prefeitura municipal de porto alegre/rs … · 2016-09-27 · questÃo 01 – sobre o regime...

28
V1_5/9/201615:48:08 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo. 1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala. 2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somente devem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica de material transparente com tinta azul ou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. A utilização de qualquer material não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando a imediata exclusão do candidato. 3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição. 4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta. 5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo o preenchimento da grade de respostas. 6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova. 7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal. 8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular. 9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data descrita no Cronograma de Execução desse Concurso ou Processo Seletivo. Boa prova! 10. Certifique-se de que este caderno contém 60 (sessenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição. PROCURADOR MUNICIPAL – BLOCOS II E III

Upload: buinguyet

Post on 17-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

V1_5/9/201615:48:08

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RSPROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Instruções

Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante dasprovas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo.

1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala.

2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somentedevem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica de material transparente com tinta azulou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. A utilização de qualquermaterial não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando a imediata exclusão docandidato.

3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição.

4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E,sendo apenas 1 (uma) a resposta correta.

5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo opreenchimento da grade de respostas.

6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar aAta de Prova.

7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal.

8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular.

9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data descrita no Cronograma deExecução desse Concurso ou Processo Seletivo.

Boa prova!

10. Certifique-se de que este caderno contém 60 (sessenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscalda sala a sua substituição.

PROCURADOR MUNICIPAL – BLOCOS II E III

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:21:41

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

2

DIREITO URBANO-AMBIENTAL

QUESTÃO 01 – Sobre o regime constitucionalda política urbana, analise as seguintesassertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, sefalsas.

( ) A função social da propriedade urbana éatendida quando esta cumpre as exigênciasfundamentais de ordenação da cidadeexpressas no plano diretor.

( ) A Constituição Federal de 1988 estabeleceuma lista exemplificativa de sanções aserem aplicadas, conforme previsão em leimunicipal específica, para o proprietário dosolo urbano não edificado, subutilizado ounão utilizado.

( ) O usucapião-urbano para fins de moradiaprópria ou da família aplica-se àquele quepossuir como sua uma área urbana de até250 metros quadrados, pelo prazo mínimode 5 anos ininterruptos e sem oposição,desde que não seja proprietário de outroimóvel rural ou urbano.

( ) O plano diretor deve indicar as áreas ondepoderão ser utilizadas as medidas deexigência do parcelamento, da edificação eda utilização compulsórios.

( ) O plano diretor, obrigatório para cidadescom mais de vinte mil habitantes einstrumento básico da política e dodesenvolvimento e de expansão urbana,pode ser alterado por meio de decreto.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – F – V – F.B) V – F – V – V – F.C) F – V – F – F – V.D) F – V – V – F – F.E) V – V – F – V – V.

QUESTÃO 02 – Em relação ao instituto daoutorga onerosa do direito de construir (solocriado), previsto no Art. 28 do Estatuto daCidade (Lei nº 10.257/2001), analise asseguintes assertivas:

I. A concessão da outorga onerosa do direitode construir depende da previsão, no PlanoDiretor, de áreas nas quais o direito deconstruir possa ser exercido acima docoeficiente máximo de aproveitamentoadotado, mediante contrapartida emdinheiro a ser prestada pelo beneficiário.

II. A cobrança da contrapartida ampara-se noprincípio da justa distribuição dos benefíciose ônus decorrentes do processo deurbanização.

III. Os recursos da contrapartida obtida devemser aplicados, dentre outras finalidades, emregularização fundiária e proteção de áreasde interesse histórico, cultural oupaisagístico.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e II.D) Apenas I e III.E) Apenas II e III.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:21:41

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

3

QUESTÃO 03 – Assinale a alternativa corretaem relação à proteção do patrimônio cultural.

A) Uma lei municipal baseada no Plano Diretorpoderá autorizar o proprietário de imóveltombado em razão de seu valor cultural aexercer em outro local, ou alienar, o direitode construir previsto no Plano Diretor ou emlegislação urbanística dele decorrente.

B) O ente público que inserir determinado bemimóvel em seu inventário de bens culturaistem o prazo de um ano para concluir oprocesso administrativo de tombamento,sob pena de cancelamento do ato queincluiu o bem no inventário.

C) O reconhecimento jurídico do valor culturalde um bem imóvel dotado de valor históricoe arquitetônico pressupõe o préviotombamento ou a inclusão do bem noinventário de bens culturais.

D)O conceito de patrimônio cultural previstona Constituição Federal de 1988 abrange osbens de natureza material, tomadosindividualmente ou em conjunto,portadores de valor paisagístico, ecológico,turístico, artístico, histórico, cultural,religioso, arqueológico, etnográfico oumonumental.

E) O regime de imputação da responsabilidadecivil por danos ao patrimônio cultural ésubjetivo, devendo-se demonstrar que oproprietário foi negligente quanto àconservação do bem.

QUESTÃO 04 – Em relação à competêncialegislativa municipal e ao conteúdo dasnormas urbanísticas municipais, analise asseguintes assertivas:

I. É inconstitucional a lei municipal quepermita a implantação de loteamentohabitacional em área rural, por se tratarde matéria de competência legislativaconcorrente entre União e Estado,devendo o Município respeitar aslimitações previstas em legislação federalgeral sobre direito urbanístico.

II. O Município pode, em seu Plano Diretor,instituir áreas especiais de interessecultural, com o objetivo de assegurar aproteção de ambiências dotadas de valorambiental e paisagístico.

III. É condição de validade do processolegislativo de elaboração de leis quealteram o Plano Diretor a observância daefetiva participação da população e deassociações representativas dos váriossegmentos da comunidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:21:41

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

4

QUESTÃO 05 – Sobre o parcelamento do solourbano e tendo por base a Lei nº 6.766/1979,analise as assertivas abaixo e assinale V, severdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Considera-se loteamento a subdivisão degleba em lotes destinados à edificação, comabertura de novas vias de circulação, delogradouros públicos ou prolongamentos,modificação ou ampliação das viasexistentes.

( ) A responsabilidade pela execução dainfraestrutura básica dos parcelamentos édo empreendedor, que deverá reservar35% de área do parcelamento paraequipamentos públicos.

( ) Os espaços livres de uso comum, as vias epraças, as áreas destinadas a edifíciospúblicos e outros equipamentos urbanosconstantes do projeto e do memorialdescritivo poderão ter sua destinaçãoalterada pelo loteador, após a aprovação doprojeto, desde que ocorra préviapublicidade e informação aos adquirentesdos lotes.

( ) A transferência para o domínio do Municípiodas vias, das praças, dos espaços livres, dasáreas destinadas a edifícios públicos e deoutros equipamentos públicos denomina-seconcurso voluntário.

( ) Mediante termo de compromisso firmadocom o Município e mediante o pagamentode contrapartidas, o empreendedor poderápromover o parcelamento do solo em áreasgravadas pelo Plano Diretor como Áreas deProteção do Ambiente Natural – APAN.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – F – V – F.B) V – F – V – V – F.C) F – V – F – F – V.D) F – V – V – F – F.E) V – V – F – V – V.

QUESTÃO 06 – Um grupo formado por pessoasde baixa renda, há 10 anos, implantou umloteamento clandestino em imóvel urbano, dedomínio privado, no qual há, aproximadamente,200 famílias vivendo em condições precárias emtermos de saneamento básico. Na área, hánascentes e um córrego que cruza o imóvel, noqual são lançados esgotos in natura e resíduossólidos. Essa comunidade constitui umaAssociação de Moradores e deseja aregularização fundiária do loteamento como deinteresse social. Dentre as providências a seremadotadas pela Associação e/ou pelo Município,assinale a INCORRETA.

A) Como requisito para a regularização fundiáriade interesse social, a Associação deverádemonstrar que a ocupação é consolidada, oque se caracteriza por densidadedemográfica superior a 50 habitantes porhectare e pela presença de pelo menos doisdos seguintes equipamentos deinfraestrutura urbana implantados: a)drenagem de águas pluviais urbanas; b)esgotamento sanitário; c) abastecimento deágua potável; d) distribuição de energiaelétrica ou e) limpeza urbana, coleta emanejo de resíduos sólidos.

