pós-graduação em enfermagem forensef3s-gradua%e7... · toxicologia forense. enfermagem forense....

2

Click here to load reader

Upload: vuhanh

Post on 25-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pós-Graduação em Enfermagem Forensef3s-gradua%e7... · Toxicologia Forense. Enfermagem Forense. Investigação criminal. Polícia científica. Genética Forense. Ética, deontologia

Pós-Graduação em Enfermagem Forense

Início previsto: 29 de Janeiro de 2010

Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

Dep. de Formação Pós-Graduada em SaúdeRua de Santa Marta Nº 56, 1169-023 Lisboa

Telefone: 21 712 09 13Fax 21 716 10 76

E-mail: [email protected]: www.enfermagem.edu.pt

2ª Edição

Duração do Curso

1 Ano. Início previsto a 29 de Janeiro de 2010. Interrupções lectivas: Carnaval, Páscoa, Verão, Natal e Passagem de Ano.

Nº Total de Horas

Horas Teóricas: 280 horas.Horas Práticas (Ensino Clínico): 40 horas.

Quinzenalmente às Sextas-Feiras e Sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

Período de Funcionamento

Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área da Enfermagem Forense, preferencialmente que exerçam actividade profissional nas áreas de Urgência, Cuidados Intensivos, Psiquiatria e Pediatria.Poderão concorrer, também, candidatos detentores de licenciaturas noutras áreas da saúde, que fundamentem a sua presença no curso.

Destinatários

Candidaturas de 30 de Novembro a 23 de Dezembro de 2009!

Contactos

Page 2: Pós-Graduação em Enfermagem Forensef3s-gradua%e7... · Toxicologia Forense. Enfermagem Forense. Investigação criminal. Polícia científica. Genética Forense. Ética, deontologia

Pós-Graduação em Enfermagem Forense

Plano de Estudos

Clínica Forense.

Patologia Forense.

Toxicologia Forense.

Enfermagem Forense.

Investigação criminal.

Polícia científica.

Genética Forense.

Ética, deontologia e direito na saúde.

Antropologia Forense.

Medicina dentária Forense.

Importância da Enfermagem Forense:

Objectivos

A Enfermagem Forense representa uma nova era da prática de Enfermagem, que está a evoluir em resposta directa às sequelas de violência criminal. A aplicação dos princípios e normas do Enfermeiro Forense foram reconhecidos, como um novo papel vital nos cuidados de saúde no trauma, na década de 1990.O Enfermeiro deve ter a competência para abordar as questões médico-legais, de uma forma correcta e coerente, para a manutenção da cadeia de custódia. O programa de formação em Enfermagem Forense, não só deve responder ao desafio de uma área emergente da prática de Enfermagem, mas também reintroduzir os princípios dos cuidados de saúde, bem como os direitos legais da vítima.

Após a Pós-Graduação, o Enfermeiro deverá ter desenvolvido competências para:

Aplicar conhecimentos e competências de Enfermagem na área Forense, para investigação de situações de trauma, concomitantemente com o atendimento de emergência e apoio emocional às vítimas de crime violento.

Aplicar o processo de Enfermagem aos processos judiciais.

Integrar os aspectos dos cuidados de saúde, para a investigação científica e tratamento do trauma.

Utilizar as habilidades como perito, nas investigações relacionadas ao trauma e violência.

Aplicar as habilidades para várias configurações, incluindo serviços de saúde, escolas e saúde ocupacional.

Garantir a preservação e protecção de vestígios com relevância médico-legal.

Abordar as situações que envolvem violência sexual.

A Enfermagem Forense é um novo domínio da prática de Enfermagem, que ainda permanece desconhecido entre nós, mas que no futuro terá grande expansão em Portugal.

A Enfermagem Forense consiste na aplicação da ciência forense à prática clínica da Enfermagem. Trata-se da aplicação de uma série de aspectos forenses aos cuidados de saúde. Pretende-se combinar a formação orientada para uma abordagem global da Pessoa, pela Enfermagem, na investigação científica e tratamento do trauma, na vivência da morte, violência ou actividade criminosa, no contexto da comunidade clínica ou institucional.

Devido à natureza do serviço de urgência, os Enfermeiros desempenham um papel importante na prossecução da justiça nos domínios da criminalidade e vitimização.

Na sala de emergência o Enfermeiro é normalmente o primeiro a ver o paciente, a tratar do seu espólio, e a colher os primeiros espécimes para análise.

Os assistidos podem ser vítimas de agressões sexuais, abusos e maus-tratos inexplicáveis, morte acidental, trauma, bem como de qualquer outra actividade criminosa.

Pretende-se que o Enfermeiro Forense esteja preparado, com experiência pedagógica em cada uma dessas bases do conhecimento. Os Enfermeiros Forenses exercem actividade em diversas áreas e muitas vezes são requisitados para consultoria judicial.

É com a intenção de criar e desenvolver, em Portugal, a Enfermagem Forense, que surge esta formação pós-graduada.