portuguÊs - semana 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/apostila... · ao...

34
Preparamos este material para você manter seus estudos nesse período de quarentena. É muito importante manter uma rotina de estudos, então dividimos cada grupo de disciplinas por semana. Leia com atenção cada atividade. Alguns exercícios já estão resolvidos e algumas atividades você precisará responder. Na próxima apostila enviaremos o gabarito para conferência das respostas. Bons estudos! PORTUGUÊS - SEMANA 1 Olá! Como você está? Esperamos que você, sua família e seus amigos estejam todos bem. Até que possamos estar juntos novamente, preparamos um material de Língua Portuguesa para que você continue exercitando sua linguagem. LEIA Atchin! É gripe? Dores pelo corpo e de cabeça, garganta inflamada, tosse, coriza... Será gripe? Ou será um resfriado? Embora apresentem sintomas extremamente parecidos, essas são duas doenças diferentes. O resfriado é uma infecção branda e costuma ser causado por vírus pertencente à família Rhinovírus, que conta com mais de 100 tipos. Já a gripe também conhecida como influenza pode afetar seriamente o organismo, graças à ação dos vírus conhecidos como influenza A, influenza B e influenza C. Embora as duas doenças possam levar a complicações como, por exemplo, inflamações no ouvido, bronquites e pneumonia, a gripe gera maior preocupação entre pesquisadores e profissionais de saúde, devido ao alto poder de transmissão e mutação de seus agentes infecciosos. Isto é, os vírus causadores da gripe conseguem assumir novas formas e se espalhar rapidamente entre as pessoas, resultando em epidemias da doença. Disponível em: www.museudavida.fiocruz.br . Exercícios: Com base no texto acima, responda as perguntas a seguir. 1 - O objetivo de quem escreveu o texto é: A. ( ) Listar todos os tipos de resfriado existentes. B. ( ) Orientar como as epidemias ocorrem. C. ( ) Explicar a diferença entre a gripe e o resfriado. D. ( ) Afirmar que gripe e resfriado são a mesma coisa. 2 - O advérbio “extremamente” indica a ideia de: A. ( ) Afirmação. B. ( ) Intensidade. C. ( ) Causa. D. ( ) Tempo. 3 - O que gera maior preocupação entre pesquisadores e profissionais de saúde: A. ( ) A gripe. B. ( ) O resfriado. C. ( ) A pneumonia. D. ( ) As dores pelo corpo e de cabeça. MATEMÁTICA - SEMANA 1

Upload: others

Post on 03-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Preparamos este material para você manter seus estudos nesse período de quarentena. É muito importante manter uma rotina de estudos, então dividimos cada grupo de disciplinas por semana. Leia com atenção cada atividade. Alguns exercícios já estão resolvidos e algumas atividades você precisará responder. Na próxima apostila enviaremos o gabarito para conferência das respostas. Bons estudos!

PORTUGUÊS - SEMANA 1

Olá! Como você está? Esperamos que você, sua família e seus amigos estejam todos bem. Até que possamos estar juntos novamente, preparamos um material de Língua Portuguesa para que você continue exercitando sua linguagem.

LEIA Atchin! É gripe? Dores pelo corpo e de cabeça, garganta inflamada, tosse, coriza... Será

gripe? Ou será um resfriado? Embora apresentem sintomas extremamente parecidos, essas são duas doenças diferentes.

O resfriado é uma infecção branda e costuma ser causado por vírus pertencente à família Rhinovírus, que conta com mais de 100 tipos. Já a gripe – também conhecida como influenza – pode afetar seriamente o organismo, graças à ação dos vírus conhecidos como influenza A, influenza B e influenza C.

Embora as duas doenças possam levar a complicações como, por exemplo, inflamações no ouvido, bronquites e pneumonia, a gripe gera maior preocupação entre pesquisadores e profissionais de saúde, devido ao alto poder de transmissão e mutação de seus agentes infecciosos. Isto é, os vírus causadores da gripe conseguem assumir novas formas e se espalhar rapidamente entre as pessoas, resultando em epidemias da doença.

Disponível em: www.museudavida.fiocruz.br.

Exercícios: Com base no texto acima, responda as perguntas a seguir.

1 - O objetivo de quem escreveu o texto é: A. ( ) Listar todos os tipos de resfriado existentes. B. ( ) Orientar como as epidemias ocorrem. C. ( ) Explicar a diferença entre a gripe e o resfriado. D. ( ) Afirmar que gripe e resfriado são a mesma coisa.

2 - O advérbio “extremamente” indica a ideia de: A. ( ) Afirmação. B. ( ) Intensidade. C. ( ) Causa. D. ( ) Tempo.

3 - O que gera maior preocupação entre pesquisadores e profissionais de saúde: A. ( ) A gripe. B. ( ) O resfriado. C. ( ) A pneumonia. D. ( ) As dores pelo corpo e de cabeça.

MATEMÁTICA - SEMANA 1

Page 2: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Olá! Como você está? Esperamos que você, sua família e seus amigos estejam todos bem. Até que possamos estar juntos novamente, preparamos um material de Matemática para que você continue pensando “matematicamente”. Caprichamos e achamos que você vai gostar.

Coronavírus

O que é o novo coronavírus? O novo coronavírus é um vírus respiratório que provoca uma doença chamada Covid-19. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar, semelhante a um resfriado. O vírus pode ser transmitido pelo contato com uma pessoa contaminada, pelo toque ou aperto de mãos, ou por gotículas de saliva, tosse espirro ou catarro.

O que você pode fazer?

1. Lave as mãos várias vezes ao longo do dia com água e sabão. Se não houver água e sabão, você também pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

2. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço de papel. Se utilizar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos.

3. Evite o contato próximo com pessoas que estejam com sintomas de gripe (febre e tosse).

Disponível em:

<https://portal.fiocruz.br/coronavirus>.

Exercício: Observando o gráfico sobre a evolução do número de pessoas contaminadas com o covid-19 ao longo do tempo, responda cada pergunta a seguir.

1. Observando o gráfico, no dia 0 havia uma pessoa contaminada. Quantas estavam contaminadas no dia 3?

2. Calcule 23 e

32.

23 = 2 x 2 x 2 = _____

32 = 3 x 3 = _____

3. Qual potência que pode representar a quantidade de pessoas no quarto dia? Quantas pessoas seriam no total desse dia?

4. Qual potência representa cada dia? Qual a quantidade em cada caso?

5. Uma pessoa decidiu não ir comprar pão e ela deixou de contaminar 2

5

pessoas. Que quantidade é essa?

6. Uma pessoa pode trabalhar de casa, evitando o contágio de 4

3 pessoas. Que

quantidade é essa??

7. No mundo já são mais de 9 . 10

4 casos

confirmados da doença. Que quantidade é essa?

8. No mundo já se contabiliza 3 . 10

3 de

óbitos pelo coronavírus. Qual a quantidade de mortos?

9. Considerando uma pessoa infectando três outras e cada uma dessas infectando outras 3, qual seria o número total de infectados?

GEOGRAFIA - SEMANA 1

Contextualização

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONOMIA MUNDIAL

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a União Soviética despontaram como as duas superpotências mundiais. Os dois Estados

Page 3: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

tinham regimes diferentes em termos políticos, sociais e econômicos, pois os Estados Unidos eram capitalistas e a União Soviética, socialista. Apesar da aliança na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, com o fim do conflito as diferenças ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética tornaram-se evidentes, levando as duas potências à disputa pela hegemonia mundial.

O CAPITALISMO E O SOCIALISMO

Após a segunda metade do século XX, o mundo estava dividido em dois blocos com sistemas políticos, sociais e econômicos opostos: o bloco capitalista e o bloco socialista. O bloco dos países capitalistas alinhava-se a um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada, sendo os meios de produção pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, e pelo trabalho assalariado, que é o pagamento pela atividade desempenhada pelo trabalhador. Esse bloco era influenciado principalmente pelos Estados Unidos. Já o bloco dos países socialistas adotava, entre outras políticas, a estatização, sistema em que as terras e os meios de produção pertencem ao Estado, e o pleno emprego, isto é, a garantia de emprego a todos os trabalhadores. Esse bloco era influenciado principalmente pela União Soviética.

O SISTEMA CAPITALISTA

O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII. No capitalismo, em seus primórdios, a sociedade era marcada pelas relações entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. A burguesia detém os meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado agrega os trabalhadores, que, por não possuir meios de produção, vendem sua força de trabalho por meio do trabalho assalariado.

AS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO

Veja os principais aspectos que definem o sistema capitalista:

. Propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da mineração.

. Economia de mercado. Caracteriza-se pela atuação das empresas, que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura. . Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair; se a produção é pequena, tende a aumentar. . Concorrência. Para obter a maior rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de compra do consumidor e pode reduzir os preços. . Trabalho assalariado. Por sua atividade, o trabalhador recebe um salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o valor diminui.

Exercícios Resolvidos 1. No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão" entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. Marque a alternativa correta. A) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. B) O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. C) O proletariado é refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a sua força de trabalho. D) A burguesia é refém do proletariado, com seus meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. R: Letra A. No sistema capitalista, os trabalhadores (proletariado) vendem sua força de trabalho aos empresários, ou donos dos meios de produção (a burguesia) em troca do salário. Já a burguesia contrata a mão de obra do proletariado em seus meios de produção (loja, indústria, propriedades agrícolas, etc.) em busca do lucro.

2. (UPE/2015 - Adaptado) A partir do século XIII, na Europa Ocidental, o mundo feudal foi sendo gradativamente substituído pelo modo de produção capitalista, cujo processo de desenvolvimento foi lento e ocorreu de maneira diferenciada, nas diversas regiões do planeta. (TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O Espaço Natural

e Socioeconômico) Com base nessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

Page 4: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

A) um conjunto de fatores possibilitou o surgimento do Capitalismo, que é um sistema econômico regulado pelo mercado e fundamentado na propriedade privada. B) o comércio criou para a nova classe social surgida nas cidades, a burguesia, que passou a controlar o crescimento econômico. C) na fase do Capitalismo Financeiro, que ocorreu no século XVIII, especialmente na Inglaterra e na Alemanha, a principal prática econômica foi o mercantilismo. D) no início do século XX, a livre concorrência ficou em segundo plano, e o Capitalismo se transformou num sistema mais monopolista e menos competitivo. R: Letra C. No século XVIII ocorreu o Capitalismo Industrial. O Mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas do Capitalismo Comercial. O Capitalismo Financeiro só ocorre no século XIX, com a junção do capital industrial com o capital bancário (veremos depois).

Atividades para o aluno resolver

1. Assinale a alternativa correta. São características do capitalismo: A) As mercadorias são destinadas para a venda e não para o uso pessoal. B) Os trabalhadores recebem um salário em troca do seu trabalho. C) O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo. D) Todas as afirmativas acima estão corretas. 2. Assinale apenas a característica que não se refere ao sistema capitalista. A) Propõe a construção de uma sociedade sem classes sociais e sem desigualdades. Seu principal objetivo é garantir a qualidade de vida da população, evitando injustiças sociais. B) O lucro é o seu maior objetivo. C) Há concorrência entre as empresas, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços.

FONTE: Araribá Mais: geografia: manual do professor/ organizadora Ed. Moderna - 1.ed. – SP: Moderna, 2018.

HISTÓRIA – SEMANA 1 Introdução:

Em meados do século XIX, ocorreu na Europa a Segunda Revolução Industrial, de início na Inglaterra, França, Bélgica e Holanda; em seguida expandiu-se por outros países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Com isso, a produção europeia aumentou muito, o que gerou uma superprodução, e as burguesias passaram a buscar novos mercados consumidores na África e na Ásia, mediante um novo movimento expansionista europeu denominado neocolonialismo.

Ao mesmo tempo, havia a necessidade de encontrar novas fontes de matéria- prima e de energia, como carvão mineral, minério de ferro, petróleo e algodão. Como os lucros eram muito grandes e havia excedente de capital, o

capitalismo passou a investir em novas regiões conquistadas na África e na Ásia, processo denominado imperialismo.

Mas o que foi essa Segunda Revolução Industrial? A Segunda Revolução Industrial significou um processo histórico que

inovou os meios de produção e trouxe novas fontes de energia e matérias-primas. Dentre as inovações podemos assinalar o uso da eletricidade, a indústria

química, a invenção do motor à combustão e o processo de transformação do ferro em aço.

A segunda metade do século XIX também marca a passagem do capitalismo de livre-concorrência, para o capitalismo monopolista: surgiram grandes conglomerados econômicos e subprodutos típicos desse novo sistema: trustes, cartéis e holdings.

Outra consequência importante da Segunda Revolução Industrial e da era do capitalismo financeiro ou monopolista foi o desenvolvimento do imperialismo: as potências capitalistas necessitavam de mercados externos que comprassem suas mercadorias. Precisavam também de minérios e matérias-primas, essenciais à produção dos produtos industriais, que, muitas vezes, não existiam em seu próprio território e necessitavam de mão de obra barata.

Essas necessidades levaram os países capitalistas a desenvolver, na segunda metade do século XIX, uma política de expansão externa, o neocolonialismo. O neocolonialismo

O novo colonialismo – neocolonialismo – pode ser entendido como fruto da política industrial e da expansão do capitalismo. Baseava-se na exploração de colônias na África e na Ásia com o objetivo de extrair matérias primas e conseguir mercados consumidores.

