portuga 3

28
- Verbos Terminados em guir/quir (u pronunciado) e guar/quar 1.1 - Série Acentuação Gráfica Se você ainda não entende bem o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, é importante que você volte ao curso Sílabas - Separação e Tonicidade. É necessário também você saber o que é o radical de um verbo. Se você ainda tem dúvidas, familiarize-se com as partes do verbo acessando o curso: Verbos 1 - Estrutura e forma Você deverá saber o que são formas verbais rizotônicas e arrizotônicas. Se esses termos ainda são obscuros para você, volte ao curso Verbos 6 - Conjugação dos Verbos Irregulares. Também é importante que você leia os cursos anteriores da serie Acentuação Gráfica. Só com esses conhecimentos será possível obter um total aproveitamento dos estudos sobre acentuação gráfica. Uma modificação importante trazida pelo Novo Acordo Ortográfico tem a ver com os verbos terminados em GUIR e QUIR (com o U pronunciado) e GUAR e QUAR, como arguir, delinquir, aguar, apaniguar, apaziguar, averiguar, desaguar, enxaguar e obliquar, mas apenas nas conjugações do presente do indicativo e presente do subjuntivo e em suas formas rizotônicas. Lembramos que as formas verbais rizotônicas são aquelas em que a sílaba tônica está no radical, na raiz do verbo, enquanto as arrizotônicas são aquelas em que a sílaba tônica está fora do radical. Nos verbos terminados em GUIR e QUIR com U pronunciado, e também nos terminados em GUAR e QUAR, nas conjugações do presente do indicativo e do presente do subjuntivo, o U dos grupos GU e QU, nas formas rizotônicas, formava hiato com a vogal posterior, e recebia o acento agudo. Já nas arrizotônicas, o U era pronunciado, mas não era tônico. Assim, formava ditongo crescente com a vogal posterior e recebia o trema. Com o Novo Acordo Ortográfico, nas formas arrizotônicas, o U dos grupos GU e QU desses verbos, quando precedido de E e I, perde o trema, já que este foi abolido. Entretanto, o U continua a ser pronunciado. Veja: Nós arguímos... Vós arguís... Além disso, nos verbos terminados em GUIR, como arguir, as formas rizotônicas dos dois presentes também perdem o acento agudo, apesar de continuarem sendo pronunciadas da mesma forma. Repare que essas formas verbais que perderam o acento também são paroxítonas:

Upload: edilayne-lopes

Post on 25-Apr-2015

28 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Portuga 3

- Verbos Terminados em guir/quir (u pronunciado) e guar/quar1.1 - Série Acentuação Gráfica

Se você ainda não entende bem o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, é importante que você volte ao curso 

Sílabas - Separação e Tonicidade.É necessário também você saber o que é o radical de um verbo. Se você ainda tem dúvidas, familiarize-se com as partes do verbo acessando o curso:

Verbos 1 - Estrutura e formaVocê deverá saber o que são formas verbais rizotônicas e arrizotônicas. Se esses termos ainda são obscuros para você, volte ao curso 

Verbos 6 - Conjugação dos Verbos Irregulares.Também é importante que você leia os cursos anteriores da serie Acentuação Gráfica.Só com esses conhecimentos será possível obter um total aproveitamento dos estudos sobre acentuação gráfica. Uma modificação importante trazida pelo Novo Acordo Ortográfico tem a ver com os verbos terminados em GUIR e QUIR (com o U pronunciado) e GUAR e QUAR, como arguir, delinquir, aguar, apaniguar, apaziguar, averiguar, desaguar, enxaguar e obliquar, mas apenas nas conjugações do presente do indicativo e presente do subjuntivo e em suas formas rizotônicas.

Lembramos que as formas verbais rizotônicas são aquelas em que a sílaba tônica está no radical, na raiz do verbo, enquanto as arrizotônicas são aquelas em que a sílaba tônica está fora do radical.

Nos verbos terminados em GUIR e QUIR com U pronunciado, e também nos terminados em GUAR e QUAR, nas conjugações do presente do indicativo e do presente do subjuntivo, o U dos grupos GU e QU, nas formas rizotônicas, formava hiato com a vogal posterior, e recebia o acento agudo. 

Já nas arrizotônicas, o U era pronunciado, mas não era tônico. Assim, formava ditongo crescente com a vogal posterior e recebia o trema.

Com o Novo Acordo Ortográfico, nas formas arrizotônicas, o U dos grupos GU e QU desses verbos, quando precedido de E e I, perde o trema, já que este foi abolido. 

Entretanto, o U continua a ser pronunciado. Veja:

Nós arguímos... Vós arguís...

Além disso, nos verbos terminados em GUIR, como arguir, as formas rizotônicas dos dois presentes também perdem o acento agudo, apesar de continuarem sendo pronunciadas da mesma forma. Repare que essas formas verbais que perderam o acento também são paroxítonas:

Presente do Indicativo:

Eu arguo (arGUo), Tu arguis (arGUis), Ele argui (arGUi), Eles arguem (arGUem)

Presente do Subjuntivo:

Que eu argua (arGUa), que tu arguas (arGUas), que ele argua (arGUa), que eles arguam (arGUam)

Já os verbos terminados em QUIR, GUAR e QUAR poderão ser conjugados de duas formas diferentes nas formas rizotônicas:

Page 2: Portuga 3

- com o U do grupo GU ou QU tônico, mas sem acento agudo; ou

- com acento agudo no A ou I do radical.

As formas arrizotônicas não sofreram modificação.

Veja a seguir como serão as duas formas de conjugar os verbos terminados em QUIR, GUAR e QUAR no presente do indicativo epresente do subjuntivo

Verbo Delinquir Presente do Indicativo:Eu delinquo (delinQUo) ou delínquo (u pronunciado, mas sem trema)Tu delinques (delinQUes) ou delínques (u pronunciado, mas sem trema)Ele delinque (delinQUe) ou delínque (u pronunciado, mas sem trema)Nós delinquimos (u pronunciado, mas sem trema)Vós delinquis (u pronunciado, mas sem trema)Eles delinquem (delinQUem) ou delínquem (u pronunciado, mas sem trema)

Verbo Delinquir Presente do Subjuntivo:que eu delinqua (delinQUa) ou delínquaque tu delinquas (delinQUas) ou delínquasque ele delinqua (delinQUa) ou delínquaque nós delinquamos (sem modificação)que vós delinquais (sem modificação)que eles delinquam (delinQUam) ou delínquam

Verbo Averiguar Presente do Indicativo:Eu averiguo (averiGUo) ou averíguoTu averiguas (averiGUas) ou averíguasEle averigua (averiGUa) ou averíguaNós averiguamos (sem modificação)Vós averiguais (sem modificação)Eles averiguam (averiGUam) ou averiguam

Verbo Averiguar Presente do Subjuntivo:que eu averigue (averiGUe) ou averígue (u pronunciado, mas sem trema)que tu averigues (averiGUes) ou averígues (u pronunciado, mas sem trema)que ele averigue (averiGUe) ou averígue (u pronunciado, mas sem trema)que nós averiguemos (u pronunciado, mas sem trema)que vós averigueis (u pronunciado, mas sem trema)que eles averiguem (averiGUem) ou averíguem (u pronunciado, mas sem trema)

Verbo Obliquar Presente do Indicativo:Eu obliquo (obliQUo) ou oblíquoTu obliquas (obliQUas) ou oblíquasEle obliqua (obliQUa) ou oblíqua

Page 3: Portuga 3

Nós obliquamos (sem modificação)Vós obliquais (sem modificação)Eles obliquam (obliQUam) ou obliquam

Verbo Obliquar Presente do Subjuntivo:que eu oblique (obliQUe) ou oblíque (u pronunciado, mas sem trema)que tu obliques (obliQUes) ou oblíques (u pronunciado, mas sem trema)que ele oblique (obliQUe) ou oblíque (u pronunciado, mas sem trema)que nós obliquemos (u pronunciado, mas sem trema)que vós obliqueis (u pronunciado, mas sem trema)que eles obliquem (obliQUem) ou oblíquem (u pronunciado, mas sem trema)

Observação importante: os verbos distinguir e extinguir, apesar de terminarem em GUIR, não tem o U pronunciado, e assim são conjugados regularmente como outros verbos regulares terminados em -ir.

1 - Acentos Diferenciais

Este é o quinto e último curso da série Acentuação Gráfica, que possui os seguintes títulos:

Acentuação Gráfica 1 - O que é acentuação gráfica?

Acentuação Gráfica 2 - Acentuação das Proparoxítonas, Paroxítonas e Oxítonas

Acentuação Gráfica 3 - Acentuação de Ditongos e Hiatos

Acentuação Gráfica 4 - Verbos Terminados em GUIR e QUIR (com U pronunciado) e GUAR e QUAR

Acentuação Gráfica 5 - Acentos Diferenciais

Se você ainda não entende bem o que são palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, e ainda o que são monossílabos tônicos, é importante que você volte ao curso 

Sílabas - Separação e Tonicidade.Também é importante que você leia os cursos anteriores da serie Acentuação Gráfica antes de continuar.

A regra geral é que não se usa o acento gráfico para diferenciar palavras homógrafas (com a mesma grafia), mas heterofônicas (com pronúncias diferentes). Veja alguns exemplos de palavras homógrafas que diferem na pronúncia por terem uma vogal aberta ou fechada, mas não recebem acento diferencial:

Eu acerto o alvo. / Foi apenas um acerto de contas.

Eu acordo cedo. / Não conseguiram entrar num acordo.

Page 4: Portuga 3

Uma cerca de arame farpado cerca a fazenda.

Eu coro de vergonha de cantar no coro da igreja.

Tu deste ao menino as cordas deste violão?

O rapaz fora mandado para fora do escritório.

Não sou piloto profissional, mas piloto bem.Entretanto, havia algumas exceções (pelo menos até 2008):

Dentre todas as cartas do baralho, o ás é a mais valiosa no jogo de pôquer.

Ele não pára de perguntar que dia vou para São Paulo.

Ele péla o cachorro começando pela cabeça.

Eu pélo o bichinho começando a raspar o pêlo pelo rabo.

Ele sempre pôde, e até hoje ainda pode.

É impossível jogar pólo no Pólo Norte polo (forma antiga de pelo) frio daquela região.

Comi uma pêra de manhã. Falam que faz bem pera saúde.

Obs. 1: pera é uma preposição antiga, que já deixou de ser usada, sinônimo de para.

Obs. 2: Repare que apenas pêra (no singular) recebia o acento circunflexo. Peras (no plural) já era grafada sem acento.

É preciso pôr um capacete para andar por baixo dos andaimes.

Ela tem um quê de ternura. Espero que não demore.

Você sabe o porquê disso? É porque você foi embora!

O Novo Acordo Ortográfico eliminou o acento diferencial em alguns casos, e o manteve em outros.

Com o Novo Acordo Ortográfico, deixam de ter acento gráfico as palavras paroxítonas que são homógrafas e heterofônicas de:

artigos,

contrações,

preposições e

conjunções átonas.Lembre-se: só as paroxítonas são afetadas.

Assim, perdem o acento:

Pera (substantivo), que é homógrafa de pera (preposição antiga, sinônimo de para)

Comi uma pera de manhã. Falam que faz bem pera saúde.

Page 5: Portuga 3

Polo (substantivo), que é homógrafa de polo (combinação antiga da preposição por + lo, pelo)

É difícil jogar polo no Polo Norte polo frio que faz naquela região.

Também perdem o acento:

Pela(s) (flexão de pelar), que é homógrafa de pela(s) (combinação da preposição per + la(s))

Ele pela o cachorro começando pela cabeça.

Pelo (flexão de pelar) e Pelo(s) (substantivo), que são homógrafas de pelo(s)(combinação da preposição per + lo(s))

Eu pelo o bichinho começando a raspar o pelo pelo rabo.

Perdem também o acento:

Para (flexão de parar), que é homógrafa da preposição para.

Ele não para de perguntar que dia vou para São Paulo.Obs.: Por aplicação dessa regra, também perdem o acento o para (flexão de parar) quando usado em palavras compostas e separadas por hífen:

Meu carro está todo sujo: os para-choques, os para-lamas e até os para-brisas estão cheios de barro.Está lembrado de que a alteração afeta apenas as palavras paroxítonas?

Então você já deve ter percebido que alguns acentos diferenciais continuam:

Ás (substantivo) e as (artigo)

Dentre todas as cartas do baralho, o ás é a mais valiosa no jogo de pôquer.

Pôr (verbo) e por (preposição)

É preciso pôr um capacete para andar por baixo dos andaimes.

Quê (substantivo, interjeição, ou pronome no fim da frase) e que (advérbio, conjunção, pronome ou partícula expletiva)

Ela tem um quê de folgada. Espero que não demore.

Porquê (substantivo, ou em fim de frase) e porque (conjunção)

Você sabe o porquê disso? É porque você foi embora!

Outro aspecto a ser relembrado: o acento diferencial só foi eliminado nos casos em que as palavras paroxítonas que são homógrafas e heterofônicas de:

Page 6: Portuga 3

artigos,

contrações,

preposições e

conjunções átonas.Assim, também foi conservado o acento diferencial de pôde e pode, que são flexões do verbo poder em tempos diferentes:Pôde (pretérito perfeito do indicativo) e pode (presente do indicativo)

Ele sempre pôde, e até hoje ainda pode.Da mesma forma, também foi mantido o acento diferencial para indicar o plural dos verbos ter e virna 3ª pessoa do presente do indicativo:

Singular: Ele tem, vem

Plural: Eles têm, vêmJá nos derivados de ter e vir (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.), que flexionados na 3ª pessoa do presente do indicativo teriam mais de uma sílaba e terminariam com -em e, por isso, seriam acentuados, foi feita uma distinção entre as formas no singular e no plural. O singular recebe o acento agudo, e o plural recebe o circunflexo:Verbos derivados de ter: 

Singular: Ele contém, detém, obtém, retém, mantém etc.

Plural: Eles contêm, detêm, obtêm, retêm, mantêm etc.Verbo derivados de vir: 

Singular: Ele convém, intervém, provém, sobrevém etc.

Plural: Eles convêm, intervêm, provêm, sobrevêm etc.

O Novo Acordo Ortográfico também trouxe outra novidade nos acentos diferenciais: é a faculdade de se usar o acento circunflexo na palavra forma (ô) (substantivo) para diferenciá-la de forma (ó) (substantivo ou flexão do verbo formar). É interessante notar que a última reforma ortográfica, de 1971, já deixara de incluir a palavra fôrma entre aquelas cujo acento diferencial permaneceu.

De qualquer forma, recomenda-se que o acento circunflexo seja utilizado apenas em caso de ambiguidade, como nos exemplos abaixo:

Qual é a forma da fôrma do bolo?

A forma da fôrma retangular é a melhor.

Page 7: Portuga 3

"Reduzi sem danos / a fôrmas a forma" (Manuel Bandeira - Os Sapos)Lembramos que, durante o período de transição, que vai até o final de 2012, é importante conhecer tanto as novas regras quanto as regras antigas, pois as duas coexistirão. Entre janeiro de 2008 e o final de 2012, serão aceitas tanto a grafia antiga quanto a nova.

Só a partir de janeiro de 2013 serão aceitas apenas as novas regras.

Adjetivos - Conceito e classificaçõesSão consideradas adjetivos as palavras que atribuem qualidades (ou defeitos) ou características aos substantivos.

Os adjetivos podem ser explicativos ou restritivos:

Adjetivo explicativo: que diz qualidade essencial do ser.

Ex.: gelo frio, pedra dura, leite branco, etc.

Adjetivo restritivo: que expressa qualidade, propriedade ou estado acidental do ser.

Ex.: bela casa, pedra preciosa, gelo útil, leite caro, livro velho, alto muro, etc.

Quanto à formação, o adjetivo pode ser:

Adjetivos primitivos: não são formados por derivação de nenhuma outra palavra: deles é que se formam outras palavras.Ex.: Azul, branco, claro, curto, livre, brando, grande, triste, verde.

Adjetivos derivados: são aqueles formados por derivação de outras palavras.Ex.: Cheiroso, desconfortável, invisível, infeliz, esverdeado, azulado, entristecido.

Adjetivos simples: apresentam um único radical em sua estrutura. Os exemplos acima ilustram muito bem esse caso.

Adjetivos compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.Ex.: Ítalo-brasileiro, político-institucional, luso-africano, socioeconômico.

É considerada locução adjetiva a expressão que equivale a um adjetivo, formada de preposição e substantivo ou preposição e um advérbio. Muitos desses adjetivos são de origem erudita, tendo uso restrito à linguagem técnica ou literária.

Para muitas delas existem adjetivos equivalentes.

Veja nas páginas seguintes alguns exemplos dessas locuções:

Locução..............................Adjetivo

De abdômen.......................abdominalDe abelha...........................apícolaDe águia.............................aquilinoDe aluno............................discenteDe ano...............................anualDa artéria...........................arterialDe asno.............................asininoDa audição.........................ótico, auditivoDe bispo............................episcopalDe boca.............................bucal, oralDe boi................................bovinoDo braço............................branquialDos brônquios....................brônquico

Page 8: Portuga 3

Locução..............................Adjetivo

De cabelo..........................capilarDe cabra...........................caprinoDo campo.........................rural, campesino, bucólicoDe cão..............................caninoDe cavalo..........................eqüino, eqüídeoDe cérebro........................cerebralDa parte superior do pescoço..........cervicalDe chumbo........................plúmbeoDe chuva...........................pluvialDe cidade..........................citadino, urbanoDe cílios............................cilialDe cinza............................cinéreoDe coração........................cardíaco, cordialDe crânio...........................cranianoDe criança.........................pueril, infantilDa coxa............................crural

Locução..............................Adjetivo

De diamante..................diamantino, adamantinoDo dedo........................digitalDo dente.......................dentalDo diafragma.................diafragmáticoDe estômago.................estomacal, gástricoDe estrela......................estelarDe face..........................facialDe fera..........................ferinoDe fígado.......................figadal, hepáticoDe filho..........................filialDe fogo.........................ígneoDe frente.......................frontal

