portuguÊs planificaÇÃo anual – 3.º ano ano letivo 2016 ... fileler um texto com articulação...

22
1 Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016/2017 PORTUGUÊS Domínios Objetivos Descritor de desempenho Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas. Identificar informação essencial. Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu. Produzir um discurso oral com correção Usar a palavra com um tom audível, boa articulação e ritmo adequados. Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e preciso, e estruturas frásicas cada vez mais complexas Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Adaptar o discurso às situações de comunicação. Recontar, contar e descrever. Informar, explicar. Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação. Fazer um pequeno discurso com intenção persuasiva. (por exemplo, com o exercício “mostra e conta”: por solicitação do professor, o aluno traz um objeto e apresenta à turma as razões da sua escolha). Desempenhar papeis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões. Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos. Assumir diferentes papéis (entrevistador, entrevistado, porta-voz…). Interpretar pontos de vista diferentes. Retomar o assunto, em situação de interação. Justificar opiniões, atitudes, opções. Acrescentar informação pertinente. Precisar ou resumir ideias. Leitura Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras , cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica.

Upload: vunhi

Post on 13-Feb-2019

259 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

1

Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade1.º Ciclo

PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016/2017

PORTUGUÊS

Domínios Objetivos Descritor de desempenho

Oralidade

Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas. Identificar informação essencial. Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.

Produzir um discurso oral com correção

Usar a palavra com um tom audível, boa articulação e ritmo adequados. Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e preciso, e estruturas frásicas cada vez mais complexas

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

Adaptar o discurso às situações de comunicação. Recontar, contar e descrever. Informar, explicar. Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de

informação. Fazer um pequeno discurso com intenção persuasiva. (por exemplo, com o exercício “mostra e conta”: por

solicitação do professor, o aluno traz um objeto e apresenta à turma as razões da sua escolha). Desempenhar papeis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o

assunto e justificando opiniões.

Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.

Assumir diferentes papéis (entrevistador, entrevistado, porta-voz…). Interpretar pontos de vista diferentes. Retomar o assunto, em situação de interação. Justificar opiniões, atitudes, opções. Acrescentar informação pertinente. Precisar ou resumir ideias.

Leitura Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas

Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras , cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica.

Page 2: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

2

Ler em voz alta palavras e textos.

Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares nos textos utilizados na escola.

Descodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 ou 6 letras e trissilábicas de 7 ou mais letras e sem hesitação e quase tão rapidamente para as trissilábicas como para as dissilábicas.

Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente

Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por minuto.

Ler textos diversos. Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, notícias, cartas, convites e banda desenhada.

Apropriar-se de novos vocábulos. Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos

e conhecimento do mundo (por exemplo, relações de parentesco, naturalidade e nacionalidade, costumes e tradições, desportos, serviços, livraria, biblioteca, saúde e corpo humano.

Organizar os conhecimentos do texto

Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras.

Identificar o tema ou assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira. Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.

Formular questões intermédias e enunciar expectativas e direções possíveis durante a leitura de um texto. Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto

curto, de cerca de 100 palavras, lido anteriormente Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades de ação.

Monitorizar a compreensão. Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-los no dicionário.

Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.

Estabelecer uma lista de fontes pertinentes de informação relativas a um tema, através de pesquisas na biblioteca e pela internet.

Procurar informação na internet para preencher esquemas anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas em grupo.

Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecimentos.

Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações que possam ser objetos de juízos de valor.

Escrita

Desenvolver o conhecimento da ortografia.

Indicar, para as relações fonema- grafema mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as diferentes possibilidades de “leitura” (em ambos os casos exemplificando com palavras).

Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes terminados em -ão- e os nomes ou adjetivos terminados em consoante.

Escrever um texto, em situação de ditado, quase sempre sem cometer erros.

Page 3: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

3

Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

Identificar e utilizar o hífen. Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas. Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto de exclamação; dois pontos (introdução do

discurso direto). Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação

dos ditongos dos dígrafos rr e ss.Planificar a escrita de textos. Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as.

Redigir corretamente. Utilizar uma caligrafia legível. Usar vocabulário adequado. Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.

Escrever textos narrativos. Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como. Introduzir diálogo em textos narrativos

Escrever textos informativos. Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico e pormenores, e a conclusão.

Escrever textos dialogais. Escrever diálogos, contendo a fase de abertura, a fase de interação e a fase de fecho.

Escrever textos descritivos. Escrever descrições de pessoas, objetos ou paisagens, referindo características essenciais.

Escrever textos diversos. Escrever, convites e cartas. Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada.

Rever textos escritos. Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas. Verificar a adequação do vocabulário usado. Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação Literária

Ler e ouvir ler textos literários.

Ler e ouvir obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. Praticar a leitura silenciosa. Ler em voz alta, após preparação da leitura. Ler poemas em coro ou em pequenos grupos.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Reconhecer regularidades versificatórias (rima, sonoridade, cadência). Confrontar as previsões feitas sobre o texto com o assunto do mesmo. Identificar, justificando, as personagens principais. Fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento – objeto). Recontar textos lidos. Propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar a ações, inserindo ou

mudando o desenlace. Propor títulos alternativos para textos. Interpretar sentidos de linguagem figurada. Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos.

Ler para apreciar textos literários. Ler e ouvir obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

Ler em termos pessoais. Ler, por iniciativa própria ou com orientação do professor, textos diversos, nomeadamente os

disponibilizados na Biblioteca Escolar. Apresentar à turma livros lidos, justificando a escolha.

Page 4: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

4

Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.

Memorizar e dizer poemas, com clareza e entoação adequadas. Dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação). Escrever pequenos textos em prosa, mediante proposta do professor ou por iniciativa própria. Escrever pequenos poemas, recorrendo a poemas modelo.

Gramática

Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português

Classificar palavras quanto ao número de sílabas Distinguir sílaba tónica e átona Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.

