práticas de jogo de prioridade tática defensiva ii. tática defensiva grupal 3

4
AGOSTO Futsal © Artigo publicado em 218 AGOSTO Futsal www.futbol-tactico.com 219 D TAREFAS GLOBAIS PARA O TREINAMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO INTEGRADO PRÁTICAS DE JOGO PARA A MELHORA DO TREINAMENTO EM FUTSAL entro do método integrado como modelo para o desenho de tarefas para o treinamento em futsal e seguindo a Sanz, A e Guerrero, A (2007), temos considerado adequada sua classificação das tarefas para desenhar uma série de artigos que contém tarefas para a melhora do jogo no futsal. Estes autores agrupam as tarefas em três níveis de aproximação ou categorias em função do maior ou menor grau de aproximação a realidade do jogo. Como temos dito e seguindo a estes autores, podemos utilizar para desenhar nossas sessões um tipo de tarefas que eles denominam práticas de jogo, as quais são tarefas mais simples, baseadas nos antigos modelos mais analíticos mediante as quais a partir de uma situação básica se busca melhorar alguma situação de jogo real. • Práticas de jogo de prioridade física. • Práticas de jogo de prioridade tática. • Práticas de jogo de prioridade técnica. • Práticas de jogo de prioridade psicológica. TÁTICA DEFENSIVA GRUPAL 3 Autor: Juan Iglesias Paz PRÁTICAS DE JOGO DE PRIORIDADE TÁTICA DEFENSIVA (II)

Upload: futbol-tactico-brasil

Post on 10-Jun-2015

1.641 views

Category:

Sports


1 download

DESCRIPTION

Práticas de jogo de prioridade tática defensiva II. Tática defensiva grupal 3. Capitulo 4. www.futbol-tactico.com oferece-lhes este artigo COMPLETO. Se você gosta curta e compartilhe. Dentro do método integrado como modelo para o desenho de tarefas para o treinamento em futsal e seguindo a Sanz, A e Guerrero, A (2007), temos considerado adequada sua classificação das tarefas para desenhar uma série de artigos que contém tarefas para a melhora do jogo no futsal. Estes autores agrupam as tarefas em três níveis de aproximação ou categorias em função do maior ou menor grau de aproximação a realidade do jogo.

TRANSCRIPT

AGOSTO Futsal © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 218

AGOSTOFutsal© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com219

D

TAREFAS GLOBAIS PARA O TREINAMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO INTEGRADOPRÁTICAS DE JOGO PARA A MELHORA DO TREINAMENTO EM FUTSAL

entro do método integrado como modelo para o desenho de tarefas para o treinamento em futsal e seguindo a Sanz, A e Guerrero, A (2007), temos considerado adequada sua classificação das tarefas para desenhar uma série de artigos que contém tarefas para a melhora do jogo no futsal.

Estes autores agrupam as tarefas em três níveis de aproximação ou categorias em função do maior ou menor grau de aproximação a realidade do jogo.

Como temos dito e seguindo a estes autores, podemos utilizar para desenhar nossas sessões um tipo de tarefas que eles denominam práticas de jogo, as quais são tarefas mais simples, baseadas nos antigos modelos mais analíticos mediante as quais a partir de uma situação básica se busca melhorar alguma situação de jogo real.

• Práticas de jogo de prioridade física.

• Práticas de jogo de prioridade tática.

• Práticas de jogo de prioridade técnica.

• Práticas de jogo de prioridade psicológica.

TÁTICA DEFENSIVA

GRUPAL 3Autor: Juan Iglesias Paz

PRÁTICAS DE JOGO DE PRIORIDADE

TÁTICA DEFENSIVA (II)

AGOSTO Futsal © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 220

AGOSTOFutsal© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com221

PRÁTICAS DE JOGO DE PRIORIDADE TÁTICA (IV)

TÁTICA GRUPAL DEFENSIVA 3São tarefas por tanto que nos permitem melhorar os fundamentos táticos individuais e grupais e por tanto os princípios táticos ofensivos como defensivos.

Em nível coletivo nos permitem melhorar os fundamentos táticos coletivos e que se associam ou se manifestam principalmente nas diferentes fases da ação de jogo, ataque, defesa e transições.

Nos seguintes artigos vamos a propor uma série de tarefas para a melhora de algum elemento tático concreto desde esse tipo de tarefas denominadas práticas de jogo nas que em cada tarefa um elemento tático concreto já seja individual, grupal ou coletivo e ofensivo ou defensivo buscará ser melhorado mediante dita tarefa, para assim cobrir a possível necessidade do treinador de tentar melhorar de forma algo mais isolada esse elemento concreto que o detecto que é uma carência de sua equipe, mas ao mesmo tempo sem perder de vista a especificidade do jogo e distanciando-o o menos possível da realidade do mesmo, e integrando-o em situações as mais parecidas ao contexto no que se vai a desenvolver durante o jogo.

Por tanto vamos a desenvolver em uma série de artigos umas práticas de jogo para a melhora dos diferentes elementos táticos defensivos e ofensivos presentes no jogo e o faremos da seguinte forma:

Tática individual defensiva: marcação, temporizações defensivas, repregues, vigilâncias defensivas, coberturas, permutas defensivas...

Tática grupal defensiva: temporizações, repregues, vigilâncias, coberturas, permutas, profundidade defensiva, vantagens numéricas defensivas, velocidade defensiva, pressão defensiva e equilíbrio grupal defensivo (uma linha mediante basculações ou um setor com escalonamentos)...

Tática individual ofensiva: desmarques, apoios, vigilâncias ofensivas, desdobramentos ofensivos, temporizações ofensivas, criação ocupacional e aproveitamento dos espaços de jogo e ajudas ofensivas...

Tática grupal ofensiva: paredes, progressão no jogo, conservação da bola, mobilidade grupal ofensiva e mudanças de orientação...

Tática coletiva ofensiva: mudanças de orientação, amplitude, profundidade e progressão ofensiva, velocidade de jogo, conservação de bola, equilíbrio ofensivo, ritmos de jogo, mobilidade ofensiva e controle do jogo ofensivo...

Assim, neste artigo atenderemos aos elementos componentes da tática grupal defensiva.

Por tanto apresentaremos práticas de jogo de prioridade tática para a melhora de algumas das diferentes táticas grupais defensivas: pressão grupal, repregue grupal, vigilância defensiva grupal, profundidade defensiva grupal, procedimentos táticos defensivos e ritmos de jogo e mudanças de ritmo.

PRÁTICAS DE JOGO PARA A MELHORA DA TÁTICA GRUPAL DEFENSIVA

Ação defensiva contrária à temporização mediante a qual acossamos ao jogador com bola e a seus companheiros forçando a perdida da bola, tentando recupera a possessão da forma ativa mais que esperando o erro do rival.

Se pode realizar sobre a bola ou sobre algum contrário ao que não queremos deixar receber.

Jogamos um 2x2 no que cada jogador joga em sua metade da quadra tentando marcar gol cada vez que recebe a bola, o jogador que atua como defensor tem que pressiona-lo para roubar-lhe a bola e jogar com seu companheiro da outra metade para que este finalize na outra trave. O defensor sempre que recupera tem que passar ao companheiro situado na outra quadra e atua em ataque quando seu companheiro lhe passa a bola desde a outra metade. Variantes: jogar um 3x3 2x2 em uma metade e 1x1 na outra ou jogar um 4x4 jogando 2x2 em cada metade.

TAREFA 15 PRESSÃO GRUPAL

AGOSTO Futsal © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 222

AGOSTOFutsal© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com223

Meio tático defensivo que consiste em ter baixo controle espaços ou adversários. Ele ou os defensores que não participam diretamente na defesa vigiam os espaços/adversários que não participam diretamente em ataque. A marcação a seu oponente será mais ou menos próximo em função de se este está por detrás ou por diante da bola.

Nesta tarefa o jogador encarregado de fazer vigilâncias fica despregado enquanto dois de seus companheiros defendem um 2x2, sua responsabilidade é que sua marca não receba e não possa apoiar o jogo de seus companheiros, O defesa nº3 não participa diretamente na ação defensiva e se situa entre a bola e o atacante nº4 evitando que este dê apoios e jogue a bola.

Variante: os dois atacantes da primeira linha vigiam aos dois defesas mais atrasados da equipe rival. O defensor nº5 marca ao atacante nº5 dando-lhe mais distância, pois está mais longe da bola, enquanto que o defensor nº4 realiza uma marcação mais próxima, pois seu rival está por diante da bola.

Consiste em regressar ou retrasar-se a posições mais próximas à própria trave ao perder a bola ou durante o ataque posicional do rival. Os defensores podem regressar a sua posição de base: feche ala ou pivô ou a outra.

Neste caso vamos a realizar repregues trás perdida de bola ou finalização da ação, para isso dois jogadores atacam uma trave frente a dois defensores, os atacantes ao acabar a ação deverão defender sua trave frente a dois novos atacantes que se incorporam e que logo deverão defender a sua frente a outros dois novos atacantes que iniciam desde a trave contrária.

Produzem-se oleadas continuas nas que os jogadores que acabam de atacar têm que repregar para defender sua trave.

