powerpoint ines filipe e ines costa

11
Inês de Castro Quem era Inês de Castro? D. Inês Pérez de Castro era uma dama galega filha natural de D. Pedro Fernández de Castro, dito senhor da Guerra. Veio para Portugal em 1340, no séquito de D. Constança, noiva do infante D. Pedro.

Upload: dmcb

Post on 27-Jun-2015

946 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

Inês de Castro

Quem era Inês de Castro?

D. Inês Pérez de Castro era uma dama galega filha natural de D. Pedro Fernández de Castro, dito senhor da Guerra. Veio para Portugal em 1340, no séquito de D. Constança, noiva do infante D. Pedro.

Page 2: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa
Page 3: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

A Formosa D. Inês, a quem chamavam o "colo de garça", impressionou D. Pedro, ao que parece desde os primeiros momentos, e assim nasceu o celebrado e desventurado Romance entre os dois.

Page 4: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

Quanto às razões políticas, a possibilidade, devida à ambição e influência da família castelhana Castro, de que os filhos da ligação poderem vir a subir ao trono de Portugal, em detrimento de D. Fernando, filho de D. Constança e de D. Pedro I.

Page 5: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

Os amores de D. Pedro com D. Inês, começaram cedo logo com a chegada do séquito de D. Constança a Portugal. D. Afonso IV obrigou então Inês a retirar-se para Castela, aonde se conservou até à morte de Constança em começos de 1349. Todavia, logo que a princesa faleceu, D. Pedro fez regressar Inês de Castro, passando a viver com ela maritalmente e tendo dela quatro filhos, nascidos entre 1349 e 1354.

Page 6: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

É curioso assinalar dois rumos diferentes na história de Inês de Castro. Um coevo e popular, considerá-la-ia uma figura antipática e intriguista. Uma mulher perversa e intriguista era uma Inês de Castro.

Page 7: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

O rei Afonso IV decidiu então que a melhor solução seria eliminar Inês. Depois de alguns anos no Norte, Pedro e Inês haviam regressado a Coimbra e se instalado no Paço de Santa Clara.

Page 8: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

A 7 de Janeiro de 1355, o rei cedeu às pressões dos seus conselheiros e, aproveitando a ausência de Pedro numa excursão de caça, enviou Pêro Coelho, Álvaro Gonçalves e Diogo Lopes Pacheco para executar Inês. Os três se dirigiram ao Mosteiro de Santa Clara em Coimbra, onde Inês se encontrava, e degolaram-na. Tal facto, segundo a lenda, teria originado a cor avermelhada das águas que correm nesse local da Quinta das Lágrimas.

Page 9: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

A morte de Inês fez com que Pedro se revoltasse contra Afonso IV, que responsabilizou pela morte, e provocou uma sangrenta guerra civil. A rainha Beatriz interveio e, após meses de luta, a paz foi selada em Agosto de 1355.

Page 10: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa
Page 11: Powerpoint Ines Filipe E Ines Costa

Inês Filipe Nº8Inês Costa Nº98ºE