Conhecer propriedades das palavras

Identificar nomes próprios e comuns. Identificar as três conjunções verbais. Identificar pronomes pessoais (forma tónica). Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos. Identificar o quantificador numeral. Identificar advérbios de negação e de afirmação. Distinguir palavras varáveis de invariáveis. Reconhecer masculinos e femininos de radical diferente. Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em -ão. Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em -ão. Flexionar pronomes pessoais (número, género e pessoa). Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes (por exemplo, dizer, estar, fazer, ir ,poder,

querer, ser, ter, vir) no presente do indicativo. Identificar radicais de palavras de uso mais frequente. Identificar afixos de uso mais frequente. Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos. Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.

Analisar e estruturar unidades sintáticas.

Identificar as seguintes tipos de frase: declarativa, interrogativa e exclamativa. Distinguir frase afirmativa de negativa. Identificar marcas do discurso direto do modo escrito. Expandir e reduzir frases, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras

Compreender formas de organização do léxico

Identificar relações de significado entre palavras: sinónimos e antónimos

MATEMÁTICA

Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de desempenhoNúmeros e Númer Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo».

Page 5: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

5

Operações os naturai

s

Ler e escrever números inteiros. Estender as regras de construção dos numerais cardinais até um milhão. Efetuar contagens progressivas e regressivas, com saltos fixos, que possam

tirar partido das regras de construção dos numerais cardinais até um milhão.Conhecer a numeração romana Conhecer e utilizar corretamente os numerais romanos.

Sistema de nu

meração

decimal

Descodificar o sistema de numeração decimal

Designar mil unidades por um milhar e reconhecer que um milhar é igual a dez centenas e a cem dezenas.

Representar qualquer número natural até 1.000.000, identificando o valor posicional dos algarismos que o compõem e efetuar a leitura por classes e por ordens.

Comparar números naturais até 1.000.000 utilizando os símbolos «<» e «>». Efetuar a decomposição decimal de qualquer número natural até um milhão. Arredondar um número natural à dezena, à centena, ao milhar, à dezena de

milhar ou à centena de milhar mais próxima, utilizando o valor posicional dos algarismos.

Adição e subtração

Adicionar e subtrair números naturais Adicionar dois números naturais cuja soma seja inferior a 1.000.000, utilizando

o algoritmo da adição. Subtrair dois números naturais até 1.000.000, utilizando o algoritmo da

subtração.

Resolver Problemas

Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar.

Page 6: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

6

Multiplicação

Multiplicar números naturais

Saber de memória as tabuadas do 7, do 8, e do 9. Utilizar corretamente a expressão « múltiplo de » e reconhecer que os múltiplos

de 2 são os números pares. Reconhecer que o produto de um número por 10, 100, 1000, etc. se obtém

acrescentando à representação decimal desse número o correspondente número de zeros.

Efetuar mentalmente multiplicações de números com um algarismo por múltiplos de dez inferiores a cem, tirando partido das tabuadas.

Efetuar a multiplicação de um número de um algarismo por um número de dois algarismos, decompondo o segundo em dezenas e unidades e utilizando a propriedade distributiva.

Multiplicar fluentemente um número de um algarismo por um número de dois algarismos, começando por calcular o produto pelas unidades e retendo o número de dezenas obtidas para o adicionar ao produto pelas dezenas.

Multiplicar dois números de dois algarismos, decompondo um deles em dezenas e unidades, utilizando a propriedade distributiva e completando o cálculo com recurso à disposição usual do algoritmo.

Multiplicar quaisquer dois números cujo produto seja inferior a um milhão, utilizando o algoritmo da multiplicação.

Reconhecer os múltiplos de 2, 5 e 10 e por inspeção do algarismo das unidades.

Números e Operações

Resolver problemas Resolver problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.

Divisão Efetuar divisões inteiras

Resolver problemas

Efetuar divisões inteiras identificando o quociente e o resto quando o divisor e o quociente são números naturais inferiores a 10, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas.

Reconhecer que o dividendo é igual à soma do resto com o produto do quociente pelo divisor e que o resto é inferior ao divisor.

Efetuar divisões inteiras com divisor e quociente inferiores a 10 utilizando a tabuada do divisor e apresentar o resultado com a disposição usual do algoritmo.

Utilizar corretamente as expressões «divisor de» e «divisível por» e reconhecer que um número natural é divisor de outro se o segundo for múltiplo do primeiro (e vice-versa).

Reconhecer que um número natural é divisor de outro se o resto da divisão do segundo pelo primeiro for igual a zero.

Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento

Page 7: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

7

Números e Operações

Números

racionais

não negativos

Medir com frações

Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração unitária (sendo b um número natural) como um número igual à medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposição da unidade em b segmentos de reta de comprimentos iguais.

Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração (sendo a e b números naturais) como um número, igual à medida do comprimento de um segmento de reta obtido por justaposição retilínea, extremo a extremo, de a

segmentos de reta com comprimentos iguais medindo . Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador». Utilizar corretamente os numerais fracionários. Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo número de partes

equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo. Reconhecer que o número natural a, enquanto medida de uma grandeza, é

equivalente à fração e identificar, para todo o número natural b, a fração como número 0.

Fixar um segmento de reta como unidade de comprimento e representar números naturais e frações por pontos de uma semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo que o ponto que representa determinado número se encontra a uma distância da origem igual a esse número de unidades.

Identificar «reta numérica» como a reta suporte de uma semirreta utilizada para representar números não negativos, fixada uma unidade de comprimento.

Reconhecer que frações com diferentes numeradores e denominadores podem representar o mesmo ponto da reta numérica, associar a cada um desses pontos representados por frações um «número racional» e utilizar corretamente neste contexto a expressão «frações equivalentes».

Identificar frações equivalentes utilizando medições de diferentes grandezas. Reconhecer que uma fração cujo numerador é divisível pelo denominador

representa o número natural quociente daqueles dois. Ordenar números racionais positivos utilizando a reta numérica ou a medição de

outras grandezas. Ordenar frações com o mesmo denominador. Ordenar frações com o mesmo numerador. Reconhecer que uma fração de denominador igual ou superior ao numerador

representa um número racional respetivamente igual ou inferior 1 a e utilizar corretamente o termo «fração própria».

Page 8: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

8

Adicionar e subtrair números racionais

Reconhecer que a soma e a diferença de números naturais podem ser determinadas na reta numérica por justaposição retilínea extremo a extremo de segmentos de reta.

Identificar somas de números racionais positivos como números correspondentes a pontos da reta numérica, utilizando justaposições retilíneas extremo a extremo de segmentos de reta, e a soma de qualquer número com zero como sendo igual ao próprio número.

Identificar a diferença de dois números racionais não negativos, em que o aditivo é superior ou igual ao subtrativo, como o número racional que se deve adicionar ao subtrativo para obter o aditivo e identificar o ponto da reta numérica que corresponde à diferença de dois números positivos utilizando justaposições retilíneas extremo a extremo de segmentos de reta.

Reconhecer que é igual a 1 a soma de a parcelas iguais a .

Reconhecer que a soma a de parcelas iguais a (sendo a e b números

naturais) é igual a e identificar esta fração como os produtos a x e x a. Reconhecer que a soma e a diferença de frações de iguais denominadores

podem ser obtidas adicionando e subtraindo os numeradores. Decompor uma fração superior a na soma de um número natural e de uma

fração própria utilizando a divisão inteira do numerador pelo denominador.Sistema de nu

meração

decimal

Representar números racionais por dízimas

Identificar as frações decimais como as frações com denominadores iguais a 10, 100, 1000, etc.

Reduzir ao mesmo denominador frações decimais utilizando exemplos do sistema métrico.

Adicionar frações decimais com denominadores até 1000, reduzindo ao maior denominador.

Representar por 0,1 , 0,01 e 0,001 os números racionais , e , respetivamente. Representar as frações decimais como dízimas e representá-las na reta

numérica. Adicionar e subtrair números representados na forma de dízima utilizando os

algoritmos. Efetuar a decomposição decimal de um número racional representado como

dízima.

Resolver problemas

Representar problemas de até três passos envolvendo números racionais representados de diversas formas e as operações de adição e subtração.

Page 9: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

9

Geometria e Medida

Localização e orientação no espaço

Situar-se e situar objetos no espaço

Identificar dois segmentos de reta numa grelha quadriculada como paralelos se for possível descrever um itinerário que começa por percorrer um dos segmentos, acaba percorrendo o outro e contém um número par de quartos de volta.

Identificar duas direções relativamente a um observador como perpendiculares quando puderem ser ligadas por um quarto de volta.

Reconhecer e representar segmentos de reta perpendiculares e paralelos em situações variadas.

Reconhecer a perpendicularidade entre duas direções quando uma é vertical e outra horizontal.

Reconhecer, numa grelha quadriculada na qual cada fila “horizontal” («linha»)e cada fila “vertical” («coluna») está identificada por um símbolo, que qualquer quadrícula pode ser localizada através de um par de coordenadas.

Identificar quadrículas de uma grelha quadriculada através das respetivas coordenadas.

Figuras

geométrica

s

Reconhecer propriedades geométricas

Identificar uma «circunferência» em determinado plano como o conjunto de pontos desse plano a uma distância dada de um ponto nele fixado e representar circunferências utilizando um compasso.

Identificar uma «superfície esférica» como o conjunto de pontos do espaço a uma distância dada de um ponto.

Utilizar corretamente os termos «centro», «raio» e «diâmetro». Identificar a «parte interna de uma circunferência» como o conjunto dos pontos

do plano cuja distância ao centro é inferior ao raio. Identificar um «círculo» como a reunião de uma circunferência com a respetiva

parte interna. Identificar a «parte interna de uma superfície esférica» como o conjunto dos

pontos do espaço cuja distância ao centro é inferior ao raio. Identificar uma «esfera» como a reunião de uma superfície esférica com a

respetiva parte interna. Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel

vegetal, etc.

Page 10: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

10

Medida

Medir comprimentos e áreas.

Relacionar as diferentes unidades de medida de comprimento do sistema métrico.

Medir distâncias e comprimentos utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões.

Construir numa grelha quadriculada figuras não geometricamente iguais com o mesmo perímetro.

Reconhecer que figuras com a mesma área podem ter perímetros diferentes. Fixar uma unidade de comprimento e identificar a área de um quadrado de

lado de medida 1 como uma «unidade quadrada». Medir a área de figuras decomponíveis em unidades quadradas. Enquadrar a área de uma figura utilizando figuras decomponíveis em unidades

quadradas. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida, em unidades

quadradas, da área de um retângulo de lados de medidas inteiras é dada pelo produto das medidas de dois lados concorrentes.

Reconhecer o metro quadrado como a área de um quadrado com um metro de lado.

Medir massas

Relacionar as diferentes unidades de massa do sistema métrico. Realizar pesagens utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar

conversões. Saber que um litro de água pesa um quilograma.

Medir capacidades Relacionar as diferentes unidades de capacidade do sistema métrico. Medir capacidades utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar

conversões.

Medir o tempo

Saber que o minuto é a sexagésima parte da hora e que o segundo é a sexagésima parte do minuto.

Ler e escrever a medida do tempo apresentada num relógio de ponteiros em horas e minutos.

Efetuar conversões de medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos.

Adicionar e subtrair medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos.

Contar dinheiro Adicionar e subtrair quantias de dinheiro.

Resolver problemas Resolver problemas de até três passos envolvendo medidas de diferentes

grandezas.

