ppt - cultura grega

7

Upload: josafaslima

Post on 19-Dec-2014

844 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: PPT - Cultura Grega
Page 2: PPT - Cultura Grega

HERANÇA CULTURAL GREGA

Os gregos lançaram os principais alicerces da civilização ocidental. Ainda hoje, a cultura contemporânea revela a enorme influência da Grécia nas artes, no teatro, na arquitetura, nas ciências e na filosofia. Já houve até quem afirmasse que nada existe movendo o nosso mundo que não seja grego em sua origem.

A Grécia atravessou um período de notável desenvolvimento artístico-cultural. O “Século de Péricles” constituiu o momento áureo da cultura grega no denominado Período Clássico.

O pensamento grego tinha por base a razão e, por isso, valorizava o ser humano. “O Homem era a medida de todas as coisas”. Nesse sentido podemos enfatizar as seguintes características da cultura grega: o antropocentrismo, o racionalismo, o humanismo, o individualismo, a liberdade de criação e o perfeccionismo. Características essas que inspiraram a cultura romana e o Renascimento cultural europeu na Idade Moderna.

A religião grega caracterizou-se pelo politeísmo antropomórfico, ou seja, os gregos acreditavam em vários deuses que tinham formas e atributos semelhantes às da espécie humana: suas fraquezas, paixões e virtudes.

Page 3: PPT - Cultura Grega

> Mas uma característica fundamental distinguia os deuses dos humanos: a imortalidade. A religião grega era essencialmente uma religião cívica, ou seja, uma religião ligada à cidade. > Uma das principais expressões da arte grega, o teatro tem suas origens ligadas às festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho. Essas festividades incluíam, além de sacrifícios, danças, músicas e poesias. Desses festivais originaram-se os dois gêneros clássicos do teatro grego: a tragédia e a comédia. Os gregos criaram o teatro a partir da representação de um texto. > Na arquitetura e na escultura os gregos revelaram todo o brilho do seu talento artístico, criando obras marcadas pela harmonia, unidade e equilíbrio. > Na escultura, destacam-se estátuas humanas que constituem verdadeiras exaltações idealizadas do corpo humano, na plenitude de sua forma física. > Com suas colunas de estilo jônico, dório ou coríntio, a arquitetura grega exerceu influência decisiva na arte ocidental.

Page 4: PPT - Cultura Grega

A FILOSOFIA GREGA > Os gregos sempre se preocuparam com questões como a vida, o universo e o ser. Alguns pensadores tentaram explicar a origem das coisas, questionando a autoridade dos mitos (narrativa de natureza religiosa). Eram os filósofos, ou seja, aqueles que deram origem ao pensamento filosófico. A palavra “filosofia” é composta por Philo – amizade, amor, respeito – e Sophia, sabedoria. Assim, a filosofia é o amor à sabedoria. A verdadeira ciência era a filosofia, e a razão constituía a fonte do conhecimento universal.> A filosofia surgiu no período arcaico da história grega com a chamada Escola de Mileto, da qual se destacaram Tales, Anaxímenes e Anaximandro. Na concepção dessa escola, tudo na natureza descendia de um elemento básico (água, o ar ou matéria). Buscavam-se explicações, para o mundo e para a vida, que superassem as compreensões mágica, mítica e religiosa; perseguiam, enfim, explicações fundadas na racionalidade.> Depois da escola de Mileto se destacaram os pitagóricos – seguidores de Pitágoras -, que favoreceram significativamente o desenvolvimento da matemática. Tais pensadores atribuíam aos números a essência do universo, acreditando em sua imobilidade. Heráclito opôs-se a essas idéias, afirmando que o universo se achava em constante mudança.

Page 5: PPT - Cultura Grega

> No século V a.C. surgiram os sofistas – pensadores dedicados à crítica das tradições, do Estado, da religião e dos privilégios, e defensores da democracia. Tinha no homem o alvo de suas preocupações, recriminando os que simplesmente especulavam sobre o universo. Dizia Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”. Os sofistas não acreditavam em verdades absolutas; na opinião deles, havia visões diferentes sobre o mundo e as coisas, que estavam em contínua transformação.> No final do século V a.C., filosofia e ciência começaram a se distinguir uma da outra em um processo que seria concluído apenas nos tempos modernos, surgindo a Escola Socrática, inspirada no pensamento de Sócrates, cuja filosofia se ocupava, primordialmente, da justiça, do homem e de sua ética. > Tudo o que se sabe a respeito de Sócrates e de suas idéias se deve a seus discípulos, especialmente Platão, pois ele mesmo não deixou nada escrito.> Para Sócrates, a felicidade e a sabedoria consistiam na prática da virtude. Todo aquele que conhecesse o bem nunca praticaria o mal. Suas críticas à ordem ateniense na época das Guerras do Peloponeso acabaram por levá-lo à morte, ou seja, foi julgado e condenado a beber cicuta – um tipo de veneno.> Platão defendia a virtude não como produto dos sentidos, mas como algo proveniente das idéias eternas de bondade, justiça etc. Essa ênfase transformou-o no “teórico das idéias”, sendo muito conhecido por sua obra “A República”.

Page 6: PPT - Cultura Grega

> Aristóteles foi outro célebre filósofo da corrente socrática. Famoso por sua obra “A Política”, dizia que não eram as idéias, mas o mundo material o que interessava. Deu impulso ao estudo da lógica.

 CULTURA HELENÍSTICA > A expansão militar do Império Macedônio, efetuada por Alexandre Magno, representou também a expansão da cultura grega entre os povos do Oriente. Por suas vez, a cultura dos povos orientais passou a exercer influência dentro da cultura grega. O resultado desse processo de interação cultural foi o surgimento da cultura helenística, que tinha um sentido cosmopolita (o mundo inteiro era a pátria do homem), opondo-se ao regionalismo das pólis gregas. A cultura helenística significou a interação da cultura grega com a cultura do Oriente.> A cultura helenística caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerras. Em termos de filosofia, a cultura helenística substituiu a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas” pelo monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo. Essa visão acabou originando novas correntes filosóficas, como:

Page 7: PPT - Cultura Grega

. o estoicismo – fundada por Zenão, defendia a felicidade como o equilíbrio interior, o qual oferecia ao homem a possibilidade de aceitar, com serenidade, a dor e o prazer, a ventura e o infortúnio;. o epicurismo – fundada em Atenas por Epicuro, pregava a obtenção do prazer, base da felicidade humana, e defendia o alheamento dos aspectos negativos da vida;. o ceticismo - fundada por Pirro, caracterizava-se, essencialmente, pelo negativismo e defendia que a felicidade consistia em não julgar coisa alguma. > A cultura helenística também se manifestou em outras áreas: na arquitetura, predominavam o luxo e a grandiosidade – reflexo da imponência do Império Macedônio. Na escultura, turbulência e agitação eram traços significativos. Nas ciências, vale destacar o avanço da matemática com Euclides, criador da geometria; da física com Arquimedes de Siracusa; da geografia com Eratóstenes e da astronomia com Aristarco, Hiparco e Ptolomeu, este último defensor do geocentrismo (a terra era o centro do universo), teoria aceita até o início dos tempos modernos (séculos XV-XVI).