Os atacantes nº 2 e nº3 depois de ter atacado tem que defender agora a contra dos nºs 4 e 5 e repregam até sua trave.

Posteriormente os atacantes nº4 e nº5 deverão defender aos dois atacantes que esperam com bola na parte direita do gráfico.

TAREFA 17 VIGILÂNCIA DEFENSIVA GRUPAL

TAREFA 16 REPREGUE GRUPAL

AGOSTO Futsal © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 224

AGOSTOFutsal© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com225

TAREFA 18 PROFUNDIDADE DEFENSIVA GRUPAL

Ação de minimizar a quadra de jogo ao rival se trata de reunir efetivos e juntar as linhas para defender no menor espaço possível e estarem o mais juntos para poder fazer ajudas e fechar-lhes os espaços ao rival.Para ver a diferença de atuar defensivamente com mais ou menos profundidade defensiva vamos a propor uma tarefa na que se joga 4x4 na que alternaremos dois posicionamentos defensivos. Jogando com um sistema 2-2 em primeiro lugar vamos a defender os quatro jogadores em quadra própria durante um tempo determinado. Ao cabo de um tempo os quatro defesas se situam por detrás do duplo pênalti e defendem em um espaço menor com a conseguinte diminuição de espaços.Variantes: plantear as mesmas situações com diferentes sistemas de jogo 1-2-1, 1-1-2...

TAREFA 19 PROCEDIMENTOS TÁTICOS DEFENSIVOS

Consiste em combinar duas ou mais táticas defensivas de maneira consecutiva ou simultaneamente. Por exemplo, cobertura e permuta quando o fazem dois jogadores trocando suas marcas ou cobertura e ajuda quando acode um companheiro do lado débil a fazer a ajuda ou quando se realiza uma segunda ajuda e é um jogador diferente ao que foi desbordado o que acode na ajuda do que realizou a ajuda inicial.Também repregue e muda de oponente ou pressão e coberturas sucessivas

quando temos dois jogadores pressionando em quadra rival e realizam uma pressão em quadra rival e se cobrem um à outra as costas com coberturas sucessivas. Também pressão e par defensivo quando nos encontramos pressionando e um jogador abandona sua marca para fazer um 2x1 e roubar a bola, etc.Neste caso vamos a realizar uma tarefa que se joga um 4x4 situando-nos 2x2 em cada metade e os defensores situados em quadra rival ademais de pressionar buscarão situações favoráveis para realizar um par defensivo e acossar 2x1 ao possuidor da bola para roubar-lhe a bola. Com o objetivo de favorecer este tipo de ações os atacantes mais atrasados só poderão jogar uma vez com seu goleiro. O defensor nº4 ademais de pressionar em quadra rival quando a situação é a idônea acodem em ajuda de seu companheiro nº 5 para realizar um 2x1 frente ao atacante nº2 e roubar-lhe a bola.

Variantes: todas aquelas tarefas que se nos ocorram nas que enlacemos duas táticas defensivas.

Tática defensiva consistente em defender

com mais ou menos intensidade esperando a roubar ou provocando o

erro rival, relacionado com a pressão e o repregue,

se pode manter constante ao longo do jogo ou

variar utilizando ritmos deferentes e mudando

constantemente para que o rival nunca saiba como nos vamos a comportar,

em função do momento de jogo, resultado...

Vamos a jogar um 2x2 no que os jogadores de cada equipe têm que utilizar um ritmo lento ou moderado ou um ritmo alto ou intenso ou bem mudar de ritmo em função das consignas que lhes dê o treinador. Para isso uma equipe vai a defender repregando e esperando ao contrário enquanto que o outro utilizará um ritmo intenso e realizará uma pressão continua para recuperar quanto antes. Também se lhe pode pedir às equipes que demonstre que são capazes de passar de um ritmo moderado a um intenso e que queremos que se aprecie desde fora essa mudança de ritmo.Variantes: realizar a mesma tarefa, mas 3x3 e 4x4, ademais podemos dizer-lhe a uma equipe que mantenha um ritmo moderado, mas que quando receba a bola o jogador “x” que mude o ritmo e pressione rapidamente para forçar o erro pois não é muito hábil e ademais tampouco é um grande passador, com o qual é fácil que ante esta mudança de ritmo cometa um erro e perda a bola.Os jogadores estão jogando 4x4 com um ritmo moderado e repregado em sua própria quadra trás perder a bola, mas no momento no que o nº2 recebe a bola todos mudam de ritmo sem necessidade de nenhum sinal, pois sabem que é o jogador mais débil e ao que tem que pressionar se queremos roubar.

TAREFA 20 RITMOS DE JOGO E MUDANÇAS DE RITMO