B) O Município deverá instituir, por lei, umaZona Especial de Interesse Social – ZEIS, afim de que o regime urbanístico contemple autilização da gleba por população de baixarenda.

C) Por se tratar de regularização fundiária deinteresse social consolidada, o Municípiopoderá admitir a regularização em área depreservação permanente, desde que o estudotécnico comprove que essa intervençãoimplica a melhoria das condições ambientaisem relação à situação de ocupação irregularanterior.

D) A Associação de moradores poderá promoveração de usucapião especial urbano diante daimpossibilidade da identificação dos terrenosocupados por cada possuidor.

E) A Associação de moradores poderá promovera alienação de lotes ainda não ocupados noloteamento a fim de custear os estudostécnicos necessários à regularização fundiáriae à realização das obras de infraestruturabásica e à implantação dos equipamentoscomunitários.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:21:41

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

5

QUESTÃO 07 – No que se refere ao regimejurídico das Áreas de Preservação Permanente –APP situadas em zona urbana, nos termos doCódigo Florestal Federal (Lei nº 12.651/2012),analise as seguintes assertivas:

I. Compete ao Município definir em seu PlanoDiretor a metragem da faixa ao longo decursos d’água a ser preservada como APPem áreas urbanas em que há ocupaçõesconsolidadas de interesse social.

II. A regularização fundiária de interesse sociale de interesse específico dos assentamentosinseridos em área urbana consolidada e queocupam APP pressupõe lei municipalespecífica que promova a desafetação daárea.

III. Na regularização fundiária de interesseespecífico dos assentamentos inseridos emárea urbana consolidada e que ocupam APP,ao longo dos rios ou de qualquer cursod’água, deverá ser mantida faixa nãoedificável com largura mínima de 15 metrosde cada lado.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 08 – No que se refere aolicenciamento ambiental e ao EIA/RIMA, nostermos dos dispositivos da LC(Lei complementar) nº 140/2011, da Leinº 6.938/1981 e da legislação municipal dePorto Alegre, assinale a alternativa correta.

A) Uma lei municipal poderá dispensar aexigência de EIA/RIMA nas hipóteses em quea área a ser objeto do empreendimentocontar com regime urbanístico diferenciado,após a oitiva do Conselho do Plano Diretor.

B) O Município é competente para definir atipologia das atividades ou empreendimentosque importem em impacto local para fins delicenciamento ambiental por parte daSecretaria Municipal do Meio Ambiente.

C) O licenciamento ambiental de atividades ouempreendimentos localizados em Áreas deProteção Ambiental deverá ser conduzidopelo ente federativo que tiver instituído areferida Unidade de Conservação.

D) A supressão de vegetação decorrente delicenciamentos ambientais é autorizada peloente federativo licenciador.

E) Nos casos de obras e atividades capazes decausar significativa degradação ambiental,sujeitas à elaboração de EIA/RIMA, o órgãolicenciador deverá exigir compensaçãoambiental do empreendedor, a ser revertidapara o Fundo de Recuperação de BensLesados.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:21:41

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

6

QUESTÃO 09 – Considerando-se ajurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,no que se refere ao sistema deresponsabilização por ilícitos e danos ao meioambiente, analise as seguintes assertivas:

I. A responsabilidade civil do Município poromissão quanto ao seu dever de fiscalizaçãode atividades poluidoras é objetiva, deimputação solidária e de execuçãosubsidiária.

II. A competência para o exercício do poder depolícia na área ambiental e para aresponsabilização administrativa éexclusiva do órgão ambiental competentepara o licenciamento ambiental da atividadea ser fiscalizada.

III. A apresentação de laudo de coberturavegetal omisso quanto às espéciesameaçadas de extinção, nos autos delicenciamento ambiental, constitui crime,nos termos da Lei nº 9.605/1998.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 10 – Nos termos das Leisnº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, relativas aoSaneamento Básico, assinale a alternativaINCORRETA.

A) Os recursos hídricos não integram os serviçospúblicos de saneamento básico.

B) Apenas na ausência de redes públicas desaneamento serão admitidas soluçõesindividuais de abastecimento de água e deafastamento e destinação final de esgotossanitários.

C) O Município priorizará a contratação decooperativas ou associações de catadores demateriais recicláveis formadas por pessoasfísicas de baixa renda para a execução deatividades previstas no plano municipal degestão integrada de resíduos sólidos, comdispensa de licitação.

D) A responsabilidade compartilhada pelo ciclode vida dos produtos restringe-se aosfabricantes e comerciantes de produtosperigosos, os quais são obrigados a implantara logística reversa para o retorno dosprodutos após o uso pelo consumidor.

E) O Município deve atuar, subsidiariamente,com vistas a minimizar ou cessar o dano, logoque tome conhecimento de eventos lesivosao meio ambiente ou à saúde públicarelacionado ao gerenciamento de resíduossólidos.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:24:10

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

7

DIREITO DO TRABALHO

QUESTÃO 11 – A respeito do contrato deemprego com o Estado (entes dotados depersonalidade jurídica de direito público), écorreto afirmar que:

A) O contrato possui elementos gerais distintosdo contrato firmado com entes de direitoprivado, tendo em vista o interesse público ea intensidade da intromissão do Estado noreferido negócio jurídico.

B) O Estado exerce o jus imperii, o que modificasubstancialmente o elemento subordinaçãojurídica.

C) O contrato mantém os mesmos elementosessenciais do contrato de emprego firmadocom entes de direito privado.

D) Constitui espécie de contrato administrativo.E) Prepondera a incidência dos princípios da

legalidade e da primazia do interesse públicosobre o princípio da tutela, porquanto aprópria Consolidação das Leis do Trabalho(CLT) preceitua que “nenhum interesse declasse ou particular prevaleça sobre ointeresse público”.

QUESTÃO 12 – Acerca do elemento acidentalno contrato de emprego, é lícito asseverar que:

A) Não se trata de elemento eletivo pelaspartes.

B) Pode influir na cessação do contrato.C) Pode ser incluído no curso da execução

contratual.D) É vedada a inclusão de elemento acidental

em cláusula de transferência de empregadopara outra localidade.

E) A não eventualidade constitui exemplo deelemento acidental.

QUESTÃO 13 – Determinada empresa públicamunicipal que presta serviço público pretenderealizar concurso público para o cargo deservente. Considerando o absenteísmodecorrente de licenças de saúde portrabalhadores acima dos 35 anos em razão dotipo de atividade prestada e o alto número detrabalhadoras afastadas por motivo de licença-maternidade em seu quadro, a referida empresafaz consulta sobre a possibilidade de o editalexigir como requisito para inscrição que apenastrabalhadores do sexo masculino, na faixa etáriados 18 aos 35 anos, possam ser candidatos àsvagas. A assessoria jurídica, com base noordenamento jurídico, deverá manifestar-se deforma:

A) Contrária à pretensão da empresa, porquantoo edital é discriminatório, sendo vedada aadoção dos aludidos requisitos para inscriçãono concurso por disposição expressa da CLT.

B) Contrária à pretensão, porque o edital édiscriminatório, podendo, contudo, seradmitido, caso excluído do edital o requisitorelativo à idade.

C) Favorável à pretensão da empresa,porquanto o edital não é discriminatório, jáque a natureza da função a ser exercida,pública e notoriamente, permite o tratamentodiferenciado.

D) Favorável à pretensão da empresa, visto queo edital está em conformidade com ointeresse público e a necessidade decontinuidade dos serviços públicos.

E) Contrária à pretensão da empresa, já que oedital é discriminatório, podendo, contudo,ser admitido, caso excluído do edital orequisito relativo ao gênero.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:24:10

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

8

QUESTÃO 14 – No que concerne à aplicação deregras previstas na legislação trabalhista emrelação aos contratos de emprego mantidos como Estado (administração direta, autárquica efundacional), assinale a alternativa correta,observada a jurisprudência consolidada.

A) O retorno do servidor público à jornadainicialmente contratada constitui alteraçãocontratual lesiva, vedada pela CLT.

B) A Constituição da República (CR) não veda aequiparação de qualquer natureza para oefeito de remuneração do pessoal do serviçopúblico, sendo juridicamente possível aaplicação da norma infraconstitucionalprevista na CLT quando se pleiteiaequiparação salarial entre servidores públicosceletistas.

C) Aos servidores públicos celetistas não édevido o vale-transporte, porquanto a leirespectiva não os contempla.

D) Submete-se à multa de mora pelo atraso noadimplemento das parcelas da extinção docontrato prevista na CLT a pessoa jurídica dedireito público que não observa o prazo parapagamento das verbas da extinção.

E) Para servir como óbice ao pleito deequiparação salarial, só é válido o quadro depessoal organizado em carreira quandohomologado pelo Ministério do Trabalho,ainda que o ente público tenha aprovado oquadro de carreira por meio de atoadministrativo da autoridade competente.

QUESTÃO 15 – Em relação à terceirização dosserviços, de acordo com o entendimentojurisprudencial consolidado, analise asassertivas abaixo:

I. Não forma vínculo de emprego com otomador a contratação de serviços devigilância e de conservação e limpeza, bemcomo a de serviços especializados ligados àatividade-meio do tomador, desde queinexistente a pessoalidade ou asubordinação indireta.

II. A contratação de trabalhadores porempresa interposta é ilegal, formando-se ovínculo de emprego diretamente com otomador dos serviços, salvo no caso detrabalho temporário.

III. A contratação irregular de trabalhador,mediante empresa interposta, não geravínculo de emprego com ente daAdministração Pública, não afastando,contudo, pelo princípio da isonomia, odireito dos empregados terceirizados àsmesmas verbas trabalhistas legais enormativas asseguradas àquelescontratados pelo tomador dos serviços,desde que presente a igualdade de funções.

IV. Os entes integrantes da AdministraçãoPública direta e indireta respondemsubsidiariamente, na terceirização regular,caso evidenciada a sua conduta culposa nocumprimento das obrigações da Lei deLicitações, especialmente na fiscalização documprimento das obrigações contratuais elegais da prestadora de serviço comoempregadora, porquanto a aludidaresponsabilidade não decorre de meroinadimplemento das obrigações trabalhistasassumidas pela empresa regularmentecontratada.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, III e IV.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:24:10

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

9

QUESTÃO 16 – Assinale a alternativa quecontempla a correlação correta relativamente àresponsabilidade pelo adimplemento doscréditos trabalhistas, considerando a lei, adoutrina e a jurisprudência majoritária.

A) Grupo Econômico: Responsabilidadeprincipal da empregadora e subsidiária dasdemais empresas do grupo; Sucessão deEmpregadores Típica (sem fraude):Responsabilidade exclusiva do empregadorsucedido; Desmembramento deMunicípios (emancipação):Responsabilidade do Município-mãe até aemancipação e a responsabilidade do novoMunicípio pelo período posterior.

B) Grupo Econômico: Responsabilidadesolidária entre as empresas do grupo;Sucessão de Empregadores Típica (semfraude): Responsabilidade exclusiva doempregador sucessor; Desmembramentode Municípios (emancipação):Responsabilidade exclusiva do novoMunicípio.

C) Grupo Econômico: Responsabilidadeprincipal da empregadora e subsidiária dasdemais empresas do grupo; Sucessão deEmpregadores Típica (sem fraude):Responsabilidade solidária entre empregadorsucessor e sucedido; Desmembramento deMunicípios (emancipação):Responsabilidade solidária dos Municípios.

D) Grupo Econômico: Responsabilidadesolidária entre as empresas do grupo;Sucessão de Empregadores Típica (semfraude): Responsabilidade principal doempregador sucedido e subsidiária doempregador sucessor; Desmembramentode Municípios (emancipação):Responsabilidade exclusiva do Município-mãe.

E) Grupo Econômico: Responsabilidadesolidária entre as empresas do grupo;Sucessão de Empregadores Típica (semfraude): Responsabilidade exclusiva doempregador sucessor; Desmembramentode Municípios (emancipação):Responsabilidade do Município-mãe até aemancipação e a responsabilidade do novoMunicípio pelo período posterior.

QUESTÃO 17 – Analise as assertivas abaixosobre a jornada de trabalho:

I. A compensação de jornada de trabalho deveser ajustada por acordo individual escrito,acordo coletivo ou convenção coletiva,sendo válido o acordo individual paracompensação de horas, salvo se houvernorma coletiva em sentido contrário; oregime compensatório na modalidade“banco de horas” somente pode serinstituído por negociação coletiva.

II. A prestação de horas extras habituaisdescaracteriza o acordo de compensação dejornada, sendo inválido, ademais, acordo decompensação de jornada em atividadeinsalubre, ainda que estipulado em normacoletiva, sem a necessária inspeção préviae permissão da autoridade competente, naforma da CLT.

III. Ultrapassada habitualmente a jornada deseis horas de trabalho, é devido o gozo dointervalo intrajornada mínimo de uma hora,obrigando o empregador a remunerar operíodo para descanso e alimentação nãousufruído como extra, acrescido dorespectivo adicional, na forma prevista naCLT.

IV. É inválida cláusula de acordo ou convençãocoletiva de trabalho contemplando asupressão ou redução do intervalointrajornada, porque este constitui medidade higiene, saúde e segurança do trabalho,garantido por norma de ordem pública,infenso à negociação coletiva.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, III e IV.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:24:10

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

10

QUESTÃO 18 – A respeito do instituto do avisoprévio, no âmbito do Direito do Trabalho,assinale a alternativa correta.

A) O período de aviso prévio de 30 dias seráacrescido de três dias por ano de serviçotrabalhado na mesma empresa até o máximode 60 dias, perfazendo um total de até 90dias.

B) O período de aviso prévio de 30 dias seráacrescido de três dias por ano ou fração igualou superior a seis meses de trabalho namesma empresa até o limite total de 60 dias.

C) O período de aviso prévio de 30 dias seráacrescido de três dias por ano de serviçotrabalhado na mesma empresa até o limitetotal de 60 dias.

D) O período de aviso prévio de 30 dias seráacrescido de três dias por ano ou fração igualou superior a seis meses de trabalho namesma empresa até o limite total de 90 dias.

E) Inexiste na lei critério de proporcionalidadeentre o tempo de serviço prestado e o períodode aviso prévio em nosso ordenamentojurídico.

QUESTÃO 19 – Um trabalhador prestouserviços de limpeza, de maneira subordinada, adeterminado Município, por intermédio decontrato formal de emprego e com anotação desua CTPS, no período de março de 2015 atéjulho de 2016, tendo ingressado comreclamatória, na qual postulou o pagamento dehoras extras, repousos e feriados trabalhados,adicional de insalubridade, parcelas da extinçãodo contrato não adimplidas (gratificaçãonatalina e férias proporcionais, indenizaçãorelativa ao período de aviso prévio e indenizaçãode 40% sobre o FGTS), FGTS do período eseguro-desemprego. O Município, em suadefesa, comprova que a contratação foiefetuada sem concurso público. A pactuaçãoefetuada, de acordo com entendimentopretoriano majoritário e os planos do mundojurídico, é:

A) Inexistente, pois não foi observada a formalegal.

B) Existente, inválida e absolutamente ineficaz.C) Existente, inválida e com eficácia reduzida.D) Existente, inválida e eficaz.E) Existente, válida e eficaz.

QUESTÃO 20 – De acordo com a Lei e ajurisprudência atual dos Tribunais Superiores,assinale a alternativa INCORRETA.

A) O servidor público celetista da administraçãodireta, autárquica ou fundacional ébeneficiário da estabilidade prevista noArt. 41 da CR/1988, sendo que a dispensa doempregado de empresas públicas esociedades de economia mista que prestamserviços públicos deve ser motivada, ematenção aos princípios da impessoalidade eisonomia.

B) Presume-se discriminatória a despedida deempregado portador do vírus HIV ou de outradoença grave que suscite estigma oupreconceito; inválido o ato, o empregado temdireito à reintegração no emprego.

