pré-modernismo e parnasianismo no brasil

9
PRÉ-MODERNISMO E PARNASIANISMO NO BRASIL

Upload: dealdypony

Post on 08-Jan-2017

56 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

PRÉ-MODERNISMO E PARNASIANISMO

NO BRASIL

Page 2: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

PRÉ-MODERNISMO

Page 3: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

Abolição da escravidãoInstauração da República

Imigração europeiaPobrezaRevoltas internas

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL(SÉC. XX):

Page 4: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

Dá-se o nome de Pré-modernismo á literatura desse período. Este não chega a ser considerado uma escola literária em si, pois não existe uma regra seguida pelos autores. O que os une é o fato de que todos (independente da forma) contribuíram para a consolidação dos primeiros ideais modernistas no país. A época foi marcada pela reforma literária que denunciava e abordava cada vez mais diferentes problemas da sociedade brasileira.

SURGIMENTO

Page 5: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

Euclides da Cunha: Primeiro a fazer parte do pré-modernismo brasileiro. Autor de “Os sertões” (ensaio romanceado sobre a Guerra dos Canudos no Nordeste). O livro é escrito em uma linguagem incisiva, porém sofisticada.

Lima Barreto: Autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma” (denuncia ao desrespeito dos heróis nacionais). Linguagem jornalística, humor e informalidade marcam suas obras.

Monteiro Lobato: Consagrado por suas obras regionalistas como “Urupês” e “Cidades mortas”. Conhecido por envolver seus leitores em contos de enredo urdido, efeitos de suspense, humor e linguagem ao mesmo tempo formal e moderna.

PRINCIPAIS AUTORES

Page 6: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

PARNASIANISMO

Page 7: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

O parnasianismo surge em paralelamente ao Realismo-Naturalismo. Como o segundo foi um movimento, sobretudo em prosa, o primeiro baseia-se na poesia e filosofias próprias da arte.

De origem francesa, o parnasianismo surge em reação ao engajamento social. Os parnasianos não denunciavam problemas, mas, defendiam o ideal de “arte pela arte”, onde a poesia deveria ser “um fim de si mesma”. Ou seja, não deveria se preocupar com analises externas, e sim com o detrimento do trabalho interno. O importante não era o tema ou o conteúdo, mas, a beleza inerente dos versos.

SURGIMENTO

Page 8: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

Inspiração na Antiguidade clássica

DescritivismoReferencias eruditasPreocupação com a forma, não com o conteúdo

Elegância de expressão (vocabulário e organização sintática requintados)

CARACTERÍSTICAS

Page 9: Pré-modernismo e Parnasianismo no Brasil

Alberto de OliveiraRaimundo CorreiaOlavo BilacVicente de carvalhoAugusto dos AnjosObs: Os três primeiros formam a tríade parnasiana

PRINCIPAIS AUTORES BRASILEIROS: