portfólio do ponto de cultura ninho do sol 2011

21
2011 2011

Upload: teatro-ogan-ogan

Post on 08-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Ponto de Cultura Ninho do Sol, de Campo Novo do Parecis-MT, é uma iniciativa do Teatro Ogan e IPC - Instituto Parecis Cultural, organizações sem fins lucrativos comprometidas com a preservação do patrimônio histórico e cultural, divulgação da cultura indígena, execução de oficinas multimídia, de arte e artesanato, manutenção da Biblioteca Comunitária Mãe Branca e promoção de eventos culturais.

TRANSCRIPT

Page 1: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

20112011

Page 2: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Fundado em 10 de maio de 1995, o Teatro Ogan tem como lema: “Teatro – Expressão viva da alma humana!”. É uma associação com natureza e fins não-lucrativos, cuja principal finalidade é difundir o fazer teatral no estado de Mato Grosso.

Ações do grupo:§ Projeto EncenArte – oficinas de teatro educação;§ Noites Teatrais;§ Montagem de espetáculos;§ Festival EncenArte de cenas curtas;§ FEsTeatro - Festival Estudantil de Teatro, em parceria com APAE;§ FEsCanção - Festival Estudantil da Canção;§ FEMUTE - Festival Municipal de Teatro de Campo Novo do Parecis.

Ponto de Cultura Ninho do SolO Ponto de Cultura Ninho do Sol é uma iniciativa do Teatro Ogan e IPC - Instituto Parecis Cultural,

organizações sem fins lucrativos comprometidas com a preservação do patrimônio histórico e cultural, divulgação da cultura indígena, execução de oficinas multimídia, de arte e artesanato, dinamização da Biblioteca Comunitária Mãe Branca e promoção de eventos culturais.

O Ninho do Sol vem somar ações que integram comunidade, terceiro setor, iniciativa privada e poder público nas suas três esferas de atuação, auxiliando na formação de crianças e jovens, oferecendo lazer e atividades saudáveis, aumentando a renda da população mais carente, promovendo a inclusão social e a integração de culturas, melhorando a qualidade de vida de todos, enfim, promovendo cidadania.

IPC - Instituto Parecis Cultural

O IPC - Instituto Parecis Cultural, fundado em 04 de abril de 2009, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural e socioambiental que tem como diretrizes: a arte e a cultura, o turismo e o meio-ambiente e a educação e a cidadania.

Ações do Instituto:§ Festival do Minuto, em parceria com Planeta Minuto;§ Vídeo Índio Brasil, em parceria com Amigos do Cine Cultura;§ Circuito Tela Verde, em parceria com Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente;§ Dia Internacional da Animação, em parceria com ABCA e ASIFA.

Teatro Ogan

Page 3: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Missão“Oportunizar a formação humana através da arte educação, preservando o patrimônio histórico e cultural e promovendo a melhoria de vida das comunidades onde atua.”

Visão“Tornar-se um ponto de referência em ações culturais, sociais e ambientais.”

ValoresIntegridadePrimamos pela ética, justiça e imparcialidade nos pensamentos, palavras e ações.

CriatividadeOportunizamos e incentivamos novas experiências e diálogos para a construção de uma imaginação criadora.

Respeito à diversidadeRespeitamos a diversidade nas suas mais diversas formas, na busca da expressão individual e coletiva e tolerância mútua.

Responsabilidade socioambientalRespeitamos o ser humano e o meio ambiente, agindo com ética e transparência na gestão dos recursos, buscando o desenvolvimento sustentável e refletindo nas decisões que causam impacto nas futuras gerações.

ComprometimentoTemos entusiasmo pelos desafios e pelas realizações, acreditando no sucesso dos nossos ideais.

ObjetivosOferecer oportunidades de uma educação mais ativa;Oportunizar a formação humana através da arte;Amenizar situações de vulnerabilidade social;Promover a geração de emprego e renda;Promover o potencial turístico de nosso município e região;Conscientizar sobre a importância da preservação dos locais históricos,dos abrigos rupestres, das reservas indígenas e do meio ambiente,com ações de ecocidadania;Promover políticas públicas para a área cultural.

Page 4: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Características Socioambientais

Campo Novo do Parecis possui uma natureza exuberante, pois está inserido na área de transição Cerrado-Amazônia e seus rios belos e de águas transparentes compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Juruena, o que lhe rende a alcunha de “Terra das Águas de Mato Grosso”.

Para preservar estas riquezas, o Ninho do Sol tem incitado o tema do desenvolvimento sustentável através de oficinas de artesanato com material reciclado. Promove ainda, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Circuito Tela Verde que debate temas essenciais para a retomada de uma consciência ambiental e o desenvolvimento de valores de eco cidadania.