Locução..............................Adjetivo

De garganta.................guturalDe gato......................felinoDe gesso...................gípseoDe guerra..................bélicoDe homem.................viril, humanoDe idade....................etárioDe ilha.......................insularDe intestino...............celíaco, entéricoDe inverno.................hibernalDe irmão...................fraternal, fraternoDe lado.....................lateralDe leão.....................leoninoDe lebre....................leporinoDe leite.....................lácteo, lácticoDe lobo.....................lupinoDe lua.......................lunar, selênico

Locução..................Adjetivo

De macaco...............simiescoDe mãe.....................maternal, maternoDe manhã..................matinalDe marfim..................ebúrneo, ebóreoDe mármore...............marmóreoDe mestre..................magistralDe monge..................monacalDe nádegas...............glúteoDe nariz.....................nasalDe neve.....................níveo, nivalDe noite....................noturnoDe nuca....................occipital

Page 9: Portuga 3

Locução.................Adjetivo

De olho...................ocularDe orelha................auricularDe osso..................ósseoDe ouro..................áureoDe ovelha...............ovinoDe pai....................paternal, paternoDe paixão...............passionalDe pedra................pétreoDe pele..................epidérmico, cutâneoDe pescoço............cervicalDe porco................suíno, porcinoDe prata.................argênteoDe professor...........docenteDe proteína.............protéicoDe pulmão..............pulmonar

Locução................Adjetivo

Dos quadris...........ciáticoDe rim...................renalDe rio....................fluvialDe rocha...............rupestreDe selva................silvestreDe serpente...........ofídicoDe sintaxe............sintáticoDe sonho..............oníricoDe tarde...............vesperal, vespertinoDe terra................terreno, terrestre, telúricoDe tórax...............torácicoDe touro...............taurino

Locução...........Adjetivo

De umbigo.........umbilicalDe veias............venosoDe velho............senilDe vento...........eólioDe verão...........estivalDe víbora..........viperinoDe vidro............vítreoDe virgem.........virginalDe visão...........óptico ou óticoDa voz.............vocal

Existem vários adjetivos chamados eruditos que significam "relativo a", "próprio de", "semelhante a", "da cor de" que equivalem a locuções adjetivas:

Ex.: 

torácico = do tórax;

sulfurino = da cor do enxofre,

férreo = de ferro, como ferro.Veja na página seguinte outros exemplos de adjetivos eruditos:

Adjetivo...........................................Erudito

Açúcar.............................................sacarinoÁgua................................................hídricoÁguia...............................................aquilino

Page 10: Portuga 3

Aluno...............................................discenteAnel.................................................anularAranha.............................................aracnídeoAsno................................................asininoAstro................................................sideral

Baço................................................esplênicoBálsamo...........................................balsâmicoBexiga..............................................vesicalBílis ou bile.......................................biliarBispo...............................................episcopalBoca................................................bucal, oralBode................................................hircinoBraço...............................................branquialBrejo................................................palustre

Cabeça.............................................cefálicoCabelo..............................................capilarCabra................................................caprinoCaça.................................................venatório, cinegéticoCampo..............................................ruralCavalo..............................................eqüídeo, eqüino, hípicoCela, célula.......................................celularChumbo............................................plúmbeoChuva...............................................pluvialCinza...............................................cinéreoCirco................................................circenseCobra...............................................colubrino,ofídicoCobre...............................................cúpricoCoelho.............................................cunicularCoração...........................................cardíacoCorreio.............................................postalCostas.............................................dorsalCriança............................................pueril, infantil

Dança............................................coreógrafoDaltonismo.....................................daltônicoDedo..............................................digitalDiamante........................................adamantinoDinheiro..........................................pecuniárioDireito.............................................jurídicoÉden..............................................edênicoEixo...............................................axialEmbriaguez....................................ébrioEnxofre..........................................sulfúrico, sulfúreo, sulfurosoErva...............................................herbáceoEspelho..........................................especularEstômago.......................................gástricoEstrela...........................................estelarÉter...............................................etéreo

Fábrica.............................................fabrilFaraó...............................................faraônicoFêmur..............................................femoralFera.................................................beluíno, feroz, ferinoFerro................................................férreoFígado..............................................hepáticoFogo................................................ígneoFormiga...........................................formicularGado...............................................pecuárioGafanhoto.......................................acrídioGarganta.........................................guturalGato...............................................felino, felídeoGelo...............................................glacialGuerra............................................bélico

Homem............................................virilIgreja.............................................. eclesiástico

Page 11: Portuga 3

Ilha..................................................insularInverno.............................................hibernalJunho..............................................juninoLago...............................................lacustreLágrima...........................................lacrimalLeão...............................................leoninoLebre..............................................leporinoLeite...............................................lácteo, lácticoLimão.............................................cítricoLaranja...........................................cítricoLinha..............................................linearLobo...............................................lupinoLua.................................................lunar

Macaco, símio................................simiescoMadeira, lenha................................lígneoMaças do rosto...............................malarMar................................................marinho, marítimo, equóreoManhã............................................matutino, matinalMarfim............................................ebúrneo, ebóreoMemória..........................................mnemônicoMestre............................................magistralMoeda............................................monetário, numismáticoMoisés...........................................mosaicoMonge............................................monásticoMorte.............................................letal, mortífero

Nádegas........................................glúteoNariz.............................................nasalNavio, navegação............................navalNilo (rio).........................................nilóticoNeve..............................................níveoNorte.............................................setentrional, borealÓleo..............................................oleaginosoOlhos............................................ocular, óptico, oftálmicoOlimpo, olimpíadas.........................olímpicoOpala............................................opalino, opalescenteOutono..........................................outonalOuvido...........................................auricular, óticoOvelha...........................................ovino

Pâncreas......................................pancreáticoParaíso........................................paradisíacoPedra...........................................pétreoPeixe...........................................ictíico, ictiológico, písceoPele.............................................cutâneo, epidérmicoPelve............................................pélvicoPesca...........................................pesqueiro, piscatórioPescoço.......................................cervicalPlatão...........................................platônicoPlebe............................................plebeuPombo..........................................columbinoPorco...........................................suíno, porcinoPrata............................................argênteo, argentino, argíricoPrimavera......................................primaverilProfessor......................................docenteProsa...........................................prosaicoPulmão.........................................pulmonar