Organização e tratamento de

Represen Representar conjuntos de dados

Representar conjuntos de dados expressos na forma de números inteiros não negativos em diagramas de caule-e-folhas.

Page 11: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

11

dados tação e tratamento de

dados

Tratar conjuntos de dados

Identificar a «frequência absoluta» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o número de dados que pertencem a essa categoria/classe.

Identificar a «moda» de um conjunto de dados qualitativos/quantitativos discretos como a categoria/classe com maior frequência absoluta.

Saber que no caso de conjuntos de dados quantitativos discretos também se utiliza a designação «moda» para designar qualquer classe com maior frequência absoluta do que as classes vizinhas, ou seja, correspondentes aos valores imediatamente superior e inferior.

Identificar o «máximo» e o «mínimo» de um conjunto de dados numéricos respetivamente como o maior e o menor valor desses dados e a «amplitude» como a diferença entre o máximo e o mínimo.

Resolver problemas

Resolver problemas envolvendo a análise de dados representados em tabelas, diagramas ou gráficos e a determinação de frequências absolutas, moda, extremos e amplitude.

Resolver problemas envolvendo a organização de dados por categorias/classes e a respetiva representação de uma forma adequada.

ESTUDO DO MEIO

Domínios Objetivos Descritor de desempenhoLocalização no

espaço e no tempo

Localizar, em relação a um ponto de referência, elementos naturais e humanos do meio local, utilizando diferentes processos de orientação.

Identificar os pontos cardeais e usá-los para localizar elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive.

Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação na Terra.

Ler formas simplificadas de representação cartográfica utilizando o título, a legenda e a orientação.

Utilizar representações cartográficas de várias escalas, em suporte de papel, para localizar a casa, a escola, o bairro, a localidade, a freguesia, o concelho em relação à região onde vive.

Utilizar o globo terrestre e o planisfério para localizar lugares ou elementos naturais e humanos no Mundo (países, cidades, rios...).

Utilizar mapas de diferentes escalas, para localizar espaços e acontecimentos à escala local, nacional.

Utilizar diferentes unidades/convenções temporais e situar no tempo rotinas, datas, eventos e personagens da História e das comunidades atuais.

Utilizar diferentes unidades de tempo: dia, semana, mês, ano, década. Sequencializar, por ordem cronológica, datas, personagens e factos significativos associados

à história local e nacional. Estimar a distância temporal e/ou intervalo entre acontecimentos.

Page 12: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

12

Construir linhas de tempo relacionadas com rotinas e datas significativas para a história pessoal, local e nacional

Construir diferentes linhas de tempo (lineares: verticais ou horizontais; circulares, em espiral, em zig-zag…) relacionadas com datas e factos significativos da história pessoal, local e nacional.

Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo pessoal, local e nacional, reconhecendo diferentes ritmos (mudança gradual ou de rutura) e direções (progresso, ciclo, permanência, simultaneidade).

Reconhecer mudanças nas culturas e tradições ao longo dos tempos, ao nível da comunidade local e nas comunidades de origem

Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente quanto a recursos materiais, tecnológicos, económicos e sociais (exemplos: mudanças nos símbolos nacionais; evolução das comunicações; mudanças na distribuição das atividades económicas; permanência da importância das cidades do litoral apesar de modificadas).

Reconhecer diferentes ritmos e direções de mudança em realidades diversas (por exemplo, a evolução, em simultâneo, da vida numa cidade e numa aldeia).

Descrever, em termos gerais, a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, explicando a importância do Sol para a vida na Terra.

Distinguir estrelas de planetas.Descrever o tamanho e orientação das sombras ao longo do dia.

Conhecimento do Meio Natural e

Social

Descrever e comparar elementos físicos e humanos de lugares e regiões, utilizando vocabulário adequado.

Comparar as formas de relevo, os rios e o povoamento da região onde vive com os de outras regiões do país, utilizando vocabulário adequado.

Caraterizar elementos naturais e humanos de lugares e regiões através de recolha e mobilização adequada de informação.

Mobilizar informação recolhida sobre fenómenos geográficos (exemplos: cursos de água, serras, áreas funcionais; ocupação do espaço agrícola; atividades industriais; qualidade ambiental) na descrição de lugares e regiões.

Interpretar fontes diversas e, com base nestas e em conhecimentos prévios, produzir informação e inferências válidas e pertinentes sobre o passado pessoal e familiar, local, nacional e europeu.

Construir conhecimento sobre o passado familiar, local, regional e nacional, pesquisando e selecionando fontes.

Analisar diferentes fontes de conhecimento histórico com linguagens diversas e com estatutos diferentes (exemplos: documentos legais, fontes privadas e públicas).

Comparar fontes com diferentes mensagens, identificando alguns aspetos consensuais e divergentes.

Realizar inferências válidas sobre o passado a partir de fontes diversas.Sistematizar conhecimentos sobre a comunidade, história local, nacional e europeia relativamente ao passado próximo e longínquo.

Descrever aspetos significativos da história pessoal e familiar, da história local, nacional no contexto europeu (exemplos: origem da povoação, concessão de forais, batalhas, lendas, figuras da história local e nacional).

Reconhecer e respeitar identidades sociais e culturais à luz do passado, tendo em conta o contributo dos diversos patrimónios e culturas para a vida social.

Reconhecer a existência de diferentes povos e culturas, descrevendo os seus costumes e tradições e respeitando-os (exemplo: minorias étnicas que possam existir na sua localidade ou bairro, ou que conheça por outras vias – media, viagens, cinema, leitura).

Mobilizar e integrar vocabulário e conceitos substantivos específicos dos diferentes conteúdos, temas e problemas explorados.

Utilizar, de forma integrada e transversal, conceitos essenciais para a compreensão dos conteúdos explorados: filiação; geração; intergeracional; toponímia; estatuária; tradições e costumes; símbolos locais, regionais e nacionais (bandeiras, brasões e hinos); instituições; sectores de atividades; agricultura; silvicultura; exploração mineira; atividade piscatória; pecuária; indústria; comércio; serviços; meios de comunicação pessoal e social; aglomerados populacionais; minorias; vida quotidiana; feriados

Page 13: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

13

Reconhecer a diversidade na organização da vida em sociedade ao longo dos tempos e a sua relação com as condições naturais.

Identificar diferentes técnicas associadas a várias atividades em diferentes tempos e relaciona algumas delas com os recursos naturais e a ação humana (exemplos: técnicas agrícolas, piscatórias).

Utilizar adequadamente diversas formas de comunicação e expressão relacionadas com o meio natural e social, no presente e no passado.

Expressar os seus conhecimentos e pontos de vista sobre o presente e o passado, em Portugal e no mundo, participando em debates e diálogos organizados para esse fim.

Identificar e comunicar conhecimentos, conceções e sentimentos relacionados com culturas de lugares e tempos atuais e distantes, e com fenómenos naturais da atualidade ou do passado, através de expressões culturais diversas.

Sistematizar as modificações ocorridas no seu corpo, explicando as funções principais de órgãos constituintes

Descrever os sistemas vitais (digestão, circulação, respiração e excreção) explicando as funções que cada um deles desempenha no organismo.

Identificar a função reprodutora/sexual.

Caraterizar modificações que ocorrem nos seres vivos e relacioná-las com manifestações de vida

Identificar manifestações de vida (de animais e plantas, especialmente do seu meio) em diferentes fases do seu desenvolvimento e cuidados a ter ao longo da vida.

Distinguir a diversidade de sementes em função de algumas das suas características (exemplos: forma, cor, tamanho, textura, ...).

Distinguir a multiplicidade de formas, caraterísticas e transformações que ocorrem nos seres vivos ou parte deles, incluindo os que passam por metamorfoses, e também nos materiais.

Identificar e verificar propriedades de diferentes materiais, condições em que se manifestam e forma de alteração do seu estado físico e manipular pequenos dispositivos para fins específicos.

Identificar características da luz relacionadas com os objetos: propagação em linha reta, necessidade da luz para a visão dos objetos, relação luz-sombra, efeitos da incidência de luz em diferentes materiais.

Analisar materiais e organizá-los com base em critérios de classificação diversificados (exemplos: naturais ou manufaturados; origem mineral, vegetal ou animal; estado físico; atraídos / não atraídos pelo íman,...),.

Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando, experimentando, ...) , explicitando os diferentes fatores (variáveis) que podem influenciar as características e fenómenos estudados.

Explicar o funcionamento de roldanas, alavancas, molas e pêndulos, organizando montagens adequadas.

Evidenciar o uso correto, em condições concretas, de equipamentos (exemplos: termómetro, lupa, máquina fotográfica, gravador, de som e vídeo ...), segundo instruções fornecidas.

Dinamismo das Inter-relações

Natural-Social

Demonstrar conhecimento e aplicar normas e cuidados de saúde e segurança, a nível individual e comunitário, com vista ao equilíbrio natural.

Reconhecer a importância do ar puro e do Sol para a saúde. Reconhecer os perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas para a manutenção de

uma vida saudável. Conhecer algumas regras de primeiros socorros:

– mordeduras de animais; – hemorragias

Reconhecer a existência de relações entre lugares e regiões (áreas de produção/consumo; áreas de habitação/de trabalho; área de residência/férias; áreas de fornecimento de matérias-primas/transformação), expondo elementos que evidenciem a existência das mesmas.

Identificar espaços de vivência com diferentes funções, assinalando elementos que evidenciam relações entre eles. (Exemplo: casa e escola)

Page 14: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

14

Referir elementos da sua identidade cultural, diferenciadores e comuns à identidade de membros de outras culturas, manifestando o sentido de pertença e o respeito pela diversidade de culturas.

Confrontar elementos da sua identidade com a de outros membros da comunidade, desenvolvendo o seu sentido de pertença cultural, e respeitando as pertenças a outras culturas.

Explicar a dinâmica da terra tendo em conta a multiplicidade de transformações que ocorrem no seu interior e exterior.

Identificar minerais constituintes de rochas da sua região considerando as suas propriedades físicas (dureza, brilho) e químicas (reação em presença de ácidos) e referindo algumas utilizações dessas rochas.

INGLÊS

Domínios Objetivos Descritor de desempenho

Domínio Intercultural

Conhecer-se a si e ao outro

Identificar-se a si e aos outros. Identificar elementos da família restrita e alargada. Identificar animais de estimação. Identificar vestuário e calçado.

Conhecer o dia a dia na escola

Identificar objetos e rotinas na sala de aula. Identificar jogos e brincadeiras. Identificar alguns meios de transporte.

Conhecer algumas características do seu país e de outros países

Localizar diferentes países no mapa. Identificar climas distintos. Identificar elementos da natureza. Identificar festividades do ano. Identificar diferentes tipos de atividades associadas às estações do ano.

Léxico e Gramática

Conhecer vocabulário simples do dia a dia

Reconhecer nomes próprios (António, Sue). Reconhecer nomes de alguns países (England, USA). Reconhecer diferentes origens (Portuguese, English). Identificar membros da família restrita e alargada (mother, grandfather). Identificar números até 20. Identificar os dias da semana. Identificar os meses do ano.

Conhecer vocabulário relacionado com a escola

Identificar pessoas dentro da sala de aula (teacher, student). Identificar objetos dentro da sala de aula (desk, chair). Identificar atividades e jogos dentro e fora da sala de aula (reading, playing hide and

Page 15: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

15

seek). Identificar meios de transporte de e para a escola (car, bus).

