prefeitura municipal de porto alegre/rs … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto...

32
V1_5/9/201615:46:13 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo. 1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala. 2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somente devem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica de material transparente com tinta azul ou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. A utilização de qualquer material não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando a imediata exclusão do candidato. 3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição. 4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta. 5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo o preenchimento da grade de respostas. 6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova. 7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal. 8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular. 9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data descrita no Cronograma de Execução desse Concurso ou Processo Seletivo. Boa prova! PROCURADOR MUNICIPAL – BLOCO I 10. Certifique-se de que este caderno contém 90 (noventa) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição.

Upload: ngoque

Post on 20-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

V1_5/9/201615:46:13

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RSPROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Instruções

Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante dasprovas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo.

1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala.

2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somentedevem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica de material transparente com tinta azulou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. A utilização de qualquermaterial não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando a imediata exclusão docandidato.

3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição.

4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E,sendo apenas 1 (uma) a resposta correta.

5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo opreenchimento da grade de respostas.

6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar aAta de Prova.

7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal.

8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular.

9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data descrita no Cronograma deExecução desse Concurso ou Processo Seletivo.

Boa prova!

PROCURADOR MUNICIPAL – BLOCO I

10. Certifique-se de que este caderno contém 90 (noventa) questões. Caso contrário, solicite ao fiscalda sala a sua substituição.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201609:52:32

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

2

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

QUESTÃO 01 – No que diz respeito àresponsabilidade patrimonial prevista no Códigode Processo Civil (Lei nº 13.105/15), assinale aalternativa correta.

A) O fiador que renunciar ao benefício de ordemmantém o direito de exigir que primeirosejam executados os bens do devedor, desdeque livres e situados na mesma comarca daexecução.

B) O exequente que estiver, por direito deretenção, na posse de coisa pertencente aodevedor não poderá promover a execuçãosobre outros bens senão depois de excutidaa coisa que se achar em seu poder.

C) Não estão sujeitos à execução os bens dosucessor a título singular quando se tratar deexecução fundada em direito real ouobrigação reipersecutória.

D) No curso do processo, a alienação realizadaem fraude à execução é considerada nula emrelação ao exequente.

E) Os salários, as remunerações e as quantiasrecebidas por liberalidade de terceiro edestinadas ao sustento do devedor e de suafamília não se sujeitam à responsabilidadepatrimonial, independentemente do seuvalor.

QUESTÃO 02 – Um grupo de pessoas sem-tetoinvadiu um terreno pertencente ao Municípioque, para recuperar a posse integralmenteexcluída do imóvel, ajuizou, após seis meses,ação de manutenção de posse, devidamenteacompanhada de prova da posse, do esbulho eda data de sua ocorrência. Foi requerida aconcessão de medida liminar. Considerando asdisposições do Código de Processo Civil(Lei nº 13.105/15), no que concerne às açõespossessórias, ao receber a inicial, o Juiz deverá:

A) Conhecer o pedido e deferir, após audiênciade conciliação, a tutela antecipatória, sepresentes os seus requisitos.

B) Indeferir a petição inicial, por inadequação davia eleita, diante do longo lapso temporaldecorrido.

C) Conhecer o pedido como de reintegração deposse e deferir, sem a oitiva dos réus, aexpedição de mandado liminar dereintegração de posse.

D) Indeferir a petição inicial, por inadequação davia eleita, diante do não cabimento de açãode manutenção de posse no caso.

E) Conhecer o pedido como de reintegração edesignar audiência de conciliação, tendo emvista o não cabimento de liminar, sem oitivados réus, quando for parte a Fazenda Pública.

QUESTÃO 03 – Considerando as normasfundamentais do processo civil dispostas noCódigo de Processo Civil (Lei nº 13.105/15),assinale a alternativa INCORRETA.

A) Em razão da colaboração, todos os sujeitosque atuam no processo, inclusive o juiz,devem cooperar entre si para que seobtenha, em tempo razoável, decisão demérito justa e efetiva.

B) A conciliação, a mediação e outros métodosde solução consensual de conflitos deverãoser estimulados por juízes, advogados,defensores públicos e membros do MinistérioPúblico.

C) Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juizatenderá aos fins sociais e econômicos e àsexigências do bem comum, zelando pelapromoção da dignidade da pessoa humana.

D) Pelo princípio da publicidade, todos osjulgamentos dos órgãos do Poder Judiciárioserão públicos. Todavia, tramitam emsegredo de justiça os processos em que oexija o interesse público ou social.

E) O julgamento segundo a ordem cronológicade conclusão pelos juízes e tribunais é deatendimento preferencial.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201609:52:32

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

3

QUESTÃO 04 – Considerando a disciplina dolitisconsórcio prevista no Código de ProcessoCivil (Lei nº 13.105/15), assinale a alternativaINCORRETA.

A) Os litisconsortes que tiverem diferentesprocuradores, do mesmo escritório deadvocacia, não terão os prazos contados emdobro para as suas manifestações.

B) O litisconsórcio facultativo pode ser limitadopor decisão do juiz da causa quando onúmero de litigantes comprometer a rápidasolução do litígio ou dificultar a defesa ou ocumprimento da sentença.

C) No litisconsórcio unitário, os atos e asomissões de um não prejudicarão os outros,mas os poderão beneficiar.

D) No litisconsórcio necessário, havendodesinteresse de um dos litisconsortes narealização da audiência de conciliação emediação, esta não será realizada.

E) Quando houver litisconsórcio, o recursointerposto por um dos litisconsortes a todosaproveita, salvo se distintos ou opostos osseus interesses.

QUESTÃO 05 – No que diz respeito ao regimejurídico dos sujeitos do processo tratado noCódigo de Processo Civil (Lei nº 13.105/15),analise as assertivas abaixo:

I. Os Estados e o Distrito Federal poderãoajustar compromisso recíproco para práticade ato processual por seus procuradores emfavor de outro ente federado, medianteconvênio firmado pelas respectivasprocuradorias.

II. Para a representação em juízo do Município,pelo prefeito, é indispensável a sua regularinscrição na Ordem dos Advogados doBrasil.

III. Os Municípios e suas respectivas autarquiase fundações de direito público gozarão deprazo em quádruplo para contestar e emdobro para recorrer, cuja contagem teráinício a partir da intimação pessoal.

IV. O membro da Advocacia Pública será civil eregressivamente responsável quando agircom dolo ou fraude no exercício de suasfunções.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e III.D) Apenas III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 06 – Em relação ao procedimentocomum tratado no Código de Processo Civil(Lei nº 13.105/15), analise as assertivas aseguir:

I. A audiência de conciliação ou mediação nãoserá realizada somente se ambas as partesexpressamente manifestarem odesinteresse ou quando a causa não admitirautocomposição.

II. Na fase de saneamento e organização doprocesso, se a causa apresentarcomplexidade em matéria de fato ou dedireito, deverá o juiz designar audiênciapara que o saneamento seja feito emcooperação com as partes, oportunidadeem que o juiz, se for o caso, convidará aspartes a esclarecer suas alegações.

III. Iniciada a audiência de instrução ejulgamento, o juiz tentará conciliar aspartes, independentemente do empregoanterior de outros métodos de soluçãoconsensual de conflitos, como a mediação ea arbitragem.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201609:52:32

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

4

QUESTÃO 07 – Considerando o princípioconstitucional do contraditório, na estruturaçãoconferida pelo Código de Processo Civil(Lei nº 13.105/15), assinale a alternativacorreta.

A) O juiz não pode decidir, em grau algum dejurisdição, com base em fundamento arespeito do qual não se tenha dado às partesoportunidade de se manifestar, ressalvadasas questões sobre as quais deva decidir deofício.

B) É vedado ao juiz apreciar questão, proferirdecisão ou conceder tutela de urgênciacontra uma das partes sem que ela sejapreviamente ouvida.

C) O juiz não pode conceder tutela da evidência,quando houver tese firmada em julgamentode casos repetitivos, contra uma das partessem que ela seja previamente ouvida.

D) É assegurada às partes paridade detratamento em relação ao exercício dedireitos e faculdades processuais, aos meiosde defesa, aos ônus, aos deveres e àaplicação de sanções processuais,competindo ao juiz zelar pelo efetivocontraditório.

E) Nos tribunais, quando já julgada a causa pelojuiz de primeiro grau, se o relator constatar aocorrência de fato superveniente à decisãorecorrida que deva ser considerado nojulgamento do recurso, poderá intimar aspartes para que se manifestem no prazo dedez dias.

QUESTÃO 08 – Diante das regras decompetência dispostas no Código de ProcessoCivil (Lei nº 13.105/15), assinale a alternativaINCORRETA.

A) Prorroga-se a competência territorial fixadaem cláusula abusiva de eleição de foro se nãoalegada a abusividade na contestação.

B) A modificação da competência determinadaem razão da pessoa, realizada por convençãodas partes, somente produzirá efeitos depoisde homologada pelo juiz.

C) Serão reunidos para julgamento conjunto osprocessos que possam gerar risco deprolação de decisões conflitantes oucontraditórias caso decididosseparadamente, mesmo sem conexão entreeles.

D) Quando houver continência e a açãocontinente tiver sido proposta anteriormente,no processo relativo à ação contida, seráproferida sentença sem resolução de mérito,caso contrário, as ações serãonecessariamente reunidas.

E) Reputam-se conexas duas ou mais açõesquando lhes for comum o pedido ou a causade pedir.

QUESTÃO 09 – No que diz respeito aoIncidente de Resolução de DemandasRepetitivas, inovação do Código de ProcessoCivil (Lei nº 13.105/15), analise as assertivas aseguir:

I. O pedido de instauração do incidente, comoato postulatório, pode ser realizado pelaspartes, pelo Ministério Público e pelaDefensoria Pública, mas não pelo juiz dacausa.

II. O incidente será julgado no prazo de umano. Superado esse prazo, o incidente seráextinto sem resolução de mérito, semprejuízo de que seja novamente suscitado.

III. Julgado o incidente, a tese jurídica seráaplicada a todos os processos individuais oucoletivos que versem sobre idêntica questãode direito e que tramitem na área dejurisdição do respectivo tribunal, inclusiveàqueles que tramitem nos juizadosespeciais do respectivo Estado ou região.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201609:52:32

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

5

QUESTÃO 10 – Diante das disposições acercados honorários e despesas processuaispresentes no Código de Processo Civil(Lei nº 13.105/15), assinale a alternativaINCORRETA.

A) Os procuradores municipais perceberãohonorários de sucumbência, nos termos dalei.

B) Não sendo líquida a sentença, a definição dopercentual dos honorários nas causas em quea Fazenda Pública for parte somente ocorreráquando liquidado o julgado.

C) Os limites e critérios para a fixação dehonorários nas causas em que a FazendaPública for parte aplicam-se inclusive aoscasos de improcedência ou de sentença semresolução de mérito.

D) Quando os honorários forem fixados emquantia certa, os juros moratórios incidirão apartir da data da citação da partesucumbente.

E) São devidos honorários advocatícios nocumprimento provisório de sentença.

QUESTÃO 11 – Em matéria de JuizadosEspeciais da Fazenda Pública (Lei nº 12.153/09),assinale a alternativa INCORRETA.

A) A competência em razão do Juizado Especialda Fazenda Pública é absoluta.

B) As autarquias, fundações e empresaspúblicas vinculadas a determinado Municípiopodem ser partes como réus nos JuizadosEspeciais da Fazenda Pública.

C) Nos Juizados Especiais da Fazenda Pública,não há prazo diferenciado para a prática dequalquer ato processual pelas pessoasjurídicas de direito público, salvo ainterposição de recursos e a contestação.

D) Não se incluem na competência do JuizadoEspecial da Fazenda Pública, as ações porimprobidade administrativa, mandado desegurança, desapropriação e as demandassobre direitos ou interesses difusos ecoletivos.

E) A entidade pública ré deverá fornecer aoJuizado a documentação de que disponhapara o esclarecimento da causa,apresentando-a até o momento de instalaçãoda audiência de conciliação.

QUESTÃO 12 – Sobre a tutela provisória deurgência cautelar requerida em caráterantecedente contra a Fazenda Pública, assinalea alternativa correta.

A) Caso o juiz entenda que o pedido de tutelacautelar antecedente tenha naturezasatisfativa, deverá indeferir a petição inicial,julgando extinto o processo sem exame demérito.

B) O indeferimento da tutela cautelar obsta aformulação do pedido principal quando omotivo do indeferimento for oreconhecimento de decadência ou deprescrição.

C) O réu será citado para contestar no prazo dequinze dias o pedido e indicar as provas quepretende produzir e, não sendo contestado opedido, os fatos alegados pelo autorpresumir-se-ão aceitos pelo réu comoocorridos, caso em que o juiz decidirá dentrode cinco dias.

D) O pedido principal, cuja causa de pedirpoderá ser aditada, terá de ser formuladopelo autor no prazo de 30 (trinta) dias acontar do deferimento da tutela cautelar.

E) A tutela de urgência cautelar antecedentetorna-se estável se da decisão que aconceder não for interposto o respectivorecurso. Nessa hipótese, qualquer das partespoderá demandar a outra com o intuito derever, reformar ou invalidar a tutelaestabilizada no prazo de dois anos.

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201609:52:32

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

6

QUESTÃO 13 – No que tange à remessanecessária prevista no Código de Processo Civil(Lei nº 13.105/15), assinale a alternativaINCORRETA.

A) Não está sujeita ao duplo grau de jurisdiçãoa sentença proferida contra a União, osEstados, o Distrito Federal, os Municípios esuas respectivas autarquias e fundações dedireito público, que estiver fundada emacórdão proferido pelo plenário do SupremoTribunal Federal.

B) Não está sujeita ao duplo grau de jurisdiçãoa sentença proferida contra a União, osEstados, o Distrito Federal, os Municípios esuas respectivas autarquias e fundações dedireito público, que estiver fundada emsúmula de tribunal superior.

C) Não está sujeita ao duplo grau de jurisdiçãoa sentença que estipule condenação de valorcerto e líquido inferior a quinhentos saláriosmínimos para os Municípios que constituamcapitais dos Estados.

D) Não está sujeita ao duplo grau de jurisdiçãoa sentença que julgar improcedentes, no todoou em parte, os embargos à execução fiscal.

E) Não está sujeita ao duplo grau de jurisdiçãoa sentença proferida contra a União, osEstados, o Distrito Federal, os Municípios esuas respectivas autarquias e fundações dedireito público, que estiver fundada ementendimento firmado em incidente deresolução de demandas repetitivas.

QUESTÃO 14 – Diante das disposiçõesprevistas na Lei de Execução Fiscal(Lei nº 6.830/80), assinale a alternativa correta.

A) Nas ações de execução fiscal, a falta deindicação do CPF e/ou RG ou CNPJ da parteexecutada é causa de indeferimento dapetição inicial.

B) A Dívida Ativa regularmente inscrita e objetode execução fiscal goza da presunçãoabsoluta de certeza e liquidez.

C) Na execução fiscal, para garantia do juízo, oexecutado poderá efetuar depósito emdinheiro, mas não poderá oferecer fiançabancária ou seguro-garantia já que estes nãoproduzem os mesmos efeitos da penhora.

D) A Fazenda Pública não está sujeita aopagamento de custas e emolumentos e aprática dos atos judiciais de seu interesseindependerá de preparo ou de préviodepósito.

E) Nos embargos à execução fiscal, o executadodeverá alegar toda a matéria útil à defesa nainicial, inclusive apresentando reconvenção epreliminares de incompetência, suspeição eimpedimento.

QUESTÃO 15 – Quanto ao cumprimento desentença contra a Fazenda Pública e suarespectiva impugnação prevista no Código deProcesso Civil (Lei nº 13.105/15), assinale aalternativa INCORRETA.

A) O prazo para a impugnação é de trinta dias eesta deve ser apresentada nos próprios autosdo cumprimento da sentença.

B) Na hipótese de impugnação parcial, a partenão questionada pela executada será, desdelogo, objeto de cumprimento.

C) Compete ao executado, na impugnaçãofundada em excesso de execução, declararde imediato o valor que entende correto, sobpena de litigância de má-fé.

D) A impugnação pode contemplar qualquercausa modificativa ou extintiva da obrigação,como pagamento, compensação, transaçãoou prescrição, desde que supervenientes aotrânsito em julgado da sentença.

E) Após o trânsito em julgado da sentençaexequenda, a obrigação reconhecida emtítulo judicial fundado em lei ou atonormativo considerado inconstitucional peloSupremo Tribunal Federal poderá serdesafiada mediante ação rescisória, cujoprazo será contado do trânsito em julgado dadecisão proferida pelo Supremo TribunalFederal.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:01:30

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

7

DIREITO CIVIL

QUESTÃO 16 – Segundo o Art. 12 da LeiOrgânica do Município de Porto Alegre, aalienação de bens imóveis municipais dependede autorização legislativa e concorrênciapública, salvo, em relação a esta, o caso depermuta. Dessa forma, pode-se dizer que, salvoexceções, exigem autorização legislativa econcorrência a alienação dos seguintes bens:

A) Praças municipais e direitos de penhor.B) Direitos de hipoteca e direitos de servidão.C) Bens dominicais e direitos de indenização

moral por ofensa ao patrimônio históricomunicipal.

D) Cessão de direitos pessoais e direitos deservidão.

E) Direitos sobre valores mobiliários desociedades estrangeiras.

QUESTÃO 17 – Em relação às causas deinvalidade, é correto afirmar que:

A) A lesão não será decretada caso a partefavorecida aceite a redução do seu proveito.

B) Quando a declaração de vontade emanar deerro não essencial, a invalidade só serádecretada por provocação de uma das partes.

C) Quando as duas partes agirem com dolo, onegócio é considerado nulo de pleno direito,e não apenas anulável, podendo a declaraçãode invalidade ser requerida por qualquer umadas partes.

D) O exercício regular de um direito, quandocapaz de gerar graves dificuldades à partecontrária, caracteriza coação.

E) O erro de cálculo vicia o negócio, retirando-lhe todos os efeitos.

QUESTÃO 18 – Sobre prescrição e decadência,é correto afirmar que:

A) As partes de um contrato têm a faculdade dedispor sobre o prazo prescricional aplicável.

B) A interrupção da decadência é permitidasomente uma vez, sempre dependendo dedecisão judicial.

C) Quando a lei não estabelecer um prazoespecífico e próprio de prescrição da exceção,esta se entende imprescritível,independentemente do prazo de prescriçãoda respectiva pretensão.

D) A prescrição atinge direitos dotados depretensão, enquanto que a decadência atingedireitos potestativos (também chamadosformativos).

E) A determinação pelas partes de prazos dedecadência é impossível no Direito brasileiro,haja vista o caráter cogente das regras sobredecadência.

QUESTÃO 19 – Sobre passagem forçada epassagem de cabos e tubulações, é corretoafirmar que:

A) O proprietário é obrigado a tolerar apassagem de cabos e tubulações de serviçosde utilidade pública, em proveito deproprietários vizinhos, independentementede indenização, tendo em vista a funçãosocial da sua propriedade e a necessidade dapopulação circunvizinha.

B) O proprietário do prédio encravado tem odireito de passagem à via pública, mas desdeque o faça sem prejudicar as atividades doproprietário e dos imóveis vizinhos.

C) O proprietário do imóvel só deverá tolerar apassagem de cabos ou tubulações em casode desapropriação em sentido estrito.

D) O direito de passagem do imóvel encravadogera o dever de indenização ao vizinho queder a passagem.

E) O direito de passagem só é exercível emcasos de extrema urgência.

Page 8: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:01:30

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

8

QUESTÃO 20 – Um terreno urbano baldio(“Terreno A”) foi vendido ao Sr. João que, aoingressar no imóvel, tomou, sem perceber,posse do imóvel lindeiro (“Terreno “B”). OTerreno B possuía 220 metros quadrados e erade propriedade do Município já na época daaquisição do Terreno A pelo Sr. João. O Sr. Joãocercou o Terreno B, limpou-o, plantou algumasárvores frutíferas e fez construir uma cerca,evitando possíveis invasões, comuns naquelaregião. Somente sete anos depois da utilizaçãoininterrupta, a administração municipal seapercebeu do fato e, ato contínuo, notificou oSr. João. Na notificação, o Município comprovoua sua propriedade sobre a área e deu um prazode seis meses para que o Sr. João devolvesse oTerreno B ao Município. Passados esses seismeses, o Sr. João não devolveu o Terreno B,alegando que tem direitos sobre a área. Combase nesses fatos, analise as afirmações aseguir:

I. O Sr. João não deve devolver ao Municípioo Terreno B, haja vista o transcurso doprazo de usucapião aplicável ao caso emrazão das características do Terreno B.

II. Mesmo depois de notificado e de não terrespeitado o prazo fixado, o Sr. João podereter o imóvel até ser indenizado pela cercaconstruída e pelas árvores plantadas.

III. O Sr. João não tem direito a obter apropriedade pela usucapião e nem a serressarcido pelas benfeitorias realizadas noTerreno B.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 21 – Sobre relações obrigacionais, écorreto afirmar que:

A) Destruindo-se totalmente e sem culpa dodevedor a coisa certa, objeto de obrigação derestituir, o credor sofrerá a perda.

B) As obrigações de fazer são, pela natureza daprestação, sempre fungíveis.

C) Conforme o Direito brasileiro, as obrigaçõespecuniárias corporificam dívidas de valor,sendo sempre necessária a correçãomonetária quando houver diferimento entreo nascimento e o cumprimento da obrigação.

D) Sendo certa a coisa a ser dada, seuseventuais acessórios não estão abrangidosno dever de entrega do devedor.

E) As obrigações de dar coisa incerta, a escolhacabe sempre ao devedor.

QUESTÃO 22 – Assinale a alternativa corretasobre obrigações e solidariedade.

A) A obrigação indivisível com pluralidade decredores gera sempre obrigação solidáriaativa.

B) Havendo solidariedade passiva, o objeto daobrigação é sempre indivisível.

C) Se a prestação da obrigação solidária seconverter em perdas e danos, extingue-se ovínculo solidário.

D) Na solidariedade passiva, todos os devedoresrespondem frente ao credor pelos jurosmoratórios.

E) O regime jurídico da obrigação solidária éidêntico para todos os credores oudevedores, de modo que todos elesnecessariamente terão os mesmos prazos, omesmo o lugar de pagamento etc.

QUESTÃO 23 – Sobre juros, é correto afirmarque:

A) Salvo regra sem sentido contrário, sãosempre admitidos juros capitalizados noDireito brasileiro, desde que em período nãosuperior a um mês.

B) Nos negócios jurídicos bancários oufinanceiros, os juros compensatórios sãolimitados à taxa prevista no Art. 406 doCódigo Civil.

C) Os juros remuneratórios financeiros admitemcapitalização, desde que haja disposiçãocontratual autorizativa.

D) Somente no mútuo de natureza financeira éviável, no Direito brasileiro, a cobrança dejuros remuneratórios.

E) No Direito brasileiro, não são lícitos juroscapitalizados.

Page 9: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:01:30

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

9

QUESTÃO 24 – Assinale a alternativa corretasobre o adimplemento e extinção dasobrigações.

A) Tanto obrigações de dar quanto de fazerpodem gerar pagamento em consignação,desde que o credor não possa ou, sem justacausa, se recuse a receber o pagamento.

B) Se um terceiro não interessado pagar adívida, tem ele o benefício da sub-rogação,por efeito de legal.

C) A escolha pela dação em pagamento é direitounilateral do devedor, salvo se as partesdispuserem em sentido contrário.

D) A novação ocorre por efeito legal,independentemente da vontade das partes.

E) A remissão das dívidas é efeito de negóciojurídico bilateral.

QUESTÃO 25 – Sobre o enriquecimento semcausa, é correto afirmar que:

A) O enriquecimento sem causa é um exemplode ato ilícito, passível de gerar indenizaçãopor perdas e danos ao lesado.

B) No Direito brasileiro, é aplicávelexclusivamente na modulação da indenizaçãopor dano moral, visando a evitarindenizações exorbitantes oudesproporcionais.

C) Se tiver havido causa para o enriquecimento,não são aplicáveis as regras sobreindenização por enriquecimento sem causa,ainda que a causa, posteriormente, deixe deexistir.

D) A aplicação do enriquecimento sem causacomo fonte autônoma de obrigaçãopressupõe a subsidiariedade, ou seja, oenriquecimento sem causa só é aplicável se alei não oferecer ao lesado outro meio capazde satisfazer os seus interesses.

E) O enriquecimento sem causa só é aplicável arelações contratuais de adesão.

QUESTÃO 26 – Sobre responsabilidade civil, écorreto afirmar que:

A) Na fixação da indenização, deve-se atentarque os lucros cessantes observam o princípioda causalidade, ao passo que os danosemergentes não respeitam esse princípio.

B) Tendo em vista o princípio da reparaçãointegral, aplica-se, no Direito brasileiro,quando da fixação do montanteindenizatório, a compensação dos danos comas eventuais vantagens obtidas pelo lesado(compensatio lucri cum damno).

C) A responsabilidade pela perda de uma chancenão é aplicável no Direito brasileiro, hajavista a inexistência, no caso, de um efetivodano.

D) Na responsabilidade civil extracontratual porato ilícito, os juros moratórios contam-sedesde a citação.

E) O ato ilícito é pressuposto de qualquer casode responsabilidade civil.

QUESTÃO 27 – Em relação à doação, assinalea alternativa correta.

A) A doação modal somente é aplicável em casode bens móveis.

B) É considerada doação modal a feita comcláusula de reversão na hipótese de morte dodonatário.

C) A doação onerosa pode ser revogada em casode descumprimento do encargo, se odonatário incorrer em mora.

D) A doação pura e simples é negócio jurídicounilateral, salvo exceções previstas em lei.

E) As doações independem de forma, podendoser celebradas pelo mero consenso.

Page 10: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:01:30

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

10

QUESTÃO 28 – Sobre o contrato deempreitada, é correto afirmar que:

A) Na empreitada de lavor, só há uma forma defixação da remuneração: por medição.

B) A partir da entrega da obra, o empreiteiro dágarantia legal, pelo prazo irredutível de cincoanos, por todo e qualquer risco que possasofrer a obra pronta.

C) Na empreitada mista, os riscos dos bensempregados na obra são transferidos nomomento da contratação da empreitada.

D) A chamada empreitada meramente de lavoré regulada pelo contrato de prestação deserviço (Código Civil, Art. 593 a 609) ou pelaConsolidação das Leis do Trabalho, já quenão se trata de verdadeira e própriaempreitada.

E) Se o empreiteiro fornece os materiais,correm por sua conta os riscos destesmateriais até a entrega da obra, salvo emcaso de modo do dono da obra em recebê-la.

QUESTÃO 29 – Analise as assertivas abaixosobre a regulação de sociedades:

I. A sociedade em comum não possuipersonalidade jurídica e os seus sócios sãosolidariamente responsáveis pelasobrigações sociais.

II. No caso de redução de capital de sociedadelimitada, desde que observados osrequisitos legais devidamente fiscalizadospela Junta Comercial, nenhum credorpoderá se opor ao ato.

III. Não havendo regra diretamente aplicável nocontrato social ou no Código Civil, aplicam-se subsidiariamente à sociedade limitada asregras da sociedade anônima.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 30 – Sobre herança jacente, assinalea alternativa correta.

A) Abrindo-se a sucessão, a posse e apropriedade dos bens são transmitidas aosherdeiros, incluindo o Município, quando nãohouver outros sucessores, legítimos outestamentários.

B) Cinco anos depois da declaração de vacância,os bens passam ao patrimônio do Município.

C) Não havendo sucessores legítimos outestamentários, os bens do “de cujus” setransmitem automaticamente ao Município,em seguida ao falecimento.

D) Com a declaração de vacância sem que tenhahavido habilitação de colaterais, o Municípiopassa a ser proprietário dos bens.

E) Cinco anos depois de aberta a sucessão, semque haja herdeiros, os bens do “de cujus”passam ao domínio do Município, ou doDistrito Federal, conforme onde se encontre.

Page 11: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:09:43

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

11

DIREITO TRIBUTÁRIO

QUESTÃO 31 – Assinale a alternativaINCORRETA em relação a tributo.

A) O valor devido a título da popularmentedenominada “multa de trânsito” preenche ospressupostos contidos no Art. 3º do CódigoTributário Nacional.

B) A contribuição devida ao Conselho Regionalde Medicina pelos médicos que exercem aprofissão preenche os pressupostos contidosno Art. 3º do Código Tributário Nacional.

C) O Art. 3º do Código Tributário Nacional nãocontempla explicitamente que tributo éreceita pública.

D) Segundo a expressa previsão do CódigoTributário Nacional, a natureza jurídicaespecífica do tributo é determinada pelo fatogerador e não pelo fato gerador e pela basede cálculo.

E) É irrelevante que os valores arrecadados atítulo de IPTU não sejam destinados àmanutenção da rua onde está localizado oimóvel do contribuinte desencadeador datributação.

QUESTÃO 32 – Nos termos da ConstituiçãoFederal, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O imposto sobre a propriedade territorialrural, por ser da competência da União,jamais poderá ser fiscalizado e cobrado pelosMunicípios.

B) Não é possível aos Municípios instituíremIPTU em relação ao imóvel localizado fora deseus territórios.

C) Nos estritos termos e nas situaçõesexcepcionais estabelecidas pela ConstituiçãoFederal, é possível a União instituir impostosmunicipais.

D) Não é competência dos Municípios instituirimposto sobre o fornecimento de energiaelétrica.

E) Há prestações de serviços que são tributadas,mas não pelo imposto sobre a prestação deserviços de qualquer natureza.

QUESTÃO 33 – Nos termos da ConstituiçãoFederal, pertencem aos Municípios o produto daarrecadação do imposto da União sobre renda eproventos de qualquer natureza, incidente nafonte, sobre rendimentos pagos a

A) qualquer título, por eles, suas autarquias epelas fundações que instituírem emantiverem.

B) título apenas de salário, por eles, suasautarquias e pelas fundações que instituíreme mantiverem.

C) qualquer título, apenas por eles e suasautarquias que instituírem e mantiverem.

D) qualquer título, apenas por eles e pelasfundações que instituírem e mantiverem.

E) qualquer título, apenas por eles.

QUESTÃO 34 – Nos termos da ConstituiçãoFederal, quanto por cento do produto daarrecadação do imposto do Estado sobre apropriedade de veículos automotoreslicenciados em seus territórios pertencem aosMunicípios?

A) Quarenta (40).B) Quarenta e cinco (45).C) Quarenta e sete (47).D) Cinquenta (50).E) Cinquenta e cinco (55).

QUESTÃO 35 – Segundo a Leinº 6.830/1980, assinale a alternativa correta.

A) A inscrição em Dívida Ativa da FazendaPública definida como tributária ou nãotributária se constitui no ato de controlejudicial da legalidade.

B) O número da carteira de identidade do sujeitopassivo não está previsto como elementoobrigatório para constar no Termo deInscrição de Dívida Ativa.

C) Na execução por carta, os embargos serãooferecidos no juízo deprecante ou no juízodeprecado.

D) Na execução fiscal, o juiz não poderá, deofício ou provocado pelo devedor, reconhecera prescrição intercorrente.

E) A cobrança judicial da Dívida Ativa daFazenda Pública não é sujeita a concurso decredores ou habilitação em falência,concordata, liquidação, inventário ouarrolamento, nem se submete ao concurso depreferência entre pessoas jurídicas dequalquer natureza.

Page 12: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:09:43

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

12

QUESTÃO 36 – Sob a perspectiva da redaçãoexpressa na Constituição Federal relativamenteaos princípios constitucionais tributários e daslimitações constitucionais ao poder de tributar,analise as assertivas abaixo:

I. É vedado à União instituir impostos sobre opatrimônio das autarquias instituídas emantidas pelos Municípios vinculados a suasfinalidades essenciais ou às delasdecorrentes.

II. É vedado à União instituir impostos sobre opatrimônio das autarquias instituídas emantidas pelos Municípios vinculadosapenas a suas finalidades essenciais ou àsdelas decorrentes.

III. É vedado aos Estados instituir impostossobre a renda das autarquias instituídas emantidas pelos Municípios vinculados a suasfinalidades essenciais e às delasdecorrentes.

IV. É vedado aos Municípios instituir impostossobre a renda das autarquias instituídas emantidas pelos Estados vinculados a suasfinalidades essenciais e às delasdecorrentes.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

QUESTÃO 37 – Em relação às indicações doselementos obrigatórios do termo de inscrição dadívida ativa tributária, previstos no CódigoTributário Nacional, assinale a alternativaINCORRETA.

A) O nome do devedor e, sempre que possível,o seu domicílio ou a residência.

B) A quantia devida e a maneira de calcular osjuros de mora acrescidos.

C) A origem e a natureza do crédito,mencionando especificamente a disposiçãoda lei em que seja fundado.

D) A data em que foi inscrita.E) O número do processo judicial de que se

originar o crédito.

QUESTÃO 38 – Sob a perspectiva da redaçãoexpressa na Constituição Federal relativamenteaos princípios constitucionais tributários e daslimitações constitucionais ao poder de tributar,analise as assertivas abaixo:

I. No caso de empréstimo compulsório emface de investimento público de caráterurgente e de relevante interesse nacional, épossível a sua cobrança no mesmo exercíciofinanceiro em que haja sido publicada a leique o instituiu.

II. No caso de imposto sobre produtosindustrializados, é possível a sua cobrançano mesmo exercício financeiro em que hajasido publicada a lei que majorou a suaalíquota desde que não haja violação aocontido na alínea “c” do inciso III doArt. 150 da CF.

III. Tendo o Estado do Rio Grande do Sulmajorado o valor venal de determinado tipode veículo, o IPVA correspondente poderáser exigido imediatamente.

IV. O IPTU cuja base de cálculo foi majoradapode ser exigido nesses termos sem ter queaguardar o prazo mínimo de noventa dias,desde que tal cobrança ocorra no exercíciosubsequente.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

Page 13: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:09:43

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

13

QUESTÃO 39 – Em relação à defesa docontribuinte em juízo, analise as assertivasabaixo:

I. Não constitui pressuposto da açãoanulatória do débito fiscal o depósito de quecuida o Art. 38 da Lei nº 6.830/1980.

II. A restituição do imposto sobre atransmissão “inter vivos”, a qualquer título,por ato oneroso, de bens imóveis, poracessão física, pago indevidamente, por serum tributo que comporta, por sua natureza,transferência do respectivo encargofinanceiro, somente será feita a quem provehaver assumido o referido encargo, ou, nocaso de tê-lo transferido a terceiro, estarpor este expressamente autorizado arecebê-la.

III. A ação de consignação em pagamento é omeio processual adequado para ocontribuinte que tenha a intenção de nãopagar o tributo exigido pelo sujeito ativo edeseja realizar o depósito judicial do valorcontrovertido.

IV. Em face da eficácia preclusiva da coisajulgada, a Lei nº 12.016/2009 que disciplinao mandado de segurança impede que opedido seja renovado dentro do prazodecadencial, na hipótese de a decisãodenegatória não lhe houver apreciado omérito.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

QUESTÃO 40 – Em relação à solidariedadetributária, analise as assertivas abaixo:

I. As hipóteses de solidariedade tributáriaprevistas em contrato somente podem serlevadas a juízo se porventura os integrantesdo polo passivo da relação jurídica de direitotributário material anuíram antes daexecução.

II. Na hipótese de dois irmãos seremproprietários de um mesmo imóvel edevedores de IPTU de um dado exercício, osujeito ativo, ao propor a execução fiscal,poderá dirigi-la apenas contra um deles e acritério do município credor.

III. Em qualquer hipótese de isenção tributária,todos os obrigados são exonerados, aindaque outorgada pessoalmente a um deles.

IV. Não há interrupção da prescrição nashipóteses de solidariedade, pois osurgimento da obrigação tributária principalocorre diretamente contra o devedorprincipal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

Para responder às questões 41 a 45,considere a Lei Complementar nº 7/1973 ealterações posteriores.

QUESTÃO 41 – Com base na referidalegislação, a incidência do Imposto Sobre aPrestação de Serviços de Qualquer Natureza(ISSQN) independe:

I. Da existência de estabelecimento fixo.II. Do cumprimento de quaisquer exigências

legais, regulamentares ou administrativas,relativas às atividades, sem as cominaçõescabíveis.

III. Do resultado financeiro obtido.IV. Da denominação dada ao serviço prestado.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

Page 14: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:09:43

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

14

QUESTÃO 42 – Em relação ao IPTU e segundoa referida legislação, assinale a alternativaINCORRETA.

A) Não está abrangido pelo IPTU o imóvel que,comprovadamente, seja utilizado paraexploração extrativa vegetal e que estejalocalizado na 3ª Divisão Fiscal.

B) Não está abrangido pelo IPTU o imóvel que,comprovadamente, seja utilizado paraexploração agrícola e que esteja localizado na3ª Divisão Fiscal.

C) Não está abrangido pelo IPTU o imóvel que,comprovadamente, seja utilizado paraexploração pecuária e que esteja localizadona 3ª Divisão Fiscal.

D) Não está abrangido pelo IPTU o imóvel que,comprovadamente, seja utilizado paraexploração agroindustrial e que estejalocalizado na 3ª Divisão Fiscal.

E) Como todo o território do Município de PortoAlegre é legalmente considerado zonaurbana, o direito positivo municipal exige oIPTU por toda a extensão de seu território.

QUESTÃO 43 – Em relação ao IPTU e segundoa referida legislação, assinale a alternativaINCORRETA.

A) Para efeitos do IPTU, considera-se prédio aconstrução ocupada ou concluída, assimentendida aquela com carta de habitação.

B) A incidência do IPTU independe documprimento de quaisquer outras exigênciaslegais, regulamentares ou administrativas,relativas ao imóvel, sem prejuízo dascominações cabíveis.

C) A alíquota para cálculo do IPTU do prédio é,tratando-se de imóvel utilizadoexclusivamente como residência, de 0,75%.

D) A alíquota para cálculo do IPTU dos terrenossituados na 1ª Divisão Fiscal, cujo valor venalé de até 6.651 UFMs, é de 5%.

E) A alíquota para cálculo do IPTU dos terrenossituados na 1ª Divisão Fiscal, cujo valor venalestá acima de 6.651 UFMs, é de 5,5%.

QUESTÃO 44 – Com base na referidalegislação, o IPTU será lançado, com benefíciode alíquota predial, a partir do exercícioseguinte ao da aprovação do projetoarquitetônico, o terreno cuja edificação não forconcluída em virtude de falência doempreendedor ou de sua destituição porabandono de obra, tendo os adquirentes, emcondomínio, assumido a conclusão da obra,observado ainda o seguinte:

I. A aplicação desse benefício dependerá derequerimento protocolizado junto àPrefeitura Municipal de Porto Alegre,acompanhado de cópia do projetoarquitetônico.

II. O mencionado benefício terá o prazomáximo e improrrogável de três exercícios,contados a partir do exercício seguinte aoda solicitação.

III. O mencionado benefício terá o prazomáximo e improrrogável de quatroexercícios, contados a partir do exercícioseguinte ao da solicitação.

IV. O benefício estará submetido às condiçõesde saúde, trabalho e renda de pelo menosum dos condôminos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

QUESTÃO 45 – Com base na referidalegislação, a incidência e o pagamento da Taxade Fiscalização de Localização e Funcionamentoindependem:

I. Do cumprimento de quaisquer exigênciaslegais, regulares ou administrativas.

II. Do efetivo funcionamento da atividade, masdepende da efetiva utilização dos locais.

III. De estabelecimento fixo ou deexclusividade, no local onde é exercida aatividade.

IV. Do caráter permanente, eventual outransitório do estabelecimento.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

Page 15: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

15

DIREITO CONSTITUCIONAL

Para responder às questões 46 a 60,considere a Constituição Federal e aJurisprudência do Supremo TribunalFederal – STF.

QUESTÃO 46 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Supremo Tribunal Federal (STF)reafirmou a jurisprudência de que acontribuição ao Programa de IntegraçãoSocial (PIS) só pode ser exigida um anoapós a publicação da Emenda Constitucional(EC) 17/1997, conforme o princípio daanterioridade.

II. O STF, em repercussão geral, decidiu queos conselhos de fiscalização de profissõesregulamentadas não podem fixarlivremente o valor das contribuições anuaisdevidas por pessoas físicas ou jurídicasrelacionadas com suas atribuições e assimrealizar a atualização monetária do teto empatamares superiores aos permitidos emlei. “Entendimento contrário possibilitaria aefetiva majoração do tributo por um atoinfraconstitucional, em nítida ofensa aConstituição Federal”.

III. O STF, em repercussão geral, decidiu nosentido de que “é prescritível a ação dereparação de danos à Fazenda Públicadecorrente de ilícito civil”, uma vezque “não há no tema de fundo discussãoquanto à improbidade administrativa nemmesmo de ilícitos penais que impliquem emprejuízos ao erário ou, ainda, das demaishipóteses de atingimento do patrimônioestatal nas suas mais variadas formas”,destacou. “Portanto, não há como sedebater sobre todo o comando jurídico doArt. 37, parágrafo 5º”.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 47 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O STF, em sede de repercussão geral,decidiu que existe reserva de iniciativa aochefe do Poder Executivo para propor leisque implicam redução ou extinção detributos, e a consequente diminuição dereceitas orçamentárias.

II. O STF, em repercussão geral, recentementereformulou sua orientação para definir que:“A comprovação do triênio de atividadejurídica exigida para o ingresso no cargo dejuiz substituto, nos termos do Art. 93, incisoI, da Constituição Federal, pode ocorrer atéa posse e não no momento da inscriçãodefinitiva no concurso público”.

III. O Plenário do STF decidiu que éconstitucional a diferença de alíquotasquanto às contribuições previdenciáriasincidentes na folha de salários deinstituições financeiras ou entidadesequiparáveis, a partir da edição da EmendaConstitucional 20/1998.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 16: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

16

QUESTÃO 48 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Plenário do STF, com repercussão geral,decidiu que a legislação não pode preverprazos diferenciados para concessão delicença-maternidade para servidoraspúblicas gestantes e adotantes.

II. O Plenário do STF decidiu, em sede derepercussão geral, que a morte de detentoem estabelecimento penitenciário geraresponsabilidade civil do Estado quandohouver inobservância do seu deverespecífico de proteção, com base naresponsabilidade subjetiva.

III. O Plenário do STF decidiu serinconstitucional os dispositivos da LeiComplementar (LC) 105/2001 quepermitem à Receita Federal receber dadosbancários de contribuintes, fornecidosdiretamente pelos bancos, sem préviaautorização judicial.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 49 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O STF julgou constitucional a norma (Art.1º, inciso IV, da Lei nº 8.033/1990) queinstitui a cobrança do Imposto sobreOperações Financeira (IOF) na transmissãode ações e bonificações de companhiasabertas, tal orientação encontra respaldo noArt. 153, inciso V, da Constituição Federal,uma vez que o dispositivo prevê quecompete à União instituir impostos sobreoperações relativas a títulos ou valoresmobiliários.

II. O Plenário do STF firmou o entendimento deque, para efeito de observância do tetoconstitucional previsto no Art. 37, inciso XI,da Constituição Federal, não se computamvalores percebidos antes da vigência daEmenda Constitucional 41/2003 a título devantagens pessoais pelo servidor público.

III. O STF reafirmou seu entendimento nosentido de reconhecer a necessidade desubmissão de demanda judicial à regra dareserva de plenário mesmo na hipótese emque a decisão judicial estiver fundada emjurisprudência do Plenário do STF ou emsúmula da Corte.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 17: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

17

QUESTÃO 50 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Plenário do STF firmou tese derepercussão geral de que: “Declaradainconstitucional a progressividade dealíquota tributária é devido ao tributocalculado pela alíquota mínima estabelecidade acordo com a destinação do imóvel”.

II. O STF, no julgamento do RecursoExtraordinário (RE) 723651, definiu que élegítima a incidência do Imposto sobreProdutos Industrializados (IPI) naimportação de automóveis por pessoasfísicas para uso próprio.

III. O Plenário do STF, atribuindo repercussãogeral, fixou tese de que: “Somente lei emsentido formal pode estabelecer o regimede recolhimento do ICMS por estimativa”.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 51 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Plenário do STF, reconhecendorepercussão geral, reafirmou jurisprudênciano sentido de que é necessária acomprovação de prejuízo material aoscofres públicos como condição para apropositura de ação popular.

II. O STF, em repercussão geral, reafirmou seuposicionamento relativo à necessidade deuso de precatórios para o pagamento dedívidas da Fazenda Pública, mesmo aquelasrelativas às pendências acumuladas noperíodo entre a impetração de mandado desegurança e a concessão da ordem.

III. O STF, em sede de repercussão geral,definiu ser devido o creditamento do IPIreferente à aquisição de insumo nãotributado, isento ou sujeito à alíquota zero.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 52 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Plenário do STF, com repercussão geral,decidiu que as guardas municipais têmcompetência para fiscalizar o trânsito,lavrar auto de infração de trânsito e impormultas.

II. O STF, em sede de repercussão geral,decidiu que não há responsabilidadesolidária dos entes federados no dever deprestar assistência à saúde, tendo cada qualobrigações específicas definidas naConstituição Federal.

III. O STF, em sede de repercussão geral,decidiu que o município é competente paralegislar sobre meio ambiente com a União eo Estado no limite do seu interesse local edesde que tal regramento seja harmônicocom a disciplina estabelecida pelos demaisentes federados.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 53 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O STF, em sede de repercussão geral,definiu que cabe indenização a servidorempossado por decisão judicial, sobargumento de que houve demora nanomeação.

II. O Plenário do STF, em sede de repercussãogeral, definiu que leis que tratam devedação ao nepotismo são de iniciativaexclusiva do chefe do Poder Executivo.

III. O Plenário do STF decidiu, em sede derepercussão geral, que a Empresa Brasileirade Correios e Telégrafos (ECT) não recolheo Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) incidente sobre seus imóveis, umavez que eles estão abrangidos pelo princípioda imunidade tributária recíproca.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 18: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

18

QUESTÃO 54 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O STF, em sede de repercussão geral,definiu que, no caso de condenaçãopatrimonial imposta por tribunal de contas,somente o ente público beneficiário possuilegitimidade para propor a ação deexecução.

II. O STF, em sede de repercussão geral,reafirmou o entendimento de que é vedadoo fracionamento de execução pecuniáriacontra a Fazenda Pública para que eventualparte do crédito seja paga diretamente aocredor, por via administrativa e antes dotrânsito em julgado da ação – o chamadocomplemento positivo.

III. O Plenário do STF, com repercussão geralreconhecida, firmou a tese de que ascontratações sem concurso pelaadministração pública não geram quaisquerefeitos jurídicos válidos a não ser o direito àpercepção dos salários do períodotrabalhado e ao levantamento dos depósitosefetuados no Fundo de Garantia do Tempode Serviço (FGTS).

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 55 – Consoante orientação, analiseas assertivas abaixo:

I. O Plenário do STF, em sede de repercussãogeral, decidiu que o direito à aposentadoriapor invalidez, com proventos integrais,pressupõe que a doença esteja especificadaem lei.

II. O STF, em sede de repercussão geral,reafirmou seu entendimento contrário àcobrança de taxas para emissão de carnêsde recolhimento de tributos.

III. O Plenário do STF, em repercussão geral,declarou a constitucionalidade de leismunicipais, que admite a contrataçãotemporária de servidores públicos paracargos no magistério, mesmo de modogenérico e sem especificar a duração doscontratos, em face de evidente urgência einteresse público.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 56 – Analise as assertivas abaixo deacordo com a orientação:

I. Uma vez cumprido o processo dedesmembramento de área de certoMunicípio, criando-se nova unidadefederativa, é cabível a reunificação dos doismediante lei estadual, com mera revogaçãodo ato normativo que o formalizou.

II. O Município é competente para legislarsobre meio ambiente com União e Estado,no limite de seu interesse local e desde quetal regramento seja harmônico com adisciplina estabelecida pelos demais entesfederados.

III. É constitucional a lei municipal que proíbe acirculação de água mineral com teor de flúoracima de 0,9 mg/l, disciplinando assimsobre a proteção e defesa da saúde pública,competência legislativa concorrente, nostermos do disposto no Art. 24, XII, da CB.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 19: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

19

QUESTÃO 57 – Analise as assertivas abaixo:

I. O município é competente para legislar emmatéria de segurança em estabelecimentosfinanceiros (Terminais deautoatendimento).

II. É incompatível com a Constituição leimunicipal que impõe sanção mais gravosaque a prevista no Código de TrânsitoBrasileiro, por extrapolar a competêncialegislativa do Município.

III. Os Municípios situados no âmbito dosEstados-membros não se expõem àpossibilidade constitucional de sofreremintervenção decretada pela União Federal,eis que, relativamente a esses entesmunicipais, a única pessoa políticaativamente legitimada a neles intervir é oEstado-membro.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 58 – Analise as assertivas abaixo:

I. É inconstitucional norma local queestabeleça a competência do tribunal decontas para realizar exame prévio devalidade de contratos firmados com o PoderPúblico.

II. Com base no Art. 71 da ConstituiçãoFederal, o Tribunal de Contas pode convocaradvogado público, em face de eventualresponsabilidade, como prevê o Art. 38 daLei nº 8.666/1993, uma vez que amanifestação da assessoria jurídica quantoa editais de licitação, contratos, acordos,convênios e ajustes não se limita a simplesopinião, alcançando a aprovação,descabendo a recusa à convocação.

III. Muito embora as instâncias judicial eadministrativa não se confundem, havendoprocedimento de fiscalização do TCU nocaso concreto, não é cabível a propositurada ação civil pública até o pronunciamentofinal da Corte de Contas.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 20: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:18:17

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

20

QUESTÃO 59 – Analise as assertivas abaixo:

I. O STF já assentou o entendimento de que éadmissível a ação direta deinconstitucionalidade em face de emendaconstitucional, quando se alega, na inicial,que esta contraria princípios imutáveis ouas chamadas cláusulas pétreas daConstituição originária.

II. O STF não tem competência para julgarações ordinárias que impugnem atos doTCU e, como o acessório segue o principal,o mesmo se passa com as ações cautelarespreparatórias dessas demandas.

III. Não é possível a utilização do procedimentode controle administrativo como sucedâneoda ação direta de inconstitucionalidade,inclusive por usurpação da funçãojurisdicional do STF, bem como lei ou normade caráter ou efeito concreto já exauridopode ser objeto de controle abstrato deconstitucionalidade, em ação direta deinconstitucionalidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 60 – Analise as assertivas abaixo:

I. No imposto sobre transmissão causamortis e doação de bens e direitos, épossível fixar o grau de parentesco comoparâmetro para a progressividade.

II. Ofende o princípio da livre concorrência leimunicipal que impede a instalação deestabelecimentos comerciais do mesmoramo em determinada área.

III. Os municípios com mais de trinta milhabitantes e o Distrito Federal podemlegislar sobre programas e projetosespecíficos de ordenamento do espaçourbano por meio de leis que sejamcompatíveis com as diretrizes fixadas noplano diretor.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Page 21: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

21

DIREITO ADMINISTRATIVO

QUESTÃO 61 – O Regime JurídicoAdministrativo decorre de um conjunto deprincípios e regras que orientam o desempenhoda função administrativa, sempre voltada àconcretização dos direitos fundamentais, overdadeiro interesse público primário. Dentrodesse contexto e amparados pela legislaçãovigente, alguns institutos jurídicos sãoreveladores desta necessária supremacia dointeresse público sobre o interesse privado, aomesmo tempo que afirmam o poder-dever doEstado de melhorar concretamente a vida daspopulações mais carentes. A respeito do tema,analise as seguintes assertivas:

I. O princípio da supremacia do interessepúblico e o da indisponibilidade do interessepúblico estabelecem prerrogativas e limitesao Estado, sendo a intenção predominanterealizar o interesse da coletividade.

II. Da mesma forma que a AdministraçãoPública goza de poderes especiais,exorbitantes do direito comum, pode sofrerrestrições em sua atuação que não existempara os particulares.

III. O exercício do poder de polícia e aexistência de cláusulas exorbitantes noscontratos administrativos são tambémdemonstrações evidentes da existência doprincípio da supremacia do interesse públicosobre o interesse privado com respaldo noordenamento jurídico brasileiro.

IV. O princípio da supremacia do interessepúblico também é expressamente referidona lei que estabelece normas gerais deProcesso Administrativo no Município dePorto Alegre.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas III e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 62 – Respeitando-se o ordenamentojurídico brasileiro sobre o tema AdministraçãoPública, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A Administração Direta é formada por umconjunto de órgãos públicos, sempersonalidade jurídica e eventual capacidadeprocessual.

B) As autarquias, os consórcios públicos dedireito público, as empresas públicas esociedades de economia mista são entidadesdotadas de personalidade jurídica eintegrantes da Administração Indireta.

C) Os serviços sociais autônomos e as entidadescontroladas pelo Poder Público tambémintegram a estrutura da AdministraçãoIndireta na medida em que possuempersonalidade jurídica própria.

D) Não existe relação de hierarquia entre osórgãos públicos da Administração Direta e asentidades administrativas da Indireta.

E) Segundo estabelecido pela ConstituiçãoFederal, os órgãos públicos da AdministraçãoDireta e as entidades administrativas daIndireta poderão ter sua autonomiagerencial, orçamentária e financeiraampliada mediante contrato a ser firmadoentre os seus administradores e o PoderPúblico.

QUESTÃO 63 – Em relação à AdministraçãoIndireta, NÃO é apropriado afirmar que:

A) É formada pelo conjunto de pessoas (ouentidades) administrativas que, vinculadas àrespectiva Administração Direta, tem comofunção desempenhar atividadesadministrativas de maneira descentralizada.

B) Diante do que é afirmado pela ConstituiçãoBrasileira, pode-se admitir a existência deentidades da Administração Indiretavinculadas também às estruturas dosPoderes Legislativo e Judiciário.

C) Existe autorização constitucional no Brasilpara a criação de autarquias com o objetivode exercer atividade econômica em sentidoestrito.

D) As autarquias, mesmo dotadas depersonalidade jurídica de direito público,podem produzir atos administrativos típicos eatos predominantemente de direito privado.

E) As empresas públicas e sociedades deeconomia mista podem ser criadas com oobjetivo de prestar serviço público e/ouexercer atividade econômica em sentidoestrito.

Page 22: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

22

QUESTÃO 64 – Respeitando eventualdivergência doutrinária, a Lei da Ação Populardiscrimina os elementos que integram, compatamares diferentes de importância, os atosadministrativos: a competência (ou sujeito), afinalidade, a forma, o motivo e o objeto (ouconteúdo). A respeito desses elementos (ourequisitos), é INCORRETO afirmar que:

A) A competência atribuída por lei a umaautoridade é irrenunciável, o que não impedea delegação e a avocação, atos discricionáriosque exigem a explicitação dos seus motivos.

B) A finalidade, elemento basilar de todo atoadministrativo, é a consecução do interessepúblico primário e também pode serconsiderada como exemplo de princípioadministrativo.

C) A forma é o meio pelo qual o atoadministrativo se exterioriza, permitindo quea vontade pública se concretize na realidadeadministrativa.

D) O motivo é um requisito presente em todosos atos administrativos, enquanto amotivação, que não surge como dadonecessário em todas as decisõesadministrativas, é também considerada umprincípio.

E) O objeto (ou conteúdo) de um atoadministrativo sempre decorrerá de umadecisão discricionária do administrador,mesmo que comprimido pelos limites deescolhas que envolvem critérios técnicos oucientíficos.

QUESTÃO 65 – Segundo a ConstituiçãoFederal, são estáveis, após três anos de efetivoexercício, os servidores nomeados para cargo deprovimento efetivo em virtude de concursopúblico. Diante desse contexto, é INCORRETOafirmar que:

A) O servidor estável poderá perder o cargo emdecorrência de sentença judicial transitadaem julgado.

B) O servidor estável poderá ser demitido depoisde processo administrativo disciplinar, desdeque lhe seja assegurada a ampla defesa.

C) O servidor em estágio probatório tambémpoderá ser demitido depois de processoadministrativo disciplinar, desde que lhe sejaassegurada ampla defesa.

D) Existindo previsão em lei ordinária municipal,procedimento de avaliação periódica dedesempenho poderá implicar na perda decargo para servidor estável, respeitando-sesempre a ampla defesa.

E) Admite-se, em contexto excepcional, a perdade cargo pelo servidor estável sob oargumento do corte de gastos.

QUESTÃO 66 – Diferentes são as hipóteses deextinção de um ato administrativo, para além domero cumprimento dos seus efeitos, a formamais natural. Circunstâncias diversas, atosvinculados ou discricionários da autoridadepública podem também produzir essa realidade.Sendo assim, a revogação, a anulação, acaducidade e a cassação surgem com exemplosconsolidados de extinção dos atosadministrativos. A respeito desses institutos doDireito Administrativo, NÃO é adequado afirmarque:

A) A revogação é um ato discricionário queincide apenas sobre atos discricionários.

B) A anulação implica na extinção de atoinsanável com efeitos retroativos.

C) A caducidade decorre da superveniência denorma jurídica que tornou inadmissívelsituação jurídico-administrativaanteriormente permitida, tendo significadototalmente distinto da caducidade aplicadapara os contratos de concessão de serviçospúblicos.

D) A cassação é um exemplo de ato vinculado esancionatório praticado em virtude dodestinatário do ato ter desatendido condiçõesque garantiam a sua continuidade.

E) A revogação pode ser utilizada para atingirato administrativo viciado, pois o seu motivoé a inconveniência à luz do juízo dadiscricionariedade.

Page 23: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

23

QUESTÃO 67 – Segundo as diretrizesestabelecidas pela Constituição Federal, noArt. 37, § 6º, é INCORRETO afirmar que:

A) As pessoas jurídicas de direito público,quando no exercício do poder de políciaadministrativa, responderão pelos danoscausados que seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros, assegurado o direito deregresso contra o responsável nos casos dedolo ou culpa.

B) As pessoas jurídicas de direito privado, como,por exemplo, as concessionárias epermissionárias, quando prestadoras deserviços públicos, responderão pelos danosque seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros.

C) As empresas públicas e sociedade deeconomia mista, no exercício de atividadeeconômica em sentido estrito, quando osseus agentes causarem danos a terceiros,poderão submeter-se aos efeitos da teoria daresponsabilidade objetiva.

D) A culpa concorrente da vítima e a força maiorsão causas excludentes da responsabilidadeobjetiva do Estado.

E) A responsabilidade do agente público ésubjetiva, devendo o Estado comprovar aculpa do agente quando propuser a açãoregressiva.

QUESTÃO 68 – O tema servidores públicos,também para o contexto dos Municípios, temparte importante do seu universo de princípiose regras extraído da Constituição Federal, sendoINCORRETO afirmar que:

A) Os cargos, empregos e funções públicas sãoacessíveis aos brasileiros que preencham osrequisitos estabelecidos em lei, assim comoaos estrangeiros, na forma da lei.

B) As funções de confiança, exercidasexclusivamente por servidores ocupantes decargo efetivo, e os cargos em comissão, aserem preenchidos por servidores de carreiranos casos, condições e percentuais mínimosprevistos em lei, destinam-se apenas àsatribuições de direção, chefia eassessoramento.

C) A administração fazendária e seus servidoresfiscais terão, dentro de suas áreas decompetência e jurisdição, precedência sobreos demais setores administrativos, na formada lei.

D) A lei estabelecerá os prazos de prescriçãopara ilícitos praticados por qualquer agente,servidor ou não, que causem prejuízos aoerário, o que inclui as respectivas ações deressarcimento.

E) A lei disporá sobre os requisitos e asrestrições ao ocupante de cargo ou empregoda administração direta e indireta quepossibilite o acesso a informaçõesprivilegiadas.

Page 24: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

24

QUESTÃO 69 – As concessões de serviçospúblicos e de obras públicas e as permissões deserviços públicos para os diferentes âmbitos daFederação dependem, primeiramente, do queestá estabelecido no artigo 175 da ConstituiçãoFederal e na Lei nº 8.987/1995. Com base nessapremissa, é correto afirmar que:

A) Concessão de serviço público é a delegaçãode sua prestação, mediante licitação, àpessoa jurídica ou consórcio de empresa quedemonstre capacidade para seudesempenho, por sua conta e risco e porprazo determinado.

B) Permissão de serviço público é a delegação,a título precário, mediante licitação, daprestação de serviços públicos, à pessoafísica ou jurídica que demonstre capacidadepara o seu desempenho, por sua conta erisco.

C) Somente nos casos expressamente previstosna Constituição Federal a cobrança da tarifadecorrente dos contratos de concessãopoderá ser condicionada à existência deserviço público alternativo e gratuito para ousuário.

D) As tarifas cobradas em razão da existência decontratos de concessão poderão serdiferenciadas em função das característicastécnicas e dos custos específicosprovenientes do atendimento aos distintossegmentos de usuários.

E) A outorga de concessão ou permissão nãoterá caráter de exclusividade, salvo no casode inviabilidade técnica ou econômicadevidamente motivada.

