prefeitura de barueri - rua professor joão da matta e · pdf...

8
PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 6 - Edição 607- Terça-feira - 6/1/2015

Upload: nguyencong

Post on 26-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 6 - Edição 607- Terça-feira - 6/1/2015

Page 2: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

2

Prefeitura Municipal de Barueriwww.barueri.sp.gov.br

Prefeito:Gilberto Macedo Gil ArantesVice-Prefeito:Jaques Artur MunhozSecretário de Comunicação Social:Waine Billafon

Editor: Luis Carlos TorcatoEditora assistente: Andreia Torelli (Publicação legal e Produ-ção gráfica)Atendimento: Magali SanchesPaginação e arte: Léia Abreu e Denis de MoraesCirculação: Walter de Almeida DuarteProdução de noticiário: Departamento de Jornalismoda Secretaria de Comunicação SocialDiretor: Cauê Rigamonti

Circulação: Às terças, quintas e sábados, com distribuição gratuita em diversos pontos da cidade de BarueriTiragem desta edição: 7.500 mil exemplaresContato: E-mail: [email protected]

O Diário Oficial de Barueri é publicado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de BarueriAv. 26 de Março, 173, Centro, Barueri - CEP: 06401-050 - Fone: (11) 4199-4960

6 de janeiro de 2015 · Edição 607

A Sessão Acontece Aqui volta a ser publicada

em fevereiro.

Oficinas Culturais da Prefeitura abrem inscrições no dia 19

As Oficinas Cultu-rais, mantidas pela Pre-feitura de Barueri por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, abrem as inscrições no dia 19 janeiro. Podem se inscrever moradores de Barueri nas aulas gratui-tas em vários segmentos das artes.

São oferecidas ofici-nas nas áreas de Artes Visuais (artes e recicla-gem, desenho e pintura em tela), Teatro, Lazer e Conhecimento (capo-eira, xadrez e leitura), Música (banda, canto coral, piano, violão clás-sico e violão popular), Dança (ballet clássico,

ballet infantil, dança contemporânea, dança de salão, sertanejo, jazz, street jazz e zumba).

As inscrições poderão ser feitas no Ganha Tempo, localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro, e nas bibliotecas municipais Luiz Odair (rua Duarte da Costa, 15, Parque Imperial), Cora Coralina (rua Glória, 630, Parque dos Camargos), Luiz Fernandes (rua Paraná, 240, Nova Aldeinha) e Salomão Cruz (avenida Cachoeira, 74, Vila Pindorama).

Os interessados devem apresentar, no momento da inscrição uma foto 3 x 4, cópia do RG, cópia do comprovante de residência, cópia do Cartão Barueri ou do protocolo. Quem for fazer aulas de dança, teatro e capoeira também deve apresentar atestado médico.

As Oficinas Culturais consistem em

uma das ações sócio-educativas realiza-das pela Secretaria de Cultura e Turismo e são desenvolvidas através de cursos gra-tuitos. As oficinas possuem várias funções, mas atuam principalmente proporcionando o contato do cidadão com a linguagem artística que ele escolhe independente-mente de ter aspirações profissionais ou não. Assim, ela promove o acesso à arte e à inclusão social. O projeto teve início em 1991, com as escolinhas de arte e, no último ano, atendeu, em média, 5 mil alunos em suas atividades culturais.

Todas as Oficinas Culturais contam com apresentações no final de ano em espetáculos no Teatro Municipal, no Centro de Eventos ou no Centro Cultural, como uma oportunidade para os alunos mostra-rem o que apren-deram e o quanto evoluíram. (Simone Trino)

Inscrições para Oficinas Culturais

Início: 19 de janeiroLocais: Ganha Tempo e bibliotecas municipais Luiz Odair, Cora Coralina, Luiz Fernandes e Salomão CruzDocumentos necessários:Uma foto 3 x 4, cópia do RG, cópia do comprovante de residência e cópia do Cartão Barueri ou do protocolo. Para aulas de dança, teatro e capoeira, é necessário atestado médico.

Saiba mais4199-1600

Fotos: Joel Ribeiro

Page 3: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 607 3

Segunda, quarta e sexta-feira são os dias da semana de trabalho ainda mais intenso no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, unidade mantida pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Isso acon-tece porque são esses os dias em que chegam as frutas, legumes e verduras doadas pelos comerciantes da cidade para complementar a alimentação dos animais silvestres reabilitados no local.

Itens que foram descartados pelo consumidor, o chamado “refugo”, são recolhidos pela Secretaria de Meio Am-biente nos estabelecimentos parceiros e muito bem aproveitados pelos ani-mais silvestres, que chegam ao Cetas acidentados ou vítimas de maus tratos e do comércio ilegal. Essa facili-dade em conseguir de forma rápida os mais variados tipos de alimentos é fundamental devido às necessidades do local mudar muito, de acordo com a quantidade e as espé-cies atendidas.

Comerciantes de Barueri apoiam reabilitação de animais silvestres realizada pelo Cetas

Além disso, como o Cetas prepara os animais para que possam voltar à vida livre é necessário que a alimentação oferecida a eles seja muito próxima daquela encontra-da em seu habitat natural. Por isso também fazem parte da dieta de algumas espécies

as carnes, os tenébrios (larvas) e os camundongos.

Para Ivan Vanderley, diretor do departamento de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente, as par-cerias são fundamentais para manter o trabalho de reabilitação de animais silvestres. “Só com parceiros disponí-veis e comprometidos conseguimos atender as necessidades da rotina do Cetas, que é muito dinâmica”, ressalta ele.

Atualmente são parceiros do Cetas Barueri os seguintes estabelecimen-tos da cidade: Supermercado Isami, da Cruz Preta, Sacolão Municipal e Açougue do Alemão, do Jardim Silveira, Supermercado Carajás, do Jardim São Silvestre, Horti Fruti do Bahia, Supermercado Barbosa, do Centro e a Casa de Carnes Parque dos Camargos.

Empresas interessadas em apoiar o trabalho de reabilitação de animais silves-tres em Barueri podem entrar em contato com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente pelo telefone 4199-1500. (Vanessa souza)

Fotos: Divulgação

Page 4: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 6074

DECRETO Nº 8.059, DE 5 DE JANEIRO DE 2015 "DISPÕE SOBRE A REVOGAÇÃO DA PERMISSÃO DE USO DO IMÓ-VEL QUE ESPECIFICA.”

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Barue-ri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei e consideran-do o disposto no expediente objeto do protocolo nº 126940/14 da Se-cretaria de Habitação,D E C R E T A:

Art. 1º. Fica revogada a permissão do imóvel abaixo outorgada:

Art. 2º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barueri, 5 de janeiro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

DECRETO Nº 8.060, DE 5 DE JANEIRO DE 2015“DISPÕE SOBRE O REAJUSTAMENTO DAS TARIFAS DE ÔNIBUS.”

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,DECRETA:

Art. 1º. Fica reajustada para R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) a tarifa por passageiro transportado, nas linhas de ônibus municipais.

Art. 2º. Este decreto entra em vigor a partir da 0 (zero) hora do dia 6 de janeiro de 2015.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barueri, 5 de janeiro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

DECRETO No 8.061, DE 5 DE JANEIRO DE 2015“DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO BILHETE ‘PASSE LIVRE’ NO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE BARUERI”.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Ba-rueri, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:

Art. 1º. Fica instituído o bilhete eletrônico “Passe Livre” no servi-ço de transporte público de passageiros do Município de Barueri.§1º O bilhete eletrônico “Passe Livre” é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos estabelecimentos públicos de en-sino fundamental e médio localizados no Município de Barueri e reconhecidos pelo Ministério da Educação, bem como aos estu-dantes das instituições de ensino mantidas pela FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri e de Faculdade ou Universida-de localizadas neste Município que se utilizem do programa FIES ou PROUNI.§2º Os créditos concedidos no bilhete de que trata este artigo te-rão validade apenas para o mês da respectiva concessão, vedada a concessão durante os meses de férias escolares.

Art. 2º. Não terão direito ao bilhete “Passe Livre” os estudantes ma-triculados no período diurno ou noturno que residam em um raio inferior a 2.000m (dois mil metros) de distância dos estabelecimen-tos de ensino referidos no “caput” do art. 1º.

Art. 3º. Os estudantes interessados no bilhete de que trata este de-creto deverão formular requerimento junto à Secretaria de Transpor-te e Mobilidade Urbana, instruído com os seguintes documentos:

I – comprovante de residência no Município de Barueri (contas de luz, água ou telefone fixo, declaração emitida pela Secretaria de Habitação, contrato de locação, declaração do proprietário);II – certidão de matrícula fornecida pelo estabelecimento de ensino;III – comprovante de renda bruta familiar igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos nacionais.§1º A eventual apresentação do Cartão Barueri supre a exigência de que trata o inciso I deste artigo.§2º Entende-se como renda bruta familiar, para os efeitos do in-ciso III deste artigo, a média dos recursos fixos e variáveis perce-bidos nos últimos 4 (quatro) meses.

Art. 4º. Após aprovação pela Secretaria de Transporte e Mobilida-de Urbana, os beneficiários farão jus a créditos correspondentes a 2 (duas) tarifas vigentes para cada dia letivo.