Conhecer vocabulário simples, de forma contextualizada, com base nas estações do ano

1.Identificar vocabulário relacionado com o outono/autumn. ● Condições climatéricas (chilly, cloudy). ● Vestuário e calçado (jumper, shoes). ● Cores (grey/clouds, brown/leaves). ● Atividades (collecting leaves, eating chestnuts). ● Festividades (Halloween).

2. Identificar vocabulário relacionado com o inverno/winter. ● Condições climatéricas (raining, snowing). ● Vestuário e calçado (coat, boots). ● Cores (white/snow, brown/mud). ● Atividades (skiing, drinking hot chocolate). ● Festividades (Thanksgiving, Christmas).

3. Identificar vocabulário relacionado com a primavera/spring. ● Condições climatéricas (warm, mild). ● Vestuário e calçado (dress, sandals). ● Cores (black/bees, red/flowers). ● Atividades (picking flowers, having a picnic). ● Festividades (Easter).

4. Identificar vocabulário relacionado com o verão/summer. ● Condições climatéricas (hot, sunny). ● Vestuário e calçado (t-shirt, shorts). ● Cores (yellow/sun, blue/sea). ● Atividades (swimming, eating ice cream).

Conhecer, de forma implícita, algumas estruturas elementares do funcionamento da língua

Usar lexical chunks ou frases que contenham: ● Nouns in the singular and in the plural (boot/boots, pen/pens). ● Adjectives (brown dog, sunny day, hot chocolate). ● Determiners (this is my book, that’s your pencil). ● Personal Pronouns (I’m from Portugal, he’s 8 years old, they’re English). ● Prepositions of Place: in, on, under, near (put a tick in the box, the pen is on the table). ● Prepositions of Time: in, on, at (in the morning, on my birthday). ● The Imperative (clap your hands, stand up, look at the picture). ● The verb to be. ● The verb to have (got). ● The Present Simple (I love summer, he hates winter). ● The Present Continuous (the man is wearing boots, they are playing hide and seek). ● Question Words: what, where, when, how, how old (What’s your name? How are you?).

Page 16: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

16

Compreensão Oral

Compreender sons, entoações e ritmos da língua

Identificar sons e entoações diferentes na língua estrangeira por comparação com a língua materna.

Identificar ritmos em rimas, chants e canções em gravações áudio e audiovisuais.

Compreender palavras e expressões simples

Identificar diferentes formas de cumprimentar (hi, good morning). Identificar diferentes formas de se despedir (bye, see you later). Identificar diferentes formas de agradecer (thanks, thank you). Identificar diferentes formas de elogiar e de incentivar (good, well done). Identificar formas de aceitar e de rejeitar (yes, please; no, thank you). Entender instruções breves dadas pelo professor (come in, colour the sun yellow). Identificar números e datas. Reconhecer vocabulário simples referente aos temas estudados.

Produção Oral Produzir, com ajuda, sons, entoações e ritmos da língua

Repetir as letras do alfabeto. Repetir sons e vocábulos conhecidos e memorizados. Pronunciar, com alguma clareza, palavras conhecidas. Repetir rimas, chants e canções ouvidos em meios áudio e audiovisuais.

Expressar-se, com vocabulário muito limitado, em situações previamente preparadas .

Comunicar informação pessoal elementar: name, age, family.

Leitura Compreender palavras e frases simples conhecidas

Identificar números. Identificar nomes de pessoas e de países. Identificar vocabulário familiar. Ler pequenas frases com vocabulário conhecido.

Escrita Utilizar, com ajuda, palavras

Legendar imagens. Ordenar letras para escrever palavras associadas a imagens. Preencher espaços lacunares, em frases simples, com palavras dadas.

Produzir, com ajuda, frases simples Ordenar palavras para escrever frases. Preencher espaços lacunares em postais e convites.

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS – Expressão Plástica

Page 17: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

17

Domínios Objetivos Descritor de desempenhoCompreensão das artes no

contexto

Ler e analisar diferentes formas visuais através do contacto com diferentes modalidades expressivas em diferentes contextos: físico e digital

Ler e analisar diferentes formas visuais, através do contacto com variadas modalidades expressivas, em distintos contextos físicos ou digitais.

Exprimir critérios de apreciação perante as obras de arte. Emitir críticas fundamentadas nesses critérios.

Apreensão da linguagem elementar

Adquirir e aplicar a linguagem elementar das artes visuais para identificar e analisar, com um vocabulário específico e adequado, conceitos, contextos e técnicas em obras artísticas e noutras narrativas visuais, em situações de observação e/ou da sua criação plástica.

Nomear os elementos visuais (cor, linha, forma, textura, plano, luz, volume) na observação de diferentes modalidades, integrando-os nos temas e nos contextos.

Utilizar, intencionalmente, nas suas composições plásticas os elementos visuais a partir de conceitos (ritmo, movimento,…), temas ou narrativas.

Representar plasticamente objetos, situações, ilustrações de histórias e temas, através da pintura (tintas, pastel de óleo ou seco, colagem, técnica mista e meios digitais)

Identificar as qualidades da cor e relaciona-as com o efeito pretendido. Discriminar os diferentes tipos de linha e aplica-as para criar efeitos de volume e espaço. Reconhecer as diferentes texturas, nos elementos do património natural e no património

artístico.Expressão e

Comunicação / Criatividade

Identificar a representação da figura humana (proporção natural e desproporção) em diversos suportes: físico e digital, compreendendo a intencionalidade do efeito da deformação

Representar, plasticamente, retratos e autorretratos, através de meios expressivos diferenciados.

Justificar diferenças e semelhanças entre imagens que representem a figura humana, nas quais seja saliente a proporção natural e a desproporção.

Compreender a intencionalidade do efeito da deformação como meio expressivo.