Raposa........................................vulpinoRato............................................murinoRim.............................................renalRio..............................................fluvial, potâmicoRocha.........................................rupestreRomance.....................................romanescoSabão..........................................saponáceoSelos...........................................filatélicoSeda............................................sérico, seríceo

Page 12: Portuga 3

Sonho..........................................oníricoSul...............................................meridional, austral

Tarde........................................vespertinoTecido......................................têxtilTerra........................................terrestre, terreno, telúricoTerremoto.................................sísmicoTórax........................................torácicoTouro........................................taurinoTúmulo.....................................tumularUmbigo.....................................umbilicalUniverso habilitado.....................ecumênicoÚtero........................................uterino

Vasos sangüíneos......................vascularVeia...........................................venosoVelho, velhice.............................senilVento.........................................eóleo, eólicoVênus........................................venusianoVerão, estio................................estivalVerme........................................vermicularVíbora........................................viperinoVidro..........................................vítreo, hialinoVinho.........................................vínico, vinário, vinosoVinagre......................................acéticoVioleta.......................................violáceoVirilha........................................inguinalVoz...........................................fônico, vocalVulcão.......................................vulcânico

Adjetivos - Flexão de gênero e número

A flexão dos adjetivos, assim como acontece com os substantivos, é de três naturezas: gênero, número e grau. De uma forma geral, os adjetivos são flexionados para acompanhar e concordar com os substantivos que o acompanham e também para intensificar ou comparar o seu valor.Este é o segundo curso da série Adjetivos que trata da flexão de gênero e número.

O adjetivo varia em gênero, número e grau.

Flexiona-se para concordar em gênero e número com o substantivo caracterizado.

Ex.: 

Moço bonito - moça bonita

Moços bonitos - moças bonitasO adjetivo concorda em gênero com o substantivo a que se refere:

Exemplos:

Um fato estranho.................................Uma coisa estranha

Page 13: Portuga 3

Um artista ativo...................................Uma artista ativa

Os adjetivos dividem-se quanto ao gênero em uniformes e biformes:

Adjetivos Uniformes são os que têm a mesma forma em ambos os gêneros.

Em geral, são os que terminam por -a, -e, -l, -m, -r, -s ou -z.

Ex.: Leal, azul, cruel, amável, útil, gentil, fácil, vil, regular, superior, inferior, incolor, anterior, ulterior, esmoler, ruim, comum, jovem, leve, nômade, pobre, contente, fluminense, feliz, audaz, loquaz, veloz, soez, cortês, pedrês, reles, simples, nômade, fluminense, paulista, agrícola, otimista, carijó, só, tupi, lilás, etc.

São também uniformes os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo:

Agasalho amarelo-limão.................Blusa amarelo-limão

Bicicleta verde-oliva.......................Moto verde-olivaTambém são uniformes os compostos azul-marinho e azul-celeste.

São Adjetivos Biformes aqueles que possuem duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. 

Como acontece com o substantivo, o masculino acaba, em geral, em -o e o feminino em -a. 

Existem, entretanto, outras terminações. 

Veja, na próxima página, alguns exemplos de adjetivos biformes...

Adjetivos Biformes

Masculino.......... Feminino

Ativo...................... ativa;cru..........................crua;mau.........................má;ateu........................ ateia;hebreu..................... hebréia;europeu................... européia;galileu...................... galiléia;alemão......................alemã;cristão...................... cristã;

são............................... sã;vão................................ vã;temporão........................temporã;aldeão............................ aldeã;ancião............................ anciã;cortesão........................ cortesã;alazão........................... alazã;parmesão...................... parmesã;chorão........................... chorona;amigão.......................... amigona;

Masculino..............Feminino

babão..................... babona;bonachão................ bonachona;brigão...................... brigona;

Page 14: Portuga 3

cinqüentão............... cinqüentona;fanfarrão.................. fanfarrona;turrão....................... turrona;plebeu...................... plebéia;judeu........................ judia;vilão..........................vilã;

Masculino............ Feminino

burguês................. burguesa;inglês.....................inglesa;siamês.................. siamesa;português.............. portuguesa;francês.................. francesa;camponês............. camponesa;roedor.................... roedora;

sofredor..................... sofredora;sedutor...................... sedutora;abrasador................... abrasadora,trabalhador.................. trabalhadeira;espanhol..................... espanhola;bom............................. boa.

Observações:

A) Os adjetivos biformes simples flexionam-se em gênero pelas mesmas regras dos substantivos.

B) Os adjetivos compostos recebem a flexão apenas no segundo elemento: Sociedade luso-brasileira, cidadão luso-brasileiro, festa cívico-religiosa, órgão cívico-religioso, saia verde-escura, casaco verde-escuro.

C) Aqueles adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis: Tecido verde-piscina, roupa verde-piscina, papel branco-prata, tinta branco-prata.

Nota: Na palavra surdo-mudo, os dois elementos vão variar: mulher surda-muda, homem surdo-mudo. O adjetivo concorda em número com o substantivo a que se refere.

Ex.: Presidente capaz, presidentes capazes; valor digno, valores dignos;

Os adjetivos simples seguem as mesmas regras de flexão numérica dos substantivos simples:

Ex.: Cru, crus; gentil, gentis; igual, iguais; azul, azuis; fiel, fiéis; feroz, ferozes; útil, úteis; são, sãos; vã, vãs; amável, amáveis; etc.

Entretanto, os adjetivos compostos modificam-se, quanto ao gênero e quanto ao número, de modo diverso dos substantivos compostos. Para formar o plural dos adjetivos compostos é necessário:

Os componentes sendo adjetivos, somente o último toma a flexão do plural:

Ex.: Cabelos castanho-escuros, escolas médico-cirúrgicas, problemas luso-brasileiros, saudades doce-amargas, relações franco-espanholas, ciências político-sociais, festas cívico-religiosas, conflitos russo-americanos, lenços verde-claros, folhas verde-escuras, hábitos grã-finos, meninos mal-educados, povos semi-selvagens, esforços sobre-humanos, crianças recém-nascidas, tratados luso-brasileiros, intervenções médico-cirúrgicas, homens sem-vergonhas

Plural dos Adjetivos Compostos

Page 15: Portuga 3

Mas atenção! Para essa regra (somente o último toma a flexão do plural) há exceções:

Flexionam-se os dois componentes de surdo-mudo: meninos surdos-mudos, crianças surdas-mudas.

São invariáveis: Azul-marinho, azul-celeste e azul-ferrete: ternos azul-marinho, camisetas azul-celeste, gravatas azul-ferrete. Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:

Ex.: tapetes verde-esmeralda, blusas amarelo-laranja, chapéus escuro-cinza, gravatas verde-malva, ternos verde-oliva, lençóis branco-gelo, blusas vermelho-sangue, saias azul-pavão, olhos verde-mar, calções azul-ferrete, vestidos azul-turquesa, uniformes amarelo-ouro. os adjetivos que indicam cores e são formados pela expressão cor de + substantivo são invariáveis em gênero e número, mesmo quando a expressão cor de estiver subentendida:

Tapetes verde-esmeralda = tapetes da cor verde da esmeralda.

Giz laranja = gizes da cor de laranja.

Camisa cinza = camisas da cor de cinza.

Invariáveis ficam também as locuções adjetivas formadas de cor + de + substantivo: vestidos cor-de-rosa, olhos cor do mar, cabelos cor de palha, olhos cor da safira, estofos da cor do abacate, suéteres cor de café, etc.

Adjetivos - Flexão de grau

A flexão dos adjetivos, assim como acontece com os substantivos, é de três naturezas: gênero, número e grau. De uma forma geral, os adjetivos são flexionados para acompanhar e concordar com os substantivos que o acompanham e também para intensificar ou comparar o seu valor.Este é o terceiro curso da série Adjetivos que trata da flexão de grauOs adjetivos variam em grau quando se deseja comparar ou intensificar as características e qualidades dos seres.

São dois os graus dos adjetivos: o comparativo e o superlativo.

Grau comparativo

Usa-se o grau comparativo para comparar a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características atribuídas a um mesmo ser.

O grau comparativo pode ser:

de igualdade: Sou tão belo quanto (ou como) você.

de superioridade:analítico: Sou mais belo (do) que você.sintético: O sol é maior (do) que a Terra.

de inferioridade: Sou menos belo (do) que você.

Page 16: Portuga 3

É interessante observar:

No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparação é introduzido pelas palavras "como", "quanto" e "quão":

Ex.: Pedro é tão bonito quanto (ou quão) inteligente.

Alguns adjetivos possuem, para o comparativo de superioridade, formas sintéticas, herdadas do latim. São eles:

Ex.: Bom, melhor; mau, pior; grande, maior; pequeno, menor; alto, superior; baixo, inferior, que possuem formas irregulares para o comparativo de superioridade.

Grau normal: Bom, mal;Comparativo de superioridade: Melhor, pior;Grau normal: Pequeno, grande;Comparativo de superioridade: Menor, maior;

Excepcionalmente, usam-se as formas analíticas (mais bom, mais mau, mais grande, mais pequeno) desses adjetivos quando se comparam duas qualidades do mesmo ser:

Ex.: Aquela menina é mais bonita do que bondosa.Ele é mais bom (do) que bonito.Todo político é mais mau (do) que honesto.Este país é mais grande (do) que equilibrado.

Obs.: Atende para o fato de que as formas menor e pior são comparativos de superioridade, pois equivalem a "mais pequeno" e "mais mau", respectivamente.

Grau superlativo

O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau máximo.

O grau superlativo pode ser absoluto ou relativo e apresenta as seguintes modalidades:

Absoluto:

Analítico: O prédio é muito alto.

Sintético: O prédio é altíssimo.No grau superlativo relativo, essa intensificação é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que a possuem.

O superlativo relativo pode exprimir superioridade ou inferioridade e é sempre expresso de forma analítica:

Relativo de superioridade -

analítico: Pedro é o mais inteligente de todos.

sintético: Este monte é o maior de todos.Relativo de inferioridade: Paulo é o menos alto de todos os amigos.

É interessante observar que o superlativo absoluto analítico é expresso por meio dos advérbios muito, extremamente, excepcionalmente, extraordinariamente, bastante, etc., anteposto ao adjetivo:

Page 17: Portuga 3

José era um assaltante muito (ouextremamente) mau.

O processo é extraordinariamente inédito. O superlativo absoluto sintético apresenta-se sob duas formas em bom número de adjetivos: uma erudita, de origem latina, outra popular, de origem vernácula. A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou -érrimo:

Ex.: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo, minutíssimo (muito miúdo) A forma popular é constituída do radical do adjetivo português + o sufixo -íssimo. Entretanto, há outras formas. Veja alguns exemplos nas páginas seguintes.

Adjetivo................................................Superlativo absoluto sintético

Acre.....................................................acérrimoÁgil.......................................................agílimoAgradável..............................................agradabilíssimoAgudo...................................................acutíssimoAlto.......................................................altíssimo, supremoAmargo.................................................amaríssimoAmável..................................................amabilíssimoAmigo....................................................amicíssimoAntigo....................................................antiquíssimoÁspero...................................................aspérrimoAtroz.....................................................atrocíssimoAudaz....................................................audacíssimo

Benéfico.................................................beneficentíssimoBenévolo.................................................benevolentíssimoBom.......................................................boníssimo, ótimoCapaz....................................................capacíssimoClaro......................................................claríssimoCélebre..................................................celebérrimoComum..................................................comuníssimoCruel......................................................crudelíssimoCru.........................................................cruíssimo

Difícil.......................................................dificílimoDoce.......................................................dulcíssimoEficaz......................................................eficacíssimoFácil........................................................facílimoFeliz........................................................felicíssimoFeraz.......................................................feracíssimoFeroz.......................................................ferocíssimoFiel..........................................................fidelíssimoFrágil.......................................................fragílimoFrio.........................................................frigidíssimo, friíssimo

Geral.......................................................generalíssimoGrande.....................................................máximoHonorífico.................................................honorificentíssimoHumilde...................................................humílimoIncrível.....................................................incredibilíssimoInfame.....................................................infamérrimoInimigo....................................................inimicíssimoJovem.....................................................juvenilíssimoLegal......................................................legalíssimoLivre.......................................................libérrimoLoquaz...................................................loquacíssimo

Magnífico...............................................magnificentíssimoMagro....................................................macérrimo, magríssimoMaledicente............................................maledicentíssimoMalévolo.................................................malevolentíssimoManso....................................................mansuetíssimoMau.......................................................péssimoMiserável................................................miserabilíssimo

Page 18: Portuga 3

Miúdo.....................................................minutíssimoNegro.....................................................nigérrimo, negríssimoNobre.....................................................nobilíssimoNotável...................................................notabilíssimo

Pequeno.................................................mínimoPerspicaz...............................................perspicacíssimoPessoal..................................................personalíssimoPobre.....................................................paupérrimo, pobríssimoPossível..................................................possibilíssimoPródigo...................................................prodigalíssimoPróspero.................................................prospérrimoProvável..................................................probabilíssimoPúblico...................................................publicíssimoPudico....................................................pudicíssimoPulcro.....................................................pulquérrimoRegular...................................................regularíssimoRústico...................................................rusticíssimo

Sábio......................................................sapientíssimoSagrado..................................................sacratíssimoSalubre...................................................salubérrimoSensível..................................................sensibilíssimoSério......................................................seriíssimoSimpático...............................................simpaticíssimoSimples..................................................simplícimo, simplicíssimoSingular..................................................singularíssimoSoberbo..................................................superbíssimo

Tenaz...................................................tenacíssimoTenro....................................................teneríssimoTerrível..................................................terribilíssimoVeloz....................................................velocíssimoVisível..................................................visibilíssimoVolúvel.................................................volubilíssimoVoraz...................................................voracíssimoVulnerável.............................................vulnerabilíssimo

Em vez dos superlativos normais seriíssimo, sumariíssimo, ordinariíssimo, precariíssimo, primariíssimo, necessariíssimo, preferem-se, na língua atual, as formas seríssimo, sumaríssimo, ordinaríssimo, precaríssimo, primaríssimo, necessaríssimo, sem o desagradável hiato i-í.

Cheio e feio fazem, respectivamente: cheíssimo ou cheiíssimo, feíssimo ou feiíssimo.

Outras formas de Superlativo Absoluto

Pode-se também superlativar a ideia contida no adjetivo:

por meio de certos prefixos:Ex.: Garota supersimpática, nave ultra-rápida, produto extrafino, criançasuperalimentada, temperamento hipersensível.

com a repetição do adjetivo:Ex.: Ela era linda, linda! (= Ela era lindíssima)

E ainda:

Page 19: Portuga 3

através de uma comparação:Ex.: Feio como o diabo, doce como mel, valente como quê, etc.

por meio de certas expressões da língua coloquial:Ex.: podre de rico, linda de morrer, magro de dar pena, etc.

com a flexão diminutiva do adjetivo:Ex.: A loja ficou cheinha.

com a flexão aumentativa do adjetivo:Ex.: boi grandão, homem grandalhão, sinhá gordalhona, moço bonitão.

Adjetivos Pátrios

O presente curso, último da série "Adjetivos", explica o que são os adjetivos pátrios e os diferencia dos adjetivos gentílicos. Além disso, são dados exemplos de adjetivos pátrios de países de todos os continentes, adjetivos pátrios compostos e regras para sua composição e, finalmente, exemplos de adjetivos pátrios brasileiros, englobando todos os estados e algumas de suas cidades.

 O que são Adjetivos Pátrios?

Adjetivos Pátrios são aqueles que expressam nacionalidade ou lugar de origem do ser, e podem se referir a países, estados, regiões, cidades ou localidades.

Os adjetivos pátrios podem funcionar como adjetivos ou como substantivos:

- Os brasileiros (substantivo) viajaram em um navio português (adjetivo).

- Os portugueses (substantivo) viajaram em um navio brasileiro (adjetivo).

Adjetivos Pátrios X Adjetivos Gentílicos

Alguns gramáticos distinguem os adjetivos pátrios dos gentílicos:

Adjetivos Pátrios: somente se referem a cidades, estados, países e continentes.

Adjetivos Gentílicos: referem-se a raças e povos.

Como exemplo dessa diferença, podemos citar o adjetivo "Israelense", que é um adjetivo pátrio referente a Israel, enquanto "Israelita" é um adjetivo gentílico, referente ao povo de Israel.

Adjetivos Pátrios relativos a países

Conheça nas próximas páginas os adjetivos pátrios relativos a alguns dos principais países do mundo:

Continente: América - americano

Estados Unidos - norte-americano, estadunidense ou ianqueCanadá - canadense ou canadianoMéxico - mexicano

Page 20: Portuga 3

Colômbia - colombianoVenezuela - venezuelanoPorto Rico - porto-riquenho ou porto-riquenseBrasil - brasileiroParaguai - paraguaio ou paraguaianoArgentina - argentinoCuba - cubanoJamaica - jamaicanoPanamá - panamense (Atenção: panamenho é o natural do Panamá/GO) ontinente: Europa - europeu

Portugal - portuguêsEspanha - espanholFrança - francêsSuíça - suíço ou helvéticoAlemanha - alemão, germânico ou germanoIugoslávia - iuguslavoItália - italianoInglaterra - inglês ou britânicoGrécia - grego, helênico ou helenoBósnia e Herzegovina - bósnio, herzegóvino, bosniense, bosníaco ou bosnianoLetônia – letão

Continente: África - africano

Egito - egípcioSudão - sudanêsEtiópia - etíopeAngola - angolano ou angolenseArgélia - argeliano ou argelinoSenegal - senegalense ou senegalêsMarrocos - marroquinoNigéria - nigerianoÁfrica do Sul - sul-africano ou autro-africanoCamarões - camaronense ou camaronês

Continente: Ásia - asiático

China - chinês ou chinoÍndia - indiano, hindu ou índioArábia Saudita - arábio ou árabe-sauditaCoréia do Sul - sul-coreanoCoréia do Norte - norte-coreanoJapão - japonês ou nipônicoIraque - iraquianoIrã - iraniano ou irânicoCazaquistão - cazaquistanêsRússia - russoMongólia – mongol

ontinente: Oceania - oceânico

Austrália - australianoPapua Nova Guiné - papuásioTonga - tonganêsFiji - fijianoSamoa - samoanoTimor Leste - timorenseNova Zelândia - neozelandêsIlhas Marshall – marshallino

Adjetivos Pátrios Compostos

Muitas vezes, será necessário fazer uso de adjetivos pátrios compostos para designar origens múltiplas.

