prÉ-histÓria: arte rupestre período que vai desde o aparecimento do ser humano até o...

30
PRÉ-HISTÓRIA: ARTE RUPESTRE Período que vai desde o aparecimento do ser humano até o aparecimento da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A Pré-história divide-se em períodos: paleolítico, neolítico e Idade dos Metais. ** As primeiras manifestações artísticas da história são chamadas de Arte Rupestre ou parietal, por ter se desenvolvido exclusivamente em paredes de pedra no interior de cavernas e grutas, e com menor frequência fora delas.

Upload: matheus-henrique-anjos-amaral

Post on 07-Apr-2016

249 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PRÉ-HISTÓRIA: ARTE RUPESTRE

Período que vai desde o aparecimento do ser humano até o aparecimento da escrita, aproximadamente 4000 a.C.A Pré-história divide-se em períodos: paleolítico, neolítico e Idade dos Metais.** As primeiras manifestações artísticas da história são chamadas de Arte Rupestre ou parietal, por ter se desenvolvido exclusivamente em paredes de pedra no interior de cavernas e grutas, e com menor frequência fora delas.

Pintura Rupestre. Boqueirão da Pedra Furada. São Raimundo Nonato. Piauí.

Paleolítico - ou Idade da Pedra Lascada

O Homem pré-histórico abrigava-se nas cavernas naturais. Deixou arcas de sua existência expressa nas pinturas de suas paredes.Acredita-se que fazia incisões nas paredes com objetos de pedras pontiagudos. Com as sobras das fogueiras, fazia silhuetas em preto. Para pintar, misturavam e trituravam vegetais, cascas de árvores, gorduras (animal e vegetal), sangue de animais, grãos, argila e cinzas, além de substancias como oxido de ferro e dióxido de manganês.As cores eram aplicadas com instrumentos rudimentares ou até mesmo com as próprias mãos e boca.Os tons conseguidos eram: avermelhado, amarelo, castanho, branco.

Os desenhos rupestres são muito simples. O Homem primitivo pintava seres e animais retratando a natureza. Como era caçador provavelmente acreditava adquirir poderes mágicos sobre a caça por meio do desenho pintado. Retratava temas como: mudanças de estação, o mundo masculino e o mundo feminino, nascimento de crianças; o ataque e a dominação de animais.

Eles também esculpiam e a preferencia era retratar mulheres, já que elas representavam a fecundidade. As figuras esculpidas nos revelam mulheres com grandes seios, ventre e quadris. Assim se reflete o culto a mulher fecunda, que na religiosidade pré-histórica é comparada à terra fértil. Costumou-se chamar essas esculturas de vênus.

Neolítico – ou período da pedra polida

O homens começa viver em pequenas comunidades que deram origem a sociedade...Nas comunidades fabricou: vasos, estatuetas, e pratos de argila. Decorou-os com sinais geométricos e abstratos.

Nesse período o homem gradativamente abandona as cavernas e começa construir sua habitação.O desenvolvimento intelectual permitiu-lhe utilizar elementos como pedras, árvores, etc. Nesta fase uma de suas invenções mais importantes foi o arco.

O sentido religioso ganhou intensidade ao erguerem monumentos megalíticos, com blocos de pedras superpostos: os dolmens, horizontais e verticais; e os menires, apenas verticais

Idade dos MetaisA descoberta e a utilização dos metais caracterizam o florescer das primeiras civilizações, com o desenvolvimento do comercio e do artesanato.A arte ganhou destaque na construção arquitetônica sacra ( templos, santuários...) e também na confecção de estatuas assim como na pintura de objetos

No Brasil são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional. O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados. No estado de Pernambuco encontram-se pinturas no Parque Nacional do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Outros sítios importantes são os Lajedos de Corumbá, no Mato Grosso do Sul; a Pedra do Ingá, na Paraíba; a Lapa do Boquete, a Lapa do Caboclo, e as regiões de Varzelândia e Lagoa Santa, em Minas Gerais. Em Santa Catarina se destacam registros em várias ilhas litorâneas, como Campeche e Corais. No Rio Grande do Norte são encontrados principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade. Muitos registros estão em condições precárias, outros têm sofrido vandalismo, ou são destruídos em obras de infaestrutura como barragens e estradas.

Curiosidade...

Realizar no caderno e entregar impreterivelmente dia 30/10/15.

Criar desenhos motivados pela pintura rupestre, utilizando materiais como: Carvão, terra, lápis de cera, pó de tijolo, folhas secas.

Atividade prática