QUESTÃO 70 – A respeito do tema concessãoe permissão no serviço público, sabe-se queesses contratos dependem da realização deprocessos licitatório e, conforme previsão legal,existem diferentes causas para o encerramentodestes vínculos. Sobre o assunto, é INCORRETOafirmar que:

A) Extinta a concessão, retornam ao poderconcedente todos os bens reversíveis,direitos e privilégios transferidos aoconcessionário, conforme previsto no edital eestabelecido no contrato.

B) Considera-se encampação a retomada doserviço pelo poder concedente durante oprazo da concessão, por motivo de interessepúblico, mediante lei autorizativa específica eapós prévio pagamento de indenização.

C) A inexecução total ou parcial do contratoacarretará, a critério do poder concedente, adeclaração de caducidade da concessão,respeitando-se procedimentos estabelecidosnos marcos legais existentes.

D) Contempla a lei nacional a possibilidade derescisão judicial, a ser requerida pelaconcessionária, diante do inadimplementocontratual pelo Poder Público.

E) Existe a hipótese de encampação noscontratos de permissão.

QUESTÃO 71 – As cláusulas exorbitantes noscontratos administrativos extrapolam as regrase características dos contratos em geral,determinando vantagem excessiva àAdministração Pública. Entende-se alegitimidade do regime jurídico diferenciadodesses contratos, e, sendo assim, sobre o tema,assinale a alternativa INCORRETA.

A) O Estado pode modificá-los unilateralmentepara melhor adequação às finalidades deinteresse público, respeitados os direitos docontratado.

B) O Estado pode aplicar sanções motivadaspela inexecução total ou parcial do ajuste.

C) As cláusulas econômico-financeiras emonetárias dos contratos administrativosnão poderão ser alteradas sem a préviaconcordância do contratado.

D) Em qualquer contexto, será nulo o contratoadministrativo celebrado verbalmente com aAdministração Pública.

E) As alterações unilaterais impostas pelo PoderPúblico nos contratos administrativos, dentrodas margens legais, geram direito aoequilíbrio econômico-financeiro para ocontratado.

Page 25: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

25

QUESTÃO 72 – A respeito das modalidadeslicitatórias, diante da legislação existente,assinale a alternativa INCORRETA.

A) Concorrência é a modalidade de licitaçãoentre quaisquer interessados que, na faseinicial de habilitação preliminar, comprovempossuir os requisitos mínimos de qualificaçãoexigidos no edital para execução do seuobjeto.

B) Convite é a modalidade de licitação queadmite a participação de interessados doramo pertinente ao seu objeto, ainda que nãosejam diretamente convidados pelo PoderPúblico para apresentar as suas propostas.

C) Tomada de preços é a modalidade de licitaçãoque pressupõe a existência de interessadospreviamente cadastrados em relação ao iníciodo processo licitatório, pois somente elesestarão legitimados para apresentar as suaspropostas.

D) Concurso é a modalidade de licitação entrequaisquer interessados, conforme critériosconstantes no edital, que adota, segundoexpressa previsão legal, o tipo melhor técnicapara definição do vencedor.

E) Ressalvados os casos de inexigibilidade delicitação, os contratos para a prestação deserviços técnicos profissionais especializadosdeverão, preferencialmente, ser celebradosmediante a realização de concurso, comestipulação prévia do prêmio ouremuneração.

QUESTÃO 73 – Segundo a Lei ComplementarMunicipal nº 790/2016, que estabelece normasgerais para o processo administrativo no âmbitoda Administração Municipal Direta e daAdministração Municipal Indireta em PortoAlegre, analise as seguintes assertivas:

I. Das decisões administrativas, cabe recursoem face de razões de constitucionalidade,legalidade e mérito.

II. Quando norma legal não dispuser de outromodo, será competente para conhecer dorecurso administrativo na AdministraçãoCentralizada o Secretário Municipal doórgão no qual tramitou o processoadministrativo.

III. Os recursos administrativos serão recebidoscom efeito suspensivo, salvo quando houverprevisão legal em sentido contrário e dainexecução da penalidade puder resultar aineficácia da decisão final.

IV. A decisão de recurso administrativo nãopoderá, no mesmo procedimento, agravar arestrição produzida pelo ato ao interesse dorecorrente.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas III e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 74 – Acerca da intervenção doEstado na propriedade, assinale a alternativacorreta.

A) Na desapropriação, por interesse social parafins de reforma agrária, a indenização préviae justa, em títulos da dívida agrária, somenteabrange as benfeitorias úteis.

B) A requisição, em qualquer das hipóteses, nãoé indenizável.

C) A servidão administrativa, por suascaracterísticas, determina que a indenizaçãopaga ao proprietário do imóvel correspondaao valor total do bem.

D) Os bens públicos não contemplam a hipótesede tombamento.

E) A caducidade da declaração de utilidadepública em uma desapropriação resulta dodecurso do tempo sem o Poder Públicodesencadear atos concretos para torná-lauma realidade.

Page 26: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:21:15

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

26

QUESTÃO 75 – Em relação aos bens públicos,é possível identificar uma espécie de regimejurídico geral, que eventualmente coloca sobtensão o direito público e o direito privado. Dequalquer maneira, observando-se com cuidadoa legislação existente, com incidência diretae/ou indireta, assinale a alternativaINCORRETA.

A) Admitindo-se algumas exceções, a aquisiçãodos bens móveis e imóveis pelo Poder Públicose submete à exigência de prévia licitação.

B) Como regra geral, a alienação de bensimóveis públicos exige a identificação dointeresse público, a avaliação do patrimônio,uma autorização legislativa e a licitação namodalidade concorrência, como, porexemplo, no âmbito da Administração Direta.

C) Na concorrência para a venda de bensimóveis, a fase de habilitação limitar-se-á àcomprovação do recolhimento de quantiacorresponde a 10% (dez por cento) daavaliação.

D) Os bens imóveis da Administração Direta,cuja aquisição haja derivado deprocedimentos judiciais ou de dação empagamento, poderão ser alienados por ato daautoridade competente depois da avaliaçãodos bens, a comprovação de interessepúblico e a adoção de procedimentolicitatório, mais especificamente, aconcorrência ou o leilão.

E) A rigor, os bens públicos não estão sujeitos aum regime de inalienabilidade, mas, sim, aum regime de alineabilidade condicionada,submetida ao cumprimento de um conjuntode requisitos formais estabelecidos em lei.

Page 27: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

27

DIREITO MUNICIPAL

QUESTÃO 76 – No que diz respeito à posiçãodo Município na tradição constitucionalbrasileira, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 11. Constituição de 1891.2. Constituição de 1937.3. Constituição de 1988.

Coluna 2( ) O município é ente federativo.( ) A fixação do poder dos municípios cabe aos

Estados.( ) O Departamento de Municipalidades rege as

prefeituras e conduz as políticas públicasmunicipais.

( ) Submissão do Município ao Estado membro,exceto no que respeita ao peculiarinteresse.

( ) Os princípios existenciais são a autonomia(autogoverno) e a descentralização.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 3 – 2 – 1 – 1 – 3.B) 2 – 2 – 1 – 1 – 3.C) 3 – 1 – 2 – 1 – 3.D) 1 – 1 – 2 – 3 – 1.E) 3 – 1 – 1 – 2 – 2.

QUESTÃO 77 – Inovação da Constituição de1988, a elaboração da Lei Orgânica integra acompetência exclusiva (ou privativa) doMunicípio. Sobre a Lei Orgânica Municipal,afirma-se que:

A) Emana do poder constituinte municipal.B) Sua formulação é de competência exclusiva e

absoluta do Município.C) Uma vez promulgada pelo Prefeito, é

hierarquicamente superior no âmbito dalegislação municipal.

D) É lei municipal, dispensa a sanção doPrefeito, exige trâmite especial e deve seraprovada por maioria qualificada (2/3 dosvereadores).

E) Cabe ao Legislativo Municipal aprovar a LeiOrgânica, que será submetida à AssembleiaLegislativa para ratificação.

QUESTÃO 78 – No que tange às competênciasconstitucionais do Município, relacione a Coluna1 à Coluna 2.

Coluna 11. Competência exclusiva.2. Competência comum.

Coluna 2( ) Prestar serviços de atendimento à saúde.( ) Organizar e prestar, diretamente ou

indiretamente, o serviço de transportecoletivo, que tem caráter essencial.

( ) Legislar sobre tributos de sua competência.( ) Promover a proteção do patrimônio

histórico cultural.( ) Promover o adequado ordenamento

territorial, mediante planejamento econtrole do uso, do parcelamento e daocupação do solo.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 2 – 1 – 2 – 1 – 2.B) 1 – 2 – 1 – 2 – 2.C) 2 – 1 – 1 – 2 – 1.D) 1 – 1 – 2 – 1 – 1.E) 2 – 2 – 1 – 1 – 1.

QUESTÃO 79 – Os Municípios, no EstadoFederal Brasileiro, desfrutam de autonomiasimilar à dos Estados-membros, visto que nãolhes faltam um campo de atuação delimitado,leis próprias e autoridades suas. Assim, écorreto afirmar que:

A) A autonomia municipal se expressa pelacapacidade de arrecadar as próprias finanças,organizar os serviços e eleger Prefeitos eVereadores.

B) Por serem entes federativos, os municípiostêm soberania para a tomada de decisão noâmbito de seu território.

C) Os Estados organizar-se-ão de forma aassegurar a autonomia dos municípios, noque diz respeito ao seu peculiar interesse.

D) Os municípios exercem competênciasuplementar, podendo legislar sobre asmatérias previstas no Art. 22 da ConstituiçãoFederal.

E) É da competência municipal legislar sobreassuntos de interesse local, que significamaqueles de exclusivo interesse local.

Page 28: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

28

QUESTÃO 80 – A autonomia do município éuma prerrogativa, atribuída pelo textoconstitucional, de legislar, governar eadministrar a comunidade local, sem estarobrigado a consultar e acatar a vontade deoutros membros da federação, dentro doslimites fixados na Constituição. No que dizrespeito à autonomia política, administrativa efinanceira do município, analise as assertivasabaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, sefalsas.

( ) Na autonomia administrativa, está incluídoo poder normativo próprio e o autogoverno.

( ) Autonomia política significa elegerlivremente seus governantes e editarnormas gerais (competência legislativa).

( ) Autonomia financeira diz respeito àorganização e à prestação de serviçospúblicos.

( ) Organizar seus servidores livremente estáincluído na autonomia administrativa domunicípio.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – F – F.B) V – F – F – V.C) F – V – V – F.D) F – F – V – V.E) V – V – F – V.

