ppt biologia - exercícios anaeróbicos

22
Exercícios Anaeróbicos

Upload: carseleia

Post on 22-Jan-2018

350 views

Category:

Education


13 download

TRANSCRIPT

Exercícios Anaeróbicos

O termo Anaeróbico se refere ao processo de respiração celular sem a presença de oxigênio;

São exercícios que trabalham o aumento da resistência e da forma muscular;

Tem a característica de pouca duração e maior aplicação da forma;

Gastam predominantemente glicose (açúcar) como fonte de energia;

São esses exercícios que deixam o corpo mais forte.

O que é?

Corrida de 100m

Natação,

Levantamento de peso

Flexão

Agachamento

Pilates

Yoga

Ginástica olímpica

Salto

Exemplos de exercícios Anaeróbicos

• Observação Comumente chamado de Musculação ou de Exercícios Resistidos, esta modalidade de exercício beneficia aqueles que pretendem ganhar massa magra (músculos), ou até mesmo implementar a massa dos músculos (hipertrofia) e também acelerar o metabolismo e reduzir o peso. Bastante conhecido pelosBodybuilders(fisiculturistas), os quais através da musculação aumentam a massa muscular para participar de campeonatos e apresentações.

•O que é Hipertrofia Muscular?Hipertrofia muscular é um aumento do diâmetro do músculo, esse aumento pode ser metabólico (sarcoplasmática) ou tensional (miofibrilar). Isso ocorre devido há estímulos, gerando mais força para suportar cargas maiores. Fica óbvio que a hipertrofia muscular ajuda no ganho de força, sem falar da tão sonhada estética.

• Mulher com Hipertrofia na imagem abaixo.

A fisiologia do Exercício Anaeróbico acontece através de dois sistemas, o primeiro denominado Sistema Anaeróbio Alático, pela combinação do ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato), gera e armazena energia nos músculos. E o Sistema Anaeróbico Lático ou Glicólise Anaeróbica, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em ácido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.

Sistemas Anaeróbicos

Ajuda a prevenir problemas de saúde;

Mantem a massa muscular magra;

Aumenta a força e densidade dos ossos;

Impulsiona o metabolismo;

Remodela o seu corpo e melhora sua aparência

Benefícios dos Exercícios Anaeróbicos

Cuidados com exercícios Anaeróbicos

Os Exercícios Anaeróbicos estão suscetíveis a fadiga muscular (cansaço do músculo e perda de força), devido a atividade física prolongada e repetitiva. A causa da fadiga é uma dieta escassa em açucares, denominada hipoglicídica; tal efeito faz o glicogênio hepático e muscular diminuir, o que reduz o desempenho do exercício. Para evitar a fadiga muscular se faz necessário a ingestão de carboidratos como cereais e pão, nutrientes que transformam hidratos de carbono em glicogênio.

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física no ser humano, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias.

Sedentarismo

Liberação de energia através da fermentaçãoA fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microrganismos como ponto de partida na fermentação.

Fermentação

É importante perceber que as reações químicas da fermentação são equivalentes às da glicólise. A desmontagem da glicose é parcial, são produzidos resíduos de tamanho molecular maior que os produzidos na respiração e o rendimento em ATP é pequeno.

Na glicólise, cada molécula de glicose é desdobrada em duas moléculas de piruvato (ácido pirúvico), com liberação de hidrogênio e energia, por meio de várias reações químicas.O hidrogênio combina-se com moléculas transportadores de hidrogênio (NAD), formando NADH + H+, ou seja NADH2.

Glicólise

Glicólise

Levedura - Fungo unicelular utilizado na fabricação de pães, bebidas alcoólicas em geral.A fermentação é um processo utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães e outros alimentos. Hoje sabemos que os processos fermentativos resultam da atividade de microrganismos, como as leveduras e certas bactérias.Diferentes organismos podem provocar a fermentação de diferentes substâncias. O gosto rançoso da manteiga, por exemplo, se deve a formação de ácido butírico causado pelas bactérias que fermentam gorduras. Já as leveduras fermentam a glicose e as bactérias que azedam o leite fermentam a lactose.

Tipos de Fermentação

As leveduras e algumas bactérias fermentam açucares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica.

Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.

Fermentação Alcoólica

Fermentação Alcoólica

Esse tipo de fermentação é realizado por diversos microrganismos, destacando-se os chamados “fungos de cerveja”, da espécie Saccharomyces cerevisiae. O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade. Mais recentemente tem-se utilizado esses fungos para a produção industrial de álcool combustível.

Os fungos que fermentam também são capazes de respirar aerobicamente, no caso de haver oxigênio no meio de vida. Com isso, a glicose por eles utilizada é mais profundamente transformada e o saldo em energia é maior, 38 ATP, do que os 2 ATP obtidos na fermentação.

Fermentação lática

Os lactobacilos (bactérias presentes no leite)executam fermentação lática, em que o produtofinal é o ácido lático. Para isso, eles utilizamcomo ponto de partida, a lactose, o açúcar doleite, que é desdobrado, por ação enzimática queocorre fora das células bacterianas, em glicose egalactose. A seguir, os monossacarídeos entramnas células, onde ocorre a fermentação.Cada molécula do ácido pirúvico é convertido em

ácido lático, que também contém três átomos de carbono.

Fermentação Lática

O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos. O abaixamento do pH causado pelo ácido lático provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, usado na fabricação de iogurtes e queijos.

Fermentação Láctica nos Homens Você já deve ter ouvido que é comum a produção de ácido lático nos músculos de uma pessoa, em ocasiões que há esforço muscular exagerado. A quantidade de oxigênio que as células musculares recebem para a respiração aeróbia é insuficiente para a liberação da energia necessária para a atividade muscular intensa.Nessas condições, ao mesmo tempo em que as células musculares continuam respirando, elas começam a fermentar uma parte da glicose, na tentativa de liberar energia extra.O ácido láctico acumula-se no interior da fibra muscular produzindo dores, cansaço e cãibras.Depois, uma parte desse ácido é conduzida pela corrente sanguínea ao fígado onde é convertido em ácido pirúvico.