Art. 5º. Os estudantes beneficiários deverão, ainda, comprovar a frequência escolar por meio de declaração da escola, extrato men-sal do controle de frequência emitido pela escola ou caderneta de frequência escolar que contenha sua respectiva identificação.

Art. 6º. As despesas decorrentes da implantação do bilhete “Pas-se Livre” correrão por conta das empresas concessionárias ou per-missionárias do serviço de transporte público de passageiros do Município de Barueri.

Art. 7º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura do Município de Barueri, 5 de janeiro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

Page 5: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 607 5

Despachos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

SOLICITAÇÃO DE TERMO DE DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÃO – COMUNICADOProtocolo: 121.864/2014 - Interessado: Marcello Kazuo Miyajima

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE DESDOBRO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 118.025/2014 - Interessado: Tereza de Fatima Afonso Augusto

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE UNIFICAÇÃO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 088.272/2014 - Interessado: Empreendimento Imobiliá-rio Brickell Alphaville S.A

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– COMUNICADOProtocolo: 073.238/2013 - Interessado: Agostinho José GuimarãesProtocolo: 128.833/2013 - Interessado: Ana Carolina Lococo FortiProtocolo: 013.282/2014 - Interessado: Welington Torres da Gama

Protocolo: 060.502/2014 - Interessado: Hélcio de Oliveira BezerraProtocolo: 075.025/2014 - Interessado: Antonio Vicente da Silva FilhoProtocolo: 079.979/2014 - Interessado: Daniel Mendes FernandesProtocolo: 087.741/2014 - Interessado: Tito Empreendimentos Imo-biliários LtdaProtocolo: 087.822/2014 - Interessado: Wagner Soares da SilvaProtocolo: 099.979/2014 - Interessado: Bruno Moreno dos SantosProtocolo: 115.981/2014 - Interessado: Victoria Amalia Brami Tho-mazProtocolo: 116.422/2014 - Interessado: Alex Galhardo DiasProtocolo: 118.088/2014 - Interessado: Antonio Alberto MontoroProtocolo: 119.490/2014 - Interessado: Manoel Filho da Silva

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE ANISTIA – DEFERIDAProtocolo: 099.697/2012 - Interessado: Maria Aparecida Sousa

SOLICITAÇÃO DE AUTO DE CONCLUSÃO – COMUNICADOProtocolo: 103.324/2014 - Interessado: Condomínio West Gate

Page 6: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 607

Prefeitura de Barueri esteve mais próxima do cidadão em 2014

Em 2014, a Prefeitura de Barueri preocupou-se em criar programas e ações simples que aproximassem mais a administração municipal do cidadão. Assim, ideias como o Bolsa Maternal, APP Barueri e agendamento de consultas on-line ganharam destaque entre as realizações da Prefeitura este ano, em benefício da população barueriense.

Para atender as filas de espera nas escolas maternais, a Prefeitura de Ba-rueri criou o programa Bolsa Maternal, para custeio de filhos ou dependentes com idade entre um e três anos que não encontrem vagas na rede municipal de ensino. Ampliando o benefício para a mãe trabalhadora barueriense, as mater-

70 mil integrações por mês e remodelação do Centro

No dia 1º de maio de 2014, o programa Barueri: Tarifa Cidadã completou um ano de funcionamento. O sistema que integra as linhas municipais de transporte coletivo gera grande economia aos usuários, pois permite a realização de dois embarques em viagens no mesmo sentido, no intervalo de duas horas, com a cobrança de apenas uma tarifa. Com a medida, houve aumento de aproximadamente 70 mil integrações por mês.

No segundo semestre, a Prefeitura liberou ao tráfego a remodelação do Centro – nova pista de ligação da avenida 26 de Março, com acesso ao Viaduto dos Trabalhadores, avenida Tancredo Neves, avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e rua Professor João da Matta e Luz, a partir do bulevar central.

Parte das obras de remodelação, a nova plataforma para embarque e desembarque de passageiros, situada entre as ruas Duque de Caxias e Campos Sales (Centro), apresentou resultados positivos. Além de reduzir o volume de tráfego e desafogar o terminal central, o tempo de viagem dos ônibus que utilizam a baia diminuiu em média 20 minutos.

EDUCAÇÃO

TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Valdir Galindo/PMB

nais passaram a atender até as 19 horas. Barueri superou a meta estipulada

pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ano base de 2013. Do 1º ao 5º anos, a cidade atingiu a nota de 5,9, contra os 5,6 estipulados como meta pelo MEC ao período. O número também é maior que a

projeção para 2015 do MEC, de 5,8. O Ideb também avaliou o desempenho entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental. Barueri atingiu a nota de 4,7, sendo a melhor colo-cada entre os municípios da região oeste.

