povo indígena ewelyn e fernanda - 6d

6
GUAJÁ Ewelyn – 6ªD Fernanda – 6ªD

Upload: marcelo-hidalgo-martins

Post on 10-Aug-2015

75 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

GUAJÁ

Ewelyn – 6ªDFernanda – 6ªD

Page 2: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

LOCALIZAÇÃO E POPULAÇÃO

Eles vivem na pré-Amazonas brasileira, um certo número de Guajá vive na floresta, sem contato permanente com a sociedade regional.

Page 3: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

As atividades do dia a dia

A agricultura é a principal atividade econômica guarani, mas apreciam a caça e a pesca, praticando-as sempre que possível. A “propriedade” (uso exclusivo) das roças e o consumo dos produtos é da família elementar, depois do nascimento dos filhos do casal, o que não exclui distribuição de bens produzidos ou adquiridos, serviços nas roças do sogro e a realização de mutirões dentro dos grupos macro familiares.

Page 4: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

Habitação

Os Guajá, que vivem na pré-Amazônia brasileira, constituem um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Além dos aldeados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), um certo número de Guajá vive na floresta, sem contato permanente com a sociedade regional.

Page 5: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

Divisão do Trabalho

Família elementar, depois do nascimento dos filhos do casal, o que não exclui distribuição de bens produzidos ou adquiridos, serviços nas roças do sogro e a realização de mutirões dentro dos grupos macro familiares.

Page 6: Povo indígena    ewelyn e fernanda - 6D

Festas, rituais, Religião e Arte

Na esfera religiosa dos Guajá, há uma participação complementar entre o homem e a mulher. É o que se evidencia no cerimonial de "viagem para o céu" (ohó iwa-beh). Esta cerimônia é praticada durante o período da estiagem nas noites de lua cheia. O homens se preparam para embarcar nesta viagem com a assistência de suas mulheres que os adornam com a plumagem de aves. Mais tarde, os homens dançam e cantam ao redor de uma takaia (uma variante deste termo, tocaia, foi tomada da língua geral, que era tupi, pelo português, com o significado de construção para emboscadas e outras finalidades), construída no descampado da aldeia.