Ainda são desenvolvidos trabalhos que visam à preservação dos sítios paisagísticos e históricos, a fim de conscientizar a comunidade campopareciense para a salvaguarda das belezas naturais e do patrimônio histórico-cultural da região.

Características SocioculturaisA história do Teatro Ogan está diretamente ligada à formação da cultura local. Desde

a sua fundação, o grupo desenvolve e apóia iniciativas, especialmente na área de artes cênicas.

Com o Ponto de Cultura o grupo assumiu papel mais amplo e passou a abranger as mais diversas manifestações culturais, como artesanato, música, cultura afro e a preservação do patrimônio, tendo como uma de suas premissas a preservação e a divulgação da cultura indígena Paresí-Haliti. Sendo assim, são realizadas diversas ações junto a esta etnia, com destaque ao espetáculo “Amure” que apresentou os mitos, lendas, valores e histórias deste povo para diversas cidades de Mato Grosso, participando ainda do 13º Fringe que faz parte do 20º Festival de Curitiba, no Paraná.

Todas estas ações socioculturais são apresentadas à comunidade na forma de eventos, que ocorrem durante todo o ano.

O Teatro Ogan compõe a atual gestão do Conselho Municipal de Política Cultural, participando dos fóruns de discussão para elaboração do Plano Municipal de Cultura 2011/2021.

Page 5: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Características Socioeducativas

Características Socioeconomicas

O Ponto de Cultura Ninho do Sol contribui com o desenvolvimento socioeducativo da comunidade de Campo Novo do Parecis, favorecendo a formação complementar de crianças e jovens. As atividades oferecidas pela Biblioteca Comunitária Mãe Branca estão voltadas à pesquisa escolar e ao desenvolvimento pedagógico.

O Teatro Ogan está registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente como reconhecimento de seus trabalhos voltados para este público.

Utilizando os princípios da economia solidária, do consumo consciente, da valorização da cultura local e do manejo de recursos ambientais, o Ninho do Sol contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade de modo sustentável.

As oficinas de artesanato visam à capacitação de novos artesãos e ao aprimoramento dos seus processos produtivos, gerando emprego e renda.

Atuando na sede do ponto de cultura e na Unidade Prisional local, as aprendizes recebem o conhecimento, aplicam as técnicas, comercializam os produtos nas Feiras de Artesanato e reinvestem na aquisição de novos materiais.

Page 6: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Em 2011, o Ponto de Cultura Ninho do Sol atendeu 647 aprendizes nas Oficinas de Arte e Artesanato. E na Biblioteca Comunitária, um público estimado de 2.800 usuários, principalmente crianças e adolescentes.

100 aprendizes nas Oficinas de Artesanato15 aprendizes nas Oficinas de Artesanato da Unidade Prisional 13 aprendizes na Oficina de Artesanato com reciclagem, em parceria com o IFMT – Campus Parecis208 aprendizes nas Oficinas de Artes Cênicas – Teatro e Balé144 aprendizes nas Oficinas de Cultura Afro – Dança de Rua, Axé, Aero Funk e Jazz Street87 aprendizes nas Oficinas de Música – Teclado e Violão Avançado

06 oficineiros remunerados12 voluntários

Além disso, as atividades desenvolvidas atingiram uma parcela significativa da população de Campo Novo do Parecis, na forma de eventos culturais, palestras, mostras e festivais, entre outros, realizados ou apoiados pelo Ponto de Cultura.

Estima-se que cerca de 12.700 pessoas foram beneficiadas pelas ações do Ninho do Sol.

Público Participante

Público Atendido

Público Beneficiado

Page 7: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Premiado no VII Festival Matogrossense de Teatro 1997

Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto III FEMUTE 2001

Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto “EncenArte” 2004

Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto V FEMUTE 2004

Premiado no 11º e 13º FETESG 2008/2010

Premiado no XVI Festival Matogrossense de Teatro 2008

Selecionado como Ponto de Cultura – MinC-SEC

Premiado no XVII Festival Matogrossense de Teatro 2009

Selecionado no Intercâmbio Cultural 2010

Selecionado no Festival do Minuto 2010

Selecionado como Ponto de Exibição – Programadora Brasil

Registro nº 004 no CMDCA

Título de Utilidade Pública – Lei Municipal nº 1.361 de 04/05/10

Premiado no PAIS 2010 – Fundação André Maggi

Premiado no 13º FETESG 2010

Selecionado no Vídeo Índio Brasil 2010

Premiado no Microprojetos Amazônia Legal 2010

Selecionado no Circuito Tela Verde 2010

Selecionado no Projeto “História no Ponto” 2010 - RHBN

Selecionado no Dia Internacional da Animação 2010

Premiado no 14º FETESG 2011

Premiado no 1º Festival de Danças de Juína 2011

Selecionado no Programa do Livro Popular FBN 2011

Registrado no SAA - Ministério do Desenvolvimento Social 2011

Page 8: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Patrocínio:

Rádio CidadeRádio Cidade nova

98.9 FM

ESCRITÓRIO

CONTÁBILCAMPO NOVO

EL TEJAR

PULSANDO O BRASIL

Cul ura

Apoio Institucional:

DO BAS IE RR RO OD NA OR SO SM A E SD r ª O A

à P

Ç A

A RI EC CO IS D

S A

A

CÂMARA MUNICIPALCAMPO NOVO DO PARECIS - MT

FÓRUMCAMPO NOVO DO PARECIS

CMPCConselho Municipal de Política Cultural

CMDCAConselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CMAAConselho Municipal de Assistência Social

Apoio Cultural:

Page 9: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

O Ninho do Sol está inserido em uma região de riquíssima cultura indígena. A tradição, os costumes, a musicalidade, as vestimentas e o artesanato dos índios Paresí-Haliti são ímpares. Ao longo dos últimos três séculos este povo passou por uma transformação cultural e o tradicional tem dado espaço ao moderno. Dentro deste contexto, em 2011, o Ponto de Cultura desenvolveu vários estudos que culminaram com a montagem do espetáculo "Amure".

Baseado em lendas, mitos, registros históricos e depoimentos dos índios Paresí-Haliti, o espetáculo conta a história de um jovem indígena, acostumado ao mundo moderno, que de repente se depara com uma missão que pode mudar sua vida drasticamente. Desistir das prerrogativas da vida moderna e se embrenhar num mundo mágico e encantador, onde sua meta é resgatar a sua própria identidade e, automaticamente, a do seu povo.

Isso cumpre com a proposta do Ponto de Cultura Ninho do Sol, de registrar, preservar e divulgar a cultura e a história de Campo Novo do Parecis.

Espetáculo Amure - Centro Cultural de Tangará da Serra - MT

Amure - Cuiabá - MT

Amure - Curitiba - PR

Amure - Nova Olímpia - MT Amure - Campo N. do Parecis - MT Técnica e Elenco

Page 10: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Almofadas de histórias - Patchwork Pintura em tecido

Painéis com reciclagem

Feiras de Artesanato

Pintura em tecido Pintura em tecido

Patchwork

Ofi

cin

as

- A

rte

san

ato

Ofi

cin

as

- A

rte

san

ato

Page 11: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Ofi

cin

as

- A

rte

s C

ên

ica

sO

ficin

as

- A

rte

s C

ên

ica

s

Iluminada - Cia. Flor de Menina

As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol

Contos de Fadas - Estrelas do Amanhã

A bonequinha - Grupo Delicatta Upendi - Grupo Delicatta Lembranças - Grupo Anjos de Ouro

Quinto Céu - Cia. Flor de Menina Noite Mágica - Cia. Flor de Menina Sétimo Céu - Cia. Flor de Menina

As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol

As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol

Page 12: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Ofi

cin

as

- C

ult

ura

Afr

oO

ficin

as

- C

ult

ura

Afr

o

Apresentação Funk Cia Apresentação Swing Mania

Premiação - Funk Cia

Oficina Itamarati Norte

Apresentação Swing Mania

Apresentação Funk Cia

Oficina de Danças Afro

Oficina Itamarati Norte Urbanus Black Crew

Page 13: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Ofi

cin

as

- M

úsi

ca

Ofi

cin

as

- M

úsi

ca

Oficina de teclado Oficina de teclado Teclado - 15ª Expocampo

Violão avançado - 15ª Expocampo

Of. Técnica de Sonorização Apresentação - 15ª ExpocampoApresentação - 15ª Expocampo

Page 14: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Roda de Leitura Fazendo Arte Cine Criança

A Biblioteca Comunitária Mãe Branca, inaugurada em 19 de maio de 2010, é parte integrante das ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol. Com ela a comunidade pode usufruir de mais um espaço cultural para fortalecer o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica como forma de construção da cidadania.

Seu acervo conta com mais de 3.000 livros direcionados especialmente à criança e ao adolescente. Dentre os muitos doadores destacamos Marília Pereira (in memorian), carinhosamente chamada de “Mãe Branca” dos Paresí-Haliti, homenageada deste espaço cultural.

Registrada no Sistema Estadual e no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Comunitária Mãe Branca desenvolve inúmeras atividades semanais e participa de eventos culturais buscando sempre a valorização do ser humano.

Atividades:Ÿ Hora do Conto;Ÿ Fazendo Arte;Ÿ Roda de Leitura;Ÿ Momento de Brincar;Ÿ Cine Criança.

Contação de Históriascom Fantoches

Page 15: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

A a r t e d e c o n t a r histórias é uma prática milenar que teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma historia será sempre um exercício de r e n o v a ç ã o d a v i d a , u m encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de c o n s t r u i r o u t r o f i n a l .

Uma das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Comunitária Mãe Branca é a contação de histórias pelas personagens “Ducelina” e “Rickfillie”, que encantaram crianças e adultos por onde p a s s a r a m , m o s t r a n d o o potencial desta arte.

A arte de contar histórias é uma atividadeque abre espaço para a alegria e o prazer de ler,

além de desenvolver a escrita e odespertar da criatividade.

Ducelina - contadora de histórias Desfile cívico de 04 de Julho

Rickfillie - contador de histórias Contação de histórias Contação de histórias

Page 16: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

APAE - VI FEsTeatro A bailarina - II Festival EncenArte

Sete pecados - II Festival EncenArte Life House - II Festival EncenArte

A história de Beto - VI FEsTeatro Guia do cirurgião - II Festival EncenArte

Acredite se quiser - VI FEsTeatro Bastidores

Ofi

cin

a C

orp

o &

Cir

co

Page 17: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Rei e Fabiano - I FEsCanção Desfile cívico de 04 de Julho Feira Artesanal - Noite de Paz e Luz

Fórum Setorial de Artes Cênicas Cia. Flor de Menina - VIII Fest. Parecis de Danças As Estrelas do Céu - Recital de Balé

Almas da Noite - Noite Cultural das Mães Delicatta - 15ª ExpoCampo Estrelas do Amanhã - 15ª ExpoCampo

Público nos eventos culturais Anjos de Ouro - Noite Cultural das Mães Tango - VIII Festival Parecis de Danças

Page 18: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

I F

EsC

an

çã

oI

FE

sCa

nçã

o

Seletiva - CEIP Seletiva - Padre Arlindo Seletiva - Antonio Pereira

Seletiva - N. Sra. Aparecida

Seletiva - ILEP

Seletiva - Jardim das Palmeiras Seletiva - Madre Tarcila Seletiva - 04 de Julho

I FEsCanção - Grande Final

Page 19: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

www.teatrogan.blogspot.com

www.baleflordemenina.blogspot.com

O “Tá no Ponto!” e o “Balé Flor de Menina” são blogs que têm como objetivo manter o público informado sobre as ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol e seus parceiros, assim como ações e eventos de entidades culturais de Campo Novo do Parecis, do Mato Grosso e do Brasil.

O blog “Tá no Ponto!” foi criado em 2007 com o intuito de divulgar as ações do Teatro Ogan e a partir de 2010 assumiu a função de divulgar especialmente as ações do ponto de cultura, contando com uma média de 300 acessos diários.

Page 20: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

19

Adote essa idéia!

Tendo em vista que todos os cursos e oficinas oferecidos

pelo Ponto de Cultura Ninho do Sol são gratuitos, o Teatro Ogan

busca novos parceiros para a sustentabilidade do ponto de cultura

e para viabilizar a ampliação de seu trabalho.

Registrado no CMDCA, o Teatro Ogan pode receber doações através do Fundo Municipal da Criança

e do Adolescente, que tem por objetivo financiar os custos de Instituições registradas, cujas ações são

voltadas à criança e ao adolescente. As doações poderão ser deduzidas do Imposto de Renda até o limite

de 6% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Doe Materiais!Considerando que a maioria dos aprendizes não dispõe de recursos para comprar seu próprio material,

o Teatro Ogan busca doações de materiais utilizados em seus cursos e oficinas e para a

Biblioteca Comunitária Mãe Branca.

Seja Voluntário!Pessoas interessadas em atuar diretamente nas atividades do Ponto de Cultura Ninho do Sol podem se

tornar um oficineiro de arte/artesanato ou auxiliar na organização de eventos.

Patrocine!Organizações e empresas interessadas em associar sua marca ao trabalho desenvolvido pelo

Ponto de Cultura Ninho do Sol podem patrocinar turmas de aprendizes, cursos, oficinas e eventos,

solicitando uma visita para conhecer em detalhes nossos projetos e ações.

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Contato: (65) 3904 2111

Banco do Brasil

Agência: 3036-8

Conta Corrente: 10.425-4

Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

Contato: (65) 3904 2095

Banco do Brasil

Agência: 3036-8

Conta Corrente: 24.442-1

Page 21: Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011

Contato:Rua Severino Euflasino de Lima, 1063 NE

Bairro Nossa Senhora Aparecida - CEP 78.360-000Campo Novo do Parecis - Mato Grosso - Brasil

Fone: (65) 3904 2095 / 9987 9326Blog: www.teatrogan.blogspot.com

Email: [email protected] Sociais: Facebook (Teatro Ogan)

TEATRO