Descrever a cor em situações do mundo que nos rodeia e explicitar a sua importância na aparência visual dos objetos.

Identificar, em narrativas visuais cujo elemento predominante é a cor, as qualidades da cor (quente/fria; primária/secundária; tonalidade: claro/escuro), integrando-as no tema ou na situação que a imagem representa ou “parece” representar.

Representar plasticamente objetos, situações, ilustrações de histórias e temas, através da pintura (tintas, pastel de óleo ou seco, colagem, técnica mista e meios digitais), evidenciando que a cor vale por si e que não é necessário representar “fielmente os elementos observados”.

Reconhecer o valor expressivo da linha, num contexto figurativo ou abstrato, recorrendo ao património natural e ao património artístico, em suportes físicos e/ou digitais.

Reconhecer os efeitos de volume e de espaço que os diferentes tipos de linha produzem, através de jogos de ilusão ótica, disponíveis em imagens e material didático

Discriminar e registar, através de fotografia e desenho, os vários tipos de linhas que estão disponíveis na Natureza, nos objetos do quotidiano e nas diferentes manifestações artísticas.

Reconhecer e relacionar as diferentes formas dos objetos no património natural e no património artístico compreendendo a diferença entre valor utilitário e estético das formas.

Identificar o ritmo e o movimento das formas na Natureza e em imagens (obra de arte e outras narrativas visuais), integrando na sua observação o contexto das imagens e vivências individuais.

Criar composições plásticas visuais, através de modalidades expressivas diversas – pintura, Instalação, desenho, colagem, maquetas, mobiles.

Relacionar os objetos com as formas que eles representam na observação de imagens.

Page 18: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

18

Reconhecer as diferentes texturas nos elementos/objetos do património e no património artístico.

Selecionar e registar, através de fotografia e/ou desenho, as texturas dos objetos e/ou dos elementos observados a partir da Natureza e do quotidiano.

Enumerar as diferenças e semelhanças entre obras de arte, nas quais seja visível a textura como elemento predominante.

Utilizar diferentes técnicas na composição plástica (o desenho, a fotografia, a pintura, a colagem, técnica mista) e vários materiais (lápis de carvão, pastel de óleo ou seco, tintas, papéis, tecidos, areia, plástico, entre outros), enfatizando as diferentes texturas em ambientes imaginados ou sugeridos.

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS – Expressão e Educação Dramática

Domínios Objetivos Descritor de desempenho

Compreensão das artes no

contexto

Reconhecer e analisa práticas teatrais de diferentes estilos, géneros e origens culturais, com as quais contacta em contextos diversificados e com recurso a vários suportes.

Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro, funções de conceção e realização do espetáculo e recursos físicos e materiais que o teatro mobiliza.

Pesquisar e organizar informação sobre reportórios, criadores e práticas teatrais de diferentes culturas e comunicar os seus resultados.

Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação. Nomear e mobilizar, intencionalmente, diferentes técnicas de representação. Experimentar, nomear e descrever diferentes funções convencionais no processo de criação

teatral. Utilizar objetos com diferentes funções (indutores, adereços e formas animadas), distinguindo-

as e nomeando-as. Criar, apresentar e analisar personagens, com recurso a diferentes materiais pesquisados e

organizados.

Expressão e Comunicação

Explorar as suas potencialidades expressivas e comunicativas em situações de prática e avaliação de atividades dramáticas e projetos de teatro.

Explorar e comentar as possibilidades motoras e expressivas do corpo. Ler e comunicar oralmente, tendo em atenção o controlo da respiração e aspetos da técnica

vocal, adequando as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos. Exprimir e justificar opiniões, em situações de experimentação e pesquisa. Explorar e recriar o espaço com recurso a elementos plásticos e tecnológicos produtores de

signos (formas, imagens, luz, som…)

Criatividade

Integrar os conhecimentos adquiridos em novas formas de apreciação de atividades dramáticas e espetáculos de teatro, bem como em soluções originais, diversificadas e alternativas para os desafios criativos.

Inventar, recriar, construir e manipular objetos, experimentando intencionalmente diferentes materiais e técnicas para obter efeitos.

Criar, explorar, apresentar e analisar personagens, em situações distintas. Improvisar e criar pequenas cenas, em processos preparados, explorando intencionalmente

formas de “entrada”, de progressão na ação e de “saída”. Idealizar, planificar, e avaliar projetos de teatro. Exercitar a escrita dramática criativa, espontaneamente ou por sugestão de outrem,

explorando vários processos de criação.

Page 19: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

19

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS – Expressão Musical

Domínios Objetivos Descritor de desempenhoCompreensão das artes no

contextoReconhecer e valorizar a música como construção social, como património e como fator de identidade social e cultural.

Identificar diferentes géneros musicais e os contextos socioculturais onde se inserem. Reconhecer as diferentes relações entre a música e outras artes. Observar, analisar e comentar peças de dança em diferentes contextos. Recolher e organizar informação sobre práticas musicais de diferentes culturas (no espaço

geográfico) e comunicar os resultados das suas pesquisas.Apreensão da

linguagem elementar

Identificar, analisar e descrever caraterísticas rítmicas, melódicas, tímbricas e formais da música.

Analisar e descrever, verbalmente, características rítmicas, melódicas, tímbricas e formais da música, utilizando vocabulário musical específico.

Caraterizar diferentes tipos de instrumentos musicais. Reconhecer e nomear especificidades musicais em obras gravadas de diferentes géneros, estilos

e culturas.

Expressão e Comunicação /

Criatividade

Improvisar e compor acompanhamentos e pequenas peças musicais, utilizando a voz, o corpo e instrumentos não convencionais e convencionais.

Cantar sozinho e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções de diferentes formas, géneros, estilos e métrica.

Tocar sozinho e em grupo, peças de diferentes géneros, estilos e culturas, utilizando técnicas diferenciadas e instrumentos diversos.

