portugal mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae...

16
ATUALIDADE • 08 Mudar a forma como se cobra recolha de lixo DECO contesta que o preço pago pelos cidadãos para a recolha de resíduos esteja indexado ao consumo de água, porque não premeia quem ajuda a reciclar. Sporting não escorrega no sintético de Oleiros Segunda linha não teve problemas em vencer por 4-2, com dois golos de Palhinha e três assistências de Podence. E até deu para algumas estreias. DESPORTO • 10 Funcionários públicos recebem aos poucos O descongelamento das carreiras vai ser feito em três fases, a última das quais em dezembro de 2019. Também o fim dos cortes nas horas extra será faseado. ATUALIDADE • 07 «Aprendo muito com as equipas brasileiras» Leonel Vieira conta ao Destak como foi realizar uma comédia romântica luso-brasileira e dá a sua visão sobre o estado (difícil) do cinema português. ARTE&LAZER • 12 PUB © PAULO NOVAIS/LUSA 13.10.2017 Sexta-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2998. Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em © TIAGO SOUSA DIAS José Cid abrilhantou a festa que o Destak organizou ontem para festejar o seu 16º aniversário. Desde 21 de setembro de 2001 que somos o seu companheiro de viagem. ALERTA PRECOCE TERIA EVITADO A TRAGÉDIA DE PEDRÓGÃO GRANDE ATUALIDADE • 06 © DR

Upload: vanngoc

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

ATUALIDADE • 08

Mudar a formacomo se cobrarecolha de lixoDECOcontesta queopreçopagopelos cidadãosparaa recolha de resíduosesteja indexadoaoconsumodeágua, porquenãopremeia quemajuda a reciclar.

Sporting não escorregano sintético de OleirosSegunda linha não teve problemasem vencer por 4-2, com dois golos dePalhinha e três assistências de Podence.E até deu para algumas estreias.

DESPORTO • 10

Funcionários públicosrecebem aos poucosO descongelamento das carreiras vai serfeito em três fases, a última das quaisem dezembro de 2019. Também o fimdos cortes nas horas extra será faseado.

ATUALIDADE • 07

«Aprendo muito comas equipas brasileiras»Leonel Vieira conta ao Destak comofoi realizar uma comédia românticaluso-brasileira e dá a sua visão sobreo estado (difícil) do cinema português.

ARTE&LAZER • 12

PUB© PAULO NOVAIS/LUSA

13.10.2017 Sexta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2998. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

© TIAGO SOUSA DIAS

José Cid abrilhantou a festa que o Destak organizou ontempara festejar o seu 16º aniversário. Desde 21 de setembrode 2001 que somos o seu companheiro de viagem.

ALERTA PRECOCE TERIA EVITADOA TRAGÉDIA DE PEDRÓGÃO GRANDE

ATUALIDADE • 06

© DR

Page 2: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

MARQUENAAGENDA

Festa do Vinhoe das VindimasDehojeadomingo,Bucelas, emLoures, recebeaFestadoVinhoedasVindimas, eventocommos-travitivinícola eprodutos regio-nais, provadevinhos, artesanato,espetáculosmusicais, visitastemáticaseanimaçãoderua.

Festa da Saúdena BoavistaAFestadaSaúdedecorrenoPorto:,amanhãedomingo,naRotundadaBoavistaeserápalcoparaváriasconfe-rências, rastreios,esclareci-mentosmédicos,aconselha-mentonutricionaleatividadesquepretendempromoverasaúdeebem-estar.

© DR

Arquivos familiaresem exibiçãoATRAÇA - 2ªMostra de FilmesdeArquivos Familiares, organi-zada peloArquivoMunicipal deLisboa - Videoteca emcolabora-ção como Alkantara, realiza-sea partir de hoje, e até domingo,noBairro daMadragoa.

1ª Feira Derivade Arte ImpressaRealiza-seamanhãedomingoa1ªFeiraDerivadeArteImpressa,noCCOP-CirculoCatólicodeOperáriosdoPorto,projetoquesepropõe«aviabi-lizarumespaçoquedêvozadiversosartistaseeditoresqueproduzemarte impressademodoindependente».

© DR

REDAÇÃ[email protected]

“Oktober Festa”em Marvila Velha

Iniciativaé desenvolvidapor trêsmarcas da indústria cervejeiranacional – ‘MUSA’, ‘Dois Cor-vos’ e ‘Lince’ –, que se situam no

mesmo quarteirão emMarvilaVelha,auma«distânciamáximade 100 me-tros» entre elas, anunciou o respon-sável do projeto pela marca MUSA,Bruno Carrilho, citado pelaLusa, sa-lientado aindaque, «em Portugal, é aprimeiravez que existe umaassocia-ção geográficade cervejeiras que pre-tende apresentar-se ao mundo deuma forma conjunta».

O “Oktober Festa” realiza-se ama-nhã,sábado,dia14,entreas12heofimdanoite,evisarecriaremMarvilaVe-lhaumambientesemelhanteao“Lon-donBeerMile” – evento nacapital in-glesa que conta com um conjunto decervejeiras no espaço de uma milha.

Uma vila unidaAs fábricas das três marcas de cer-veja envolvidas no projeto vão estarabertas parao “Oktober Festa” e po-derão ser visitadas amanhã duranteo dia– as galerias de arte e alguns res-taurantes situados na mesma zonatambém estarão abertos ao públicovisitante.

Três fábricas de cervejas artesanais juntam-se no ‘Lisbon Beer District’ e promovemno sábado o “Oktober Festa” com o objetivo de rejuvenescer uma zona de Marvila.

Um dos objetivos desta iniciativa écriar «umavilaunida» com um diadeportas abertas para as fábricas, comconcertos,visitasguiadas, ‘streetfood’e cervejas colaborativas especiais, ex-plicouàLusaoresponsáveldoprojetopelamarcaLince, António Carriço.

«Integrar a comunidade em volta,os restaurantes, os bares, as galerias»é outra das expectativas de SusanaCascais, aresponsáveldo projeto pela

marca Dois Corvos, que reforçou oobjetivo de «aprofundar as relaçõesentre os lisboetas e a cerveja artesa-nal». Nesse sentido, estaé umaindús-triaque agorase une no ‘LisbonBeerDistrict’ – projeto resultante da con-gregação das três empresas cervejei-ras -, um espaço parao diálogo entreos diferentes atores do setor e motorde criação parasinergiasentre ascer-vejeiras e a comunidade local.

O “Oktober Festa” realiza-se amanhã, entre as 12h e o fim da noite.

©DR

LAZER

No âmbito do programade propó-sito das comemorações dos seus 15anos, aOperação Nariz Vermelho or-ganizaaexposiçãoDebaixodoseuna-riz, mostra de arte contemporâneaque, entre amanhãe 19 de novembro,estará patente na Gare Marítima daRocha Conde d’Óbidos, em Alcânta-ra, Lisboa. O tema central da iniciati-vaé o humore o palhaço, retratatan-do os 15 anos de atividade, história emissãodaONV,evidenciandoosmar-cos principais da insituição, atravésde fotografia, vídeo e ilustração.

Quinze anosda OperaçãoNariz Vermelho

Mais de 130 artistas portugueses eestrangeiros vão abrir as portas dosseus ateliês ao público entre hoje e do-mingo,emLisboa,durantea8.ªediçãoda Abertura de Ateliês de Artistas(AAA), anunciou a organização doevento. Organizada pela AssociaçãoCastelo d’If, a edição de 2017 da AAAenvolve mais de 130 artistas e 54 ate-liês,numacolaboraçãodeintercâmbiode criadores de Valência(Espanha), ede Paris e Marselha(França).

Iniciativaé de entradagratuitae de-senrola-se das 15h às 20h.

Artistas abremportas dos seusateliês ao público

Doutores Palhaços andam há 15 anosa levar sorrisos a quem precisa deles

©MARILINE ALVES/CM

ARTEEXPOSIÇÃO

CUSTO ZERO 13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt02

Page 3: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

PUB

Page 4: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

REDAÇÃ[email protected]

Falta de alternativapreocupa a TAP

AEROPORTOS

Naopiniãodopresidenteexe-cutivo da transportadoraaéreaportuguesa,ofactodeapenasexistirumaalterna-

tiva ao aeroporto de Lisboa em 2021 éalgo que pode atrasar a velocidade decrescimentodacompanhia.«Paranósé uma grande preocupação a data de2021», afirmou o responsável, ressal-vandoser«maisfácilocrescimentodeumafrotade aviões» do que de umae-roporto, mas subinhando que «real-mente [aTAP] vaificar limitada».

«Uma empresa aérea que não con-segue crescer, tem dificuldade, inclu-sive, como seufuturo, porque emter-

CIDADES

Presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, confessou ontem a sua “grandepreocupação” por apenas existir uma alternativa ao aeroporto de Lisboa em 2021.

mosdeganhosdeeficiência, ograndeganho que se tem é através do cresci-mento e é nisso que apostamos», afir-mou Fernando Pinto aos jornalistas,repetindoapreocupaçãoexpressanasua intervenção na sessão de abertu-ra do encontro internacional de avia-ção de países lusófonos (Lusoavia), adecorrer ontem, em Lisboa.

Data tardia«O‘hub’[centroestratégico]deLisboatemhoje umuso grande dos ‘slots’ [in-tervalos de tempo de movimentos napistadeaviões]ecomeçaamostrardi-ficuldadesemteravelocidadedecres-cimentoqueaTAPeoutrasempresastêm, com base no sucesso do turismoem Portugal e da própria TAP», afir-

13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt04

EM DEZSEGUNDOS

TRANSPORTES

Reforço daSoflusa nãoresolve tudoOreforçoda frota daSoflusa naligação fluvial Barreiro - TerreirodoPaço (Lisboa) napassadaquarta-feira à tarde, comonaviode reserva “CesárioVerde”, «nãopermite solucionar totalmenteoatual condicionamento»doserviço, admitiu a empresadetransporte fluvial, lementandoaindao«transtornocausadoa todosospassageiros».

COMÉRCIO

Lojas históricasdeverão ficarisentas de IMIAsfraçõesautónomasafetasalojascomhistória, reconhecidascomotal pelosmunicípios locaisondeestão inseridos, deverãoficar isentasde IMIeasdespesasdeconservaçãoemanutençãodeverãoserconsideradasem110%noapuramentodo lucro tri-butável, segundoumapropostaorçamental preliminaraindaalte-rável aqueaLusa teveacesso.

NUNOMELO, no JN, emdefesado Porto para sede da AgênciaEuropeia doMedicamento

«O Portopreenchetodos osrequisitos[para] umatransiçãosegura dasede da EMA»

Data prevista para aoperação de uma pistaalternativa na Portela,2021, não agradaa Fernando Pinto

Maisde200atletasdequatromoda-lidades participam nos campeonatosinternacionais de síndrome de Down,que decorrem em Vila Nova de Gaia,entre hoje e domingo, aliando a altacompetiçãoaaulasparaosescalõesjo-

vens. O evento, organizado pela Asso-ciaçãoNacionaldeDesportoparaDes-envolvimento Intelectual, vai contarcomaparticipaçãode48atletasportu-gueses, nas modalidades de judo, atle-tismo, ténis de mesae basket 3x3.

Campeonatos internacionaisde síndrome de Down em Gaia

mouolíderdaTAP,noseudiscurso,la-mentando que a data prevista para aoperação de uma pista alternativa noaeroporto Humberto Delgado resultenuma«grandequedaemvelocidadedecrescimento».

O presidente executivo referiu ain-da os números atuais da TAP: em-presaoperavoos para84 destinos emtodo o mundo; faz cerca de 350 des-colagens diárias; e apresenta atual-mente uma frota de 90 aeronaves.

No passado dia 15 de setembro, a TAP registou o recorde de transporte diário de passageiros: 50 mil pessoas©

PED

RONOEL

DALU

Z/C

M

DESPORTO

Cercade700vinhosdoAlentejovãoestar em prova, hoje e amanhã, noCentroCulturaldeBelém,Lisboa,numevento com 84 produtores e especia-listas do setor. Segundo a ComissãoVitivinícola Regional Alentejana, o

evento “Vinhos do Alentejo em Lis-boa”pretendedivulgarepromoverosvinhos alentejanos, «não só junto dosconsumidoreshabituais,mastambémcativar potenciais novos consumido-res, num espaço privilegiado».

Vinhos do Alentejo em operação decharme no Centro Cultural de Belém

LAZER

Page 5: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

PUB

ecossistemaonde cidades, universida-des e o setor imobiliário se juntam deformaamelhoraraexperiênciadoses-tudantes naEuropa».

AçãonoConventodoBeato«Umterço das pessoas esperadas sãoinvestidores internacionais que que-rem investir no mercado portuguêse prevemos que sejam investidos emPortugal mais de 750 milhões de eu-ros», adiantou ainda Miguel SantoAmaro, acrescentando que esperaque Lisboa e Porto sejam alvo degrandes investimentos, salientandoque também em Coimbra «há umaapostagrande em captar estudantesinternacionais».

