ppaarraaa aaallÉÉmmm d tddoo nnnaaattaaallefos.saude.sc.gov.br/portal2011/arquivos/boletim...

5
BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 DEZEMBRO/2018 1 Finalizamos mais um ano com muitas conquistas na Escola, foram diversas ações oferecendo o que temos de melhor para os profissionais de saúde do Estado de Santa Catarina. Neste ano qualificamos 1.026 trabalhadores do SUS, um número considerável que reflete o trabalho da gestão e de toda a equipe da Escola. Vivenciamos um ciclo de gestão de 4 anos, com a grata satisfação de ter proporcionado uma oportunidade de aprendizagem aos diversos profissionais que por aqui passaram e deixaram a sua marca, sejam eles, servidores da SES, municipais, professores e alunos. Nesta gestão foram 3.463 profissionais qualificados, um número expressivo diante dos momentos difíceis vivenciados em todo o país. É com satisfação que continuamos planejando as novas ações diante das demandas que nos são apresentadas a todo o momento pelas Regiões de Saúde, pois a educação em prol da saúde não pode parar! Com carinho, Andiara Sopelsa Gerente da EFOS Na primeira epístola aos Coríntios, São Paulo escreve: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança”. As palavras do apóstolo seguem atuais. Pensar e agir como criança, via de regra, significa olvidar as coisas do coração. E esquecer as coisas do coração é, quase sempre, deixarmos que a razão suplante as emoções. Agirmos unicamente de acordo com as nossas emoções nos parece idílico; daí a necessidade de contrabalançá- las com a razão – nem tanto ao mar nem tanto à terra. E é justamente essa distância entre o pensar (do coração) e o agir (da razão) que faz com que, volta e meia, nosso cotidiano seja espinhoso – não é incomum que nossas relações familiares e profissionais sejam marcadas por contendas e pelo individualismo. Felizmente, há épocas do ano – e o Natal é uma delas – em que cansamos dessa dicotomia (quem deve prevalecer, o coração ou a razão?), deixamos o coração falar mais alto e refletimos sobre o nosso dia a dia. Nesse momento, é verdade, não voltamos a ser crianças. Mas certamente somos tomados pela certeza de que, sem Amor, como já alertara São Paulo, nada seremos. P P A A R R A A A A L L É É M M D D O O N N A A T T A A L L 3.463 Profissionais qualificados

Upload: doankhue

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 – DEZEMBRO/2018

1

Finalizamos mais um ano com muitas conquistas na Escola, foram diversas ações oferecendo o que temos de melhor para os profissionais de saúde do Estado de Santa Catarina. Neste ano qualificamos 1.026 trabalhadores do SUS, um número considerável que reflete o trabalho da gestão e de toda a equipe da Escola.

Vivenciamos um ciclo de gestão de 4 anos, com a grata satisfação de ter proporcionado uma oportunidade de aprendizagem aos diversos profissionais que por aqui passaram e deixaram a sua marca, sejam eles, servidores da SES, municipais, professores e alunos.

Nesta gestão foram 3.463 profissionais qualificados, um número expressivo diante dos momentos difíceis vivenciados em todo o país.

É com satisfação que continuamos planejando as novas ações diante das demandas que nos são apresentadas a todo o momento pelas Regiões de Saúde, pois a educação em prol da saúde não pode parar!

Com carinho,

Andiara Sopelsa Gerente da EFOS

Na primeira epístola aos Coríntios, São Paulo escreve: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança”. As palavras do apóstolo seguem atuais. Pensar e agir como criança, via de regra, significa olvidar as coisas do coração. E esquecer as coisas do coração é, quase sempre, deixarmos que a razão suplante as emoções. Agirmos unicamente de acordo com as nossas emoções nos parece idílico; daí a necessidade de contrabalançá-las com a razão – nem tanto ao mar nem tanto à terra. E é justamente essa distância entre o pensar (do coração) e o agir (da razão) que faz com que, volta e meia, nosso cotidiano seja espinhoso – não é incomum que nossas relações familiares e profissionais sejam marcadas por contendas e pelo individualismo. Felizmente, há épocas do ano – e o Natal é uma delas – em que cansamos dessa dicotomia (quem deve prevalecer, o coração ou a razão?), deixamos o coração falar mais alto e refletimos sobre o nosso dia a dia. Nesse momento, é verdade, não voltamos a ser crianças. Mas certamente somos tomados pela certeza de que, sem Amor, como já alertara São Paulo, nada seremos.

