pré-requisitos  · web viewpode ser usado para organizar seus planos de teste, criar e gerenciar...

26
Hands on Lab Introdução ao Gerenciamento de Casos de Teste com o Microsoft Test Manager 2012 Versão do laboratório: 11.0.50727.1 (RTM) Última atualização: 21/08/2012 Tradução: 10/09/2012

Upload: phamtuyen

Post on 21-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Hands on LabIntrodução ao Gerenciamento de Casos de Teste com o Microsoft Test Manager 2012Versão do laboratório: 11.0.50727.1 (RTM)

Última atualização: 21/08/2012

Tradução: 10/09/2012

CONTEÚDOS

VISÃO GERAL............................................................................................................................................ 3

EXERCÍCIO 1: GERENCIANDO SUITES DE TESTES E CASOS DE TESTE...........................................4

EXERCÍCIO 2: ANALISANDO A EXECUÇÃO DOS TESTES.................................................................13

EXERCÍCIO 3: SELECIONANDO BUILDS DE TESTE............................................................................17

Visão Geral

O Microsoft Test Manager 2012 pode ser usado para organizar seus planos de teste, criar e gerenciar seus casos de teste e rodar testes manuais. Este laboratório proverá a você um entendimento básico de como o Microsoft Test Manager poderá ser usado para desempenhar suas atividades. Também veremos “Autorizações e execuções de testes manuais com o Microsoft Test Manager”.

Este laboratório é um de muitos laboratórios que lidam com o Microsoft Test Manager 2012. A ordem correta de completar este laboratório é a seguinte:

Introdução ao planejamento de testes com Microsoft Test Manager 2012

Introdução ao ao gerenciamento de casos de testes com Microsoft Test Manager 2012

Executando testes manuais com Microsoft Test Manager 2012

Introdução a testes de plataforma com Microsoft Test Manager 2012

Pré-requisitos

Para completar este laboratório você precisará da máquina virtual do Microsoft Visual Studio 2012. Para maiores informações de como adquirir e usar a maquina virtual, por favor veja o blog .

Exercícios

O laboratório prático inclui os seguintes execícios:

1. Gerenciando a suíte de testes e casos de teste

2. Analisando a execução dos testes

3. Selecionando Builds para verificação de testes

Tempo estimado para completar este laboratório: 60 minutos.

Exercício 1: Gerenciando suites de testes e casos de teste

Neste exercício, você irá aprender a criar e configurar um novo plano no Microsoft Test Manager

Este plano de teste poderá ser usado, por instância, para testar uma nova release do software.

1. Faça Login como Julia. Todas as senhas são P2ssw0rd.

2. Abra o Microsoft Test Manager (Início | Todos os Programas | Microsoft Visual Studio 2012 | Microsoft Test Manager 2012).

Nota: O Microsoft Test Manager permite que testadores trabalharem com planos de testes, criação e organização de casos de teste manuais, execução de casos de teste, lista de erros e grava os resultados no Team Foundation Server.

3. Selecione o link Testing Center, que aparece no topo do menu. O Testing Center é usado para trabalhar com o Caso de teste manual e outros gerenciadores de casos de teste mais gerais. O Lab Center é usado para trabalhar laboratórios de teste físicos ou virtuais. Para este laboratórios iremos focar no Testing Center.

Figura 1Testing Center mostra o Plano de Atividades

4. Se você ainda não está no visualizador do Plano de Teste, clique em Plan no menu principal. O Microsoft Gestor de Teste irá conectar-se no plano de teste mais recente, como no caso do plano de teste abaixo chamado Iteration 2.

Figura 2Plano de Teste contém uma janela para a Iteration 2

5. No painel que contém a suite de testes da Iteration 2, apresenta-se os itens 7, 8 e 9. Estes itens são pré-requisitos básicos do test suites por conterem os casos de teste ligados aos requisitos. Selecione o test suite 7 para ver a lista de casos de teste vinculados a ele.

Figura 3Casos de Teste definidos como requisitos para o a suíte de testes

6. Abra o caso de teste com o ID = 41 clique com o Segundo botão do mouse e selecione Open Caso de teste no menu.

Figura 4Abrindo o caso de teste

7. Selecione o Tested User Stories e veja que este caso de teste aponta novamente para o histórico do usuário.

Figura 5Histórico dos testes do usuário

8. Feche o caso de teste selecionando com o X no topo direito da janela do caso de teste. Tenha cuidado para não fechar a aplicação Gestor de Teste.

Figura 6Localização do Botão fechar(X)

9. Localize e selecione o teste chamado End-to-End Tests. Este static test suite foi criado para abordar casos de testes arbitrários ou outros suítes de testes, apesar de estar vazio no momento.

Figura 7Este static test suite está vazio no momento

10. A terceira e última suíte de teste é baseado em query-based suite. Apesar de não estar representado neste laboratório, query-based test suites permitem trabalhar com consultas construídas em ordem de grandeza (ou importância) dos casos de teste. Por exemplo, imagine o cenário onde você quer criar uma suíte de testes que inclui todos os casos de teste com prioridade 1 no plano de teste.

Figura 8Query-based suite

11. Localize e selecione o test suite 9 e observe o estado do In Planning. Os últimos 2 estados são In Progress e Completed. Somente suítes de teste que estão com o estado In Progress são mostradas na lista de atividades de teste.

Figura 9Estado da suite de Teste

12. Localize e selecione test suite 7. Observe que você poderá abrir, adicionar, criar e remover casos de teste do menu direito da janela.

Figura 10Trabalhando com casos de teste

Nota: Para aprender mais sobre o trabalho de casos de teste manuais, veja o laboratório entitulado “Autorizando e executando testes manuais usando o Microsoft Test Manager 2012”.

13. Selecione o caso de teste ID = 41.

14. Selecione o botão Configurations para abrir a janela Select Test Configurations.

Figura 11Localizando o botão de Configuração

15. Clique no botão All Configurations.

Figura 12Localizando o botão All Configurations

16. Clique em Multiple abaixo do botão Configurations para ver as opções de configurações disponíveis. Selecione o menu Vista and IE7 e finalmente selecione o botão Apply para continuar.

Figura 13Trabalhando com configurações de teste

17. Selecione o botão Close para fechar a janela Select Test Configurations.

18. Selecione o link Properties para carregar a janela de propriedades do Plano de Teste. A primeira seção de propriedades do Plano de Teste permite a você editar propriedades básicas como nome, descrição, caminho, iterações e estados. A seção Run Settings permite a você especificar como os testes serão rodados (automáticos ou manuais), quais ambientes usar e como a estratégia de testes será construída e comparada.

Figura 14Janela de propriedades do Plano de Teste

Nota: Os parâmetros de testes são particularmente importantes, pois eles especificam como os dados serão coletados os dados durante a execução dos testes. Caso erros sejam encontrados, estes dados serão usados pelos desenvolvedores para reproduzir e melhorar o entendimento do problema.

19. Abra os parâmetros de teste no menu Manual Runs, selecionando o link Open.

Figura 15Localização do link Open

20. Selecione o passo Data and Diagnostics no menu esquerdo, ao lado da janela de parâmetros. Isto permite a você selecionar o Data Diagnostic Adapters, caso você queira utilizá-lo. Por exemplo, o vídeo Recorder irá gravar a tela dos testes durante sua execução.

Figura 16Dados e opções de diagnósticos

21. Habilite o diagnóstico do Event Log e depois selecione o botão Configure.

Figura 17Adaptador do diagnostic do Event Log

22. Na janela Configure Diagnostic Data Adapter – Event Log, note que você poderá especificar quais event logs e event types utilizar e coletar. Selecione o botão Save para continuar.

Figura 18Configurando o diagnóstico adaptado do Event Log

23. Habilite o adaptador de diagnóstico do Video Recorder.

Figura 19Video Recorder diagnostic adapter

24. Selecione o botão Finish para retornar a janela de propriedades do Plano de Teste.

25. Test environments também são gerenciados pela janela de propriedades do Plano de Teste. Os ambientes de teste físicos e virtuais são usados para executar teste e coletar os dados. Por exemplo, quando testamos uma aplicação web, poderá ser necessário coletar dados dos ambientes clientes e servidores ao mesmo tempo, pois os componentes do sistema estão em diferentes ambientes. Para este plano de teste, existe somente um ambiente de teste local.

26. Test configurations descreve quais plataformas testar durante a execução dos testes. Selecione o menu desta janela e selecione Windows Server 2008 and IE8 para ver as opções disponíveis. Selecione o botão Don’t Apply para finalizar.

Figura 20Especificando plataformas de teste

27. As seções de Builds da janela de propriedades do Plano de Teste seleciona a Build onde os resultados de teste e os erros serão listados. Selecione o menu chamado Filter For Builds. Neste caso há somente uma definição de Build, mas você poderá ver que este filtro poderá ser feito tanto com definição como com qualidade.

Figura 21Filtrando por builds e qualidade de build

28. Pressione o link Escape para cancelar a seleção e retornar para a janela de propriedades do Plano de Teste.

29. Finalmente, observe que a especificação da build é parâmetro para a execução dos testes.

Figura 22Versão específica da Build para testar

30. Feche a janela de propriedades do Plano de Teste selecionando o X no topo direito da janela. Tenha cuidado para não fechar a aplicação do Gestor de Teste.

Exercício 2: Analisando a execução dos testes

Neste exercício, você irá aprender como usar a atividade de análise da execução de testes.

1. No Microsoft Test Manager, selecione Test para abrir a atividades de testes a ser utilizada pelos testadores. A janela Run Tests será apresentada.

2. Selecione test suite 7 para ver os testes executados e seus estados. Observe que o caso de teste ID = 41 é representado 3 vezes, um para cada configuração.

Figura 23Viewing test runs for a test suite

3. Selecione test suite 8 para ver a execução do teste. Observe que os 2 casos de teste listados estão bloqueados. Bloquear (Blocking) o caso de teste é uma ação que pode ser desempenhada pelo testador para indicar que ele não está apto a rodar o caso de teste, ou precise buscar o histórico do usuário para que não seja implementado no momento ou pode existir alguma dependência de requisitos ainda não fechados.

4. Por exemplo, se o caso de teste precisa ser criado em uma aplicação web, ou outros componentes relacionados previnem o testador sobre algum tipo de ação, o testador poderá indicá-lo como bloqueado.

Figura 24

Blocked test cases

5. Selecione Analyze Test Runs para ver todos os testes executados.

Figura 25Localizar a análise da execução dos testes

6. Abra o teste com ID = 21 com um clique duplo para visualizar o resumo, a completa descrição, tipo e a versão da build.

Nota: Se as execuções são listadas, você talvez precise ajustar a visualização do filtro para incluir a execução manual ou modificar a data para incluir todos os resultados de execuções de testes.

Figura 26Resultados da execução dos testes

7. Expanda a área de Tests e exponha os resultados da execução dos testes.

Figura 27Expandindo a área de testes

8. Dê um clique duplo no primeiro resultado de teste para visualizar os detalhes.

Figura 28Visualizando os resultados de testes

9. Os resultados de testes serão vistos em Details | Attachments, note o número de anexos coletados durante a execução de testes, formam um sistema de informações e vídeos.

Figura 29Exemplo de resultados de teste

10. Feche a janela de resultados de teste selecionando o X no topo direito da janela. Tenha cuidado para não fechar a aplicação Microsoft Test Manager.

Exercício 3: Selecionando Builds de teste

Neste exercício, você aprenderá como usar a atividade de rastreamento para navegar e selecionar builds de teste.

1. No Microsoft Test Manager, selecione Track para abrir a atividade de rastreabilidade. A janela Queries será apresentada.

2. Selecione Assign Build para ver as builds disponíveis e os itens de trabalho impactados entre a build selecionada e a build atual.

Figura 30Definindo builds para testes

3. No menu Available Builds, selecione a última build listada (Tailspin Toys – Iteration 2_20100318.4).

Figura 31Selecionando uma build

4. Olhe para os itens de trabalho associados para ver o trabalho foi feito durante a build selecionada. Note-se que um único item de trabalho para "Write regular expression for strong password" foi fechada.

Figura 32

Work items associados

5. Selecione Tailspin Toys – Iteration 2_20100318.5 build no menu Available Builds. Existem 3 associações de itens de trabalho para esta build, um deles é o mesmo item de trabalho citado acima.

6. Selecione Toys – Iteration 2_20100318.6 build no menu Available Builds e clique no botão Assign To Plan. Este procedimento é uma indicação para o testador garantir um teste completo. Testes futuros utilizarão a nova build como padrão.

Figura 33Definindo uma nova build no plano de teste

7. Quando notificado de que alguns testes podem ter que ser executados novamente com base nas alterações de código, escolha view the recommended tests.

Figura 34Opção de visualizar testes recomendados

8. Esta recomendação é possível de ser feita pelo Test Impact Analysis, que habilita a determinação de quando os códigos de teste variam, antes de impactar os testes a serem executados. Por exemplo, um teste que foi executado com sucesso comparado a uma build anterior, poderá ser recomendado que seja executado numa ordem determinada(a), com código alterado(b), esta estaria no caminho do exercício de teste.

Nota: Análise do impacto de teste poderá ser configurada para rodar o em Segundo plano, enquanto uma é testada em uma outra codificação (.NET Framework 2.0 ou superior).

9. Selecione todos os testes recomendados e que impactaram a última build testada e selecione o botão Reset To Active. Aparecerão os estados do caso de testes que se encontram ativos.

Figura 35Apagando os casos de teste ativos dos casos de teste recomendados

10. Retorne a janela de atividade Test e selecione o link Run Tests.

Figura 36Retornando a atividade de teste

11. Selecione test suite 7. Note que 2 Casos de Teste foram passados para o estado ativo.

Figura 37Casos de Teste passaram para o estado ativo

12. Retorne para a janela de atividades Track, selecione Recommended Tests, e selecione o botão Related Work Items. Note que os itens de trabalho passaram para o estado concluído ou resolvido na build Tailspin Toys – Iteration 2_20100318.3, incluindo os itens de trabalho de histórico.

Figura 38Itens de trabalho relacionados

13. Retorne para a janela Test e selecione test suite 8, associada aos históricos impactados e alocados no passo anterior.

14. Selecione os Casos de Teste bloqueados e selecione o botão Reset to active para desbloqueá-lo. Os estados estarão bloqueados ou ativos.

Figura 39Localizando o botão de apagar

15. Selecione Verify Bugs. Apesar de não vermos este item neste laboratório, esta ação deverá ser feita pelo testador previamente, em erros reportados e pedidos e re-execução dos testes. Se o teste não for aprovado, o testador deverá redirecionar os erros aos desenvolvedores. Você poderá mudar as visualizações (view) e customizar (custom) a tela para ver os erros.

Figura 40Verificando erros