Apesar de grande parte dos inves-tidores atraídos não terem interesseem alojamento precário, sendo o ní-vel à volta de 1.400 euros de rendamensal, Miguel Santo Amaro asse-gura que o objetivo do encontro éabranger todos os segmentos.

Aconferênciaestáagendadapara15e16denovembro,noConventodoBea-to, em Lisboa, e a Uniplaces, platafor-maonlineparaalojamentodeestudan-tesuniversitários,daqualMiguelSan-toAmaroécofundador,seráaanfitriã.

©ISTO

CK

Conferência dedicadaao alojamento estudantilLisboa recebe em novembro uma conferência internacional sobre investimentoimobiliário em residências para universitários que deverá atrair 600 a 800 pessoas.

Alojamento, nomeadamentre o estudantil, tem sido alvo de umenorme debate

REDAÇÃ[email protected]

ÀLusa,umdosorganizadoresda “The Class Conference”em Portugal, Miguel SantoAmaro,comparaoeventoao

Web Summit (maior evento mundialnaáreadatecnologia),sendoque«aquitrata-se dos maiores investidores e degrandes projetos no setor imobiliárioemresidênciasdeestudantes».Napri-meiravezqueserealizaemPortugal,aconferênciavaiesteanotratardotema“Building Bridges Over Growing Bar-riers”(“Construirpontessobrebarrei-ras em crescimento”, em português),juntandoinvestidoreseespecialistasnaárea, que pretendem «construir um

IMOBILIÁRIO

CIDADES13.10.2017 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 05

Page 6: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

ATUALIDADE 13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

cação - o SIRESP está«baseado emtecnologia obsoleta».

Além disso, o comandante nacio-naldeviatertidouma«presençaati-va»; a ação de políticos e comunica-çãosocialdistraiuoComando;oama-dorismoefaltadeconhecimentodosbombeiros; o incumprimento da leiem redor de povoações, casas e es-tradas; todas estas situações poten-ciaram a catástrofe.

Umquarto dehora fatalOsincêndiosquecomeçaramemPe-drógão Grande e Góis foram causa-dos, respetivamente, por descargaselétricas mediadas pela rede de dis-tribuição de energia e por um raio.Dos64óbitos,62ocorreramentreas19h50 e as 20h40 do dia 17 de junho– quando o alerta deveria ter sidodadoàs18h...Maisdemetadedestasmortes,asocorridasnaEN236-1, te-rão ocorrido num espaço de tempode cerca de 15 minutos.

© VÍTORMOTA

Incúria do Comandocausou a catástrofeRelatório independente é arrasador para a Proteção Civil e não só. Maioria dasmortes ocorreram em 15 minutos e 62 dos 64 óbitos verificaram-se em 50 minutos.

JOÃ[email protected]

No dicionário, incúriaé de-finida como desleixo, fal-ta de cuidado, desmaze-lo.O substantivonãoapa-

rece em nenhuma das 184 páginasdo relatório elaborado pela Comis-sãoIndependentenomeadapelaAs-sembleia da República para investi-gar o que se passou em PedrógãoGrande e o que poderia (e deveria)ter sido feito para evitar a tragédia.Mas resume o documento.

O grupo de peritos é claro: houvefalhasnocomandoe«asmedidasque

TRAGÉDIA DE PEDRÓGÃO GRANDE

ALERTAS DO RELATÓRIO

Fogos fazem 165mortosDesde 2000,morreram em re-sultado direto de incêndios flo-restais 165 pessoas, das quais112 civis e 53 operacionaiscombatentes. Com as 64 víti-masmortais de Pedrógão, 2017é o anomaismortífero desdeque há registo, apesar de 2003e 2005 teremmais área ardida.

deveriamtersidotomadaspoderiamtermoderadoosefeitos».Maiscáus-ticoainda:«aausênciadealertapre-coce, por não ter sido feita a leiturado incêndio às 18h (e mesmo antes),não permitiu impedir a maioria dasfatalidades».

QuatromotivosparaodesastreO que se passou então? Mais do quenão terem mitigado o cenário dan-tesco,as«opçõestáticaseestratégi-cas» contribuíram para as «conse-quências catastróficas» do fogo porquatro motivos:

1incapacidadeparadebelarofogona primeira meia hora, em que

«não foram mobilizados totalmenteos meios que estavam disponíveis»;

2o combate ao então flanco direi-to do fogo foi«descurado», o que

levou à sua expansão;

3a «circulação na rede viária,acompanhamento da população

rural e preparação de evacuações»deveriam ter sido «equacionadaslogo às 16h-17h e cumpridas apartirdas 18h» – a Comissão isenta a GNRde responsabilidades;

4«deficiências no comando e ges-tãodaoperaçãodesocorroagra-

vadaspelasdificuldadesde comuni-

Medidas a aplicarOgrupo de peritos sugere: asForças Armadas (subaproveita-das) devem ser enquadradasno combate; a Escola Nacionalde Bombeiros deve ser trans-formada numa escola profissio-nal; deve ser incentivada aplantação de carvalhos, casta-nheiros e outras folhosas.

Gastos 6585milhõesPortugal gastou cerca de 6585milhões de euros nos últimos16 anos em incêndios. São3948milhões emprejuízoscom a perda de bens, 2219milhões com a destruição defloresta ou outras zonas verdese apenas 410milhões foraminvestidos na prevenção.

António Costa vaireunir com vítimase promete retiraras ilações políticasse for caso disso

Page 7: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Odescongelamentodascar-reirasdosfuncionáriospú-blicos será feito em doisanosenãoemquatrocomo

inicialmenteseprevia,massóumter-çodovalorserápagonopróximoano.Segundo a proposta prévia que o Go-verno entregou aos sindicatos, e quedeverá integrar o Orçamento de Es-tadopara2018que hojeéentreguenoParlamento, na prática, haverá trêspagamentos.

Emjaneiro de 2018, os funcionáriospúblicos com direito a progredir re-cebem 33% do acréscimo remunera-tório, em janeiro de 2019 recebemmais um terço (passando a 66%) e só

a 1 de dezembro de 2019 terão direi-to aos 100%. Contudo, o Executivo ad-mite não aplicar o faseamento do pa-gamento das progressões quando oacréscimo corresponda a um deter-minado valor não revelado.

Tambémo pagamento do trabalhosuplementar ou extraordinário seráreposto paulatinamente ao longo de2018: 25% do corte atual em janeiro,mais 25% em abril e outros 25% emjulho. Só a1 de dezembro as horas ex-tra serão pagas a 100%.

