pranchas 2

2
RIQUEZA HISTÓRIA PEÇAS de MUSEU em das da A CONTO TRANSFORMADA ANIMADO Museu Nacional, Quinta da Boa vista, Rio de Janeiro Local escolhido para experimentação e estudo Tema escolhido da primeira experimentação Gato Mumificado, período Romano, I séc. a.C. Egito. A seleção de cada obra do museu é feita em razão de sua importância cultural e histórica, e todo movimento para refletir essas histórias são pertinentes a uma ação projetual. Portanto, nosso projeto atua ampliando o trabalho do Museu Nacional de manter viva a história das culturas através de suas obras. A relevância do projeto baseia-se na peça enquanto parte do repertório do museu, nos seus valores históricos e culturais e na projeção desses valores ao grande público. Repensar as histórias das peças de museu de maneira criativa é renovar a maneira com a qual público e o museu se comunicam. Partindo do aproveitamento das mídias contemporâneas visamos fazer com que essas histórias possam ser contadas de maneiras mais irreverentes, mais próximas do público e de forma a respeitar as tradições e objetivos do museu. As peças presentes nas coleções de um museu são resultado de uma longa pesquisa, seleção e organização de uma curadoria especializada. Cada uma dessas peças é parte de um todo maior que compõe o registro histórico de uma cultura. A particularidade da histórica de cada peça é um diferencial para o público durante a apreciação da visita ao museu. Este projeto trata da riqueza das peças do museu e suas histórias traduzidas em contos animados. Cada peça de museu traz em si um significado e uma história, que quando desconhecidos fazem a relação entre público e obra incompleta. 2012.1 DSG1003 - 1AH - Projeto Desenvolvimento Professoras; Cláudia Bolshaw e Vera Damazio Alunos; Bruna Ballariny e Thiago Macedo

Upload: thiago-macedo

Post on 09-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conteúdo Revisado, mas continua incompleto.

TRANSCRIPT

Page 1: Pranchas 2

RIQUEZA HISTÓRIAPEÇAS de MUSEU

em

dasdaACONTOTRANSFORMADA

ANIMADO

Museu Nacional, Quinta da Boa vista, Rio de Janeiro

Local escolhido para experimentação e estudo Tema escolhido da primeira experimentaçãoGato Mumificado, período Romano, I séc. a.C. Egito.

A seleção de cada obra do museu é feita em razão de sua importância cultural e histórica, e todo movimento para refletir essas histórias são pertinentes a uma ação projetual. Portanto, nosso projeto atua ampliando o trabalho do Museu Nacional de manter viva a história das culturas através de suas obras. A relevância do projeto baseia-se na peça enquanto parte do repertório do museu, nos seus valores históricos e culturais e na projeção desses valores ao grande público.

Repensar as histórias das peças de museu de maneira criativa é renovar a maneira com a qual público e o museu se comunicam. Partindo do aproveitamento das mídias contemporâneas visamos fazer com que essas histórias possam ser contadas de maneiras mais irreverentes, mais próximas do público e de forma a respeitar as tradições e objetivos do museu.

As peças presentes nas coleções de um museu são resultado de uma longa pesquisa, seleção e organização de uma curadoria especializada.

Cada uma dessas peças é parte de um todo maior que compõe o registro histórico de uma cultura. A particularidade da histórica de cada peça é um diferencial para o público durante a apreciação da visita ao museu.

Este projeto trata da riqueza das peças do museu e suas histórias traduzidas em contos animados. Cada peça de museu traz em si um significado e uma história, que quando desconhecidos fazem a relação entre público e obra incompleta.

2012.1DSG1003 - 1AH - Projeto DesenvolvimentoProfessoras; Cláudia Bolshaw e Vera DamazioAlunos; Bruna Ballariny e Thiago Macedo

Page 2: Pranchas 2

PER

GEM

SONA

RIA

HISTO

Os antigos egípcios mumificavam também animais, além de seres humanos. Os mais populares eram os gatos, e suas múmias eram oferecidas à deusa gata Bastet. A crença na intervenção divina intermediada por um animal mumificado, como este gato, provocou o surgimento de uma verdadeira indústria de mumificação de animais, com criadouros e abatedouros que forneciam os corpos para a mumificação.