Também no Ensino Fundamental 1, que compreende do 1º ao 5º anos, a EE-FMT Professora Dagmar Ribas Trindade,

mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), teve média 8,1, superando a projeção de 7.8. Logo depois vem a EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, também mantida pela Fieb, com média 7,8 no mesmo segmento, alcançando a proje-ção almejada.

Bolsa Maternal e meta do Ideb

6

Arquivo/PMB

Page 7: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 607

Com a última edição em 2014 re-alizada na Arena Barueri, o programa O Prefeito no seu Bairro completou 15 eventos em dois anos, alcançando mais de 372 mil atendimentos em serviços, às cerca de 249 mil pessoas que passaram pelos eventos.

Mais do que o clima de festa que a ação leva a cada bairro por onde passa, o caráter social do programa é o mais importante – a mega estrutura que é levada ao cidadão, num sábado, representa o reconhecimento

Feira gerou milhares de oportunidades

em vagas de trabalhoA Feira do Emprego de Barueri, realizada em se-

tembro de 2014, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, recebeu em seus dois dias cerca de 11 mil pessoas, que passaram pelo evento em busca de oportunidades de trabalho. A Feira ofereceu três mil vagas de emprego em diversos segmentos.

Em agosto, Barueri recebeu o prêmio Prefeito Em-preendedor, destinado a prefeitos que elaboraram os melhores projetos e ações que inovam a gestão pública. Concedido pelo Sebrae, o prêmio contempla ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de peque-nos negócios em seus municípios, estimulando novos microempreendedores.

Desde agosto de 2014, usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barueri podem agendar pela internet (no Portal www.barueri.sp.gov.br) consultas médicas com clínico geral, ginecologista ou pediatra. Em novembro, as especia-lidades de odontologia e oftalmologia foram incorporadas ao sistema.

SAÚDE

EMPREGO E RENDA

ATENDIMENTO

Valdir Galindo/PMB

Arquivo/PMB

Arquivo/PMB

Em outubro, a Prefeitura de Barueri renovou a sua frota de veículos que atu-am na remoção de pacientes usuários da rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde recebeu 17 novos modelos de am-bulância e três modernas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) móveis – todos zero quilômetro.

Valdir Galindo/PMB

do governo municipal à importância em dar acesso facilitado a estes serviços, já que durante a semana boa parte dos moradores não tem como se dirigir aos órgãos da Prefeitura.

Este ano, a Prefeitura de Barueri também lançou o APP Barueri, mais uma ferramenta de comunicação entre a população e a Prefeitura, em que o morador pode reportar uma situação, para que possa ser tomada a devida providência de melhora.

Agendamento on-line e novas ambulâncias

APP Barueri e o Prefeito no seu Bairro

7

Page 8: PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e · PDF filesolicitaÇÃo de termo de demoliÇÃo de construÇÃo – comunicado protocolo: ... solicitaÇÃo de aprovaÇÃo de

6 de janeiro de 2015 · Edição 607

Plano reforçará garantia de direitosa partir deste ano

Criar políticas públicas que priorizem a criança e a juventude na gestão municipal, apoiando-os tecnicamente para o avanço da garantia de seus direitos. Esse é o objetivo do Plano Municipal para Infância e Adolescência de Barueri, apresentado em novembro, cujas metas e ações serão colocadas em prática já a partir deste ano.

Vans adaptadas atendem alunos cadeirantes

A Prefeitura de Barueri entregou em agosto de 2014, dez vans adaptadas para atender 51 alunos cadeirantes da rede municipal de ensino. As vans têm sistema de elevador para levantar as cadeiras e acomodar no espaço indicado, para três cadei-rantes e acompanhantes. Cada espaço de acomodação possui sistema de segurança que prende as cadeiras por cinto de segurança – tudo para dar mais estabilidade e conforto para quem necessita desse transporte.

ACESSIBILIDADE

Desde 1º de agosto, a Prefeitura as-sumiu efetivamente a administração do Parque Ecológico do Tietê. A Prefeitura passou a administrar e reformar equipa-

MEIO AMBIENTE

Novos guardas e viaturas

Em junho, a população ba-rueriense conheceu detalhes do Plano Municipal de Segurança, coordenado pela Secretaria dos Assuntos de Segurança da Pre-feitura de Barueri.

O evento também marcou a for-matura de 46 novos guardas civis e a renovação de 70 viaturas da frota da Guarda Civil Municipal de Barueri.

SEGURANÇA

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Arquivo/PMB

Arquivo/PMB

mentos existentes em mais de um milhão de metros quadrados do local – agora, com denoninação de Parque Ecológico de Barueri.

Parque Ecológico de Barueri

8

Arquivo/PMB

Arquivo/PMB