Mais 3500docentes vinculadosO BE garantiu ontem que serão vin-culados mais 3500 professores nopróximo ano, totalizando sete milcon-tratações em dois anos. Um passopara «acabar com a precariedade».

© VÍTORMOTA

Recuperaçãode direitosserá faseada

Desagradada com a proposta, Frente Comummantém greve a 27 de outubro

Descongelamento de carreira na Função Públicae o fim do corte nas horas extra só termina em 2019.

EM DEZSEGUNDOS

COMPRAS NA NET

Homens maisrendidos do queas mulheresOshomens fazemmais regular-mente compras online doqueasmulheres (31%contra 22%),conclui umestudoda IntrumJustitia. Quase 200marcas ade-riramhoje aoDia dasComprasnaNet, comumaampla açãodepromoções e descontos (portesgratuitos; descontos; vouchers epromoções de produtos especí-ficos) durante 24horas.

SAÚDE

Problemas devisão afetamvários milhõesMetadedosportugueses temproblemasdevisão, alerta aDi-reção-Geral daSaúde, quedes-taca a importância de rastreardoenças comoa retinopatia dia-bética ea ambliopia nas crian-ças, quepodemserdetetadas,prevenidasou tratadas. «Cercade20%dascrianças, tal como50%dosadultos, sofremdeerros refrativos significativos.»

SETE VEZES MENOS

Menos mortesacidentaisde criançasOnúmerodemortescomcriançase jovensemaciden-teséhojesetevezesmenordoquehá25anos.SegundodadosdaAssociaçãoparaaPromoçãodaSegurançaInfantil (APSI), nosúltimoscincoanos,346criançasmor-reramequase25mil foraminternadasapósacidentes.

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2018

A procuradora-geral da Repúbli-ca está confiante na solidez da acu-sação do Ministério Público (MP) noprocesso Operação Marquês, queacusou o ex-primeiro-ministro JoséSócrates por 31 crimes. Joana Mar-

ques Vidal assegurou que o MP nãoanda a inventar processos. A defesade Ricardo Salgado alegou que o ex--banqueiro surgiu neste caso «a par-tir de notícias plantadas» como «boiade salvação» da investigação.

Confiança na solidez da acusaçãode processo que não foi inventado

Joana Marques Vidal recusa críticas

© PEDRO SIMÕES

OPERAÇÃOMARQUÊS

ATUALIDADE13.10.2017 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 07

Temsidofrequenteapresen-tarnesta rúbricaalgumasdi-casdepoupança, todas

comumpropósito:maximizaroseudinheiroparaquesejaaplicadonaquiloquerealmentequerequelhedaráproveito.Aestenível, apli-carestasdicasemprodutosdepoupançaserásempreomelhorprincípio.Hojefalamosdomododepouparcomoscombustíveis.Aformamaishabitualpassaporescolheropostodegasolinamaiseconómicoe,emsimultâneo,pro-curarconduzirdeformasuave,pa-ra rentabilizarmelhoro investimen-to.Massabequeamaneira,ouaalturadodia, emquecolocaocombustível tambémpodeter in-fluência?Estamosafalardere-duçõespequenas,massãosem-prepoupanças.Aprimeiradicaéqueépreferível abasteceroauto-móvelemalturasdodiacomatemperaturamaisbaixa.Ouseja,noperíododamanhãcedooudanoitemaisavançada.Arazãoésimples.Quantomais frio,maiscondensadoestáocombustível,oquefazcomquecada litrotenhamaisquantidadeefetiva.Quandoestámaiscalor, aspartículas ficammaisdilatadasehámaisdesperdí-cio.Senãoquiserficarcondiciona-doporesteshorários, a forçacomquesecarreganapistoladocom-bustível tambémteminfluência. Járeparouquequandocarregacomamáximaforçasentemaisocheirodocombustível aevaporar-se?Éamanifestaçãododesperdíciodeabastecercomamáximaforça.Seabastecermaisdevagarestaráacolocartodoocombustívelquerealmente irápagar.Para terminar,tambémháoargumentoquede-vemosencherodepósitosemprequeestáameioenãodeixarquebaixedessenível.Quantomenosquantidadedearestivernodepósi-to,menospossibilidadehádedissi-parocombustívelnaalturadoabastecimento.Estassãoalgumasdicasquenãocustamnadapôrempráticaeacabarãoportraduzir-seempoupança.Sãovalorespeque-nos,masosomatórioacabaráporfazer-senotarnassuasfinanças.

Pouparnocombustível

WWW.REORGANIZA.PT

JOÃO [email protected]

Page 8: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

ATUALIDADE08PUB

estar disponível até 30 de novembroem www.lixosemagua.pt.

A DECO vai continuar a lutar pelo«reconhecimentodecondutasambien-talmenteresponsáveisesustentadas».

©123RF

Deco quer premiaros ambientalistasAssociação lança petição para obrigar as câmarasa reverem a forma como é cobrada a recolha do lixo.

Comportamentos que favorecemreciclagem não são beneficiados

JOÃ[email protected]

Atualmente, a maioria dasautarquias portuguesas in-dexa a cobrança do valordos resíduos ao volume de

água consumido por cada consumi-dor. Para a Associação Portuguesapara a Defesa do Consumidor, «aatual forma de pagamento estabele-ce umarelação cegacomo volume deágua», que não tememcontase o con-sumidor adota um comportamentoambientalmente responsável, «de se-parar o seu lixo, de contribuir para arespetiva reciclagem».

Para obrigar as câmaras do país adefinir, até 2020, um sistema e tari-fário mais justo parao serviço dos re-síduos, a DECO PROTESTE lançouumacampanhaonline. Aíconvidaosconsumidores aassinarem umaCar-tade Intenção pela«justiçae equida-de no cálculo das taridas de resíduoscobrados nafaturade água», que vai

RESÍDUOS

MAIS NO MUNDO

ESPANHA

Polícia utilizouforça excessivaAHumanRightsWatch acusa apolícia espanhola de uso excessivode força naCatalunha durante oreferendo, usandobastões contramanifestantes e causandováriosferidos. Espanha assinalou ontemoDia daHispanidade, assombradopelamorte dopiloto de umaviãomilitarque se despenhou.

© REUTERS

PORTUGAL INTEGRA ÓRGÃO

ProcuradoriaEuropeia lançadaAcriação de umaProcuradoriaEuropeia foi ontemoficializadapelos 20 Estados-membros quedecidiram fazerparte deste orga-nismo independente especializadona luta contra a criminalidadefinanceira em toda aUnião Euro-peia, entre os quais Portugal.