PPPAAARRRAAA AAALLLÉÉÉMMM

DDDOOO NNNAAATTTAAALLL

3.463 Profissionais qualificados

BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 – DEZEMBRO/2018

2

PROJETO ESCOLA DA EFOS Como parte das comemorações do Dia das Crianças, 12 de outubro, a EFOS foi convidada pela professora Mônica de Oliveira Bruno para apoiá-la nas atividades que preparou para as crianças da Escola Básica de Educação Juscelino Kubitschek, em São José.

A EFOS, que tem a filosofia de integrar escola, saúde e comunidade, firmou parceria com a Unidade Básica de Saúde do Bairro Arreias e realizou um trabalho com o tema “Higiene Pessoal e Cuidados com a sua Sexualidade”. A colaboradora Susana deu a palestra para as crianças do 4º e 5º ano do período matutino. E, no período da tarde, houve a participação da Enfermeira Tuiane, da UBS de Areias e das alunas da 8ª Fase de Enfermagem da Estácio de Sá. Participaram também do evento, além da Susana, a gerente da EFOS Andiara Sopelsa, Alessandra Dias da Silva e Petrocelli F. Marcelina.

Com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde que atuam na Rede de Atenção Básica, a EFOS, em parceria com o Itinerários do Saber, realizou capacitações em diversas regiões de Santa Catarina destacando-se: Acolhimento ao Usuário na Atenção Básica, Instrumentação Cirúrgica, Prevenção ao Suicídio: quebrando o silêncio, Primeiros Socorros e Formação em Saúde Mental: crack, álcool e outras drogas. Ao total foram capacitados 730 profissionais.

No dia 21 de novembro, a EFOS realizou a Mostra “SAÚDE É MEU LUGAR”, com o objetivo de reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde no Estado de Santa Catarina.

O evento contou com a presença do Diretor de Educação Permanente em Saúde, Paulo L. Cantanhede Orsini, da Gerente da EFOS, Andiara Sopelsa, da representante do COREN, Míssia Mesquita Páscoa, colaboradores da EFOS e de profissionais da Saúde de diversas regiões do Estado.

Os trabalhos apresentados versaram sobre os seguintes temas: Acolhimento ao Usuário – Humanização; Central de Penas e Medidas Alternativas – CPMA e Saúde Mental. Para fechar a Mostra em grande estilo, a “Banda Show Global”, liderada pela enfermeira e Coordenadora Técnica da EFOS Patrícia Lopes Dadam, fez os participantes demonstrarem que, para trabalhar com Saúde, é preciso ter samba no pé.

BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 – DEZEMBRO/2018

3

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

No dia primeiro de setembro, aconteceu, no auditório da EFOS, a Aula Inaugural do Curso Técnico em Enfermagem, turma EFOS IX.

Após a gerente da EFOS, Andiara Sopelsa, dar as boas-vindas aos alunos e apresentar a história da Escola, a representante da DEPS, Grasiela Garrett da Silva, falou sobre a importância de os alunos estarem participando de um Curso totalmente gratuito.

Em seguida, o colaborador Petrocelli F. Marcelina orientou os alunos acerca da rotina administrativa da Escola e a representante do COREN, enfermeira Míssia Mesquita Páscoa, apresentou os aspectos legais de funcionamento do Conselho de Enfermagem.

Para finalizar, o médico anestesista Carlos Landerdahl, palestrou sobre a importância da humanização no atendimento aos pacientes do SUS.

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM URGÊNCIA E

EMERGÊNCIA

No dia 06 de agosto, aconteceu, no auditório da EFOS, a Aula Inaugural do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência.

