prefeitura da estÂncia turÍstica de sÃo...

13
PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE ESTADO DE SÃO PAULO “São Roque – Terra do Vinho, Bonita por Natureza “ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ATIVIDADES DOMICILIARES – 9º ANO Nome do aluno ________________________________________________________________________________________________ Unidade Escolar _______________________________________________________________________________________________ LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto 1. – ( Coronavírus: os bastidores da operação que resgatou brasileiros na China) Por André Biernath access_time13 mar 2020, 14h19 – Publicado em 2 mar 2020, 12h18 (Foto: arquivo pessoal/Divulgação) Médica que coordenou a viagem e a quarentena de brasileiros que moravam em Wuhan revela os detalhes da experiência e a importância das ações contra o vírus Nunca passou pela cabeça da infectologista Ho Yeh Li que ela seria escolhida para uma operação de resgate única na história do Brasil. Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de moléstias infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo, a médica foi selecionada pelo Ministério da Saúde para acompanhar a missão que trouxe de volta os brasileiros sitiados na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da crise do novo coronavírus, que está provocando uma epidemia nesse início de 2020. Em menos de dois dias, Ho Yeh Li precisou largar seu trabalho, avisar amigos e familiares e preparar a mala para cruzar o mundo. Na sequência, passou 14 dias isolada junto com outras 57 pessoas na Base Aérea de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, em Goiás. A quarentena serviu para conferir se nenhum dos repatriados ou da equipe de suporte estava infectado. Na entrevista a seguir, Ho revela detalhes e curiosidades de toda a operação e faz uma análise sobre a atual situação do coronavírus no Brasil e no mundo: SAÚDE: a senhora pode contar como foi a experiência de resgatar os brasileiros? Ho Yeh Li: tudo começa com a surpresa de receber o convite de participar dessa operação. Quando o pessoal do Ministério da Saúde me mandou uma mensagem às 8 horas da manhã no dia 3 de fevereiro, eu estava avaliando os pacientes no Hospital das Clínicas, aqui em São Paulo. De cara, achei que era uma brincadeira. Mas logo percebi que tudo era verdade. Lembro que comentei com os colegas mais próximos que estava indo para a China. Ninguém acreditava ou diziam que era uma loucura. Nesse mesmo dia, no horário do almoço, me ligaram para confirmar a minha participação no resgate. Só não tinham fechado a data ainda. Resolvi então que não contaria para ninguém até que tivesse tudo organizado. No dia seguinte, 4 de fevereiro, me ligaram por volta das 11 da manhã dizendo que eu deveria ir para Brasília nas próximas horas. O embarque com destino a Wuhan seria feito no dia 5. Foi uma loucura deixar as coisas em ordem no hospital, pois não sabia quanto tempo ficaria ausente. Além disso, precisava comunicar a minha família.

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE

ESTADO DE SÃO PAULO “São Roque – Terra do Vinho, Bonita por Natureza “

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ATIVIDADES DOMICILIARES – 9º ANO

Nome do aluno ________________________________________________________________________________________________

Unidade Escolar _______________________________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto 1. – (Coronavírus: os bastidores da operação que resgatou brasileiros na China)

Por André Biernath access_time13 mar 2020, 14h19 –

Publicado em 2 mar 2020, 12h18 (Foto: arquivo pessoal/Divulgação)

Médica que coordenou a viagem e a quarentena de brasileiros que moravam em Wuhan revela os detalhes da experiência e a importância das ações contra o vírus

Nunca passou pela cabeça da infectologista Ho Yeh Li que ela seria escolhida para uma operação de resgate única na história do Brasil. Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de moléstias infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo, a médica foi selecionada pelo Ministério da Saúde para acompanhar a missão que trouxe de volta os brasileiros sitiados na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da crise do novo coronavírus, que está provocando uma epidemia nesse início de 2020.

Em menos de dois dias, Ho Yeh Li precisou largar seu trabalho, avisar amigos e familiares e preparar a mala para cruzar o mundo. Na sequência, passou 14 dias isolada junto com outras 57 pessoas na Base Aérea de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, em Goiás. A quarentena serviu para conferir se nenhum dos repatriados ou da equipe de suporte estava infectado.

Na entrevista a seguir, Ho revela detalhes e curiosidades de toda a operação e faz uma análise sobre a atual situação do coronavírus no Brasil e no mundo:

SAÚDE: a senhora pode contar como foi a experiência de resgatar os brasileiros? Ho Yeh Li: tudo começa com a surpresa de receber o convite de participar dessa operação. Quando o

pessoal do Ministério da Saúde me mandou uma mensagem às 8 horas da manhã no dia 3 de fevereiro, eu estava avaliando os pacientes no Hospital das Clínicas, aqui em São Paulo. De cara, achei que era uma brincadeira. Mas logo percebi que tudo era verdade.

Lembro que comentei com os colegas mais próximos que estava indo para a China. Ninguém acreditava ou diziam que era uma loucura. Nesse mesmo dia, no horário do almoço, me ligaram para confirmar a minha participação no resgate. Só não tinham fechado a data ainda. Resolvi então que não contaria para ninguém até que tivesse tudo organizado.

No dia seguinte, 4 de fevereiro, me ligaram por volta das 11 da manhã dizendo que eu deveria ir para Brasília nas próximas horas. O embarque com destino a Wuhan seria feito no dia 5. Foi uma loucura deixar as coisas em ordem no hospital, pois não sabia quanto tempo ficaria ausente. Além disso, precisava comunicar a minha família.

Page 2: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

Essa experiência me mostrou como nós, brasileiros, somos capazes de improvisar nas condições mais adversas e como conseguimos nos unir para alcançar um bem maior. Eu não conhecia nenhuma outra pessoa da operação e, mesmo assim, criamos um grupo coeso, que respeitou as individualidades e uniu conhecimentos para vencer os obstáculos. A maior emoção foi, sem dúvida, o sentimento de gratidão dos repatriados.

Quais foram os principais desafios que apareceram ao longo dessa missão? Foram quatro: primeiro, como garantir a biossegurança de todos que estavam a bordo, uma vez que

não sabíamos ao certo quantos repatriados seriam. Segundo, como trazer tranquilidade aos brasileiros que retornavam ao país. Terceiro, como seria a receptividade dos militares, pois nunca havia trabalhado diretamente com eles. Por último, como lidar com os chineses.

Feito o resgate, como foi o período de quarentena? O que vocês fizeram ao longo desses dias de reclusão?

Cada um tentou fazer sua própria programação. Alguns repatriados escreveram uma espécie de diário de bordo, para registrar os acontecimentos. Outros alternavam momentos de atividade física e jogos eletrônicos. As crianças brincavam juntas. Teve quem continuou a trabalhar à distância. Nesses dias, eu participei de videoconferências com representantes do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana da Saúde e do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segui respondendo os e-mails e mensagens. E aproveitei o tempo para colocar em dia os trabalhos que estavam atrasados.

Como foi o monitoramento de saúde dos brasileiros que estavam na quarentena? Os colegas do Instituto de Medicina Aeroespacial (Imae) faziam medidas da temperatura corporal de

todos duas vezes ao dia. Além disso, eles aplicavam um questionário de queixas e sintomas, para avaliar a probabilidade de uma infecção. Felizmente, nenhum apresentou sinais de doença e todos foram liberados sem problemas.

Sobre toda a situação do coronavírus, como a senhora avalia o atual momento? Pela evolução dos últimos dias, o risco de a doença se tornar uma pandemia fica cada vez maior. A

presença da infecção sustentada na China é evidente. Dessa maneira, é fundamental um planejamento antecipado para reduzirmos o risco de uma tragédia.

E a senhora acredita que a resposta das autoridades chinesas e da Organização Mundial da Saúde foi suficiente para minimizar esses danos?

Conter uma doença transmitida por via respiratória e contato é muito difícil. No passado, nunca houve sucesso absoluto em outras condições parecidas. A melhor saída é a vacina, que trouxe uma solução sustentada para outros quadros, como sarampo, catapora e gripe. Portanto, acredito que o esforço das autoridades chinesas foi louvável para reduzir uma propagação ainda maior. Porém, infelizmente, isso não será suficiente para impedir que a Covid-19 se torne uma pandemia.

E que avaliação faz da organização do Brasil para evitar que o coronavírus se espalhe por aqui? As ações do governo brasileiro são exemplares. O planejamento antecipado para vigilância e

assistência está bem adequado para a situação atual. Entretanto, com as novas informações sobre a doença aparecendo a toda hora, essa organização fica um pouco mais difícil. É importante lembrar que o Centro de Operações de Emergências do Ministério da Saúde faz reuniões diárias para atualizar dados e o planejamento das ações.

O que podemos aprender com toda essa experiência com o coronavírus? Precisamos aprender que novos vírus podem sempre aparecer e que precisamos usar a tecnologia a

favor para identificar o agente com rapidez. Além disso, há a necessidade de unir conhecimentos para estabelecer medidas de contenção da doença. A transparência é fundamental para termos sucesso nisso.

Em relação à quarentena, foi a primeira vez que o Brasil realizou uma operação dessas para uma doença infectocontagiosa na medicina moderna. Esse processo trouxe aprendizados de erros e acertos, o que certamente permitirá um aprimoramento para as demandas futuras.

Quais foram as principais falhas cometidas que podem ser corrigidas para futuros surtos e epidemias? No mundo, precisamos aprender a não gerar pânico desnecessário. O impacto dessa epidemia atual

ultrapassa qualquer nível. O fechamento de fronteiras nas cidades chinesas está provocando problemas de produção industrial que certamente vão impactar o planeta. Inclusive, vamos sentir falta de materiais hospitalares que são essenciais para tratar a própria doença provocada pelo coronavírus.

Page 3: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

Outra questão é a rapidez com que devemos identificar o agente causador da enfermidade e iniciar as medidas de contenção. Na situação atual, um médico chinês percebeu o problema já em dezembro, mas as autoridades daquele país só tomaram ações mais contundentes a partir de janeiro. Isso pode ter contribuído para a dimensão que a doença está apresentando. Dá pra resumir esses aprendizados em três tópicos: transparência, ações rápidas e nada de pânico. 1. Essa entrevista tem, com objetivo: A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar detalhes da viagem que resgatou brasileiros em cidade chinesa durante epidemia de coronavírus. C) Mostrar como foram algumas das ações contra o coronavírus durante a viagem de resgate dos brasileiros na China. D) A presentar a Dra. Ho Yeh Li. 2. Qual era a função da Dra. Ho Yeh Li durante essa operação de resgate? ............................................................................................................................................................................. 3. Onde Trabalha a Dra. Ho Yeh Li e que a sua especialidade médica? .................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. 4. Que órgão do Governo Brasileiro organizou essa missão de resgatar brasileiro na China? .............................................................................................................................................................................. 5. A Dra. Ho Yeh Li aponta quatro desafios que apareceram ao longo da missão. Qual foi o último deles? ...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Segundo a Dra. Ho Yeh Li, durante a quarentena, cada um fez sua programação. O que ele fez enquanto estava de quarentena?

..................................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................................. 7. A variedade linguística que predomina nesse texto; a. A variedade padrão; b. A variedade coloquial; c. A variedade regional; d. A gíria. 8. Reescreva as orações fazendo a relação entre elas por meio de uma conjunção coordenativa. A) A Dra. Ho Yeh Li recebeu o convite. A Dra. Ho Yhe Li aceitou coordenar a missão de resgate. .................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... B) Ela é infectologista do Hospital da Clínica de SP. Ela nunca havia participado desse tipo de experiência.

Page 4: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... C) Não sabia como seria a receptividade dos militares. Nunca havia trabalhado diretamente com eles. .................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 9. No penúltimo parágrafo do texto temos duas conjunções coordenativas. Elas são;

A. “mas” e “e” B. B) “mas” e “pois” C. C) “e” e “pois” D. D) “mais” e “que”

10. Transcreva uma das falhas apontadas pela Dra. Ho Yeh Li. Ela também apontou que houve aprendizados. Como ela resumiu esse aprendizado? .................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

MATEMÁTICA

1) Escreva na forma mais simples a seguinte expressão:

5023286

2) Determine o perímetro do quadrilátero a seguir:

3) A igualdade é verdadeira ou falsa?

a) 149 b) 549 c) 139100 d) 436100

4) Escreva na forma de radical cada uma das seguintes potencias:

a) 3

2

5 b) 7

5

10 c) 10

7

3 d) 3

4

6

5) Escreva na forma de potencia com expoente racional fracionário cada uma das seguintes expressões:

a) 7 25 b) 5 410 c) 3 27 d) 11

6) Dê o valor da cada uma das expressões seguintes expressões:

a) 7 75 b) 5 511 c) 9 910 d) 6 6x

Page 5: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

7) Decomponha o radicando em fatores primos e,simplifique os radicais:

a) 5 32 = b) 4 625 = c) 101024= d) 48 = e) 90 = f) 720 = g) 500 =

8) Escreva na forma de um único radical cada uma das expressões:

a) 3739311 b) 4444 22132926

9) Simplifique:

a) 481275 b) 150542426

10) No triangulo da figura ao lado estão assinaladas as medidas dos lados numa certa unidade de comprimento. Qual é o perímetro desse triangulo?

INGLÊS

Leia o texto abaixo com atenção.

DIFFERENT COUNTRIES, DIFFERENT CULTURES

People may seem to be the same all over the world but in fact they are completely diferente from one another.

The personality, the education and social habits make a country look exactly the way its people are.

Brazil,for example, is known as a very nice country because people are considered to be outgoing and friendly.

On other hand, English people look more serious daily and as a consequence, British people look and sound

more formal.

Different countries have diferente cultures and this diversity is fundamental because we can recognize and

learn to deal well with diferente people.

Agora responda com atenção:

1) Localize no texto as três palavras que fazem com que um país “tenha a cara” do seu povo:

Page 6: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

1____________________________________

2____________________________________

3____________________________________

2) De acordo com o texto as pessoas são iguais ou diferentes?

3) Por que o Brasil é considerado um país simpático?

4) Qual é a fama da Inglaterra?

5) Por que essa diversidade é fundamental?

6) O que é necessário para conviver bem com as diferenças que existem?

( ) Respect ( ) Loyalty ( ) Peace

Fonte: Naddeo, Maria Lúcia Mercante; English for Life; editora Yendis, 2009

INFORMÁTICA O ‘Microsoft Office’ é um pacote de aplicativos para computadores, celulares e tablets. Os três principais aplicativos deste pacote são o Word, o Excel e o PowerPoint. Sabendo que a principal função do Word é a criação e edição de textos, pesquise e responda as questões a seguir. 1 – De acordo com o que foi visto em aula, sobre a fonte (letra) e a organização do texto, responda usando suas palavras: A) O que acontece quando adicionamos a função ‘Negrito’ em um texto? B) O que acontece com o texto quando a opção ‘Justificar’ é ativada? C) Qual é a função dos ‘Marcadores’ em um texto? 2 – Pesquise e responda: A) O que é um sumário?

Page 7: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

B) Quais são os passos para adicionar um sumário em um documento de texto do Word? 3 – Crie um modelo de sumário utilizando o Word. Obs: caso o aluno não esteja utilizando um computador para realizar essa atividade, o sumário pode ser ilustrativo, de maneira manuscrita.

ARTE

Cartazes são uma ótima maneira de compartilhar novas informações, principalmente no ambiente escolar. Recursos visuais podem transmitir um conceito de forma rápida e concisa, além de adicionar um toque especial ao seu trabalho escolar. Um cartaz bem organizado pode ajudar a manter o fluxo de uma apresentação, lembrando-o de itens principais do seu projeto. 1 - Crie um cartaz que seja visualmente organizado e atraente (Aproveitando o assunto: Publicidade, logotipos, etc. Elabore um pequeno cartaz (pode ser no caderno de desenho ou folha de sulfite) criando uma campanha sobre A PREVENÇÃO DO CORONA VÍRUS. - Utilize letra de forma bem escritas; - Equilibre o espaço do texto com a imagem; - Faça um rascunho da ideia antes, evite erros gramaticais; - Pesquise as informações sobre o assunto. - Crie um slogan (frase de efeito) e se possível até um jingle (música publicitária) sobre o tema. Seja criativo! Não utilize ideias prontas. GEOGRAFIA **Texto de apoio** TEMA: EUROPA – ASPECTOS NATURAIS I Clima: Por apresentar a maior parte de suas áreas territoriais em latitudes médias, a Europa possui temperaturas e precipitações próprias de clima temperado, com estações bem definidas, temperaturas amenas e pluviosidade intercalada com a queda de neve. No extremo norte e em áreas de altitudes elevadas, as temperaturas mais baixas dificultam a ocupação humana, porém não a inviabilizam completamente. Os principais tipos de clima encontrados na Europa são:

Polar – Abrange o norte da Escandinávia até áreas setentrionais da Rússia. Os invernos são longos e frios, com temperaturas inferiores a 0 °C, chegando a atingir –60 °C. Os verões são curtos, com temperaturas que variam entre 16 °C e 21 °C. Nas áreas litorâneas, no extremo norte, o congelamento do mar é característico, exceto nas localidades atingidas pela corrente do Atlântico Norte.