Page 21: Portuga 3

Quando formam compostos, normalmente o primeiro adjetivo pátrio é substituído por uma forma reduzida equivalente, enquanto o último continua em sua forma normal.

Essas formas reduzidas, portanto, somente são usadas quando estiverem formando um adjetivo pátrio composto, e desde que não seja a última palavra do composto.

Atenção: nem todos os adjetivos pátrios possuem formas reduzidas. 

eja alguns exemplos de adjetivos pátrios compostos:

Grego + Romano = Greco-romanoAfricano + Brasileiro = Afro-brasileiroInglês + Americano = Anglo-americanoChinês + Alemão= Sino-germânicoPortuguês + Brasileiro = Luso-brasileiroEspanhol+Alemão + Italiano = Hispano-teuto-italiano

Obs.: Os adjetivos pátrios compostos são hifenizados.

Veja nas próximas páginas alguns dos principais adjetivos pátrios reduzidos

País, região ou continente.................Adjetivo pátrio

África................................................afro-Alemanha..........................................germano- ou teuto-América.............................................américo-Ásia...................................................ásio-Austrália............................................australo-Áustria...............................................austro-Bélgica...............................................belgo-

País, região ou continente.................Adjetivo pátrio

China...................................................sino-Dinamarca...........................................dano-Espanha..............................................hispano-Europa................................................euro-Finlândia..............................................fino-França.................................................franco-Galiza..................................................galaico- ou galego-

Grécia.................................................greco-Índia....................................................indo-Inglaterra.............................................anglo-Itália....................................................ítalo-Japão..................................................nipo-Portugal...............................................luso

Adjetivos Pátrios Brasileiros

Veja agora os adjetivos pátrios dos estados brasileiros e suas principais cidades...

stado: Acre - acreanoCapital: Rio Branco - rio-branquenseAlgumas cidades:Cruzeiro do Sul - cruzeirenseFeijó - FeijoenseMâncio Lima - manciolimenseManoel Urbano - murbanenseMarechal Thaumaturgo - thaumaturguenseSena Madureira - senamadureirenseTarauacá - tarauacaenseXapuri – xapuriense

Estado: Alagoas - alagoanoCapital: Maceió - maceioense

Page 22: Portuga 3

Algumas cidades:

Anadia - anadienseArapiraca - arapiraquenseAtalaia - atalaienseBelém - belenenseCampestre - campestrenseCapela - capelenseContinuação Alagoas

Carneiros - carneirenseCoruripe - coruripenseCraíbas - craibenseDelmiro Gouveia - delmirenseFlexeiras - flexeirenseIbateguara - ibateguarenseIgaci - igacienseInhapi - inhapienseJacaré dos Homens - jacareense, jacarezeiroJacuípe - jacuípenseJaparatinga - japaratinguenseJamarataia - jaramataienseJequiá da Praia - jequienseJunqueiro - JunqueirenseMaragogi - maragogienseMaravilha – maravilhense

Marechal Deodoro - deodorenseMaribondo - maribondenseMessias - messienseMurici - muricienseNovo Lino - linenseOuro Branco - ouro-branquensePariconha - pariconhenseParipueira - paripueirensePenedo – penedense

Quebrangulo - quebrangulenseRio Largo - riolarguenseRoteiro - roteirenseSantana do Ipanema - santanenseSão José da Laje - lajenseSão Miguel dos Campos - miguelenseSatuba - satubenseUnião dos Palmares - palmarinoViçosa – viçosense

Estado: Amapá - amapaenseCapital: Macapá - macapaenseAlgumas cidades:Calçoene - calçoenenseMazagão - mazaguenseOiapoque - oiapoquenseSantana – santanense

Estado: Amazonas - amazonenseCapital: Manaus - manauense ou manauaraAlgumas cidades:

Autazes - autazienseBorba - borbenseCoari - coarienseItacoatiara - itacoatiarenseNhamundá - nhamundaenseTefé – tefense

Estado: Bahia - baianoCapital: Salvador - salvadorense ou soteropolitanoAlgumas cidades:

Page 23: Portuga 3

Barreiras - barreirenseCruz das Almas - cruzalmenseFeira de Santana - feirenseItabuna - itabunense ou grapiúnaPaulo Afonso - pauloafonsinoPorto Seguro - porto-segurense

Continuação Bahia

Vitória da Conquista - conquistenseIlhéus - ilheenseItacaré - itacareenseAlcobaça - alcobacenseJequié - jequieenseJuazeiro - juazeirenseCanavieiras - canavieirenseTeixeira de Freitas – teixeirense

Estado: Ceará - cearenseCapital: Fortaleza - fortalezenseAlgumas cidades:

Abaiara - abaiarenseAcaraú - acarauenseAcopiara - acopiarenseApuiarés - apuiarenseAquiraz - aquiraenseAracati – aracatiense

Continuação Ceará

Barbalha - barbalhenseBaturité - baturiteenseBeberibe - beberibenseCamocim - camocinenseCanindé - canindenseCascavel - cascavelenseCatarina - catarinenseCaucaia – caucaiense

Continuação Ceará

Chorozinho - chorozinhenseCrateús - crateuenseCrato - cratenseEusébio - eusebienseFarias Brito - fariasbritenseForquilha - forquilhenseFortim - fortinenseFrecheirinha – frecheirinhense

Granja - granjenseGroaíras - groairenseGuaiúba - guaiubenseGuaramiranga - guaramiranguenseHorizonte - horizontinoIbaretama - ibaretamenseIbiapina - ibiapinenseIbucuitinga - ibicuitinguenseIcapuí - icapuienseIço - icoenseIguatu - iguatuenseIpu - ipuenseIracema - iracemenseItaiçaba - itaiçabenseItaitinga - itaitinguenseItapajé – itapajeense

Page 24: Portuga 3