Analisar e comentar audições de música gravada e ao vivo, utilizando vocabulário apropriado. Improvisar e compor acompanhamentos e pequenas peças musicais, utilizando a voz, o corpo e

instrumentos. Selecionar materiais sonoros para criar ambientes sonoros associados a movimento, danças e

histórias. Explorar, inventar, improvisar e compor sequências de movimentos a partir de modelos

apresentados sobre as várias formas e estilos de dança.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICO - MOTORA

Domínios Objetivos Descritor de desempenho

Ginástica

Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento.

Realizar habilidades gímnicas básicas, em esquemas ou sequências, no solo e em aparelhos, encadeando ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento.

Participar, com empenho, no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as ações adequadas, com correção e oportunidade.

Evidenciar progressos ao nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.

Jogos Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo.

Participar em jogos, ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo.

Realizar habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Page 20: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

20

Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras estabelecidas, bem como os princípios de cordialidade e respeito, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física.

Atividades Rítmicas

Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais.

Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas, de acordo com uma estrutura rítmica ou melódica.

Percursos

Realizar habilidades apropriados em percursos na natureza de acordo com as caraterísticas do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente.

Integrar habilidades motoras (trepar, correr, saltar, etc.) no contacto com a Natureza e em conformidade com as caraterísticas contextuais.Revelar sentido de orientação no espaço, em clima de descoberta.Respeitar as regras de segurança e de preservação do meio ambiente.

APOIO AO ESTUDO

Domínios Objetivos Descritores de Desempenho

Organização do Tempo

Reconhecer a importância da gestão do tempo Adquirir a noção de tempo. Estabelecer relações tempo. Reconhecer a importância da gestão do tempo do seu quotidiano.

Organização do Estudo

Incentivar o gosto pela organização pessoal Reconhecer a importância da organização os cadernos diários. Reconhecer a importância da organização e utilização dos manuais escolares. Reconhecer a importância da organização do local de estudo. Planificar a sessão de estudo. Aplicar um plano individual de trabalho.

Identificar fatores perturbadores do estudo Aprender a eliminar fatores prejudiciais ao estudo. Desenvolver a concentração.

Incentivar o prazer de saber pela autonomia no estudo

Identificar dificuldades. Saber autoavaliar-se. Identificar estratégias que favorecem a produtividade individual.

Desenvolver o gosto pelo trabalho e pelo estudo Treinar a atenção com verificação divertida dessa capacidade. Reforçar aprendizagens das competências linguísticas.

Page 21: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

21

Desenvolver as capacidades de memorização e de raciocínio.

Utilizar técnicas de memorização. Treinar o raciocínio lógico. Treinar o raciocínio abstrato. Aplicar estratégias relacionadas com o raciocínio para resolver problemas de natureza

diversa. Concretizar diversas operações para descobrir e relacionar equivalências.

Tratamento da Informação

Desenvolver e aperfeiçoar técnicas de estudo funcionais

Utilizar a técnica do sublinhado. Elaborar esquemas. Utilizar grelhas com auxiliares de registo (acompanhada de grelha de questões

auxiliares). Analisar um texto por etapas. Demonstrar ideias usando técnicas de trabalho diversificadas. Usar critérios estruturados de organização de um trabalho. Exercitar a autocorreção.

Desenvolver a expressão oral e escrita Alargar o vocabulário ativo. Exercitar as competências ao nível da escrita. Aperfeiçoar a pontuação. Exercitar a acentuação. Treinar os conhecimentos gramaticais.

Desenvolver as capacidades de pesquisa, seleção e tratamento de informação

Usar a pesquisa para alargar o saber. Diferenciar diversos pontos importantes e referenciá-los. Elaborar e apresentar um trabalho escrito.

CIDADANIA E MUNDO ATUAL

Domínios Objetivos Descritores de Desempenho

Educação para o Conhecimento da Pessoa como Ser

Ético e Moral

Conhecer caraterísticas de identidade social. Reconhecer a importância das relações interpessoais. Compreender as relações interpessoais que se formam a partir de gostos

comuns.Conhecer caraterísticas de relações sociais. Compreender a necessidade de respeitar o outro.

Reconhecer a importância da responsabilidade individual para a concretização de uma sociedade mais justa e fraterna.

Educação para a Saúde e

Sexualidade

Contribuir para melhorar as práticas de alimentação. Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada. Identificar erros alimentares.

Contribuir para o conhecimento, compreensão e prevenção de fatores relativos à educação sexual.

Conhecer a morfologia dos órgãos reprodutores masculino e feminino. Reconhecer as modificações de um corpo em crescimento.

Saber utilizar recursos naturais. Reconhecer a importância da água para a vida. Reconhecer a importância de preservar a água.

Page 22: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL – 3.º ANO Ano Letivo 2016 ... fileLer um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por

22

Educação Ambiental

Criar hábitos de conservação do meio ambiente Referir exemplos de poluentes da água, do solo e da atmosfera. Alterar hábitos pessoais que contribuem para a diminuição da poluição do meio

ambiente.Melhorar os conhecimentos sobre energia Identificar fontes de energia renováveis.

Identificar fontes de energia não renováveis. Reconhecer as vantagens da utilização das energias renováveis. Aplicar regras de poupança de energia.

Educação para a Sociedade de Informação

Melhorar a segurança na utilização das TIC. Reconhecer a importância das tecnologias de informação e comunicação. Utilizar o computador para o processamento de textos. Reconhecer os riscos da utilização da Internet.

Educação Rodoviária

Analisar criticamente o ambiente rodoviário e adotar atitudes e comportamentos sociais e cívicos adequados

Analisar criticamente comportamentos dos passageiros. Compreender os efeitos ambientais e económicos resultantes do uso de

diferentes meios de transporte.