Temperado oceânico – Característico do litoral entre o norte de Portugal e a Noruega e também nas ilhas Britânicas. Apresenta elevados índices pluviométricos (índice de chuvas), principalmente no inverno e na primavera, e amplitudes térmicas pouco acentuadas. É o clima mais influenciado pela corrente do Atlântico Norte.

Page 8: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

Temperado continental – Típico das regiões da Europa Central e Oriental, apresentando índices pluviométricos menores, com inverno seco e frio (–20 °C) e verões chuvosos e quentes (23 °C). As amplitudes térmicas são mais acentuadas.

Mediterrâneo – Típico da Europa Meridional, abrangendo o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha. Apresenta verões quentes e secos, devido à forte atuação dos ventos saarianos Simum e Siroco, e invernos chuvosos. Curiosamente, o clima mediterrâneo apresenta características inversas às do tropical típico, caracterizado por verões chuvosos e invernos secos.

Frio de montanha – O clima frio de montanha domina onde se localizam as áreas que apresentam as maiores altitudes do continente europeu, das quais se destacam os Alpes, os Cárpatos e os Alpes Escandinavos. Nessas localidades, as temperaturas médias anuais podem variar entre 4 °C e –10 °C. Vegetação : A variedade de vegetação presente na Europa é muito grande, isto devido a grande quantidade de climas e solos diferentes que estão espalhados por todo o território europeu. As principais formações vegetais do continente europeu são:

Tundra - pode ser observada na Rússia e no extremo norte da península Escandinava. Lugares que prevalece o frio polar. Além de muito frio, o clima se estende por um longo período. É muito comum encontrar gramíneas e musgos na vegetação dessa parte da Europa.

Floresta Boreal ou Taiga - pode ser observada em maior quantidade em partes da Europa cujo o frio predomina a maior parte do tempo. No Sul da Europa é muito comum, e normalmente, o que mais se vê são coníferas (árvores com forma de cone). Nesta parte a atividade madeireira é muito explorada.

Floresta Temperada - é o tipo de vegetação que se desenvolve na Europa nas áreas em que as estações do ano são bem definidas, inverno com muito frio, verão com muito calor, clima temperado. Nestas áreas é possível observar as árvores caducifólias (que perdem as folhas no outono e inverno). Porém, vale destacar que nos últimos séculos, essa vegetação vem desaparecendo devido à agricultura e também por conta da urbanização dos espaços.

Pradaria e Estepe - são tipos de vegetações que podem ser observadas na parte Sudeste da Europa. Nesta região se observa muitas plantas herbáceas e gramíneas. Porém, também é uma região em constantes mudanças por conta da atividade de agricultura.

Vegetação de altitude - é aquela que aparece bem no meio das cadeias de montanhas, como no caso dos Alpes. É a vegetação típica de grandes altitudes. A mesma pode ser observada nos montes Urais e na cordilheira Escandinava. É uma vegetação que gosta muito do clima frio. Podendo ser observados musgos na área.

Vegetação mediterrânea - como o próprio nome sugere é tipo de vegetação que surge nas áreas cujo clima predominante é mediterrâneo, isto é, mais quente do que aquele observado em outras áreas da Europa. Nos lugares com a predominância deste clima, a estação seca é longa. Responda:

Page 9: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

1. O que acontece com o clima polar nas regiões litorâneas? 2. Qual é a causa dos verões quentes e secos nas áreas de clima mediterrâneo? 3. O que faz com que a Europa tenha uma variedade de vegetações? 4. Copie o quadro abaixo e preencha seguindo o exemplo:

Vegetação Localização Clima Tipo de Vegetação

Tundra Rússia e Norte da

Península Escandinava Polar Musgos e liquens

Floresta Boreal

Floresta Temperada

Pradaria e Estepe

Vegetação de Altitude

Vegetação Mediterrânea

5. O que são coníferas e árvores caducifólias? 6. Por que a floresta Temperada vem desaparecendo?

CIÊNCIAS

Tema: Densidade

1. Um material conhecido como isopor não se dissolve na água e sua densidade é de 0,03 g/cm³. Já o chumbo, que também não se dissolve na água, tem densidade de 11,3 g/cm³. A água, como já vimos ,tem densidade de 1 g/cm³. Duas esferas pequenas, uma de isopor e outra de chumbo, tem massas diferentes, mas ocupam o mesmo volume: 2 cm³. a) Calcule a massa de cada uma das esferas. b) Qual das esferas não afunda na água? Justifique sua resposta. 2. Qual é o volume ocupado por 540g de mercúrio, sabendo-se que sua densidade é de 13,6 g/cm³? 3. Em uma lata de refrigerante temos a indicação “contém 350 ml” Esse volume equivale a quantos: a) cm³ b) L

Page 10: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

c) dm³ 4. Uma garrafa de água mineral traz a inscrição: “contém 1,5 L”. a) Quantos centímetros cúbicos (cm³) de água há na garrafa? b) Quantos mililitros (mL) de água há na garrafa? c) quantos decímetros cúbicos (dm³) de água há na garrafa? 5. Quantos copos plásticos de capacidade 250 mL podem ser enchidos com 1,5 L de água? 6. A densidade de certo tipo de leite é 1,03 g/mL. Colocam-se 50 mL desse leite em um copo. Qual foi a massa de leite colocada no copo?

Informações:

Fórmula para calcular: densidade; D=M/V

Massa; M= D.V

Volume; V= M/D

Unidades de medida de volume:

1L = 1000mL = 1dm³

1mL = 1 cm³

1000L = 1 m³

HISTÓRIA

1. O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada.

Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a: a) A questão balcânica evidencia as disputas entre Alemanha e Hungria pelo controle do mar Adriático e coloca em choque os movimentos nacionalistas: pan-eslavismo, liderado pela Sérvia e o pan-germanismo, liderado pelos alemães. b) Apesar de ter começado a guerra como aliada da Tríplice Aliança, a Itália passou para o lado da Tríplice Entente por ter recebido uma proposta de compensações territoriais. c) A Rússia não permaneceu na guerra até o seu término. Por conta da Revolução socialista foi assinado um tratado com os alemães e os russos se retiraram da guerra. d) Quando a guerra iniciou, multidões saíram às ruas nos países envolvidos para comemorar o conflito: a lealdade e o patriotismo eram palavras de ordem. 2. Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar: a) O governo brasileiro declarou guerra à Alemanha, em 1914, após o torpedeamento de um navio, carregado de café, que acabara de deixar o porto de Santos.

Page 11: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

b) O governo brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses do ministro das relações exteriores Lauro Muller, de origem alemã. c) A partir de 1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da França com milhares de soldados desembarcados na região. d) O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães. e) Juntamente com a Argentina, o governo brasileiro organizou uma esquadra naval internacional incumbida de patrulhar o Atlântico Sul contra as ofensivas alemãs. 3. Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a)difundiu as teorias socialistas. b) acirrou as disputas territoriais. c) superou as crises econômicas. d) multiplicou os conflitos religiosos. e) conteve os sentimentos xenófobos. 4. Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião. a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação. b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal. c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir. d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais. e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo. 5. A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear. c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana. d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético. e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

6. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se: a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América. b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus. c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.

Page 12: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha. e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África. 7. Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco. b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África. c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro. d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos. e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro. 8. Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada: a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha. b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra. c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia. d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina. e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria. 9. A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica: a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss". b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II. c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921. d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico. e) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Este ano teríamos as “Olimpíadas de Tóquio”, conhecida como “Tokyo 2020”. Devido à Pandemia do

Coronavírus, os Jogos Olímpicos de 2020 foram adiados para 2021. Vamos pesquisar um pouco mais sobre

este tema?

Dica: Caso tenha dificuldades pode consultar o site oficial dos jogos olímpicos (https://www.olympic.org/) Escolha um esporte/modalidade olímpica para pesquisar um pouco mais e, sobre o esporte que você escolher, responda:

Page 13: PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUEatividadesdomiciliares.educasaoroque.sp.gov.br/... · A) Contar sobre uma viagem turística à China, por alguns brasileiros. B) Revelar

1. Quando o esporte ingressou nos Jogos Olímpicos? 2. Qual país/atleta obtém o maior número de medalhas de ouro nessa modalidade? 3. Qual atleta brasileiro se destaca nessa modalidade? 4. Qual a classificação do esporte que você pesquisou? Considerando agora o tema “Olimpíadas”, pesquise e responda: 5. O que simboliza a tocha olímpica? 6. Qual o significado dos anéis olímpicos? 7. Faça um breve resumo sobre a modalidade pesquisada. (Max 10 linhas) 8. Descreva sobre as conquistas de “Theagenes of Thásos”. 9. Descreva sobre as conquistas de “Milon of Croton”. 10. O que significa COI e o que ele representa?