C) Em caso de morte da genitora, é asseguradoao cônjuge ou companheiro empregado ogozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a queteria direito a mãe, exceto no caso defalecimento do filho ou de seu abandono.

D) Servidores celetistas de Fundação compersonalidade jurídica de direito privado,ainda que instituída por lei e que recebadotação ou subvenção do Poder Público pararealizar atividades de interesse do Estado,não são beneficiários da estabilidadeexcepcional prevista no Art. 19 do ADCT.

E) Empregado despedido por atodiscriminatório, além do direito à reparaçãopelo dano moral, poderá optar entre areintegração com ressarcimento integral detodo o período de afastamento, mediantepagamento das remunerações devidas,corrigidas monetariamente e acrescidas dejuros legais e a percepção, em dobro, daremuneração do período de afastamento,corrigida monetariamente e acrescida dosjuros legais.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:26:28

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

11

DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA

QUESTÃO 21 – Analise as demandas abaixo:

I. Ação movida por estagiário de direito daProcuradoria-Geral do Município emdesfavor do Município, na qual postulado odireito ao pagamento dos dias de recessoprevisto na lei de estágio, sob o argumentode ter sido extinto o estágio após um ano,sem a devida fruição do período de recesso.

II. Interdito proibitório ajuizado por empresaprestadora de serviços de limpeza dosprédios do Município contra sindicatoprofissional representativo da categoriaprofissional, com o objetivo de proibir queos trabalhadores da referida empresaprestadora de serviços impeçam o labor deoutros trabalhadores (que não aderiram aomovimento paredista), bem como oingresso de servidores públicos e dapopulação em geral, em alguns prédios doMunicípio.

III. Ação civil pública movida pelo MinistérioPúblico para que empresa pública municipalcumpra, em relação a seus empregados,normas de segurança e saúde do trabalho,previstas na legislação trabalhista.

IV. Ação ajuizada por trabalhador voluntáriocontra fundação de direito públicomunicipal, tendo por objeto o ressarcimentode despesas realizadas, conforme previstono termo de adesão celebrado entre otrabalhador e o ente público, na forma dalei do trabalho voluntário.

V. Ação de indenização por danos patrimoniaise extrapatrimoniais movida porcompanheiro de empregado celetistamunicipal, contra o Município, tendo emvista o falecimento do referido empregado,em virtude de alegado acidente de trabalho.

Quais são competências da Justiça do Trabalho?

A) Apenas II e III.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, IV e V.D) Apenas I, II, III e V.E) I, II, III, IV e V.

QUESTÃO 22 – Constitui prerrogativaprocessual dos Municípios, no processo dotrabalho:

A) O prazo em dobro para a interposição dosrecursos, à exceção dos embargos dedeclaração que não possuam efeitosmodificativos, os quais terão prazo simples.

B) O prazo de 20 dias entre a notificação iniciale a data da audiência.

C) O prazo em dobro para impetrar mandado desegurança.

D) A dispensa de depósito para interposição derecurso, sendo as custas recolhidas apenasao final, caso mantida a sucumbência.

E) O prazo em quádruplo para contestar.

QUESTÃO 23 – Autarquia municipal que nãoexplore atividade econômica

A) é passível de ser processada, por intermédiodo rito sumaríssimo.

B) não se beneficia da presunção relativa devalidade dos recibos de quitação ou pedidosde demissão de seus empregados ainda quenão homologados nem submetidos àassistência mencionada no Art. 477 da CLT.

C) sujeita-se à revelia e aos efeitos da confissãoficta, caso, notificada para tal, nãocompareça à audiência.

D) não se sujeita, em caso de extinção decontrato de trabalho, ao pagamento da multade 50% sobre as parcelas rescisórias,relativamente à parte incontroversa dessasverbas, caso a parte incontroversa não tenhasido paga à data do comparecimento àJustiça do Trabalho.

E) não se sujeita à execução por precatório oupor requisição de pequeno valor.

QUESTÃO 24 – Em execução trabalhistamovida por empregado celetista, da decisãoproferida nos embargos à execução que sejadesfavorável ao Município, incumbirá aoProcurador:

A) Interpor agravo de petição.B) Interpor agravo de instrumento.C) Impetrar mandado de segurança.D) Interpor recurso ordinário.E) Aguardar o reexame ex-officio, sendo, pois,

desnecessário o manejo do recursovoluntário.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:26:28

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

12

QUESTÃO 25 – No que concerne à competênciafuncional do TRT 4, relacione a Coluna 1, órgãosjurisdicionais fracionários competentes, àColuna 2, ações/recursos.

Coluna 11. Seção de Dissídios Individuais I.2. Seção de Dissídios Individuais II.3. Seção de Dissídios Coletivos.4. Seção Especializada em Execução.5. Turmas.

Coluna 2( ) habeas corpus impetrado por executado,

em processo trabalhista.( ) Mandado de segurança impetrado contra

decisão que determina o praceamento debens.

( ) Ação rescisória contra acordo efetuado emreclamatória na primeira instância.

( ) Dissídio coletivo de natureza jurídica.( ) Recurso ordinário de sentença de cognição

proferida em processo de rito sumaríssimo.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 4 – 4 – 2 – 3 – 5.B) 2 – 1 – 3 – 2 – 1.C) 1 – 1 – 2 – 3 – 5.D) 5 – 4 – 2 – 2 – 1.E) 1 – 4 – 1 – 5 – 2.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:26:28

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

13

As questões 26 a 29 deverão ser respondidas com base na petição inicial abaixo e no relatofático a seguir:

Exmo(a). Juiz(a) Titular da Vara do Trabalho de Alvorada.

JOÃO DA SILVA, brasileiro, servente, portador da carteira deidentidade n. 1234567890, com o CPF n. 123.456.789-00, residente e domiciliado naRua Sem Saída, sem número, na cidade de Alvorada, vem, respeitosamente, porintermédio de seu procurador abaixo firmado, perante Vossa Excelência, propor

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA NO RITO SUMARÍSSIMO

em face da EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS e do MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, consoantefatos e fundamentos a seguir expostos.

1. O reclamante foi contratado, na cidade de Alvorada, em seleção feita pela EMPRESAPRESTADORA DE SERVIÇOS, para prestar serviços de limpeza urbana em 08/05/2015, emprédios do MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, com o salário mensal de R$ 900,00, cumprindojornada de 8h48min de segundas as sextas, com intervalo de uma hora. No contrato deemprego firmado consta como foro de eleição a cidade de Alvorada.2. O autor foi despedido em 24/06/2016, sem justa causa e sem receber as parcelasrescisórias (saldo de salário de 24 dias, aviso prévio, 13 salário, férias vencidase proporcionais e multa de 40% sobre o FGTS), além de não haver recebido as guiasdo FGTS e do seguro-desemprego.3. No curso do contrato, sempre realizou uma hora extra.4. O município reclamado deve ser responsabilizado solidariamente, tendo em vistaa sua condição de tomador dos serviços;

5. Em razão do acima exposto, requer:

a) a condenação dos reclamados ao pagamento das parcelas da extinção do contrato(saldo de salário de 24 dias, aviso prévio, 13 salário, férias vencidas eproporcionais e multa de 40% sobre o FGTS), e a entrega das guias do FGTS e doseguro-desemprego;b) a condenação dos reclamados ao pagamento de uma hora extra diária ao longo dacontratualidade, com reflexos;c) o reconhecimento da responsabilidade solidária dos reclamados;d) a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita (AJG), bem como opagamento dos honorários assistenciais;e) a notificação dos reclamados para comparecerem a audiência, sob as penas da lei.

O reclamante declara pobreza, nos termos da lei.Informa, desde já, que possui interesse na audiência de conciliação do feito.Protesta por todos os meios de prova permitidos.Dá-se à causa o valor de R$ 1.000,00 para efeitos legais.

Nestes termos, pede e espera deferimento.

Alvorada, 11/07/2016.

ASSINATURA DO ADVOGADO

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:26:28

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

14

Com a referida petição inicial, ajuizada em11/07/2016 (segunda-feira), o reclamantejuntou procuração de seu advogado.A notificação inicial do Município ocorreu no dia13/07/2016 (quarta-feira), por oficial de justiça.A audiência foi marcada para o dia 05/08/2016(sexta-feira). À Procuradoria-Geral do Municípioforam encaminhadas cópias: [a] do contrato deprestação de serviços celebrado entre a primeirareclamada e o Município, precedida de regularlicitação; [b] do contrato de emprego mantidoentre o reclamante e a primeira reclamada; [c]dos documentos comprobatórios do corretopagamento do FGTS, dos encargos sociais e dossalários dos trabalhadores da empresaprestadora de serviços, onde consta opagamento mensal de duas horas extras diáriasao longo de todo o ano de 2015; [d] cópia dereclamação trabalhista movida contra osreclamados ajuizada em 25/01/2016 (segunda-feira), na qual havia pedido de rescisão indiretae horas extras, devidamente arquivada em07/03/2016 (segunda-feira), tendo em vista onão comparecimento do reclamante à audiência.

QUESTÃO 26 – O Procurador do Município,observados os fatos trazidos na petição inicial ea real possibilidade de acolhimento dasalegações pelo Juiz do Trabalho, tendo em vistaexclusivamente o processo laboral previsto emlei, inicialmente, deverá:

A) Opor exceção de incompetência em razão damatéria, em audiência.

B) Opor exceção de incompetência em razão dolugar, em audiência.

C) Invocar a incompetência em razão do lugarcomo preliminar da contestação, naSecretaria da Vara do Trabalho.

D) Invocar a incompetência em razão da matériacomo preliminar da contestação, naSecretaria da Vara do Trabalho.

E) Apresentar as preliminares de incompetênciaem razão da matéria e do lugar, emcontestação, na Secretaria da Vara doTrabalho.

QUESTÃO 27 – Observados os fatos trazidos napetição inicial e a real possibilidade deacolhimento das alegações pelo Juiz doTrabalho, dentre as insurgências preliminares, acontestação deverá conter:

A) Prescrição total.B) Nulidade da citação.C) Carência de ação, por ilegitimidade passiva

ad causam.D) Inépcia parcial da petição inicial.E) Perempção temporária.

QUESTÃO 28 – No que concerne ao valor dacausa atribuído à inicial, o Município, em suadefesa, deverá:

A) Impugnar o valor da causa, a fim depossibilitar o cabimento de eventual recursoordinário voluntário pelo ente público emcaso de sucumbência, além de arguir aincorreção do rito, haja vista a vedação legalna espécie.

B) Apenas alegar a incorreção do ritoprocedimental, sendo desnecessária aimpugnação do valor da causa, porquantoconstitui consequência automática dacorreção do rito viabilizar eventual recursoordinário no caso de sucumbência, ainda quemantido o valor atribuído à causa na inicial.

C) Apenas impugnar o valor da causa, visto que,caso acolhida a preliminar pelo Juiz, o ritoserá corrigido de forma automática,conforme previsto em lei.

D) Apenas alegar a incorreção do ritoprocedimental, haja vista que o valorprovisório atribuído à condenação nasentença é que servirá de base para averificação do valor de alçada para finsrecursais.

E) Nada mencionar, de forma estratégica,porquanto a manutenção do rito sumaríssimoacarreta nulidade absoluta, a qual poderá serinvocada em qualquer instância,resguardando, assim, o interesse público emadiar a evasão de valores do erário.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:26:28

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

15

QUESTÃO 29 – Analise as assertivas abaixo emrelação à resposta do município:

I. O Município deverá impugnar o pedido deconcessão da AJG, porque não juntadacredencial sindical, sendo facultada ao Juiz,no entanto, a concessão do benefício dajustiça gratuita, ainda que não postulada.

II. A contestação deverá conter requerimentode compensação de horas extras pagas, sobpena de preclusão, circunstância que nãoocorre com a prescrição, a qual poderá serinvocada até o recurso ordinário.

III. O requerimento de compensação de horasextras pagas deve se limitar aos meses emque apuradas horas extras a mais, sendovedado o abatimento global.

IV. O Procurador do Município deverá juntar,com a defesa, instrumento de mandato oucomprovação do ato de nomeação, sendodesnecessária a presença de preposto, emaudiência, já que o Procurador do Municípiorepresenta o Município em juízo.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e III.C) Apenas I e IV.D) Apenas II e IV.E) Apenas III e IV.

QUESTÃO 30 – De acordo com o TribunalSuperior do Trabalho, NÃO se aplica(m) aoprocesso laboral a(s) norma(s) do novo Códigode Processo Civil que:

A) Veda(m) a decisão surpresa.B) Versa(m) sobre a tutela provisória.C) Versa(m) sobre a fundamentação da

sentença.D) Versa(m) sobre BacenJUD.E) Permite(m) a inquiric ̧ão direta das

testemunhas pela parte.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:28:48

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

16

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

QUESTÃO 31 – Segundo estabelece a Leinº 10.741/03 – Estatuto do Idoso, analise asassertivas abaixo:

I. O Estatuto do Idoso é destinado a regularos direitos assegurados às pessoas comidade igual ou superior a 65 (sessenta ecinco) anos.

II. Os Conselhos Estaduais e Municipais doIdoso, previstos na Lei nº 8.842/1994,zelarão pelo cumprimento dos direitos doidoso, de forma exclusiva e privativa.

III. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anosfica assegurada a gratuidade dostransportes coletivos públicos urbanos esemiurbanos, exceto nos serviços seletivose especiais, quando prestadosparalelamente aos serviços regulares.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 32 – Com base na Lei nº 10.257/01– Estatuto da Cidade, analise as assertivasabaixo:

I. Poderão ser previstas nas operaçõesurbanas consorciadas, entre outrasmedidas, a regularização de construções,reformas ou ampliações executadas emdesacordo com a legislação vigente.

II. A operação urbana consorciada nãonecessita de aprovação de lei específica.

III. Os certificados de potencial adicional deconstrução serão livremente negociados,mas conversíveis em direito de construirunicamente na área objeto da operação.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 33 – De acordo com a Leinº 10.257/01 – Estatuto da Cidade, analise asassertivas abaixo:

I. O Poder Público Municipal tem preferênciapara aquisição de imóvel urbano objeto dealienação onerosa entre particulares, emrazão do direito de preempção, segundodiretrizes fixadas em lei municipal e noEstatuto da Cidade.

II. O plano diretor definirá os limites mínimosa serem atingidos pelos coeficientes deaproveitamento, considerando aproporcionalidade entre a infraestruturaexistente e o aumento de densidadeesperado em cada área.

III. Os recursos auferidos com a adoção daoutorga onerosa do direito de construir e dealteração de uso serão aplicados com asfinalidades de regularização e constituiçãode reserva fundiária, bem como proteção deáreas de interesse histórico, cultural oupaisagístico, entre outros definidos noEstatuto da Cidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 34 – De acordo com a Leinº 10.257/01 – Estatuto da Cidade, em setratando de ampliação de perímetro urbanomunicipal, analise as assertivas abaixo:

I. Os Municípios deverão elaborar projetoespecífico que contenha, no mínimo,demarcação do novo perímetro urbano,entre outros requisitos estabelecidos em lei.

II. O projeto específico de ampliação doperímetro urbano deverá ser instituído porlei municipal e só será cabível quandoatender às diretrizes do plano diretor.

III. Quando o plano diretor contemplar asexigências estabelecidas no Estatuto dasCidades, o Município ficará dispensado daelaboração do projeto específico.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) Apenas II e III.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:28:48

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

17

QUESTÃO 35 – De acordo com a Leinº 8.069/90 – Estatuto da Criança e doadolescente, em relação ao Direito à Vida e àSaúde, analise as assertivas abaixo:

I. Incumbe ao poder público garantir àgestante e à mulher com filho, na primeirainfância, que se encontrem sob custódia emunidade de privação de liberdade,ambiência que atenda às normas sanitáriase assistenciais do Sistema Único de Saúdepara o acolhimento do filho, em articulaçãocom o sistema de ensino competente,visando ao desenvolvimento integral dacriança.

II. É assegurado às mulheres quedemonstrarem hipossuficiência econômica oacesso aos programas e às políticas desaúde da mulher e de planejamentoreprodutivo e, às gestantes, nutriçãoadequada, atenção humanizada à gravidez,ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral noâmbito do Sistema Único de Saúde.

III. Incumbe ao poder público proporcionarassistência psicológica à gestante, somenteno período pré-natal, inclusive como formade prevenir ou minorar as consequências doestado puerperal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 36 – Nos termos da Lei nº 8.069/90– Estatuto da Criança e do adolescente, emrelação ao Direito à Vida e à Saúde, analise asassertivas abaixo:

I. A criança e o adolescente com deficiênciaserão atendidos sem discriminação ousegregação, em suas necessidades geraisde saúde e específicas de habilitação ereabilitação e ainda incumbe ao poderpúblico fornecer gratuitamente, àquelesque necessitarem, medicamentos, órteses,próteses e outras tecnologias assistivasrelativas ao tratamento, habilitação oureabilitação para crianças e adolescentes,de acordo com as linhas de cuidado voltadasàs suas necessidades específicas.

II. Os estabelecimentos de atendimento àsaúde, inclusive as unidades neonatais, deterapia intensiva e de cuidadosintermediários, deverão proporcionarcondições para a permanência em tempointegral dos pais ou responsáveis, nos casosde internação de criança ou adolescente.

III. Os casos de suspeita de castigo físico, detratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescentepoderão ser comunicados ao ConselhoTutelar da respectiva localidade, semprejuízo de outras providências legais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:28:48

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

18

QUESTÃO 37 – Nos termos da Lei nº 8.069/90– Estatuto da Criança e do adolescente, emrelação ao direito da família substituta, analiseas assertivas abaixo:

I. A colocação em família substituta far-se-ámediante guarda, tutela, curatela ouadoção, independentemente da situaçãojurídica da criança ou adolescente, nostermos da lei.

II. Os Estados e os Municípios apoiarão aimplementação de serviços de acolhimentoem família acolhedora como política pública,os quais deverão dispor de equipe queorganize o acolhimento temporário decrianças e de adolescentes em residênciasde famílias selecionadas, capacitadas eacompanhadas que não estejam nocadastro de adoção.

III. Poderão ser utilizados recursos federais,estaduais, distritais e municipais para amanutenção dos serviços de acolhimentoem família acolhedora, facultando-se orepasse de recursos para a própria famíliaacolhedora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 38 – Em relação à Lei nº 8.078/90 –Código de Defesa do Consumidor, analise asassertivas abaixo:

I. São direitos básicos do consumidor, mesmosendo pessoa com deficiência e neste casoobservado o disposto em regulamento, teracesso à informação adequada e clara sobreos diferentes produtos e serviços, comespecificação correta de quantidade,características, composição, qualidade,tributos incidentes e preço, bem como sobreos riscos que apresentem.

II. O consumidor pessoa com deficiência teráacesso às informações existentes emcadastros, fichas, registros e dadospessoais e de consumo arquivados sobreele, bem como sobre as suas respectivasfontes, devendo ser disponibilizadas emformatos acessíveis, mediante solicitação.

III. A União, os Estados e o Distrito Federal, emcaráter concorrente e nas suas respectivasáreas de atuação administrativa, baixarãonormas relativas à produção,industrialização, distribuição e consumo deprodutos e serviços.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOII_V3_19/9/201614:28:48

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

19

QUESTÃO 39 – De acordo com a Leinº 7.347/85 – Lei da Ação Civil Pública, analiseas assertivas abaixo:

I. Têm legitimidade para propor a açãoprincipal e a ação cautelar, para os fins daLei da Ação Civil Pública, a União, osEstados, o Distrito Federal e os Municípios,a autarquia, empresa pública, fundação ousociedade de economia mista, entre outrosdefinidos em lei.

II. Qualquer pessoa poderá e o servidor públicodeverá provocar a iniciativa do MinistérioPúblico, ministrando-lhe informações sobrefatos que constituam objeto da ação civil eindicando-lhe os elementos de convicção.

III. Tem legitimidade para propor a açãoprincipal e a ação cautelar, para os fins daLei da Ação Civil Pública, a associação que,concomitantemente, esteja constituída hápelo menos 2 (dois) anos nos termos da leicivil e inclua, entre suas finalidadesinstitucionais, a proteção ao patrimôniopúblico e social, ao meio ambiente, aoconsumidor, à ordem econômica, à livreconcorrência, aos direitos de grupos raciais,étnicos ou religiosos ou ao patrimônioartístico, estético, histórico, turístico epaisagístico.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 40 – Com base na Lei nº 4.717/65 –Lei da Ação Popular, analise as assertivasabaixo:

I. O Município poderá promover, em qualquertempo, e no que o beneficiar, a execução dasentença contra os demais réus, ainda quehaja contestado a ação popular.

II. A sentença que, julgando procedente a açãopopular, decretar a invalidade do atoimpugnado condenará ao pagamento deperdas e danos os responsáveis pela suaprática e os beneficiários dele, ressalvada aação regressiva contra os funcionárioscausadores de dano, quando incorrerem emculpa.

III. A ação popular prescreve em 10 (dez) anos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOIII_V3_19/9/201615:04:23

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

20

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

QUESTÃO 41 – Maria, servidora titular decargo efetivo, ingressou no serviço público em18/02/2002, sendo aposentada por invalidezpermanente em 15/01/2016. Considerando asregras constitucionais dos regimes próprios deprevidência, inclusive as regras de transiçãofixadas em emendas constitucionais, assinale aalternativa correta acerca da referida situaçãohipotética.

A) A servidora tem direito ao cálculo dosproventos com base na remuneração docargo efetivo que ocupava por ocasião daaposentadoria, na forma da lei.

B) A aposentadoria, mesmo decorrente deacidente em serviço, é proporcional ao tempode contribuição, haja vista o carátercontributivo dos regimes próprios deprevidência.

C) A aposentadoria não poderia ser concedida sea servidora não tivesse cumprido o tempomínimo de cinco anos de efetivo exercício noserviço público, previsto em regra detransição.

D) É vedada a revisão dos proventos na mesmaproporção e na mesma data em que semodificar a remuneração dos servidores ematividade.

E) Qualquer que seja o valor dos proventos,excepcionalmente não incidirá contribuiçãoprevidenciária, pois se trata de benefíciodecorrente de invalidez permanente.

QUESTÃO 42 – Analise as seguintes assertivasquanto aos requisitos para a aposentadoriavoluntária por idade do segurado que ingressarno serviço público (titular de cargo efetivo comregime próprio de previdência social) nos diasatuais:

I. Tempo mínimo de dez anos de efetivoexercício no serviço público na União, nosEstados no Distrito Federal ou nosMunicípios.

II. Tempo mínimo de cinco anos de efetivoexercício no cargo em que se der aaposentadoria.

III. Sessenta e cinco anos de idade, se homem,e sessenta anos de idade, se mulher.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 43 – Acerca do caráter contributivoe solidário dos regimes próprios de previdênciados servidores públicos, analise as seguintesassertivas, consideradas as regras geraisaplicáveis à espécie:

I. A alíquota de contribuição dos seguradosativos dos Estados, do Distrito Federal e dosMunicípios não poderá ser inferior à alíquotade contribuição dos servidores titulares decargos efetivos da União.

II. As contribuições sobre os proventos deaposentadoria e sobre as pensõesobservarão a mesma alíquota aplicada aoservidor ativo do respectivo ente federativo.

III. A contribuição do ente federativo nãopoderá ser inferior ao valor da contribuiçãodo servidor ativo nem superior ao dobrodesse valor.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOIII_V3_19/9/201615:04:23

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

21

QUESTÃO 44 – Acerca da contagem recíprocado tempo de contribuição, conforme a disciplinadada pela Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre osPlanos de Benefícios da Previdência Social e dáoutras providências, analise as seguintesassertivas:

I. Não é possível, na contagem recíproca, ocômputo de período relativo à atividaderural.

II. É cabível a contagem de tempo no serviçopúblico com o tempo de atividade privada,ainda que concomitantes, desde que nãoseja contado por um sistema o tempo decontribuição já utilizado por outro para aconcessão de aposentadoria.

III. Não será admitida a contagem em dobro ouem outras condições especiais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 45 – Sobre o Regime Próprio dePrevidência Social dos Servidores do Municípiode Porto Alegre, analise as seguintes assertivas:

I. O filho não emancipado perde a condição dedependente do segurado ao completar 18(dezoito) anos de idade, salvo se forinválido.

II. O auxílio-reclusão é devido aosdependentes do servidor, ativo ouaposentado, que for recolhido à prisão emregime fechado ou semiaberto.

III. O salário-família é devido ao segurado debaixa renda na proporção do número defilhos ou equiparados, de até 14 (quatorze)anos de idade ou inválidos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOIII_V2_19/9/201615:02:56

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

22

DIREITO FINANCEIRO

QUESTÃO 46 – Quanto à atuação do titular dePoder no último ano de mandato, de acordo como disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF), analise as seguintes assertivas:

I. Não poderá contrair novas obrigaçõestransferindo sua liquidação para o exercícioseguinte.

II. Antes de contrair a obrigação de despesa,deverá verificar a existência de condição decumpri-la dentro do seu mandato.

III. Pode deixar parcelas a serem pagas noexercício seguinte desde que haja suficientedisponibilidade de caixa para esse efeito.

IV. Uma eventual disponibilidade negativa decaixa projetada para o final do exercíciofinanceiro não acarreta impedimento paracontração de despesa.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas II e IV.D) Apenas I, II e III.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 47 – A parte final do Art. 70 daConstituição Federal dispõe que a fiscalização éexercida pelo controle interno de cada Poder.Em relação à legalidade dos atos, o controleinterno será:

I. Prévio.II. Concomitante.

III. Subsequente.

Quais estão corretas?

A) Apenas III.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 48 – De acordo com o Art. 165§ 5º da Constituição Federal, a lei orçamentáriaanual compreende o orçamento fiscal de todosos poderes da União, seus fundos, órgãos eentidades da administração direta e indireta,inclusive fundações instituídas e mantidas peloPoder Público, o orçamento de investimento dasempresas estatais e o orçamento da seguridadesocial. Esse dispositivo consagra o princípio da

A) exclusividade.B) unidade.C) universalidade.D) previsibilidade.E) não afetação.

QUESTÃO 49 – Em relação às providências aserem adotadas pela União, pelos Estados, peloDistrito Federal e pelos Municípios no caso deexcesso na despesa com pessoal, analise asassertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras,ou F, se falsas.

( ) Em primeiro lugar, deve haver redução empelo menos vinte por cento das despesascom cargos em comissão e funções deconfiança.

( ) Em segundo lugar, deve haver exoneraçãodos servidores não estáveis.

( ) Se as medidas com os cargos em comissãoe a exoneração dos servidores não foremsuficientes para redução da despesa compessoal, o servidor estável poderá perder ocargo.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – V.B) F – V – V.C) V – V – V.D) V – F – F.E) V – V – F.

408_CE_571_BLOCOIII_V2_19/9/201615:02:56

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

23

QUESTÃO 50 – São requisitos à concessão deincentivo de natureza tributária da qual decorrarenúncia de receita:

I. Demonstração de que a renúncia foiconsiderada na estimativa do impactoorçamentário-financeiro no exercício emque deva iniciar sua vigência e nos doisseguintes.

II. Demonstração de que a renúncia foiconsiderada na estimativa de receita da leiorçamentária e de que não afetará as metasde resultados fiscais previstas no anexopróprio da lei de diretrizes orçamentárias.

III. Acompanhamento de medidas decompensação por meio do aumento dereceita, proveniente da elevação dealíquotas, ampliação da base de cálculo,majoração ou criação de tributo oucontribuição.

IV. Demonstração da adequação orçamentáriae financeira com a lei orçamentária anual ecompatibilidade com o plano plurianual ecom a lei de diretrizes orçamentárias.

Quais estão corretos?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas II e IV.D) Apenas I, II e III.E) I, II, III e IV.

408_CE_571_BLOCOIII_V4_21/9/201612:02:25

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

24

PROBIDADE NA ADMINISTRAÇÃOPÚBLICA

QUESTÃO 51 – Em nosso sistemaconstitucional, o princípio da moralidadeabrange as seguintes dimensões:

I. A “boa-fé”, que, no direito público, traduz-se pela tutela da confiança.

II. A eficiência.III. A probidade administrativa (deveres de

honestidade e lealdade).IV. A razoabilidade (expectativa de conduta

civilizada, do homem comum, da parte doagente público).

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas I e IV.C) Apenas II e IV.D) Apenas II e III.E) Apenas I, III e IV.

QUESTÃO 52 – Em relação à configuração ounão de improbidade, analise as assertivasabaixo:

I. Não comete ato de improbidade oAdministrador Fiscal que concede benefícioadministrativo ou fiscal sem a observânciadas formalidades legais ou regulamentarese que age negligentemente na arrecadaçãode tributo ou renda, porque isso constitui,tão somente, violação à Lei deResponsabilidade Fiscal.

II. A posição majoritária nos Tribunaisbrasileiros, que compreende ter a Leinº 8.429/92 tornado independentes astemáticas da “moralidade” e da“improbidade”, afirma que esta última seriasempre subjetiva, de modo que o legisladorpune a conduta do administrador desonestoe não a do incompetente.

III. Nos termos da Lei nº 8.429/92, somente osatos praticados em prejuízo ao erário sãopassíveis de punição na forma culposa; osdemais devem dar-se dolosamente paraque se configure a improbidade.

IV. Consoante a Lei nº 8.492/92, a medidacautelar de indisponibilidade de bens exigea demonstração do periculum in mora, istoé, de que o réu está dilapidando seupatrimônio, ou na iminência de fazê-lo.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e III.C) Apenas I e IV.D) Apenas II e III.E) Apenas II e IV.

QUESTÃO 53 – No que diz respeito às relaçõesentre a Improbidade e a ResponsabilidadeFiscal, considere as assertivas abaixo,assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Havendo notícia do descumprimento dodever de elaborar, publicar e encaminharrelatórios fiscais nos termos da Lei deResponsabilidade Fiscal, só se configura aimprobidade pela violação do dever depublicidade se constatada a existência desituação de fato que impediu ocumprimento da lei.

( ) Qualquer negligência na arrecadação detributos é forma de improbidade que causadanos ao erário, mesmo a desculpável, emface do rigorismo da Lei deResponsabilidade Fiscal.

( ) Os municípios poderão contribuir para ocusteio de despesas de competência deoutros entes da federação, sem autorizaçãona Lei de Diretrizes Orçamentárias e na LeiOrçamentária Anual, desde que hajaconvênio, ajuste, acordo ou congênere.

( ) Em face da finalidade imediata da Lei deResponsabilidade Fiscal (responsabilidadeadministrativa na gestão do dinheiropúblico), sempre é aplicável a Lei deImprobidade Administrativa.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – F – V.B) F – F – V – V.C) V – F – V – F.D) V – V – F – F.E) F – F – V – F.

408_CE_571_BLOCOIII_V4_21/9/201612:02:25

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

25

QUESTÃO 54 – Quanto às questões gerais deimprobidade, analise as assertivas abaixo,assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ilegalidade por inobservância da Lei deResponsabilidade Fiscal já constitui, por sisó, ato ímprobo, pois, nos termos da Lei deImprobidade Administrativa, aresponsabilidade do agente público éobjetiva neste caso.

( ) No tema da improbidade, há posiçãodoutrinária isolada que entende que, para averificação da improbidade administrativa(que é ilícito não penal), entram emconsideração elementos de ordemnormativa e subjetiva, isto é, dolo e culpa.Assim, a intolerável incompetênciaadministrativa é erro passível de censura nocampo da Lei de Improbidade.

( ) A Lei de Improbidade não atinge pessoa queexerce função pública temporariamente esem remuneração.