Após os alunos serem recepcionados pela Gerente da Escola, Andiara Sopelsa, a coordenadora técnica da EFOS, Patrícia Lopes Dadam, apresentou a Matriz

Curricular do Curso e o coordenador pedagógico da EFOS falou sobre os direitos e deveres do aluno. Com carga horária de 400 horas-aula, o curso está sob a coordenação do Enfermeiro Orlando Rafael Andrade.

No dia 08 de agosto foi realizada a VII Mostra HumanizaSUS, com o tema: “Iniquidades e Vulnerabilidades no SUS – um debate para a política de humanização”.

Além da EFOS, que apresentou o trabalho "Iniquidades e vulnerabilidades em saúde: o olhar do curso Técnico em Enfermagem”, participaram da Mostra representantes dos trabalhadores, gestores, usuários e estudantes com experiências na PNH, em redes/movimentos sociais e conselhos.

OOFFIICCIINNAASS EEPPSS Nos meses de agosto e setembro, na cidade de Balneário Camboriú, aconteceram duas Oficinas para Elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina. Além das técnicas do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Timo e Estela Padilha e de membros do Grupo de Trabalho da CIES Estadual, estavam presentes a Assistente de Direção da EFOS Alessandra Dias da Silva e o Coordenador Pedagógico da Escola Ascendino Roberto dos Santos.

BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 – DEZEMBRO/2018

4

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Numa solenidade simples e bem organizada, na noite do dia 09, sexta-feira, aconteceu a formatura do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência, da EFOS.

Além de amigos e parentes dos formandos, o evento contou com a presença de Andiara Sopelsa, Gerente da EFOS, da representante do COREN/SC, Enf. Míssia Mesquita Páscoa, da representa da ABEN/SC, Gláucia de Oliveira, e dos colaboradores e professores da EFOS.

J O A Ç A B A No dia 29 de setembro, os alunos do Curso Técnico em Enfermagem – turma da cidade de Joaçaba – realizaram a cerimônia de formatura.A solenidade aconteceu no auditório Afonso Dresch, na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, em Joaçaba/SC. O curso, que teve início em março de 2016, foi coordenado pela enfermeira Elizângela Schmidt.

S Ã O J O S É Numa solenidade charmosa e emocionante, no dia 30 de novembro, aconteceu a formatura do Curso Técnico em Enfermagem, turma EFOS VIII. Além de amigos e parentes dos formandos, o evento, que ocorreu no teatro do SEST/SENAT, em Florianópolis, contou com a presença de Andiara Sopelsa, Gerente da EFOS, da representante do COREN/SC, Enf. Míssia Mesquita Páscoa, e dos colaboradores e professores da EFOS.

A EFOS parabeniza a equipe e deseja aos formandos sucesso na carreira.

FFFOOORRRMMMAAATTTUUURRRAAASSS

BOLETIM INFORMATIVO Nº 08 – DEZEMBRO/2018

5

Em comemoração aos seus 25 anos de atuação em Santa Catarina, a EFOS lançou, no mês de junho, a Revista EFOS – Educação e Saúde, um veículo capaz de fomentar a discussão acadêmica e técnica e, assim, colaborar para que avanços significativos sejam conquistados no exercício profissional de seus professores, alunos e colaboradores.

A resista está disponível no link:

https://issuu.com/efos2018/docs/revista-efos-

final-06-07

ARTIGO PREMIADO Numa iniciativa do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o artigo “Processos avaliativos de Educação Permanente em Saúde em Santa Catarina: uma roda que nunca parou de girar”, de autoria dos membros da CIES Estadual de SC, entre eles, a colaboradora da EFOS Alessandra Dias da Silva, foi reconhecido pelo MS como uma experiência inovadora e com resultados exitosos para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

No dia 07 de novembro, os alunos do curso Técnico em Enfermagem, turma EFOS VIII, apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC.

Já no dia 17 de outubro foi a vez dos alunos do curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência.