8.3 As propostas que estiverem em consonância com o estabelecido no Edital, serão classificadas em ordem decrescente.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 6 de 42

    8.4 Todos os cálculos deverão ser realizados com duas casas decimais após a vírgula, desprezando-se sempre a fração remanescente. 8.5 A classificação de apenas duas propostas de preço não inviabilizará a realização da fase de lances. 8.6 Da decisão que desclassificar as propostas de preços somente caberá pedido de reconsideração à própria Comissão, a ser apresentado exclusivamente por meio do sistema eletrônico, acompanhado da justificativa de suas razões, no prazo máximo de 30 (trinta) minutos a contar do momento em que vier a ser disponibilizada no sistema eletrônico.

    8.6.1 A situação prevista neste subitem ocorrerá somente no caso em que o Pregoeiro analisar as propostas antes do início da sessão de lances.

    8.7 A Comissão de Licitação decidirá no mesmo prazo, salvo motivos que justifiquem a sua prorrogação, cabendo ao pregoeiro registrar e disponibilizar a decisão no sistema eletrônico, para acompanhamento em tempo real pelos licitantes. 8.8 Da decisão da Comissão de Licitação relativa ao pedido de reconsideração não caberá recurso. 8.9 A validade da licitação não ficará comprometida, se inviabilizada a fase de lances, em razão da apresentação e/ou classificação de apenas uma proposta. 9 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 9.1 O julgamento desta licitação será feito pelo critério de “MENOR PREÇO GLOBAL”.

    9.1.1 A redação dos itens 9.2 e 9.3 e seus subitens é de caráter genérico, supondo-se somente um lote na licitação. Nas licitações relativas a mais de um lote, proceder-se-á de modo absolutamente semelhante na avaliação de cada lote proposto.

    9.2 Avaliação Técnica

    9.2.1 Quando solicitada pela Comissão de Licitação, a proposta da empresa que ofertar o menor preço será encaminhada aos técnicos do SENAI/MS, para confirmação do atendimento das especificações solicitadas no Edital.

    9.3 Da Fase de Lances

    9.3.1 Aberta a etapa competitiva, os licitantes deverão estar conectados ao sistema para participar da sessão de lances. 9.3.2 Iniciada a fase de lances, os autores das propostas poderão oferecer lances sem restrições de qualquer ordem classificatória ou cronológica específica, mas sempre inferior ao último lance ofertado.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 7 de 42

    9.3.2.1 No que pese que o julgamento desta licitação seja feito pelo critério de “MENOR PREÇO GLOBAL”, os lances serão ofertados no item. O menor valor definirá um único fornecedor classificado em primeiro lugar. 9.3.2.2 Se a licitante ofertar preço acima do limite estabelecido para adjudicação para cada item constante do anexo deste instrumento e se encerrada a fase de lances sem que esta reduza o preço, a mesma será convocada para negociação de forma a obter uma melhor proposta. 9.3.2.3 Se durante a negociação a licitante não reduza o valor do item que se encontra com preço acima do limite estabelecido a mesma será desclassificada, independentemente se sagrou-se vencedora com o menor preço.

    9.3.3 Todos os lances oferecidos serão registrados pelo sistema eletrônico, que estará sempre indicando o lance de menor valor para acompanhamento em tempo real pelos licitantes. 9.3.4 O sistema não identificará os autores dos lances aos demais participantes, durante o transcurso da sessão pública. 9.3.5 O fechamento pelo Pregoeiro será pelo auto encerramento com o tempo máximo de cinco minutos.

    9.3.5.1 O Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta diretamente ao proponente que tenha apresentado o lance de menor preço, para que seja obtido preço melhor, e bem assim, decidir sobre sua aceitação.

    9.3.6 O sistema informará a proposta de menor preço imediatamente após o encerramento da etapa de lances ou, quando for o caso, após negociação e decisão pelo Pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor. 9.3.7 Encerrada a etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro determinará ao proponente que tenha apresentado o lance de menor preço, o encaminhamento da proposta de preços atualizada (Anexo IV) nos termos do presente instrumento.

    9.3.7.1 O preço da proposta comercial escrita deverá ser o mesmo ofertado por lance durante a disputa eletrônica, salvo se houver tratativas realizadas com o Pregoeiro, para obtenção de preço menor. 9.3.7.2 Decorrido a sessão de lances a Comissão de Licitação poderá convocar o proponente que tenha apresentado o lance de menor preço, para uma nova rodada de negociação para que seja obtido preço melhor, e bem assim, decidir sobre sua aceitação.

    9.3.8 Encerrada a etapa de lances da sessão pública, a licitante detentora da menor oferta e considerada classificada em definitivo, será convocada a apresentar a proposta de preços atualizada devidamente assinada (Anexo IV)

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 8 de 42

    e as documentações de habilitação, devendo esta comprovação se dar no prazo máximo de 12 (doze) horas úteis contados da divulgação do resultado no portal, anexando os documentos junto a proposta eletrônica através do portal http://compras.sfiems.com.br.

    9.3.8.1 Caso a proposta tenha sido assinada por procurador a mesma deverá estar acompanhada do devido instrumento de procuração, público ou particular, sendo que em caso de particular deverá ser com firma reconhecida em cartório.

    9.3.9 A licitante classificada com a melhor oferta poderá vir a ser convocada a encaminhar os originais da proposta de preços atualizada devidamente assinada e dos documentos de habilitação, com encaminhamento para o seguinte endereço: AV. AFONSO PENA, 1.206, 2º ANDAR, BAIRRO AMAMBAI - CEP 79.005-901 – CAMPO GRANDE/MS. 9.3.10 Decorrido o prazo sem que a licitante tenha apresentado os documentos de habilitação e a proposta atualizada nos termos dos subitens 9.3.8 e 9.3.9, a mesma será considerada desclassificada/inabilitada, sujeita as penalidades previstas neste instrumento. 9.3.11 Se decorrido o prazo estipulado sem que a licitante declarada classificada tenha apresentado a proposta definitiva e os documentos de habilitação nos termos dos itens 9.3.9 e 10, será considerada como desistente e não manutenção da proposta sujeita as penalidades previstas neste instrumento, e o Pregoeiro examinará a oferta subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à classificação/habilitação do proponente, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor e a ele adjudicado o item licitado.

    10 - DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO: 10.1 Documentos relativos à Regularidade Fiscal:

    a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); b) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se

    houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante;

    c) Prova de Regularidade com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), bem como quanto aos Tributos Federais e da Dívida Ativa da União. (As certidões emitidas antes da edição da Portaria MF 443, de 17 de outubro de 2014, em vigor a partir de 20 de outubro de 2014, e Portaria RFB/PGFN nº. 1751, de 02 de outubro de 2014, possuirão eficácia durante o prazo de validade nelas expresso);

    d) Prova de Regularidade para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

    (FGTS), expedido pela Caixa Econômica Federal, seja Negativa ou Positiva com efeitos de negativa;

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 9 de 42

    e) Prova de Regularidade Fiscal com a Fazenda Estadual seja Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa que comprove a inexistência de débito com ICM/ICMS, podendo ser apresentadas certidões que tenham sido expedidas de forma genérica abarcando todos os tributos, ou ainda de forma específica, desde que seja contemplado o referenciado tributo.

    f) Prova de Regularidade com Tributos Municipais, seja Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa que comprove a inexistência de débito com ISSQN, podendo ser apresentadas certidões que tenham sido expedidas de forma genérica, abarcando todos os tributos, ou ainda de forma especifica, desde que seja contemplado o referenciado tributo.

    10.2 Documentos relativos à Regularidade Jurídica: a) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado.

    a.1) As sociedades, qualquer que seja a forma jurídica, administradas por pessoa(s) designada(s) em separado do ato constitutivo, deverão apresentar o ato de designação respectivo, devidamente averbado no Registro Público competente.

    10.3 Documentos relativos à Regularidade Técnica:

    a) Declaração especial (conforme modelo Anexo II).

    b) Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado contratante do serviço, em nome do licitante, onde fique comprovada a prestação de serviço compatíveis em características ao objeto da presente licitação.

    10.4 Documentos relativos à Qualificação Econômica Financeira a) Certidão negativa de falência, concordata ou recuperação judicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica no prazo de validade; b) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da Lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, assinados pelo representante legal do licitante e por profissional registrado no CRC. c) A boa situação financeira será avaliada através dos seguintes índices contábeis: c.1) Índice de liquidez corrente

    ILC= Ativo Circulante

    ≥ 0,60 Passivo Circulante

    c.2) Índice de liquidez geral ILG= Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo ≥ 0,60

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 10 de 42

    Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo c.3) Solvência Geral

    SG= Ativo Total

    ≥ 0,60 Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

    d) Os índices acima deverão ser demonstrados em memorial de cálculo e assinado pelo contador (constando o seu número de registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC), juntando-o ao balanço patrimonial.

    10.5 Os documentos mencionados acima, deverão ser apresentados por qualquer processo de cópia devidamente autenticada por tabelião de notas (Cartório) ou impressos através de pesquisa feita nos sites dos órgãos oficiais emitentes dos referidos documentos, os quais deverão estar em perfeitas condições de legibilidade e entendimento. 10.6 Sob pena de inabilitação, os documentos acima referenciados deverão estar em nome da licitante e conter o mesmo número do CNPJ, que deverá corresponder ao CNPJ constante da proposta da licitante. Se a licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se a licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz. 11 – DA HABILITAÇÃO 11.1 A Comissão de Licitação, antes de declarar o vencedor, promoverá a verificação da documentação relativa à habilitação do licitante que, na ordenação feita pelo pregoeiro, apresentou o menor preço. 11.2 Os documentos deverão estar válidos na data de entrega. 11.3 Eventuais falhas, omissões ou outras irregularidades nos documentos de habilitação, poderão ser sanadas mediante verificação efetuada por meio eletrônico hábil de informações. 11.4 A verificação será certificada pelo Pregoeiro e deverão ser anexados aos autos os documentos passíveis de obtenção por meio eletrônico, salvo impossibilidade devidamente justificada. 11.5 O SENAI/MS não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos, no momento da verificação. Ocorrendo essa indisponibilidade e não sendo apresentados os documentos alcançados pela verificação, a licitante será inabilitada. 11.6 Constatado o atendimento das exigências fixadas neste Edital, à licitante autora da proposta ou lance de menor valor será habilitada e declarada vencedora do certame.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 11 de 42

    11.7 A Comissão de Licitação se reserva o direito de devolver à proponente, quaisquer documentos não solicitados, independente de encadernação ou numeração de páginas. 11.8 Se a oferta não for aceitável, ou se a licitante classificada em primeiro lugar for inabilitada, ou na hipótese de descumprimento de qualquer outra exigência estabelecida no instrumento convocatório, caberá à Comissão de Licitação autorizar o Pregoeiro a examinar a oferta subsequente de menor preço, negociar com o seu autor, decidir sobre a sua aceitabilidade e, em caso positivo, verificar as condições de habilitação e assim sucessivamente, até a apuração de uma oferta aceitável cuja autora atenda os requisitos de habilitação, caso em que será declarada vencedora. 11.9 Declarado o licitante vencedor pela Comissão de Licitação, o pregoeiro consignará esta decisão e os eventos ocorridos em ata própria, que será disponibilizada pelo sistema eletrônico, a todos os licitantes. 12 - DOS RECURSOS 12.1 Depois de declarado o licitante vencedor, qualquer proponente poderá em 24 (vinte e quatro) horas, contados do momento em que foi declarado o vencedor, motivadamente, manifestar a intenção de recorrer. 12.2 Esta manifestação se fará com o registro da síntese de suas razões, exclusivamente por meio eletrônico através de campo próprio no site http://compras.sfiems.com.br. 12.3 Caberá recurso ao Presidente da Comissão de Licitação, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contra a decisão que declarar o licitante vencedor, nos termos previstos no Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, contados do fim do prazo para a manifestação da intenção de recorrer.

    12.3.1 Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente por meio eletrônico através de campo próprio no site http://compras.sfiems.com.br. 12.3.2 Não serão conhecidos os recursos interpostos após o respectivo prazo legal, bem como os que forem enviados por fax, e-mail ou protocolado diretamente no SENAI/MS.

    12.4 A falta de manifestação imediata e motivada da proponente dentro do prazo estabelecido no subitem 12.1, bem como a não apresentação de memoriais fundados naquelas razões, no prazo previsto no item 12.3, importará na decadência do direito de recurso. 12.5 O licitante que puder vir a ter a sua situação efetivamente prejudicada em razão de recurso interposto poderá sobre ele se manifestar no mesmo prazo recursal, que começará a fluir, automaticamente, do fim do prazo recursal inicial.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 12 de 42

    13 - DA HOMOLOGAÇÃO 13.1 A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pelo Pregoeiro designado, sempre que não houver recursos. 13.2 A homologação da licitação é de responsabilidade do Diretor Regional do SENAI/MS e só poderá ser realizada depois da adjudicação do objeto à proponente vencedora pelo Pregoeiro. 14 - DA CONTRATAÇÃO 14.1. Após a adjudicação do objeto e homologação do resultado, a proponente vencedora será notificada para assinar o Contrato, nos termos do Anexo III deste edital. 14.2. Caso a proponente vencedora não atenda a convocação para assinar o contrato, o SENAI/MS poderá convocar a segunda colocada na ordem de classificação, ou procederá uma nova licitação. 14.3. Antes da assinatura do contrato, o SENAI/MS poderá desclassificar a proponente vencedora, caso tenha conhecimento de qualquer fato anterior ou posterior ao julgamento desta licitação que venha desaboná-la técnica, financeira ou administrativamente, não lhe cabendo direito a qualquer reclamação, indenização ou ressarcimento. 15 - DO RECEBIMENTO 15.1 - O objeto desta licitação será recebido pela Coordenação de Patrimônio Logística, na Av. Afonso Pena, 1.206 1º Andar, Ed. Casa da Indústria de MS. 16 - DO PAGAMENTO 16.1 O pagamento mensal dependerá da real utilização do serviço, podendo haver variação entre as quantidades efetivamente utilizadas e as quantidades estimadas neste processo licitatório. 16.2 A Nota Fiscal dos serviços prestados deverá ser remetida, tanto em papel quanto em arquivo eletrônico, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis em relação à data de seu vencimento, para que o Gestor do Contrato possa realizar sua verificação e, não havendo problemas, emitir o Aceite Definitivo. 16.3 Nos preços das ligações e serviços deverão estar incluídas as despesas com salários, encargos sociais, fiscais e comerciais e quaisquer outras relativas aos serviços de telefonia, tais como impostos e taxas, quando aplicáveis, cujas alíquotas deverão estar informadas separadamente na fatura. 16.4 A empresa CONTRATADA poderá cobrar somente o tráfego realizado em roaming internacional, não sendo permitidos quaisquer outros tipos de cobrança, tais como: assinatura, identificação de chamadas, dentre outros.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 13 de 42

    16.5 A CONTRATADA deverá informar às CONTRATANTES, sempre que solicitado, os países que possuem acordo de roaming internacional automático, seja direta ou indiretamente. Os custos do serviço de roaming internacional para qualquer localidade deverão ser faturados em moeda nacional, por meio de códigos de acesso abonadores ou do próprio código de acesso que permita o roaming internacional. As CONTRATANTES poderão, quando da necessidade de liberação de voz e dados internacional, solicitar ofertas de pacotes de roaming internacional, objetivando a obtenção de redução de custos. 16.6 A CONTRATADA deverá fornecer as faturas mensais em endereços estipulados pelas CONTRATANTES. 16.7 Os serviços, cujo detalhamento não contiver as informações mínimas que permitam a sua correta identificação, conforme itens anteriores, serão considerados como cobranças indevidas e não serão pagos. 16.8 A fatura telefônica, incluindo-se seu detalhamento, deverá conter todas as informações necessárias à conferência dos serviços utilizados e em conformidade com os preços contratados, não podendo incluir serviços relativos a outros contratos ou facilidades não CONTRATADAS. 16.9 Sendo identificada cobrança indevida, os fatos serão informados à CONTRATADA através de um chamado de contestação da fatura, e caso a contestação seja procedente, o valor contestado deverá ser reembolsado em faturas futuras, não devendo ultrapassar o limite de 90 (noventa) dias corridos. 16.10 O aceite dos serviços prestados por força desta contratação será feito mediante ateste das Notas Fiscais, correspondendo tão somente aos serviços efetivamente utilizados. 16.11 Em hipótese alguma serão pagos serviços não utilizados. 16.12 Após o encerramento do contrato, os serviços utilizados decorrentes desta contratação deverão ser cobrados no prazo máximo de 60 (sessenta), 90 (noventa) e 150 (cento e cinquenta) dias, para as modalidades local, longa distância nacional e longa distância internacional, respectivamente. 16.13 Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal/Fatura ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da despesa, como, por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que a CONTRATADA providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para as CONTRATANTES. 16.14 Será considerada data do pagamento o dia em que constar como emitida a ordem bancária para pagamento. 16.15 Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 14 de 42

    16.16 As ENTIDADES poderão deduzir do montante a pagar os valores correspondentes a multas ou indenizações devidas pela licitante vencedora, nos termos deste Pregão. 16.17 Nenhum pagamento será efetuado à licitante vencedora enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira, sem que isso gere direito a reajustamento de preços ou correção monetária. 16.18 Nenhuma outra forma de pagamento será devida pelas ENTIDADES à CONTRATADA. 17- DAS PENALIDADES 17.1 Pela recusa em assinar o Contrato, no prazo estabelecido, após a regular convocação, a Licitante poderá ser penalizada com multa no percentual de 10% (dez por cento), calculada sobre o valor total estimado do Contrato, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades previstas. 17.2 Nos casos de inadimplemento na prestação dos serviços, as ocorrências serão registradas pelas CONTRATANTES, que notificará a CONTRATADA, atribuindo pontos para as ocorrências segundo a tabela abaixo:

    OCORRÊNCIAS PONTOS Não funcionamento do acesso móvel por falha de cobertura, registrada reclamação junto à Empresa (por evento).

    0,1

    Não atendimento do telefone fornecido pela CONTRATADA para os contatos e registro das ocorrências

    0,3

    Cobrança por serviços não prestados 0,3 Cobrança fora do prazo estabelecido na regulamentação pertinente

    0,3

    Cobrança de valores em desacordo com o contrato 0,3 Não apresentar corretamente e/ou não respeitar o prazo mínimo de 10 (dez) dias úteis entre a data de entrega e a data de vencimento da fatura, para entrega física da Nota Fiscal dos serviços prestados no mês, tanto em papel quanto em arquivo eletrônico, incluindo detalhamento das chamadas e valor total do serviço, que deverão conter todos os tributos e encargos, conforme preços contratados no processo licitatório

    0,3

    Atraso na habilitação e ativação dos serviços. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido para a habilitação

    0,3

    Atraso na prestação de informações e esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE, para cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido para a prestação de informações e esclarecimentos

    0,3

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 15 de 42

    Deixar de informar e apresentar o preposto e seu substituto à CONTRATANTE em caráter definitivo ou temporário, para cada 8 (oito) horas úteis de atraso além do prazo definido

    0,3

    Não atendimento a qualquer outra obrigação expressa neste documento, não especificada nesta tabela

    0,3

    Não cumprimento dos prazos estipulados neste termo (para cada dia ou fração)

    0,3

    Atraso no atendimento e resolução após notificação de ocorrências de interrupção, parcial ou totalmente, da prestação dos serviços. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 12 (doze) horas de atraso no atendimento e resolução após notificação de ocorrências de interrupção na prestação dos serviços

    0,5

    Atraso na Entrega dos Relatórios de Indicadores de Serviço. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido

    0,5

    Não atendimento aos níveis de serviço descritos no subitem 5.7. O valor da pontuação deverá ser acrescido para cada indicador não aderente à meta

    0,5

    Quebra do sigilo telefônico sem o devido processo legal 7 17.3 Mensalmente, será apurado o somatório da pontuação decorrente das ocorrências acumuladas no período de 12 (doze) meses anteriores ao fato gerador. Essa pontuação servirá como base para que as CONTRATANTES aplique as seguintes penalidades, de modo que, atingindo o quantum necessário à configuração de uma sanção, esta será imediatamente aplicada, observado o processo administrativo:

    PONTUAÇÃO ACUMULADA

    SANÇÃO

    1 (um) ponto Advertência 2 (dois) pontos Advertência 3 (três) pontos Multa correspondente a 2% do valor faturado do

    mês de aplicação dessa sanção 4 (quatro) pontos Multa correspondente a 4% do valor faturado do

    mês de aplicação dessa sanção 5 (cinco) pontos Multa correspondente a 6% do valor faturado do

    mês de aplicação dessa sanção 6 (seis) pontos Multa correspondente a 8% do valor faturado do

    mês de aplicação dessa sanção 7 (sete) pontos Multa correspondente a 10% do valor faturado do

    mês de aplicação dessa sanção 8 (oito) pontos Multa correspondente a 10% acrescido de 3% a

    cada ponto extra, do valor mensal do contrato 17.4 A quebra ou violação do sigilo telefônico e de dados, a qualquer momento, ensejará a Rescisão Unilateral do Contrato, sem prejuízo de outras penalidades, salvo

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 16 de 42

    por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. 17.5 No caso de a CONTRATADA somar 8 (oito) pontos, fica facultada à CONTRATANTE, sem qualquer ônus financeiro para esta, a rescisão unilateral do contrato. 17.6 Para evitar descontinuidade dos serviços, a rescisão unilateral do contrato será realizada concomitantemente com a efetivação de uma nova contratação feita pela CONTRATANTE com terceiros. 17.7 As penalidades aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas isolada ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. 17.8 A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa. 17.9 A autoridade competente, na aplicação das penalidades, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade. 17.10 As multas devidas e/ou prejuízos causados à Contratante serão deduzidos dos valores a serem pagos, ou recolhidos em favor da CONTRATANTE, ou ainda, quando for o caso, serão cobrados judicialmente. 17.11 As multas serão recolhidas no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data do recebimento da comunicação enviada pela autoridade competente, ou, quando for o caso cobradas judicialmente.

    17.12 O LICITANTE que causar o retardamento do andamento do certame, prestar informações inverídicas em sua documentação para habilitação ou propostas, não mantiver a proposta, fraudar de qualquer forma o procedimento desta Licitação; ou o vencedor que, convocado dentro do prazo de validade da proposta, deixar de entregar documentação exigida no EDITAL, apresentar documentação falsa, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa, ficará sujeito às seguintes penalidades: a) Advertência; b) Multa de até 10% (dez por cento) do valor global estimado do Contrato; c) Suspensão do direito de licitar e contratar com o SESI/MS pelo prazo de até 2 (anos) anos, sem prejuízo das demais penalidades. 17.13 As penalidades só deixarão de ser aplicadas se ocorrer fato superveniente, justificável, aceito pela Comissão de Licitação e submetido à aprovação da Autoridade Superior, observando-se que somente serão aplicadas mediante procedimento administrativo, no qual serão assegurados o contraditório e a ampla defesa.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 17 de 42

    18 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 18.1 As despesas em decorrência da execução do objeto deste Pregão correrão à conta de recursos específicos na conta contábil: 3.1.01.06.19 - Serviços De Comunicação Em Geral - PJ. 19 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 19.1 O vencedor do certame fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições da proposta, os acréscimos ou supressões que se fizerem nos quantitativos do objeto ora licitado em até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicialmente contratado. 19.2 A participação nesta licitação implica na aceitação plena e irrevogável das normas constantes do presente edital. 19.3 Fica assegurado ao SENAI/MS o direito de verificar a exatidão das informações prestadas pelas licitantes, antes e após a adjudicação. 19.4 O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento da licitante, desde que sejam possíveis as aferições das suas qualificações e as exatas compreensões da sua proposta, durante a sessão pública de pregão. 19.5 A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação. 19.6 Os casos omissos neste Pregão serão resolvidos pelo Pregoeiro, que se baseará nas disposições contidas no Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI/MS, e ainda pelas condições e exigências estabelecidas neste edital. 19.7 Quaisquer pedidos de esclarecimentos em relação a eventuais dúvidas de interpretação do presente Instrumento Convocatório deverão ser dirigidos, por escrito, à Comissão de Licitação até o dia 06/06/2017.

    19.7.1 Os pedidos de esclarecimentos deverão ser encaminhados à Comissão de Licitação através do e-mail: [email protected].

    19.8 Quaisquer questionamentos em relação ao Instrumento Convocatório deverão ser apresentados até às 09hs (no horário de Brasília) do dia 06/06/2017.

    19.8.1 Os questionamentos deverão ser interpostos exclusivamente por meio eletrônico através de campo impugnação no sitehttp://compras.sfiems.com.br 19.8.2 Não serão conhecidos os questionamentos interpostos após o respectivo prazo estipulado, bem como os que forem enviados por fax, e-mail ou protocolado diretamente no SENAI/MS.

    19.9 Os adendos, esclarecimentos e/ou retificações deste edital, serão publicados / disponibilizados aos interessados exclusivamente via Internet, no endereço http://compras.sfiems.com.br.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 18 de 42

    19.9.1 Os licitantes interessados deverão efetuar consulta diária ao sítio indicado acima, para verificação de inclusão de adendos, esclarecimentos e/ou retificações deste edital. 19.9.2 É de exclusiva responsabilidade do interessado a consulta aos adendos, esclarecimentos e/ou retificações deste edital, não cabendo qualquer responsabilidade à CPL caso o licitante deixe de fazê-lo. 19.9.3 A inclusão de adendos, esclarecimentos e/ou retificações deste edital, pela CPL, poderá ser realizada em até 24 (vinte e quatro) horas antes da data e horário programado para a entrega dos envelopes. A inobservância deste dispositivo obriga a CPL a encaminhar os adendos, esclarecimentos e/ou retificações diretamente aos licitantes, seja via fax, seja via correio eletrônico.

    19.10 Após o julgamento da licitação a autoridade competente, mediante despacho fundamentado e até a emissão do pedido de compras ou instrumento equivalente, poderá em razão de quaisquer fatos ou circunstâncias desabonadoras, supervenientes, que venham a ser conhecidas, desclassificar os licitantes, que por esse motivo não terão direito de requerer indenização ou ressarcimento, ficando ainda sujeitos as sanções previstas no regulamento de Licitações e Contratos do SENAI/MS, assegurado o contraditório e ampla defesa. 19.11 Fica eleito o Foro da Comarca de Campo Grande/MS, para dirimir questões oriundas desta Licitação, renunciando as partes a qualquer outro por mais privilegiado que seja. 19.12 São anexos deste edital: Anexo I – Termo de Referência Anexo II – Declaração Especial Anexo III – Minuta de Contrato Anexo IV – Proposta de Preços Atualizada

    Eziquiel Santana Caires Presidente da CPL

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 19 de 42

    ANEXO I

    TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO

    A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa prestadora de Serviços de Telecomunicações, destinados a atender as necessidades do SENAI, com fornecimento sob demanda e conformidade com as especificações técnicas do presente Termo de Referência, em especial Outorgada para a prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP para comunicação de voz e dados via rede móvel, nos padrões EDGE/GPRS, 3G e 4G, sendo estes dois últimos de forma preferencial, em Plano pós-pago nas modalidades VC1, VC2, VC3 e Internacional, bem como de Serviços de Valor Adicionado, dentre eles Serviços de Gestão para a execução e controle dos Serviços de Voz, sendo exigida, nos prazos especificados, a disponibilização e pleno funcionamento dos Serviços, com Rede própria da Prestadora e de suas Coligadas ou Controladas e a possibilidade de roaming Internacional seletivo. 2. JUSTIFICATIVA

    O Serviço de Telecomunicações (Serviço Móvel Pessoal - SMP) e Acesso à Internet são de extrema importância para o desenvolvimento das atividades institucionais do SENAI, pois é imprescindível o rápido contato com seus representantes em trânsito, mesmo que nos mais longínquos locais do País ou fora dele, entre si ou com terceiros. Enfim, o bom desempenho da atividade operacional e administrativa do SENAI depende dos meios de comunicação, dentre os quais o serviço de telefonia móvel e acesso móvel à internet. 3. CONDIÇÕES ATUAIS (MARÇO/2017)

    As informações apresentadas neste item têm a finalidade exclusiva de demonstrar às empresas licitantes as condições operacionais atuais dos serviços a serem contratados no SENAI possibilitando a apresentação de propostas as mais aderentes possíveis à demanda real. Importante salientar que não será permitido a fixação de qualquer franquia às propostas a serem apresentadas sob pena desclassificação do certame.

    3.1 Quantidade de Terminais

    ENTIDADE

    LINHAS TOTAIS

    SUBDIVISÃO DAS LINHAS LINHA DE

    VOZ VOZ C/

    SMARTPHONE DADOS

    (MODEM/WI FI) SENAI 65 25 12 28

    3.2 Tarifas Vigentes (março de 2017) Os serviços utilizados atualmente, assim como os valores praticados encontram-se listados na tabela abaixo:

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 20 de 42

    3.2.1 Serviços utilizados e valores praticados:

    SENAI – PLANO ATUAL

    ITEM ESPECIFICAÇÃO DO ITEM UN

    QU

    AN

    TID

    AD

    E M

    ENSA

    L

    VA

    LOR

    UN

    ITÁ

    RIO

    VA

    LOR

    ES

    TIM

    AD

    O

    MEN

    SAL

    VA

    LOR

    ES

    TIM

    AD

    O

    AN

    UA

    L

    1 ASSINATURA BÁSICA un 37 R$ 1,12 R$ 41,44 R$

    497,28

    2 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - LOCAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    un 33 R$ 1,00 R$ 33,00 R$

    396,00

    3 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - NACIONAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    4

    ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - LOCAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE LOCAL, FORA CNPJ, PORÉM, PARA MESMA OPERADORA)

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    5

    ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - NACIONAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE NACIONAL, FORA DO CNPJ, PARA MESMA OPERADORA)

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    6 ASSINATURA DO SERVIÇO DE GESTÃO ONLINE

    un 37 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    7 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    un 3259 R$ 0,15 R$ 488,80 R$

    5.865,65

    8 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    un 2132 R$ 0,15 R$ 319,81 R$

    3.837,67

    9 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA FIXO un 796 R$ 0,15 R$ 119,44 R$

    1.433,28

    10 VC1 Caixa Postal (Minutos/mês) un 15 R$ 0,15 R$ 2,25 R$ 27,00

    11 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    min 43,2 R$ 0,65 R$ 28,08 R$

    336,96

    12 VC2 - MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    min 50,2 R$ 1,37 R$ 68,82 R$

    825,78

    13 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO min 7,03 R$ 0,84 R$ 5,91 R$ 70,86

    14 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    min 87,8 R$ 0,65 R$ 57,04 R$

    684,53

    15 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    min 87,8 R$ 1,37 R$ 120,23 R$

    1.442,77

    16 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO min 19,5 R$ 0,84 R$ 16,38 R$

    196,56

    17 ASSINATURA DE INTERNET 3GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    un 12 R$ 93,78 R$

    1.125,36 R$

    13.504,32

    18 ASSINATURA DE INTERNET 5GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    19 ASSINATURA DE INTERNET 10GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 21 de 42

    20 ASSINATURA DE INTERNET 20GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    21 ASSINATURA DE INTERNET 3GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    un 2 R$ 97,50 R$ 195,00 R$

    2.340,00

    22 ASSINATURA DE INTERNET 5GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    un 17 R$ 121,29 R$

    2.061,93 R$

    24.743,16

    23 ASSINATURA DE INTERNET 10GB - MODENS 4G- SEM EXCEDENTE

    un 10 R$ 234,52 R$

    2.345,20 R$

    28.142,40

    24 ASSINATURA DE INTERNET 20GB - WI-FI- SEM EXCEDENTE

    un 0 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    25 DDI GRUPO 1 - EUA e CANADA R$ 1 R$ 99,90 R$ 99,90 R$

    1.198,80

    26 DDI GRUPO 2 - América Central, América do Sul e México

    R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    27 DDI GRUPO 3 - Europa Ocidental R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    28 DDI GRUPO 4 - Demais Países R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    29 DADOS GRUPO 1 - EUA e CANADA R$ 1 R$ 79,90 R$ 79,90 R$

    958,80

    30 DADOS GRUPO 2 - América Central, América do Sul e México

    R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    31 DADOS GRUPO 3 - Europa Ocidental R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    32 DADOS GRUPO 4 - Demais Países R$ 1 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    33 DESLOCAMENTO 1 un 50 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    34 DESLOCAMENTO 2 un 50 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    35 AD1 - ADICIONAL DE CHAMADAS un 50 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    36 AD2 - ADICIONAL DE CHAMADAS un 50 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