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Estados Unidosdeixam UNESCO«anti-israelita»OsEstadosUnidos anunciaramque se vão retirardaOrganiza-ção dasNaçõesUnidas para aEducação, a Ciência e aCultura(UNESCO) a 31de dezembrode2018, acusando a instituição –que lamentou «profundamente»a decisão – de seranti-israelita.Horas após o anúncio, Israelcomunicou que também iriadeixar a organização.

Page 9: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

PUB

Page 10: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

DESPORTO 13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt10

JOÃ[email protected]

Diz a história dos três por-quinhos que a casa de pa-lha era a mais fraca dostrês irmãos e a primeira a

cair aos pés do lobo mau. Só que on-tem Palhinha foi um alicerce robus-to e, juntamente com Podence, quefez três assistências, guiou a segun-da linha leonina para uma vitória in-discutível. Pese embora algumas fa-cilidades na defesa.

Como tinha avisado, Jorge Jesusmexeu (muito) naequipae só mante-ve Jonathan. Apesar disso, os leõesapresentaramumentrosamento bas-tante aceitável e foram criando boasjogadas, sobretudo pelo lado esquer-do. Apesardo guardião do Oleiros teradiado o inevitável, uma jogada con-fusapermitiu aPalhinhainaugurar omarcador relativamente cedo.

O Oleiros aindaameaçou empatar,mas Mattheus tratou de alargar avantagem, lá está, não fosse o diabotecê-las. Semnada(aindamais) aper-der, o Oleiros fez duas substituiçõeslogo ao intervalo e começou a dispu-tar apartidaolhos nos olhos com umcandidato ao título. Haviade tero seuprémio, com a obtenção de dois go-los onde adefesado Sporting, que foimarcando pelo meio, facilitou muito.

Jesus ainda teve tempo para trêsestreias – Rafael Leão até marcou.

Sérgio quer vencer a TaçaEsta noite, quando forem 20h15, é avez do FC Porto entrar em campopara defrontar o Lusitano de Évora,equipados distritais que vai jogar noRestelo. Os portistas jácontaram on-tem com vários internacionais, re-

gressados das seleções, e sabem quenão podem contar com o lesionadoSoares.

Tendo em vista que o calendáriovai apertar e que daqui a uns dias hájogo da Champions, Sérgio Concei-ção deverá apostar na 2ª linha. Masnão se pense que isso tira a ambiçãoao técnico portista. «Quero ganharestacompetição. Estive nafinalcomotreinadore tive aoportunidade de ga-nhar como jogador. É uma competi-ção fantástica.»

Amanhã, a partir das 19h, o Benfi-ca entra no Estádio do Algarve paradefrontar o Olhanense. Recorde-seque, nesta 3ª eliminatório, todas asequipas da Liga jogam fora.

TAÇA DE PORTUGAL

DESPORTO 13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt10

©PA

ULO

NOVA

IS/LUSA

TAÇA DE PORTUGAL 3ªELIMINATÓRIA

SPORTINGOLEIROS

SalinRistovskiPetrovic

André PintoJonathan SilvaJoão Palhinha

Mattheus ‹Jovane Cabral, 79’ ›

Bruno CésarIuri Medeiros

Podence ‹Demiral, 89’ ›Gelson Dala ‹

Rafael Leão, 70’ ›

42

Estádio Municipal de Oleiros

Natan Costa Jorge Jesus

Luís PedroBruno CardosoTiago GomesLiu DengPedro Luís‹ Guilherme› Dentinho, 46’Victor LiraVasco‹ Leandro› Djodjo, 46’Ivan‹ Jackson› Tak Teuin, 84’

TREINADORES

Golos:Palhinha (23’ e 62’), Mattheus (41’), Jackson(80’), Rafael Leão (87’) e Djodjo (90’)Disciplina:Cartões amarelos: Petrovic (15’), Bruno César(39’), André Pinto (69’) e Djodjo (79’)

FC PORTO

Prejuízo não adia compraOFCPorto SADapresentou prejuízo consolidadonegativo de 35,315milhões de euros na época2016/17, umdesagravamento face aos anteriores58,411milhões negativos. O clube comprou 60%dopasse deAboubakarpor7,2milhões de euros.

FIFA

Infantino quer o VAR jáPara opresidente da FIFA, Gianni Infantino, «che-gou omomento»de adotaro vídeoárbitro (VAR),apósogolo ilegal (a bola nãopassou a linha no 1-0)que deu a vitória aoPanamápor2-1e deixou osEstadosUnidos fora doMundial 2018 de futebol.

BENFICA

Ederson acaba em LisboaDepois doprimeiro jogopela seleção doBrasil, navitória sobre oChile por3-0, quandoquestionadose poderia acabara carreira nopaís, Ederson res-pondeu que espera regressarumdia aoBenficapara ‘arrumaras botas’.

Palhinha tambémé um bom alicerceMédio bisou na vitória do Sporting e Podence fez três assistências, num jogoem que nem o sintético foi problema. FC Porto e Benfica são os próximos a jogar.

EM DEZ SEGUNDOS

Umdossentimentosmaiscomplicadosde lidarquan-dosomosgarotos(ebem,

norestodanossavida)éoda injus-tiça. Lembro-mebemdeosentirnaqueleAlemanha-PortugalquenoscolocouforadoMundialde98,umdosepisódiosmais traumáti-cosdahistória recentedofutebolportuguês.NãohámuitagentequenãosaibaqueméMarcBatta,oárbitrofrancêsqueexpulsouRuiCosta,precipitandooempatedaAlemanhacampeãdaEuropa,quandoPortugaléque jogavabem.Nãomeparecequetal coisa fossehojepossível, porqueganhámosestatuto,BolasdeOuroeumtítulodecampeõesdaEuropa.Masoes-tatuto,naverdade,oque interessa?Podedar-nosaquelerespeitozinhoqueBattanãonosteve,masoqueinteressamesmoéterumaequipapreparadapara todasassituações,comoaquelaqueFernandoSantostemvindoacriarnosúltimosanos.Depoisdeumpercalço inicial naqualificação,comumaderrotanaSuíça,eraprecisoganharos jogostodosparachegaraoMundialde2018.FernandoSantosdissequeíamosganhar.Eganhámos.Oúlti-mo jogodaqualificaçãofoibemparadigmáticodaquiloqueéestaSeleçãoNacional: umaequipaquesabemoldar-seaosacontecimen-tos,queconsegue,nomesmojogo,jogardeformabrilhanteedeformapragmática.Umaequipamoderna.ObilheteparaaRússia, frenteaumaequipaqueapenasperdeuumjogo, foi algoquasenaturalequeàstantaspareciaquenuncahaviaestadoemcausa.PorqueaconfiançaqueFernandoSantospassaaos jogadorestambémjápassoupara todosnós.

Jánãosomoscoitadinhos

OPINIÃO

LÍDIA PARALTAGOMESJornalista do semanário ‘Expresso’

Page 11: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

CINEMANO SOFÁ

DIA 16, AMC, 19H45‘CRUELDADE INTOLERÁVEL’George Clooney, CatherineZeta-Jones, GeoffreyRush eBilly Bob Thornton são as gran-des estrelas desta comédiaromântica escrita e realizadapelos irmãos Coen em2003.

© DR

DIA 17, FOXMOVIE, 14H30‘AMINHAMÃE,EU E AMINHAMÃE’ComédiadramáticadeWayneWangqueadaptaaograndeecrãafamosanoveladeestreiadaes-critoraMonaSimpson.ComSu-sanSarandone NataliePortman.

© DR

DIA 18, HOLLYWOOD, 14H‘ESCAPE FROMLA’Em1996omestreJohnCarpen-terdecidiu regressaraocarismá-ticoSnakePlissken(KurtRussel)atravésdeumasequeladoclássi-coEscapeformNewYork.

© DR

PUB

A Amazon anunciou na quarta-fei-raestararepensarosseusprojetoscoma The Weinstein Company devido aoescândalo de assédio sexual envolven-do o cofundadordaprodutoraHarveyWeinstein. O chefe de comunicações

daAmazonEntertainment,CraigBer-man,afirmouqueaempresaestáare-ver opções para as produções com aThe Weinstein Company, cujo conse-lho de administração despediu, no do-mingo, o produtor de 65 anos.

Amazon está a avaliar o que fazer aosprojetos conjuntos com Weinstein

POLÉMICA

EM DEZSEGUNDOS

HOLLYWOOD

Mickey Rourkefaz uma novaplásticaOatoramericanode65anos,íconesexualdosanos80eclientehabitualdecirurgiasplásticasaolongodosanos,voltou ‘àfaca’.AgoraaestreladefilmescomoNoveSemanaseMeiaouTheWrestlersujeitou-seaumprocedi-mentononariz.De lembrarqueRourkesempresedefendeudascríticasalegandosequelasdeumafracasssadacarreiranopugilismo.

MODA

41º PortugalFashion arrancaem LisboaAsnovascoleçõesparaaprima-vera/verão2018dePedroPedro,CarlosGil,LuísOnofre,Alves/Gon-çalvesedamarcaTMCollectionabrem,amanhã,emLisboa,o41ºPortugalFashion,antesdeseguirparaoPorto.OcircuitodoPortugalFashion,queterminaemLisboaenoPorto,passouantespelasSemanasdaModadeNovaIorque,Paris,Londres,Milão.

RUIMARIA PÊGO, ontem,Dia Nacional do ‘ComingOut’nos EUA, no seu Facebook.

«Há muitasolidão nesteprocesso.Não é simplese deixanódoas naalma duranteanos»

FAMA&TV13.10.2017 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 11

Stewarttambém,porfavor!Elaémui-toatraente,meuDeus.Euamo, literal-mente,aKristenStewart.Quemmais?ACamilaCabello é maravilhosa!».

©MINGLE

MED

IATV

Bella quer sexocom mulheresAtriz Bella Thorne assume que gostava de se envolvercom Demi Lovato, Kristen Stewart ou Camila Cabello.

Bella Thorne, de 20 anos de idade,fez confissões durante uma entrevista

REDAÇÃ[email protected]

BellaThorne,atrizquesedeua conhecer ao mundo comoestrelajuvenildaDisney,sur-preendeuaorevelarquegos-

tariade experimentar ter relações se-xuais com mulheres. «O que é difícil ésaberquando elas queremsersó ami-gasouquandoqueremalgomais.Comumhomem,issoémaisfácil”,disse,ementrevistaao site Stylecaster.

‘Fraquinhos’ ilustresAatrizavançoumesmocomalgunsno-mescomquemgostavadeseenvolver.«Demi Lovato, sem dúvida. Eu adoro-aesomosbastantepróximas,elaéma-ravilhosapordentroeporfora.Kristen

CELEBRIDADES

Page 12: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

LEONEL VIEIRA

Comofoi fazerocastingparaeste filme?Foidemorado, mas fácil.Todos os personagens ficaramclarose aescolhados atores, principalmenteos portugueses, foióbviaparamim.Difícil foiencontrar aprotagonista[atriz brasileira, PaollaOliveira]. Achoque andeimais de umano e meio àprocura. E acho que fiz amelhor es-colha: aPaollafoiaescolhamais queacertada, assimcomo todo o elenco.

Na sua opinião, como está oatual estado do cinema emPor-tugal? Sente que nos últimosanos conseguiu-se criar real-mente um conceito de ‘cinemacomercial, nomelhor dos senti-dos do termo?O cinema portu-guês vive de ciclos. Nestes últimosdois anos está num ciclo de recupe-ração. Estas aparentes pequenasvitórias são apenas momentos. Naverdade, o cinema português nuncaviveu um período de grande fulgore êxito, o que me entristece. Achoque já houve, antes de mim, pessoasde grande mérito, que fizeram umesforço enorme para levar público

REDAÇÃ[email protected]

Como surgiu esta ideia defilmar uma comédia ro-mânticacomestaverten-te tão Atlântica, oume-

lhor,luso-brasileira?Surgiunumen-contro no Festival de Berlim, há qua-troanosatrás,comosprodutoresFa-bianoeCaioGullane.Tinhaanecessi-dade de, nestes 15 anos que trabalhocomoBrasil,produziralgoquefuncio-nassenagrandedistribuiçãoemsala.

Foi fácil gerir estaprodução?Houvechoquesculturais entreosnúcleosportuguesesebrasi-leirosouasafinidadeshistóri-caseculturais ajudaramaultra-passarbarreiras?Foi bastantefácil. Naverdade, é até aliciantequando podermos contar comequipas dos dois países, porque seenriquecem reciprocamente. Gostode trabalhar com o Brasil, aprendomuito com as equipas brasileiras.Acho que aqualidade do meutrabalho ficafortalecida.

Comédia romântica luso-brasileira “Alguém como Eu”, com Ricardo Pereira e PaollaOliveira, é o novo filme de Leonel Vieira. Fomos entrevistar o realizador português.

ARTE&LAZER 13.10.2017SEXTA-FEIRAwww.destak.pt12

às salas... eu participei desse gru-po. Por outro lado, há o cinemaportuguês que anda em festivais enos últimos dois, três anos temostido uma participação bem inte-ressante neste circuito. Se olhar-mos por esse prisma, estamos afazer um bom trabalho. Contudo,o cinema português como estrutu-ra não está bem. Se nãose tomarem algu-mas decisõespodemos vol-tar à crise nocinema, comojá tivemoshá algunsanos.

ARQUITETURA

Novo filme sobreVentura TerraOdocumentárioVenturaTerra -ProjetaraModernidade, deFer-nandoCarrilho, sobreoarquitetoquemarcou a Lisboado iníciodoséculoXX, vai terantestreia a 17deoutubro, naCinematecaPortuguesa.

MÚSICA

Novo single deCuca sai hojeBalelas,osingledeapresentaçãodonovoálbumdafadistaCucaRoseta–quetemediçãoagendadaparaomêsdenovembro–, estreiahoje, 13deOutubro,nasrádiosnacionaise jáseencontradisponíveldigitalmente.

AO VIVO

Expensive Soulna festa dos HMBOsExpensiveSoulvãojuntar-seàscomemoraçõesdos10anosdecarreiradosHMBnopróximodia17denovembronoColiseudoPorto.Bilhetesparaoespectáculojáestãoàvenda–apartirdos€25.

EM DEZ SEGUNDOS

Filme Um Susto de FamíliaEstreou dia 12OsWishbones estão longe de seruma família perfeita. Para reunira família, Emma, amãe, decideplanear uma noite divertida deHalloween.Mas o seu plano vaipor água abaixo quando umabruxamalvada os amaldiçoa.

Passeio Mimosa Avóse Netos14 de outubro | LisboaParticipe em família neste even-to divertido e gratuito, que contacom a presença do apresentadorFranciscoGarcia e da OrquestraMimosa, que vai animar todaa prova com imensasmúsicas,coreografias e umaDance Battle!

Musical Infantil – A FadaOriana15 de novembro | Cinetea-tro D. João VACompanhia de Teatro II Actoleva a palco uma dasmais céle-bres obras da literatura infantilportuguesa. Adaptada ao teatromusical, numa versãomágica ememorável dedicada à infânciaque nos leva até aomisteriosouniverso das fadas.

Festival Internacional deMarionetas do Porto13 a 29 de outubro | Cidadedo PortoO Festival Internacional deMa-rionetas do Porto está de volta:este ano estará desde o dia 13até ao dia 29 de outubro, peloterritório da cidade do Porto.Commuitos espetáculosemarionetas que abrangemosmais diversificados públicos!

Oficina: Coleccionadoresde Histórias14 de outubro | Av. D. Afon-so Henriques, 815 | PortoUma oficina para famílias querecupera os valores da palavra,da comunicação, das experiên-cias vivenciadas, da escuta e dotempo, onde todas as pessoastêm histórias para contar.

Oquefazercomosmiúdosestefimdesemana

www.pumpkin.pt

PUMPKIN.A VIDA EM FAMÍLIA«O cinema português

vive de ciclos»

©DAVID

MARTINS/CM

© FOTOS: DR

Page 13: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

PUB

JOÃ[email protected]

Promover o turismo do vinhonaEuropa, as rotas de vinhoe os diversos territórios vi-nhateiros. Foi este propósi-

to que levou à instituição, em 2009,do Dia Europeu do Enoturismo, quese assinala desde então no segundodomingo de novembro.

Com esta iniciativa, a RECEVIN -Rede Europeiade Cidades do Vinho,que estápresente em 11 países, entreeles Portugal com cerca de 70 cida-des, procuradivulgar acultura, o pa-trimónio e as tradições das cidadesparceiras e os produtores de vinho,valorizando, desta forma, os territó-rios onde a vinha se insere.

Este diavaiserassinalado compro-gramas próprios em cada cidade,apresentando conferências, concer-tos, visitas a adegas e passeios pelasvinhas, provas de vinho e enogastro-nómicas, exposições, entre muitas ou-tras iniciativas. Uma boa desculpapara dar um salto a locais emblemá-ticos de Portugal, mas também Ale-manha, Áustria, Bulgária, Eslovénia,Espanha, França, Grécia, Hungria,Itália e Sérvia.

Promover consumomoderadoNestaediçãopretende-sequeosorga-nizadores destaquem o consumo mo-derado de vinho, em cooperação como programa da Wine in Moderation,associação sem fins lucrativos funda-da em 2011 pelo setor vitivinícola.

© 123RF

Cultura,patrimónioe tradições

Passeios pelas vinhas é uma das muitas iniciativas que estão previstas

Dia Europeu do Enoturismo, este ano marcado para13 de novembro, vai ser assinalado em 700 cidades.

ENOTURISMO

O presidente da Autoridade Na-cional de Aviação Civil informou terrecebido «algumas queixas», mas«mais por desconhecimento» sobrea situação da Ryanair, que enfrentaaindaprocessos de contraordenação

automáticos devido ao cancelamen-to de voos. Acompanhiaaéreade bai-xo custo anunciou ontem acontrata-ção de 45 pilotos, aumentando para860 o número total de pilotos contra-tados desde o início deste ano.

Ryanair enfrenta processosautomáticos de contraordenação

CANCELAMENTO DE VOOS

Vídeos com a ajudados portuguesespromovem o CentroJá estão disponíveis nas platafor-mas digitais doTurismodePortu-gal os quatro filmes promocionaissobre a regiãoCentro dePortugal,recentemente devastada pelosincêndios. Os realizadoresDiogoMorgado, EdgarPêra, PedroVarelaeRubenAlves utilizaramplanosenviados por2mil portuguesespara fazeros filmes de 3minutos.

© DR

Universitáriosvão reinventar oturismo ferroviárioÉhojeapresentado,nosClaustrosdaUniversidadedeÉvora,a3ªediçãodo“TourismTrainExperiences”, iniciativaquevisareinventaroturismoferroviá-rioeasregiõesdeTurismoportugue-sascompotencialdecrescimentoatravésdeprojetosdeempreendedo-rismoeinovaçãoconcebidosporestudantesuniversitários.