Mas professor? Os africanos aceitavam de bom grado? A propaganda em favor dos interesses imperialistas, vitais para o

desenvolvimento do capitalismo, deu origem a uma série de teorias pseudocientíficas, muito populares a partir da segunda metade do século XIX, que buscavam justificar a conquista e a colonização de outros povos pelos europeus. Os europeus não entravam na África afirmando que queriam pegar os recursos, mas com uma justificativa de MISSÃO CIVILIZATÓRIA, pois as teorias racistas da época defendiam que havia uma hierarquia entre povos evoluídos e atrasados, então caberia ao europeu levar a civilização e o progresso aos povos atrasados.

Dentre essas teorias, talvez a mais conhecida seja o darwinismo social, que explica as conquistas dos homens de acordo com seus ganhos econômicos, sociais etc., como resultado da “sobrevivência do mais apto”, à luz dos estudos de Charles Darwin sobre a evolução das espécies e da sobrevivência delas.

Não raramente, os “desígnios divinos” e a defesa do cristianismo confundiam-se com os interesses dos capitalistas de tal forma que “salvar as almas” dos nativos das colônias era sinônimo da necessidade de transformá-los em empregados das grandes plantações administradas pelos europeus.

Exercícios 1 - Observe os mapas ao lado:

Page 5: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Nomeie o processo histórico que partilhou o continente africano e, em seguida, aponte uma consequência ATUAL deste processo naquele continente. __________________________

__________________________

__________________________

__________________________

________________________________________________________________

2 - A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”. As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa. Aponte qual o principal objetivo da criação destas exposições na segunda metade do século XIX. __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

3 - A imagem ao lado, em sua forma original contém a seguinte frase: “Do Cabo ao Cairo – ainda que o processo seja custoso, a estrada do progresso deve ser aberta.” Considerando a imagem, podemos afirmar que: A) A civilização e o progresso são representados pela organização dos povos africanos na defesa de seu território.

B) Não houve resistência africana ao processo de dominação imperialista. C) A dominação inglesa e norte-americana na África contou com a ajuda de povos locais. D) A ocupação britânica da África contou com esforços militares e propaganda ideológica. 4 - A Tabela ao lado contabiliza a expansão dos transportes de mercadorias e pessoas na segunda metade do século XIX As informações da tabela nos mostram uma realidade trazida pelo processo conhecido como Imperialismo, que tem a ver com: A) descoberta da máquina a vapor na 1a Revolução Industrial. B) modelo fordista de industrialização na 2a Revolução Industrial. C) exploração de novos mercados na 2a Revolução Industrial. D) utilização da robótica na 3a Revolução Industrial. 5 - (Uerj 2013) Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.

Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de: A) integração étnica B) ação civilizadora C) cooperação militar D) proteção ambiental

CIÊNCIAS - SEMANA 1

Page 6: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

QUÍMICA: O átomo e sua Composição - Leia atentamente e com calma as informações. Faça um resumo das informações e anote em seu caderno de ciências. Nesta aula 02 iremos estudar sobre como as coisas ao nosso redor são constituídas, de que são formadas e as diversas forças que atuam sobre elas, e sobre NÓS. A Química está fazendo parte da nossa vida a todo o momento. Ela está no shampoo que você usa, na pasta de dente, nos produtos de limpeza, nos utensílios plásticos, etc.

É considerado matéria tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.

A matéria pode se apresentar em três (3) Estados Físicos: sólido, líquido e gasoso.

Além disso, a matéria também pode mudar de estado físico. Fusão: do sólido para o líquido; solidificação: do líquido para o sólido; vaporização: do líquido para o vapor; condensação: do vapor para o líquido e sublimação: do sólido diretamente para o vapor.

Nosso planeta apresenta várias características que dão condições para que haja vida. A existência de água na forma liquida, oxigênio, luz e calor em abundância são algumas delas. E vários recursos naturais são utilizados pelo homem, como o petróleo, por exemplo. Dele se obtêm desde combustíveis, como a gasolina, até produtos de plástico.

A Química é uma ciência que trata principalmente das propriedades das substâncias, as mudanças que elas sofrem, e as leis naturais que regem estas

mudanças.

Todas as substâncias conhecidas são formadas a partir de unidades fundamentais denominadas átomos. Se você está se perguntando qual seria o tamanho de um átomo, saiba que um minúsculo ponto final feito com a tinta da sua caneta pode conter até 3 milhões de átomos. Por conta dessas dimensões tão reduzidas, a tecnologia atual ainda não permite a visualização direta de um átomo. No entanto, os cientistas dispõem de inúmeras informações sobre o comportamento da matéria que podem ser utilizadas para a elaborar modelos atômicos.

De acordo com o modelo atômico proposto pelos cientistas Rutherford e Bohr, os átomos são formados por 3 partículas subatômicas:

Prótons: partículas com carga positiva ( + ).

Nêutrons: partículas com carga neutra (zero).

Elétrons: partículas com carga negativa e massa desprezível ( - )

Os prótons e os nêutrons estão localizados numa região central denominada núcleo, enquanto os elétrons se movimentam no espaço ao redor do núcleo que recebe o nome de eletrosfera.

A quantidade de prótons no núcleo é chamada de número atômico (Z) e permite que os átomos sejam agrupados como

elementos químicos.

Os elementos químicos são grupos de átomos que possuem o mesmo número

de prótons e são identificados por um nome e um símbolo predeterminados.

Toda a massa do átomo se concentra no núcleo. O número de massa de um átomo equivale ao somatório do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo. Sendo assim, um átomo que possui 20 prótons e 23 nêutrons, possui um número de massa igual a 43.

A eletrosfera do átomo é dividida em 7 camadas diferentes designadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q (ordem alfabética). Cada camada eletrônica comporta um número máximo de elétrons. A disposição dos elétrons nessas camadas é chamada de distribuição eletrônica.

Exercícios Resolvidos.

Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem:

A. A molécula do ácido sulfúrico é H2SO4. Quantos átomos ela possui?

Resposta: Possui 7 átomos sendo constituído por 02 de Hidrogênio (H), 01 de

Enxofre (S) e 04 de Oxigênio(O)

B. As substâncias, de todos os tipos de matéria, são formadas por partículas extremamente pequenas. Como essas partículas são denominadas ?

Resposta: Átomos. O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron) que forma a matéria. Agora é sua vez! Procure realizar os exercícios conforme os exemplos dos exercícios resolvidos. Busque apoio com seu responsável e anote as dúvidas no caderno de ciências. Exercício 01 - Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se

seguem:

A. C6 H12 O6 é a fórmula química da molécula de GLICOSE. Responda o que é MOLÉCULA, quantos átomos esta molécula possui e quais são eles?

B. Os átomos são formados por 3 partículas principais. Cite os nomes e as características destas partículas subatômicas.

Page 7: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

EDUCAÇÃO FÍSICA – SEMANA 1

JOGOS DE TABULEIRO A origem dos jogos de tabuleiro é incerta, pois pesquisadores já

encontraram sinais desse tipo de jogo entre os egípcios, gregos e romanos, mas uma coisa todos tem certeza: até hoje eles são muito populares, são usados como divertimento e também como forma de aprender, por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles…

O xadrez é o mais clássico entre os jogos de tabuleiro. O objetivo deste jogo é dar xeque-mate ao rei do adversário. Cada jogador começa a partida com 16 peças que são posicionadas inicialmente em todas as casas, pretas e brancas, tanto na diagonal como na vertical, imediatamente diante dos jogadores. Cada peça tem um jeito diferente de andar: o rei move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance; a rainha é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo , ou seja, pode mover-se na horizontal, vertical e diagonal; o bispo move-se pela diagonal, o cavalo movimenta-se em “L” no tabuleiro; a torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo e por último o peão , que movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal.

Dizem que o jogo de damas é a mãe do jogo de xadrez. Conhecido desde o início da Idade Média com o nome de Fierges tornando-se popular em toda a Europa, mas há relatos de achados arqueológicos, remetendo o jogo de damas ao Egito antigo. As regras desse jogo são bem simples: as peças têm que se mover na direção do adversário e comer suas peças. Consegue-se formar a “dama”, quando uma peça chega até o lado oposto do tabuleiro, sendo então “coroada”, isto é, coloca-se outra peça sobre ela e passa a mover-se tanto para trás como para frente, o que não ocorre com a pedra comum, que só pode se movimentar para frente, uma casa por vez, portanto a dama tem mais agilidade para comer as peças do adversário.

Um jogo de tabuleiro que também exercita muito o raciocínio lógico e a estratégia é o gamão. Como os outros jogos de tabuleiro, tem uma origem muito antiga, provavelmente na civilização egípcia, mas versão mais próxima da atual foi encontrada na Europa. Em muito pouco tempo este jogo se tornou um dos mais populares juntamente com o xadrez e o jogo de cartas. Para jogar é preciso dois jogadores, que realizam um caminho unidimensional em que os adversários movem suas peças em sentidos contrários à medida que jogam dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas. Ganha a partida quem conseguir retirar todas as peças primeiro.

Ludo é o nome de um jogo de tabuleiro cuja origem provavelmente é indiana, pois o tabuleiro original é da Índia e naquele país recebe o nome de Pachisi. O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários. São usados dados para saber quantas casas andar a cada jogada. Curiosidade

O jogo WAR, jogo de estratégia muito popular atualmente, foi criado em 1972, por quatro estudantes da Escola Politécnica de São Paulo. É considerado o primeiro jogo de estratégia brasileiro. Em pouco tempo, se tornou sucesso de vendas na cidade. No mesmo ano, eles fundaram a fabricante de jogos de tabuleiro Grow, que inicialmente investia no mercado de jogos para adultos, ainda pouco explorado no país.

A empresa funcionava numa garagem no bairro da Mooca e os jogos, produzidos em pequenas quantidades, eram montados manualmente pelos quatro sócios. Eles mesmos batiam nas portas das lojas de brinquedos para vender os produtos. Hoje, a fábrica fica em São Bernardo do Campo e produz cerca de 300 brinquedos diferentes, para crianças e adultos.

(fonte: Guia dos Curiosos)

1. Você já jogou algum jogo de tabuleiro? Qual? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

2. Pesquise com seus familiares ou na internet e cite o nome de três jogos de

tabuleiro:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

Aproveite estes dias em casa e faça jogos de tabuleiro com sua família. Se você não tiver um jogo em casa, faça um jogo de damas utilizando apenas papel como o tabuleiro (desenhando as casinhas) e tampas de garrafa pet como peças. Divirta-se! Passos a seguir para construir um tabuleiro de damas: 1-Comece por fazer a base do tabuleiro. Corte um pedaço de papel com a medida (35cmx35cm). Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 7 linhas horizontais e 7 linhas verticais. Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Comece por pintar o primeiro quadrado do canto superior esquerdo de preto e pinte o seguinte com a outra cor (ou deixe branco), assim sucessivamente. 2-Para fazer as peças, você pode optar pelas tampinhas de garrafa pet. Separe 12 tampinhas de cada cor. No total de 24 peças. 3-Faça a caixa do seu jogo! Pode pegar qualquer caixa que tenha em casa, de cartão, desenhando na tampa um tabuleiro de damas e escrevendo "Jogo de Damas".

Page 8: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

INGLÊS - SEMANA 1

Bem-vindo! - Aqui estão as aulas que te ajudarão a ir longe! Esteja onde estiver! - Todos os espaços são para você preencher e registrar o que está aprendendo, passando para o português ou para o inglês. - Nosso foco no 9º ano, através destas atividades, é promover estratégias para ler em inglês. - Depois de consultar a sua memória, olhar todas as informações contidas em cada aula (as explicações e vocabulário) e fazer as atividades apresentadas, dê uma olhada no KEY (chave de resposta) para verificar se respondeu certinho! - Agora é sua vez de mostrar que você pode muito. Consulte o que precisar para conseguir responder (inclua aqui uma outra pessoa que possa te ajudar, olhar no dicionário, pesquisar no Google! Só não pode é ficar parado. Vamos lá! Só aprendemos o que buscamos aprender!)

TEXT:

Vocabulary: Back – de volta It is about time – está na hora To finish – acabar, terminar To brush – escovar (denotativo), atualizar (conotativo) Classmate – colega de classe Through – através Vacation – férias Here – aqui Again – de novo Exercício 1: Responda. a. Em que período do ano letivo está o personagem do texto? b. Que sentimento ela tem em relação à escola? c. O que ele faz nas aulas de inglês?

Exercício 2: Traduza o texto “Back to school”.

Título:__________________________ __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

ARTES – SEMANA 1

Para refletir! A Arte pode ser compreendida como uma manifestação humana que leva em consideração uma diversidade de saberes e que tem na sua produção o produto final: o objeto artístico. Na história da humanidade são diversas as produções que retratam momentos e fatos históricos e dessa forma, a arte pode ser entendida como um registro histórico. Exercício 1 - O que você, sujeito pertencente a esta sociedade, entende como arte? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Exercício 2 - Exemplifique o que pode ser compreendido como objeto artístico. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Exercício 3 - Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem de respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e histórias cheias de vigor. RAZOUK, J.J. (Org.) Histórias reais e belas nas telas. Posigraf:2003.