    37 SMS – Envio de Mensagem de texto un 686 R$ 0,52 R$ 356,72 R$

    4.280,64

    VALOR ESTIMADO MENSAL R$

    7.565,21

    VALOR ESTIMADO ANUAL R$ 90.782,47

    4. QUANTIDADE DE TERMINAIS INICIAIS A SEREM CONTRATADOS Os quantitativos estimados são meramente referenciais e tem como única finalidade subsidiar as licitantes a elaborarem suas propostas, não importando, em nenhuma hipótese, em compromisso do SENAI para com o seu atendimento na totalidade durante a vigência do contrato, sendo que o fornecimento dos serviços ocorrerá de acordo com as demandas e necessidades do SENAI.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 22 de 42

    ENTIDADE LINHAS TOTAIS

    SUBDIVISÃO DAS LINHAS

    VOZ VOZ C/

    SMARTPHONE DADOS

    (MODEM/WI FI) SENAI 157 20 52 85

    a. Volumes Iniciais a Serem Contratados

    Os volumes iniciais a serem contratados para cada serviço estão dispostos na tabela abaixo, que também servirá de modelo para apresentação das propostas das empresas licitantes, seguindo, outrossim, o mesmo entendimento do item 4.1:

    i. Volume mensal previsto de contratação:

    ITEM ESPECIFICAÇÃO DO ITEM UNIDADE QUANTIDADE

    MENSAL

    1 ASSINATURA BÁSICA UN 72

    2 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - LOCAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    UN 60

    3 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - NACIONAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    UN 10

    4 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - LOCAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE LOCAL, FORA CNPJ, PORÉM, PARA MESMA OPERADORA)

    UN 20

    5 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - NACIONAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE NACIONAL, FORA DO CNPJ, PARA MESMA OPERADORA)

    UN 10

    6 ASSINATURA DO SERVIÇO DE GESTÃO ONLINE UN 72

    7 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    UN 7.524

    8 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    UN 4.923

    9 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA FIXO UN 1.839

    10 VC1 Caixa Postal (Minutos/mês) UN 100

    11 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA MIN 190

    12 VC2 - MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS MIN 120

    13 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO MIN 45

    14 VC3 – LIGAÇ0ÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA MIN 203

    15 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    MIN 220

    16 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO MIN 60

    17 ASSINATURA DE INTERNET 3GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    UN 28

    18 ASSINATURA DE INTERNET 5GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    UN 13

    19 ASSINATURA DE INTERNET 10GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    UN 8

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 23 de 42

    20 ASSINATURA DE INTERNET 20GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    UN 3

    21 ASSINATURA DE INTERNET 3GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    UN 15

    22 ASSINATURA DE INTERNET 5GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    UN 48

    23 ASSINATURA DE INTERNET 10GB - MODENS 4G- SEM EXCEDENTE

    UN 20

    24 ASSINATURA DE INTERNET 20GB - WI-FI- SEM EXCEDENTE UN 2

    25 DESLOCAMENTO 1 UN 115

    26 DESLOCAMENTO 2 UN 115

    27 AD1 - ADICIONAL DE CHAMADAS UN 115

    28 AD2 - ADICIONAL DE CHAMADAS UN 115

    29 SMS – Envio de Mensagem de texto UN 1584

    30 Roaming Internacional R$ 833,33

    i. Volume anual previsto de contratação:

    ITEM ESPECIFICAÇÃO DO ITEM UNIDADE QUANTIDADE

    ANUAL

    1 ASSINATURA BÁSICA UN 864

    2 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - LOCAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    UN 720

    3 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-GRUPO - NACIONAL (ENTRE O MESMO CNPJ)

    UN 120

    4 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - LOCAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE LOCAL, FORA CNPJ, PORÉM, PARA MESMA OPERADORA)

    UN 240

    5 ASSINATURA - TARIFA ZERO - INTRA-REDE - NACIONAL (LIGAÇÕES DENTRO DA REDE NACIONAL, FORA DO CNPJ, PARA MESMA OPERADORA)

    UN 120

    6 ASSINATURA DO SERVIÇO DE GESTÃO ONLINE UN 864

    7 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    UN 90.288

    8 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    UN 59.076

    9 VC1 - LIGAÇÃO DE MÓVEL PARA FIXO UN 22.068

    10 VC1 Caixa Postal (Minutos/mês) UN 1.200

    11 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    MIN 2.280

    12 VC2 - MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS MIN 1.440

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 24 de 42

    13 VC2 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO MIN 540

    14 VC3 – LIGAÇ0ÃO MÓVEL PARA MÓVEL - MESMA OPERADORA

    MIN 2.436

    15 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA MÓVEL - OUTRAS OPERADORAS

    MIN 2.640

    16 VC3 - LIGAÇÃO MÓVEL PARA FIXO MIN 720

    17 ASSINATURA DE INTERNET 3GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    UN 336

    18 ASSINATURA DE INTERNET 5GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    UN 156

    19 ASSINATURA DE INTERNET 10GB COM - SMARTPHONE 4G / SEM EXCEDENTE

    UN 96

    20 ASSINATURA DE INTERNET 20GB COM - SMARTPHONE 4G /SEM EXCEDENTE

    UN 36

    21 ASSINATURA DE INTERNET 3GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    UN 180

    22 ASSINATURA DE INTERNET 5GB - MODENS 4G- / SEM EXCEDENTE

    UN 576

    23 ASSINATURA DE INTERNET 10GB - MODENS 4G- SEM EXCEDENTE

    UN 240

    24 ASSINATURA DE INTERNET 20GB - WI-FI- SEM EXCEDENTE UN 24

    25 DESLOCAMENTO 1 UN 1.380

    26 DESLOCAMENTO 2 UN 1.380

    27 AD1 - ADICIONAL DE CHAMADAS UN 1.380

    28 AD2 - ADICIONAL DE CHAMADAS UN 1.380

    29 SMS – Envio de Mensagem de texto UN 19.008

    30 Roaming Internacional R$ 10.000,00

    5. ESPECIFICAÇÕES PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL (SMP) COM OU SEM ACESSO À INTERNET, ATRAVÉS DA CESSÃO DE CHIPS PARA UTILIZAÇÃO EM APARELHOS DE TELEFONIA CELULAR, SMARTPHONES E FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS DE MODEM E MODEM WI-FI EM COMODATO.

    a) A prestação de serviços não envolve a entrega de quaisquer aparelhos de telefonia móvel de voz ou Smartphone a Contratante, apenas os chips de telefonia celular, sem custo.

    b) Considerando que as licitantes não fornecerão aparelhos de telefonia móvel de voz e Smartphone, cabe exclusivamente a Contratante a responsabilidade pela aquisição de equipamentos compatíveis com as tecnologias EDGE/GPRS, 3G e 4G;

    c) A Contratada deverá fornecer em comodato equipamentos de Modem USB e Modem WI-FI tipo roteador, conforme demanda;

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 25 de 42

    d) Os serviços de DDI, independente do país/região, serão contratados conforme demanda, de forma avulsa, mediante prévia solicitação do gestor/responsável pela administração das contas, utilizando tabela comercial vigente da Contratada, limitando-se ao orçamento previsto que será fixado pelo órgão o valor de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) anuais para cobertura contratual com esse serviço ("Roaming" internacional). Os quantitativos previstos acima, servem apenas como referência inicial, não implicando ao CONTRATANTE no compromisso com o total previsto e/ou limitando a quantidade total. A quantidade de serviços sempre correspondendo a demanda (consumo) utilizada pelo CONTRATANTE.

    e) As Contratantes poderão solicitar chips para o serviço de telefonia móvel de voz, com ou sem pacote de dados para acesso à Internet visando atender as suas necessidades operacionais;

    f) Para os terminais móveis de voz em que forem solicitados pacotes de dados, e os terminais exclusivamente de dados, sempre deverá lhes ser atribuídos franquias conforme disponibilidade de pacotes da operadora (volume e velocidade), sem cobrança de excedentes e bloqueio de utilização após o uso da quantidade contratada. Será permitida a redução de velocidade após a utilização da franquia dentro do período de faturamento, devendo ser restabelecida imediatamente após início do próximo ciclo.

    g) Após a adjudicação da empresa vencedora do certame, o SENAI especificará os serviços e a quantidade de chips que necessitarão para atender as suas demandas iniciais;

    h) A Contratada deverá manter os números telefônicos atuais, efetuando a portabilidade numérica de toda a numeração atualmente em uso sem qualquer custo adicional para as Contratantes;

    i) Quando se tratar de caso de nova linha de acesso solicitada pelo SENAI, esta deverá ser habilitada com plano de numeração de livre escolha da empresa Contratada, e no caso da solicitação do pacote de dados, este deverá ser ativado conforme planilha de serviços da proposta e já incluso a assinatura de Provedor de Acesso à Internet (ISP);

    j) A área de cobertura do serviço de voz e dados da Contratada deverá obrigatoriamente abranger os municípios onde as Entidades do Sistema FIEMS possuem Unidades Operacionais: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Maracaju, Aparecida do Taboado, Sonora, Nova Andradina, Rio Verde do MT, Ivinhema, Naviraí, Sidrolândia, Bonito. Deverá ainda possuir cobertura operacional em todas as capitais e principais cidades dos Estados Brasileiros;

    k) A comprovação da área de cobertura deverá se dar através de relatório impresso assinado pelo representante do certame, carimbado, contendo a relação de todos os municípios do Estado do Mato Grosso do Sul atendidos por ocasião a entrega de sua proposta de preços a comissão licitante do SENAI;

    l) Deverá também possuir cobertura de serviço móvel de dados em todos os Estados da Federação com velocidade de acesso na tecnologia EDGE/GPRS. Sempre que disponíveis redes com tecnologia 3G ou 4G, estas deverão ser utilizadas sem prejuízo do disposto no item 5, alínea h;

    m) O serviço deverá ser prestado 24 horas por dia e 7 dias por semana; n) O serviço deverá contemplar atendimento diferenciado através de consultoria

    especializada para atendimentos de segunda-feira à sexta-feira e disponibilizar central de atendimento estilo call center 07 (sete) dias por

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 26 de 42

    semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia com atendimento personalizado e específico a grandes contas corporativas devendo este ter a capacidade de atender tecnicamente em Contestações, Prorrogações, novas Solicitações, Exclusões, Cancelamentos, Aquisições e Alterações.”

    6. PLANO CORPORATIVO:

    Os seguintes serviços deverão apresentar custo zero para o SENAI, independentemente do consumo:

    a) Recepção de ligações quando em roaming nacional (qualquer localidade do país) quer sejam estas originadas de terminais da mesma empresa/grupo ou não (Adicional de deslocamento – AD (DSL 1 E DSL2 VC-2 e VC-3));

    b) Identificador de Chamadas; c) Chip avulso para troca;

    7. SERVIÇOS ON LINE DE GESTÃO OPERACIONAL DAS LINHAS: O serviço de Telefonia Móvel de Voz deve conter serviço on-line de Gestão Operacional das linhas com no mínimo as seguintes funcionalidades: 7.1. Funcionalidades da conta da empresa: 7.1.1. Apresentar dados da conta. 7.1.2. Alteração de dados da conta. 7.1.3. Gestores da Conta. 7.1.4. Gestores do Perfil. 7.1.5. Histórico de consumo de conta. 7.1.6. Consumo de conta. 7.1.7. Bloqueios de conta. 7.1.8. Serviços de conta da empresa. 7.1.9. Lista Autorizada. 7.1.10. Lista Não-Autorizada. 7.1.11. Marcação Abreviada 7.1.12. Cadastro de Perfis 7.2 - Funcionalidades do Perfil: 7.2.1. Apresentar dados do perfil. 7.2.2. Alterar os dados do perfil. 7.2.3. Cadastrar Gestor do perfil. 7.2.4. Gerar Consumo do perfil. 7.2.5. Histórico de consumo do perfil. 7.2.6. Bloqueios do perfil. 7.2.7. Serviços do Perfil: 7.2.8. Lista Autorizada. 7.2.9. Lista Não-Autorizada. 7.3 - Funcionalidades da Linha: 7.3.1. Apresentar dados da linha.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 27 de 42

    7.3.2. Alterar dados da linha. 7.3.3. Consumo da linha. 7.3.4. Histórico de consumo da linha. 7.3.5. Bloqueios da linha. 7.3.6. Serviços da linha: 7.3.7. Lista Autorizada. 7.3.8. Lista Não-Autorizada. 7.3.9. Histórico de chamadas da linha. 8. SERVIÇOS ON LINE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS LINHAS: O serviço de Telefonia Móvel de Voz deve conter serviço on-line de Gestão Administrativas das linhas com no mínimo as seguintes funcionalidades: 8.1 - Funcionalidades da conta da empresa: 8.1.1. Consulta das faturas emitidas para cada conta do SENAI; 8.1.2. Emissão de Conta detalhada identificando todos os serviços consumidos, detalhando suas unidades de tarifação e o volume consumido; 8.1.3. Possibilidade de impressão das faturas resumidas ou detalhadas para cada uma das contas contratadas pelo SENAI. 8.1.4. Conferência de baixa de pagamento e informe de pagamentos on-line. 9. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA: 9.1. Prestar o serviço 24 horas por dia e sete dias por semana; 9.2. Iniciar a prestação operacional de todos os serviços, bem como valores e tarifas negociadas em até 30 (trinta) dias corridos após a assinatura do Contrato; 9.3. Manter central de atendimento operando 24 horas por dia durante os sete dias da semana, sendo que durante o horário entre 08:00 e 18:00 horas (hora GMT -4) deverá ser disponibilizado atendimento especializado para prover imediatamente os serviços bloqueios, desbloqueios e demais operações administrativas das linhas do SENAI; 9.4. Não divulgar em nenhuma hipótese os números das linhas móveis utilizadas pelo SENAI objeto dessa contratação; 9.5. Não permitir nenhum serviço de propaganda ou venda via SMS não autorizada pelo SENAI, que necessite que o usuário faça a adesão ou cancelamento do próprio aparelho celular, ocasionando custos que não estão previstos neste orçamento, bem como não fornecer riscos ao cliente, conforme Resolução 632 da Anatel, Art 3º, XIII, onde o mesmo não tenha acesso para bloqueios e cancelamentos. Todo serviço ou cancelamento deverá ser previamente aprovado ou não pelo SENAI através de canal de atendimento via protocolo, e-mails e aos canais gerenciais;

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 28 de 42

    9.6. Assumir a responsabilidade pelos encargos fiscais e comerciais resultantes da prestação dos serviços contratados; 9.7. Executar os serviços em consonância com as orientações e as solicitações efetuadas pela Coordenação de TI do SENAI ou gestor devidamente cadastrado, no que diz respeito aos procedimentos a serem adotados e prestar as informações e esclarecimentos que venham a ser solicitados em até 48 (quarenta e oito) horas, bem como a fiscalização quanto à execução de tais orientações e solicitações; 9.8. Se abster de executar qualquer procedimento ou atender qualquer solicitação que lhe seja encaminhada por qualquer pessoa que não o Coordenador de TI do SENAI ou gestor autorizado e devidamente cadastrado formalmente indicado para tal fim; 9.9. Na eventualidade da Contratada executar qualquer procedimento em desacordo com o item 9.7, é facultado ao SENAI o reconhecimento ou não da solicitação processada. Em caso de não reconhecimento nenhum pagamento será devido e caso possível as alterações deverão retornar ao seu status quo; 9.10. Atender de imediato às solicitações do SENAI no caso de ocorrências de interrupção na prestação dos serviços contratados, como bloqueios por falta de pagamento, bloqueio a pedido do cliente (perda e roubo), devendo restabelecê-los no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas a contar da notificação, conforme Resolução 632/14 da Anatel, Artº 100. Para casos de interrupção na prestação dos serviços oriundos do conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicações, seus acessórios e periféricos e quando for o caso, as instalações que os abrigam, sua recuperação deve ocorrer em até 24 (vinte e quatro) horas em 95% (noventa e cinco por cento) dos casos, não podendo ultrapassar mais de 48 (quarenta e oito) horas em nenhum outro caso; 9.11. Responder por quaisquer interferências de estranhos nos acessos em serviço bem como zelar pela integridade da comunicação; 9.12. Apresentar e disponibilizar ao SENAI, soluções que garantam a confiabilidade e qualidade das comunicações, atualizando seus serviços sempre que surgirem tecnologias mais avançadas; 9.13. Oferecer o serviço de “roaming” nacional automático nas tecnologias previstas, que poderá ser EDGE/GPRS, 3G, 4G ou tecnologia posterior, sem a necessidade de qualquer intervenção ou de equipamentos específicos; 9.14. Apresentar documento em papel timbrado da proponente declarando possuir o serviço de “roaming” internacional e que suas despesas serão sempre cobradas em moeda nacional, Real (R$), na própria conta da empresa. Neste documento não é necessário apresentar os países em que possui cobertura, apenas assegurar sua existência; 9.15. Manter, durante o prazo de vigência do Contrato todas as condições de acessibilidade dos serviços licitados neste certame;

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 29 de 42

    9.16. Indenizar terceiros e/ou o SENAI, mesmo em caso de ausência ou omissão de fiscalização de sua parte, pelos prejuízos causados por sua culpa ou dolo, devendo a contratada adotar todas as medidas preventivas com fiel observância às exigências das autoridades competentes e às disposições legais vigentes; 9.17. Indenizar o SENAI, com créditos de valores em dobro, por qualquer dano ou serviço cobrado em desacordo com o contratado, devidamente contestado, não sendo permitida a ativação de serviços não autorizados previamente em contrato por ambas as partes, sendo exigida a devolução decorrente aos devidos prejuízos a empresa em conta corrente da instituição ou créditos em faturas futuras, devendo a contratada adotar todas as medidas preventivas com fiel observância às exigências das autoridades competentes e às disposições legais vigentes 9.18. Arcar com as despesas decorrentes de qualquer infração, independentemente se causada por seus técnicos ou por terceiros contratados para essa finalidade durante a execução dos serviços ou reparos; 9.19. Responder pelo cumprimento dos postulados legais vigentes de âmbito federal, estadual ou municipal, bem como assegurar os direitos e cumprimento de todas as obrigações estabelecidas por regulamentação da ANATEL; 9.20. Implantar, de forma adequada, a supervisão permanente dos serviços de modo a obter uma operação correta e eficaz; 9.21. Prestar os esclarecimentos que forem solicitados pela contratante, cujas reclamações se obrigam a atender prontamente, bem como dar ciência à mesma, imediatamente e por escrito em até 02 (dois) dias úteis, a contar da data de solicitação do SENAI, sobre qualquer anormalidade que verificar quando da execução do contrato; 9.22. Aceitar, nas mesmas condições contratadas, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor atualizado do contrato; 9.23. Manter um preposto para representar a licitante vencedora, durante o período de vigência do Contrato; 9.24. A Contratada deverá manter serviço contra fraude 24 (vinte e quatro) horas por dia com detecção de clonagem e tomar as devidas providências, caso venha a ocorrer, oferecendo condições de acesso direto; 9.25. Responsabilizar-se pelos ônus resultantes de quaisquer ações, demandas, custos e despesas decorrentes de danos, ocorridos por culpa sua ou de qualquer de seus empregados e prepostos, obrigando-se, outrossim, por quaisquer responsabilidades decorrentes de ações judiciais movidas por terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força de lei ligadas ao cumprimento do respectivo Contrato; 9.26. Responder, em relação aos seus empregados, por todas as despesas decorrentes da execução dos serviços, tais como: salários, seguros de acidente, taxas, impostos, contribuições, indenizações, vales-refeições, vales-transportes e outras que porventura venham a ser criadas e exigidas pelo Governo e por quaisquer

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 30 de 42

    outras despesas oriundas, derivadas ou conexas com o contrato, ficando ainda, para todos os efeitos legais, expressos pela Contratada, a inexistência de qualquer vínculo empregatício entre seus empregados e/ou prepostos com o SENAI; 9.27. Garantir sigilo e inviolabilidade das conversações realizadas através da contratação, considerando os recursos disponibilizados pela empresa Contratada; 9.28. Manter, durante o prazo de vigência do Contrato todas as condições de habilitação exigidas na licitação; 9.29. Cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para a prestação do serviço contratado, responsabilizando-se, em caso de falhas ou imperfeições em realizar novamente o serviço, se for o caso, e sem quaisquer ônus para o SENAI; 9.30. Fiscalizar o perfeito cumprimento dos serviços a que se obrigou, cabendo-lhe integralmente os ônus decorrentes desta fiscalização, independentemente da fiscalização exercida pelo SENAI; 9.31. A ausência ou omissão da fiscalização pelo SENAI não eximirá a Contratada das responsabilidades previstas na contratação; 9.32. Disponibilizar a exportação e/ou migração de dados, para o Software de Gestão da contratante, em um dos formatos listados (FEBRABAN, XML, HTML, XLS, XLSX, RTF, TXT, DOC, DOCX dentre outros) possibilitando a contratante o tratamento das informações repassadas para fins de controles administrativos; 9.33. Acatar as orientações do SENAI sujeitando-se a mais ampla e irrestrita fiscalização, prestando os esclarecimentos solicitados e atendendo às reclamações formuladas; 9.34. Prestar informações ao SENAI sobre eventuais atos ou fatos noticiados que a envolvam independentemente de solicitação; 9.35. Solucionar as chamadas ou reclamações do SENAI, via Call Center, Consultoria de Relacionamento, Gerente direto, através de protocolos, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, de acordo com a complexidade do problema. Excetua-se este prazo os casos de interrupção de serviços contratados, que seguem as determinações do item 9.10; 9.36. A Contratada deverá utilizar sempre como data base para reajuste de valores e tarifas aquela a partir da assinatura do contrato, onde deverá ser informada ao SENAI formalmente. 9.37. O Índice de Reajuste a ser utilizado será o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), índice este utilizado pela ANATEL para autorizar os reajustes dos serviços de telefonia. No caso de extinção deste deverá ser aplicado novo índice indicado por essa agência reguladora; 9.38. A Contratada deverá sempre comunicar com antecedência e formalmente as Contratantes por ocasião das datas bases o percentual de aumento a ser aplicado.

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 31 de 42

    No caso de inexistência dessa comunicação, não será exigível o reajuste até que esta exigência seja efetivamente cumprida; 9.39. O montante de aumento deverá ser aplicado em uma única vez sobre os valores dos serviços em vigor, de forma que se possa visualizar de forma clara e direta os novos valores que passam a vigorar para os serviços a partir daquele momento; 9.40. Não será permitido o lançamento de descontos e/ou ajustes nas faturas para se chegar ao valor contratual dos serviços. Os valores constantes nas faturas deverão sempre ser os vigentes contratualmente, permitindo a fácil conferência das somas lançadas. 10. OBRIGAÇÕES DAS CONTRATANTES: 10.1. Assegurar o acesso do pessoal autorizado pela Contratada, devidamente identificados, aos locais onde devam efetuar a entrega dos materiais ou para execução de serviços, tomando todas as providências necessárias; 10.2. Nomear o responsável pelo acompanhamento dos serviços; 10.3. Prestar as informações e os esclarecimentos necessários ao bom desenvolvimento das atividades; 10.4. Efetuar os pagamentos à Contratada após o cumprimento das formalidades legais; 10.5. Atestar a prestação dos serviços; 10.6. Assegurar-se da boa prestação e do bom desempenho dos serviços, dentro dos limites estabelecidos, conforme especificado abaixo:

    a. Serviços de Voz: O patamar de referência para o indicador de acesso à rede estabelecido pela ANATEL é de 95% para atendimento completo e de 85% a 94,99% para atendimento parcial. Índices abaixo de 85% será considerado como abaixo dos padrões mínimos exigidos. O patamar de referência para indicador de queda de rede de voz é de 2% ou inferior, devendo ser mantido dentro desse limite;

    b. Serviço de Dados: O patamar de referência para o indicador de conexão à rede estabelecido pela ANATEL é de 98% para atendimento completo e de 80% a 97,99% para atendimento parcial. Índices abaixo de 80% será considerado como abaixo dos padrões mínimos exigidos. O patamar de referência para indicador de queda de rede de voz é de 5% ou inferior, devendo ser mantido dentro desse limite;

    10.7. Assegurar-se de que os preços contratados estão compatíveis com aqueles praticados no mercado pelas demais operadoras, de forma a garantir que continuem sendo os mais vantajosos para as Contratantes. 11. NÍVEIS DE SERVIÇO E PENALIDADES 11.1 - NÍVEIS DE SERVIÇO

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 32 de 42

    11.1.1 - Para o Serviço Móvel Pessoal, os parâmetros para a medição da qualidade são aqueles definidos na regulamentação expedida pela ANATEL, em especial o Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal – RGQSMP (Anexo I à Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011). 11.1.2 - As tentativas de originar chamadas locais de longa distância nacionais e internacionais, em cada período de maior movimento, que não resultem em comunicação com o assinante chamado, por motivo de congestionamento de rede, não deverão exceder a 4% dos casos. 11.1.3 - Os serviços deverão ser prestados de forma ininterrupta e, na hipótese de ocorrência de interrupção total de prestação de serviço de recebimento e/ou realização de chamadas, as falhas deverão ser corrigidas e o serviço restabelecido no prazo estipulado pela regulamentação da Anatel; 11.1.4 - Para assegurar a disponibilidade do serviço, a CONTRATADA poderá efetuar periodicamente, a pedido e sob a supervisão da CONTRATANTE, testes de verificação da qualidade de transmissão, de forma a identificar eventuais falhas de sincronismo, perdas de ligações, perda anormal de sinal, travamentos ou outras situações que possam influenciar nos níveis de qualidade do serviço. 11.1.5 - Caso julgue necessário, a CONTRATANTE poderá solicitar Relatórios de Indicadores do Serviço, que deverão ser entregues no prazo de 10 (dez) dias úteis, no formato sintético ou analítico, com o objetivo de comprovar a qualidade do serviço prestado. 11.1.6 - A fórmula de cálculo dos indicadores relacionados no item anterior estão descritos na Resolução ANATEL nº 575, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal – RGQ-SMP. 11.1.7 - As interrupções programadas dos serviços deverão ser comunicadas à CONTRATANTE com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis e somente serão realizadas com a concordância da CONTRATANTE. 11.2 – PENALIDADES: 11.2.1 - Pela recusa em assinar o Contrato, no prazo estabelecido, após a regular convocação, a Licitante poderá ser penalizada com multa no percentual de 10% (dez por cento), calculada sobre o valor total estimado do Contrato, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades previstas. 11.2.2 - Nos casos de inadimplemento na prestação dos serviços, as ocorrências serão registradas pela CONTRATANTE, que notificará a CONTRATADA, atribuindo pontos para as ocorrências segundo a tabela abaixo: OCORRÊNCIAS PONTOS Não funcionamento do acesso móvel por falha de cobertura, registrada reclamação junto à Empresa (por evento).

    0,1

    Não atendimento do telefone fornecido pela CONTRATADA para os contatos e registro das ocorrências

    0,3

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 33 de 42

    Cobrança por serviços não prestados 0,3 Cobrança fora do prazo estabelecido na regulamentação pertinente 0,3 Cobrança de valores em desacordo com o contrato 0,3 Não apresentar corretamente e/ou não respeitar o prazo mínimo de 10 (dez) dias úteis entre a data de entrega e a data de vencimento da fatura, para entrega física da Nota Fiscal dos serviços prestados no mês, tanto em papel quanto em arquivo eletrônico, incluindo detalhamento das chamadas e valor total do serviço, que deverão conter todos os tributos e encargos, conforme preços contratados no processo licitatório

    0,3

    Atraso na habilitação e ativação dos serviços. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido para a habilitação

    0,3

    Atraso na prestação de informações e esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE, para cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido para a prestação de informações e esclarecimentos

    0,3

    Deixar de informar e apresentar o preposto e seu substituto à CONTRATANTE em caráter definitivo ou temporário, para cada 8 (oito) horas úteis de atraso além do prazo definido

    0,3

    Não atendimento a qualquer outra obrigação expressa neste documento, não especificada nesta tabela

    0,3

    Não cumprimento dos prazos estipulados neste termo (para cada dia ou fração)

    0,3

    Atraso no atendimento e resolução após notificação de ocorrências de interrupção, parcial ou totalmente, da prestação dos serviços. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 12 (doze) horas de atraso no atendimento e resolução após notificação de ocorrências de interrupção na prestação dos serviços

    0,5

    Atraso na Entrega dos Relatórios de Indicadores de Serviço. O valor da pontuação deverá ser acrescido a cada 24 (vinte e quatro) horas de atraso além do prazo definido

    0,5

    Não atendimento aos níveis de serviço descritos no subitem 5.7. O valor da pontuação deverá ser acrescido para cada indicador não aderente à meta

    0,5

    Quebra do sigilo telefônico sem o devido processo legal 7 11.2.3 - Mensalmente, será apurado o somatório da pontuação decorrente das ocorrências acumuladas no período de 12 (doze) meses anteriores ao fato gerador. Essa pontuação servirá como base para que a CONTRATANTE aplique as seguintes penalidades, de modo que, atingindo o quantum necessário à configuração de uma sanção, esta será imediatamente aplicada, observado o processo administrativo: PONTUAÇÃO ACUMULADA

    SANÇÃO

    1 (um) ponto Advertência 2 (dois) pontos Advertência 3 (três) pontos Multa correspondente a 2% do valor faturado do mês de

    aplicação dessa sanção

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 34 de 42

    4 (quatro) pontos Multa correspondente a 4% do valor faturado do mês de aplicação dessa sanção

    5 (cinco) pontos Multa correspondente a 6% do valor faturado do mês de aplicação dessa sanção

    6 (seis) pontos Multa correspondente a 8% do valor faturado do mês de aplicação dessa sanção

    7 (sete) pontos Multa correspondente a 10% do valor faturado do mês de aplicação dessa sanção

    8 (oito) pontos Multa correspondente a 10% acrescido de 3% a cada ponto extra, do valor mensal do contrato

    11.2.4 - A quebra ou violação do sigilo telefônico e de dados, a qualquer momento, ensejará a Rescisão Unilateral do Contrato, sem prejuízo de outras penalidades cabíveis, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. 11.2.5 - No caso de a CONTRATADA somar 8 (oito) pontos, fica facultada à CONTRATANTE, sem qualquer ônus financeiro para esta, a rescisão unilateral do contrato. 11.2.6 - Para evitar descontinuidade dos serviços, a rescisão unilateral do contrato será realizada concomitantemente com a efetivação de uma nova contratação feita pela CONTRATANTE com terceiros. 11.2.7 - As penalidades aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas isolada ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. 11.2.8 - A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa. 11.2.9 - A autoridade competente, na aplicação das penalidades, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade. 11.2.10 - As multas devidas e/ou prejuízos causados à Contratante serão deduzidos dos valores a serem pagos, ou recolhidos em favor da CONTRATANTE, ou ainda, quando for o caso, serão cobrados judicialmente. 11.2.11 - As multas serão recolhidas no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data do recebimento da comunicação enviada pela autoridade competente, ou, quando for o caso cobradas judicialmente. 11.2.12 - O LICITANTE que causar o retardamento do andamento do certame, prestar informações inverídicas em sua documentação para habilitação ou propostas, não mantiver a proposta, fraudar de qualquer forma o procedimento desta Licitação; ou o vencedor que, convocado dentro do prazo de validade da proposta, deixar de entregar documentação exigida no EDITAL, apresentar documentação falsa, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa, ficará sujeito às seguintes penalidades:

  • Processos Adm. PRC201700132 Pregão eletrônico nº

    014/2017 Página 35 de 42

    a) Advertência;

    b) Multa de até 10% (dez por cento) do valor global estimado do Contrato;

    c) Suspensão do direito de licitar e contratar com o SENAI pelo prazo de até 2 (anos) anos, sem prejuízo das demais penalidades.

    11.2.13 - As penalidades só deixarão de ser aplicadas se ocorrer fato superveniente, justificável, aceito pela Comissão de Licitação e submetido à aprovação da Autoridade Superior, observando-se que somente serão aplicadas mediante procedimento administrativo, no qual serão assegurados o contraditório e a ampla defesa. 12. GARANTIA DE INSPEÇÃO E DILIGÊNCIAS

    12.1. A CONTRATANTE se reserva o direito de realizar as diligências necessárias para a comprovação das informações e documentos apresentados pfvcela CONTRATADA, bem como para garantir a boa execução do contrato.

    13. DA PROPOSTA 13.1 A Licitante deverá apresentar proposta de preço baseada em estimativa de tráfego, conforme “Planilha de Formação de P