QUESTÃO 81 – Quanto às técnicas dedistribuição de competência, a Constituição daRepública Federativa do Brasil adota,principalmente, a de enumeração expressa dospoderes da União, cabendo aos Estados, ospoderes remanescentes. Todavia, emdeterminadas matérias, adota a técnica deenumeração taxativa das competências dosEstados, cabendo à União os poderesremanescentes, bem como a enumeraçãoexpressa de cada um dos entes federativos. Emrelação ao sistema constitucional decompetências, analise as assertivas abaixo,assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os poderes municipais expressos eexclusivos afastam a competência federal ea competência estadual.

( ) Os poderes federais concorrentes nãoprevalecem sobre poderes estaduaisconcorrentes que prevalecem sobre poderesmunicipais concorrentes.

( ) Compete ao município legislar sobreassunto local, de modo residual, quando oreferido assunto não estiver compreendidonas competências privativas (exclusivas)enumeradas dos demais entes federados.

( ) Nas hipóteses de competência legislativaconcorrente, se a União e o Estado seomitirem, os municípios exercemcompetência legislativa plena.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – F – F.B) V – F – V – V.C) V – F – F – V.D) F – F – V – F.E) V – V – F – V.

Page 29: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

29

QUESTÃO 82 – Quanto à responsabilidade doPrefeito por infrações político-administrativas,analise as assertivas abaixo, assinalando V, severdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A competência para regrar os efeitos e oprocesso da perda do mandato do Prefeitoé exclusiva da União, nos termos do Art. 22,I e XIII da CRFB.

( ) Na apuração da responsabilidade político-administrativa do Prefeito, utilizam-se asmesmas regras de processo e as mesmaspunições aplicáveis aos servidoresestatutários.

( ) O julgamento da infração cometida peloPrefeito municipal cabe ao poder Judiciáriolocal, em composição plenária, e, em nomedo princípio do duplo grau de jurisdição,sempre cabe recurso dessa decisão.

( ) O Prefeito municipal pode serresponsabilizado por danos ao meioambiente, a bens e direitos de valorartístico, estético, histórico, turístico,paisagístico e algum ato danoso a qualqueroutro interesse da coletividade e talresponsabilização será feita através de açãocivil pública.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – F – V.B) V – F – F – V.C) V – F – V – F.D) F – F – V – V.E) V – V – F – F.

QUESTÃO 83 – No que diz respeito ao processolegislativo municipal, é correto dizer que:

A) A iniciativa é reservada quando o Prefeito,qualquer Vereador, qualquer comissão daCâmara ou os cidadãos puderem submeter aolegislativo determinado projeto.

B) A criação de cargos, funções ou empregos naprefeitura e nas autarquias municipais ouaumento de sua remuneração é de iniciativageral.

C) Pode ser de iniciativa popular matéria deiniciativa privativa do Prefeito.

D) O veto do Prefeito pode ter um motivoestritamente jurídico ou pode ser opostoporque o Prefeito julga a proposição contráriaao interesse público.

E) O veto oposto pelo Chefe do ExecutivoMunicipal pode ser derrubado pelo voto damaioria qualificada (2/3 dos vereadores).

QUESTÃO 84 – Quanto à organização domunicípio e alteração de sua estrutura, a ordemjurídica nacional dispõe que:

A) Desmembramento é a junção da partedesmembrada de um território a umMunicípio já existente, que continua com suapersonalidade jurídica anterior.

B) Incorporação é a união de dois ou maisMunicípios, que perdem, todos eles, a suaprimitiva personalidade, surgindo um novoMunicípio.

C) Desde a promulgação da lei estadual quereconheceu o novo município, as rendas ebens públicos locais passam a lhe pertencer,mesmo os vinculados ao município primitivo.

D) Região Metropolitana é a área de serviçosunificados, mera divisão administrativa epode ser administrada por órgão próprio (Leiconsórcios públicos).

E) Para criar novo município, é preciso adeterminação da Assembleia Legislativa pararealização do plebiscito; a realização doplebiscito pela Justiça Eleitoral e apromulgação da lei que cria o Município, sefavorável o plebiscito.

QUESTÃO 85 – Em relação aos serviços desaúde e de educação da competência doMunicípio, analise as assertivas abaixo:

I. O município deve atuar prioritariamente noensino fundamental e é obrigado a aplicar25% da receita resultante de impostos,considerada a que vem de transferências.

II. Nos termos da Lei do SUS, ficamautorizados os municípios a constituirconsórcios para desenvolver em conjuntoações e serviços de saúde.

III. Segundo a Lei do SUS, à direção municipaldo Sistema de Saúde (SUS) competeexecutar serviços de vigilânciaepidemiológica e de vigilância sanitária.

IV. Em matéria de saúde, a competência domunicípio é suplementar na via legislativa eno campo administrativo.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e III.C) Apenas I e IV.D) Apenas II e III.E) Apenas III e IV.

Page 30: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

30

QUESTÃO 86 – A Constituição da Repúblicaestabelece as regras para eleição eremuneração dos agentes políticos, tais como:

I. O segundo turno para as eleiçõesmajoritárias só é obrigatório nas capitais.

II. Na eleição dos vereadores, adota-se oprincípio de representação proporcional, eas cadeiras são distribuídas conforme oquociente eleitoral (o resultado da divisãodo número de votos válidos pelo número delugares a preencher) e pelo quocientepartidário (o resultado da divisão donúmero de votos válidos de cada legendapelo quociente eleitoral previamentedeterminado).

III. Não preenchidos os lugares conforme oquociente eleitoral e o quociente partidário,eles são atribuídos ao partido com maiornúmero de votos válidos.

IV. O pagamento da remuneração dos agentespolíticos não pode ultrapassar 5% da receitado município e deve ser em parcela única,estando proibido o pagamento de abonos,prêmios, verbas de representação ouqualquer espécie remuneratória.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e III.D) Apenas II e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 87 – Nos termos da doutrinamunicipalista consolidada, por “interesse local”,entende-se:

I. Interesses de diversas ordens (econômicos,políticos, culturais) cujo conteúdosemântico deve ser interpretado de acordocom a competência para legislar circunscritana Constituição Federal.

II. Um conceito jurídico indeterminado, comconteúdo e extensão largamente incertos.

III. Uma cláusula geral, na qual a hipótese legalestá formulada de modo aberto (em termosde grande generalidade), submetendo eabrangendo todo um domínio de casos.

IV. Aquilo que só pode se especificar no casoconcreto, tornando possível sujeitar umvasto grupo de situações, de modocompleto e com possibilidade deajustamento, a uma determinadaconsequência jurídica.

Quais estão corretos?

A) Apenas I, II e III.B) Apenas I, II e IV.C) Apenas I, III e IV.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 31: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

31

QUESTÃO 88 – No exercício da competêncialegislativa suplementar, duas questõesexsurgem, imediatamente: qual a relação entrea competência suplementar do município com acompetência concorrente, e o que significa “noque couber”. Sobre esse tópico, analise asassertivas abaixo:

I. A competência legislativa suplementar seconfunde com a competência concorrente.

II. No exercício da competência concorrente,na hipótese de omissão do legisladorfederal, os entes exercem competêncialegislativa plena, dentro de seus limites, atéa manifestação suplementar da União.

III. Os municípios podem legislar na falta denormas gerais federais e estaduaispertinentes àqueles assuntos, como no casoem que o Município de Porto Alegre legislousobre a instituição de progressividadeextrafiscal do IPTU, antes do advento doEstatuto da Cidade (2001).

IV. A competência legislativa suplementarpresta-se a acrescentar algo à legislaçãofederal e estadual, no que for compatívelcom àquela legislação, excluídos todos osassuntos de competência exclusiva daUnião, Estados-membros e Distrito Federal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e III.D) Apenas II e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 89 – No ano de 2012, a CâmaraMunicipal de Olisipo, Estado do Rio Grande doSul, editou lei ordinária estabelecendo apossibilidade de parcelamento de débitos depessoas físicas ou jurídicas relativas ao IPTU(Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano)e à TCL (Taxa de Coleta de Lixo) no município,sem estabelecer prazo determinado para osbenefícios fiscais e sem previsão de impactofinanceiro e orçamentário. Sobre a validade dareferida lei, analise as assertivas abaixo:

I. A lei fere a Lei de Responsabilidade Fiscal,além de ser formalmente inconstitucionalem confronto com a Constituição Estadualpor vício de iniciativa.

II. A lei não é formalmente inconstitucionalfrente à Constituição Estadual, uma vez quea iniciativa de leis orçamentárias é comumaos poderes Executivo e Legislativo.

III. A lei caracteriza perdão de dívida, anistia,remissão, com renúncia fiscal sem previsãoorçamentária e fere a lei eleitoral.

IV. Há inconstitucionalidade material porexcesso de poder (desvio de finalidade).

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e III.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV..

Page 32: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS … · v1_5/9/201615:46:13 prefeitura municipal de porto alegre/rs procuradoria-geral do municÍpio secretaria municipal de administraÇÃo

408_CE_571_BLOCOI_V3_19/9/201610:24:35

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICPAL

32

QUESTÃO 90 – Considerados o valor negativodo princípio democrático (a democracia é umregime que protege a esfera inviolável dapessoa humana contra o poder do Estado e seusexcessos), o valor positivo (é o regime departicipação do maior número de cidadãos nogoverno) e a noção de autonomia(representação da liberdade como poderinalienável, como domínio exercido pela açãolivre sobre ela mesma), exige-se a realizaçãodas condições aptas a garantir o exercício dessepoder. Feitas essas considerações, pode-seequacionar o problema da participação políticanos seguintes termos:

I. O referendo não é um exemplo departicipação direta do cidadão no planolegislativo, porque quem faz a lei e decidesão os representantes, e os cidadãosapenas a ratificam.

II. Na Lei Orgânica, legislaçãoinfraconstitucional, destacam-se váriasformas participativas, como a participaçãoorgânica, a participação no processoadministrativo, a colaboração nasatividades econômicas da Administração e aparticipação no planejamento urbano.

III. O caso da participação popular em órgãosde decisão, como os Conselhos Municipais,é de participação institucional (orgânica).

IV. A participação do cidadão no planejamentourbano é uti cives, porque sua intervençãose dá na condição de membro dacoletividade, isto é, como pessoa afetada eportadora do interesse geral.

Quais estão corretos?

A) Apenas I e III.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e III.D) Apenas II e IV.E) I, II, III e IV.