( ) A ação de improbidade administrativa podeser proposta por qualquer pessoa, por meiorepresentação escrita ou assinada a termodirigida à autoridade administrativacompetente.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – V – F.B) V – V – V – F.C) F – V – F – V.D) V – F – F – F.E) F – V – V – V.

408_CE_571_BLOCOIII_V4_21/9/201612:02:25

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

26

QUESTÃO 55 – Caio Toríbio, diretor da empresa Acquedutos Lutetia Ltda., pretendendo participar delicitação para a construção de uma piscina olímpica no Município de Olisipo, RS, procurou o SecretárioMunicipal de Obras do Município, Sr. Aurélio Gabba, oferecendo-se para construir, às suas expensas,uma sauna seca na residência da Sra. Cláudia Gabba (irmã do Secretário), no valor deR$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), desde que fosse incluído, no Termo de Referência do Editalpara a licitação, condição que só sua empresa atendia, a saber, ter participado do consórcio queconstruiu o Parque Olímpico na cidade do Rio de Janeiro. Ofereceu-se, também, ao Procurador-Geraldo Município, Túlio Cícero, para fazer a reforma de sua residência na cidade, incluindo a construçãode uma piscina, sob a condição de que o Procurador desse parecer de conformidade do Edital com asleis. Ocorrido o certame licitatório, foi vencedora a empresa Acquedutos Lutetia Ltda., porque era aúnica que atendia às exigências do Edital. Ao mesmo tempo em que iniciou a obra de construção dapiscina olímpica pública, a empresa Bracara Construções Ltda., coligada da Acquedutos Lutetia Ltda.,iniciou a construção da sauna seca na residência de Cláudia Gabba e a reforma na residência de TúlioCícero. Considerando as disposições da Lei nº 12.846/13 e da Lei nº 8.492/92 e diante das assertivasabaixo, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aurélio Gabba (Secretário de Obras), Túlio Cícero (Procurador-Geral) e Caio Toríbio (diretor daAcquedutos Lutetia Ltda.) cometeram ato de improbidade administrativa que causa dano aoerário.

( ) As empresas Acquedutos Lutetia Ltda. e Bracara Construções Ltda. não podem ser condenadaspor ato lesivo à administração pública, nos termos da Lei anticorrupção, porque a responsabilidadepelos atos ilícitos é exclusivamente de seus dirigentes.

( ) Se responsabilizadas, as empresas Acquedutos Lutetia Ltda. e Bracara Construções Ltda. somentedeverão pagar a multa prevista em lei, porque, no caso, a responsabilidade é subsidiária.

( ) Caio Toríbio, dirigente de ambas as empresas, será responsabilizado pelos ilícitos cometidos namedida de sua culpa; já as empresas coligadas serão responsabilizadas objetivamente, nosâmbitos administrativo e civil, independentemente da responsabilidade de seu dirigente, e, alémde pagar a multa previsto em lei, deverão reparar integralmente os danos causados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – F – V.B) V – V – F – F.C) F – V – F – V.D) F – F – V – V.E) V – F – V – F.

408_CE_571_BLOCOIII_V3_19/9/201614:32:49

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

27

PROCESSO ELETRÔNICO

QUESTÃO 56 – No que diz respeito àinformatização do processo judicial, analise asassertivas abaixo:

I. As garantias da disponibilidade,independência da plataformacomputacional, acessibilidade einteroperabilidade dos sistemas, serviços,dados e informações que o Poder Judiciárioadministra no exercício de suas funçõesdevem ser observadas pelos sistemas deautomação processual.

II. O registro de ato processual eletrônicodeverá ser feito em padrões abertos, queatenderão aos requisitos de autenticidade,integridade, temporalidade, não repúdio,conservação e, nos casos que tramitem emsegredo de justiça, confidencialidade,observada a infraestrutura de chavespúblicas unificada nacionalmente, nostermos da lei.

III. Os atos processuais realizados por meioeletrônico são considerados realizados nodia e hora do seu envio ao sistema do PoderJudiciário, do que deverá ser fornecidoprotocolo eletrônico.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 57 – No que tange à comunicaçãoeletrônica dos atos processuais, assinale aalternativa correta.

A) As intimações serão feitas por meioeletrônico em portal próprio aos que secadastrarem perante o respectivo órgão doPoder Judiciário, dispensando-se a publicaçãono órgão oficial, inclusive eletrônico.

B) A obrigatoriedade de manter cadastro nossistemas de processo em autos eletrônicosnão se estende às entidades daadministração indireta.

C) A consulta eletrônica ao teor da intimaçãodeverá ser feita em até 10 (dez) dias úteiscontados da data do envio da intimação, sobpena de considerar-se a intimaçãoautomaticamente realizada na data dotérmino desse prazo.

D) Deverá ser efetivada a remessa decorrespondência eletrônica, comunicando oenvio da intimação e a abertura automáticado prazo processual sob pena de nulidade doato de intimação praticado.

E) Nos sistemas de processo em autoseletrônicos, a citação da Fazenda Públicapoderá ser feita por meio eletrônico aindaque a íntegra dos autos não esteja acessívelao citando.

QUESTÃO 58 – Em relação à comunicaçãoeletrônica dos atos processuais, analise asassertivas abaixo:

I. Os tribunais poderão criar Diário da Justiçaeletrônico, disponibilizado em sítio da redemundial de computadores, para publicaçãode atos judiciais e administrativos própriose dos órgãos a eles subordinados, bemcomo comunicações em geral.

II. A publicação eletrônica realizada pelo Diáriode Justiça eletrônico substitui qualqueroutro meio e publicação oficial, paraquaisquer efeitos legais, à exceção doscasos que, por lei, exigem intimação ouvista pessoal.

III. Os prazos processuais terão início noprimeiro dia útil que seguir ao dadisponibilização da informação no Diário daJustiça eletrônico.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

408_CE_571_BLOCOIII_V3_19/9/201614:32:49

Execução: FundatecPROCURADOR MUNICIPAL

28

QUESTÃO 59 – Quanto ao regramento geral doprocesso eletrônico (Lei nº 11.419/06), assinalea alternativa INCORRETA.

A) A distribuição da petição inicial e a juntada dacontestação, nos autos de processoeletrônico, podem ser feitas diretamentepelos advogados públicos e privados, semnecessidade da intervenção do cartório ousecretaria judicial, situação em que aautuação deverá se dar de forma automática,fornecendo-se recibo eletrônico de protocolo.

B) Os documentos produzidos eletronicamente ejuntados aos processos eletrônicos comgarantia da origem e de seu signatário, naforma estabelecida em lei, serãoconsiderados originais para todos os efeitoslegais.

C) Os autos dos processos eletrônicos deverãoser protegidos por meio de sistemas desegurança de acesso e armazenados em meioque garanta a preservação e integridade dosdados e mediante formação de autossuplementares.

D) A conservação dos autos do processo poderáser efetuada total ou parcialmente por meioeletrônico.

E) A digitalização de autos em mídia não digital,em tramitação ou já arquivados, seráprecedida de publicação de editais deintimações ou da intimação pessoal daspartes e de seus procuradores, para que, noprazo preclusivo de 30 (trinta) dias, semanifestem sobre o desejo de manterempessoalmente a guarda de algum dosdocumentos originais.

QUESTÃO 60 – No que diz respeito àinformatização do processo judicial, analise asassertivas abaixo:

I. A assinatura eletrônica compreende aassinatura digital baseada em certificadodigital emitido por Autoridade Certificadoracredenciada, na forma de lei específica, e,também, aquela realizada mediantecadastro de usuário no Poder Judiciário,conforme disciplinado pelos órgãosrespectivos.

II. É obrigatório o credenciamento prévioperante o Poder Judiciário para a prática deatos processuais em geral, dispensando-se,por ocasião do cadastramento, aidentificação presencial do interessado.

III. As unidades do Poder Judiciário assegurarãoàs pessoas com deficiência acessibilidadeaos seus sítios na rede mundial decomputadores, ao meio eletrônico deprática de atos judiciais, à comunicaçãoeletrônica dos atos processuais e àassinatura eletrônica.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.