Back to school

Vacation is over. It is about time to see my classmates, my

teachers and everybody. I am very happy to have the

opportunity to meet my dear English teacher to brush my

English, to read many texts, and to practice through

exercises. Here I am again back to school.

Page 9: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:

Escolha uma:

A. B.

C. D.

Exercício 4 -

Das opções abaixo, qual a melhor caracteriza a obra?

A) Realismo B) Naturalismo C) Movimento D) volume

Exercício 5 - A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. Das opções abaixo, qual aquela que melhor caracteriza a experiencia musical?

A) experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Os processos de criação passam por situações de criação coletiva e colaborativa.

B) experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais.

C) impressão que impulsiona os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa.

D) percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos.

Exercício 6 - Na obra ao lado, a artista utilizou apenas dois elementos visuais, que são o básico para a construção de um desenho, sendo eles:

A. cor e textura B. forma e cor C. linha e forma D. textura e volume

PORTUGUÊS - SEMANA 2

Olá! Como você está? Esperamos que você, sua família e seus amigos continuem todos bem. Até que possamos estar juntos novamente, preparamos um material de Língua Portuguesa para que você continue exercitando sua linguagem.

Conectivos (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-conectivos.htm)

Você sabe o que são conectivos? Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.

Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito comunicacional, pois, se não

Page 10: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

formos claros, nossos leitores não entenderão a nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não terá sido alcançado.

Confira alguns conectivos e suas funções em um texto:

Função da Conexão Conectivos

Adição e; além disso; não só ... mas também; depois; finalmente; seguidamente; em primeiro lugar; em seguida; por um lado ... por outro; adicionalmente; ainda; do mesmo modo; pela mesma razão; igualmente; também; de novo; ...

Oposição mas; porém; contrariamente; em vez de; pelo contrário; por oposição; ainda assim; mesmo assim; apesar de; contudo; no entanto; por outro lado; ...

Conclusão logo; pois; assim; por isso; por conseguinte; portanto; enfim; em conclusão; concluindo; em suma; ...

Concessão apesar de; ainda que; embora; mesmo que; por mais que; se bem que; ...

Dúvida talvez; é provável; é possível; provavelmente; ...

Certeza é evidente que; certamente; decerto; com toda a certeza; evidentemente; ...

Causa pois; pois que; visto que; já que; porque; dado que; uma vez que; por causa de; posto que; em virtude que; devido a; ...

Exemplificação por exemplo; tal como; exemplificando; em outras palavras; ...

Comparação da mesma maneira; da mesma forma; como; similarmente; assim como; ...

Agora que sabemos o que são conectivos e o porquê de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por aquilo que chamamos de coesão textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente. Coesão textual: é a conexão, ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um texto. Coerência textual: é a relação e organização lógica de um texto. O que isso quer dizer? Uma produção textual coerente ocorre quando as ideias do texto estão em sintonia, em uma lógica em que uma complementa a outra.

LEIA Você sabia?

A aveia é um cereal puro, natural e pouco processado, ou seja, vai do campo até a sua casa passando por poucas etapas de processamento que garantem a qualidade e integridade do grão. Além disso, a aveia é considerada um

dos grãos mais completos da natureza, pois é rica em fibras e proteínas, além de ser uma importante fonte de vitaminas e carboidratos. Seu consumo ajuda na redução do colesterol e no funcionamento intestinal. Comer aveia faz você se sentir bem e seu organismo funcionar melhor!

“Pepsico do Brasil”. Porto Alegre: Pepsico do Brasil, 2009.

Exercícios: Com base no texto acima, responda as perguntas a seguir.

1 - “A aveia é um cereal puro, natural e pouco processado, ou seja, vai do campo até a sua casa passando [...]”. O conectivo “ou seja” indica a ideia de: A. ( ) Oposição. B. ( ) Conclusão. C. ( ) Explicação. D. ( ) Comparação.

2 - O segundo período do texto, por meio da expressão conectiva “Além disso”, estabelece com o primeiro uma relação de: A. ( ) Adição. B. ( ) Causa. C. ( ) Consequência. D. ( ) Tempo.

3 - Em todos os trechos, nota-se a relação identificada no exercício anterior, exceto em: A. ( ) ”[...] garantem a qualidade e integridade do grão.” B. ( ) “[...] além de ser uma importante fonte de vitaminas e carboidratos.” C. ( ) “Seu consumo ajuda na redução do colesterol [...]” D. ( ) “Comer aveia faz você se sentir bem e seu organismo funcionar melhor!”

4 - No trecho “[...] a aveia é considerada um dos grãos mais completos da natureza, pois é rica em fibras e proteínas [...], o conectivo grifado poderia ser substituído por: A. ( ) se bem que B. ( ) visto que C. ( ) conquanto que D. ( ) assim que

MATEMÁTICA - SEMANA 2

Olá! Como você está? Esperamos que você, sua família e seus amigos continuem todos bem. Até que possamos estar juntos novamente, preparamos um material de Matemática para que você continue pensando “matematicamente”. Caprichamos e achamos que você vai gostar.

Page 11: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Expressão Algébrica As expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução. Dessa maneira, operações dentro de parênteses têm prioridade sobre as outras, assim como multiplicações e divisões têm prioridade sobre adições e subtrações. Os números desconhecidos são chamados de incógnitas e normalmente são representados por letras. Alguns livros e materiais também os denominam de variáveis. Os números que acompanham essas incógnitas são chamados de coeficientes. Exemplos: 4x + 2y 16z 22xa + y – 164x

2y

2

Valor Numérico de Expressões Algébricas

Quando a incógnita deixa de ser um número desconhecido, basta substituir seu valor na expressão algébrica e resolvê-la do mesmo modo que as expressões numéricas. Para tanto, é preciso saber que o coeficiente sempre multiplica a incógnita que acompanha. Como exemplo, vamos calcular o valor numérico da expressão algébrica a seguir, sabendo que x = 2 e y = 3.

4x2 + 5y

Substituindo os valores numéricos de x e y na expressão, teremos:

4·22 + 5·3

Observe que o coeficiente multiplica a incógnita, mas, para facilitar a escrita, o sinal de multiplicação é omitido nas expressões algébricas. Para finalizar a resolução, basta calcular a expressão numérica resultante:

4·22 + 5·3 = 4·4 + 5·3 = 16 + 15 = 31

Vale dizer que duas incógnitas que aparecem juntas também estão sendo multiplicadas. Se a expressão algébrica acima fosse:

2xy + xx + yy = 2xy + x2 + y

2

Seu valor numérico seria:

2xy + x2 + y

2 = 2·2·3 + 2

2 + 3

3 = 12 + 4 + 9 = 25

Exercício: Determine o valor de y das expressões abaixo (use a 2ª coluna para fazer seus cálculos):

y = 10 + x + 9 – 2x para

x = 3

y =

x + 6 para x = 8

y = x

2 – 4x – 3x + 8

para x = -1

y = x

3 – 2x + 1 para x = -

2

Adição e Subtração Algébrica

Só podem ser realizadas quando a parte literal for idêntica. Quando isso acontecer, some ou subtraia apenas os coeficientes, mantendo a parte literal na resposta final. Veja o exemplo dos monômios a seguir:

2xy2k

7 + 22xy

2k

7 – 20xy

2k

7 = 4xy

2k

7

Exercício: Se A = 2x + 4y + 5, B = 2x + 2y - 3 e C = +4x – y + 4, então A – B + C é igual a:

A. ( ) + x + y + 12 B. ( ) +x + 2y + 12 C. ( ) + 4x + y + 12 D. ( ) + 4x + 4y + 12

Exercício: Reduzir os termos semelhantes nas seguintes expressões

algébricas, usando as operações indicadas:

A. 6x + (2x – 4) – 2 = B. 7y -8 – (5y – 3) = C. 4x – ( -3X + 9 – 2X) = D. 3x – (-2x + 5) – 8x + 9 = E. 4x – 3 + (2x + 1) = F. (x + y) – (x + 2y) = G. ( 3x – 2y) + (7x + y) = H. –(8a + 4 – ( 3a + 2) = I. 5a + (3a -2) – (10a – 8) = J. 6x + (5x -7) – (20 + 3x ) = K. (x + y + z) + x – (3y + z) = L. (m + 2n ) – ( r – 2n) – ( n+ r) =

Page 12: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

GEOGRAFIA - SEMANA 2

Contextualização

FASES DO CAPITALISMO

Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.

Capitalismo Comercial

Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura (leia o boxe abaixo) e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam.

As Grandes Navegações propiciaram às principais potências europeias da época implantar o sistema colonial em diversas regiões do mundo. As colônias se tornaram fornecedoras de mão de obra escravizada, de matérias-primas e de metais preciosos e consumidoras dos bens produzidos nos países europeus (metrópoles).

O comércio de mercadorias e a exploração das colônias, ao longo dos séculos XVI a XVIII, possibilitaram a ampliação da acumulação de capital pela burguesia.

. Capital: Riqueza, patrimônio. Também se refere aos recursos destinados ao investimento em uma produção.

A partir do fim do século XIX, as potências europeias decidiram controlar definitivamente territórios asiáticos e africanos, de menor desenvolvimento econômico, em um processo denominado neocolonialismo. Dessa maneira, conquistaram territórios — por intermédio de relações diplomáticas, cooptação de líderes locais e das forças militares — e impuseram seus interesses econômicos, políticos e culturais.

Com o neocolonialismo, consolidou-se a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, marcada pela relação de poder e de dominação europeia sobre os Estados orientais.

A intensificação dessa relação permitiu um maior intercâmbio entre os povos dessas duas grandes regiões do mundo. Porém, o conhecimento sobre os orientais, o que denominamos de orientalismo, foi construído com base em estereótipos, fruto de uma visão eurocêntrica sobre as características culturais, isto

é, línguas, costumes, história etc.

. Visão eurocêntrica: Aquela que considera apenas os valores europeus, por colocar a Europa em uma posição central em relação ao restante do mundo.

TEXTO COMPLEMENTAR : O artesanato e a manufatura

As principais formas de produção de mercadorias no capitalismo comercial eram o artesanato e a manufatura. No artesanato, o artesão trabalhava sozinho, manualmente, usando as próprias ferramentas. Ele era, portanto, dono dos meios de produção e do resultado de seu trabalho. Na manufatura, a técnica também era artesanal, mas as tarefas eram desempenhadas por grande número de trabalhadores, sob a direção de uma pessoa, dona dos meios de produção e do produto final. Nessa etapa, intermediária entre o artesanato e a indústria, tiveram início a divisão de tarefas e o emprego de máquinas simples.

Exercícios Resolvidos

1. Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo. A) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII. B) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.

Page 13: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

C) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. D) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. R: Letra B. O capitalismo tem origem na Europa com o crescimento do comércio e o acúmulo de capital por parte dos comerciantes europeus. Esse capital foi investido em novas rotas comerciais para a Ásia, África e América, dando início às Grandes Navegações e ao Colonialismo. 2. Desde o seu surgimento, o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim, considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial, capitalismo financeiro. Desta forma, nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo. A) ________________________________ Nessa fase a acumulação de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. B) ________________________________ É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário, havendo grandes operações de crédito, a fim de garantir capital para buscar inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. C) ________________________________ Foi a fase marcada pela expansão marítima europeia – as grandes navegações iniciadas no século XV – nesse período houve um intenso comércio de mercadorias. R: A) Capitalismo Industrial B) Capitalismo Financeiro C) Capitalismo Comercial Atividades para o aluno resolver 1. Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente: A) industrial, financeiro e comercial B) comercial, industrial e financeiro C) liberal, industrial e comercial D) financeiro, imperialista e comercial 2. Sobre o texto complementar O ARTESANATO E A MANUFATURA e responda abaixo. A) Durante o Capitalismo Comercial, as mercadorias eram produzidas de duas formas. Quais eram elas? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

B) Em qual das formas de produzir mercadorias durante o Capitalismo Comercial, o trabalhador era dono do seu meio de produção e dono, também, do resultado do seu trabalho?

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

C) Em qual delas a produção a tarefa de produção das mercadorias era desempenhada por um grupo grande de trabalhadores, dirigido por uma pessoa, que detinha os meios de produção e do produto final? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

D) Qual dentre as duas foi a forma de produção anterior ao surgimento da indústria (e do Capitalismo Industrial)? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

FONTE: Araribá Mais: geografia: manual do professor/ organizadora Ed. Moderna - 1.ed. – SP: Moderna, 2018.

HISTORIA – SEMANA 2

O imperialismo na África: Entre Novembro de 1884 e Fevereiro de 1885, diversas potências europeias – além dos Estados Unidos e do Império Otomano – se reuniram para debater sobre o processo de fracionamento colonial do continente africano. Nas decisões da conferência legitimaram as vontades das potências mais poderosas, com destaque para Inglaterra e França dentro do cenário colonial na África. Abaixo segue o mapa da divisão do continente africano na Conferência de Berlim

O imperialismo na Ásia: No contexto do imperialismo na Ásia três casos bastante diferentes entre si ganham destaque: Índia, China e Japão. Índia - O caso da Índia marca o modelo clássico de dominação imperialista, no qual a colonizadora Inglaterra consegue ter o controle da organização política e econômica da sociedade indiana. Na questão política, o governo indiano era inteiramente subordinado aos interesses políticos inglês, restando os cargos políticos menos significativos para a população de origem indiana. A mesma situação de grande controle

Page 14: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

ocorria na econômica indiana, onde a concorrência desleal entre as mercadorias fabricadas pela grande indústria inglesa entrava em disputa comercial com a produção artesanal indiana, levando a falência a maior parte dos setores manufatureiros da colônia. Podemos destacar ainda na questão econômica, o grande interesse dos ingleses na produção agrícola no fértil solo indiano, especialmente nas lavouras de chá e ópio. A produção de chá era destinada a exportação para a própria Inglaterra, tradicional consumidora da bebida. Por sua vez, a produção de ópio, derivado a partir da planta denominada papoula, e utilizado amplamente no começo do século XX por seus efeitos analgésico e narcótico, tinha como destino comercial diferentes mercados consumidores, entre os mais destacados o enorme mercado consumidor chinês. China - O principal interesse das potências imperialistas na China era a enorme população da China, que representava um gigantesco mercado consumidor chinês, já na cifra de centenas de milhões no começo do século XX. Desta forma, conseguir acessar o mercado consumidor chinês era o grande alvo das potencias imperialista no país. Após diversos conflitos entre as forças imperialistas e governo imperial da China, os portos do país sucessivamente divididos entre diferentes potências imperialistas, que através do controle da região portuária conseguiam estabelecer o comércio de importação e exportação para a China. Japão – O Japão caminhava para o mesmo caminho que a China, mas passou por uma transformação conhecida como Revolução Meiji: o país se modernizou no campo político e no campo econômico, e rapidamente passou a se tornar uma potência imperialista na Ásia. O imperialismo na América Latina:

Dentre do contexto imperialista do final do século XIX, os Estados Unidos buscaram se afirmar como a grande potencia imperialista do continente americano. A política externa norte-americana colocou em prática um conjunto de ideias denominado Doutrina Moroe, apresentado em 1823 pelo então presidente dos EUA, James Moroe. A Doutrina tinha um caráter defensivo, com o objetivo de afastar as potências europeias da América Latina. Já no fim do século XIX, a política norte-americana para a América Latina se tornou mais agressiva, sendo chamada de política do Big Stick.

A política externa dos Estados Unidos para América Latina estava baseada em três princípios: A diplomacia do dólar, a política de propaganda cultural e ação militar direta. Entre o final do século XIX e início do século XX, os Estados Unidos expandiram as relações comerciais com os países da América Latina, se tornando o principal parceiro comercial da maioria dos países do continente, conseguindo exercer a influência econômica através do poder da sua economia. Já no campo cultural, o governo dos Estados Unidos incentivou que a produção artística norte-americana circulasse na América Latina, como a música, o cinema e dos desenhos animados, como uma estratégia de aproximação cultural e propaganda externa. E por fim, por diversas vezes, a política imperialista dos Estados Unidos ficou evidenciada por seu exemplar mais claro, a intervenção militar direta em governos da América Latina, empregada sempre que o recurso econômico e cultural havia falhado.

Exercícios

1 - Oficialmente, a Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, na Alemanha, serviria para garantir a livre circulação e comércio na bacia do rio do Congo e no rio Níger, bem como o compromisso das potências europeias de lutar pelo fim da escravidão no Continente. Entretanto, o maior objetivo das negociações era: A) Garantir os direitos dos portugueses sobre a África Central B) Respeitar os interesses dos povos africanos. C) Dividir os territórios africanos entre as potências europeias. D) Apresentar argumentos para industrializar a África. 2 - Cite o principal interesse econômico das grandes potencias na China? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

3 - Qual a principal ideia pregada pela Doutrina Moroe? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

4 - De que forma a política externa norte-americana para América se organizava no começo do século XX? __________________________________________________________________

________________________________________________________________

5 - No ano de 2018 a França consagrou-se como bicampeã da Copa do Mundo de Futebol, enquanto a Bélgica, responsável pela eliminação do Brasil, terminou em terceiro lugar. Refletindo a respeito do perfil das seleções de futebol representantes dos dois países, responda:

A) O que os dados do mapa revelam sobre a origem étnica dos jogadores de futebol da seleção Francesa?

B) Como é possível explicar o perfil atual das seleções de futebol mencionadas, tomando por referência o passado histórico das nações como França e Bélgica? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Page 15: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

CIÊNCIAS - SEMANA 2

QUÍMICA: Tabela Periódica e Reações Químicas. - Leia atentamente e com calma as informações. Faça um resumo das informações e anote em seu caderno de ciências.

Vamos lembrar a aula 01 onde vimos como as coisas ao nosso redor são constituídas, de que são formadas e as diversas forças que atuam sobre elas, e sobre NÓS. Também vimos como é a constituição do átomo e composição de moléculas simples.

A TABELA PERIÓDICA

Uma ferramenta muito útil no estudo da Química é a tabela periódica. Isso porque posicionamento de um elemento nessa tabela pode fornecer informações importantes sobre ele. A tabela periódica é organizada em períodos (linhas horizontais numeradas de 1 a 7) e famílias (linhas verticais, numeradas de 1 a 18). A Tabela Periódica serve para organizar todos os Elementos Químicos descobertos até agora pelos cientistas.

Cada quadro da tabela fornece os dados referentes a um elemento químico: símbolo, massa atômica, número atômico, nome do elemento, elétrons nas camadas e se o elemento é radioativo.

As filas horizontais são denominadas períodos. Neles, os elementos químicos estão dispostos na ordem crescente de seus números atômicos. O número da ordem do período indica o número de níveis energéticos ou camadas eletrônicas do elemento.

A tabela periódica apresenta sete períodos: 1º período – 2 elementos 2º período – 8 elementos 3º período – 8 elementos 4º período – 18 elementos 5º período – 18 elementos 6º período – 32 elementos 7º período – 32 elementos As colunas verticais constituem as famílias ou grupos, nas quais os elementos estão reunidos segundo suas propriedades químicas. As famílias ou grupos vão de 1 a 18. Algumas famílias possuem nome, como por exemplo: 1 – alcalinos 2 – alcalinos terrosos 13 – família do boro 14 – família do carbono 15 – família do nitrogênio 16 – família dos calcogênios 17 – família dos halogênios 18 – gases nobres Da família 1 e 2 e do 13 até 18 chamamos de elementos representativos. Da família 3 até 12 chamamos de elementos de transição. Os elementos que ficam na série dos lantanídeos e actinídeos são os elementos de transição. Como eles estão no grupo 3, como se estivessem numa "caixinha" para dentro da tabela, são chamados de elementos de transição interna. E os demais são chamados de elementos de transição externa. Exercícios Resolvidos.

Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem: A) Verifique a Tabela Periódica e cite dois exemplos de metais que são usados na fabricação de joias, escrevendo seus respectivos símbolos.

Resposta: Ouro (Au) e Prata (Ag)

Agora é sua vez! Procure realizar os exercícios conforme os exemplos dos exercícios resolvidos. Busque apoio com seu responsável e anote as dúvidas no caderno de ciências. Exercício 01 - Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se

seguem:

A - Qual elemento pertence à família dos halogênios e está situado no 3º período?

B - O metal alcalino de maior número atômico e o halogênio de menor número atômico são, respectivamente?

Page 16: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

EDUCAÇÃO FÍSICA – SEMANA 2 Benefícios Dos Jogos De Tabuleiro Para Sua Saúde Mental

1. Jogos de Tabuleiro mantêm o cérebro mais jovem por mais tempo:

Jogar jogos, especialmente à medida que você envelhece, é benéfico, já que um cérebro ativo corre menos riscos de declínio cognitivo.

Um estudo no New England Journal of Medicine mostrou que jogar jogos de tabuleiro estava associado a um risco reduzido de demência e doença de Alzheimer. 2. Jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento cognitivo e social das crianças:

Habilidades sociais úteis podem ser ensinadas através de jogos de tabuleiro, habilidades que podem levar as crianças a uma vida mais felizes e menos isolada.

Os jogos ensinam habilidades sociais, como seguir regras e compartilhar com os outros. Os jogos de tabuleiro dão suporte às habilidades cognitivas, desde o simples reconhecimento de números e padrões até os cálculos e estimativas mais complexos.

Em alguns jogos, você usa uma mistura de lógica, habilidades matemáticas e pensamentos abstratos, ao mesmo tempo em que planeja seus próximos movimentos e cria maneiras de combater as ações de seus amigos.

Com tantos tipos diferentes de jogos de tabuleiro, existem milhares de maneiras de treinar seu cérebro. 3. Jogos de tabuleiro ajudam a reduzir o isolamento:

A maioria dos jogos de tabuleiro são projetados para serem jogados com um grupo de pessoas. Ter um grupo regular de amigos para jogar, ajuda a evitar a solidão e constrói relações positivas com os outros.

O isolamento tem sido mostrado como um fator que contribui para o agravamento da saúde mental. No entanto, pode ser difícil para aqueles que sofrem com problemas como depressão e ansiedade saírem e fazerem novos amigos.

Os jogos de tabuleiro resolvem muitos desses problemas, pois oferecem uma maneira estruturada de conhecer outras pessoas.

Em vez de precisar começar uma conversa do zero, ter um jogo como foco permite que as amizades cresçam lentamente de uma maneira menos formal e sem pressões sociais. 4. Jogos de tabuleiro ajudam a unir a família:

Agora existem centenas de jogos de tabuleiro voltados para as famílias, ou que são suficientemente bem desenhados para serem aproveitados por adultos e crianças.

Um jogo de tabuleiro é uma oportunidade para a família participar de algo juntos. Os jogos de tabuleiro oferecem a oportunidade de mais interação cara a cara, o que por si só favorece a saúde mental.

Muitas vezes, em situações familiares, enquanto todos estão fisicamente presentes, o foco está na TV ou em celulares, tablets ou laptops.

Ao jogar um jogo de tabuleiro, seja competindo ou colaborando, você se envolve ativamente pessoalmente. Famílias que passam tempo juntas em atividades agradáveis têm um vínculo emocional melhor e uma melhor comunicação entre os membros da família. 5. Jogos de tabuleiro ajudam a reduzir o estresse:

Um estudo da Real networks Inc mostrou que os jogos nos ajudam a reduzir o estresse, apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento.

Você pode construir civilizações, construir ferrovias, controlar vastos exércitos, caçar zumbis ou até mesmo tentar dominar o mundo. Fonte Adaptada: http://artboardgame.com.br/5-beneficios-dos-jogos-de-tabuleiro-para-sua-saude-mental/ 1 - Você tem o hábito de praticar jogos de tabuleiro com sua família? Qual jogo vocês normalmente jogam? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

2 - Cite dois benefícios de se jogar jogos de tabuleiro: __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

_______________________________________________________________

3 - Qual a importância de se jogar jogos de tabuleiro com a família? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

4 - Na ausência de um árbitro (como nos jogos de quadra e campo por exemplo), como você e seus amigos controlam as regras ao praticar os jogos de tabuleiro? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

5 - Qual jogo de tabuleiro você mais gosta de jogar? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

6 - Qual jogo de tabuleiro você gostaria de aprender a jogar?

__________________________________________________________________

Page 17: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

INGLÊS - SEMANA 2

Hello, dear students! Vamos dar continuidade à nossa última aula. Hoje continuamos fazendo atividades de interpretação de texto. Então vamos começar. Let’s begin. TEXT:

Vocabulary: Guy – cara To get nut – enlouquecer Her – dela, seu(s), sua(s), ela (como receptora da ação) Smile – sorriso To light – iluminar Could – podia There was/were – havia Was/were – passado de “to be” (am, is, are) To know – saber But – exceto, menos; mas Everyone – todo mundo Everything – tudo, todas as coisas To need – precisar To overwhelm – dominar, render A real peach (exp.) - uma verdadeira gatinha Indeed – na verdade In love with – apaixonado por The most – o mais Exercício 1: Responda as questões com base no texto.

a. O que conta o texto?_________________________________________ b. Quem conta a história é um estudante atual da H.G. School? Explique sua resposta: _________________________________________________________________ Exercício 2: Relacione as palavras abaixo com uma outra que tenha a mesma ideia: a. beautiful girl:_____________________________

b. to get crazy:______________________________

Exercício 3: Traduza o texto “She was a real peach”.

Título: _________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

ARTES – SEMANA 2

Leia, atentamente, a letra da música abaixo, que retrata a tragédia ocorrida na cidade de Sobradinho, por conta dos impactos negativos da atividade mineradora na região. Depois disso, responda, as questões a seguir. Se possível, escute a canção, acessando a fonte informada ou o canal do youtube.

“Sobradinho”

(Canção de Sá e Guarabyra) Fonte: www.letras.mus.br

1ª estrofe

O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco lá para cima da Bahia

She was a real peach

When I studied, there was a girl that got me nut. She was so beautiful. She

studied with me at H. G. School. Her eyes, her hair and her smile lighted my

world. She didn’t know, but everyone was crazy for her. All my friends were in

love with her. She was naturally the most beautiful girl of the school.

Everyone could see it, but her. She was everything. Indeed, guy, she

overwhelmed my heart. She was wonderful, a real peach.

Page 18: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do boato que dizia que o Sertão ia alagar

Refrão (1º)

O sertão vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão

2ª estrofe

Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir Debaixo d’água lá se vai a vida inteira

Por cima da cachoeira a gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho

E o povo vai-se embora com medo de se afogar

Refrão (2º) Remanso, Casa Nova, Sento Sé

Pilão Arcado, Sobradinho Adeus, Adeus…

Exercício 1 - A canção “Sobradinho”, de Sá e Guarabyra, revela que a arte pode:

A. ser inerte ao que se passa à sua volta. B. alertar para questões do meio ambiente. C. piorar os problemas ambientais existentes. D. influenciar, negativamente, a nossa mente.

Exercício 2 - A cidade de Sobradinho foi devastada devido aos impactos negativos da:

A. mineração. B. pastagem do gado. C. plantação de cana de açúcar. D. plantação de café.

Exercício 3 – Pesquise, em algum dicionário da língua portuguesa (meio físico ou digital), e anote, em seu caderno de Música, o significado das seguintes palavras:

A. meio ambiente B. sustentabilidade C. mineração D. sertão E. barragem

Exercício 4 - Reflexão: Após a letra da música “Sobradinho”, reflita sobre a seguintes questões: “A arte (Música) pode alertar sobre o meio ambiente?” De que forma a arte nos faz pensar sobre o meio ambiente? A arte pode ser um meio para que sejamos corresponsáveis pelo ambiente que nos cerca? A sustentabilidade também pode estar presente na arte?

Trabalhando os sentidos:

Som, Silêncio e Ruído

O mundo onde vivemos está repleto de som. Repare! Se pudéssemos ficar apenas um minuto, mesmo em um silêncio profundo, vamos perceber vários sons a nossa volta. O som de pessoas conversando, o som de passos de alguém andando, o som de carros passando na rua, motocicletas e

até mesmo a nossa respiração. Assim, o som está presente sempre. O Som é uma sequência de ondas sonoras e o ruído é o conjunto de sons

desagradáveis que acontecem quando você arrasta uma cadeira no chão. Assim, o silêncio é a ausência do som.

Os sons percebidos na natureza são musicais. Basta imaginar as ondas batendo numa praia deserta, o canto dos pássaros no alto das árvores, o barulho do vento nas folhas das árvores e durante uma tempestade os sons dos trovões, da chuva

caindo fortemente e o vento cantando uma canção amedrontadora ao passar pelos fios de luz na rua.

Assim, podemos perceber os sons que nos cercam e criar atividades que irão nos proporcionar aprendizagens e diversão.

Atividade 1 - Você que neste momento está em sua casa, pode se reunir com sua própria família ou amigos e se divertir. Vamos experimentar, sente-se no chão formando uma roda com seus familiares. Tenha uma folha de papel na sua mão e passe para a mão de quem estiver ao seu lado da direita em silêncio e tente não fazer barulho com a folha. Tem que passar nas mãos de todos da roda e quem fizer algum som irá pagar um mico. Repetir a atividade até conseguir!!! # Para concluir essa atividade, vocês irão conversar:

Foi possível ouvir o silêncio? Por quê?

Algum ruído externo à atividade tornou-a mais difícil? Qual?

Atividade 2 –

Agora você irá explorar o ambiente sonora da sua casa. Para isso, você precisa anotar em seu caderno os sons que está ouvindo dentro e fora de sua casa. Preste atenção em cada som percebido. Depois que escrever esses sons, você vai desenhá-los em seu caderno. Faça com capricho e colorido.

Page 19: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

PORTUGUÊS - SEMANA 3

LEIA LEITURA DE JORNAIS

Rubem Alves

“Sou seletivo em minhas leituras. Leio gastronomicamente. Diante de jornais e revistas eu me comporto da mesma forma como diante de uma mesa de bufê: provo, rejeito muito, escolho poucas coisas. Concordo com Zaratustra: “mastigar e digerir tudo, essa é uma maneira suína”.

As escolhas que a imprensa faz revelam o que ela pensa do gosto gastronômico dos seus leitores. Jornais são refeições, bufês de notícias selecionadas segundo um gosto preciso. Se o filósofo alemão Ludwing Feuerbach estava certo ao afirmar que “somos o que comemos”, será forçoso concluir que, ao servir refeições de notícias ao povo, os jornais realizam uma magia perversa com seus leitores: depois de comer eles serão iguais àquilo que leram.

Faz tempo que parei de ler jornais. “Leio sim, movido pelo espírito apressado da leitura dinâmica; apressadamente, deslizando meus olhos pelas manchetes para saber o que está acontecendo, mais para ficar a par do menu de conversas estabelecido pelos jornais...”

4 - O autor nos transmite, em função dos recursos agenciados no texto e em função do modo como o tema foi abordado: A. ( ) Descaso. B. ( ) Displicência. C. ( ) Ignorância. D. ( ) Sinceridade.

5 - “Sou seletivo em minhas leituras.” Por esse verso se sabe que o autor do texto: A. ( ) Lê tudo que aparece a sua frente. B. ( ) Quase não lê. C. ( ) Escolhe cuidadosamente os textos que vai ler. D. ( ) Gosta de selecionar artigos para guardar.

6 - Só os porcos devem mastigar e digerir tudo. Essa ideia foi dita: A. ( ) por Rubem Alves. B. ( ) por Zaratustra . C. ( ) por Ludwing Feuerbach. D. ( ) pela imprensa.

O que é, o que é? 1. Anda com os pés na cabeça. 2. Mesmo atravessando o rio não se molha. 3. Tem no meio do ovo. 4. Todo mês tem, menos abril. 5. Fica no início da rua, no fim do mar e no meio da cara.

MATEMÁTICA - SEMANA 3

Conjunto dos Números Racionais

O conjunto dos números racionais, identificados por , formado pelos

números que podem ser escritos na forma fracionária, ou seja, na forma

,

com e inteiros e .

Observe os diagramas abaixo, mostrando todos os números que podem estar no conjunto dos números racionais.

Vamos lembrar algumas transformações:

Transformando um número decimal em fração:

ou

ou

Transformando fração em número decimal:

ou

ou

Escreva na forma fracionária os números racionais representados na forma decimal.

A. 0,32 = B. -1,5 = C. 6,52=

D. -2,5 = E. 0,02 = F. 9,1 =

Escreva na forma decimal os números racionais representados na forma fracionária.

A.

B.

C.

D.

E.

F.

Utilize uma calculadora (pode ser a do celular) para escrever cada número a seguir na forma decimal.

Page 20: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

A.

B.

C.

D.

E.

F.

Vamos ler o que alguns gráficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pode nos mostrar sobre o nosso país? A seguir temos conjuntos de 100 quadradinhos, que estão representando 100 casas no Brasil.

A. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria microcomputador.

B. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria acesso à internet.

C. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria televisão.

GEOGRAFIA - SEMANA 3

Contextualização

Na atividade passada, vimos que o capitalismo pode ser dividido em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro. Vimos, também, a primeira fase do capitalismo, a fase comercial. Agora vamos ver o capitalismo industrial.

FASES DO CAPITALISMO

Capitalismo Industrial

Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria.

A Revolução Industrial

No século XVIII, teve início no Reino Unido a chamada Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo emprego de mão de obra assalariada. Como consequência, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema capitalista. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial, ampliaram-se as relações comerciais internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores e de matérias-primas. Principais características: - Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil (de tecidos); - Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias); - Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários; - Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo. - Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima; - Desenvolvimento de meios de transporte (locomotivas e navios a vapor) rápidos e de longas distâncias para atender a logística. - Uso nas indústrias de mão de obra assalariada; - Salários baixos, poucos direitos trabalhistas e exploração de mão de obra infantil. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais. - Êxodo rural - saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades; - Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais;

Page 21: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

- A partir da segunda metade do século XIX, o capitalismo industrial cresceu em outros países como, por exemplo, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Japão; - No final do século XIX começou a surgir as empresas multinacionais com a união do capital industrial com o financeiro (principalmente bancos). Ocorreu neste contexto, a formação de monopólios em vários setores da economia, organizados e mantidos pelas grandes indústrias.

Trem a vapor, o principal sistema de transporte no início do capitalismo industrial.

A cidade industrial no século

A indústria, principal atividade econômica no capitalismo industrial.

A indústria, principal atividade econômica no capitalismo industrial Exercícios Resolvidos 1. Podem ser apontadas como características da Primeira Revolução Industrial: A) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril. B) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção. C) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão. D) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora. R: Letra A. A Primeira Revolução Industrial inaugurou um novo tipo de trabalhador que não existia antes, o operário fabril, responsável por operar máquinas nas fábricas das cidades industriais. A maior parte desse operariado migrou do campo para a cidade (êxodo rural), expulsos do campo pela modernização do campo, isto é, pelo uso de máquinas agrícolas nas propriedades rurais, substituindo o trabalhador.

2. Quais os dois tipos de transportes fundamentais para a Primeira Revolução Industrial? A) Transporte marítimo (navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor). B) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor). C) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões). D) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois e cavalos). R: Letra A. Com o surgimento da máquina movida a vapor, surgem o navio e o trem, responsáveis pelo transporte das matérias primas à fábrica e pela distribuição das mercadorias ao cada vez maior mercado consumidor. 3. (PUC-Campinas - Adaptado) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela: A) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas. B) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho. C) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra. D) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso. R: Letra B. Realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho. Ao contrário do modo de produção artesanal, a produção industrial exigia grandes espaços, muitas máquinas e operários especializados em determinadas funções.

Atividades para o aluno resolver

1. O que foi a Revolução Industrial? Marque a alternativa correta. A) Conjunto de mudanças profundas no modo dos humanos viverem, se relacionarem e produzirem mercadorias. B) Movimento de ideias e que continua influenciando o mundo atual, que ocorreu na Europa a partir do século XVII. C) Governo de um francês chamado Napoleão Bonaparte, que se tornou o homem mais poderoso de seu tempo. D) Processo de independência política na América espanhola e no Brasil, que envolveram muita luta. 2. (PUC-Campinas - Adaptado) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

A) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho. B) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

Page 22: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

C) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção. D) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.

FONTE: Araribá Mais: geografia: manual do professor/ organizadora Ed. Moderna - 1.ed. – SP:

Moderna, 2018.

HISTÓRIA - SEMANA 3

As causas da Primeira Guerra Mundial. Relembrando: No final do século XIX, as potências europeias se lançaram à corrida imperialista. Além disso, o nacionalismo assumia um caráter muito forte na Europa, o que aumentava as rivalidades entre as nações. O início do século XX é marcado por duas percepções da realidade: a burguesia e as classes médias viviam a elevação do padrão de vida, os trabalhadores conquistavam alguns direitos e a alfabetização das massas avançava. A isso se denomina Belle Epoque, um período de otimismo e euforia. Porém, entre os governos, as grandes indústrias e os meios de comunicação, as rivalidades aumentavam, devido ao nacionalismo, à busca por mercados e por colônias. Tais rivalidades provocavam uma forte corrida armamentista, o que gerou uma sensação de paz armada. FATORES DA GUERRA Um dos principais fatores da Primeira Guerra Mundial – chamada à época de Grande Guerra –, em 1914, foi o choque de imperialismos, que possuía raízes econômicas (disputa por novos mercados consumidores e matérias primas industriais), expressando-se de modo político e militar. Como Itália e Alemanha se encontravam marginalizadas da corrida imperialista, sentiam-se ressentidas com Inglaterra e França. Nesse contexto, a Conferência de Berlim (1885) buscou a inserção do II Reich germânico e da Itália no neocolonialismo por meio de acordos; no entanto, essa estratégia fracassou, pois a Inglaterra e a França confirmaram o controle sobre as regiões africanas, alimentando o ressentimento alemão, propiciando o aumento da militarização e a busca de mercados consumidores por meio da guerra. A expansão industrial alemã e a aliança com o Império Austro-Húngaro

Após concluir o processo de unificação política em 1871, a Alemanha industrializou-se rapidamente, equiparando- -se à Inglaterra no início do século XX. Em 1914, sua produção de ferro e aço era maior que a da Inglaterra e da França juntas e sua indústria química e manufatureira de instrumentos científicos liderava a produção mundial. A Alemanha, com notável surto industrial, precisava de escoadouros para suas mercadorias, bem como de mercados fornecedores de matérias-primas industriais e alimentos para uma população crescente, tornando-se inevitável a concorrência com a Inglaterra. Para obter o apoio da Áustria, a Alemanha também se visava a criação de uma estrada de ferro que uniria Berlim a Bagdá, o que se chocaria com o imperialismo inglês e francês no Oriente Médio e selaria a aliança entre o II Reich e o Império Austro-Húngaro.

Ferrovia Berlim-Bagdá

A rivalidade franco-germânica e o revanchismo francês. Desde a Guerra Franco-prussiana (1870–1871), que provocou a queda do Segundo Império Francês e a unificação política da Alemanha, cristalizou-se a rivalidade franco-germânica. Essa situação agravou-se com os termos do Tratado de Frankfurt (10 de maio de 1871), assinado no Palácio de Versalhes, que obrigou a França a ceder as províncias da Alsácia-Lorena, ricas em ferro e carvão, e a pagar aos alemães uma altíssima indenização. Formou-se então um exacerbado nacionalismo voltado principalmente contra a Alemanha. As novas gerações francesas nasciam e educavam-se sob o signo da revanche: vingar a humilhação militar e política sofrida na Guerra Franco-Prussiana e recuperar Alsácia-Lorena. O Pan-eslavismo Depois de derrotada pelo Japão, na Guerra Russo-Japonesa, de 1905, a Rússia buscou penetrar no Mediterrâneo pelos Bálcãs, entrando em choque com os interesses dos impérios turco-otomano, alemão e austro-húngaro. Esse projeto expansionista do czar foi intitulado de pan-eslavismo e aproximou-se do povo sérvio. A Rússia dissimulava seus projetos expansionistas pregando a unificação de todos os povos eslavos e apresentando-se como protetora e incentivadora de sua independência. Grande parte desses grupos estava submetidos direta ou indiretamente à dominação do Império Austro- Húngaro e do Império Turco. A Rússia apoiava os interesses da Sérvia, que pretendia criar um Estado Nacional conhecido como Grande Sérvia, o que chocava o interesse Russo, novamente com a Áustria-Hungria, pois muitos povos que a Sérvia desejava anexar, estavam no território Austro-Húngaro. A política de alianças Com o clima de hostilidade, as potências começaram a se organizar em alianças militares. A Inglaterra tratou de se aliar a França na chamada Entente Cordiale, que ganhou a companhia da Russia, sendo chamada de Tríplice Entente. No outro lado, Alemanha, Áustria-Hungria e Itália formaram a Tríplice Aliança.

Page 23: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Para o início da Grande Guerra bastava um estopim, que foi aceso nos Balcãs. Num domingo, o arquiduque herdeiro do trono austro-húngaro, que estava em Sarajevo, capital da Bósnia – região anexada pela Áustria –, sofreu um atentado. Francisco Ferdinando e sua esposa foram assassinados pelo estudante bósnio, Gavrilo Princip, membro da organização terrorista secreta chamada Mão Negra, que lutava para livrar a Bósnia do domínio austríaco. Acreditando que o atentado fora preparado pela Sérvia, o Império Austro-Húngaro enviou-lhe um ultimato com 11 pontos, um dos quais estabelecia a presença de autoridades austríacas em solo sérvio para investigar o assassinato do arquiduque, algo inaceitável para a Sérvia. Pelo teor do ultimato, os austríacos sinalizaram que desejavam a guerra e que certamente contariam com o apoio da Alemanha. A Sérvia, apoiada pela Rússia, recusou o ultimato. No dia 28 de julho, o Império Austro-Húngaro invadiu a Sérvia, ao lado de quem a Rússia tomou posição em 1o de agosto. A partir de então, a política de alianças funcionou automaticamente em um verdadeiro efeito dominó: a Alemanha, cumprindo seus compromissos com a Áustria, declarou guerra à Rússia; a França, em socorro aos russos, declarou guerra à Alemanha; e, pouco depois, os ingleses aliaram-se aos franceses. Começava, então, a Primeira Guerra Mundial.

Exercícios

1 - (Acafe 2015) O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada. Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A) A questão balcânica evidencia as disputas entre Alemanha e Hungria pelo controle do mar Adriático e coloca em choque os movimentos nacionalistas: pan-eslavismo, liderado pela Sérvia e o pan-germanismo, liderado pelos alemães.

B) Apesar de ter começado a guerra como aliada da Tríplice Aliança, a Itália passou para o lado da Tríplice

C) Entente por ter recebido uma proposta de compensações territoriais. D) A Rússia não permaneceu na guerra até o seu término. Por conta da

Revolução socialista foi assinado um tratado com os alemães e os russos se retiraram da guerra.

E) A Tríplice Entente compreendia Inglaterra, França e Rússia.

2 - (Uerj 2015) O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.

GARY, Romain (1914-1980). Citado por Henri Deleersnijder. O Globo, 28/07/2014

A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator: A) difusão do domínio soviético B) expansão do ideal pangermânico C) agravamento das crises balcânicas D) crescimento das ações antissemitas

CIÊNCIAS - SEMANA 3

1. TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: Relações entre as quantidades envolvidas. Leia atentamente e com calma as informações. Faça um resumo das informações e anote em seu caderno de ciências.

Muitos dos objetos que utilizamos no dia a dia provêm de indústrias que transformam materiais em produtos. Isso com o objetivo básico de nos auxiliar nas mais variadas tarefas. Para tanto, as transformações químicas envolvidas nesses processos são controladas das mais variadas formas. Um dos controles básicos diz respeito às quantidades utilizadas e produzidas nas transformações químicas.

Esse controle é baseado na Lei da Conservação de Massa, de Antoine Laurent de Lavoisier, e na Lei das Proporções Definidas, de Joseph Louis Proust.

LEI DE LAVOISIER

A Lei de Conservação de Massa é resultante de estudos quantitativos sobre as transformações químicas. O trabalho de Lavoisier foi caracterizado pelo uso sistêmico de instrumentos de medição e controle rigoroso das quantidades dos materiais envolvidos nas transformações químicas.

Entre seus experimentos, destaca-se o estudo com o aquecimento do mercúrio líquido. Ele aqueceu em sistema fechado uma amostra de mercúrio previamente mensurada e observou a formação de um sólido vermelho, o óxido de mercúrio, verificando que a massa do óxido formado era igual à massa inicial dos reagentes. Veja uma representação da reação utilizada por Lavoisier: MASSA INICIAL = MASSA FINAL

Page 24: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Lavoisier registrou em seus trabalhos que existe ainda uma relação entre as massas dos reagentes envolvidas e os produtos, na qual não se podem usar quaisquer quantidades de reagentes para obter uma quantidade arbitrária de produto(s). Ele chegou a essa conclusão a partir de seu experimento envolvendo os gases oxigênio e hidrogênio, para obtenção da água em sistema fechado.

LEI DE PROUST

Em 1799, Joseph Louis Proust, com base no raciocínio da Lei da Conservação das Massas, estabeleceu a Lei das Proporções Definidas (Lei de Proust), segundo a qual um determinado composto químico sempre contém os seus elementos nas mesmas proporções em massa.

Como exemplo pode-se analisar a reação de combustão entre o metal magnésio e o gás oxigênio. Veja a representação ao lado.

Segundo a Lei de Proust, existe uma proporção definida entre as massas de reagentes para a formação de produtos.

Exercícios Resolvidos.

Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem:

a-O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta: Descubra o valor de X com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).

Resposta: 16g. A lei de Lavoisier diz que a massa no sistema permanece constante, portanto, temos:

40 g + x = 56 g -------- x = (56 -40) g----- x = 16 g

Agora é sua vez! Procure realizar os exercícios conforme os exemplos dos exercícios resolvidos. Busque apoio com seu responsável e anote as dúvidas no caderno de ciências.

Exercício 01 - Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem:

O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta:

Descubra os valores de y e z com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).

EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMANA 3

JOGO INVERSÃO

Vamos Jogar!

Desenhe o tabuleiro em uma folha de papel, serão 7 círculos (casas) um ao lado do outro e separe 6 tampinhas (ou qualquer coisa que possa representar as peças do jogo), sendo 3 de cada cor ou tipo. Agora posicione as peças no tabuleiro conforme a figura 1.

O objetivo do jogo é inverter as peças de lugar, ou seja, as peças azuis

irão para o lugar de início das peças vermelhas e vice-versa, conforme na figura 2.

Vejamos as regras!!!

1ª regra: as peças só podem ser deslocadas na direção oposta a que iniciaram o jogo. Figura 3.

Page 25: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

2ª regra: você pode deslocar a peça para uma casa vazia (figura 4.1) ou saltar uma peça (não importa a cor, figura 4.2) e cair em uma casa vazia (igual ao salto sobre peças no jogo de damas.

Agora é sua vez de fazer em casa e jogar com seus familiares!

INGLÊS - SEMANA 3

Hello, students! How are you? Olá, alunos! Como estão? Nas nossas aulas 1 e 2 fizemos uma série de exercícios de interpretação. Na

aula 3, trabalharemos com vocabulário. Caso tenham alguma dúvida, marquem o exercício e perguntem ao seu professor quando retornarmos às nossas aulas presenciais. Então mãos à obra. Let’s go!

Como aprender 400 palavras de uma vez só!

Exercise 1: Rule nº 1 (Regra nº 1) Das palavras em português em – DADE, como a palavra “cidade”, tire o – DADE e coloque em seu lugar – TY. Assim, a palavra em inglês é CITY. Veja como fica, coloque em inglês as palavras abaixo: a. Velocidade – Velocity e. Vitalidade – b. Simplicidade – f. Universidade – c. Capacidade – g. Densidade – d. Popularidade – h. Regularidade – Agora que você sabe dessa estratégia, veja as palavras em inglês abaixo e diga como ficam em português: a. Curiosity – b. Dignity – c. Mortality – d. Centrality – e. Responsibility - f. Susceptibility - g. Respectability - h. Sentimentality- i. Intentionality- j. Community – Exercise 2: Rule n° 2

Das palavras em português que terminam em -ÇÃO, como na palavra “nação”, tire o -ÇÃO e coloque em seu lugar -TION. Dessa forma, a palavra “nação” passou a ser NATION. Então, como ficam as palavras abaixo em inglês? a. Simplificação – b. Observação – c. Sensação – d. Posição – e. Determinação – f. Compensação – g. Naturalização – h. Qualificação – Exercise 3: Rule nº 3 Dos advérbios terminados em -MENTE, como na palavra “naturalmente”, retire a terminação –MENTE e em seu lugar coloque – LY. Teremos então a palavra NATURALLY. Mais uma centena de palavras para a sua “collection”. Veja: a. Politicamente – b. Oralmente – c. Realmente – d. Manualmente – Exercise 4: Rule nº 4 Palavras com -ÊNCIA OU – ÂNCIA em português como “essência” e “elegância”, substitua a terminação por – ENCE e – ANCE. Então: a. Elegância – b. Essência – d. Reverência – e. Turbulência – c. Distância – f. Importância – Exercise 5: Rule nº 5 Palvras adjetivas terminadas em – VEL, terão a terminação -BLE EM INGLÊS. Diga como ficam em português: a. Observable – b. Possible – c. Impossible – d. Favorable – e. Teachable – f. Workable – Exercise 6: Rule nº 6

Page 26: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

E para terminar e não cansar, palavras terminadas em -AL, não muda nada, ficará da mesma forma. Por exemplo, “cristAL” serve tanto para o inglês quanto para o português. Muda um pouco a pronúncia, mas vale a pena guardar esta dica. São tantos os casos (não vale para todas as palavras: sal, por exemplo, não entra na regra), mas cabem mais palavras dentro do que fora. Cite dez palavras nessa condição: - _______________________ - _______________________

- _______________________ -________________________

- _______________________ - _______________________

- ________________________ - _______________________

- ________________________ - _______________________

ARTES - SEMANA 3

A arte sempre esteve presente em nossas vidas desde os tempos mais remotos. Em tempos de pandemia (Covid-19 / Coronavírus), como a que assola nosso país e outros países afora, a arte, em suas diferentes modalidades, tem revelado cada vez mais ser uma linguagem imprescindível à sobrevivência de qualquer ser humano. Diante dessa afirmação, feita por mim, a partir do contexto contemporâneo por nós vivido, leia as citações e imagem abaixo, reflita sobre as mesmas e responda as diferentes questões. “A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores sociais, estéticos e como manifestações sociais, beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial, na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança e novas artes que surgem com as novas tecnologias.”

https://m.brasilescola.uol.com.br › arte

Exercício 1 - Qual a importância da arte em nossas vidas? A) Gerar modificação física. B) Saber dançar. C) Servir para quem quer seguir a carreira artística. D) Gerar um pensamento crítico e buscar um desenvolvimento social e humano.

Exercício 2 – A arte é uma linguagem expressada: A) por animais. B) por seres inanimados. C) pelos seres celestes. D) pelo ser humano. “A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles

mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.” Fernando Pessoa

Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial,

crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Exercício 3 Para Fernando Pessoa, a arte é relevante para o ser humano. Dessa forma, podemos dizer que: A) A arte causa repulsa e é algo sem importância. B) A arte não faz o outro sentir algum tipo de emoção. C) A arte nos leva a compreender quem somos e como nos sentimos, nos fazendo

assumir nossa personalidade e facilitando nossa comunicação com o próximo. D) A arte comercial é sempre feita para atingir um público.

Exercício 4 - As considerações de Fernando Pessoa sobre a Arte nos permitem afirmar que essa é: A) desprezível ao Homem (humanidade). B) insensível ao Homem (humanidade). C) imprescindível ao Homem (humanidade). D) intangível ao Homem (humanidade).

A arte, seja a música, o teatro, a dança ou as artes visuais, são formas de protesto através dos tempos; um exemplo disso é arte de Pablo Picasso, que narra o horror da guerra civil espanhola em “Guernica”. O Bombardeio de Guernica, em 26 de abril de 1937, foi um ataque aéreo por aviões alemães da Legião Condor durante a Guerra Civil Espanhola no País Basco. Acima, podemos ver (”ler”) a obra Guernica: Exercício 5 – É correto afirmar que: A) A arte nunca retrata a realidade. B) A arte tem somente a missão de entreter as pessoas. C) A arte desenvolve o senso crítico, importante para entendermos que não

existem indivíduos iguais. Sendo assim, devemos respeitar a realidade do outro, como a realidade de Guernica, no quadro pintado por Pablo Picasso.

D) A arte mostra apenas a realidade, como na obra de Pablo Picasso.

MATEMÁTICA - SEMANA 4

Na semana passada falamos sobre o conjunto dos números racionais e vamos continuar tratando desse assunto tão importante. Mas antes de prosseguirmos, vamos lembrar outros conjuntos numéricos.

Conjunto dos números naturais:

Page 27: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Conjunto dos números inteiros: Observe que todo número inteiro é também número natural, isso porque o conjunto dos números naturais é subconjunto do conjunto de números inteiros.

Observe os números racionais do quadro a seguir:

-32 -3,2 0,9 25 -9,01 9

-4,5 45 450

42 4,2 -8,1 -13 99,1 24

Responda às questões:

A. Quais desses números são naturais? B. Quais desses números são inteiros? C. Qual desses números é o maior? D. Qual desses números é o menor? E. Quais desses números são racionais não inteiros?

Complete as sentenças a seguir com um dos sinais de comparação: > (maior que), < (menor que) ou = (igual)

A. -2,91 -2,92 B. 2,91 2,92 C. -2,5

D. 4,01 4,002 E. -4,005 -4,05 F. -0,91 0,91

A quantia de R$ 25,00 deverá ser dividida igualmente entre 4 pessoas. Quanto caberá a cada uma?

Na conta-corrente de Adriana, há um saldo devedor de R$ 10,25. Ela fez um depósito de R$ 30,45. Qual é o saldo atual?

Vamos ler o que alguns gráficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pode nos mostrar sobre o nosso país? A seguir temos conjuntos de 100 quadradinhos, que estão representando 100 casas no Brasil.

A. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria microcomputador.

B. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria acesso à internet.

C. Em ______ (conte os quadradinhos coloridos) delas haveria televisão.

GEOGRAFIA - SEMANA 4

Contextualização Dando continuidade à nossa discussão sobre o capitalismo, vamos tratar

agora da atual fase do sistema de produção capitalista: o Capitalismo Financeiro. FASES DO CAPITALISMO Capitalismo Financeiro É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. As indústrias faziam grandes operações de crédito a fim de obter capital para desenvolver inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. Com isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas — as ações — nas bolsas de valores. A compra de ações possibilita ao investidor obter lucro sem participar diretamente da produção das mercadorias.

Page 28: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

As bolsas de valores são um dos grandes símbolos do capitalismo financeiro e um termômetro da economia mundial. Na fotografia, Bolsa de Valores de Nova York, Estados Unidos (2017). Dessa forma, podemos compreender que o marco para a consolidação do Capitalismo Financeiro foi o gradativo processo de transformação das empresas em ações, ou seja, a divisão dos títulos dessas empresas em várias ações que são comercializadas livremente. Os detentores da maior parte desses documentos, os sócios majoritários, são os que tomam as principais decisões, bem como aqueles que acumulam a maior parte do lucro dessas empresas. Outro fator importante referente à expansão do mercado financeiro foi a maior participação dos bancos, que se tornaram os maiores financiadores das empresas por meio de empréstimos ou investimentos diretos. Assim, o sistema bancário tornou-se muito próximo do industrial, constituindo uma complexa relação de complementaridade. Assim, podemos considerar que um marco desse fenômeno no processo econômico foi a bolsa de valores, que se tornou o principal símbolo do Capitalismo Financeiro. É na bolsa de valores que são negociadas as ações e os investimentos em empresas e por empresa, envolvendo negócios que envolvem a especulação de possíveis lucros futuros em relação a investimentos imediatos, o que é um fator de risco. O fato de essa fase do capitalismo também ser chamada de “monopolista” refere-se ao processo de concentração de capitais e de mercado nas mãos de poucas empresas. Afinal, a comercialização de direitos e ações sobre indústrias e instituições provoca a compra de uma marca pela outra, que passa a controlar parte do mercado. Assim, quando um grupo econômico passa a controlar várias empresas que, não necessariamente, atuam no mesmo segmento, diz-se que esse grupo formou uma holding.

Exercícios Resolvidos

1. Algumas empresas de países capitalistas promovem uma associação que as torna um único corpo empresarial, unindo capitais a fim de controlar um determinado mercado, bem como a oferta de produtos e, principalmente, dos preços. Esse tipo de integração é chamado de: A) truste B) cartel C) holding D) interdependência R: Letra C. Holding é uma empresa criada para gerir outras empresas associadas que possuem em comum a mesma atividade produtiva ou serviço ofertado. Trata-se de uma sociedade de empresas. Em geral, essa associação é realizada por meio da negociação de ações das empresas majoritárias e minoritárias nas bolsas de valores.

2. O capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir:

I. É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos; II. Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor; III. É a fase do capitalismo em que mais se ofereceram condições para a proliferação das empresas multinacionais; IV. O capitalismo financeiro foi construído para combater a suposta ameaça socialista soviética no mundo. São corretas as afirmativas: A) I e II B) I e III C) II e IV D) I, II e III R: Letra B. A frase I é verdadeira: na aurora do capitalismo financeiro, as empresas iniciaram o processo de fragmentação de suas ações, que são correntemente comercializadas como mercadorias. A frase II é falsa: ao contrário do que afirma o item, o capitalismo financeiro registra uma ampliação de monopólios, através da consolidação de holdings, trustes e carteis, que, apesar de nem sempre serem práticas permitidas pelo Estado, são amplamente difundidas no atual contexto econômico mundial. A frase III é verdadeira: o capitalismo financeiro instrumentalizou a Globalização em nível econômico mundial, favorecendo a criação de empresas multinacionais. A frase IV é falsa: o surgimento de uma nova fase do capitalismo no século XIX antecede historicamente o socialismo soviético e não possui uma relação direta com ele.

Atividades para o aluno resolver

1. A partir do final do século XIX, período conhecido como Segunda Revolução Industrial e Tecnológica, a fase da livre-concorrência ficava para trás e o capitalismo tornava-se cada vez menos competitivo e mais monopolista. Podemos nos referir a essa fase como: A) Capitalismo mercantilista. B) Capitalismo comercial. C) Capitalismo liberal. D) Capitalismo financeiro. 2. O capitalismo financeiro é também chamado de “capitalismo monopolista”. Assinale a alternativa que apresenta a característica que melhor indica o uso dessa denominação: A) legalização dos cartéis B) avanço do neocolonialismo sobre o terceiro mundo C) criação dos blocos econômicos D) formação de empresas multinacionais 3. Assinale a alternativa que indica corretamente um dos itens que surgiram com a emergência do capitalismo financeiro no início do século XX:

Page 29: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

A) Bancos B) Bolsas de Valores C) Casas de câmbio D) Centros comerciais

Araribá Mais: geografia: manual do professor/ organizadora Ed. Moderna - 1.ed. – SP: Moderna, 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Capitalismo Financeiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/capitalismo-financeiro.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.

HISTÓRIA - SEMANA 4

FASES DA GUERRA Guerra de movimentos (1914). A primeira fase do conflito caracterizou-se pela guerra de movimento, rápido deslocamento de tropas, com o objetivo de destruir o inimigo nas batalhas. O principal país a deslocar seus exercitos foi a Alemanha, que invadiu regiões da França e da Rússia, depois de dividir suas forças em duas frentes. Usando uma tática que foi chamada de Plano Schliefen, os alemães pretendiam primeiro vencer a França para depois atacar a Rússia. Na invasão da França violaram o território belga para evitar as fortificações da futuramente famosa linha Maginot, o que serviu de pretexto para a Inglaterra declarar guerra à Alemanha. A ofensiva alemã foi contida na Batalha do Marne, de 6 a 13 de setembro de 1914. As tropas alemãs retiraram-se para uma linha mais recuada e formaram trincheiras. A guerra de trincheiras (1914–1917) Os movimentos em massa tentados pelos dois exércitos tiveram poucos resultados positivos. Cada avanço de alguns quilômetros custava uma longa preparação e milhares de vidas. Durante três anos, a frente imobilizou-se. Numa extensão de 640 km, dos Alpes ao Mar do Norte, os lados em confronto construíram uma vasta rede de trincheiras, que tinham abrigos subterrâneos e eram cercadas de arame farpado. Atrás da frente de trincheiras havia outras linhas para as quais os soldados podiam se retirar e as quais podiam ser usadas para o envio de auxílio. Entre os exércitos oponentes ficava a “terra de ninguém”, uma vasta superfície de lama, árvores despedaçadas e troncos partidos. A guerra de trincheiras era uma batalha de nervos, resistência e coragem, travada ao som estrondoso da artilharia pesada. Era também uma carnificina. Quando os soldados atacantes escalavam suas trincheiras e avançavam corajosamente ao longo da “terra de ninguém”, eram dizimados pelo fogo da artilharia pesada e caçados pelas metralhadoras. Apesar das baixas assustadoras, pequena área mudava de mãos. Grande parte do heroísmo, do sacrifício e das mortes redundava em nada. A guerra havia se transformado radicalmente. As manobras estratégicas do período napoleônico e as fulgurantes ofensivas previstas nos manuais militares tornaram-se antiquadas, graças a uma nova arma, a metralhadora.

Na frente oriental, os alemães, mais bem equipados, sob o comando do general Hindenburg, conseguiram diversas vitórias sobre o numeroso, mas pouco preparado, exército do czar russo. Com as vitórias alemãs sobre a Rússia, a Turquia entrou na guerra ao lado da Tríplice Aliança, investindo contra o pan-eslavismo russo. Em 1915, os italianos, apesar de aliados à Áustria e à Alemanha, entraram na guerra ao lado da Entente, o que se justifica graças aos tratados secretos, segundo os quais a França e a Inglaterra prometiam à Itália as regiões do Trento, Tirol e Ístria, então sob domínio austríaco. Ainda em 1915, o Japão também entrava na guerra contra a Alemanha, mas após dominarem os territórios alemães na China e mais algumas colônias, os japoneses retiraram-se da guerra.

Trincheira na Primeira Guerra

A entrada dos Estados Unidos e o colapso da Tríplice Aliança (1917–1918) Iniciada a guerra, os EUA permaneceram neutros, embora emprestassem capitais e vendessem armas e manufaturados aos países da Entente. Sabiam que da guerra só haveria um vencedor – Alemanha ou Inglaterra –, que dividiria com os americanos o mercado mundial. A vitória do imperialismo alemão significaria o surgimento de um inimigo muito mais perigoso para o jovem imperialismo americano. Assim, o destino da Entente estava ligado ao de seu maior credor: os EUA. Em 1917, a Alemanha declarou a guerra submarina, sem restrições, a todos os países da Entente. Seriam afundados quaisquer navios de países neutros ou que se dirigissem favoravelmente à Entente. Os EUA romperam relações com a Alemanha. Em março de 1917, alguns navios americanos em comércio com a Inglaterra foram afundados por submarinos alemães. Em 6 de abril, o Congresso americano votou favoravelmente à declaração de guerra à Alemanha. Em novembro de 1917, a revolução socialista saiu vitoriosa na Rússia. Em março de 1918, em Brest-Litovsk, o governo da Rússia soviética assinou a paz com a Alemanha, aceitando suas condições que incluíam a entrega da Polônia, da Ucrânia e da Finlândia, e se retirava da guerra. Na primavera de 1918, a superioridade alemã era visível. A Entente estava ameaçada de perder a guerra e os EUA, seu dinheiro. Os EUA enviaram mais soldados para a França, que chegou a quase dois milhões de homens. Essa participação foi decisiva para a derrota dos impérios centrais da Tríplice Aliança. Diante das sucessivas derrotas do exército alemão, revoltas internas derrubaram o II Reich e o novo governo republicano assinou um acordo em 11 de novembro de 1918, pondo fim à guerra. OS ACORDOS DE PAZ Com o fim da guerra, os EUA propuseram a ideia de paz sem vencedores, os chamados 14 pontos de Wilson. Porém, França e Inglaterra desejavam uma paz

Page 30: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

punitiva para a Alemanha. Em junho de 1919, o Tratado de Versalhes fixava as penas a serem aplicadas aos vencidos. A Alemanha, considerada a “grande culpada” pelo conflito, perdeu parte de seu território, suas colônias, viu-se privada do território do Sarre (rico em carvão), foi obrigada a desmilitarizar a região da Renânia (fronteira com a França) e a devolver o território da Alsácia- Lorena à França, teve seus exércitos reduzidos para 100 mil homens, e arcou com o pagamento de uma indenização de 33 bilhões de dólares. Ainda pelo tratado, criou-se oficialmente a Liga das Nações, encarregada de preservar a paz mundial, sem a participação de alemães e soviéticos.

Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial

ENFIM, O SÉCULO XX Alguns historiadores afirmam que a Grande Guerra “inaugurou” o século XX. Os padrões de vida do século XIX foram deixados para trás. As mulheres passaram a ocupar lugar de destaque no mercado de trabalho e seus hábitos e padrões mudaram: passaram a lutar pelo voto, a fumar em público e ter mais liberdade. Em relação a política e a economia, a guerra mudou o mapa europeu e marcou o fim dos grandes impérios, além de ter destruído a economia europeia, transformando os EUA na maior potência do planeta.

Exercícios

1 - Leia o texto para responder à questão. A humanidade sobreviveu. Contudo o grande edifício da civilização desmoronou nas chamas da guerra […] Para os que cresceram em 1914 o contraste foi tão impressionante que se recusaram a ver qualquer continuidade com o passado. Paz significava “antes de 1914”. […] depois disso veio algo que não merecia esse nome. Era compreensível. Em 1914, não havia grande guerra fazia um século. (HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2ª Edição, 1995, p.30-31.) Explique duas mudanças na forma de se fazer guerra que ocorreram a partir de 1914. __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

________________________________________________________________

2 - Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes: Art. 45 – (…) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. Art. 119 – A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar. Art. 198 – As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais. Art. 232 – Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de cada uma. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117) Explique o principal objetivo do Tratado de Versalhes.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

CIÊNCIAS - SEMANA 4

RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES NA SAÚDE. Leia atentamente e com calma as informações. Faça um resumo das informações e anote em seu caderno de ciências.

Muitos dos objetos que utilizamos no dia a dia provêm de indústrias que transformam materiais em produtos.

A radioatividade tem larga aplicação em nossa sociedade; portanto, na medicina não poderia ser diferente. A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.

Na medicina, é comum introduzir no organismo de alguns pacientes radioisótopos artificiais,

denominados radiotraçadores. Eles recebem esse nome porque, ao serem transportados pelo corpo da pessoa, emitem radiações que permitem seu monitoramento, sabendo por onde passaram e onde se depositaram. Isso permite que o radiologista faça um mapeamento de órgãos.

Um exemplo de radioisótopo é o iodo-131 que é usado no tratamento de câncer de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, suas radiações gama destroem as

Page 31: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

células cancerígenas. Abaixo temos um quadro com exemplos de outros radioisótopos e sua utilização na medicina:

Além disso, é possível produzir imagens para os médicos analisarem, pois as radiações beta e gama incidem sobre filmes fotográficos. As imagens também são geradas por radioisótopos emissores de pósitrons e assim é possível detectar se a lesão em questão é benigna ou maligna.

Um tomógrafo usado para esse fim é o PET, sigla que vem do inglês, pósitron emission tomography, isto é, Tomografia por Emissão de Pósitron. O paciente submetido a esse exame recebe uma

injeção com radioisótopo emissor de pósitron ligado a uma molécula que tem afinidade com o órgão do paciente que será estudado. Normalmente o radioisótopo utilizado é o flúor-18 com período de meia-vida de apenas 108 min. Ao redor do paciente estarão detectores de radiação que detectarão a emissão de ondas eletromagnéticas dos pósitrons que colidem com os elétrons. Dessa forma, o órgão é mapeado.

É claro que para cada caso deve haver uma avaliação médica criteriosa que decidirá se o benefício será maior que o risco, visto que a radiação também pode danificar células boas.

A RADIOATIVIDADE É AMPLAMENTE UTILIZADA NA MEDICINA

Exercícios Resolvidos.

Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem:

A - Quais os radioisótopos mais utilizados?

Resposta: Tecnécio-99, flúor-18, iodo-131 e gálio-67 são exemplos de radiofármacos utilizados pela medicina nuclear. Os radiofármacos são formados por radionuclídeos ou radioisótopos e, portanto, recebem o nome desses átomos.

Agora é sua vez! Procure realizar os exercícios conforme os exemplos dos exercícios resolvidos. Busque apoio com seu responsável e anote as dúvidas no caderno de ciências.

Exercício 01 - Leia com atenção o texto acima e responda as questões que se seguem:

A. O que é a radiação quais são as suas aplicações?

B. Qual o uso da radiação na medicina?

EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMANA 4

Lutas História

Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, passando por babilônicos, egípcios, japoneses, chineses, gregos e romanos, desde milhares de anos antes de Cristo até hoje.

Sendo praticada por tanto tempo e em tantos lugares, obviamente há os mais diversos tipos de luta espalhados pelo mundo, sendo difícil determinar exatamente uma origem. Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.

O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana. Foi o primeiro passo para a profissionalização. Nos Jogos de Atenas-1896, a luta greco-romana já apareceu no programa olímpico, na categoria superpesado. O primeiro medalhista de ouro foi o alemão Carl Schuhmann.

A partir de St. Louis-1904, os Jogos passaram a contar também com a luta livre, a única disputada naquele ano. Essa versão da modalidade já chegou dividida em várias categorias de peso — galo, pena, leve e superpesado, por exemplo. A luta greco-romana voltou a fazer parte do programa em Atenas-1906, quando o estilo livre ficou de fora.

Em Londres-2012, a luta olímpica distribuiu 18 medalhas de ouro no total. Os maiores vencedores foram a Rússia, o Irã e o Japão. Os russos conquistaram quatro ouros: três no masculino e um no feminino. As disputas entre as mulheres foram dominadas pelas japonesas, que ficaram com três ouros. Já os iranianos subiram ao lugar mais alto do pódio três vezes entre os homens.

Fonte: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/lutas

Sabemos que as lutas existem há anos e ainda é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, mas percebemos que algumas pessoas tem um certo preconceito quando se fala em lutas. Você também percebe isso? Vamos refletir…

1 - Você sabia que as lutas eram praticadas como modalidades esportivas desde da Grécia Antiga? O que você pensa sobre as lutas na atualidade? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Page 32: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

2 - Você acha que qualquer pessoa pode praticar esportes de lutas? Crianças, adolescentes, adultos, idosos… justifique sua resposta. __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Encontre 10 modalidades de lutas na cruzadinha abaixo.

S U M Ô V O L E I B O M M A

A A J Y K C A R O R E G A L

M R U M U B T K A R A T Ê A

O A D A N C A U W A R A K T

A T Ô R G B R N Y T T E A E

R E K C T F I G G O L K R R

T C Y I R S U F I R H W A A

J I U J I T S U G E A O O L

K C L G O L S D I D R N K A

C A P O E I R A Y E I D Ê T

M P N F U T E B O L A O Ç Q

M U A Y T H A I X N E X O B

INGLÊS - SEMANA 4

Hello, students! How are you? Na nossa última aula fizemos uma série de exercícios de vocabulário com

estratégias e regras. Na aula de hoje, o nosso foco será interpretação de texto. Vamos começar. Let’s begin.

TEXT:

Exercise 1: Responda. a. Como o fumo de cigarro é descrito no texto?

__________________________________________________________________

b. A que ele é comparado?

_________________________________________________________________

c. A quais doenças o fumo está relacionado?

__________________________________________________________________

d. Que expressão em inglês substituiria a palavra “tabbaco”?

__________________________________________________________________

Exercise 2: Como se traduz? a. a natural drug activity:__________________________________________

b. cancer death: _________________________________________________

c. alcohol consumption: ___________________________________________

Vocabulary: Among – entre However – Entretanto smoking – fumo Death – morte Lung – pulmão Disease – doença Only – apenas Exercise 3: Leia o texto abaixo e circule o significado das palavras.

Another busy day at the gym

Did you have a busy day yesterday? Tattoo Boy did. When he arrived at work, he looked at his to-do list. And this is what he did. He checked the pool temperature four times during the day, he helped the new members with the machines, he talked to the manager about his ideas for new fitness classes, he created fitness plans for new members, and he cleaned the machines. At the end of the day, his boss called him. “Did you do all the things on your list?”, she asked. “Yes, I did,” Tattoo Boy answered. “What about the studio? Is it ready for the party?” she asked. Tattoo Boy was surprised. “What party?”, he asked. “There is another item on the other side of the paper”. Tattoo Boy was very worried, but then he had an idea. He called his friend Stu. And the decoration was a success. a) gym – escola / academia / cursob) b)pool – piscina / praia / sauna c) classes – palestras /peças /aulasd d)boss – amigo /chefe / adversário e) party – restaurant / bar / festa f)worried – preocupado / nervoso /ocupado

Tabbaco

Since 1990, cigarette smoking has been a natural drug activity. It is compared only to alcohol consumption. However, statistics show that the number of cases of lung cancer, bronchitis, and the heart diseases connected to smoking is enormous. For example, about 30 percent of cancer death among men in the United States may be attributed to cigarette smoking.

Page 33: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

Exercise 4: Marque (V) verdadeiro ou (F) falso de acordo com o texto do exercício anterior. ( ) Tattoo Boy teve um dia bem agitado ontem. ( ) Ele checou a temperatura da água da piscina três vezes ontem. ( ) A única coisa que Tattoo Boy não fez ontem foi limpar as máquinas. ( ) Tattoo Boy não viu que teria que preparar a decoração da festa no estúdio. ( ) Tattoo Boy decorou a festa sozinho.

ARTES - SEMANA 4

Como analisar obras de Arte

Ao estudarmos os conceitos de beleza relacionados à estética percebemos que qualquer tipo de obra estabelece uma relação com o espetador, uma troca de sentido e significado, um testemunho histórico, social, cultural e religioso. Dessa forma, ao apreciar uma obra de arte é importante saber analisar os elementos presentes nela para que ocorra essa troca da melhor maneira possível e o espectador compreenda, então, o que o artista quis transmitir.

Por que é importante? A leitura de uma obra é uma atividade tão importante quanto a produção artística, pois possibilita a interpretação das imagens, compreensão e apreensão de informações. Veja alguns exemplos de questões que envolvem leitura e análise dos elementos da sintaxe visual bem como conhecimento sobre o artista ou sua época: Então, como analisar uma obra de Arte? Uma mesma obra pode despertar diferentes sensações em cada pessoa. Então não existe uma receita de como ler uma obra de arte. Mas é possível levar em consideração a época, a técnica, o tema e os recursos usados pelo artista para melhor compreender sua função. Seguem alguns passos básicos para analisar uma obra: PRIMEIRO: leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação, e aí é preciso pesquisar um pouco mais. SEGUNDO: analise o objetivo da execução da obra (sua função). Para isso, busque informações sobre o artista, sua época e características do seu trabalho. Em algumas obras é preciso decifrar códigos e significados de símbolos apresentados, e isso só é possível por meio de pesquisa.

Função artística: através da organização dos elementos que compõem a sintaxe artística, cria composições que atraem a atenção do espectador.

Função pragmática: apresenta um caráter educacional. visa transmitir conhecimentos de todas as ordens: científicos, espirituais, políticos e culturais através da produção artística.

Função religiosa: objetiva divulgar preceitos, dogmas e eventos de uma determinada religião, para referenciar os fiéis da mesma.

Função ambiental: visa exaltar e/ou denunciar aspectos relacionados com o meio ambiente: sua beleza, preservação e, também, sua exploração.

Função individual: através da produção artística, o compositor, motivado pelos acontecimentos que o rodeiam, expressa seus sentimentos.

Função histórica: registra e retrata fatos relacionados com uma determinada época relevantes para uma civilização.

Função política: tem objetivo social ao representar eventos da ação política de uma comunidade, um povo ou nação. Observação: além dessas funções existem outras, e todas podem coexistir em uma só obra ou projeto artístico.

Título: Abaporu

Autor: Tarsila do

Amaral

Época: 1928

Dimensão: 85cm x

73cm.

Técnica: óleo sobre tela

Page 34: PORTUGUÊS - SEMANA 1minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Apostila... · Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ... hegemonia mundial. O CAPITALISMO E

TERCEIRO: perceba os elementos que a compõem (as cores, linhas, texturas, etc.) e examine o direcionamento da luz. Já falei sobre os elementos básicos da composição visual aqui. Sabemos que esses elementos são capazes de comunicar sentimentos, e isso ajuda na interpretação da obra. Texto adaptado: http://www.falandodeartes.com.br/2014/05/como-analisar-obras-de-arte.html I - Atividade: http://auladeartegetsemani.blogspot.com/2017/02/como-ler-e-interpretar-obras-de-arte.html II – Atividade: Escolha uma paisagem de uma revista, recorte e cole abaixo. Analise a imagem e responda as perguntas “G” à letra “M” da questão anterior.

Colaboração:

Adriana Kovacs Albanete Reis Gonçalves Ana Clara Camara Gomes Ana Daniela Rufino Ana Maria Vianna Ana Paula Rodrigues Machado André de Moraes Almeida Antonio José Rodrigues Antunes Bruno De Sousa Dantas Carla de Arruda Carlos Eduardo Teles da Silva Carlos Eduardo Vaz Lopes Daniele Rodrigues dos Santos Diógenes Luiz da Silva Edson Estarneck Enderson Alceu Alves Elaine Gomes Santos Elizabeth Gomes Valladares Fabiano Taranto Pereira Rodrigues Fábio Carneiro Mendonça Lima Fagner dos Sanos Fabio Colaro da Silva Gomes Felipe Machado

Ieda Carvalho Jacson Correa Leandro Azeredo De Oliveira Silva Luciana Nonato Luiz Otavio Luz Madson Lacerda Marcos Cruz Mauro de Oliveira Tavares Junior Michele Lagrutta Renata Constantino Renata Fabiane Rejane Ferreira Rosana Lúcia Santos De Carvalho Nunes Da Cunha Rubens Machado Ruth Moreira Sammy Cardoso Tiago Rocha Alves Vagner da Rocha Monteiro Verônica da Costa Silveira Vilson Ferreira Lopes Vinícius Andrade Nunes Vinícius dos Santos Fernandes Waleska Rangel Bento