Parceria renovadacom as Pousadasde PortugalResultantedo trabalhode recu-peraçãodoConvento francis-canodoséculoXVI, a PousadadoConventodeBelmonte tem--sedestacadopela excelência doprodutoquepresta, assentenanatureza classificadadoedifício,doacolhimentoqueproporcionaedeumagastronomia dinâmica,rica ediversificada, afirmando-secadavezmais comouma refe-rência turístico-hoteleira daregiãoondeseencontra.

MARQUE NA AGENDA

VIAGENS13.10.2017 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 13

Page 14: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

99 | 91 39315 12 9 977 64 7239

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá . Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos . Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha

OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões .

Colecções de Moedas em PrataENTRE OUTRAS

PROCURA UM CRÉDITO?

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS

Crédito PessoalDe 1.500€ a 50.000€

e de 12 a 120 mesesTAN DESDE 8,75% TAEG DESDE 13,5%

962 491 939 - 915 789 254 ������������ �������������

���� ���� �� ����� ���� �������� ����� ��� ���������������� ���� � �� ��!��� ��� "�� ���#�������#� ��� $��$ �� %�&'���$���"� ��%����&������'�����'����������(���������#�������)�

� LIGUE AGORA

MCAPITALFINANCE

GRANDE MÉDIUM CURANDEIRO

PROF. YUSUFAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

������������������ ���������� ������������������� �������Espiritualista se o companheiro te deixou ou te quiser deixar venha ter comigo, ele/ela volta na mesma semana. Não há problema sem solução. Ajuda a resolver problemas familiares,

sexuais, amor, negócios, emagrecimento, atracção de cliente, mesmo os casos mais difíceis e desesperados. Se está cansado de sofrer não sofra mais.

LIGUE JÁ O NÚMERO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA - 965 088 374 – 919 705 497FACILIDADES DE PAGAMENTO | PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO

�����������������������������������!���CONSULTÓRIOS: LISBOA (Metro Areeiro) e SINES (Junto ao Mercado Municipal)

��Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������

���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

STIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

CLASSIFICADOS

Page 15: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

LISBOAHOJE16ºMÍNIMA

27ºMÁXIMA

AMANHÃ18º MÍNIMA

31ºMÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE13ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

AMANHÃ12ºMÍNIMA

28ºMÁXIMA

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borgesde Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel RodriguesDIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORAADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCHOndina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves;Redação: Filipa Estrela, João Tomé, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas,Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora),Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto);Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); DepartamentoComercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego,Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento);Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone:225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede:Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax:210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881;Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluzde Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399.ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais:1. Parte da costa, geralmentecoberta de areia, que confina com o mar.Distância que se percorre entre dois lugaresde paragem. 2. A minha pessoa. Ameaçarruína. Carta de jogar. 3. Anuência. Por conse-guinte. 4. Cabo. Coloração da face.5. Designa carência ou ausência (prep.). Contr.da prep. de com o art. def. o. Haver de distân-cia, de diferença. 6. Sobre (prep.). Genérico.Suspiro. 7. Forma antiga de mim. Designa dor,admiração, repugnância (interj.). Contr. daprep. em com o art. def. os. 8. Deus te salve!(interj.). Denominação genérica dada àsdoenças causadas por vírus. 9. Povo que ocu-pava o Peru, quando os Espanhóis o conquis-taram. Ruminante bovídeo. 10. Mulo. Pífaro.

Atmosfera. 11. Gancho metálico, farpado, para pescar. Caverna profunda.Verticais:1.Ato ou efeito de pesar. Alguma. 2. Perverso. Minha (ant.). United Nations (abrev.).3. Senão, dificuldade. Assisti. 4. Caminhava para lá. Terra pertencente ao património real e que eraarrendada com a obrigatoriedade de pagamento de certos géneros à coroa.5. Alvorotei. Óxido ouhidróxido de cálcio. 6. Serve-se de. Avança. 7. Aqui está. Usurário (ant.). 8. Que tem três cores.Exprime a ideia de separação, privação (pref.). 9. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o.Debaixo de. 10. Parte mais larga da enxada. Espécie de albufeira. Ecoar. 11. Membro guarnecido depenas que serve às aves para voar. Rio pequeno.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Praia,Etapa.2.Eu,Aluir,Ás.3.Sim,Assim.4.Amarra,Cor.5.Sem,Do,Ir.6.Em,Geral,Ai.7.Mi,Ui,Nos.8.Ave,Virose.9.Incas,Boi.10.Mu,Gaita,Ar.11.Anzol,Antro.Verticais:1.Pesagem,Uma.2.Ruim,Mia,UN.3.Mas,Vi.4.Ia,Reguengo.5.Alarmei,Cal.6.Usa,Vai.7.Eis,Danista.8.Tricolor,An.9.Mo,Sob.10.Pá,Ria,Soar.11.Asa,Ribeiro.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR13.10.2017 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

Isaltino versusFelgueiras IINa edição [de ontem] dopacientee generosoDestak, o leitorDaviddeOeiras, que se esforça por limparos crimes do autarca agora eleitonaquele concelho (...), querà vivaforça estabelecercomparaçõescomacontecimento incomparável.Diz o leitordo concelho commaisdoutores, que emFelgueiras háumcaso semelhante àquele quelevou o seu presidente para trásdas grades. (...). Talvez o leitorreagente, seja tambémele, doutor.Mas se assim for, não faz deleumhomembem formadoemelhorinformado. Não sofrendo eu dedores pornenhumautarca dopaís,e nemsendodefensorde FátimaFelgueiras, devo clarificarque àex-autarca doNorte, apesardeter sido acusada de crimemenor,quase doméstico,mas censurável,

nunca a vi sair da prisão comumsacode roupa suja e rostoamargurado após cumprimentode pena. Tambémsei que a autarcanortenha foi ilibada de todas asacusações que sobre ela pendiame foi absolvida completamente emtribunal. Ora estar a querer reforçara inocência de Isaltino comcom-parações estapafúrdias, semsen-tido algum, demonstra que o leitordeOeiras não sabe doque escreveaqui neste popular, democráticoe abrangente jornal (...). Se quersabermais, faça umapequenanavegaçãopela internet, e con-firme, se há ou não semelhançasentre umcaso e outro, ou idênticagravidade, e vai concluir que emIsaltinoMorais versus FátimaFelgueiras, não bate a bota comaperdigota!

JOAQUIM A. MOURA

Penafiel

CARTAS DO LEITOR

PUB

SUDOKU ***

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Page 16: PORTUGAL Mudaraforma como se cobra … os 15 anos de atividade, históriae missãodaONV,evidenciandoosmar-cosprincipaisdainsituição,através defotografia,vídeoeilustração. Quinze

PUB